INTRODUÇÃO
O cristão em relação a Lei, a Carne e o Espírito. Para
estudar o cap. 7 de Rm., Paulo faz uso de três figuras de linguagens: Casamento, Adão, Carne versus Espírito.
Devemos compreender, que apesar de já sermos salvos, ainda vivemos em um corpo
carnal e essa é a causa de nossos conflitos.
I – ALEI ILUSTRADA NA
ANALOGIA DO CASAMENTO ( Rm. 7. 1-6
1.
A METÁFORA DO CASAMENTO- Paulo já havia esclarecido em Rm. 6,
que através do batismo na morte de Cristo, o corpo do pecado havia morrido.
Como então permanecer no pecado para que a graça abundasse ? De modo nenhum!
Pois se estavam mortos para o pecado como ainda viveriam Nele ?Se morremos com
Cristo, cremos que com ele reinaremos e o pecado não terá domínio sobre nós, porque não estamos mais debaixo da
Lei, mas debaixo da graça. Essa era a idéia de Paulo, mostrar que nenhum homem
pôde ser salvo pela Lei.
Ao dizer que falava aos que conheciam a Lei, Paulo referiu-se
aos Judeus. Conhecendo a Leiseria mais fácil
compreender o que Paulo queria ensinar. A figura do casamento mostra,
que com a morte de um dos cônjuges o outro ficava livre para se casar de novo,
sem ser acusado pela Leicomo adúltero. Assim era com a pessoa que aceitasse o
Evangelho de Cristo, ela deixava de viver sob o domínio do antigo marido (
pecado ) e morria com Cristo, para com ele também ressuscitar, estando assim
livre dos encargos da Lei. Podendo então,assumir um novo compromisso. Ao morrer
em Cristo a Lei não pode mais condenar, pois fomos justificadosperante Deus,
pela justiça de Cristo. Não é o caso de quem morre sem Cristo, os quais a Lei
os condena pelas suas transgressões, á condenação eterna.
2.
– A METÁFORA DA MULHER VIÚVA -
Segundo a Lei, a mulher estaria livre do compromisso com o marido
atravésda morte deste. Podendo assim se
casar novamente sem ser condenada pela ( Lei ), observe que a Lei não perdeu o
efeito com a morte do marido, porém a mulher estava livre do compromisso com a
morte dele. Pois ela só valia enquanto ele vivesse. O conceito que Paulo queria
mostrar não era a Lei, pois esta o Judeu conhecia.
Ele
falava da condição do cristão, que agora com o novo nascimento era o contrário.
Nada figura da mulher, era ela quem morria com Cristo, para ressuscitar uma
nova criatura. Agora já justificada pela justiça de Cristo, a Lei não podia
maiscondená-la .
3.
MORTOS PARA A LEI _ Neste caso compreendemos: que pela
Lei nós é que tínhamos que morrer. Ao transgredir contra Deus,nos tornamos réu
de morte, porém Cristo assume o nosso lugar e se oferece para morrer por nós.
Assim, todos os que aceitaram a Cristo como salvador estão livres da Lei, pela
justificação. Conclui-se então : Que se um morreu por todos, logo todos
morreram 2 Co. 5. 14-17. Foiatravés do corpo humano, que Deus preparou para seu
filho, ou do verbo encarnado Hb. 10. 5, que os cristãos passaram a estar mortos
para a Lei. Essa é a relação que há entre a Lei e o cristão, ou seja ela não
impõem mais nenhuma autoridade sobre
nós.
II – ADÃO ILUSTRADO NA ANALOGIA DA SOLIDARIEDADE DA RAÇA ( Rm. 7. 6 -13 )
.
1 – DE VOLTA AO PARAÍSO
Sendo Adão o representante da raça
humana e por sua queda todos caíram. Com o objetivo de vincular Adão a queda da
humanidade, Paulo mostra essa relação como Eden Gn. 3, como filhos de Adão, o
homem está sob o domínio da lei da escravidão do pecado. Porém através do corpo
de Cristo, o homem morre e passa a compartilhar da natureza divina, através da
ressurreiçãocom Cristo. O cristão não pertence a Cristo que veio em carne,
antes pertencem áqueleque ressuscitou dentre os mortos 2 Co 5. 16. Paulo aqui,
não se exime do pecado de Adão, pois em Rm. 2. 12 ele diz, que o Judeu pecou
sob a Lei. O que ele relaciona aqui, é que esse pecado, o qual todo o homem
pecou através de Adão, foi cometida contra a Lei perfeita dada por Deus a Adão,
lá no Eden. O fato de ser cumpridor da Lei, não o eximia da culpa do pecadoRm.
3, 9. Paulo, como um descendente de Adão “ viveu sem Lei “, quando diz: ! eu
morri o pecado me enganou”, é uma alusão ao Antrophus, o ser humano do qual ele
era um descendente.
2 – LEMBRANÇA DO SINAI.
Paulo afirma que a Lei não é pecado
Rm. 7. 7, também afirma que os gentios pecaram sem Lei. Isso nos leva a
concluir, que o pecado surgiu da transgressão daLei perfeita dada no Eden e não
da prescrição dada por Moisés, pois bem antes de Moisés, a morte reinou sobre
todos os homens. Paulo afirma que o problema do homem é o pecado e não a Lei, mas
a Lei por ser santa, boa e espiritual evidencia o pecado, expondo-o em sua
malignidade. Outro ponto que Paulo aqui esclarece, é que ele não era contra a
Lei.
3 -A LEI DADA A ADÃO.
Fazendo um paralelo entre o Eden e o
Sinai, Paulo procura deixar claro, que Adão estava sob os mandamentos e
ordenanças, as quais transgrediu. Assim, o mandamento que era para a vida se
tornou em morte através da desobediência. Porque o pecado, achando oportunidade
no homem o enganou e por essa desobediência veio a morte Rm. 6. 23. De
fato! Quanto mais se conhece a Lei mais
se sabe como pecar, pois ela mostra ou aponte o pecado. O conhecimento da
mesma, nos torna consciente o quão longeestamos do ideal de Deus; o
conhecimento superficial abre espaço para o legalismo, para uma triste ilusão
de que podemos atingir total harmonia com os mandamentos. Por isso Paulo, ao
conhecer a Lei como ela é em Cristo, sentiu-se um pecador perdido e
desesperadamente necessitado da graça de Deus
III O CRISTÃO ILUSTRADO NA ANALOGIA ENTRE CARNE E ESPÍRITO Rm. 7. 14- 25.
1 – A SANTIDADE DA LEI
Paulo não estava desqualificando a
santidade daLei, tão pouco insinuando que ela fosse má Rm. 7. 12;ao outorgar a
Lei, Deus visava que o homem
obedecendo-a por ela vivesse. Ao
tornar-se transgressor, a Leinão podia fazer outra coisa, a não ser condená-lo
Rm. 7. 12, 13. A Leipor ser santa e justa,
expõe a malignidade do pecado.
Portanto, não havia problema com a Lei, mas sim com o homem que estava
no pecado Rm. 7. 18. Esta é como um médico, que não encobre o diagnóstico da
enfermidade de seu paciente, sem dada poder fazer. Ao contrário do bom médico,
quealém de diagnosticar a doença também pode curá-la, essa é função exclusiva
da graça de Deus.
2 – A MALIGNIDADE DA CARNE.
Todos nóssabemos aqui, que o apóstolo
está referindo-se á natureza humana como
carne. Nossa má índole, faz com que essessentimentos queiram aflorar em
nós a todo o instante. Daí a necessidade
para o viver em Espírito Rm, 7. 6. Como dissemos na introdução deste assunto, o
fato de ter aceitado a Cristo como Senhor de nossas vidas, não nos liberta
deste corpo carnal e nos depararmos, com fraquezas e pensamentos contrários á
santidade de Deus. Porém, com uma
diferença hoje vivemos pela fé Gl. 2. 20. Há portando, uma temporária
convivência de duas naturezas antagônicas ( O Espírito contra a Carne e a Carne
contra o Espírito ). Essa é uma batalha, que se estenderá até a volta de Jesus,
ou o sono da morte.
3 – A VELHA NATUREZA.
O grande problema que enfrentamos, é
que ainda vivemos neste corpo sujeito a lei dopecado.Ao declarar “ sou carnal
“, Paulo não queria dizer, que vivesse praticando atitudes pecaminosas,
mas referia-se ao fato de ainda estar vivendo neste corpo,
sujeito a voltar á antiga condição de escravo, ou seja de pecador praticante. A
condição de ainda ter as duas naturezas, é que nos leva a esse grande conflito.
Se por um lado, vindo a Lei mostrou a nossa transgressão e nós nos sentimos
irremediavelmente condenados; ao manifestar-se a graça de Deus, o homem sai do
seu estado de condenação, para justificado diante de Deus. No entanto, ele
continua com duas naturezas, onde uma tem que dominar a outra, daí a
exclamação! “ miserável homem que sou Rm. 7. 24 “. Já no v. 25. , Paulo dá o brado
de vitoria,com entendimento ( alma, espírito e intelecto ) sirvo a Deus, ainda que vivendo sets corpo
sujeito ás concupiscências, isso não queria dizer, que ele vivesse em pecado
por estar ainda em um corpo carnal.
CONCLUSÃO.
Portanto, para viver a nova vida, sem
que a antiga queira ocupar o seu lugartemos que viver em Espírito Rm, 8. 1.
Concluímos então que o homem deRm. 7, é o próprio apóstolo Paulo, como um
descendente de Adão.
Comentário =JURACY MELLO AJALA
Igreja Evangelica Assembléia de Deus Ministerio do Belem = Jardim Colibri = Dourados= Ms
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