19 de agosto de 2009

O GLORIOSO PROPÓSITO DA SALVAÇÃO

O GLORIOSO PROPÓSITO DA SALVAÇÃO

TEXTO ÁUREO - “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” (Ef 1.3).

VERDADE PRÁTICA - A epístola aos Efésios apresenta o piano da salvação envolvendo o passado, presente e o futuro dos crentes.

LEITURA BÍBLICA = EFÉSIOS 1.1-3; = COLOSSENSES 1.24-27

INTRODUÇÃO

Estudaremos neste trimestre a epístola de Paulo aos Efésios que se destaca pela universalidade do seu conteúdo, não só à igreja em Éfeso, mas a todas as igrejas sob a liderança pastoral de Paulo, bem como a toda a Igreja de Deus em todo o mundo e em todos os tempos. O caráter universal dessa epístola é percebido pelo plano da salvação proposto por Deus desde a fundação do mundo e que alcança a toda criatura humana, independente de raça, cor ou nação. Esse plano não discrimina judeu nem gentio, mas coloca todos debaixo da graça imensurável de Deus em Cristo Jesus.

1. O FUNDAMENTO HISTÓRICO

Nos capítulos 19 e 20 de Atos dos Apóstolos está narrado o episódio que levou o apóstolo Paulo a passar três anos na cidade de Éfeso, cidade a qual dispensou um bom tempo de seu ministério. Diz o relato bíblico que “a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia” (At 19.19, 20). A operação divina por meio de Paulo em Éfeso alvoroçou os adeptos do culto a Diana, que tinha seu templo na cidade (At 19.23-41).

1. O aspecto circunstancial. Quando Paulo escreveu a epístola aos Efésios, estava preso em Roma, de onde a enviou àquela igreja através de Tíquico, por quem, também, enviou as cartas a Filemom e à igreja de Colossos, provavelmente entre 61 e 63 d. C. É considerada uma das “cartas da prisão” porque as escreveu enquanto estava preso em Roma. Na primavera de 63 d.C., provavelmente, foi liberto.

2. O aspecto geográfico. Efeso ficava situada na costa ocidental da antiga Asia Menor, hoje parte da Turquia e que ficava distante de Atenas, na Grécia, apenas 240 quilômetros. Naquela época Éfeso era uma importante metrópole pertencente ao Império Romano e que chegou a ter uma população de aproximadamente 300 mil habitantes. Éfeso era uma próspera cidade, com porto de mar, o qual favorecia a peregrinação obrigatória dos adeptos dos deuses pagãos daquela região, tais como Diana (cultuada entre os gregos como Artêmis). A indústria e o comércio de Éfeso atraíam gente de todas as regiões adjacentes.

II. IDENTIDADE E DESTINATÁRIOS

Os dois primeiros versículos da epístola constituem a saudação do apóstolo Paulo, Naquela época havia uma forma peculiar de se iniciar uma carta contendo no começo o nome do autor e em seguida o destinatário.

1. A identificação de Paulo (v.1). Ele começa, como era o costume da época, usando o prenome Paulo e, a seguir, além de sua identificação pessoal, apresenta os títulos que identificavam o seu ministério apostólico. “Apóstolo de Jesus Cristo”. “Apóstolo” foi o termo que Jesus aplicou aos doze primeiros obreiros que Ele chamou dentre os discípulos. Paulo não tinha falsa modéstia, nem tinha em seu coração qualquer atitude de vaidade e presunção, aplicando a si mesmo um título sem merecê-lo. Paulo esclarece que seu apostolado não veio de homens, mas “pela vontade de Deus”. Ele exalta a vontade de Deus porque ela expressa a soberania divina na edificação e destino da Igreja de Cristo. Se o título de apóstolo dependesse apenas da vontade de homens Paulo não teria a aprovação do Espírito Santo no seu ministério.

2. Os destinatários (v.1). Paulo saúda os cristãos de Efeso chamando-os de “santos” e “fiéis”. São dois termos típicos aplicados aos cristãos através do Novo Testamento. A Igreja é constituída de “santos e fiéis”. Ao tratar os cristãos de Éfeso como “santos”, o apóstolo reforçava a posição desses cristãos em relação à idolatria daquela cidade. Eram santos porque eram separados da vida mundana de Éfeso. Eram chamados fiéis porque não se deixaram levar pela força demoníaca que dominava os habitantes da cidade e os escravizava ao paganismo.

3. A saudação peculiar da Igreja primitiva: “graça e paz” (v.2). O apóstolo Paulo usava estas palavras em suas saudações em todas as epístolas enviadas às igrejas. Na tradição judaica usava-se apenas a palavra “paz” (shalom, no hebraico), mas Paulo por inspiração divina, adicionou a palavra “graça” àjá conhecida “paz”, e deu à saudação cristã um sentido muito especial: “graça e paz”. Os crentes em Cristo têm agora a “paz” da parte de Deus Pai, mas obtiveram a “graça” por Jesus Cristo.

III. BÊNÇÃOS E PRIVILÉGIOS EM CRISTO

O versículo 3 abre o cortejo de “todas as bênçãos espirituais em Cristo”. O apóstolo começa com uma exclamação de louvor e adoração ao Senhor, demonstrando que a vida cristã só tem sentido se tivermos sempre uma atitude de reconhecimento e ação de graças ao doador de todas as bênçãos: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”.

1. A fonte das bênçãos (v.3). A palavra “bendito” toma exclusiva e singular a fonte de todas as bênçãos que é Deus Pai. Só Ele é digno de ser bendito porque somente Ele é o perfeito doador de bênçãos.

A fonte é original. Não é imaginária, nem falsa. Ela é identificada como “o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”. Por três vezes nesse mesmo capítulo a Palavra de Deus nos ensina que a finalidade de todas as coisas realizadas por Deus é o louvor da sua glória (Ef 1.6,12,14).

2. O caráter das bênçãos (v.3). “O qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais”. As bênçãos de que trata a Bíblia aqui, tem uma total abrangência mediante a palavra “todas”, porque essa palavra refere- se, não à coisas naturais e materiais, mas essencialmente, espirituais. As bênçãos espirituais em Cristo estão acima de todo e qualquer bem físico ou material. As riquezas de que fala o apóstolo são espirituais, porque, na realidade, Paulo não tinha nada materialmente. Sua fé e confiança estavam depositadas na contemplação das riquezas espirituais. Lamentavelmente, esse texto tem sido interpretado erradamente, como se referisse às riquezas materiais, como sendo bênçãos espirituais. Cuidado com a falsa teologia da prosperidade.

3. O campo de fruição das bênçãos (v.3). A expressão “nos lugares celestiais” indica a sublimidade da vida cristã, o nível mais elevado no qual fomos colocados. Essas “bênçãos espirituais” são alcançadas evidentemente pelos que, pela fé em Cristo, vivem no plano espiritual (Gl 2.20; Cl 3.3), pois o termo “lugares celestiais” não tem um sentido geográfico, físico ou espacial, mas trata- se de estado e realidade espirituais que são alcançados somente pelos que, por amor e dedicação a Cristo, renunciaram a uma vida carnal e vivem uma vida biblicamente espiritual (Rm 8. 1h).

Em outras versões da Bíblia usa-se o termo “regiões” que não muda o sentido do termo “lugares”. Ser abençoado “nos lugares celestiais” significa ter alcançado um estado de vida espiritual e galgado uma posição espiritualmente acima do plano meramente físico ou material. Em Cristo, o crente é levantado desse mundo tenebroso e colocado numa posição de superioridade. Significa que está por cima, nunca por baixo, o que deve ser uma coisa normal da nova criatura (2 Co 5.17).

CONCLUSÃO

Vimos através desta lição o plano de Deus quanto à constituição do seu novo povo, a Igreja. Dentro do propósito divino, ela, seria formada de modo diferente do que Israel, o povo da antiga aliança. Louvemos ao Senhor pelo seu maravilhoso plano para constituir esse novo povo, o qual, embora no mundo, lhe pertence unicamente.

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lições bíblicas CPAD

JESUS A SALVAÇÃO

JESUS A SALVAÇÃO

TEXTO ÁUREO - “Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido” (Mt 18.11).

VERDADE PRÁTICA - Jesus veio ao mundo com a sublime missão de propiciar a salvação a todos os homens, mas só serão salvos os que o aceitarem como único e suficiente Salvador.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - MATEUS 1.21; - 8.25; - 10.22; LUCAS 1.47; - 2.11,30

INTRODUÇÃO

Desde o ventre de sua mãe, Jesus já era apresentado por Deus como aquele que haveria de trazer a solução para a reconciliação do homem com o seu Criador, livrando-o da condenação eterna, resultante do pecado do primeiro Adão. A nossa salvação foi, e é, sem dúvida, o maior de todos os milagres operados por Jesus. Com esta lição, iniciamos uma incursão pelas páginas dos Evangelhos, extraindo alguns dos maravilhosos ensinos de Jesus, nosso Senhor.

1. O NOME DE JESUS ANUNCIADO

1. Sete séculos antes. Jesus teve seu nome previsto, séculos antes de seu nascimento, e divulgado nas páginas áureas das Escrituras. O profeta messiânico, Isaías, com setecentos anos de antecedência, vaticinou que seu nome seria “...Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6b). Para cumprir sua missão salvífica, Ele teria que ter um nome assim, revelando sua personalidade e seu caráter único e inigualável.

2. O nome de Jesus e sua missão. Quando José, desposado com a jovem Maria, percebeu que sua noiva estava grávida (cf. Mt 1.18), sem haver-se ajuntado com ele, “intentou deixá-la secretamente” (Mt 1.19).

Contudo, por ordem divina, o anjo do Senhor lhe apareceu, tranqüilizando-lhe, e dizendo que ela estava grávida pelo poder do Espírito Santo, e teria um filho, cujo nome seria Jesus, “porque ele salvará o seu povo dos seus peca- dos” (Mt 1.20,21). [grifo nosso)

3. O nome de Jesus e seu significado. O nome Jesus é a forma grega do nome Josué (no hebraico, Yeoshuah), que significa “0 Senhor salva”, ou “Jeová Salva”. O significado do nome está em harmonia com a missão salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo.

Isso é confirmado em Hb 7.25, que diz “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus...” e em At 4.12: “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

II. JESUS PROCLAMADO COMO SALVADOR

1. O testemunho do anjo. Antes, o anjo Gabriel já anunciara a Maria que o nome do seu filho seria Jesus, que significa “salva dor”. Aos pastores de Belém, um mensageiro celestial asseverou que não temessem, pois, na cidade de Davi, havia nascido “o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11).

2. O testemunho de Simeão. Por revelação do Espírito Santo, o velho Simeão, “homem justo e temente a Deus”(cf. Lc 2.25) soube que não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor. E, pelo Espírito, foi ao templo (Lc 2.2627a). [grifo nosso) No santuário, Simeão, ao ver o menino Jesus, o tomou nos braços, e exclamou: “Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a tua salvação” (Lc 2.29,30).

3. O testemunho de João, o Batista. Como um pregoeiro da verdade, João Batista testificou da missão de Jesus, exclamando, às margens do Jordão: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29b), e o fez por revelação divina, pois Deus lhe dissera que o Cristo seria aquele sobre quem João visse descer o Espírito Santo em forma corpórea de pomba (Jo 1.32-34; Mt 1.16,17).

4. O seu próprio testemunho. Na casa de Zaqueu, após este confessar seus pecados, Jesus afirmou que a salvação chegara àquela casa, “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19.8-10). Apresentando-se como o Bom Pastor, Jesus afirmou: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á...” (Jo 10.9 a). No memorável sermão, à entrada de Jerusalém, o Senhor afirmou que não veio para julgar, “mas para salvar o mundo” (Jo 12.47). A Nicodemos, príncipe dos Judeus, Jesus disse que todo aquele que nEle crê não perece, mas tem a vida eterna (cf. Jo 3.16). Em Jo 5.24, Ele afirmou que quem ouve a sua palavra tem a vida eterna.

III. OS ENSINOS DE JESUS SOBRE A SALVAÇAO

1. A fé como meio para a salvação (Jo 3.16). No diálogo com Nicodemos, Jesus asseverou a necessidade do novo nascimento (Jo 3.1-5), e revelou a verdade central do Novo Testamento, considerada por muitos estudiosos o “Texto Áureo” dos Evangelhos, ao dizer que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Da parte de Deus, o amor que salva.

Da parte do homem, a fé que aceita a salvação de Deus (ver Ef 2.8,9). A fé que salva não é a fé meramente intelectual (ver At 8.13,2 1). Mas é a fé viva, que nasce no coração, estimulada pelo Espírito, com base na Palavra de Deus. “...a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Rm 10.17). O amor leva Deus ao encontro do homem perdido. A fé leva o homem perdido ao encontro com Deus.

2. Á necessidade do arrependimento. O termo “arrependimento” na Bíblia tem o sentido de contrição, tristeza e angústia do pecador diante de Deus, por seus pecados, e também voltar-se resoluto para Deus.

É uma mudança total de rumo na vida: deixar a senda de pecado e caminhar de volta a Deus e, continuar a caminhar com Deus.

3. A renúncia Indispensável. O arrependimento para a salvação não pode ser apenas um impulso de um momento. Precisa ser vivido na prática, na continuidade da vivência do cristão. Para tanto, há necessidade de renúncia quanto à velha vida (cl’. 2 Co 5.17). Jesus disse: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24). Aqui está o ponto crítico da conversão de um pecador. A natureza humana, contaminada pelo germe do egoísmo, e da rebeldia contra Deus, reluta e resiste em dar lugar à renúncia dos interesses mesquinhos, carnais e efémeros, para aceitar o senhorio de Cristo.

4. A perseverança do salvo. A vida cristã não é um “mar de rosas”. Jesus afirmou aos seus discípulos que teriam aflições, no mundo, mas que tivessem bom ânimo, pois Ele venceu o mundo (cf. Jo 16.33). Jesus nos garante a vitória, na luta pela permanência como salvos em seu nome. Mas, para chegarmos na eternidade, com Deus, é necessário que tenhamos perseverança.

O cristão enfrenta lutas e desafios constantes, a começar de parte de seus próprios familiares e conhecidos, O Senhor previu que pais e filhos não se entenderiam, e que os crentes seriam odiados por causa de seu nome (Mt 10.21,22), mas que “...aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 1O.22b). Diante disso, não há base bíblica para a doutrina da predestinação absoluta, segundo a qual uns já nascem para serem salvos, e outros, desafortunados, já nascem miseravelmente predestinados à perdição. Isso não condiz com o caráter de Deus, revelado nas Escrituras. Para ser salvo, é necessário crer em Jesus, com arrependimento, e permanecer salvo, através da santificação (cf. Hb 12.14). A santificação se manifesta através da perseverança, em obediência aos ensinos de Jesus.

IV. A FÉ PESSOAL RECONHECIDA

A doutrina calvinista ensina que o homem nada faz para ser salvo. Segundo esse ensino, a salvação vem de cima, como um “prato feito” para o pecador. Se ele é um “eleito”, não precisa nem estender a mão para receber a salvação. Nesse ensino, não há lugar para a fé pessoal. Mas Jesus valorizou a fé de cada pessoa que o buscou de todo o coração.

A mulher que foi curada do fluxo de sangue ouviu de Jesus: “...Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou” (Mt 9.22); vendo a fé do paralítico de Cafarnaum, Ele disse: “Pilho, perdoados estão os teus pecados “(Mc 2.5); à pecadora que ungiu seus pés, Jesus disse: “A tua fé te salvou; vai em paz” (Lc 7.50). A fonte da salvação é a graça de Deus: “Pela graça sois salvos...”; mas a fé é o meio da parte de Deus, qual é a mão estendida do pecador em direção à mão estendida do amor de Deus: “...por meio da fé”. (Ver Ef 2.8,9.) “...e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Ef 2.8). Grifamos a palavra isso, lembrando que ela se refere diretamente à salvação e indiretamente à fé.

A salvação é o grandioso dom de Deus, bem evidente nesta passagem e no seu contexto.

CONCLUSÃO

Sem dúvida alguma, a salvação trazida por Jesus Cristo, foi o maior milagre propiciado por Deus ao ser humano, depois da Queda, no Éden. As curas, as maravilhas, a sua mensagem, tudo foi usado por Ele para despertar o homem para aceitar o dom de Deus, a salvação (Ef 2.8). O perdido, uma vez que creia e se arrependa dos seus pecados, confessando a Cristo como seu Salvador e Senhor, tem a vida eterna (Jo 5.24).

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Lições bíblicas CPAD

10 de agosto de 2009

O PERFIL DO FOFOQUEIRO

O PERFIL DO FOFOQUEIRO

O fofoqueiro deveria ter nascido com um só olho, uni sói ouvido com duas bocas, porque fala mais do que ouve e mais do que vê”.

1 — “Porque todos tropeçam em muitas coisas”.

“Se alguém tropeça em palavras, o tal varão é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo”. Tiago. 3.2.

Tropeçar significa dar com o pé involuntariamente, cair ou dar um passo em falso. Prefigura que todos nós podemos dar um passo em falso, tropeçar ou até cair.

Quando tropeçamos com a nossa língua, refletimos a nossa maturidade espiritual, se prosseguindo e tropeçando e sentimo-nos confortáveis com o que foi falamos, é porque o grupo de pessoas com quem convivemos também vive a tropeçar.

A nossa maturidade espiritual não é baseada nos padrões morais e sociais, mas é medida pelos padrões da palavra de Deus, Tito. 2. 8.

Perfeito significa completo, maduro, somos considerados perfeitos enquanto não tropeçamos em palavras.

II- A LÍNGUA É UM PEQUENO MEMBRO, MAS SIGNIFICATIVO.

Tiago 3:3-5.

Hora, pomos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

Vemos, também, as naus, que sendo tão grandes, o, levadas por impetuosos ventos se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que a governa.

Assim também a língua, que é um pequeno membro, gloria-se de grandes feitos. quão grande bosque uma fagulha incendeia.

Milhares de vidas já foram fulminadas pela chama do fogo iniciada simplesmente pela fagulha & uma língua.

Casamentos são esfacelados; grandes amizades chegam ao fim sem perspectiva de reconciliação.

Muitos ministérios têm sido roídos ao longo dos anos por esta maldita gangrena chamada negativa proferida pela língua.

III. - A LLNGUA É UM VERDADEIRO COMBUSTIVEL: Tiago 3:6

A língua também é um fogo. como um mundo de iniqüidade, a língua esta posta entre nossos membros, e contamina todo o corpo se inflamada pelo inferno

1 - A língua em plena atividade revela suas maldades. São elas:

- Um fogo devorador;

- Um Mundo de iniqüidade,

- Contamina todo o corpo;

- Inflama o curso da natureza;

- lncendeia um grande bosque;

IV — A LÍINGUA É UMA BESTA FERA INDOMÁVEL E MORTAL:

- Porque toda a natureza, tanto de besta feras como de aves tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; mas nenhum homem pode domar a língua.

Ê um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos aos homens feitos á semelhança de Deus.

De uma mesma boca procede benção e maldição. . . Meu irmão pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira, figos? Assim, tão pouco pode uma fonte dar água salgada e doce. Tiago 3: 7 - 12.

O texto acima revela-nos que toda espécie de feras são domáveis pelo gênero humano.

Porém, nenhum homem é capaz de domar a sua língua.

Eis o que nos diz o texto:

- Nenhum homem pode domá-la;

- Nenhum homem pode refrear o seu mal;

- Está cheia de veneno mortal

- Está cheia de malícia;

- Esta cheia de perversidades;

- Com a língua bendizemos a Deus;

- Com a língua amaldiçoamos os homens feitos semelhança de Deus

- Da mesma boca procede a bênçãos

- Da mesma boca procede á maldição.

Não convêm que isto seja assim.

Peçonha é uma excreção venenosa ou corrosiva de certos animais e de alguns, insetos, usada geralmente como arma de defesa.

A peçonha geralmente é comparada á maldade e á malicia.

A venenosa língua de Doegue apresentou um retrato tão mentiroso do que acontecera entre Davi e o sacerdote de Nobe.

Doegue omitiu fatos importantes aumentou a realidade dos fatos, e. em conseqüência do seu falso relatório, envolvendo Davi e Aquimeleque, oitenta e cinco homens mortos friamente.

A fúria do rei foi tal que mandou matar a todos os que viviam em Nobe, cidade sacerdotal.

Mulheres, jovens, criança de peito, velhos e até os animais foram mortos pela fúria de Saul.

Segundo o historiador Flavio Josefo. a carnificina resultou num total de 385 mortos.

Tudo aconteceu por causa da maldita língua de Doegue, 1 Samuel .21: 6,17-22.

CORACÃO ORGULHOSO

Orgulho é o elevado conceito que alguém faz de si mesmo.

E o excessivo amor a si próprio.

O orgulho é sinônimo de soberba vaidade, empatia, altivez.

No sentido espiritual, o orgulho é: a elevação do “eu”. O orgulho não dá lugar a

Deus.

O orgulho está diretamente ligado aos padrões de fala negativa, de várias maneiras:

“O temor do Senhor é aborrecer o mal: a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço” Provérbios. 8. 13.

A soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa resultam num comportamento maligno, e numa fala perversa, Salmos 10.

Atribui a vanglória, a injúria, a maldição, a mentira e a contenda ao orgulho. A bajulação está ligada a um espírito jactancioso, Salmos 12.

O Salmos 59 indica que aqueles que são orgulhosos, caluniam os justos.

O mexerico é mais um produto de um coração orgulhoso.

Os que gostam de mexericos são descritos como insolentes e arrogantes. Romanos 1. 29, 30; Salmos. 73. 6, 11.

De um coração insensato vêm a calúnia, a promoção de opiniões imprudentes, a perversidade, a discórdia e as palavras imprudentes, (Provérbios. 10, 18--18:2-- 19,1; 20,3; 29,11).

Por isto, a boca do néscio é uma ruína iminente.

“Disse o néscio em seu coração: Não há Deus, Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem” Salmos 14, 1

CALUNIA. — COM PALAVRAS CHEIAS DE PERVERSIDADE.

1 - Calunia:- Uma abominação a Deus.

Estas seis coisas aborrecem o Senhor, e a sétima a sua alma abomina:

“Olhos altivos. Língua mentirosa, e mão que derramam sangue inocente; coração que maquina pensamentos viciosos; pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras; e o que semeia contenda entre irmãos”. Provérbios 6: 16- 19

A calunia no Antigo Testamento era expressamente proibida por Deus:

“Não admitirás falsos rumores e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunhas falsa.” Exodo. 23. 1.

“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias e toda a malícia seja tirada de entre vós”. Efésios 4. 31.

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da Lei e julga a Lei; e se tu julgas a Lei ,já não é observador da lei, mas juiz” .“ Nosso irmão Tiago que nos diz

SUSSURROS:

“Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malicia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade”;

Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males desobedientes a pais e mães, “Romanos 1. 29-30. Ver ainda II Coríntios. 12.20.

III - Falar mal na ausência, - Romanos 1.30.

IV Suspeitas malignas. - 1 Timóteo 6.4;

V — Mexericos - Levítico. 19: 16;

VI - Verborragia

VII — Tagarelice, - 1 Timóteo . 5: 13;

VIII —Más conversações, - Salmos. 41, 5-9; 109: 20;

IX — Difamação, - Jeremias 20: 10 -- 1 Coríntios. 4.13;

X — Falso testemunho, - Exodo. 20. 16; -- Deuteronômio. 5.20; XII - Falsos rumores. Exodo. 23.1

A CALÚNIA

- uma oba do engano, salmos 52:2

- Vem de um coração mau, Mateus 15: 19; - Lucas 6: 45;

- Freqüentemente provém da ira – Salmos 417;- 109.3-10.

- Uma característica do diabo - Apocalipse. 12.10;

- Os caluniadores são tolos, - Provérbios. 10,18;

- São indignos de confiança, - Jeremias. 9.4;

- As mulheres advertidas contra a mesma, - Tito 2.3;

- As esposas dos ministros devem evitá-la, - 1 Timóteo. 3.11;

CALÚNIA:

- Separa amigos, - Provérbios. 16,28; 17,9;

- Fere mortalmente, - Provérbios 18: 8; 26. 22;

- Provoca contendas, - Provérbios 26.20;

- Provoca discórdia entre irmãos, - Provérbios. 6.19;

- Provoca homicídio, - Salmos. 31,33;- Ezequiel. 22.9;

- A língua é um chicote caluniador, Jó 5.21;

- É venenosa, - Salmos. 140,3; Eclesiastes. 10: 11.

- É destruidora, - Provérbios. 11,9;

- Seu fim é loucura, - Eclesiastes 10, 13.

- O homem dará contas pela mesma, - Mateus. 12.36;

- Seu castigo, - Deuteronômio 19. 16-2 1;

II- MEXERIQUEIROS

Mexericar significa: fazer intrigas, bisbilhotar: contra um segredo com o fim de malquistar alguém ou promover inimizades revelar-se, descobrir-se.

Os mexeriqueiros são os que andam promovendo contendas:

“Portanto ouvimos que alguém entre vós anda desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs”. II Tessalonicenses 3: 11.

“E, alem disto, aprendem também a andar ansiosos de casa em casa, e ano só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, fazendo o que não convém”. I Timóteo5: 13.

“Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como os que se intromete em negócios alheios”. 1 Pedro 4: 15.

Os Mexeriqueiros:

- São os insensatos: “Honroso é para o homem o desviar-se de questões, mas todo o tolo se intromete nelas”. Provérbios 20: 3.

- Atraem vergonha para si mesmo:

“Portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão, e separarei de Jeroboão todo homem até ao menino, tanto o encerrado como o desamparado em Israel...”. 1 Reis 14: 10.

III - PERJÚRIO

Perjúrio é sinônimo de falso juramento: ou, ainda é a quebra de um juramento.

O perjúrio proibido: “Não jurareis falso pelo meu nome, pois profanareis o nome do vosso Deus: Eu sou o Senhor”. - Levítico 19: 12.

“Outrossim, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teu juramento ao Senhor”.- Mateus 5: 33.

- É odioso a Deus, - Zacarias 8: 17.

- Não devemos amá-lo, - Zacarias 8: 17.

- Os tais serão julgados segundo seu juramento, - Malaquias 3: 5.

IV - FALSIDADE E MENTIRA

Ambas proibidas:- “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com seu próximo” Levítico 19: 11.

“Não mintais uns aos outros, pois que já despistes de velho homem com os Seus feitos” Col. 3: 9

Ambas odiosas a Deus:- “Estas coisas aborrece o Senhor e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina pensamentos viciosos; pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentira, e o que semeia contendas entre irmãos” - Provérbios 6: 16 - 19

Apareceram muitas testemunhas falsas para condenar a Jesus, Mateus. 26: 59-62. Falsas testemunhas dadas à mentira:

“A testemunha verdadeira não mentirá, mas a testemunha falsa se desboca em mentiras” - Provérbios. 14: 5.

“A testemunha verdadeira livra as almas, mas o que se desboca em mentiras é enganador”. - Provérbios. 14: 25

- Hipócritas dados à mentira: Oséias 11: 12.

- Hipócritas semente da mentira: Isaias. 57.4.

A MENTIRA É CARACTERISTICA DOS IMPIOS:

- Dados à mentira desde a infância - Salmos. 58: 3;

- Amam-na; - Salmos 52: 3;

- Deleitam-se nela: - Salmos. 62.4;

- Buscam-na, - Salmos 4.2;

- Preparam nela sua língua, Jeremias 9: 3 -5.

A APOSTASIA CARACTERIZADA PELA MENTIRA:

“A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira”, - II Tessanolicenses. 2.9.

“Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizado a sua pr6pria consciência” - 1 Timóteo 4.2.

SUSSURRO:- É próprio dos depravados que se bestializaram.

Portanto, a ira de Deus se manifesta sobre os tais, sem misericórdia.

Romanos 1: 16—32 - vs. chaves: 29, 30, 31.

O sussurrar, ou murmurar, era o receio de Paulo, quando escrevia aos irmãos em Corinto, avisando sobre o seu breve retorno ver. 11 Coríntios 12: 20.

- Falam mal na ausência, - Romanos 1.30; -II Coríntios 12.20;

- Suspeitas malignas, incitadas pelos falsos doutrinadores -1 Tim. 6: 3, 4, 5.

“Pois de fato, estamos informados de que entre vós há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes se intrometendo na vida alheia”. II Tessanolicenses. 3.11.

CONSEQUÊNCIA ESPIRITUAl

Os dez mandamentos incluem uma observação sobre a mentira.

Êxodo 20.16; Uma língua mentirosa foi incluída na lista infame Provérbios 6.17 Os mentirosos serão lançados no lago de fogo - Apocalipse 21: 8.

- O desejo de Deus é que a verdade habite em nós, - Salmos. 5 1.6;

- Ele é um Deus de verdade, - Salmos. 3 1.5;

- Deus não pode mentir. - Tito 1.2,

- Jesus esta cheio de graça e verdade. - João 1.14;

- O Espírito Santo é o “Espírito de Verdade.” e a sua missão é guiar-nos à verdade; - João 14, 17, - 16, 13.

- Todos os caminhos de Deus são verdadeiros, - Salmos. 25.10;

- Todo o seu proceder é fiel. — Salmos. 33.4;

- A verdade é a chave da nossa adoração, - João. 4.24;

- A palavra de Deus ordena que aborreçamos á mentira:

O justo aborrece a palavra de mentira. - Provérbios. 13.5;

- Paulo escreveu aos Colossenses: “Não mintais uns aos outros”, - Col. 3.9; “Muitos já tentaram categorizar a distorção da verdade”.

ENGANO

O engano é o pecado de compartilhar falsas conclusões inclui a enganar e ser enganado.

Não vos enganeis:- - Mateus. 24.4; - 1 Coríntios. 6.9; - 15.33; Gálatas. 6.7

Efésios 5.6; 11 Tessanolicenses. 2.3; 1 João. 5.7;

— Engano é falsidade: - Salmos. 119.118;

— A língua, seu instrumento, - Romanos. 3.13;

--- Provem do coração, - Marcos. 7.22;

— E próprio do coração, - Jeremias. 17.9;

— Deus abomina, - Salmos. 5.6;

— E proibido, - Provérbios. 24.28; 1 Pedro 5.10;

O ENGANO É CARACTERISTICAS DOS IMPIOS

— São cheios de engano - Romanos. 1.29;

— Planejam-no, Salmos. 35: 20; 38.12; Provérbios 12.5;

--- Proferem-no, - Salmos 10.7; 36, 3.

FALSOS MESTRES CARACTERIZADOS PELO ENGANO:

— São obreiros do engano, - II Coríntios. 11.13;

--- Pregam o engano, - Jeremias. 14.14; 23.26;

--- Impõem o engano ‘sobre outrem, - Romanos 16.18; Efésios. 4.14;

OS OBREIROS DO ENGANO:

—O Diabo, - Gênesis. 3:1,4; João 8.44;

— Rebeca e Jacó. - Gênesis. 27: 9,19;

— Labão, Gênesis 31: 7;

— Os Irmãos de José, - Gênesis. 37: 31,32;

— Os amigos de Jó, -Jó6.15; 13.14;

--- Doegue, - Salmos 52.2.

— Herodes, - Mateus. 2.8;

— Os Fariseus - Mateus. 22.16;

AGENTES DA MENTIRA

- Caim — Gênesis. 4: 9

- Sansão, - Juizes 16.10;

- Geazi, - II Reis 5.22;

- Os ninivitas, - Naum. 3.1

- Pedro - Mateus 26: 72

- Ananias e Safira, - Atos 5.5;

- Jacó - Gênesis. 27.19;

1- TESTEMUNHAS FALSAS:

No dirás falso testemunho contra o teu próximo, Êxodo. 20.16; “Não espalharas noticia falsa e nem porás a tua mão com o ímpio para seres testemunha maldosa” Deuteronômio 19. 16

Ver ainda, - Provérbios 6.19;

— “O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a testemunha falsa é fraude” Provérbios. 12.17;

“Não sejas testemunha sem causa contra o teu próximo, nem o enganes com o teus lábios” . Provérbios. 24.28;

“Martelo e espada, e flecha aguda é o homem que levanta falso testemunha contra o seu próximo” -- Provérbios. 25.18;

Disse-lhe ele; - Quais? E Jesus Disse: Não matarás, não cometerás adultério não furtarás não dirás falso testemunho; - Mateus 19. 18

TESTEMUNHAS VERDADEIRAS EXIGIDAS POR DEUS

“Não aceita acusação contra o presbítero da igreja, senão com duas ou três testemunhas” - 1 Timóteo 5.19;

“Quebrando alguém a lei de Moises, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas” — Hebreus 10.28;

Por boca de duas ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer: por boca de uma só testemunha não morrera” .Deuteronômio 17: 6— Deut. 19: 5

“Mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada”. — Mateus. 18.16;

“Todo aquele que ferir a alguma pessoa conforme ao dito das testemunhas, matarão o homicida: mas uma só testemunha não testemunhará contra alguém para que morra”. — Números. 35.30;

II— PALAVRAS TORPES (PALAVRÃO)

Não saia de sua boca nenhuma palavra torpe, Efésios 4.29.

“Torpe é tudo aquilo que é repugnante asqueroso, nojento, obseno, indecente”.

BLASFEMJA:- Palavras que ofendem a divindade.

Blasfemar: Proferir palavras que ofendem a divindade. Êxodo 22. 20; Salmos 74. 18; Daniel. 24: 12

- Blasfêmia contra o Espfrito Santo: - Mateus 12: 31,32; Lucas 12.10;

- A lei punia a blasfêmia com a more, - Levítico. 24: 14,23;

- Ultrajar, insultar, - Atos 13.45; 1 Reis 17.10;

Acusado falsamente de ter blasfemado:

— Nabote: - 1 Reis 2: 13;

— Estevão: - Atos 6: 11,13;

— Jesus: - Mateus: 93, 26: 65; João 10.33;

—Paulo: -ITimóteo 1.13

A blasfêmia:-

—Ligada à loucura e ao orgulho: - II Reis 19.22; Salmos 74. 18

— Procede do coração: - Mateus 15.19;

É uma característica dos ímpios: - Isaias 52.5; II Tim. 3.2:

Apocalipse. 16.11,21;

Não devemos dar ocasião a blasfêmia. — Mateus 12,32; A blasfêmia é a falta de reverencia para com o nome de Deus e tudo aquilo que sagrado.

Exemplo: música profana; piada; leviandade na palavra envolvendo o nome de Deus, etc.

“Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão”, Êxodo. 20. O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa Causa. Romanos 2.24;

III — A LISONJA:- Bajulação falsa, ou um falso elogio:

O elogio sincero é um reconhecimento a quem merece.

Devemos dar honra a quem merece; - Romanos. 13.7

“No farei acepção de pessoas, nem usarei de lisonja com o homem” Já 32: 21.

“Corte o Senhor todos os lábios bajuladores, a lingua que fala soberbamente” Salmos. 12: 3

“O que repreende ao homem achara depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua” — Provérbios 28: 23.

“O homem que lisonjeira a seu próximo arma-lhe uma rede por passos” Provérbios 29.5.

— Os ministros não devem usar de lisonja: - 1 Tesanolicenses 2.5; Os ímpios usam-na: com os outros — Salmos 5.9; 12.2 - com consigo mesmo, Salmos 36.2;

— Os hipócritas usam-na: com Deus, Salmos 70.36; com as autoridades: Daniel 11: 34.

—Falsos profetas e falsos mestres usam dela. - Ezequiel. 12: 24. - Romanos 16.18.

— O grande perigo da lisonja: - Provérbios 7: 22;

— O castigo da lisonja; - Provérbios 7: 21 - 22.

IV - DISCUSSÕES TOLAS:

“Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crem em Deus procurem aplicar-se á boas obras, estas coisas são boas e proveitosas aos homens” - Tito 3.8; - v. 9.

“Mas não entre em questões loucas, genealógicas e contendas, e nos debates acerca da lei, porque são coisas inúteis e vis”.

“Em II Timóteo 6: 5, Paulo adverte a Timóteo: Há pessoas que tem mania por questões e contendas de palavras que nascem de inveja, e, que não levam a nada”. “Não tem fim”.

V - Chocarrice:- Gracejo grosseiro e atrevido; brincadeira fora de hora; escândalo.

Em Efésios 5.4, a chocarrice é condenada por Paulo: “Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que no convém; mas antes ações de graças”. Os rapazes que zombaram de Elizeu, foram estraçalhados pelas ursas, porque chamaram Eliseu de careca, zombando dele.

VI— JUIZO FALSO

Fazer um juízo falso é condenar uma pessoa, sem que esta mereça.

Muita tragédia tem se repetido através de deduções malignas;

Jesus diante dos seus acusadores afirma: “Não julgueis segundo a aparência”. João 7.24.

No sermão da montanha, Jesus observa “Não julgueis. . . Por que vês tu o argueiro que esta no olho do teu irmão, porem não reparas a trave que esta no teu olho” - Mateus. 7.1.5;

VII- PRECIPITACÂO - em responder com demasiada pressa:

É falar com imprudência. “Eu dizia na minha precipitação: todo o homem”, é mentira” - Salmos 116.11. -

Nunca respondas antes de ouvir, pode ser muito vergonhoso. Ver, Tiago 1.19; Provérbios. 18.13.

“Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança para o incensa to do que para ele” - Provérbios 29.20.

Não permitas que sua língua corra diante dos seus pensamentos.

— Doegue foi um mensageiro falso: - 1 Samuel 22: 9 -19.

— O amalequita: mensageiro precipitado. — II Samuel 1: 1 - 16.

O amalequita não tinha uma mensagem definida e morreu por sua própria língua.

—Geazi:- - O mensageiro precipitado que tinha a mensagem, mas não tinha o poder. — IIReis 4: 26 - 31.

VIII— GRITARIA:- - Ê próprio das pessoas que não tem cuidado antes de pronunciar qualquer palavra.

Trata-se de um exagero no tom de sua voz.

Geralmente não respeitam o ambiente onde se encontram seja ele: hospital, ambiente de trabalho, ônibus, e1c.

Devemos controlar o tom de nossa voz em nossa casa, no ambiente de trabalho, ou mesmo próximo á pessoas doentes, quando viajam dentro de ônibus, na escola, etc.

— Veja Efésios 4.31: “Toda a amargura, a ira e cólera, e gritaria, e toda blasfêmia e toda a malicia seja tirada de entre voz”.

Vejamos Gálatas 4.20:- - Para os Gálatas, Paulo gostaria estar presente para lhes falar “em outro tom de voz”.

IX — PALAVRÔIUO:- - Ê próprio do tagarela; ou o que fala demais.

Temos exemplos de palavrório dentro da igreja; ao invés de dirigir o culto, ele toma a maior parte do tempo em vãs conversações, deixando, por fim, o pregador em má situação.

X — FALTA DE FINEZA:- - O belo exemplo de Boaz, que com cortesia; saudava seus servos, quando passava pela lavoura:

“O Senhor seja convosco’ — Rute 2.4”.

“Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens” - Tito 3: 2.

Exemplos de Jesus:

“Ele foi oprimido e humilhado, mas não abril a sua boca” - Isaias. 53.7.

Aprendei de mim porque sou manso e humilde. — Mateus 11: 29 - II Coríntios 10.1; -1 Pedro 2: 23;

- Moises - Números 12.23.

- Davi: -II Samuel 16.11

- Jeremias:-26: 14

- Estevão: - Atos 7: 60;

- Paulo: - 1 Coríntios. 4.12; II Timóteo 4.16;

Um provérbio francês diz o seguinte: Falar bondosamente não machuca a língua. A cortesia abre todas as portas, não custam uns centavos e pode ser entendida em qualquer língua.

XI— BAJULACÃO:- Ação de lisonjear com baixeja, adular.

Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve pretexto de avareza, Deus é testemunha. —1 Tesanolicenses 2: 5

A) “O bajulador costuma ser falso”: “ Cada um fala com falsidade ao seu próximo; falam com lábios lisonjeiros e coração dobrado.” — Salmos 12.2.

XII — O EXAGEIRO:- Aparentar mais do que sente. Falar de alguma coisa com excesso, aumentar, ampliar.

Não devemos ser exagerados no vestir, no andar, no falar, rias finanças, etc.

AMÉM

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar) Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS