CAIM ERA DO MALIGNO
Texto Áureo
= “[..] Que nos ornemos uns aos outros.
Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão [...].” l Jo 3.11,12)
Verdade
Prática = Quem ama de verdade não se deixa
dominar nem pela inveja.
Leitura Bíblica = Gênesis 4: 1-10
Introdução
Neste capítulo vamos ver o mundo de uma única
família. E, assim como toda a humanidade foram representados em Adão, assim que
nós vemos agora a grande distinção de santos e pecadores representado em Abel e
Caim, respectivamente, e é dado um exemplo precoce da inimizade que havia sido
recentemente estabelecida entre a semente da mulher e cobra. Veja:
Adão e Eva
tiveram muitos filhos e filhas ( 5: 4 ). Mas a história bíblica se concentra em
Caim e Abel. Versos 1-2
I. Os nomes
dessas crianças. 1 Caim significa
posse, como Eva, a dar à luz, disse com alegria, gratidão e grandes
expectativas: da parte do Senhor um varão . Note-se que os filhos são um dom de
Deus, e devemos reconhecer como formando nossas famílias. Ele dobra e alegria e
apoio para nós quando os vemos como vindo das mãos de Deus que não abandona a
obra e dom de santificar as suas próprias mãos.
2. Abel
significa respiração, como se ele indicar que sua vida iria ser tão curto
quanto um tempo encorajada; Ou talvez
colocar o nome de sua mãe, porque eles já estão tão satisfeitos por ter obtido
masculino Caim, este parecia uma coisa vã?
II. Os
escritórios de ambos.
1. Ambos
apelaram. Deus tinha dado a seu pai, quando eles
ainda estavam em estado de inocência, uma tarefa a cumprir, e eles também lhes deu a sua. Note que é a vontade de
Deus que cada um de nós tem algo a
fazer neste mundo. Os pais devem educar os seus filhos para algum trabalho.
"Dê-lhes uma Bíblia e um
comércio (dizer boa para o Sr. Donald), e Deus está com eles."
2. Seus
escritórios foram diferentes,
eles poderiam ser trocados pelos respectivos produtos, como era necessário nas circunstâncias. Os
membros do corpo social que necessitam um do outro, e mútuo amor permanece com a troca mútua de bens.
3. Seus
escritórios correspondeu ao trabalho de campo, que foi a profissão
de seu pai.
4. Abel, embora o mais jovem dos dois, parece ser o primeiro a tomar posse e,
provavelmente, terno trouxe Caim a fazer o mesmo.
5. Abel
escolheu o melhor trabalho absoluta para a contemplação e devoção, assim ele sempre foi considerado uma vida pastoral.
I. As
devoções de Caim e Abel. Versos 3-5
Com o tempo, Caim e Abel apresentou a Adão
sacerdote nascido da família, cada uma oferta ao Senhor . Deus e provar a fé de
Adão na promessa e obediência à lei médica, estabelecendo a comunicação entre o
céu ea terra e oferecendo como sombras das coisas futuras.
Note-se
aqui:
1. A
adoração a Deus não é uma invenção tardia, mas uma instituição primitiva. Isto é o que era desde o princípio ( 1 João
1: 1. ); É a velha trilha ( Jer. 06:16 ).
2. Isso é
uma coisa boa que as crianças são bem comportados quando eles são jovens, e utilizado para serviços religiosos, para
que, quando eles são capazes de agir por si mesmos, eles podem, por sua própria
iniciativa, apresentar ofertas a Deus.
3. Cada um
deve honrar a Deus com o que tem,
como Deus o prosperou.
4. Hipócritas
e criminosos podem chegar tão longe como os melhores filhos de Deus nos
serviços externos da religião.
Caim trouxe uma oferta, como Abel; Além disso, Caim é mencionado em primeiro
lugar, como se estivesse oferecendo antecipadamente. Além disso, o fariseu e do
publicano estavam orando ao mesmo tempo no templo ( Lc. 18:10 ).
II. Os
resultados diferentes de suas devoções.
A primeira coisa que é necessária em todos os
atos da religião é a aceitação de Deus; nossa pressa é correto, se chegarmos a
esse objetivo; mas, em seguida, é a nossa adoração, se essa exigência (faltando
2 Coríntios 5: 9 ). Deus olhou com favor para Abel e para a sua oferta, e
mostrou sua aceitação, provavelmente pelo fogo enviado do céu, mas Ele não
respeitou Caim e oferecê-lo.
1. Houve uma
diferença nos personagens dos licitantes.
Caim era um mau e, portanto, seu sacrifício foi um sacrifício inútil ( Isa. 1:13
). Deus estava contente de vê-lo e, portanto, não parecia satisfeito com a sua
oferta.Mas Abel era justo; é chamado de justo Abel ( Mt. 23:35 ); seu coração
era a vida na vertical e dos deuses. Deus olhou para ele com prazer como homem
santo e, portanto, para a sua oferta como uma oferta de santo.
2. Houve
diferença nas ofertas apresentadas.
Diz expressamente ( Hebreus 11: 4. ) Abel ofereceu mais excelente sacrifício
que Caim : (a) a natureza do sacrifício, ou (B) sobre as qualidades da oferta.
Caim ofereceu do fruto da terra , a primeira coisa que me veio à mão, um
exemplo de seu desdém. Mas os esforços para escolher ABEL levou a sua oferta:
não é ruim, não mesquinho, mas não perca o primogênito de seu rebanho -o melhor
que tinha- e mais robustos deles -o melhor dos melhores.
3. A grande
diferença foi que Abel ofereceu na fé;
Caim, não. Houve uma grande diferença no princípio que animava um para o outro.
Abel ofereceu com um olho para a vontade de Deus como sua regra, e a glória de
Deus como o objetivo final, enquanto que Caim tinha apenas ir com o fluxo ou
salvar a face, não pela fé, e, assim, resultou em pecado. Abel era humilde e
contrito, Caim, arrogante e complacente; aninhados dentro dele auto-confiança.
III.
Desagrado Caim com a diferença que Deus fez entre seu sacrifício e que o de
Abel.
Caim ficou muito irritado, o que está bem
patente no seu rosto. Esta raiva fala por si:
1. Inimizade
com Deus. Ele deve ter ficado com raiva de si
mesmo por sua própria infidelidade e hipocrisia, por que ele tinha perdido o
prazer de Deus. Note-se que é um sinal claro de uma briga coração orgulhoso com
censuras para o nosso pecado, nós trouxemos sobre nós.
2. Ciúme de
seu irmão. Ele concebeu um ódio contra ele como
um inimigo. Notas: (A) que é típico daqueles que têm sido indigno do favor de
indignação de Deus contra aqueles que permanecem digna para que o favor.Os
fariseus estavam a caminho de Caim, quando eles próprios não entrar no reino de
Deus e permitir que aqueles que entram fazer ( Lc. 11:52 ). (B) A inveja é um
pecado que normalmente carrega sua própria punição na podridão dos ossos.
Razões Deus com Caim aqui para convencê-lo do
pecado e loucura de sua raiva e
insatisfação, e trazê-lo de volta para o bom
gênio, de modo a evitar o fluxo de pecado o seu curso mal. Versos 6-7
Da mesma forma o filho mais velho discutiu com
o pai do filho pródigo ( Lc. 15:28 ).
I. Deus pede
Caim sobre a causa desse descontentamento:
Por que é o seu rosto abatido?
Notas: 1.
Deus percebe todas as nossas paixões pecaminosas e emoções.
2. Pergunte a
si mesmo: "Por que eu ficar louco? Existe
algum motivo verdadeiro, justo e proporcional para o fazer? Por que eu fico com
raiva tão rapidamente? "
II. Para
trazer Caim de volta ao seu bom senso, ele é mostrado aqui:
1. Não tem
nenhuma razão para estar zangado com Deus.
A) Deus
coloca diante de Caim vida e bênção:
o (a) "Se você tivesse feito bem, como seu irmão, você teria sido aceito,
como era ele", ou (b) "Se no futuro os trabalhos, se você se arrepender
do seu pecado, reformar o teu coração e de vida, e oferecer o seu sacrifício
melhor, você ainda aceita, seu pecado será perdoado, e seu bem-estar e honra
restaurada; tudo ficará bem. " Olhe o quão cedo o evangelho foi pregado, e
foram oferecidos os seus benefícios, incluindo um dos maiores pecadores.
B) Deus
coloca diante de si a morte e a maldição:
"Se você não vai fazer bem, se você persistir em que a raiva ao invés de
se humilhar diante de Deus, você endurecer contra Ele, o pecado jaz à
porta", ou seja, (a) outro é pecado. "Agora que a raiva está em seu
coração, o assassinato está à porta." Ou (b) o castigo do pecado. Assim, a
punição está relacionada ao pecado, que expressa tanto uma palavra em hebraico.
Quando o pecado está alojado dentro de casa, a
maldição está na porta como um xerife, pronto para prender o pecador sempre
objetivo. A porta é o pecado consumado, quando foi concebido no coração ( Tg.
1:15 ). Portanto, Caim não tinha razão para estar zangado com Deus, mas somente
contra si mesmo.
2. Que ele
não tem razão para estar zangado com seu irmão. Não é o seu irmão, que trouxe esta com raiva,
mas a sua própria inveja, o orgulho, o mal de seu próprio coração. É verdade, o
pecado jaz à porta, como um animal faminto que se encontra na porta perseguir
sua vítima sair para atacar.
Alimentando o fogo da paixão é como preparar
presa pelas terríveis assaltos de um feroz, mas, muito às paixões atacar o
coração humano, estão sujeitos à nossa vontade consciente. Nosso coração é uma
força que só pode ser tomada quando se entrega voluntariamente a partir de
dentro, nenhuma decisão de continuar lutando.
O
assassinato de Abel, que pode ser visto a partir de duas perspectivas: O
versículo 8
I. Como o
pecado de Caim; e era um pecado escarlate, um crime de primeira grandeza. Vê-lo:
1. O ato de Adão a comer do fruto proibido
parece em comparação de um pequeno pecado, mas o pecado de Adão foi quem abriu
a porta para este crime horrível.
2. É um resultado da hostilidade que está na
semente da serpente contra a semente da mulher. Então, no início, que era
segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito ( Gl 4:29. ).
3. Veja também o que vem a inveja, o ódio, a
maldade e toda falta de amor; se eles emprestam calor e abrigo dentro da alma,
logo o perigo de os seres humanos se envolver no crime hediondo de homicídio surge.
Muitos foram agravando o pecado de Caim.
(A) Foi o seu próprio irmão, a quem ele matou seu
irmão mais novo, que teve que ser protegido.
(B) Foi um bom irmão, que nunca lhe tinha feito
mal nenhum.
(C) o próprio Deus o havia alertado contra o
que pode acontecer; no entanto, ele persistiu em seu propósito bárbaro.
(D) Coberto amizade crime de capa e bondade:
" Vamos sair para o campo ", disse o irmão. A paráfrase Caldeu
acrescenta que Caim argumentou que não houve julgamento vindouro e um estado
futuro, e quando Abel tomou a palavra em defesa da verdade, Caim teve a
oportunidade de lançar sobre ele. No entanto:
(E) O que a Escritura nos diz e por que ele
foi morto, o assassinato é um evidente agravante; foi porque as suas obras eram
más , e de seu irmão justas ( 1 Jo. 3:12 ). Além disso
(F) para matar seu irmão, foi um golpe para o
próprio Deus; odiava Abel porque Deus o amava.
II. Como
condição de Abel.
Reinou a morte desde Adão pecou, mas até agora
não tinha lido de qualquer um que tivesse caído na beira da sua foice; e agora:
1. A primeira que morre é um santo, que foi
aceito e amado por Deus. A primeira foi para o túmulo, foi também a presença de
Deus. Além disso, 2. O primeiro a morrer como um mártir, pois ele morre por sua
religião. A morte de Abel, não só se comporta maldição, mas produz coroação.
O julgamento e condenação do
primeiro assassino. Versículos 9-12
I. O local de Caim, o Senhor disse
a Caim: Onde está Abel, teu
irmão? Ele pede para extrair uma confissão de seu crime, para todos aqueles que
desejam ser justificado diante de Deus deve acusar a si mesmos, e aqueles que
são verdadeiramente arrependido eles vão fazer isso.
II. Declaração de Caim afirma não
ser culpado , e acrescenta rebelião de seu crime. Bem:
1.
Ele se esforça para cobrir um assassinato deliberado com uma mentira
deliberada: Eu não sei. Assim, Caim, o diabo um assassino e mentiroso desde o
princípio manifestou. São estranhamente cegar aqueles que pensam que podem
esconder os seus pecados a um Deus que tudo vê, e eles também são estranhamente
difícil pensar que é desejável para esconder um Deus que perdoa somente aqueles
que confessam.
2.
Recklessly acusa Deus, o juiz de loucura e injustiça, fazendo a seguinte pergunta?
Sou eu o guarda do meu irmão Ele deveria ter sido humilhado e ter dito? Não que
eu o assassino de meu irmão Alguns pensam que diz respeito a Deus e Sua
providência, como se quisesse dizer: "És tu seu guardião? Se ele não for
encontrado, será culpa sua, não minha, porque eu nunca pensei tê-lo em meu
escritório. "Note que você perde o interesse nos assuntos de seus irmãos,
e não cuidar deles quando eles têm uma chance de evitar o sofrimento danos à
sua vida, à propriedade ou reputação, especialmente em suas almas, são, na
verdade, falar a língua de Caim (v. Lev 19:17. ; Fp 2: 4. ).
III. Caim é condenado por seu
pecado (v. 10 ): As
provas contra você é claro e indiscutível, " A voz do sangue do teu irmão
clama ". Deus se expressa como se fosse sangue, enquanto, de testemunho e
denúncia, antes do conhecimento do próprio testemunho de Deus testemunhado
contra ele.
Olhe aqui:
1. O
assassinato é um pecado que clama mais do que qualquer outro. Aqueles que
sofrem com paciência grito de perdão ( Pai, perdoa-lhes), mas o seu sangue
(exceto Cristo) clama por vingança.
2.
Nós lemos que o sangue de Abel clamou do chão ... ele abriu a boca para receber
o sangue de sua mão para o seu irmão (v. 11 ).
3. O
original está no plural, o sangue de seu irmão, como se quisesse dizer, não só
o seu sangue, mas todos eles podem ser descendente dele. Como é bom para nós
que o sangue de Jesus fala melhor do que o de Abel ( Hb. 0:24 )! O sangue de
Abel clamou por vingança; O grito de Cristo para o perdão.
IV. A sentença pronunciada sobre
Caim: Agora, pois, você está amaldiçoado da terra (v. 11 ).
1. Ele é amaldiçoado. A maldição da desobediência de Adão
caiu diretamente sobre o solo: maldita é a terra por tua causa ; mas a maldição
da rebelião de Caim caiu diretamente sobre ele: maldito seja você. Todos nós
merecemos essa maldição, e é somente em Cristo como os crentes são salvos ela e
herdar a bênção ( Gálatas 3:10. , 13 ).
2. Ele é danado da terra. Caim encontrou sua punição, onde
ele escolheu sua parte e se estabeleceram seu coração. Há duas coisas que
esperamos da terra e essa maldição é negado tanto Caim e arrancou dele o apoio
e residência. (A) Aqui é retirada do suporte oferecido pela terra. É uma
maldição que cai sobre seu bem-estar e seu amor pela arte, em especial: Quando
você cultivar a terra, não mais a sua força (B) É também negou uma residência
definido na terra: Vagando e vagabundo serás na terra. Com isso, foi condenado
(a) a desgraça perpétua e à reconvenção entre os homens (b) uma inquietação
perpétua e ansiedade terrível em sua própria mente. Sua consciência culpada
deve persegui-lo onde quer que fosse, até que ele Magor-Missabibe, resultando
horror ao redor. O resto, o lugar seguro que você pode encontrar aqueles que
andam carregados dentro de sua própria confusão perturbadora onde vai? Que
força deve ser fugitivos que andam tão agitada.
Esta
foi a sentença pronunciada contra Caim, e ela ainda mistura de misericórdia,
porque não foi imediatamente cortado da existência, mas determinado lugar e
tempo para se arrepender; porque Deus é longânimo para convosco, não querendo
que ninguém pereça ( 2 Pedro 3: 9 ).
Algo mais sobre o processo contra
Caim. Versos 13-15
Reclamação
de I. Caim a decisão judicial contra ele, tão duro e severo. Alguns pensam que
fala a língua do desespero. Há perdão de Deus de perdão para os maiores pecados
e pecadores para idosos; mas o perderia os desesperados. Recentemente, Caim não
tinha nada o pecado, mas agora vai para o outro extremo.
Satanás
consegue arrastar seus vassalos da presunção de desespero. Caim pensa que é
rigorosa quando se trata de realmente favorecer: ele reclama sobre o seu mau
quando você tem tantos motivos para maravilhar-se estar fora do inferno. E
para
justificar a sua reclamação, Caim diz amargamente sobre sua sentença.
1.
Para ela, vê-se excluído do favor do seu Deus.
2.
Parece expulso de todas as conveniências da vida e conclui que ser um fugitivo,
agora é jogado fora da face da terra.
3. Vê exposto ao ódio e má vontade
de toda a humanidade:
Acontecerá que todo aquele que me encontra vai me matar. Onde quer que você
estiver em roaming, a sua vida está em perigo; pelo menos ele pensa assim; e,
como um devedor insolvente, acha que qualquer um que o atende, ser um xerife.
Todos os que foram, então, vivendo na Terra eram seus parentes próximos; no
entanto, apenas medo deles; e só porque ele havia se comportado horrivelmente
com seu irmão. Contemplar a criação armado contra ele.
II. Confirmação de Deus adicionado
ao julgamento, pois quando Ele julga, ganhar sempre (v. 15 ).
1.
Observe como Caim é protegido da ira notificado por esta declaração, como se
pode imaginar, todo este mundo pouco para o tempero existente: Qualquer um que
matar a Caim será punido sete vezes , porque se Caim não está protegido contra
morte violenta, a sentença pronunciada contra ele (o que seria fugitivo e
errante) iria caducar.Dizer Deus no caso de Caim: Minha é a vingança, eu
retribuirei, teria sido uma usurpação ousada pela espada a mão de um homem
roubar a Deus. 2. Senhor um sinal em Caim, para distingui-lo do resto da
humanidade e que, com este sinal de proteção, não ele deveria encontrar
qualquer matá-lo , mas Deus cumpriu a pena que lhe foi imposta.
Acompanhe a história da história
de Caim, depois de ter sido rejeitado por Deus. Versos 16-18
I. Caim humildemente submetido à
parte do julgamento pelo qual a face de Deus foi escondido dele; for (v. 16 ) saiu de diante do Senhor , isto
é, voluntariamente renunciou para buscar a face de Deus e da religião, e ficou
satisfeito ao ser privado de seus privilégios, de modo a não ser sob seus
preceitos. Ele veio como Caim, da presença de Deus, e encontrado em nenhum
outro lugar para voltar a ela para sempre.
II. Ele se esforçou para
neutralizar parte da sentença que tinha sido feito errante e fugitivo; porque:
1.
Escolha uma terra para habitar, a leste do Éden, a alguma distância do lugar
onde seus pais viveram. Mas a sua intenção de fixar residência em vão, pois a
terra em que vivia era para ser a terra de Noé (significado: asacudir ou
tremer), talvez por causa da contínua preocupação e angústia de seu próprio
espírito. Note-se que aqueles que se afastam de Deus não pode encontrar descanso
em lugar nenhum.
2.
Ele construiu uma cidade, uma pequena aldeia, para a residência fixa de sua
família (v. 17 ), conhecendo pessoalmente o que significava abrigo vagando sem
teto.
(A)
Alguns vêem nesta esforçar um desafio para o julgamento divino. Deus lhe disse
para estar vagando no exterior e em todos os lugares. Se ele tivesse se
arrependido e humilhado esta maldição poderia ter sido transformado em uma
bênção.
(B)
Veja por que ele escolheu Caim, depois de abandonar Deus. Ela tentou se
estabelecer neste mundo, como um lugar de sua perpétua resto.
(C)
Veja também o método utilizado para afastar os terrores que era constantemente
perseguidos. A empresa comprometeu-se a construir a cidade, para desviar seus
pensamentos a partir da consideração de sua miséria, e para abafar os gritos de
uma consciência culpada com o ruído de machados e martelos. Da mesma forma, há
muitos que evade seus arrependimentos jogando a agitação apressado de negócios
do mundo.
(D)
finalmente ver que, muitas vezes, as pessoas pobres assumir a liderança nos
filhos de Deus e levá-las em prosperidade exterior. Caim e sua parentela
maldita habitar numa cidade enquanto Adão e seus outros descendentes vivendo em
tendas.
3. Ele também criou uma família. Aqui está um breve relato de sua
posteridade, pelo menos, o primogênito de sua família, durante o curso de sete
gerações.
Alguns detalhes sobre Lameque, o
sétimo depois de Adão na linha de Caim. Versos 19-22
Pecando
tomando duas esposas, mas foi abençoado com dois filhos, e alguns deles eram
muito famosos em sua geração, não pela sua piedade, mas por sua sagacidade. Não
foram só negócio para si, mas também a serviço do mundo e distinguido pela
invenção, ou, pelo menos, o progresso, algumas artes úteis.
1. Jabal era um pastor famoso.
2.
Jubal era um músico famoso, e particularmente um organista e o primeiro que deu
regras para a nobre arte (e ciência) de música. Depois de Jabal colocá-los no
caminho certo para se tornar rico, Jubal colocá-los no modo de ser feliz. Então
Jabal era para eles como o deus Pan, e Jubal foi o Apollo.
3.
Tubal Caim era um arquiteto famoso que fez avançar significativamente a arte de
bronze e ferro trabalhando, para melhores negócios e da guerra. Então esta foi
a sua Vulcan. Mesmo aqueles que ficam aquém da graça e no conhecimento de Deus
pode ser decorado com muitas qualidades e realizações excelentes e úteis que
lhes proporcionam fama e diversão para sua geração. Presentes deste tipo
freqüentemente encontrados em pessoas más, enquanto Deus escolhe até as coisas
loucas do mundo ( 1 Coríntios 01:27 ).
Elaboração
pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Ministério Belém Em Dourados – MS
Bibliografia
= Comentário Bíblico Volume 01 - Genesis a Deuteronômio
= Comentário Bíblico de Matthew Henry Baseado na
Obra Sem Abreviações –Edição Atualizada Século XXI
CAIM ERA DO MALIGNO
Texto Áureo = “[..] Que nos ornemos uns aos outros. Não
como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão [...].” l Jo 3.11,12)
Verdade
Prática= Quem ama de verdade não se deixa
dominar nem pela inveja.
Leitura Bíblica = Gênesis 4: 1-10
Introdução
Neste capítulo, nós continuamos a ver que
Gênesis é sem dúvida nenhuma o livro dos inícios. Aqui nós temos o primeiro
nascimento, adoração, assassinato, morte, mártir, cidade, bigamista, fundição,
poesia e outras coisas mais. Este capítulo também revela como o pecado se
espalhou na primeira família e então na sociedade. Verdadeiramente a depravação
bem cedo floresceu e se espalhou.
I. Os Dois Filhos - versículos 1-2.
Aqui nós temos o relato inspirado do
nascimento das primeiras crianças no mundo. O primeiro recebeu o nome de Caim,
que significa "adquirido" ou "obtido". Alguns acreditam que
Eva pensou que ele seria o Messias prometido em Gênesis 3:15. Entretanto,
parece que ela cedo aprendeu o triste fato de que este mundo é um lugar de
tristeza e vazio. O segundo filho se chamou Abel, que quer dizer "vaidade"
ou "vapor." Eva deve ter se tornado cada vez mais consciente da
destruição que o pecado produziu. Entretanto, o nome de Caim parece mostrar que
ela acreditava nas promessas de Deus.
II. As Duas Ofertas - versículos 3-5
Não fica claro que Adão ensinou a seus filhos
o tempo, e a maneira correta de adorar a Deus? Estas ofertas provavelmente
foram levadas ao local onde os querubins estavam [Gênesis 2:24]. Este parece
ser o lugar aonde Deus se encontrava com eles [considere vers. 16]. É triste
vermos que somente um dos sacrifícios pode ser aceito por Deus. De maneira
tangível, Deus mostrou sua aceitação da oferta de Abel [Hebreus 11:4].
Relembrando várias passagens do Velho Testamento, é muito provável que esta
oferta tenha sido de forma sobrenatural consumida pelo fogo. Vejamos como estas
ofertas eram diferentes:
A. A oferta de Caim foi rejeitada porque ele
mesmo não era justo diante de Deus. A Bíblia toda ensina que nada do que nós
oferecemos a Deus é aceito se não estivermos corretos diante dEle [vers.5,
Hebreus 11:6; Isaías 1:10-15].
B. A oferta de Caim era uma oferta de
"Ação de Graças", e denunciava um espírito de orgulho e justiça
própria. Porém Abel ao trazer um cordeiro, estava confessando sua necessidade
de uma "oferta pelo pecado". A sua oferta apontava para Cristo como
sendo o Cordeiro de Deus que morreu pelos pecadores. Isto demonstrou sua fé no
Salvador que viria [Hebreus 11:4]. A diferença entre Caim e Abel pode ser vista
em todas as épocas. Os Publicanos e Fariseus nos dão um retrato disto no Novo Testamento
[Lucas 18:9-14]. O "caminho de Caim" [Judas 11] é o caminho da
salvação através das obras e da religião.
III. Caim é Avisado - vers. 6-7.
Nada irrita mais um homem do que ser
repreendido pela sua atitude orgulhosa. Deus alertou a Caim, porém, ele não deu
ouvido. Eva foi induzida a pecar e agora Caim não podia o resistir. As palavras
de Deus no versículo 7 têm dado origem à muitos debates.
Isto se deve ao fato da palavra
"pecado" ser utilizada em algumas passagens do Velho Testamento para
se referir a "oferta pelo pecado". Este versículo é interpretado de
duas maneiras:
A. "Se você se arrepender, você será
aceito. Se você se recusar a arrepender-se, o pecado como uma besta feroz,
estará a espreita para atacá-lo. O pecado irá conquistá-lo e dominá-lo, se você
não crucificar a carne e ter domínio sobre ela." Se esta for a
interpretação correta, então ela é ilustrada na vida de Caim. Ele tornou-se um
escravo do pecado. O ódio o dominou e o levou a ser um assassino. O pecado
arruinou sua vida.
B. "Se você tivesse feito certo, Eu teria
aceitado você. Agora mesmo há uma oferta pelo pecado que você pode usar para
fazer expiação pelos seus pecados. Arrependa-se e você manterá o seu lugar como
primogênito e cabeça da família." Perceba que na segunda interpretação o
domínio que Caim exerceria seria sobre Abel e não sobre pecado. Apesar de as
duas interpretações estarem de acordo com a doutrina bíblica, eu sou mais
inclinado a aceitar a primeira. Entretanto, os mais conceituados estudantes da
Bíblia não chegam a um veredicto comum.
IV. O Primeiro Homicídio vers. 8.
O primeiro homem á morrer sobre a terra foi um
filho de Deus, que foi assassinado. Na verdade o ódio de Satanás pelos filhos
de Deus é antigo [Gênesis 3:15; Gálatas 4:29]. Caim matou Abel porque ele era
justo e conhecia o evangelho [I João 3:11-13]. O que nos traz conforto é saber
que o primeiro homem ao morrer, foi para o céu.
V. Caim é Julgado - versículos 9-10.
O Senhor questionou Caim para que ele tivesse
oportunidade de se arrepender do seu pecado. Infelizmente o assassino então
mentiu. Quando nós seguimos o diabo, agimos da mesma forma que ele [João 8:44].
Um pecado leva ao outro. Com que freqüência o mundo responde como Caim
"sou eu guardador do meu irmão?" Eles nem parecem calcular que a resposta
seria sim [Mateus 22:39]. Deus disse que a voz do sangue de Abel clamava desde
a terra. É o clamor de vingança, como também clamam o sangue de todos os
mártires e vitimas inocentes da ira dos homens. Damos graças à Deus que o
sangue de Cristo fala de coisas melhores[Hebreus 12:24].
VI. Caim é Punido - versículos 11-14.
A punição de
Caim era em dois aspectos:
A. A terra
de maneira nenhuma iria produzir um grão sequer para ele. Este castigo era pelo pecado de derramar o
sangue do homem como se fosse uma coisa comum. Lembre-se que pela oferta de
Caim nós podemos concluir que ele era um lavrador.
B. Ele seria
um errante sobre a terra. Isto era
para indicar que ele estaria fugindo de Deus [vers.14]. Este castigo parece ter
causado muita tristeza em Caim [vers.13]. É triste notar que ele estava
pesaroso por causa do castigo e não pela culpa de seu pecado.
VII. A Restrição de Deus - vers. 15.
A consciência de Caim lhe dizia que um
assassino merece a morte. Seus temores parecem indicar que ele sentia que os
homens automaticamente saberiam disso e procurariam a mata-lo. Por alguma razão
Deus não permitiria que Caim fosse executado. O governo civil somente pode
tirar a vida porque Deus o permitiu [Romanos 13:1-5]. A pena de morte somente
foi instituída após o dilúvio [Gênesis 9:5-6]. Até então execução da vingança
eram uma prerrogativa de Deus. (As palavras do versículo 15 não nos ensinam que
o homem que se vinga sem autoridade é pior do que aquele que cometeu o erro?
Aqueles que de forma errada se vingam, estão usurpando o trono de Deus [Romanos
12:19 ].
Conclusão
O que Jesus está a nos ensinar é que se
estamos desagradando a Deus com o nosso comportamento, nossa oferta não
atingirá o coração de Deus. É preciso deixar a oferta para depois. Primeiro, Deus
olha para o nosso comportamento. Depois disso, ele olha para a nossa oferta.
Especialmente por isso, nossa primeira oferta tem que representar nosso
arrependimento pelos nossos pecados.
Elaboração
pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Ministério Belém Em Dourados – MS
Bibliografia
www.celeiros.com.br
CAIM ERA DO MALIGNO
Texto Áureo
= “[..] Que nos ornemos uns aos outros.
Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão [...].” l Jo 3.11,12)
Verdade
Prática = Quem ama de verdade não se deixa
dominar nem pela inveja.
Leitura Bíblica = Gênesis 4: 1-10
Introdução
Um aspecto terrível do pecado é que ele não
pode ser isolado nem obliterado facilmente. Executa progressivamente sua obra
devastadora na sociedade, de geração em geração. O pecado de Adão e Eva não
causou infortúnio apenas para suas vidas; passou de pai para filho, de época
para época. A história no capítulo 4 ilustra dolorosamente este fato e as
genealogias ampliam as repercussões do mal por todas as gerações.
1. 0
Assassinato de um Irmão Crédulo (4.1-16)
Na estrutura geral, esta história é muito
semelhante à anterior.
Tem um cenário (4.1-5), um ato de violação
(4.8), uma cena de julgamento (4.9-15) e a execução da sentença (4.16).
A história dos primeiros dois rapazes nascidos
a Adão e Eva (1) realça as repercussões do pecado dentro da unidade familiar.
Os rapazes, Caim e Abel (2), tinham temperamentos notavelmente opostos. Caim
gostava de trabalhar com plantas cultiváveis. Abel gostava de estar com animais
vivos. Ambos tinham uma disposição de espírito religioso.
Os filhos de Adão levaram sacrifícios ao
SENHOR (3), o primeiro incidente sacrifical registrado na Bíblia. Que Abel
também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura (4) não quer
dizer necessariamente que animais são superiores a plantas para propósitos
sacrificais. Por que atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta (5)
fica evidente à medida que a história se
desenrola.
A primeira
pista aparece quase imediatamente.
Caim não suportava que algum outro ficasse em primeiro lugar. A preferência do
Senhor por Abel encheu Caim de raiva. Só Caim podia ser o “número um”.
O Senhor não estava ausente da hora da
adoração. Ele abordou Caim e lhe deu um aviso. Deus não o condenou diretamente,
mas por meio de um jogo de palavras informou Caim que ele estava em real
perigo. Em hebraico, a palavra aceitação (7) é, literalmente, “levantamento”, e
está em contraste com descaiu (6). Um olhar abatido não é companhia adequada de
uma consciência pura ou de uma ação correta. O ímpeto das perguntas de Deus era
levar Caim à introspecção e ao arrependimento.
Se Caim tivesse
feito bem (7), com certeza Deus
o teria graciosamente recebido. Mas, e se Caim não tivesse feito bem? Esta era
a verdadeira questão que Caim ignorava, pois ele lançava a culpa em Abel. A
ameaça à sua vida espiritual não estava longe. O pecado estava bem do lado de
fora da porta, pronto para levar Caim à ruína.
Precisamos examinar duas palavras no versículo
7. A palavra traduzida por pecado (.hatt’at) pode significar pecado ou oferta
pelo pecado. A última opção está fora de questão, porque a presença fora da
porta não parece ser útil; é sinistra. A palavra jaz (robesh) é um substantivo
verbal. O problema para o tradutor é: Esta palavra serve de verbo, jaz, ou de
substantivo, dando o sentido: “O pecado está de tocaia”?
E. A. Speiser destaca que o acádio, uma das
origens do hebraico bíblico, tem basicamente a mesma palavra, rabishum (note
que as primeiras três consoantes são as mesmas), que significa “demônio”. Esta
história bíblica vem do mesmo local geográfico; assim, se considerarmos que
robesh é um empréstimo do acádio, a solução está à mão. O texto descreve o
pecado como um demônio malévolo, pronto para se lançar sobre Caim se este sair
da presença de Deus sem se arrepender. Deus graciosamente ofereceu a Caim o
poder de vencer o pecado: Sobre ele dominarás.
A última
porção do versículo 7 pode ser parafraseada:
“Tu deixaste o fogo da raiva arder por dentro; por conseguinte, quando tu
deixares meu domicílio, o pecado te tomará. E melhor dominares a raiva para que
a destruição não te vença”.
Mas Caim saiu da presença de Deus e a raiva se
transformou em ciúme, o qual, por sua vez, se tornou em ódio assassino junto
com um plano ardiloso. No campo, um dia a ação má foi executada — Caim... matou
(8) Abel deliberadamente e sem provocação.
Mas Caim não
pôde evitar o SENHOR (9). Logo se
desenvolveu a cena de julgamento. A voz do sangue do teu irmão clama a mim
desde a terra (10) é vívida expressão idiomática que significa: “Tu podes
tentar esquecer teu ato de violência, mas eu não posso. O que quer que aconteça
com meus filhos é questão de preocupação pessoal para mim”. O privilégio de
cultivar a vida vegetal foi tomado de Caim e ele foi banido para o deserto, a
fim de ser fugitivo e errante (12).
A exposição
do seu pecado mudou Caim. O ódio
arrogante se tornou em medo covarde misturado com auto piedade. Ele estaria
suscetível do mesmo destino que desferiu ao irmão. Não pôde nem suportar o
pensamento. Mas Deus não escarneceu dele. Mais uma vez sua misericórdia
suavizou o castigo. Pôs o SENHOR um sinal em Caim (15). Assim, Caim partiu para
enfrentar uma vida totalmente nova, longe de Deus. A designação terra de Node
(16) significa “terra de vagueação”, e não parece ser o nome de uma região
específica que não seja sua direção geral para a banda do oriente do Éden.
De 4.2-9, G. B. Williamson analisa “Caim e
Abel”.
1) A
diferença nos homens — até entre
irmãos, 2b,5b,6,8,9; 2) A diferença significativa nas suas ofertas, 3-5a (cf.
Hb 11.4); 3) Eis uma revelação da bondade e severidade de Deus, 7a.
2. Os Descendentes
de Caim: Criativos mas Impiedosos (4.17-24). A
importância de Caim foi exaurida, e a linhagem de sua posteridade rebelde é
incompletamente apresentada em forma genealógica abreviada. A esposa de Caim
foi, implicitamente, uma irmã (cf. 5.4) que partiu com ele para o exílio. Caim
começou a construir uma habitação fortalecida, uma cidade (17), e
orgulhosamente a chamou de Enoque, o nome do seu primeiro filho.
A
procura de Caim e seus filhos por segurança estava simbolizada pela construção
de muros pesados, a procriação de muitos filhos com esposas múltiplas e o poder
da perícia profissional, do armamento e do ódio. O primeiro poema da Bíblia
(23,24) serve de ilustração da amargura feroz que envenenou o espírito destes
homens. O significado do versículo 23 é: “Matei um homem [meramente] por me
ferir e um jovem [só] por me golpear e me ferir” (BA). Alcançaram o pico da
habilidade e realização, mas também se chafurdaram nas profundezas
do mal.
Elaboração
pelo:-
Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Ministério Belém Em Dourados – MS
Comentário Bíblico Volume 01 - Genesis a Deuteronômio
AS
PRIMEIRAS OFERTAS PARA DEUS
TEXTO ÁUREO = “E
andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou o si mesmo por nós,
em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave”. Ef 5.2.
VERDADE PRÁTICA = Se
Deus nos tem dado o melhor de si mesmo, é evidente que Ele também merece o
melhor do que somos e temos.
TEXTO
BIBLICO = Gn 4.1-7
INTRODUÇÃO
Estudaremos
nesta lição as pessoas de Caim e Abel, os primeiros exemplos que a Bíblia nos
apresenta, de um lado um homem do mundo religioso e de outro, um genuíno homem
de fé.
1. A
HERANÇA ESPIRITUAL DE CAIM E ABEL
Ao
nascerem, Caim e Abel encontraram um importante legado de seus pais. Eis alguns
pontos da herança transmitida aos seus filhos.
1. A natureza do matrimônio. Isto está
expresso nas palavras: “Conheceu a Eva, sua mulher”. Isto é o
inicio da vida familiar. E também o texto lança as bases para o princípio
monogâmico do casamento, em intimo acordo estabelecido ao longo das Escrituras.
2. O reconhecimento do favor divino. Ao
nascer Caim, Eva declarou: “Alcancei do Senhor um varão” (Gn 4.1). O texto
sugere que Eva está agradecendo a Deus por tê-la ajudado no nascimento de seu
primogênito. Ela certamente não estava agradecida pelas declarações divinas que
acentuavam a grande dor relacionada com o ato de dar à luz (Gn 3.16).
3. A lição da esperança. Ao
dizer: “Alcancei do Senhor um varão”, não estaria Eva supondo que já havia
chegado o momento de cumprir-se a grande promessa de Gênesis 3.15? Um varão!
Não viria ele a ser o que esmagaria a cabeça da serpente?
4. O dever de oferendar ao Senhor. Não há
dúvida de que Adão e Eva instruíram seus filhos no caminho do temor a Deus.
Esse caminho incluía o dever de dedicar periodicamente alguma oferta ao Senhor.
II. A
OFERTA DE CAIM
Antes
de examinarmos diretamente a natureza e a conseqüência da oferta pessoal de
Caim, observemos algumas informações gerais que a Bíblia nos oferece sobre a
sua pessoa.
1. Significado do nome “Caim”: aquisição. Para
Eva, Caim era em verdade uma aquisição, um achado espiritual, uma prenda de
grande valor. Sem dúvida, não tardou muito para que a mãe pudesse sentir que
tal não era verdade.
2. A profissão de Caim: lavrador da terra. Não
existe qualquer demérito em ser agricultor, pelo contrário, há muitas razões
para crer que se trata duma atividade realmente nobre. Não está na profissão de
Caim a raiz de sua queda espiritual.
3. A oferta de Caim: do fruto da Terra. Não
lemos nas Escrituras a respeito de qualquer determinação específica de Deus
determinando a natureza da oferta que os dois irmãos (Abel e Caim) deveriam
dedicar ao Senhor.
Sendo
Caim um lavrador, nada impedia que ele oferecesse um animal. Sendo pastor de
ovelhas, nada impedia a Abel de oferecer do fruto da terra.
Apesar
disto, podemos notar que a oferta de Caim estava mais ligada a terra, fato que
sugere á sua dádiva um aspecto mais material, enquanto que a oferta de Abel se
vinculava mais ao lado espiritual, ao sacrifício, lembrando inclusive o
sacrifício do animal que dera origem ás túnicas de peles (Gn 3.21).
Caim
andou por seu próprio caminho (Jd 11; Pv 14.12).
4. A reação de Deus: não
atentou para a oferta de Caim. Por quê?
a. Mais
que a oferta, Deus vê o coração do ofertante, Deus conhece o espírito com que
cada um se aproxima dele.
b. O
semblante de Caim revelou a crueldade de seu interior (Gn 4.5).
c. As
obras de Caim eram más (1 Jo 3.12) .
III. A
OFERTA DE ABEL
Vejamos
também alguns dados preliminares sobre este filho de Adão.
1. O significado do nome “Abel”:
vaidade, sopro, vapor. Certamente só Deus sabe a razão exata por que lhe foi
dado tal nome. No entanto, pode ter sido dado em conseqüência de uma inspiração
divina, através do espírito de profecia. Na verdade, a vida de Abel foi nada
mais que um sopro.
2. A profissão de Abel: pastor
de ovelhas (Gn 4.2). Grandes homens da Bíblia foram pastores de ovelhas, como
José (Gn 37.2), Davi (1 Sm 16.11), Jacó (Gn 47.3), Moisés (Êx 3.1), Amós (Am
7.15).
3. A oferta de Abel: o
melhor do seu rebanho (Gn 4.4). Entendemos no texto de Gênesis 4.4 Abel trouxe
do primeiro e do mel do seu rebanho. A
oferta de Caim aparentemente, não significa qualquer sacrifício, enquanto a de
Abel foi em verdade um sacrifício, precedendo estatuto divino a respeito
remissão de pecados (Hb 9.22)
4. A reação de Deus: a para a oferta de
Abel.
Não esta claro no texto bíblico, de que maneira se tomou evidente a aceitação
da oferta, da parte de Deus, se por fogo, como em outras ocasiões nas Escrituras.
5. Porque Deus aceitou a oferta de Abel. Havia
uma diferença muito grande entre a oferta de Abel e a de Caim. Ao rejeitar o
que ofertou Caim, Deus observou que o seu coração estava cheio de maldade. Ao
contrário de Abel, que ofertou com o coração limpo.
a. Abel
ofereceu algo a Deus pela fé (Hb 11.4).
b. Abel
foi achado e considerado justo diante de Deus (Hb 11.4), isto é, Abel era um
homem reto diante de Deus.
Elaboração
pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de
Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 3º. Trimestre
1986 - CPAD
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