1 de julho de 2025

A Igreja existia antes de Pentecostes

 

A Igreja existia antes de Pentecostes

1. O significado literal da palavra igreja ( ekklesia ).

De ek , que significa "fora" e kaleo que significa "chamar".

Jesus "chamou para fora" os discípulos que eram discípulos de João no início de Seu ministério público, formando a igreja ou assembleia "chamada para fora" (João 1:35-51).

2. Cristo disse que deixaria sua "casa" na terra quando ele partiu para uma "longa viagem" (ascendeu de volta aos céus) (Marcos 13: 31-37).

A igreja [local] é identificada como sua "casa" (Hb 3:1-6; 1 Tm 3:15;. Ef 2:20,21;. 1 Coríntios 3:16).

Cristo subiu antes de Pentecostes (Marcos 16:19, Atos 1:9-11).

3. Cristo falou de seus discípulos como de um "rebanho" antes de Pentecostes (Lucas 12:32;. Mateus 26:31,32).

A igreja [local] é identificada como o "rebanho" de Deus (Atos 20:28,29; 1. Ped 5:2,3).

4. Eles pregaram o Evangelho antes de Pentecostes (Marcos 1:1; 3:14;. Mat 10:14, Lucas 10:1-17).

5. Eles tinham poder do Espírito Santo antes de Pentecostes (Mat. 10:05, 19,20).

6. Eles foram batizados antes de Pentecostes (João 4:1,2).

7. Eles receberam a Ceia do Senhor antes de Pentecostes (Mateus 26:26, Lucas 22:17-20, Marcos 14:22-26).

8. Eles tinham um ministério ordenado antes de Pentecostes (Marcos 3:14;.. Cf 1 Cor 12:28).

9. Eles tiveram a disciplina na igreja [local] antes de Pentecostes (Mateus 18:15-17).

10. Eles tinham Cristo como seu "cabeça" antes de Pentecostes (João 13:14;.. Cf Ef 1:22,23).

11. Eles tiveram uma adesão de 120 antes de Pentecostes (Atos 1:15).

12. Haviam visto Jesus subir ao céu com as suas mãos estendidas para abençoá-los (Lc 24.50,5 1).

13. O firme propósito daqueles 120 crentes reunidos no cenáculo era ficar ali até receberem a bênção. At 1.14

14. Eles tiveram uma reunião de negócios e oficiais eleitos antes de Pentecostes (Atos 1:15-26).

15. Eles tinham um tesoureiro antes de Pentecostes (João 13:29).

16. "Agregaram-se" a eles 3000 no dia de Pentecostes (Atos 2:41).

17. Eles tinham a "Grande Comissão" antes de Pentecostes (Mateus 28:19,20).

18. Cristo estava "construindo" sua igreja [local] antes de Pentecostes (Mateus 16:18).

19. Eles ("nós") já existiam ("conviveram conosco"), "desde o batismo de João" (Atos 1:21,22).

20. O noivo estava com sua noiva (a igreja [local]), antes de Pentecostes (João 3:29;. Cf Ef 5:22-33;.. 2 Coríntios 11:02).

21. Cristo cantou na sua igreja [local] antes de Pentecostes (Marcos 14:26, em cumprimento do Salmo 22:22; ver Heb 2:12.).

23. O apostolo Paulo manda saudações a uma igreja em casa.( Rom. 16:5), ( 1 Corintios 16: 19 ).

24. Olhamos para o que Paulo diz aos apóstolos. (1 Corint 15: 9 ).

25. Onde a igreja primitiva SE reunia. ( Atos 8:3; Col 4: 15 ).

26. Cada casa era considerada uma igreja, pois a igreja que é o povo, se encontrava ali. ( Filemon 1:1-2 )

Obs. NÃO HÁ NAS Escrituras, em qualquer lugar, algo que indique que a[s] igreja[s] [locais]começaram no dia de Pentecostes.

 

Amem

 

 

IGREJA QUE NASCEU NO PENTECOSTES

 

IGREJA QUE NASCEU NO PENTECOSTES

O Pentecostes é a inauguração escatológica do novo povo de Deus, marcado por uma teofania, cumprimento profético e capacitação para o serviço.

I. A NATUREZA DO PENTECOSTES: UM EVENTO SOBRENATURAL E PROFÉTICO

1. O Pentecostes como Teofania

No Pentecostes, Deus Se manifesta de forma visível e audível. O termo teológico "teofania" se aplica aqui: trata-se de uma manifestação perceptível da presença de Deus.

Atos 2:2-3 = descreve “um som... como de um vento veemente e impetuoso” e “línguas repartidas, como que de fogo”.

Esses elementos remetem a manifestações anteriores de Deus no Antigo Testamento:

Êxodo 19:16-18 – No Sinai, a Lei foi dada entre trovões, relâmpagos e fogo. A presença de Deus era palpável.

Hebreus 12:18-21; 25-29 – O autor contrasta o Sinai com o novo pacto, implicando que no Pentecostes temos a manifestação de Deus agora nos corações dos crentes (cf. Jeremias 31:33; Ezequiel 36:26–27).

No Sinai, Deus gravou a Lei em tábuas de pedra; no Pentecostes, Ele escreve sua vontade nos corações dos fiéis.

O apóstolo Pedro, no seu sermão, interpreta o evento como cumprimento direto da profecia de Joel:

Atos 2:16-18 / Joel 2:28-29: “Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre toda a carne...”.

O Espírito Santo é aqui derramado não mais restrito ao profetismo ou ao sacerdócio, mas a todos os que crêem em Cristo: jovens, velhos, servos, servas.

Este derramamento universal é um sinal inequívoco do início da era da Igreja e da plenitude dos tempos (Gálatas 4:4–6), e do cumprimento da obra redentora de Cristo.

II. A CENTRALIDADE DE CRISTO NO PENTECOSTES

1. O Derramamento como Resultado Direto da Obra de Cristo

Pedro afirma que o Espírito Santo foi derramado pelo Cristo glorificado:

Atos 2:33 – “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.”

 Cristo, após sua morte, ressurreição e ascensão, é glorificado à direita do Pai e, como Mediador e Cabeça da Igreja, Ele envia o Espírito Santo para os seus discípulos.

João 7:39 – “Isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”

O Pentecostes não é um evento isolado do Espírito, mas a continuação da obra redentora de Cristo. O Espírito glorifica o Filho (cf. João 16:14).

2. Cristo como Senhor e Salvador

Pedro proclama com ousadia que:

Atos 2:36 – “Deus o fez Senhor e Cristo, a este Jesus que vós crucificastes.”

A descida do Espírito confirma a entronização de Jesus nos céus. A Igreja nasce sob o senhorio de Cristo. Cristo é o centro da Igreja, e o Espírito é o poder que a sustenta.

III. O PROPÓSITO DO PENTECOSTES: ADORAÇÃO E MISSÃO

 

1. A Adoração Universal

Os discípulos, cheios do Espírito, começaram a falar “das grandezas de Deus” em outras línguas (Atos 2:11). Aqui, o propósito é claro: louvor transcultural.

A diversidade de línguas representa a universalidade do Evangelho. Não há mais uma só nação separada, mas todos os povos são chamados a glorificar a Deus (cf. Salmo 117:1; Apocalipse 7:9-10).

A Igreja nasce com a missão de glorificar a Deus entre todas as nações, um povo adorador em espírito e em verdade (cf. João 4:23–24).

2. A Capacitação para o Testemunho Jesus havia prometido:

Lucas 24:49 – “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.”

Atos 1:8 – “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas... até aos confins da terra.”

O Pentecostes não é um fim em si mesmo, mas a habilitação sobrenatural da Igreja para a evangelização global.

Essa capacitação é visível na ousadia e poder com que Pedro e os demais apóstolos testemunham (Atos 2:14; 4:13, 31).

1. Distinta da Conversão

Os discípulos já criam em Jesus antes do Pentecostes:

João 15:3 – “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.”

Lucas 10:20 – “...os vossos nomes estão escritos nos céus.”

Logo, o batismo no Espírito Santo não é sinônimo de regeneração ou novo nascimento, mas uma experiência subsequente, voltada para o serviço e o testemunho.

Esta é a ênfase clássica pentecostal: o batismo no Espírito é uma segunda bênção, distinta da salvação, com uma evidência visível e auditiva.

2. A Evidência Inicial: Falar em Línguas

Atos 2:4 – “...e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

Atos 10:45-46 – “...porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.”

Atos 19:6 – “...e falavam línguas e profetizavam.”

A experiência do batismo no Espírito é acompanhada da evidência inicial do falar em outras línguas, sinal da presença do Espírito para os demais.

3. Fruto do Espírito e Crescimento Espiritual

Embora a evidência inicial seja o falar em línguas, o resultado contínuo do Espírito na vida do crente é santificação, amor e fruto espiritual.

Romanos 5:5 – “...o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo.”

Gálatas 5:22-23 – O fruto do Espírito é amor, alegria, paz...

O batismo no Espírito não é o ápice da vida cristã, mas o início de um processo de maturação e crescimento em Cristo.

1. O Marco Zero da Igreja

O Pentecostes inaugura a Igreja como povo do novo pacto, cheia do Espírito e enviada ao mundo.

Efésios 2:20-22 – A Igreja está edificada sobre os apóstolos e profetas, sendo Jesus a pedra principal.

A Igreja nasce como um organismo vivo, dotado de poder, dons e unidade espiritual (1 Coríntios 12:13).

2. Uma Missão Irreversível

A Igreja de Atos jamais mais voltou atrás após o Pentecostes. Ela foi transformada em uma comunidade irresistivelmente missionária:

Atos 17:6 – “...estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui.”

Atos 4:20 – “...não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.”

 A Igreja Pentecostal não é uma igreja passiva, mas ativa, ousada, evangelizadora, adoradora, operando no poder do Espírito Santo.

O Pentecostes não é apenas o início histórico da Igreja

— é o lançamento profético da nova humanidade redimida em Cristo, capacitada pelo Espírito para glorificar a Deus em todas as línguas e levar o Evangelho aos confins da terra.

Hoje, ainda somos desafiados a buscar essa capacitação e a viver essa missão. Sem o Espírito, não há Igreja viva. Sem poder, não há testemunho eficaz.

 

Palavra Pastoral

Imite a Cristo

Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo. 1 Coríntios 11:1

Seguir a Cristo é o maior chamado que podemos receber.                                                            O apóstolo Paulo nos convida à imitálo, pois ele mesmo se esforçava para ser como Cristo.                                                                                                                                       Mas o que significa, na prática, imitar Jesus?

Jesus nos deixou um exemplo perfeito de amor, humildade e obediência ao Pai. Ele serviu aos outros sem esperar nada em troca, perdoou aqueles que o feriram e permaneceu fiel ao seu propósito até o fim.

Se desejamos imitá-lo, devemos começar com pequenos passos diários, escolhendo amar quando for difícil, perdoar quando não parecer justo e confiar em Deus em meio às dificuldades.

Imitar a Cristo não significa ser perfeito, mas sim viver em constante busca por Sua presença e transformação.

Quando olhamos para Jesus, vemos um coração cheio de compaixão, paciência e esperança.

Ele nunca deixou de lado aqueles que o procuravam, mas os acolheu com graça e misericórdia.

O mundo precisa de pessoas que reflitam a luz de Cristo.

Em um tempo de egoísmo e indiferença, podemos ser a diferença ao agirmos com bondade, falar palavras que edifiquem e demonstrar generosidade.

Quando buscamos seguir o exemplo de Jesus, Ele nos capacita com sua força e nos guia pelo caminho certo.

Que possamos, a cada dia, nos parecer mais com Cristo.                                                             Que nossas atitudes, palavras e pensamentos sejam um reflexo do Seu amor.

E que possamos inspirar outros a também segui-lo, pois não há caminho melhor do que andar como Ele andou.Senhor amado, quero Te imitar em tudo.

Ensina-me a amar, perdoar e servir como Jesus.                                                                                 Guia meus passos para que minhas palavras e ações reflitam Teu amor. Fortalece minha fé e ajuda-me a confiar em Ti em todas as circunstâncias.

Que minha vida seja um testemunho da Tua graça.

Em nome de Jesus.

Bom dia na paz do Senhor.

Ótimo Dia na companhia do nosso querido e amado Jesus.

Deus abençoe vcs em tudo

Amém