COMO LER AS ESCRITURAS
Texto Áureo:
(Para uma compreesão mais abrangente do Texto Áureo, vamos ler também os versículos de 26 a 29)
26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.
27 E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de
*Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração,
28 regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?
Atos 8.26-30
Há algumas verdades a serem observadas neste versículo;
1º- É preciso saber que uma vida vale todo o investimento do mundo (Atos 8.26-30). Filipe sai de um avivamento na cidade de Samaria e vai para o deserto por orientação divina. Quando o homem se interessa por Deus, logo descobre que Deus também por ele se interessa. Porque o eunuco estava lendo as Escrituras, Deus lhe enviou um intérprete das Escrituras. Deus tira Filipe da multidão e o envia para evangelizar uma única pessoa no deserto. Para Deus uma vida vale todo o investimento. Aquele etíope foi missionário em sua pátria, o primeiro africano a ser salvo e enviado como embaixador de Cristo. Você precisa estar disposto a pregar para uma multidão e também para uma única pessoa. Esse eunuco era um alto oficial da rainha de *Candace.
John Stott (pastor, teólogo e escritor britânico) diz que “Candace” não era um nome pessoal e, sim, um título dinástico da rainha-mãe que exercia certas funções em nome do rei. Esse oficial era uma espécie de tesoureiro ou ministro das finanças.
2º- É preciso ir lá fora onde os pecadores estão para levá-los a Jesus (Atos 8.26-30). Filipe obedeceu prontamente (Atos 8.26). Aproxima-te desse carro significa ação fora do santuário, lá fora, onde está o movimento, nas estradas e alamedas da humanidade. Lá fora nos lugares públicos.
Trata-se de colocar o Evangelho sobre rodas, em prática — ligando-o ao sistema de transportes, dando-lhe velocidade, tecnologia moderna, na imprensa com folhetos policromados, nos rolos e bobinas, vídeos e projetores cinematográficos. Trata-se de colocar o Evangelho ao alcance das massas, de modo que pobres e ricos possam ouvi-lo.
3º – É preciso explicar as Escrituras e levar as pessoas a Cristo (Atos 8.30-35). O evangelista é também um mestre. A palavra de Deus precisa ser lida, explicada e aplicada. Hoje vemos muitos pregadores substituindo a exposição das Escrituras pela experiência. Vemos muitos pregadores falando sobre seus feitos poderosos em vez de anunciar o Cristo crucificado. Filipe explica as Escrituras. Apresenta Jesus, não a religião, o rito ou a cultura religiosa. O método da “Igreja” não era apenas levar pessoas ao templo para evangelizá-las, mas ir lá fora e ganhar os pecadores onde eles estivessem.
1 – A Bíblia Precisa Ser Interpretada
1. A importância da Exegese.
Russel Norman Champlin (Estudioso das Sagradas Escrituras, paleógrafo, palestrante e professor universitário que falava português fluente) diz que esse termo (Exegese) vem do grego, “ex”, “fora”, e “agein”, “guiar”, ou seja, “liderar” ou “explicar”. A palavra portuguesa exegese é usada para indicar “narrativa”, “tradução” ou “interpretação”. Dentro do contexto teológico, a ênfase recai sobre a interpretação de modos formais de explicação que podem ser aplicados a algum texto, a fim de se compreender o seu sentido. Na linguagem técnica, a Exegese aponta para a interpretação de alguma passagem literâria especifica, ao mesmo tempo em que os principios gerais aplicados em tais interpretações são chamados hermenêutica.
Hermenêutica: O termo “Hermenêutica” provém do verbo grego hermēneuein e significa “Declarar, Explicar, Interpretar, Exclarecer”,e, por último, “Traduzir” .
A hermenêutica é considerada por muitos como um sinônimo da exegese, pois também consiste na arte ou técnica de interpretar e explicar um texto. Muitos acreditam que Exegese e Hermenêutica são sinônimos, mas na verdade;
A Exegese Bíblica é a “ferramenta de trabalho” da Hermenêutica Bíblica. A Exegese procura analisar um texto bíblico dentro do seu aspécto original, ao passo que a Hermenêutica tenta aplicar o trabalho da exegese para os dias contemporâneos. A Hermenêutica trabalha mais com o aspécto aplicativo das Escrituras, ou seja,como eu aplico os textos bíblicos para os dias atuais com fidelidade textual,sem corromper ou distorcer aquilo que Deus disse ou inspirou o escritor bíblico a escrever originalmente.
É bom entender que existe também a Eisegese:
Eisegese significa ler no texto aquilo que alguém quer encontrar ali, mas que, na realidade, não se encontra no mesmo, ou então significa distorcer um texto para adaptá-lo às próprias idéias do intérprete. Portanto, enquanto a Exegese é séria, a Eisegese não passa de uma burla (fraude, engano). A maioria das pessoas que se envolve na exegese também pratica alguma eisegese (infelizmente).
2. As limitações dos leitores.
3. A natureza das Escrituras.
Toda vez que lemos a Bíblia, estamos interpretando seus escritos, seus ensinos. E para fazer a interpretação correta dos textos, dos ensinos Bíblicos é preciso seguir certas regras e tomar certos cuidados. Muitas heresias são criadas devido a uma má interpretação dos textos Bíblicos por parte de seus leitores.
Certa vez alguém disse que; “Ao longo da história a Bíblia tem sofrido mais nas mãos de seus expositores do que nas mãos de seus opositores”. Infelizmente isto é verdade.
Veja abaixo algumas dicas sobre como interpretar a Bíblia de maneira correta:
1° É inútil esperar um delineamento da verdade inteira por mais exata e complexa que possa ser. Há coisas que Deus simplesmente não nos revelou (Deuteronômio. 29.29), nem por isso devemos diminuir a importância da pesquisa bíblica séria, mediante corretos métodos exegéticos.
2° - Deixe a Bíblia interpretar a própria Bíblia. Este princípio vem da Reforma Protestante. O sentido mais claro e mais fácil de uma passagem explica outra com sentido mais difícil e mais obscuro. Este princípio é uma consequência da anterior.
3° - Jamais esquecer a Regra Áurea da Interpretação, chamada por Orígenes (um dos “pais da Igreja”) de Analogia da Fé. O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras e nunca através de textos isolados.
4° - Sempre ter em vista o contexto. Ler o que está antes e o que vem depois para concluir aquilo que o autor tinha em mente.
5° - Primeiro procura-se o sentido literal, a menos que as evidências demonstrem que este é figurado.
6° - Ler o texto em todas as traduções possíveis - antigas e modernas. Muitas vezes uma destas traduções nos traz luz sobre o que o autor queria dizer.
7° - Apenas um sentido deve ser procurado em cada texto.
8° - O trabalho de interpretação é científico, por isso deve ser feito com isenção de ânimo e desprendido de qualquer preconceito. (o que poderíamos chamar de "achismos").
9° - Fazer algumas perguntas relacionadas com a passagem para chegar a conclusões circunstanciais. Por exemplo:
a) - Quem escreveu?
b) - Qual o tempo e o lugar em que escreveu?
c) - Por que escreveu?
d) - A quem se dirigia o escritor?
e) - O que o autor queria dizer?
10° - Feita a exegese, se o resultado obtido contrariar os princípios fundamentais da Bíblia, ele deve ser colocado de lado e o trabalho exegético recomeçado novamente.
No que diz respeito a interpretação das Sagradas Escrituras é bom ter também em mente as palavras de Walter Henrichsen (teólogo, escritor e professor das Sagradas Escrituras);
“Nas questões de religião o cristão se submete, consciente ou inconscientemente, a uma das seguintes autoridades, acatando-a como autoridade última: a tradição, a razão, ou as Escrituras”.
Henrichsen estava certo, infelizmente muitos cristãos (na hora de interpretar a Bíblia) acabam, por muitas vezes, colocando a tradição (isto é, o costume que vem de décadas ou séculos) ou a razão humana (em outras palavras, a sua própria interpretação baseada em achismos) acima das Sagradas Escrituras.
Infelizmente hoje em dia, confunde-se muito a doutrina da denominação com a doutrina das Sagradas Escrituras, nós pregadores e ensinadores da Palavra de Deus precisamos estar muito atentos com relação a isso. Pois, tem coisas que são ensinamentos da denominação, mas não da Bíblia.
Douglas Baptista (comentarista da lição) observa que; “A tradição não é totalmente um erro, uma vez que muitas práticas da Igreja são essencialmente bíblicas, porém, o que se deve combater é “a elevação da tradição a um status igual ou até mesmo superior das Escrituras”. Cristo advertiu que se tornar prisioneiro da tradição invalida a Palavra de Deus (Marcos 7.13).
Precisamos ter em mente que a Bíblia não é um livro comum, antes de procurar interpretar a Bíblia (além de seguir as dicas no começo deste tópico) é preciso orar antes, pedir a ajuda de Deus para conseguir interpretar sua Palavra.
2 – Pressupostos Pentecostais Para Ler a Bíblia
1. Autoridade da Bíblia.
2. A iluminação do Espírito Santo.
3. O valor da Experiência.
O questionamento (ou seja, a dúvida, a incerteza por parte de alguns) sobre a autoridade da Palavra de Deus não é de hoje.
Mas como disse William Franklin "Billy" Graham Jr (pastor batista, teólogo e escritor norte americano) “A Bíblia é mais atual do que o jornal de amanhã!”.
Mais tarde ou mais cedo, quase todos os Cristãos enfrentam a questão: “Como sei que a Bíblia é a verdade?”
A pergunta não é nova. A primeira tentação do homem começou com um ataque à Palavra de Deus. O Diabo, na forma de uma serpente, disse a Eva: “É verdade que Deus disse:...?” (Gênesis 3:1em diante). O Diabo insinua a mesma dúvida: “Deus disse mesmo isso?, é a Bíblia um livro digno de confiança, a Bíblia é mesmo a palavra de Deus?, a Bíblia merece confiança?”
A Palavra de Deus é a nossa defesa contra o Diabo. Quando Jesus foi tentado no deserto, a Sua defesa contra o inimigo foi a Palavra. Usamos também a Palavra quando queremos ajudar os outros que estão com dúvidas e temores. E usamos a Sua palavra para guiar os que nos procuram com dúvidas sinceras, por quererem saber qual o verdadeiro caminho. “... Estai sempre preparados para responder, com mansidão e temor, a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” (1 Pedro 3:15-16).
Alguém que ora todos os dias, que medita nas Sagradas Escrituras todos os dias, tem a iluminação do Espírito Santo e jamais terá dúvidas sobre a Autoridade da Palavra de Deus.
No mundo de hoje, há muitas ideias acerca de Deus. Encontramos as mais variadas religiões que procuram responder a perguntas como: Quem é Deus? Como é que o podemos encontrar? Ele preocupa-se comigo? Pode o homem conseguir vida eterna? Quem criou o planeta, o universo?
Ao estudar a história humana, verificamos que os homens sempre têm procurado responder a perguntas tais como estas. Ao longo dos tempos, apareceram e desapareceram muitas religiões juntamente com as civilizações a que pertenciam. O mesmo acontecerá no futuro. Religiões e filosofias que hoje estão na moda e são grandes, poderosas e influentes, amanhã deixarão de existir.
Mas a pergunta: “Quem é Deus?” continuará a perturbar e a interessar a muitos. Entre as diversas respostas, encontra-se uma que tem satisfeito milhões de seres humanos em todos os tempos e lugares e que ainda hoje, nos nossos dias, continua a satisfazer. Essa resposta foi dada pelo próprio Deus e encontra-se na Bíblia Sagrada;
E a vida eterna é esta: que conheçam a ti só por único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem enviaste. João 17.3
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis (indesculpáveis); Romanos 1.20
O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.1 João 1.3
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. João 5.39
1. Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho,
2.a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
3.O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; Hebreus 1.1-3
21.Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
23.Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. João 14.21,23
Nunca se esqueça de que a Bíblia deve ser aplicada ao nosso viver diário, constante, e não apenas nos momentos difíceis da vida. A Palavra de Deus diz;
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Romanos 12.2
Josafath Mussaba (pregador e teólogo angolano) diz que; “Isto significa que temos que transformar nossas mentes todos os dias através da leitura diária da Palavra de Deus”. - Grifo nosso
Mussaba está certíssimo, pois isto nos permite reconhecer a Autoridade da Bíblia, A iluminação do Espírito Santo e O valor da Experiência.
3- Regras Básicas de Interpretação
1. A Escritura é sua própria intérprete.
Nunca podemos nos esquecer disto, A Bíblia é a Sua Própria Intérprete. O nosso conceito sobre o certo e o errado, sobre o que é a vontade de Deus e o que não é, deve estar pautado no que a Bíblia diz de Gênesis a Apocalipse.
A nossa “Visão” sob a qual devemos andar, o “Caminho” que percorremos diariamente deve estar pautado inteiramente nas revelações de Deus contidas de Gênesis a Apocalipe.
E, para compreendermos de forma correta o que Deus requer de nós é preciso estudar as Sagradas Escrituras todos os dias com calma, com atenção e com oração.
2. Princípios de interpretação Bíblica.
(Volte ao tópico 1 para saber um pouco mais sobre hermenêutica e prinípios de interpretação Bíblica)
3. Os perigos da hermenêutica pós-moderna.
A hermenêutica pós-moderta tem muitos perigos latentes, por isso cuidado. Vou citar apenas alguns dos perigos trazidos pela hermenêutica pós-moderna:
A teologia da libertação: Permite que o leitor da Bíblia demonize tudo, tudo é o demônio, tudo é causado pelo demônio, a culpa é sempre do demônio, mas a culpa nunca é do leitor que não ora a Deus com coração sincero, a culpa nunca é do leitor que não tem compromisso com Deus.
Teologia da prosperidade: Permite que o leitor da Bíblia enxergue que deve ser rico, pois pobreza é (para os adéptos desta teologia) sinal de que o leitor não aprendeu a usar sua fé.
Evangelho do triunfalismo: Permite que o leitor da Bíblia enxergue que deve sempre vencer em tudo neste mundo, permite que seus adéptos acreditem que devem conquistar, nunca podem ficar doentes, nunca podem perder (digamos assim).
Estes são apenas alguns dos perigos trazidos pela hermenêutica pós-moderna.
A hermenêutica pós-moderna faz com que seus adéptos tenham uma “Visão” centrada nas coisas seculares e não nas coisas espirituais.
Como vimos no tópico 1;
O termo “Hermenêutica” provém do verbo grego hermēneuein e significa “Declarar, Explicar, Interpretar, Exclarecer”,e, por último, “Traduzir” .
Todos nós durante o Estudo das Sagradas Escrituras devemos tomar muito cuidado para não darmos aos Textos Bíblicos um “sentido que o Texto não tem” (é muito importante lembrar-se disso).
Conclusão:
A Bíblia Sagrada deve ser lida e interpretada. Nesse trabalho somos auxiliados pela exegese e pela hermenêutica. Contudo nenhuma técnica de interpretação está acima da autoridade da Palavra de Deus.
Fontes:
A Bíblia Interpretada Versículo por Versículo – Russel Norman Champlin,
Revista Cristão Alerta 1º Trimestre de 2022,
A Interpretação Bíblica – Roy B. Zuck,
Introdução a Interpretação Bíblica - William W. Klein,
Craig L. Blomberg e Robert L. Hubbard, Jr.,
Enciclopédia de Teologia e Filosofia Russel Norman Champlin,
Livro de Apoio 1º Trimestre de 2022,
Bibliologia – Escola de Vocacionados,
Saber e Fé – Exegese Aplicada, Saber e Fé – Doutrina das Escrituras,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Bíblia de Estudo Dake,
Comentários Expositivos Hagnos,
Exegese Bíblica – Pastor Teodoro de Jesus Filho,
Interpretação Bíblica - Welfany Nolasco Rodrigues,
Origem, Confiabilidade e Significaddo da Bíblia - Wayne Grudem,
C. John Collins, Thomas R. Schreiner,
Os Perigos da Interpretação Bíblica – D. A. Carson,
Apontamentos teológicos professor José Junior
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