A
PEREGRINAÇÃO DE ISRAEL NO DESERTO ATÉ O SINAI
TEXTO ÁUREO = “Ora,
tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para
quem já são chegados os fins dos séculos” ( l Co 10.11).
VERDADE
PRÁTICA = Os
erros e pecados de Israel servem- nos de alerta para que não venhamos a cometer os mesmos enganos.
LEITURA
BIBLICA = Êxodo 19: 1-6 = Números 11: 1-3
INTRODUÇÃO
Muitas
coisas na história de Israel são chocantes. Quão rapidamente a descrença surge
após os atos poderosos de Deus. Eles caminharam em terra seca através do Mar
Vermelho enquanto Deus destruía o exército Egípcio. Três dias depois o louvor
se tornou em murmuração. Isso exemplifica bem a natureza humana!
A LIDERANÇA
DE MOISÉS
Israel
louvou a Deus no Mar Vermelho e sem dúvida ainda recolheu o espólio dos
Egípcios afogados (Êxodo 14:30-31). Com essa feliz disposição de espírito
Moisés os conduziu para viajar. Durante três dias eles caminharam através do
deserto seco e árido. Podemos notar a mudança de humor deles quando o cansaço e
a irritação chegaram.
ISRAEL CHEGA
A MARA
Finalmente
Israel chegou a um lugar onde havia água. O humor deles melhorou ao pensarem em
quanto se refrescariam. Seus temores quanto a segurança de suas família e
rebanhos acabaram. De repente, no entanto, a esperança se esvaiu. As águas eram
amargas. Eles ataquem Moisés com espírito de murmuração.Vamos considerar
algumas lições deste episódio:
Deus
com freqüência nos guie à situações que provam a nossa fé. As provações não
eram um sinal de que Deus os abandonou ou que Moisés estivesse errado.
A
resposta apropriada para a os problemas e necessidades é a oração, não a
murmuração. A primeira menção de murmuração nas Escrituras é encontrada no
versículo 24. A murmuração reflete sempre uma atitude de pecado e rebelião. A
atitude de Moisés em clamar a Deus em tempos de necessidade é muito melhor
(Filipenses 4:6-7).
Os
estudantes da Bíblia vêem na árvore mencionada no versículo 25 um tipo da cruz
de Cristo. Os filhos de Deus, como os outros, sofram muitas vezes com as
providências desanimadoras e dolorosas. Entretanto, nossas águas amargas são
adocicadas pelo conhecimento de que Deus trabalha para que todas as coisas
contribuam para o nosso bem (Romanos 8:28, Tiago 1:2-4).
É
a cruz do Calvário que torna possível esta providência especial (Gálatas 3:13,
I Pedro 2:24). Deus nos abençoa em Cristo (Efésios 1:3, Romanos 8:32). Como
Noemi, cujo nome significa "agradável" nós muitas vezes pensamos que
a amargura será o destino de nossas vidas (Rute 1:19-22). Como Noemi, nós
devemos aprender que nuvens carregadas de problemas, com freqüência derramam
chuvas de misericórdia.
A VIAGEM
PARA O MONTE SINAI
Em Mara e em Elim (15.22-27)
Os
israelitas andaram três dias no deserto (a leste do mar Vermelho) e não acharam
água (22). A fé do povo precisava de mais provas. Uma grande vitória como a
travessia do mar Vermelho proporcionou uma visão maravilhosa da onipotência de
Deus; mas não treinou a fé para os problemas cotidianos. A necessidade diária
de comida e bebida prova a fé do povo mais que os obstáculos maiores. Mas Deus
estava treinando seu povo em todos os aspectos da vida, por isso os levou às
águas amargas de Mara (23; ver Mapa 3). Imagine a comovente decepção de pessoas
sedentas encontrando água e verificando que era impotável.
Viajantes
nesta região do deserto de Sur (ou de Etã, Nm 33.8) confirmam que as fontes são
extremamente amargas, que o lugar é “destituído de árvores, água e, exceto no
começo de primavera, pastagens”.
O
povo murmurou contra Moisés (24). A liderança é cara, porque a culpa pela
adversidade recai nos líderes. Estas pessoas sabiam que Moisés era homem de
Deus; por isso, o pecado também era contra Deus. Grandes experiências com Deus
não curam necessariamente o coração mau e queixoso. A murmuração cessa apenas
quando crucificamos o eu e entronizamos Cristo somente (Ef 4.31,32).
A
única coisa que Moisés poderia fazer era clamar ao SENHOR (25). Não há dúvida
de que Deus teria fornecido água potável em resposta à fé paciente de Israel,
se tivessem permanecido firmes. O Senhor às vezes satisfaz nossos caprichos em
detrimento da fé. Aqui, as águas se tornaram doces, quando Moisés lançou um
lenho nelas, mas a fé de Israel continuou fraca. Desconhecemos método natural
que explique este milagre.
Deus
usou esta ocasião para ensinar uma lição a Israel, dando-lhes estatutos e uma
ordenação (25). Se as pessoas ouvissem a Deus e obedecessem inteiramente à sua
palavra, elas seriam curadas de todas as enfermidades que Deus tinha posto
sobre o Egito (26).
Assim
como Deus curou as águas amargas de Mara, assim Ele curaria Israel
satisfazendo-lhes as necessidades físicas e, mais importante que tudo, curando
o povo de sua natureza corrompida. Deus queria tirar o espírito de murmuração
do meio do povo e lhe dar uma fé forte.
Nem
todas as experiências da vida são amargas. O próximo acampamento de Israel foi
em Elim, oásis com doze fontes de água (uma para cada tribo) e setenta
palmeiras (27). Tivesse Israel suportado a amargura das águas de Mara, logo
estaria festejando em Elim. A pouca paciência de muitos crentes embota o fio
aguçado da vitória alegre quando esta ocorre. Elim era um lugar bonito para
acampar, mas não era o destino dos israelitas.
O Maná e as
Codornizes (16.1-36)
a) Outra
murmuração de Israel (16.1-3). Israel deveria ter aceitado os “estatutos”
de Deus e crido em sua “ordenação” (15.25). O fato de não terem agido assim
resultou em mais reclamações. Tinham deixado para trás um deserto (Sur) e
entrado em outro (Sim) a caminho do monte Sinai e já fazia um mês que viajavam
(1). Pelo visto, o suprimento de comida estava diminuindo e não havia evidência
externa de novas provisões. Deus permitiu que o problema surgisse como prova
para a fé de Israel. Mas o povo murmurou contra Moisés e contra Arão (2),
desejando ter morrido no Egito com os estômagos cheios em vez de morrer de fome
no deserto (3). Parece que comiam bem no Egito, e agora as coisas estavam
piores. Claro que o alimento é necessário para a vida física, mas Deus não
esquecera do povo. Ele teria suprido as necessidades de maneira mais
satisfatória se Israel tivesse permanecido pacientemente firme na fé.
b) A
promessa de pão e carne (16.4-12). Não há que duvidar que o tempo todo Deus
sabia como alimentaria os israelitas no deserto. Quando murmuraram, o Senhor
revelou seu plano de fornecer pão dos céus (4) para colherem a porção para cada
dia — “a ração para cada dia” (Smith-Goodspeed). Até no fornecimento de pão
Deus faria uma prova: Queria ver se o povo andaria em sua lei ou não. No sexto
dia, as pessoas achariam quantidade suficiente de pão para durar dois dias, em
cumprimento da lei do sábado (5).
Deus
queria que estes israelitas soubessem que aquele que os tirou do Egito ainda
estava com eles. A tarde sabereis (6) e amanhã vereis (7). A glória mencionada
no versículo 7 diz respeito à realização da mão de Deus no suprimento do pão,
ao passo que a glória referida no versículo 10 era a manifestação especial de
Deus na nuvem.
Moisés
repreendeu os israelitas por murmurarem contra ele e Arão, pois nada
significavam — era Deus quem os conduzia (7). Quando Deus lhes desse carne e
pão para comer, eles saberiam que o Senhor ouvira as murmurações feitas contra
ele (8).
De
certo modo, fornecer comida desta maneira era uma repreensão. Deus não forneceu
comida só porque reclamaram; Ele queria que soubessem que Ele era o Senhor e
que não estava contra seus servos, mas contra quem murmurava.
Os
filhos de Israel seriam humilhados diante de Deus. Arão os reuniu, dizendo:
Chegai-vos
para diante do SENHOR, porque ouviu as vossas murmurações (9). Quando se
aproximaram e olharam para o deserto, de repente a glória do SENHOR apareceu na
nuvem (10). “A prova inconfundível da presença de Deus na coluna de fogo
autenticou as palavras de Moisés e preparou o povo para a glória mais encoberta
do milagre que ocorreria.” A glória do Senhor deu a estes fracos seguidores de
Deus a oportunidade de ver o mal dos seus corações quando contemplassem a
fidelidade de Deus para com eles. Com a realização do milagre da carne e do
pão, eles saberiam que o SENHOR era o seu Deus (12). Ele teve paciência com
estes crentes fracos, cuja fé necessitava de crescimento; em outra época,
depois de terem tempo para amadurecer (Nm 14. 11,12), eles foram punidos por
causa da permanência na incredulidade.
c) Deus
envia codornizes e pão (16.13-21). As codornizes, que subiram e cobriram o
arraial (13), faziam seu trajeto habitual de migração “pelo mar Vermelho, em
grande quantidade nesta época do ano, e cansadas pelo vôo longo, [...] podiam
ser capturadas facilmente perto do chão”.
Na
manhã seguinte, houve um orvalho ao redor do acampamento (13). Quando o orvalho
se secou, encontraram “uma coisa fina e semelhante a escamas, fina como a geada
sobre a terra” (14, ARA). Quando viram, as pessoas perguntaram: Que é isto?
(15). Moisés respondeu: Este é o pão que o SENHOR vos deu para comer. “O nome
maná é proveniente da pergunta [Que é isto?], ou a semelhança no som tem
relação com as duas palavras originais [man hu].”
Há
quem procure identificar o maná bíblico com as substâncias naturais encontradas
nesta região. Embora semelhantes em certos aspectos, estas substâncias naturais
não se ajustam à narrativa bíblica. Não surgem em grande quantidade, nem podem
ser o principal alimento. Ocorrem somente durante curto período do ano. O maná
da Bíblia:
1)
Foi o principal alimento nutritivo para Israel por quarenta anos;
2)
Era fornecido em quantidades grandes;
3)
Ocorria ao longo do ano inteiro;
4)
Aparecia somente em seis dos sete dias da semana; e
5)
Criava bichos se fosse guardado por dois dias, exceto no sábado.
Obviamente
este maná era um milagre de Deus, sendo um tipo do Cristo que desceu do céu (Jo
6.32-40).
As
instruções para colher o maná eram inequívocas. Cada família tinha de colher
quantidade suficiente para o consumo de um dia: um gômer por cabeça (16), cerca
de 1,3 litro, e segundo o número de pessoas da família.
Pelo
milagre do aumento ou da diminuição de acordo com a necessidade vigente,46 não
sobejava para quem colhesse muito, nem faltava para quem colhesse pouco (18).
Moisés
foi claro em dizer que nada do maná deveria ser deixado para o dia seguinte
(19). Alguns israelitas, que ainda precisavam aprender acerca da obediência
explícita, guardaram uma provisão de maná até o dia seguinte, mas criou bichos
e cheirava mal (20). Considerando que o maná guardado para o sábado não
estragava (24), ficou evidente a desobediência dos ofensores, os quais foram punidos
com a deterioração do alimento.
Neste
episódio, a lição de Deus para Israel, como também para os cristãos, é que os
crentes têm de depender de Deus dia após dia. A vida de Cristo no cristão é
preservada a cada momento por sua permanência em Deus. A obediência diária e
cuidadosa resulta em provisão regular; o descuido traz perturbação e
julgamento. Israel aprendeu a colher o maná pela manhã, antes que o sol o
derretesse (21); o alimento espiritual colhido de manhã cedo suporta o calor do
dia.
ISRAEL NO MONTE SINAI
Os
israelitas chegaram ao lugar onde Deus queria fazer deles uma comunidade
religiosa peculiarmente sua. Os meses “no monte Sinai realizaram duas coisas:
1) Israel recebeu a lei de Deus e instruções sobre o caminho de Deus; e 2) a
multidão que saiu do Egito unificou-se no início de uma nação”.’ Este período é
de grande importância para compreendermos a vontade de Deus revelada no cerne
da lei.
As
teorias críticas do século XIX, que negavam a existência do Tabernáculo e
tornavam a maioria destas leis mero reflexo de costumes vigentes em séculos
posteriores, foram amplamente abandonadas nos últimos anos. Hoje em dia, a
maioria dos estudiosos admite que o âmago destas leis foi dado no monte Sinai
por Moisés. Quem advoga que a lei é a revelação de Deus aceita que sua forma
atual é substancialmente o teor recebido por Moisés. Mesmo quando os críticos
negam esta idéia, não conseguem entrar em consenso sobre quais leis são mais
recentes.
O CONCERTO
PROPOSTO POR DEUS, 19.1-25
A
Apresentação do Concerto no Monte Sinai (19.1-8)
No
terceiro mês depois da saída do Egito, os filhos de Israel chegaram a deserto
do Sinai. A tradição judaica afirma que o dia foi o Pentecostes e que a Festa
de Pentecostes comemorava o recebimento da lei. Porém, a expressão hebraica no
mesmo dia não é suficientemente específica para indicar um dia exato.
Quando
os israelitas acamparam defronte do monte (2) Sinai, estabeleceram-se na ampla
área que fica em frente à montanha. A maioria dos estudiosos identifica que o
local é a atual Jebel Musa. A área diante da montanha era bastante espaçosa
para acomodar grande número de pessoas e era bem provida de água.
Subiu
Moisés a Deus (3), que manifestou sua presença no monte, conforme está indicado
pelo fato de a nuvem (cf. 13.21) cobrir o monte. Enquanto Moisés subia, o
SENHOR o chamou e lhe ordenou que desse uma mensagem para Israel. Disse Deus:
Eles
viram o que fiz aos egípcios (4), e como foi mostrada misericórdia para os
israelitas. O que Deus fizera estava notoriamente exposto a quem quisesse ver.
Ele os carregara sobre asas de águias. Estas águias — “o abutre fusco (ou
grifo), pássaro majestoso e enorme abundante na Palestina”,— carregavam seus
filhotes em cima das asas até que soubessem voar. Deus tirara Israel do Egito
com mão forte.
E
Deus os trouxe para si. Eram escravos do Egito, onde pertenceram a Faraó. Pelo
poder divino foram arrebatados do usurpador e levados ao seio de Deus. Agora
lhe pertenciam de maneira inédita.
Deus
estava pronto para colocar este povo numa relação de concerto (5) com Ele. Este
concerto tinha a significação de vínculo ou acordo. Na prática social, havia
dois tipos de concerto. Um era o acordo entre iguais, no qual dividiam-se
privilégios e obrigações e cada parte perdia o direito próprio de agir
independentemente, O outro era um concerto entre partes não iguais, como, por
exemplo, entre um rei e seu povo. Neste tipo de concerto, a parte mais forte
fazia uma promessa ou dava um presente “condicionado com certas exigências ou
obrigações a serem satisfeitas pela parte mais fraca”. A liberdade da parte
mais forte não era eliminada por semelhante concerto. Para Israel, no monte
Sinai, o concerto foi “a promessa de Deus, já endossada pelo presente da
libertação concedida”, de que Israel seria sua “possessão e instrumento
especial”. O cumprimento da promessa dependia da fé e obediência de Israel.
Israel
seria a propriedade peculiar (5) de Deus dentre todos os outros povos mas
somente se o povo cumprisse as condições do concerto. “Ao mesmo tempo que
reivindicava direito peculiar sobre Israel, Deus não queria se separar das
outras nações, deixar de cuidar delas ou abandoná-las para que fizessem o que
bem entendessem.” Na verdade, Israel deveria ser uma bênção para todas as
outras nações.
Como
povo de Deus, Israel seria para Deus um reino sacerdotal e povo santo (6). Em
certo sentido, todo indivíduo era um sacerdote com acesso direto a Deus. Aqui
temos o ensino do sacerdócio universal de todos os crentes (ver 1 Pe 2.5).
A
santidade de Deus é a “causa originária da criação do povo santo. [...] Jeová
se mantém puro em sua personalidade, protege sua glória por sua pureza, sua
universalidade por sua particularidade; portanto, é o Santo. E assim Ele cria
para si mesmo um povo santo que, em sentido peculiar, existe para [...] [ele] e
se mantém indiferente das noções e formas de adoração que conflitam com as
verdadeiras visões de sua personalidade”. O propósito de Deus na redenção era
trazer o homem dos caminhos maus do pecado para a vida de santidade.
Chamou
Moisés os anciãos do povo (7, os líderes das tribos e das famílias) e expôs
diante deles todas estas palavras que Deus falara. Pelo visto, as pessoas
ficaram profundamente comovidas e responderam: Tudo o que o SENHOR tem falado
faremos (8). E fácil fazer promessas a Deus quando somos impulsionados por
profundo sentimento religioso. Na maioria das vezes, não percebemos tudo que
está envolvido no compromisso, mas as promessas podem ser sinceras e nos
lembrarão da responsabilidade assumida. Se as pessoas tomarem decisões sem este
temor religioso, seguirão o caminho da incredulidade.
Emoção
religiosa não é coerção. Estas pessoas eram livres para aceitar ou rejeitar as
propostas de Deus. O Senhor não força os homens a fazer um concerto com Ele,
mas cria a atmosfera que possibilita a escolha favorável. Sem haver primeiro o
trabalho de Deus o homem nunca reage favoravelmente.
A
Santificação do Povo (19.9-15)
O
povo precisava se aprontar para desfrutar a maior experiência da vida humana —
ouvir a voz de Deus. O Senhor disse a Moisés três coisas: Eis que eu virei a ti
numa nuvem espessa; o povo ouvirá, falando eu contigo; e te crerá eternamente
(9). Alguns israelitas recusaram reconhecer Moisés como porta-voz de Deus;
quando passavam por dificuldades, muitos em Israel hesitavam em confiar no
servo de Deus. Apesar de tudo que Moisés dissera e fizera, os descrentes ainda
afirmavam que era só a voz dele e que ele fazia mágicas. Mas agora estas
pessoas “veriam” Deus na nuvem espessa e ouviriam a voz de Deus sem
intermediários.
Assim, Deus autenticaria as palavras de Moisés.
De
muitas formas é mesmo impossível acreditar que as palavras que uma pessoa fala
são as palavras de Deus até ouvirmos pessoalmente Deus nos falar sem rodeios.
Pelo que entendemos, os israelitas ouviam um som que não era a voz de Moisés,
através do qual eles reconheciam Deus falando com eles (20.1; ver Dt 4.11,12).
Para a maioria dos cristãos, a voz de Deus é ouvida pela voz do Espírito Santo
no coração (Rm 8.16). Quando sua voz é ouvida, então a palavra de Deus através
do homem, audível ou escrita, torna-se meio de fé. Ainda vigora a promessa
relativa às pessoas que crêem em Moisés eternamente, visto que cristãos e
judeus consideram Moisés o porta-voz de Deus.
Para
que Israel estivesse preparado para ouvir Deus diretamente, Moisés tinha de
santificá-los hoje e amanhã (10). Esta santificação exterior, símbolo da pureza
interior que só Deus dá (cf. comentários em 13.2), levaria dois dias inteiros.
A limpeza externa abrangeria: 1) Lavar o corpo, 2) lavar as roupas e 3)
abster-se de relações sexuais.1° Mesmo depois desta santificação, o povo tinha
de ficar separado do monte por limites (12), ou cercas, para que nenhum homem
ou animal tocasse o monte. Se tocasse, seria morto imediatamente. Se pessoa ou
animal transpusesse a cerca, ninguém deveria tocar nessa pessoa ou nesse animal
(13; cf. NTLH), pois fazer isso significaria toque direto no monte. Tal ofensor
deveria ser morto a pedradas ou flechadas.
Todos
estes regulamentos tinham a função de ensinar ao povo a necessidade de santidade,
a qualidade impressionante de Deus, e a exigência de absoluta obediência a
Deus. A desatenção era intolerável; até um animal inocente teria de morrer se o
dono não o mantivesse afastado do monte. Deus desceria diante dos olhos (11) do
povo, mas este não deveria presumir intimidade com Ele. O caminho ainda não
estava aberto para as pessoas irem à presença de Deus com ousadia (Hb 4.16).
Embora
no versículo 12 haja a proibição de subir o monte, algumas pessoas tinham a
permissão de subir quando a buzina (13) soasse longamente. Pelo que deduzimos,
as pessoas mencionadas no versículo 13 pertencem a um grupo especial; em outro
momento, Moisés, os sacerdotes e os setenta anciãos (24.1,2) tiveram permissão
de subir. Mesmo assim, deveriam subir
depois de ouvirem a buzina. O versículo alude ao ajuntamento de pessoas quando
Deus estava prestes a falar,’2 embora o original hebraico signifique mais que
isso. O sentido dos versículos 16 e 17 favorece a opinião de que a buzina
chamava Israel do acampamento para o pé do monte. Por isso, Moisés...
santificou o povo (14; cf. comentários em 13.2).
Deus no
Monte Sinai (19.16-25)
Com
todas essas preparações e avisos, o povo estremeceu (16) quando Deus manifestou
sua presença. Chegara o momento de verem Deus, assim os israelitas puseram? se
ao pé do monte (17). A experiência tinha o propósito de criar um verdadeiro
temor de Deus nas pessoas e prepará-las para respeitar a lei de Deus.
Além
dos trovões e relâmpagos (16) e do sonido de buzina mui forte, a montanha
estava em chamas; subia fumaça do fogo, como fumaça de um forno, e todo o monte
tremia grandemente (18). Fumegava é melhor “estava coberto de fumaça” (NVI).
Até Moisés tremeu de medo com a visão (Hb 12.21). Apesar de todo esse medo, com
o clangor cada vez mais longo e forte da buzina, Moisés falava, e Deus lhe
respondia em voz alta (19). A mesma voz que ele ouvira na sarça ardente agora
falava do monte em som claro e apavorante que todos ouviam.
Chamou
o SENHOR a Moisés (20) para subir ao monte, ação proibida para os outros, e
Moisés subiu. Quase imediatamente, Deus mandou Moisés de volta para reforçar o
aviso para o povo não traspassar os limites do monte santo (21). Os sacerdotes,
que se chegam ao SENHOR (22), receberam uma mensagem especial. Quanto a
santificar, ver os comentários no versículo 10 e em 13.2. Estas pessoas não
eram os levitas, que ainda não tinham sido separados; eram provavelmente os
primogênitos que exerciam funções sacerdotais (ver 24.5). Talvez conjeturaram
que tinham tanto direito quanto Moisés de subir ao monte. Deus conhecia suas
intenções, por isso ordenou que Moisés voltasse para evitar uma catástrofe. O
SENHOR lançar-se sobre eles seria na forma de praga, ou com fogo ou morte
direta, como no caso de Uzá (2 Sm 6.7,8).
Moisés,
desconhecedor das possíveis intenções do povo, lembrou Deus que todas as
precauções foram tomadas e que ninguém subiria involuntariamente o monte Sinai
(23). Mas Deus sabia mais que Moisés; o servo do Senhor tinha de falar
novamente para o povo que somente ele e Arão (24) poderiam subir. Aqui Deus
está deixando claro que Ele escolhe quem quer, e que outros têm de permanecer
em sua vontade. Também é importante discernir a voz de Deus e segui-la, mesmo
quando achamos que não há perigo. Deus conhece os corações dos homens e as pessoas
não. Quanto a santifica-o (23), ver comentários em 13.2. Moisés (25) obedeceu,
evitando assim uma tragédia.
“A
Santidade de Deus”, revelada no capítulo 19: 1) Requer santidade em quem se
aproxima de Deus, 5,6,10,11; 2) Separa Deus de todas a suas criaturas, 12,13;
3) Manifesta a presença de Deus em majestade aterrorizante, 16-20; 4)
Comunica-se com os pecadores, 7-9,21-25.
A IDOLATRIA
DOS ISRAELITAS
Não
se passou muito tempo. Menos de quarenta dias após o solene compromisso de
guardar a lei do Senhor, os filhos de Israel, em pleno deserto, quebraram o
pacto feito com Deus. Eles viram a poderosa mão divina, fazendo- os passar a pé
enxuto pelo Mar Vermelho; viram as aves migratórias caírem sobre o arraial pela
tarde, e, pela manhã, o pão do céu, o maná, enviado por Deus para saciar sua
fome, bem como água em abundancia para saciar sua sede. Entretanto, pouco tempo
depois, o povo estava a cometer um pecado abominável contra o seu Deus,
encurvando-se diante de um ídolo, o bezerro de ouro. Esta é uma lição triste,
de aspectos negativos. da qual, contudo, o Senhor pode proporcionar-nos
ensinamentos de advertência para a nossa vida cristã.
A DEMOCRACIA
PARA O PECADO (Êx 32.1-2).
O
povo de Israel, ao sair do Egito, estava sob o governo de Deus, ou seja, a
Teocracia. Moisés era o representante do Senhor, como líder humano, escolhido
diretamente pelo “Eu Sou”.
Contudo,
quando Moisés subiu ao monte, para encontrar-se com Deus, a fim de receber dEle
as tábuas da lei, demorou-se mais do que o povo imaginava. Em conseqüência, foi
convocado um ajuntamento da multidão para falar com Arão, o lider-substituto.
Acreditamos que alguns não concordaram com os objetivos da reunião. Entretanto,
a maioria absoluta desejava expor suas idéias. Em lugar da Teocracia, ali estava
um ensaio de Democracia, ou seja, o governo do povo, posto em ação. Este, sem
dúvida, é o melhor governo humano que se conhece. Contudo, pode ser levado para
o mal. Foi o que aconteceu.
1. Perderam
a fé em Deus(v.1). O povo, ao invés de ir buscar ao Senhor, ante a demora de Moisés,
preferiu ajuntar- se e ir falar com Arão, fazendo-lhe uma proposta maligna. Diz
a Bíblia: “Vendo o povo que Moisés tardava”. Eles estavam agindo pela vista e
não por fé. Se tivessem guardado a fé, não se apressariam. Alguém já disse: “a
fé começa, onde termina a ansiedade; a ansiedade começa, onde termina a fé”.
2. A
proposta pecaminosa (v. lb). O povo disse a Ano que ele, que estava no
lugar de Moisés, deveria levantar-se e fazer deuses, que fossem diante deles,
pois não sabiam o que teria acontecido ao homem que os tirou da terra do Egito.
Àquela
altura, o povo não reconhecia mais que fora Deus Todo-Poderoso que o havia
tirado do Egito, mas “este homem” era visto como o que fizera tal prodígio. Era
a fé em decadência, a visão obscurecida pelo pecado, era o povo desnorteado,
tão pouco tempo depois deverem grandes livramentos dos céus. Hoje, acontece
coisa semelhante. Quando as lutas chegam pesadas, muitos crentes clamam ao
Senhor e Ele os ouve. Dias depois, a bênção de Deus é esquecida, e, em, seu
lugar, o coração se enche de sentimentos que não agradam ao Senhor.
3. O líder
fraqueja (v.2). Arão, profeta de Deus, irmão de Moisés, participante da chamada
divina, para a liderança do povo de Israel, agora, estava ouvindo do povo uma proposta
totalmente contrária à lei, e em especial ao Decálogo. Sua atitude deveria ter
sido a de buscar a orientação do Senhor. Orar, clamar a Deus. E certamente, ele
teria tido a resposta correta para dar ao povo. Mas não o fez. Preferiu ser
agradável ou temeu a rebelião.
a. Ardo
concorda com o erro. Mandou arrancar os pendentes de ouro das orelhas das mulheres,
dos jovens e das jovens. É interessante notar que toda essa quinquilharia ou
bijuteria o povo adquiriu na escravidão do Egito. O povo obedeceu.
Muito
perigoso o espírito de rebelião contra Deus. O povo é capaz de se desfazer até
de ouro, para realizar seus propósitos maus.
0 BEZERRO DE
OURO (v.4-6).
Tomando
as jóias de ouro do povo, Arão moldou o metal com um buril (instrumento de
gravar em metal) e fez um bezerro de fundição. Ao que tudo indica, o ídolo não
era de ouro maciço. Normalmente, era de madeira por, dentro, coberto de metal
(Is 40.19,20). No Egito, Israel conhecia os falsos deuses, dentre os quais o
boi Ápis, uma escultura do culto daquele país. Certamente, quando, pela falta
de fé, sentiram-se sem seu líder, quiseram substituir oculto divino por um
culto pagão.
Diante
do bezerro de ouro, no outro dia, bem cedo, o povo ofereceu sacrificios e
ofertas ao ídolo. Em seguida, assentaram-se a comer, a beber e, ao final, foram
folgar. Nesse culto, segundo estudiosos do Velho Testamento, havia expansão da
carne, da sensualidade e da concupiscência. É lamentável, mas em muitas igrejas
ditas pentecostais, o culto está tomando um sentido carnal.
Não
há mais glorificação a Deus. Quase não se ora de joelhos. As músicas não evocam
ao Senhor, mas lembram ambientes mim- danos, pela letra e pelo ritmo. Isso só
acontece, porém, porque os pastares, obreiros do Senhor, têm fraquejado,
permitindo que o “fogo estranho” seja introduzido no lugar de adoração a Deus.
0 DESAGRADO
DE DEUS (v.7-10).
1. Deus viu
o pecado do povo. Enquanto Moisés não sabia o que estava acontecendo lá em
baixo,
pois sentia-se na gloriosa presença de Deus, o Senhor que tudo vê, estava a
contemplar o quadro de pecado e desvio do povo e de Arão. Diante da
desobediência, Deus considerou-se separado do povo, mas ainda o via como o povo
de Moisés (v.7). Deus viu todos os detalhes: a confecção do bezerro, o
sacrifício pagão e a festança carnal. Esse fato nos lembra que mesmo que o
obreiro, õ pastor, o dirigente, não veja o que está acontecendo no meio do
povo, nada passa desapercebido ao Senhor. Deus é um Deus que vê e ouve (Gn
16.13; 1 Sm 16.7; SI 33.13; Êx 2.24; Sl 4.3).
2. A ira de
Deus contra o povo (v.9-14). O Senhor, após dizer que o povo havia se
corrompido, acentuou que via a sua obstinação. Em seguida, como que pedindo a
anuência de Moisés, disse: “Deixa-me, que o meu furor se acenda contra eles, e
os consuma: e eu farei de ti uma grande nação” (v.l0).
3. A
humildade e súplica de Moisés (v.11-13). A proposta do Senhor a Moisés era, sem
dúvida, um teste difícil para sua personalidade. Todo o povo seria destruído,
mas ele seria uma grande nação. Porém, com humildade e fidelidade, o grande
líder passou no teste e, ao invés de buscar seus interesses pessoais, continuou
a suplicar em favor do povo: “Ó Senhor, por que se acende o teu furor contra o
teu povo, que tu tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?”
(v. 11). Moisés fez ver a Deus que os inimigos haveriam de zombar do Senhor.
Terminando
a oração, ele lembra ao Senhor a promessa feita a Abraão, a Isaque e a Jacó, de
lhes fazer uma nação tão numerosa quanto as estrelas do céu. Essa grandeza de
espírito de Moisés, demonstrada em seu amor pelo povo, mesmo sabendo que o povo
havia pecado, é o que falta em muitos líderes evangélicos, hoje. Alguns não se
preocupam em prejudicar a igreja, desde que consigam vantagens pessoais à custa
do cargo de pastor; São Paulo os chama de “obreiros fraudulentos” (2Co 11.13).
São “falsificadores da palavra” (2 Co 2.17a).
4. Deus
reconsiderou sua intenção (v. 14). Diante da súplica de Moisés, em favor do
povo, abdicando do seu próprio engrandecimento, o Senhor “arrependeu-se do mal
que dissera que havia de fazer ao seu povo”. Há pessoas que se confundem com
essa afirmação, e indagam: “E Deus se arrepende?”. Em outras passagem,
encontramos registros idênticos (Gn 6.6; 1 Sm 15.35; Am 7.3). A dificuldade
aumenta, quando lemos em Nm 23.19, que “Deus não é homem para que minta, nem
filho do homem para que se arrependa...”. Acontece que o arrependimento de Deus
é bem diferente do arrependimento do homem, O homem arrepende-se por causa de
seus erros, de seus pecados e falhas; tem o sentido de remorso.
Quanto
a Deus, não há, a rigor, o de que arrepender-se. A expressão significa que Ele mudou de plano,
ou, na sua soberania, reconsiderou sua decisão, sempre redundando em algo
melhor.
O Pecado da
Idolatria
Curiosamente,
o primeiro mandamento de Deus no Sinai, a primeira ordenança do Decálogo, foi:
“Não terás outros deuses diante de mim” (Êx 20.3). Deus conhecia o coração do
povo e sabia o quanto era propenso à idolatria, depois de anos vivendo no
idólatra Egito.
As
Sagradas Escrituras nos advertem, em 1 João 5.21, contra o pecado da idolatria:
“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém!”. E o apóstolo Paulo adverte o mesmo
à igreja em Corinto, citando como exemplo negativo justamente o pecado do povo
de Israel no deserto (1 Co 10.14,18-21).
A
idolatria é um dos pecados mais terríveis listados na Bíblia, porque consiste
em dar glória e veneração a algo ou alguém que não seja o próprio Deus, o único
que é digno de toda honra, toda glória, todo louvor e toda adoração.
Entretanto, apesar de tão claro, este é um dos pecados mais praticados e mais
ignorados em nossos dias no meio evangélico. É triste dizer, mas está se
tornando cada vez mais comum evangélicos que desenvolvem verdadeiros
comportamentos idolátricos em relação a pessoas e coisas que, obviamente, não devem
receber a nossa adoração.
Idolatria
não é só se prostrar diante de um ídolo de pedra, barro ou metal. Coisas ou
pessoas também podem se tornar ídolos em nossa vida, quando começam a ganhar em
nosso coração um lugar que não deveriam ter.
Uma
coisa é gostar, admirar e respeitar; outra bastante diferente é “endeusar”,
idolatrar. Logo, segue o alerta: cuidado para que o mero gostar e admirar não
dê lugar à adoração por pessoas e coisas. Não só a idolatria a pessoas tem
feito muitos males na vida de muitos crentes. A idolatria a coisas também.
Qual
foi a última vez que você gastou tempo com Deus em oração? Qual foi a última
vez que abriu a Bíblia para estudá-la ou para lê-la devocionalmente para a sua
edificação espiritual? Qual foi a última vez que você evangelizou alguém? Qual
foi a última vez que dedicou tempo para ajudar as pessoas? Será que a maior
parte do seu dia é dedicada a coisas que realmente valem a pena ou só a
futilidades?
O
apóstolo Paulo afirma em Colossenses 3.5: “Mortificai, pois, os vossos membros
que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, ao apetite desordenado, a
vil concupiscência e a avareza, que é idolatria”. Paulo se refere ao “apetite
desordenado”, ou “afeição desordenada”, e chama a “avareza” claramente de
“idolatria”. Avareza é apego às coisas materiais. Quando valorizamos mais os
bens materiais do que o espiritual, estamos de cabeça para baixo
espiritualmente. Estamos longe de Deus.
O
profeta Samuel falou também sobre outro tipo de idolatria sutil no meio dos
crentes. Disse ele, conforme registrado em 1 Samuel 15.23: “Porque a rebelião é
como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria.
Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, Ele também te rejeitou a ti...”.
Ora,
o que significa a palavra “porfiar”? Ela quer dizer, segundo oDícion4rio
Aurélio a Língua Portuguesa, “discutir com calor”, “insistir”, “teimar”,
“competir” e “disputar”. Ou seja, insubordinação, disputa entre irmãos,
espírito de competição dentro da igreja, teimosia, arrogância, contenda, tudo
isso, afirma Samuel é pecado de idolatria. Você já parou para pensar nisso?
Paulo
afirma que uma das características do Anticristo, e que é própria do espírito
do Anticristo, é se levantar “contra tudo o que se chama Deus ou se adora” e
querer “se [assentar] como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” (2
Ts 2.4). Não se engane: há muita gente que começa bem, mas acaba, infelizmente,
perdendo a visão espiritual e, por isso, tem o seu coração cheio de altares. É
gente que afirma que serve a um único Deus, mas possui um coração idólatra,
repleto de “deuses”, quando também não adora a si mesmo.
O
cristão não deve ser dominado ou escravizado por nada. Apenas Deus deve ser o
Senhor soberano de sua vida.
Elaboração
pelo:-
Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja
Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
BIBLIOGRAFIA
Lições
bíblicas CPAD 1988
Comentário Bíblico Beacon
www.palavraprudente.com.br
Livro
Uma Jornada de Fé = PAD = Alexandre Coelho e Silas Daniel
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