11 de fevereiro de 2020

A QUEDA DO SER HUMANO


A QUEDA DO SER HUMANO

Texto Áureo:

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
Romanos 5.12

Paulo escreveu estas palavras porquê muitas pessoas questionavam, como a morte de um único indivíduo ( Jesus) poderia abençoar tanta gente. Paulo explica
detalhadamente no livro de Romanos que herdamos de Adão nosso “primeiro pai” a “morte espiritual” por assim dizer, as consequências do pecado de Adão passaram a todos os seus descendentes, mas, através do sacrifício de Cristo, todos aqueles que crerem e desejarem, podem novamente voltar a ter “comunhão com Deus”, assim como Adão tinha antes da queda.

Leitura Bíblica em Classe –Geneis 3: 1-7

1.Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR
Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de
toda árvore do jardim?

Lembre-se que o livro de Gênesis usa uma linguagem que facilitava a compreenção
dos povos antigos.

A serpente surge de repente no paraiso, não se sabe mais detalhes sobre isso. A
serpente simboliza algo tanto sedutor quanto repugnante, mesmo assim, nem Adão e nem Eva conseguiram enxergar o perigo encarnado na serpente. Apesar de a serpente aqui ( no vers. 1) não ser identificada como satanás, ela é claramente identificada como tal em Apocalipse 2.9 e 20.2.
Veja:

E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Apocalipse 12.9
Ele ( o anjo) prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e
amarrou-o por mil anos.
Apocalipse 20.2

Os antigos interpretes judeus não conseguiam explicar o que ou quem era a serpente no Éden. Eles só foram obter a compreenção de que ( segundo eles) a serpente era o diabo disfarçado, vários séculos depois do ocorrido. Não se sabe ao certo quando eles passaram a ter este “entendimento”, mas provavelmente foi a partir das revelações do Novo Testamento.



Não podemos afirmar se satanás se transformou em serpente, ou se incorporou em uma serpente ou se as serpentes eram animais bem mais inteligentes no Éden ou não, e também não podemos dar uma resposta 100% plausível sobre o porquê a serpente foi amaldiçoada ( Gênesis 3.14), se tal linguagem é 100% simbólica ou não, o fato é que a Bíblia não foi escrita para satisfazer nossa curiosidade, e por isso, muitas perguntas sobre isso ficam “no ar”, existem muitas teorias mirabolantes para responder tais perguntas que surgem sobre o assunto, mas não vamos abordar tais teorias neste PDF para não fugir do foco da lição.

As coisas encobertas são para o SENHOR, nosso Deus;...
Deuteronômio 29.29

Você já se perguntou, porquê a serpente abordou a mulher e não o homem?
Será que é porquê a mulher era mais fraca do que o homem?

Não, certamente não era isso, embora alguns historiadores sugiram que Adão estava junto com Eva e ficou apenas observando ela conversar com a serpente, não há base bíblica para pensar assim. O mais provável é que a serpente tenha aguardado Adão e Eva “se distanciarem” um pouco e aí então, aproveitou o momento de “breve” solidão de Adão e Eva para escolher qual dos dois abordaria.

A serpente possivelmente imaginou que se abordasse Adão primeiro, talvez não tivesse êxito em seu plano, então decidiu abordar a mulher, é cientificamente comprovado que a mulher tem um poder de persuasão maior que o do homem, e é muito provável que este tenha sido o fator que fez com que a serpente escolhece abordar Eva primeiro, pois a serpente sabia que Eva teria muito mais chances de convencer Adão a desobedecer Deus do que a serpente.

Repare nas palavras da serpente: É assim que Deus disse: Não comereis de toda
árvore do jardim?

A serpente distorceu as palavras de Deus, não era isso que Deus havia dito. As
palavras que Deus disse foram:

...De toda árvore do jardim comerás livremente,
mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2.16,17

Deus só havia proibido o ser humano de comer do fruto da árvore da ciência
( conhecimento) do bem e do mal, e foi justamente da única árvore que Deus proibiu o homem de comer, que o homem comeu.

Se Deus não queria que o homem comesse deste fruto, porquê deixou a árvore ao alcance do homem?
A intenção de Deus era testar o primeiro casal, ver se eles seriam fiéis, mas eles infelizmente não foram, alguns teólogos acreditam que Adão e Eva não eram perfeitos, eram sem pecado, mas não eram perfeitos, pois ainda tinham muito o que aprender.
2.E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos,

Eva repetiu as palavras de Deus em Gênesis 2.16, o que mostra que assim como
Adão, Eva estava ciente do que poderia e do que não poderia fazer.

3.mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis
dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

No vers. 3 Eva repete as palavras de Deus em Gênesis 2.17, porém, Eva faz um
acréscimo, nem nele tocareis, alguns teólogos sugerem que, por este acréscimo, Eva já estava pecando ao adicionar palavras a Palavra de Deus ( mas só podemos
conjecturar quanto a isso), contudo podemos ter a certeza de que o primeiro pecado humano não foi “ampliar” a advertência divina, mas sim, desobedecer a ordem de Deus comendo o fruto da árvore que Ele proibira.

4.Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Ésta foi a primeira mentira que satanás contou a “humanidade” ( Certamente não
morrereis) , durante toda a história humana, o grande sonho do ser humano é “não morrer”, viver para sempre. Atualmente existem no mudo cerca de 400 corpos
congelados de milionários excêntricos) esperando o avanço da ciência para que possam ressuscitar. De fato, o ser humano certamente não morreria, se tivesse
permanecido em obediência a Deus, mas a desobediência selou a morte de todo ser humano ,mas, hoje através de Cristo, temos a promessa de vida eterna, mas esta promessa é apenas para aqueles que optam por servir a Deus.

5.Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Aqui, satanás disse uma verdade, quando comessem, seus olhos se abririam para
conhecer o bem e o mal, o conhecimento certamente é bom, mas, somente quando é corretamente aplicado, hoje existem muitos líderes religiosos que tem conhecimento sobre Deus e sua Palavra, mas não aplicam este conhecimento de maneira correta, antes o usam para tirar o máximo de dinheiro dos incautos ( imprudentes, sem cautela, descuidados, preguiçosos para aprender sobre Deus e sua Palavra), através de campanhas bizarras, coisas “ungidas” e promessas antibíblicas.

6.E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos
olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Eva considerou que não havia nada de errado em comer do fruto daquela árvore, não parecia ser venenosa, parecia ser inofensiva, talvez Deus estivesse “escondendo o ouro” e não queria que ela e o esposo fossem como Deus, pensou Eva.


É assim que satanás faz, ele leva as pessoas a creditarem que o melhor é curtir a vida, se divertir, aproveitar o momento, não se negar a viver nenhum prazer, satanás faz o pecado parecer inofensivo, e muitos só percebem isso depois de “comer do fruto do pecado” por assim dizer.

Eva comeu e também deu do fruto a seu marido, ele comeu consciente, sabendo o que estava fazendo, por isso Paulo fala do pecado em Romanos 5.12 como sendo de
Adão, pois ele comeu consciente.

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
Romanos 5.12

7.Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e
coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.

Quando pecaram, seus olhos foram abertos para enxergar que haviam perdido a
comunhão com Deus, sem que ouvesse mais ninguém por perto, sentiram-se
invergonhados, sua ingenuidade foi substituída por medo e desconfiança, e
procuraram se cobrir com folhas de figueira.

Hoje em dia muitos tentam cobrir seus pecados com as folhas de figueira chamadas
“desculpas”
Gênesis 3. 1-7

1 – O Livre Arbítrio do Ser Humano

Deus deu ao ser humano um grande “poder” po assim dizer. O livre arbítrio.
O primeiro casal fez um mau uso de seu livre arbítrio, e por isso acabou pecando contra Deus.

No hebraico temos a palavra “hatah”, que é usada para definir pecado.
E no grego temos a palavra “hamartia” que também é usada para definir pecado.

Tanto a palavra “hatah” quanto a palavra “hamartia” significam: errar o alvo, faltar com o dever, não cumprir com o combinado.

O livre arbítrio é o dom de Deus, através do qual podemos, desimpedidamente escolher entre o bem e o mal.

Veja exemplos bíblicos que mostram que o ser humano tem livre arbítrio:

E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.
Deuteronômio 28.1



Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Josué 24.15

19.Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a
vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a
tua semente,
20.amando ao SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te achegando a ele;
pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias; para que fiques na terra que o
SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar.
Deuteronômio 30.19,20

Estes versículos citados acima ( além de vários outros existentes na Bíblia) mostram que o ser humano tem o livre arbítrio ( a capacidade de escolha).

No dias atuais cerca de 8 % dos cristãos não crêem que o ser humano tem o “livre arbítrio ( a capacidade de escolher qual caminho quer seguir). Dentre outras coisas
tais “cristãos” afirmam que, se o ser humano tivesse o livre arbítrio, poderia dizer:

Eu nunca mais vou pecar, e assim o ser humano poderia nunca mais pecar, caso tivesse o livre arbítrio.

Mas como o ser humano não pode fazer isso, então o ser humano não tem o livre arbítrio ( assim argumentam aqueles que não crêem no livre arbítrio).

O que tais “cristãos” não entendem é que, não podemos comparar o nosso livre
arbítrio com o livre arbítrio de Deus ( que também podemos chamar de “soberania de Deus).

Deus é onipotente ( Deus pode todas as coisas), onisciente ( Deus sabe todas as coisas) e onipresente ( Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo).
Portanto o ser humano não pode querer comparar o “livre arbítrio humano” com o
“livre arbítrio de Deus”.

Por Adão e Eva serem os “pais da humanidade” as consequências do pecado deles atingiram toda a humanidade, mas toda a humanidade tem o livre arbítrio para escolher se quer “lutar contra a sua natureza pecaminosa herdada dos nossos
primeiros pais ou não”.

Se o ser humano não tivesse o livre arbítrio para escolher qual caminho quer seguir, Deus não poderia julgar o ser humano por suas escolhas, mas a Bíblia é clara em dizer que Deus julgará a cada um segundo as suas obras:

Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer
seja bom, quer seja mau.
Eclesiastes 12.14

Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um
receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem ou mal.
2 Coríntios 5.10

Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar
conta no Dia do Juízo.
Mateus 12.26

O simples fato de existirem 2 grupos de cristãos, um que crê no livre arbítrio e outro que não crê no livre arbítrio já é uma prova clara de que existe sim o livre arbítrio.

O simples fato de existir tantas denominações evangélicas diferentes, e várias linhas teológicas já é uma prova óbvia, clara e contundente de que existe sim o livre arbítrio.

2 – A Queda, um Evento Histórico e Literal

A apostasia ( abandono das diretrizes de Deus) deu-se em consequência do conflito
entre o livre arbítrio humano e a soberania ( autoridade) de Deus, nesse episódio
ocorreu a “queda” da humanidade.

Adão e Eva eram livres para escolher obedecer os mandamentos de Deus ou não,
Deus deu ao ser humano o livre arbítrio porquê Deus não queria “bonecos” em sua
presença, caso o ser humano não tivesse livre arbítrio, seria como um mero “boneco sem vontade própria”.

A ordem de Deus concernente ( que tem relação, esta ligado a algo ou alguém) a
árvore da ciência ( conhecimento) do bem e do mal era clara:

16.E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim
comerás livremente,
17.mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em
que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2

Eles tinham a opção de escolher entre obedecer e desobedecer a Deus, optaram por desobedecer a ordem de Deus e pagaram um alto preço por isso, a desobediência deles fez com que não apenas eles, mas toda a sua descendência ( toda a humanidade) sofresse consequências terríveis, verdadeira é a frase ( muito antiga) que diz: “Adão, Adão, o que fizeste? Porquê embora tu é que tivesse pecado, o mau não recaiu sobre ti somente, mas sobre todos quanto vieram de ti, pois tu eras o primeiro do qual seriam gerados todos os outros” ( para mais detalhes sobre isso, veja nosso estudo da lição 5)

Podemos dizer que o “divisor de águas” que fez com que Eva sucumbisse diante da tentação foi o fato de ela ter “parado para ouvir” alguém que ensinava ( ou dizia) coisas contrárias ao que Deus ensinou ( ou disse).
A estratégia de satanás ainda é a mesma.
Ele ( satanás) diz ou usa pessoas para dizer coisas contrárias aquilo que a Palavra de Deus ensina. Ao contrário do que muita gente pensa, satanás não usa armadilhas mirabolantes ( espalhafatosas, chamativas, espetaculosas) para tentar nos derrubar, satanás usa armadilhas aparentemente inofensivas, pequenas, simples para tentar nos derrubar.

Note que em nenhum momento a serpente demonstrou ser uma ameaça a integridade física de Adão e Eva, em nenhum momento a serpente gritou ou esbravejou com Eva, não assumiu a aparência de uma criatura avermelhada, com chifres e um tridente, não.

A serpente chegou “de mansinho”, ganhando confiança, parecendo ser “amiga”. A
estratégia de satanás ainda é a mesma, portanto, cuidado.

Podemos dizer que o “divisor de águas” que fez com que Adão caísse na tentação de desobedecer a Deus foi dar ouvidos a pessoa que ele mais amava. Quem era pessoa que Adão mais amava?
R: Eva

Se Adão amasse mais a Deus do que Eva, jamais teria caído na tentação de
desobedecer as ordens de Deus que foram dadas a ele pelo próprio Deus.

16.E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim
comerás livremente,
17.mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em
que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 2

Veja o que Diz Gênesis 3.6:

E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu
também a seu marido, e ele comeu com ela.
Gênesis 3.6

Adão comeu do fruto sabendo o que estava fazendo, caso contrário, apenas Eva teria caído e não Adão. Mas a Bíblia diz que foi por Adão que entrou o pecado no mundo, porquê ele comeu do fruto de maneira consciente, ele sabia o que estava fazendo:

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte,
assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram.
Romanos 5.12

Jamais podemos cometer o erro ( que Adão cometeu) de amar mais alguém do que a Deus.

Certamente que devemos amar muito nossos cônjuges, filhos, amigos e etc ( João
15.13), mas devemos amar a Deus acima de tudo e de todos:
34.E os fariseus, ouvindo que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se no
mesmo lugar.
35.E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo:
36.Mestre, qual é o grande mandamento da lei?
37.E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a
tua alma, e de todo o teu pensamento.
38. é o primeiro e grande mandamento.
Mateus 22

Jesus disse que este é o primeiro e grande mandamento, porquê Adão, o pai da humanidade, falhou exatamente aqui, falhou em cumprir o primeiro e grande mandamento. Adão amou mais a Eva do que a Deus, se tivesse amado mais a Deus, não teria caído, ou seja, não teria desobedecido a Deus.

A estratégia de satanás ainda é a mesma, por isso, cuidado…
A narrativa da queda do ser humano deve ser entendida de forma literal, pois o livro de Gênesis não é um livro de mitologia, mas é parte da Palavra de Deus.
Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que, pela
paciência e consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
Romanos 15.6

3 - As Consequências da Queda do Homem

Devido a sua rebelião contra o Senhor, a raça humana teve que arcar com pesados
encargos.

A conciência do pecado , a perda da comunhão com Deus, a transmissão do pecado as gerações subsequentes ( seguintes), a enfermidade da terra e a morte física.

Certamente, a pior coisa que aconteceu a raça humana, não foi a transmissão do
pecado as gerações seguintes, nem a infermidade da terra e nem a morte física.

A pior de todas as consequências da rebelião do ser humano contra Deus foi sem
dúvida a perda da comunhão com Deus.

Todo pecado pode ser caracterizado como rebeldia ( ato de rebelar-se, ser
desobediente, indisciplinado, não cumprir ordens).

E todas as vezes que o ser humano peca contra Deus, ele sofre consquências terríveis.

Deus, por intermédio de Moisés ensinou ao povo:

Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente,
Deuteronômio 30.19

A vida aqui é, obedecer a Deus, ou seja, a obediência a Deus é sinônimo de vida.
E a desobediência por outro lado, é sinônimo de Morte.
Todos os problemas da humanidade são resultado de uma única coisa:
A PERDA DA COMUNHÃO COM DEUS, que vem através da REBELDIA
( desobediência).
Como disse certa vez Billy Graham:
“Estar em paz com Deus não é automático”

Na verdade, nunca foi, se o “estar em paz com Deus” fosse algo automático, Adão e
Eva não teriam perdido sua comunhão com Deus.

E estamos hoje, por natureza, por assim dizer, separados de Deus.
A Bíblia diz:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus,
Romanos 3.23 ( ou seja, todos sofremos as consequências do pecado de nossos
primeiros pais e por isso, já nascemos separados de Deus).

Mas, há o “remédio de Deus contra o pecado”.
A CRUZ.

O amor de Deus reduz a separação entre Deus e você. Quando morreu na
cruz, e ressuscitou, Jesus Cristo pagou a punição pelos nossos pecados.

A BÍBLIA diz:
“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre
o madeiro”
1 Pedro 2.24

Cabe ao ser humano, receber esse grandioso “amor de Deus”, ( De que forma?)
Recebendo a Cristo como o seu Senhor e salvador ( veja mais sobre isto no nosso
estudo da lição 13).

As consequências da queda do primeiro casal nos mostram duas “faces” muito
importantes.

1º Mostra a depravação abissal da raça humana, pois a sombra do pecado passou a
estar em cada aspecto do ser humano.

2º Mostra a sobrepujante glória de Deus, pois, ..onde o pecado abundou,
superabundou a graça ( de Deus), ( Romanos 5.20).

Deus não planejou a queda do homem, assim como declarou certa vez João Calvino ( Calvino foi um grande teólogo, mas certamente não deve ser levado a sério neste
ponto).

A queda do homem se deu por opção do próprio homem, pois ele tinha o livre arbítrio para escolher qual caminho seguir, assim como toda a humanidade o tem, para escolher qual caminho quer seguir.
Pelo fato de a natureza humana estar tão “deteriorada” por causa da queda, nenhum ser humano tem a capacidade de fazer o que é bom sem a ajuda de Deus, o pecado do primeiro casal humano, causou consequências terríveis a toda a raça humana.

Conclusão

Dois fatos marcaram a doutrina do homem nas sagradas escrituras, a criação e a
queda.

Mas a queda do homem não pegou Deus “de surpresa”.
A fim de corrigir as consequências da queda do homem Deus já havia separado o cordeiro imaculado desde a fundação do mundo, para nos redimir de todo o pecado.

E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
Apocalipse 13.8

Por = Prof. Jose Junior

Fontes

Comentário Bíblico Beacon,
Comentário Bíblico R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo do Expositor,
Bíblia de Estudo John MacArthur,
Bíblia de Estudos Arqueológica,
Comentário Bíblico Matthew Henry,
Billy Graham Responde,
Enciclopédia Temática da Bíblia Shedd,
Instituto de teologia LOGOS –Hamartiologia,
Apontamentos teológicos prof: José Junior

Se este material foi útil pra você, compartilhe
...de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8