9 de setembro de 2021

O REINADO DE EZEQUIAS

 

O REINADO DE EZEQUIAS

 

Texto Áureo:

 

Então, disse o sumo sacerdote Hilquias (Hilquias foi o sumo sacerdote que encontrou o rolo ou livro da Lei. Um dos filhos de Hilquias se chamava Azarias. Este Azarias foi o avô de Esdras, o sacerdote e escriba, portanto, Hilquias foi o bosavô de Esdras, veja 1 Crônicas 6.13-14; 9.11; Esdras 7.1) ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.

2 Reis 22.8

 

Fred Francis Bosworth (evangelista norte-americano) observa que desconhece-se o paradeiro do livro até àquele momento; a sugestão freqüentemente apresentada (por historiadores) é a de que o livro fizera parte dos tesouros que Salomão guardara em algum lugar do templo. E, devido a idolatria de Judá ninguém se importou com o livro da Lei até aquele momento. Este livro da Lei era o pentateuco completo, ou pelo menos a maior parte dos escritos de moisés. Este livro da Lei só não foi destruído por causa da intervenção divina que não permitiu que este livro fosse destruído pelos idólatras da época.

 

 

1 Josias Repara o Templo

 

 

1. “Achei o livro da Lei no Templo do Senhor”.

 

1. Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém; e era o nome de sua mãe, Jedida, filha de Adaías, de Bozcate.

 

2. E fez o que era reto aos olhos do SENHOR; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda.

 

3. Sucedeu, pois, que, no ano décimo oitavo do rei Josias, o rei mandou o escrivão Safã, filho de Azalias, filho de Mesulão, à Casa do SENHOR, dizendo:

 

4. Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à Casa do SENHOR, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo.

 

2 Reis 22.1-4

 

Ao abservar a lista dos reis de Judá é raro encontrar alguém que obedeceu a Deus completamente, Josias foi um exemplo de bom rei, no ano décimo oitavo do rei Josias, ele, (então com 26 anos, pois quando começou a reinar tinha 8 anos, veja o vers.1, e no décimo oitavo ano de seu reinado, veja o vers. 3), deu inicio a reforma do templo com base nas “leis do Senhor”. Devemos ter em mente que as crianças são o futuro de nossas “igrejas”, muitas delas estarão na “liderança da Igreja de amanhã”, pregando e ensinando, por isso nós pais, professores, membros da “igreja” em geral temos a obrigação de ensinar e ensinar bem nossas crianças sobre a Palavra de Deus, sobre o temor a Deus.

 

Então, disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da Lei na Casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu. 2 Reis 22.8

 

Este livro da Lei ficou “perdido” por cerca de 60 anos, pois durante os reinados de Manassés e Amom o sagrado livro não foi consultado.

Isto me Lembra a frase de Dwight Lyman Moody (evangelista norte-americano):

 

“Ou este livro me afasta do pecado ou o pecado me afastará deste livro”

 

Observe que, enquanto o povo estava entregue a satisfação dos próprios interesses e a idolatria de modo geral, não tinham interesse na Palavra de Deus, por isso, Deus permitiu que o livro da Lei não fosse encontrado até surgir o “momento certo”, por assim dizer.

 

2. O rei rasgou suas vestes.

 

10. Também Safã, o escrivão, fez saber ao rei dizendo: O sacerdote Hilquias me deu um livro. E Safã o leu diante do rei.

 

11.Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei as palavras do livro da Lei, rasgou as suas vestes fácil para um homem saber se ele tem uma “vida espiritual” ou não, se, ao ler a Bíblia, ele nem é consolado nem aterrorizado, então é evidente que ele está longe de Deus. Exatamente de quanto ele leu, não nos é dito, no entanto, deve ter sido uma boa parte, a leitura possivelmente durou algumas horas, pois se tratando da Palavra de Deus, Josias não poderia ser precipitado, não bastava apenas ler, mas meditar, refletir sobre o que foi lido) .

2 Reis 22.10,11

 

 

Ao ver e ler as palavras do livro o rei Josias ficou compungido (arrependido, insatisfeito) com tristeza e receio. Quando a Palavra de Deus foi encontrada e lida ,percebeu-se que era necessário drásticas mudanças para que o reino estivesse de acordo com os mandamentos do Senhor. Em nossos dias, temos a Palavra de Deus em nossas mãos.

 

Quais mudanças são necessárias em nossas vidas para que estejamos de acordo com os mandamentos do Senhor?

 

Só eu posso responder quais mundanças são necessárias em minha vida para que eu esteja mais de acordo com a vontade de Deus. Só você pode responder quais mudanças são necessárias em sua vida para que você esteja mais de acordo com a vontade de Deus.

 

A verdade é que todos nós, sem exceção desde o novo convertido até o pastor da “igreja”, todos nós temos de mudar algum ponto de nossas vidas, para que estejamos mais de acordo com a vontade de Deus (Pense nisso).

 

Tenha em mente também que, para conseguir mudar o que você precisa mudar em sua vida, é necessário estar fazendo algo hoje (agora) para conseguir progredir espiritualmente, se você não começar a fazer algo hoje para progredir espiritualmente, você certamente não conseguirá estar mais próximo de Deus amanhã (Pense nisso).

 

3. Entendendo a vontade de Deus.

 

12. E o rei mandou a Hilquias, o sacerdote, e a Aicão, filho de Safã, e a Acbor, filho de Micaías, e a Safã, o escrivão, e a Asaías, o servo do rei, dizendo:

 

13. Ide e consultai ao SENHOR por mim, e pelo povo, e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do SENHOR que se acendeu contra nós, porquanto

nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto de nós está escrito (Após uma única leitura da Lei de Deus o rei Josias mudou o curso da nação, por assim dizer, hoje a maioira das pessoas tem Bíblias, mas poucas se deixam influenciar pelas verdades encontradas na Palavra de Deus).

 

14. Então, o sacerdote Hilquias, e Aicão, e Acbor, e Safã, e Asaías foram à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticva, o filho de Harás, o guarda das vestiduras ( e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte ) e lhe falaram difícil explicar porque eles desconsideraram servos de Deus como Sofonias, Jeremias ou possivelmente Habacuque, que viviam naquele tempo. Ela era uma rara exceção, que os homens normalmente ocupavam o cargo de profeta. Hulda, presumivelmente, havia se estabelecido como uma confiável porta-voz de Deus. A sua inspiração profética nesta ocasião é justificativa suficiente para os servos do rei a terem procurado. A palavra do Senhor através de Hulda consistia de dois pontos principais:

 

(1) A ira de Deus havia sido acesa e o julgamento viria sobre o povo por causa das práticas idólatras (vers.15-17);

 

(2)  Josias, o rei de Judá (vers.18) não viveria para ver a destruição e a desolação resultante do derramamento da ira de Deus (18-20).

 

15. E ela lhes disse: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Dizei ao homem que vos enviou a mim:

 

16. Assim diz o SENHOR: Eis que trarei mal sobre este lugar e sobre os seus moradores, a saber, todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.

 

17. Porquanto me deixaram e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar e não se apagará.

 

18. Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar ao SENHOR, assim lhe direis: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, acerca das palavras que ouviste:

 

19. Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o SENHOR, quando ouviste o que falei contra este lugar e contra os seus moradores, que seriam para assolação e para maldição, e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o SENHOR (a verdade do coração sincero, quebrantado diante de Deus, será sempre reconhecido pelo Pai Celestial, o que Josias fez é o que a “Igreja moderna” precisa desesperadamente de fazer, também. Pois vivemos em uma época em que divórcios, tatuagens, roupas sensuais, gírias e etc., estão se tornando cada vez mais comuns no meio da “igreja”).

 

 

 

20. Pelo que eis que eu te ajuntarei a teus pais, e tu serás ajuntado em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então, tornaram a trazer ao rei a resposta (vemos aqui as promessas de Deus a Josias pelo fato de ele ter sido temente a Deus, o temor a Deus, isto é, o respeito por Deus e sua Palavra é sempre recompensado pelo Pai).

2 Reis 22.12-20

 

2 A Renovação do Pacto com o Senhor

 

1. A leitura do livro diante do povo.

 

1.  Então, o rei ordenou, e todos os anciãos de Judá e de Jerusalém se ajuntaram a ele.

 

2. E o rei subiu à Casa do SENHOR, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém (Todas as classes sociais tinham de participar da restauração do relacionamento convencional,os líderes espirituais tinham de participar. Muitas vezes há importantes questões no âmago da “igreja” e boa parte dos líderes não dão a devida importância) , e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro do concerto, que se achou na Casa do SENHOR (todo avivamento verdadeiro sempre começa com a “escuta” da Palavra de Deus e é claro, com a oração).

2 Reis 23.1,2

 

 

Pergunta para reflexão?

 

Alguém pode passar por um avivamento apenas indo ao culto 3 vezes por semana?

R: A resposta para esta pergunta é NÃO. Porque para passarmos por um avivamento é necessário ter uma vida constante de oração também em casa, os crentes realmente avivados são crentes que oram muito mais em casa do que no “templo”.

 

Alguém pode passar por um avivamento apenas indo as aulas de EBD?

 

R: É claro que ir aos cultos, ir nas aulas de EBD, participar de lgum departamento da “igreja” podem ser sinais de que alguém está avivado ou no minimo buscando por um “avivamento”, mas apenas estas coisas sem vida de oração, “escuta da Palavra” e sem obediência não são suficientes para tornar uma pessoa verdadeiramente avivada (Pense nisso).

 

2. A destruição dos ídolos.

 

É impossível passar por um avivamento, agradar a Deus, sem retirar os ídolos de nossas vidas. Há atualmente na “igreja atual” muitos ídolos que passam desapercebidos aos olhos de muitos.

Quando eu quero ir no culto quando o pregador específico vai pregar, isto é um sinal de que estou idolatrando tal pregador.

Quando eu vou na EBD quando o professor específico vai ministrar, é sinal de que estou de certa forma, idolatrando tal professor.

Não é suficiente crermos no que é certo e dizer; é verdade!!!

É preciso agir e por em prática aquilo que estamos aprendendo

3 – A Celebração da Pascoa

 

 

1. A celebração da pascoa e a restauração do culto e dos ofícios do templo.

 

PÁSCOA: Festa instituída por Deus para Israel, na época do Êxodo, para celebrar a noite em que o Senhor Deus poupou todos os recém nascidos primogénitos dos israelitas e matou todos os primogênitos dos egípcios. A festa da páscoa era também uma antecipação do sacrifício expiatório de Jesus.

(Êxodo 12.1-30,43-49).

2. A maior pascoa da monarquia.

 

21. E o rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao SENHOR, vosso Deus, como está escrito no livro do concerto.

 

22. Porque nunca se celebrou tal Páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá ( a Páscoa vinha sendo observada, mas, não com tal pureza, com tal alegria e ânimo de coração, ou com tantos sacrifícios acompanhantes, ou tão exatamente em concordância com a lei, e com tal liberalidade de custos).

 

23. Porém, no ano décimo oitavo do rei Josias, esta Páscoa se celebrou ao SENHOR, em Jerusalém ( Josias reinou por trinta e um anos, de 640 a 609 A. C., pelo que a data dessa páscoa especial foi em cerca de 622 A. C., ou seja, a apenas vinte e cinco anos antes do cativeiro babilónico, que poria fim ao reino do sul, Judá. Um remanescente de Judá, isto é, uma pequena parte do povo voltaria setenta anos mais tarde, reiniciando as coisas, mas de maneira extremamente humilde, (leia Esdras e Neemias para uma melhor compreensão da história). Portanto, as reformas de Josias vieram tarde demais e foram por demais pequenas. O grande juízo do cativeiro babilónico não foi evitado.

2 Reis 23.21-23

 

 

Josías, por sua devoção a Deus, não viu todo o mal que Deus permitiu que viesse sobre Judá, mas a terrivel idolatria e dosobediência cometida pelo povo e seus reis anteriores acabou por fazer com que Judá (e também Israel) sofressem muito.

 

Percebemos que o pecado é como um cartão de crédito, pode-se usar e abusar a vontade, mas, um dia chega a conta para pagar. Por isso, analisemos como anda nossa vida espiritual.

Conclusão:

 

Josias foi um exemplo de bom rei, mesmo sendo neto de Manassés, um rei terrível e filho de Amom, outro péssimo rei, Josias escolheu trilhar os caminhos do Senhor, não importa qual a sua origem, o que importa é, como será seu fim, você não conseguiu escolher o lugar de onde você saiu, mas pode escolher o lugar pra onde você vai,pode escolhar servir a Deus por toda sua vida ou não. A decisão é sua.

 

Fontes

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Bílbia do Expositor,

Comentário Bílblico Broadman,

Comentário Bílbico Africano,

Bílblia de Estudo Arqueológica,

Dicionário Bíblico Tyndale,

Dicionário Bíblico Wycliffe,

Dicionário Vine,

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,

Comentário Bíblico Moody,

Bílbia de Estudo Explicada,

Bíblia de Estudo Holman,

Revista Cristão Alerta Trimestre de 2021,

O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo- Russel Norman Champlin,

Apontamentos teológicos professor José Junior.