O
PERIGO DA BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO HUMANA
TEXTO ÁUREO =
HUMILHAI-VOS PERANTE O Senhor, e ele vos exaltará. Tg 4:10
VERDADE PRATICA = A
realização humana, a parte de Deus, é impossível de acontecer, pois a criatura
não pode viver longe do Criador.
LEITURA
BIBLICA = TIAGO 4: 1-10
INTRODUÇÃO
Com
freqüência, em nosso zelo para com a Igreja hodierna, e no intuito de
conduzi-la à perfeição, desafiamos os crentes a seguirem o exemplo dos
primitivos cristãos. Às vezes damos a impressão de que os cristãos primitivos
não enfrentavam as mesmas tentações que os cristãos de hoje enfrentam. Mas, não
é isto o que a Epístola de Tiago nos revela. Tiago mostra que os primeiros
cristãos, assim como nós, hoje, eram sujeitos às mesmas paixões.
A
ORIGEM DAS GUERRAS E DOS CONFLITOS
Consoante
à pergunta: “Donde vêm às guerras entre vós?”, isto é, entre os crentes, dentro
da igreja? Responde Tiago que elas vêm dos deleites, da cobiça e da falta de
sabedoria na oração.
1. Deleites (v.1). Não é
pecado o crente viver prazerosamente. Porém, através de Tiago, Deus condena o
hedonismo, doutrina filosófica segundo a qual o prazer é a finalidade última, o
bem supremo da vida. Neste caso, “deleite ‘ é uma forma de glorificação dos
sentidos, é o culto de adoração ao “eu” próprio.
Segundo
o lúcido ensino de Tiago, a força dos prazeres que operam na nossa vida é que
tem produzido o clima conflitante que está a minar a força e a sugar a
vitalidade espiritual de muitas igrejas. O espírito de contendas entre cristãos
é o produto da carne vencida pelo intenso desejo de prazer. E o homem dominado
pela carne que produz conflitos dentro da igreja.
2. Cobiça (v.2).
Desejar o que há de melhor, bem como desejar progredir na vida não se constitui
um mal em si mesmo. Mas “cobiça” conforme trata Tiago, não representa aspiração
legítima. As conseqüências da cobiça (v.2) são: morte, inveja, conflitos,
guerras. Que conste, nenhum crente em sã consciência admitiria que isto
procedesse de Deus. As conseqüências da cobiça são sempre funestas. As Escrituras
registram o seguinte exemplo: tomado pela cobiça, o rei Acabe consentiu em
matar o piedoso Nabote, a fim de apossar-se da vinha que este não quis
vender-lhe (I Rs 21).
3. Inveja (v.2).
Invariavelmente o invejoso é a primeira, e, em algumas vezes, a única vítima da
sua própria inveja. Em geral o invejoso critica e combate as pessoas com as
quais gostaria de se parecer. A Igreja tem sofrido grandemente por causa da
inveja e ciúme dos crentes carnais. Eles têm-se feito constantes causas de
contendas para os cristãos sinceros e úteis à causa de Deus.
4. Falta de a sabedoria no pedir (v.3). O
ensino de Jesus de que “todo o que pede recebe” (Mt 7.7,8), é corroborado por
Tiago. Contudo, ele fala acerca daquelas pessoas que pedem, mas nada recebem.
Por quê? Porque pedem mal. Isto é: pedem fora da vontade de Deus, para gastar
nos seus próprios prazeres. Uma vida espiritualmente desajustada produz orações
desorientadas, as quais não recebem a resposta de Deus. Ninguém, nem mesmo
através da oração, pode fazer de Deus ministro de suas próprias
concupiscências. “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma
coisa, SEGUNDO A SUA VONTADE, ele nos ouve” (I Jo 5.14).
5. O Diabo. Ele
tentou Jesus (Lc 4.2; Mt 4.1) e continua tentando os servos de Deus, provocando
guerras e pelejas entre os crentes que dão lugar à sua ação. Ele anda "em
derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pe 5.8).
Havendo guerras e pelejas, não há união e, sem esta, não há bênção. Devemos
prevenir-nos contra as "astutas ciladas do diabo" (Ef 6.11).
6. A carne. Tiago,
indagando de onde vêm as guerras e pelejas entre os crentes, responde que vêm
dos deleites que guerreiam nos seus membros (v. 1). Paulo diz que os pecados
"operavam em nossos membros" (Rm 7.5). Essas paixões ou deleites que
operam nos nossos membros (a natureza carnal), tanto podem ser de origem
sexual, como emocional e moral, as quais geram contendas. Alguém pode
deleitar-se, em ver o mal ou a queda do outro. E prazer diabólico.
7. Desejo de poder. Esse
desejo carnal de poder tem origem em Lúcifer, que, ao desejar tomar o lugar de
Deus, imaginou-se grande (cf. Ez 28.2,17). Há muitos que, para
"subir" nos cargos, procuram passar por cima dos outros, gerando
guerras e pelejas desnecessárias. O melhor é humilhar-se sob a potente mão de
Deus e ser exaltado por Ele a Seu tempo (Tg 4.10, 1 Pe 5.6).
A BUSCA
EGOISTA
Tiago
não usa a expressão “adúlteros e adúlteras” para acusar os cristãos, seus
leitores, de impureza sexual. Não. Ele
se dirige àqueles cristãos que, devendo estar “casados”, “consorciados” com
Deus, O têm traído, preferindo o concubinato com o mundo. Prosseguindo, Tiago
pergunta aos seus leitores, se eles não sabem que:
1. A amizade do mundo é inimizade contra
Deus (v.4). No seu livro Os Radicais, Alan Pailister, diz:
“Amar o mundo é dar o nosso coração ao materialismo, à ambição ou ainda a
coisas muito boas e válidas, mas que assume importância maior que o nosso
Criador. O amor à pregação do evangelho pode ser no sentido negativo, amor ao
mundo, se nos dedicarmos à pregação movidos pelo desejo de
auto-glorificação. O nosso amor à casa
de oração pode ser considerado amor ao mundo, se dermos maior importância à
aparência do lugar onde oramos do que ao serviço, ao louvor e à adoração, em
primeiro lugar, ao Senhor, que é a razão primordial para a existência de tal
coisa”.
2. O Espírito que em nós habita tem ciúmes
(v.5). Os estudiosos das Escrituras têm tido alguma dificuldade
quanto a afirmar se é o Espírito Santo ou o espírito humano que de nós tem
ciúmes. As melhores versões da Bíblia, porém, grafam este versículo como sendo
o Espírito Santo que com ciúmes zela por nós. Na versão Matos Soares, lemos:
“Porventura imaginais que a Escritura diz em vão: O Espírito que em vós habita
ama-vos com ciúme?”
3. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça
aos humildes (v.6). E uma atitude de arrogância o crente admitir
que possa amar o mundo, “dar cordas” aos seus deleites, à cobiça, à inveja, e
também semear contenda entre irmãos, e por fim não vir a sofrer o juízo divino.
Em contrapartida, referindo-se aos humildes: “assim diz o alto e o sublime, que
habita na eternidade, e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e
também com o contrito e abatido de espírito, para vivi- ficar o espírito dos
abatidos, e para vivificar o coração dos contritos ‘(Is 57.15).
A BUSCA
DA AUTORREALIZAÇÃO
1. Sujeitando-se a Deus e resistindo ao
Diabo (v.7). O apóstolo diz que devemos sujeitar-nos a Deus,
resistindo ao Diabo, e este fugirá de nós. Sem a ação diabólica na igreja, não
haverá lugar para guerras, pelejas e contendas.
2. Chegando-se a Deus (v.8).
Estando perto de Deus, pela oração e comunhão, os crentes adquirem intimidade
com o Senhor. Os sentimentos maus são afastados pela presença do Espírito de
Deus.
3. Purificando o coração (v.8c). Davi
disse que o jovem purifica o seu caminho e não peca, observando a Palavra de
Deus e escondendo-a no coração (SI 119.9-11). Tiago exorta aos crentes
pecadores a limparem seus corações e, aos de duplo ânimo, a purificar o
coração. Isso afugenta as paixões humanas.
4. Sentindo as misérias (v.9). O
apóstolo exorta a que os crentes carnais, cheios de inveja e cobiça, ao invés
de pelejarem entre si, devem converter-se, sentindo suas misérias, através do
lamento e do choro, tornando o riso da carne em pranto interior, e o gozo
mundano em tristeza, atitudes essas que significam mudanças perante Deus.
5. Humilhando-se perante o Senhor (v.10). Já
vimos que Deus dá graça aos humildes (v.6). Se os crentes se humilharem, Deus
os exaltara. Se eles se exaltarem, serão humilhados. A humildade é a arma por
excelência contra o orgulho, a inveja, a cobiça, as pelejas e guerras nas
igrejas.
CONCLUSÃO
Fica bem claro que as guerras e pelejas entre os crentes, como
manifestações das paixões humanas, têm sido utilizadas como instrumento de
perturbação da obra do Senhor. O Adversário sabe que a igreja só marcha mais
rápido, quando há união, amor, humildade, oração sincera e comunhão com Deus.
Se ele conseguir prejudicar o clima espiritual, o caminho está aberto para o
fracasso. Que Deus nos ajude a evitar esses males em nós mesmos e ao mesmo
tempo combatê-los
Elaboração
pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de
Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
BIBLIOGRAFIA
Lições bíblicas CPAD 1989
Lições bíblicas CPAD 1999
Comentário
Bíblico Beacon
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