6 de abril de 2020

A SUBLIMIDADE DAS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO


A SUBLIMIDADE DAS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO

Texto Áureo

 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,
Efésios 1.3

Esta expressão também é usada em Romanos 15.6, 2 Coríntios 1.3e em 1 Pedro 1.3.
Bendito: Expressão rabínica* comum que indica “louvor a Deus” devido aos seus muitíssimos benefícios. Aqui neste versículo a ideia transmitida por esta expressão é a de que Deus seja louvado (exaltado) devido aquilo que Ele fez (faz e fará) em relação aos seres humanos por intermédio do Senhor Jesus Cristo. 

Rabínica: relativo a Rabino (Rabinos eram os mestres ou professores que ensinavam os judeus a interpretar os escritos sagrados)

Um dos nomes conferidos a Deus na cultura dos hebreus era “O Bendito”, por motivo de reverência ou talvez temor, visto que os israelitas temiam proferir os nomes santos e sagrados de Deus. Além disso, desse modo Deus era tratado como o benfeitor supremo da humanidade.

Abençoou: Nas palavras de Paulo, Deus é louvado e exaltado, mas os cristãos também são abençoados e beneficiados por serem recebedores da abundante graça de Deus.


Bençãos espirituais nos lugares celestiais: Tudo quanto somos e possuímos em Cristo nos torna cidadãos aptos para o mundo celestial, a palavra “bençãos” aqui se refere a vida eterna, salvação, transformação segundo a “imagem” de Cristo e muitos outros incontáveis benefícios que só aqueles que estão em Cristo tem e terão.

1-      A Nova Posição em Cristo
1.      A Doxologia.

Doxologia é uma palavra de origem grega que tem o sentido deglorificar, honrar, cantar hino de louvor.
"[Do gr. doxa, glória + logia, palavra] Manifestação delouvor e enaltecimento a Deus através de expressõesde exaltamento (ex: Deus seja louvado! Aleluia!) ehinos. A Doxologia não pode vir desassociadada verdadeira adoração. Ela exige adoração" (Dicionário de Teologia,
CPAD, p.152.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,Efésios 1.3

Antes de descrever a sublimidade (qualidade do que é perfeito, grandioso, excelente, imensurável) das dádivas de Deus, Paulo usa uma Doxologia, por assim dizer, com o objetivo de glorificar Deus.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”

Em Efésios a palavra “Bendito” (Eulogetos) é usada somente para se referir a Deus. O que Paulo queria dizer é que, só Ele (Deus) é digno de ser bendito. Os homens são benditos quando recebem as bençãos de Deus, Deus é bendito acima de tudo sempre e eternamente.

A ordem das palavras de Paulo é de extrema importância, porque o ser humano tende a se concentrar primeiro nas bençãos, nos benefícios, no lucro, por assim dizer.

Mas Paulo nos mostra que devemos nos concentrar primeiro em Deus, reconhecer Deus tal como Ele é (Ele é Deus, soberano, perfeito, imutável). Quantas e quantas pessoas que se dizem cristãs estão apenas atrás das bençãos, mas não do abençoador, querem as bençãos, mas não querem compromisso com o Deus das bençãos. As palavras de Paulo nos mostram que devemos estar concentrados e ligados em Deus, as bençãos são apenas uma consequência para aqueles que estão firmados em Deus.

Dos versículos 3 ao 14 de Efésios 1, Paulo cita as inigualáveis bençãos concedidas por Deus aos crentes.

2.      As bençãos espirituais.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiaisem Cristo,Efésios 1.3

Quando Paulo diz que Deus nos abençoou com todas as bençãos espirituais, obviamente não se refere a dádivas materiais mas sim imateriais, estas bençãos espirituais são; salvação, vida eterna, paz com Deus.

Dentre estas bençãos espirituais ainda podemos citar:
1-      Benção de união, Salmo 133.1
2-      Benção de proclamação, Marcos 16.15
3-      Benção de expansão, Atos 2.41,47
4-      Benção de comunhão, Atos 2.42,44
5-      Benção de glorificação, Romanos 8.17
Dentre muitas outras.

Quando Paulo diz lugares celestiais, está simplesmente dizendo que tais bençãos vem do reino espiritual, pois a salvação, a vida eterna, a paz com Deus só vem do reino espiritual (ou em outras palavras, só vem de Deus). 

A expressão lugares celestiais” também sugere que o cristão, não importa em qual parte do mundo esteja, já está neste momento, em um sentido espiritual, por assim dizer, assentado com Cristo nos céus. A expressão “lugares celestiais” é única nesta carta e se refere ao reino espiritual.

Efésios 1.3 é um texto muitas vezes mau interpretado, em especial por aqueles que são amantes do “evangelho triunfalista” e também por aqueles que não pesquisam a fundo o texto e o contexto.

Note que todas as benções que o cristão recebe provém de Deus.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.
Tiago 1.17

Neste versículo está em foco o próprio ato de dar, coisas boas, benéficas, úteis, agradáveis, prazerosas no melhor sentido da palavra.

Um contraste com o pecado que só oferece prazer momentâneo, que no final se converte em tristeza, dor e por fim, morte.

Só Deus pode satisfazer verdadeiramente as necessidades do ser humano, Deus já preparou tudo para aqueles que o seguem e que desejarem segui-lo. Há incontáveis bençãos espirituais para todos os crentes verdadeiros, glória ao nome santo do Senhor.

3.      A nova condição.

A expressão “em Cristo significa que somos abençoados, reatados a Deus, por meio da pessoa de Cristo e obra realizada no calvário.

E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,Hebreus 5.9

nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
Hebreus 9.12

Em 2 Coríntios 13.14 Paulo fala sobre a graça do Senhor Jesus Cristo.

Esta colocação é feita por Paulo, por que a obra redentora de Cristo faz com que a bondade de Deus chegue até nos, por isso Paulo usa a expressão “Graça do Senhor Jesus Cristo”.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!2 Coríntios 13.14

O termo “graça” é usado doze vezes em Efésios e se refere à "bondade de Deus para com pessoas indignas". A graça e a fé aparecem juntas com frequência na Bíblia e, com certeza, devem atuar juntas na salvação, pois a única forma de experimentar a graça e a salvação é por meio da fé (Efésios 2.8,9).

Os servos de Deus de um modo geral, a partir do novo testamento estão em melhor condição espiritual, por assim dizer, do que os servos de Deus do antigo testamento.

2 – Uma Vida Cristocêntrica neste Mundo

1.      A revelação do mistério.

7. Em quem temos (Isto é, em Jesus Cristo) a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8. que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9. descobrindo-noso mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,Efésios 1.7-9

A frase “descobrindo-nos o mistério da sua vontade” (Efésios 1.9), mostra a revelação da verdade que estava oculta aos santos de Deus.

Veja o que diz Colossenses 1.26:
o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos;
Colossenses 1.26

Em Efésios 1.9 e Colossenses 1.26 o “mistério” diz respeito a Jesus Cristo e todas as revelações, interpretações e bençãos trazidas por Ele (Jesus Cristo).

A palavra “mistério” citada 6 vezes em Efésios e 4 em colossenses, era familiar entre os judeus e gnósticos de Éfeso e Colossos (A “igreja” de Colossos, foi fundada muito provavelmente como resultado do grande ministério de Paulo em Éfeso, é provável que Paulo nunca tenha visitado Colossos Pessoalmente (Colossenses 2.1), mas seu trabalho chegou longe, muito mais longe que ele poderia imaginar.

Paulo dá um significado especificamente “cristão” para a palavra “mistério”, mas na visão dos pagãos da época de Paulo a palavra “mistério” era uma reivindicação divina de qualquer religião da época, por isso Paulo usa a palavra “mistério” como uma referência a Cristo, como uma forma de combater as religiões falsas.

No antigo testamento a Lei dada por intermédio de Moisés era a “base” espiritual da vida dos servos de Deus, por assim dizer, mas a partir do novo testamento, Cristo é a “base” da vida dos servos de Deus, o modelo a ser seguido.
...porque sem mim nada podereis fazer.(Palavras de Jesus) João 15.5
Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.1 Coríntios 11.1

2.      A plenitude dos tempos.

Paulo revela que o plano divino é fazer convergir em Cristo todas as coisas (a versão bíblica ARC 1995 traduz o versículo como tornar a congregar em Cristo todas as coisas.
de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;Efésios 1.10

Essas palavras expressam o máximo da vontade de Deus, todas as coisas encontram sua existência, significado e propósito em Cristo Jesus, e essa vontade de Deus mostra uma significação cósmica (interestelar, plena), e não meramente terrena.
Os antigos hebreus tinham um pensamento em comum, este pensamento era:
“Se algo, ou alguém não está cumprindo a vontade do Eterno criador, este algo ou alguém perde o direito de estar vivo”

Talvez isto tenha passado na mente de Paulo enquanto ele escrevia, chegará o dia em que tudo e todos estarão debaixo da vontade de Deus e de Cristo, todos aqueles que rejeitam Deus e sua Palavra, não estarão mais vivos, no devido tempo, Deus nos reunirá junto a si por toda a eternidade, no final tudo será como Deus planejou, sem maldade, sem rebeldia, e sem pecado.

3.      Louvor da sua glória.

O apóstoloenfatiza que as bênçãos são destinadasaos crentes judeus e gentios, ou seja, a “Igreja”.

A “Igreja” é o “corpo espiritual de Cristo” aqui na terra composta pelo coletivo de cristãos espalhados pelo mundo todo. A “Igreja” não é uma construção específica, não é um local. Embora o termo “Igreja” seja sinônimo de “denominações”, a verdadeira igreja somos nós. É claro que não devemos deixar de nos reunir nas denominações, desde que sejam estas, fundadas na Palavra, contrariando o pensamento dos chamados “desigrejados ou não denominacionados”.

Paulo muda do pronome “nós” (ele eos judeus) para o “também vós” (osgentios), indicando que em Cristo oscrentes de ambos os povos são herdeirosa promessa.
11. nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
12. com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;
13. em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
Efésios 1.11-13(versão ARC)

Tudo o que a “Igreja” faz e fizer deve ser visando a glória de Deus sempre.

3 – O Espírito Santo, Penhor da nossa Herança

1.      O selo do Espírito Santo.

Aqueles que ouvem a Palavra de Deus, o Evangelho da salvação, e por meio da fé, se rendem a Cristo, vivendo em obediência a Palavra, recebem o Espírito Santo no momento da conversão.

5. não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
6. que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador,
7. para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
Tito 3.5-7

Vejamos o que diz Efésios 1.13:

13. em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
Efésios 1.13

É pelo Espírito Santo que Deus habita nos cristãos.

Entre os pagãos, os devotos de várias divindades recebiam um “selo” (ou marca) na pele, uma espécie de tatuagem que assinalava que eles pertenciam aquela divindade, isto era uma espécie de “selo” na época, este era o conceito que os povos da época da igreja primitiva tinham sobre “selo”, por assim dizer.

Muitos judeus consideravam a circuncisão como o “selo” do pacto abraâmico, e alguns cristãos da igreja primitiva pareciam considerar o batismo cristão como um “selo”, embora não haja aqui (em Efésios 1.13) nenhuma alusão ao batismo ( e também há intérpretes bíblicos que creem da mesma forma que esses cristãos criam), mas, nós não dispomos de meios para afirmar se o batismo deve ser considerado ou não como símbolo dessa selagem espiritual.

 (Eu, José Junior, particularmente creio que o batismo não deve ser visto como símbolo dessa selagem espiritual, mas apenas como uma confissão pública de que a pessoa recebeu Cristo como seu Senhor e salvador, pois o batismo por si mesmo, não salva, é apenas um ato de confissão pública de que a pessoa agora pertence a Cristo).

Na época da igreja primitiva havia outros “selos” que eram usados para assinalar documentos e inscrições, não muito diferentes dos carimbos da atualidade, em Efésios 1.13 a ideia transmitida por Paulo parece ser de “fazer uma marca”, a fim de identificar a posse, nós pertencemos a Cristo, por isso temos o seu “sinal ou selo” de identificação.

2.      O penhor da nossa herança.

o qual é o penhorda nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória. Efésios 1.14
Otermo grego “arrabon”pode ser traduzidocomo “depósito”“penhor”, “garantia” ouainda “primeira parcela”(Efésios1.14).

O termo “penhor da nossa herança” pode ser comparado com 2 Coríntios 1.22 onde há referência de “penhor” ao Espírito Santo.
o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações2 Coríntios 1.22
Penhor” aqui tem o significado de “garantia”, isto indica que fomos comprados para Deus (1 Coríntios 6.20; Apocalipse 5.9).

E aquilo que Deus tenciona dar-nos em Cristo já está garantido, assim sendo o Espírito Santo é tanto o “selo” quanto a primeira prestação de nossa herança final, por assim dizer.

É interessante mencionar que a palavra grega usada para “penhor” também pode ser usada para identificar um anel de noivado.
Como Cristo é o noivo e a “Igreja” é a noiva, o Espírito Santo é o sinal, o pagamento antecipado pelo casamento a muito esperado pelos dois (Apocalipse 19, 7,8).

Conclusão:

Nessa porção da Epístola aos Efésioso plano divino revelado resulta nareconciliação do ser humano com Deuspor meio de Cristo e na restauração detodas as coisas visíveis e invisíveis.Ambos os propósitos devem redundarem louvor e glória ao Deus Eterno. Naplenitude dos tempos todo o desígniodivino estará plenamente executado.

Por: Prof. Jose Junior

Referências:
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Comentário Bíblico Broadman,
E-BOOK subsídios EBD edição 20,
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,
Livro de Apoio do 2º trimestre de 2020,
Bíblia para Pregadores e Líderes Geziel Gomes,
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo MacArthur – Efésios,
Apontamentos teológicos prof: José Junior

Se este Material foi útil pra você, compartilhe.
...de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8





31 de março de 2020

CARTAS AOS EFÉSIOS SAUDAÇÃO AOS DESTINATÁRIOS


CARTAS AOS EFÉSIOS SAUDAÇÃO AOS DESTINATÁRIOS

Texto áureo

 a vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
Efésios 1.2

Esta era a forma comum como Paulo saudava as “igrejas” da época. Esta saudação aparece em todas as suas epístolas (cartas).

Chama-se “epístolas” 21 dos 27 livros do novo testamento. Apenas os livros de Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos e Apocalipse não são chamados de “epístolas”.

Quando Paulo diz:  a vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, isto significa que Deles vinha a autoridade com que Paulo falava (o vers.1 diz: Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus:)
Esta “Graça e Paz” só veio a humanidade por causa da obra redentora de Cristo.

1 – Autoria e Data

1.      Autoria.

Embora o comentarista da lição diga que Paulo é o autor, tenha em mente que o autor de toda a Palavra de Deus é o Espírito Santo, e o Espírito Santo usou homens inspirados por Deus para escrever os textos sagrados.

Paulo foi o escritor, desta carta, mas o autor foi Espírito Santo.
O Livro de Atos menciona que Saulo também se chamava Paulo.
 Todavia, Saulo, que também se chama Paulo,.. Atos 13.9

Saulo é um nome de origem hebraica e Paulo um nome de origem romana, embora haja muitas “crenças” de que Saulo tenha de maneira intencional mudado seu nome para Paulo, no texto sagrado não há nenhuma indicação de que ele tenha de maneira intencional mudado seu nome para Paulo. Lucas apenas cita que Saulo também se chamava Paulo por causa do encontro com outro Paulo ( Lucas 13.4-9).

O nome “Paulo” era mais apropriado em contextos gentílicos do que o nome “Saulo”, haja visto que Paulo era considerado como o “apóstolo dos gentios”, o nome Paulo era mais aceitável aos olhos dos gentios (Romanos 11,13; Efésios 3.1), provavelmente por esta razão Paulo se identifica em suas epístolas como Paulo, e não como Saulo.

Podemos notar nas Escrituras que era comum naquela época muitos judeus serem conhecidos por 2 nomes (Atos 1.23, 12.25, 13.1; Colossenses 4.11).

2.      A assinatura apostólica.

Outro detalhe interessante de se notar nas cartas de Paulo é a reivindicação de sua autoridade apostólica com a ressalva “pela vontade de DeusEfésios 1.1.

Naquela época, para ser considerado um apóstolo no mesmo “nível” dos 12 originais era preciso ter andado com Cristo, ouvido e aprendido da boca de Cristo, Paulo, por não ter andado com Cristo era “rejeitado” por muitos, no sentido de que, não o viam como um apóstolo no mesmo nível dos 12 originais. O título de “Apóstolo” vem do grego “apostello” e significa enviar alguém em missão especial como mensageiro ou representante pessoal de quem o envia.

Esse título é usado por Cristo ( Hebreus 3.1), os 12 discípulos escolhidos por Ele ( Mateus 10,2), por Paulo ( Romanos 1.1; 2 Coríntios 1.1; Gálatas 1.1), e também por outros ( Atos 14.4,14; Romanos 16.7; Gálatas 1.19, 2.8,9; 1 Tessalonicenses 2.6,7).

3.      Uma epístola da prisão.

A epistola aos Efésios foi apenas uma das epístolas que Paulo escreveu enquanto estava preso por amor ao Evangelho.
E hoje (25/03/2020)?

É a data em que muitos cristãos estão presos em casa, por assim dizer, por causa da pandemia do corona vírus, Paulo enquanto estava preso, continuava fazendo a obra de Deus, da forma que ele conseguia, e Deus era com ele, pois Deus via que mesmo preso, Paulo trabalhava da forma que conseguia em prol do Evangelho.

O que você está fazendo em prol do reino de Deus neste dia? Reclamando ou fazendo o que pode em prol do Evangelho?

Muitas vezes Deus permite que seus servos passem um tempo “em prisão” por assim dizer, porque é assim que seus servos se concentram mais em Deus.
 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.Salmo 46.1

9. E (Deus) disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.
10. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.2 Coríntios 12.9,10

31. Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
32. (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
33. Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
34. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6.31-34

4.      Data.

Em Atos 28.30,31vemos que Paulo esteve em prisão domiciliar por 2 anos.
30. E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara e recebia todos quantos vinham vê-lo,
31. pregando o Reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.
Atos 28.30,31

O versículo 30 fala de prisão (luta, dificuldade, prova), no versículo 31vemos que mesmo preso, ele pregava o Reino de Deus e não havia impedimento algum para que ele pregasse, mesmo preso em casa. Paulo venceu as dificuldades de sua época, mesmo preso pregava, e nós hoje?

Podemos dizer que estamos em situação até mais confortante do que Paulo, pois temos Facebook, Youtube, Whatsapp, Telegram e outros meios para propagar o Reino de Deus.

A carta aos Efésios foi escrita em cerca de 62 d. C.
Tíquico foi o portador desta carta.
21. Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios e o que eu faço, Tíquico, irmão amado e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo,
22. o qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações.
Efésios 6.21,22

Paulo não estava só, nem física e nem espiritualmente. Nós também não estamos só, nem física e nem espiritualmente. Há irmãos por todo o mundo, orando e batalhando em prol do Reino de Deus.


2 – Destinatários


1.      A cidade de Éfeso.

Éfeso era uma cidade localizada a beira-mar, a cidade era um excelente centro comercial raramente igualado entre as cidades do mundo naquela época. O nome “Éfeso” significa “Desejável”. E de fato a cidade era sim muito desejável a olhos humanos, por ser um grande centro comercial, por estar localizada a beira-mar, Éfeso era considerada não somente um grande centro comercial, mas também um grande centro político e religioso, da Ásia menor ( Ásia menor, também conhecida como “Anatólia” era o nome de uma província romana, províncias eram regiões conquistadas e administradas por Roma,  hoje esta região é a atual Turquia).

Éfeso tinha cerca de 500 mil habitantes, houve uma época em que Éfeso foi considerada a segunda maior cidade do império romano, apenas atrás de Roma.

2.      A religiosidade em Éfeso.

A cidade de Éfeso abrigava o templo da deusa grega Ártemis, também conhecida como Artemísia (Diana para os romanos).

 A imagem de Diana era representada por uma mulher com o tórax coberto por dezenas de seios. Diana era considerada a deusa da caça, da vida selvagem, da abundância, da fertilidade, da lua e da magia.

Diana era adorada não apenas em Éfeso, mas em todo o mundo
(Atos 19.27). Hoje vemos que, uma outra “deusa” é adorada no “mundo” e conhecida como a “mãe do filho de Deus”.

Como disse Salomão a cerca de 2900 anos atrás; ..não há nada novo embaixo do sol. Eclesiastes 1.9

Veja abaixo a imagem da deusa Ártemis (Diana):
 



A economia da cidade dependia em muito dos milhares de turistas que visitavam a cidade anualmente, e também da venda de “imagens” da deusa, razão pela qual os moradores de Éfeso ficaram alarmados com a pregação de Paulo contra a idolatria.

26. e bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
27. Não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram a ser destruída.
28. Ouvindo isto, encheram-se de ira e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios!Atos 19.26-28

Havia um templo da “deusa” em Éfeso (Atos 19.35), este templo era considerado uma das grandes maravilhas do mundo antigo, construído em cerca de 550 a.C., é interessante notar que o livro de Atos mostra que a imagem adorada no templo havia “caído do céu” por assim dizer.
Então, o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Varões efésios, qual é o homem que não sabe que a cidade dos efésios é a guardadora do templo da grande deusa Diana e da imagem que desceu de Júpiter?Atos 19.35
 Muito provavelmente isto significa que algum meteorito caiu do céu e foi recolhido e usado para moldar a imagem.


3.      A “igreja” de Éfeso.

Paulo evangelizou a cidade e seus arredores durante 3 anos.
Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós.Atos 20.31

Muitas vezes, podemos ter a impressão de que evangelismo parece não dar resultado, mas dá sim, a curto e também a longo prazo.

Durante 3 anos de muita dedicação e árduo trabalho missionário aquela igreja cresceu e muito, Éfeso era uma cidade imoral, supersticiosa, idólatra e refém do ocultismo, ali Deus operou milagres extraordinários para mostrar que o poder de Deus era superior ao da “deusa” Diana e superior a toda e qualquer crença pagã, ocultismo e religiosidade “vazia”.

4.      A saudação epistolar.

A saudação de Paulo contém 3 declarações importantes.
1-      Paulo se identifica como apóstolo pela vontade de Deus (Efésios 1.1), aqui encontramos sua autoridade para escrever.
2-      A carta é dirigida aos santos e fiéis em Cristo (Efésios 1.1 parte b), a grande maioria das revelações de Deus é apenas para os fiéis.
3-      Efésios 1.2 mostra as bençãos de Deus para os crentes, Deus dá a cada cristão a graça e a paz que o mundo não pode dar.

É impossível alguém ter a verdadeira Paz sem ter a Graça (o favor imerecido de Deus). Graça e Paz andam juntas.
 a vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.Efésios 1.2

Esta carta aos Efésios foi possivelmente uma carta destinada não apenas a igreja de Éfeso, mas a todas as igrejas da província da Ásia menor. Muitos estudiosos acreditam que esta carta aos Efésios é a mesma carta aos laodicences mencionada por Paulo em Colossenses 4.16.
 E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também.Colossenses 4.16

3 – Propósito e Mensagem

1.      O propósito.

Aparentemente a epístola aos Efésios não aborda nenhum problema específico na “igreja”, como acontece em outros escritos. Embora Paulo estivesse confinado e prisioneiro em sua moradia alugada em Roma (Atos 28.30,31), ele elevava-se como águia nos domínios celestes da revelação, porque mesmo estando fisicamente preso, ele se concentrava em Deus e na obra de Deus, por isso mesmo estando fisicamente preso, ele crescia espiritualmente e com seu trabalho (de pregar e escrever cartas) ele também contribuía para o crescimento dos irmãos.

Paulo demonstrava uma constante preocupação com as “igrejas” que ele fundara (2 Coríntios 11.28).
Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.2 Coríntios 11.28

Paulo escreveu para fortalecer e amadurecer seus irmãos na fé, no amor, na sabedoria e na revelação de Deus através de seu filho Jesus Cristo. Paulo portanto, procura fortalecer a fé e os alicerces espirituais dos crentes de Éfeso ao revelar a plenitude do propósito de Deus na redenção em Cristo Jesus.

Paulo lhes ensina que a salvação é pela graça (Efésios 2.8), os judeus e não judeus são unidos por Deus através da obra redentora de Cristo (Efésios 2.13), ensina sobre a responsabilidade de andar com Cristo (Efésios 4.1-7) dentre outras coisas.

2.      A mensagem.
A mensagem de Efésios mostra que Deus requer um “novo padrão de conduta” para a igreja cristã, por assim dizer, tais como manter a unidade, adorar a Deus e viver no Espírito, isto é andar em obediência a Palavra de Deus.
 procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz:Efésios 4.3

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.Efésios 4.30

 (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), Efésios 5.9

18. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito,
19. falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração,
Efésios 5. 18,19

 orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santosEfésios 6.18

A carta se encerra com orientações de como se portar nos relacionamentos conjugais e na vida social, bem como proceder na luta contra o Diabo (Efésios 5.21-6.24).

A epístola, portanto, contém uma combinação de doutrina e vidacristã, daquilo que Deus fez e daquilo que se espera da “igreja”.
Um fato interessante de se notar é que a antiga cultura grega geralmente via a humildade, submissão, bondade e auto sacrifício de forma negativa, como fraquezas, e esta visão cultural da época dificultava em muito para os apóstolos ensinar que o filho de Deus foi humilde, submisso a vontade de Deus, foi bondoso e se sacrificou em favor da humanidade.

Conclusão:

A Epístola revela um elaboradoresumo da salvação e suas implicaçõespara a vida cristã. Seu conteúdo recorda
o favor imerecido que recebemosgratuitamente da parte de Deus. Suasexortações nos impelem a viver em
santidade e, alicerçados em Cristo – acabeça da Igreja
 (Efésios 1.22), a batalhar contraas forças das trevas.

Por – Prof. Jose Junior

Referências:

Bíblia de Estudo Pentecostal,
Livro de Apoio 2º trimestre,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Comentário Bíblico CPAD,
Comentário Bíblico Matthew Henry,
Bíblia do Expositor,
Apontamentos teológicos prof: José Junior