LIÇÃO 05
– A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO - 3º TRIM. DE 2017 (Jo 14.15-18,26)
INTRODUÇÃO
Nesta lição, estudaremos sobre
quem é o Espírito Santo, destacando Sua personalidade e divindade; pontuaremos
Sua atuação no Antigo e Novo Testamento; falaremos sobre alguns nomes que
recebe na Bíblia; e, por fim, trataremos sobre sua atuação na experiência
humana
I - QUEM
É O ESPÍRITO SANTO
O nome Espírito Santo vem do hebraico
“ruahkadosh” e do grego “pneumahagios”. Ele é Deus, igual com o Pai e o Filho,
e juntos os três formam uma só divindade, pois eles são “allos da palavra grega
que denota “ser de mesma espécie”; diferente de
“heteros” que denota “ser de espécie diferente”. O Espírito é do Pai (1Co
2.12; 3.16) e do Filho (At 16.7; Gl 4.6). Desta forma, o Ele não é uma força ou
um raio cósmico, mas uma pessoa como o Pai e o Filho o são (Mt 28.19; 2Co
13.13). “Quando se fala a respeito do Espírito Santo como terceira Pessoa da
Trindade, isso não significa terceiro numa hierarquia [...]. As três Pessoas
são iguais e não há entre elas primeiro e último”.
II - A
PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO
Uma pessoa é um ser consciente,
com arbítrio próprio e, por isso, partindo do princípio que apresenta plena
capacidade mental, é responsável pelos seus atos. Alguns sinônimos da palavra
pessoa são:personagem, personalidade, indivíduo ou ser. Embora que algumas
seitas heréticas tentem negar a personalidade do Espírito Santo, afirmando que
Ele é apenas uma energia, ou uma força ativa de Deus,as Escrituras Sagradas
desmentem essa falsa teoria. A Bíblia ensina que o Espírito Santo é uma pessoa,pois
possui características pessoais:sentimento (emoção),intelecto (inteligência) e vontade
(arbítrio).
Ele fala (2Sm 23.2; Ap 2.7, 11,
17);
Ele
intercede (Rm 8.26);
Ele
testifica (Jo 15.26; Rm 8.16);
Ele tem
vontade (Jo 3.8; 1Co 12.11);
Ele tem
emoções (Is 63.10; Ef 4.30);
Ele ama
(Rm 15.30);
Ele
lembra (Jo 14.26);
Pode-se
blasfemar contra Ele (Mt 12.31,32);
Ele
ensina (Ne 9.20;Jo 14.26;1Co 2.13);
Ele
convence (Ne 9.30; Jo 16.7,8);
Ele
realiza milagres (At 8.39);
Ele se
revela (At 10.19-21; Ef 1.17);
Ele
lidera (Jo 16.13,14);
Ele pode
ser ultrajado (Hb 10.29);
Ele
escolhe (At 13.2; 20.28);
Ele julga
(At 15.28);
Ele
advoga (At 5.32);
Ele clama
(Gl 4.6);
Ele envia
missionários (At 13.2-4);
Ele
convida (Ap 22.17);
Ele tem
inteligência (Is 11.2);
Ele
consola (Jo 14.16, 15.26);
Ele é bom
(Sl 143.10);
Ele guia
(Jo 16.13; At 8.29; Rm 8.14);
Ele pode
ser resistido (At 7.51);
Ele
impede (At 16.6,7);
Pode-se mentir a Ele (At 5.3,4);
III - A
DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO
A asseidade do Espírito Santo “designa
o atributo divino segundo o qual Ele existe por si próprio”. Assim como o Pai
eo Filho, o Espírito Santo é auto-existente. Ou seja: não depende de nada fora
de si para existir. Ele sempre existiu; é um ser incausado; “[...] pelo
Espírito eterno”(Hb 9.14). Em toda a Bíblia, podemos ver claramente que o
Espírito Santo é Deus; pois,além de possuir atributos divinos, Ele faz coisas
que somente Deus pode fazer. Vejamos alguns atributos incomunicáveis:
Ele é o Espírito
de Deus (1Co 6.11; 2Co 3.3);
Ele é
criador (Gn 1.2);
Ele é o Espírito de Cristo (At 16.7; Rm 8.9).
Ele foi o
autor da concepção virginal de Jesus (Lc 1.35);
Ele é
Eterno (Hb 9.14);
Ele é
Deus (At 5:3,4);
Ele é
Onipotente (Lc 1.35; 1Co 12.11);
Ele é
visto junto com o Pai e o Filho (Mt 28.19; 2Co 13.13);
Ele é Onipresente
(Sl 139.7-10);
Ele é
doador de vida (Jó 33.4; Sl 104.30);
Ele é
Onisciente (Is 40.13; 1Co 2.10-12);
Ele
inspirou a Bíblia (1Pe 1.11; 2Pe 1.21; 2Tm 3.16).
IV – A
ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO
O Espírito Santo está presente em
toda a Bíblia. Na criação, no planejamento e na construção do universo (Gn 1.2;
Sl 104.30), e na formação do homem (Jó 33.4). A Bíblia descreve a atuação do
Espírito Santo no AT.
·
Na
Criação: O Espírito deu à criação:
Vida
(Sl 104.30; Jó 33.4);
Ordem
(Is 40.12; Jó 26.13);
Beleza
( Sl 33.6; Jó 26.13);
Preservação (Sl
104.30).
·
No Homem:Habitação
Seletiva:
O
Espírito estava em certas pessoas na época do AT (Gn 41.38; Nm 27.18; Dn 4.8;
5.11-14; 6.3);
O
Espírito vinha sobre várias pessoas (Jz 3.10; 6.34; 11.29; 13.25;
1Sm 10.9,10; 16.13) c) O Espírito enchia alguns (Ex 31.3; 35.31). Assim, seu
relacionamento pessoal com os homens no AT era limitado, pois nem todos
experimentavam Sua ação e esta não era necessariamente permanente em todos os
casos (Sl 51.11);
Capacitação
para serviço (especialmente na construção do Tabernáculo, Ex 31.3, mas também
em outras circunstâncias, Jz 14.6);
Restrição
geral ao pecado (Gn 6.3).
V - A
ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE JESUS
Com exceção da Segunda e Terceira
Epístola de João, todos os livros do NT contém referências à pessoa e obra do
Espírito Santo, onde podemos ler sobre a ação Dele na vida de Cristo, dos
pecadores e, principalmente dos servos de Deus.Vejamos alguns exemplos.
Notemos:
a) no seu
nascimento (Mt 1.20; Lc 1.35),
b) no seu
batismo (Mt 3.16; Mc 1.10; Lc 3.22; Jo1.32,33),
c) no seu
ministério (Mc 1.12; Lc 4.18,19; At 10.38),
d) na sua
morte (Hb 9.14), e,
e) na sua
ressurreição (Rm 1:4; 8:11).
Em suma, podemos afirmar que
Jesus foi concebido pelo Espírito (Lc 1.35); guiado pelo Espírito (Lc 4.1);
ungido pelo Espírito (Lc 4.18; At 10:38); revestido com poder pelo Espírito (Mt
12.27, 28); ofereceu a Si mesmo pelos nossos pecados, pelo Espírito (Hb 9:14);
foi ressuscitado pelo Espírito (Rm 8.11); e deu mandamentos por intermédio do
Espírito (At 1.2).
VI - A OBRA DO ESPÍRITO NA
SALVAÇÃO
·
Convencimento: (Jo 16.8-11)
Convencer (Jo
16.8) significa esclarecer a verdade do evangelho perante a pessoa não salva,
de modo que seja reconhecida como verdade, quer a pessoa receba ou não a cristo
como seu Salvador.
Do pecado. O
estado pecaminoso do homem se deve à sua incredulidade.
Da Justiça. O
homem é convencido da justiça de Cristo porque Ele ressurgiu e ascendeu à
direita do Pai.
Do juízo. O
Espírito convence sobre o juízo vindouro porque satanás (o maior inimigo) já
foi julgado.
·
Regeneração: (Tt 3.5)
Definição:
O ato divino de geração
espiritual, pelo qual Ele comunica vida eterna e nova natureza.
É a obra de Deus,
particularmente do Espírito (Jo 3.3-7; Tt 3.5). A fé é o requisito humano
em presença do qual o Espírito regenera, e a Palavra de Deus fornece o conteúdo
cognitivo da fé.
É um ato instantâneo, não um
processo (embora seus antecedentes e consequências possam ser processos). É
não-experimental (não se deriva ou baseia em experiência, embora seja seguida
das experiências comuns à vida cristã). Os resultados são:
Uma nova
natureza (2Co 5.17);
Uma nova vida
(1Jo 2.29).
VI –
ALGUNS NOMES DO ESPÍRITO SANTO
Em Lucas 11.20, o Espírito Santo
é chamado de “O dedo de Deus”; em Apocalipse 19.10, de “Espírito de Profecia”;
e,em Isaías 11.2, Ele é descrito com diversos títulos que representam a Sua
plenitude.
A Bíblia
descreve diversos Nomes e Títulos atribuídos ao Espírito Santo, os quais
revelam, além de sua personalidade e divindade, Seus atributos, natureza, bem
como as Sua sobras. Vejamos alguns:
· Espírito
Santo.
Assim
como Deus é santo (1Pe 1.16) e Jesus é santo (At 2.27), o Espírito também o é (Sl
51.11; Is63.10,11; Mt 1.18,20; 3.11; Lc 1.35; Jo 14.26; 1Ts 4.7-8).É chamado de
Espírito Santo porque sua obra principal é a santificação (Jo 3.5-8, 16.8; Rm
15.16; 1Co 6.11; 2Ts 2.13; 1Pe 1.1,2).
· Espírito
de Deus.
Este nome
aparece em diversos textos, tanto no AT quanto no NT (Gn 1.2; Êx 35.31; Jó
33.4; Mt 3.16;12.28; Rm 15.19; I Co 2.11).É natural que o Espírito Santo seja
chamado Espírito de Deus, visto que ele é enviado por Deus (Jo 15.26). A Bíblia
também o chama de Espírito de Deus, porque Deus age através dEle (Jo 6.44; Rm
8.14).
· Espírito
de Cristo.
O Espírito
Santo é chamado o Espírito de Cristo (Rm 8.9; 1Pd 1.11). Jesus disse que a
vinda do Espírito Santo para habitar nos corações dos crentes seria a vinda do
próprio Cristo (Jo 14.16-20). Podemos afirmar que o Espírito é chamado de
“Espírito de Cristo” porque é enviado em nome de Cristo e por Ele (Jo 14.26;
16.7).
· Espírito
da Promessa.
O
Espírito Santo é assim chamado (Ef 1.13) porque sua manifestação e poder são
prometidos no AT (Jo 2.28,29). A prerrogativa mais elevada de Cristo, ou do
Messias, era a de conceder o Espírito; e esta prerrogativa Jesus a reivindicou
quando disse: "Eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai"(Lc
24.49).
· Espírito
da Verdade.
A Bíblia
diz que Deus é a verdade (Jr 10.10); Jesus é a verdade (Jo 14.6) e o Espírito
Santo também é a verdade (1Jo 5.6). Ele veio para nos guiar em toda a verdade
(Jo 16.13,14).
· Espírito
de Adoção.
Quando a
pessoa é salva, não somente lhe é dado o nome de filho de Deus (Jo 1.12), e
adotada na família divina (Ef 2.19), mas também recebe dentro de sua alma o
conhecimento de que participa da natureza divina (Rm 8.15). Assim como Cristo é
nossa testemunha no céu; aqui na terra, o Espírito testifica com o nosso
espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.16).
CONCLUSÃO
Sendo o Espírito Santo “Deus”,
seria impossível defini-lo ou descrevê-lo em Sua plenitude. Por isso,
procuramos apenas descrever alguns atributos, bem como algumas de suas
atividades que foram registradas nas Sagradas Escrituras, tanto no AT como no
NT, sem esquecer-nos, no entanto, de que a atuação deste supremo Ser, não se
limita às experiências que foram registradas nas páginas das Sagradas
Escrituras; pois, Ele continua agindo, de maneira atuante e marcante, na vida
dos pecadores, e, principalmente, dos servos de Deus, espalhados por todo o mundo.
Elaboração
por Pb. Mickel de
S. Porto
REFERÊNCIAS
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STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal.
CPAD.
·
SILVA, Severino Pedro da A existência e a Pessoa do
Espírito Santo CPAD.
·
PEARLMAN, Myer Conhecendo as Doutrinas da Bíblia.
Vida.
·
HORTON, Stanley O que a Bíblia diz sobre o Espírito
Santo. CPAD.
·
IEAD em Pernambuco Superintendência das Escolas
Bíblicas Dominicais
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