O NOVO HOMEM EM JESUS CRISTO
Texto Áureo
até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho
de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Efésios 4.13
Na época em que a carta aos Efésios foi escrita (cerca de 62
d. C), Paulo estava prisioneiro por amor a Cristo (Efésios 3.1, 4.1),
provavelmente em Roma. E havia na cidade de Éfeso e arredores muitas doutrinas
distorcidas e heresias capazes de desviar da fé os cristãos imaturos. Dentro do
contexto do texto Paulo instrui os irmãos de Éfeso para que eles estejam cada
vez mais firmes na presença de Deus. A unidade da fé aqui diz respeito ao
ensinamento cristão, particularmente, todo o conteúdo do Evangelho.
Conhecimento do Filho de Deus aqui diz respeito não apenas
ao conhecimento da salvação, mas a todo o conhecimento sobre Cristo que o
cristão vem a ter por meio da oração e do Estudo constante da Palavra.
Caso o cristão não tenha vida de oração e um conhecimento
aprofundado sobre a Palavra, cedo ou tarde ele acabará dando ouvidos a heresias
e doutrinas distorcidas que o desviarão da fé.
1- O Nascimento do Novo Homem
1. Nascido
não do sangue nem da carne. O novo homem em Cristo não pode
ser gerado por métodos naturais de procriação, pode ser gerado apenas pelo
“crer e obedecer” a Palavra de Deus, por assim dizer.
Em uma conversa com Nicodemos que era um muito bem
conceituado mestre (professor, ensinador) da Lei, Jesus ensinou que o novo
homem não é gerado nem da carne nem do sangue, mas de Deus, da água e do
Espírito. É interessante notar que mesmo sendo um mestre em Israel, Nicodemos
não compreendia os ensinamentos de Jesus (João 3.1-16) e é bom que nós
(principalmente os professores da EBD) notemos as palavras de Jesus para
Nicodemos em João 3.10:
Jesus respondeu e disse-lhe:
Tu és mestre de Israel e não sabes isso? João 3.10
Jesus disse a Nicodemos (em outras palavras), “Nicodemos,
você é mestre, é professor, é ensinador em Israel, e não compreende o que estou
lhe dizendo, o que você anda ensinado aos seus alunos?”
E nós professores de EBD?
Será que se tivéssemos uma conversa com Jesus, assim como
Nicodemos teve, ouviríamos elogios de Jesus, por aquilo que estamos ensinando,
ou ouviríamos a mesma repreensão que Nicodemos ouviu.
“Você é mestre, é professor e não sabes isto?”
É claro que esta reflexão não é apenas para os professores
de EBD, pois todos nós somos de certa forma professores, temos a obrigação de
transmitir as pessoas a nossa volta todo o conhecimento que adquirimos sobre
Deus e sua Palavra, mas, muitos dos que se dizem cristãos não se importam em
“conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor”, estes tais podem perfeitamente
ouvir mais cedo ou mais tarde o que Nicodemos ouviu de Jesus ( João 3.10).
2. Nascido
de Deus.
O nascimento do novo homem é descrito pelo evangelista como
o ato de nascer de Deus.
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos
filhos de Deus: aos que creem no seu nome, João 1.12
Nascer de Deus é tornar-se filho de Deus pela fé. Note que
ser nascido de Deus é uma escolha que o ser humano pode ou não fazer.
Vamos entender o que diz 1 João 3.9, pois alguma pergunta
sobre este versículo pode surgir na aula.
Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua
semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. 1 João 3.9
O significado deste
versículo é que, aquele que é nova criatura de Deus (filho de Deus pela fé) não
se dedica a prática do pecado, não vive para satisfazer seus próprios desejos.
O verdadeiro cristão sente aversão ao pecado, não pode viver na prática do
pecado, tal como fazia antes de ter firmado um compromisso com Deus.
3. Nascido
da água.
A palavra “Batismo” em nossas Bíblias vem do grego Koiné (um
dialeto que se diferenciava do grego clássico), e tem o significado de “imergir
ou submergir” (cobrir-se de água, afundar, desaparecer dentro da água por
alguns instantes)
O batismo só tem efeito salvador quando é recebido com fé.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será
condenado. Marcos 16.16
O batismo simboliza a morte e ressurreição de Cristo, e
também, o renascimento espiritual daquele que o recebe como salvador e Senhor (Romanos 6.1-12).
O batismo também é uma confissão pública em que a pessoa
batizada faz notória (conhecida) por assim dizer, o seu compromisso de andar de
acordo com os ensinamentos de Cristo.
4. Nascido
do Espírito Santo.
A regeneração (o nascer de novo) só é possível através da
atuação do Espírito Santo na vida do pecador arrependido.
7. Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se
eu não for, o Consolador (Espírito Santo) não virá a vós; mas, se eu for,
enviar-vo-lo-ei.
8. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e
do juízo: João 16.7,8
Sem a atuação do Espírito Santo é impossível o pecador
arrependido ter consciência de que está em pecado, de que a justiça de Deus
pode livrar ou condenar, de que o juízo de Deus está por vir.
Somente através da
ação sobrenatural do Espírito Santo é que o ser humano pode se tornar nova
criatura em Cristo Jesus.
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas
velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 2.17
2- A Justificação do Novo Homem
1. A
inutilidade da justiça Humana.
Deus não vê como o homem vê (1 Samuel 16.7), alguém que
ganhou o prêmio Nobel da Paz será muito bem visto aos olhos de todo o mundo,
mas talvez não seja tão bem visto aos olhos de Deus.
Ainda que nossas obras sejam boas e aparentemente
meritórias, não nos salvam e nem nos justificam diante de Deus.
23. Porque todos pecaram (não há ninguém que possa
salvar a humanidade e a si mesmo, apenas Cristo pode fazer isto) e destituídos estão
da glória de Deus,
24. sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção
que há em Cristo Jesus (apenas a obra de Cristo é capaz de salvar
a humanidade de seus pecados),
Romanos 3.23,24
2. A
maravilhosa doutrina da justificação.
Para o pecador que pela fé recebe a Jesus, por assim dizer,
Deus lhe concede o perdão, o status de justo e também o direito de ser chamado
filho de Deus.
Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos
filhos de Deus: aos que creem no seu nome, João
1.12
Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso
Senhor Jesus Cristo; Romanos
5.1
E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados,
por ele é justificado todo aquele que crê.
Atos 13.39
E é evidente que, pela lei (dada
por intermédio de Moisés), ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo
viverá da fé. Gálatas 3.11
A obra redentora de Cristo serve para aproximar ou religar a
humanidade perdida de volta a Deus, quando Adão pecou a humanidade perdeu a sua
comunhão com Deus, se tornou espiritualmente afastada de Deus por causa do
pecado original de Adão, mas graças a maravilhosa obra de Cristo, a humanidade
( isto é, aqueles que o recebem como Senhor e Salvador) são perdoados por seus
pecados e religados de volta a Deus.
3. O
novo homem é justo.
Aqueles que se arrependem de seus pecados e se convertem a
Deus, ou seja, passam a andar em obediência a Palavra de Deus, são aos olhos de
Deus justificados pelo Sangue de Cristo, aos olhos de Deus é como se os tais
que aceitam a Cristo, jamais tivessem cometido qualquer injustiça.
Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim
como ele é justo. 1 João
3.7
Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso
Senhor Jesus Cristo; Romanos
5.1
3- A Santificação do Novo Homem
1. A
santificação como posicionamento.
No exato instante de sua conversão o pecador arrependido
passa a ser visto não apenas como justo, mas também como santo por Deus e pela
igreja.
15. mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos
em toda a vossa maneira de viver,
16. porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro
1.15
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o
Senhor, Hebreus 12.14
A “igreja primitiva” tinha o hábito de se referir aos irmãos
como sendo “os santos” (Filipenses
4.21,22; Hebreus 13.24), atualmente é raro ver alguma igreja se referindo
aos seus membros com sendo os “santos”, alguns irmãos chegam a dizer coisas do
tipo: “Eu não sou santo não, por que santo está no céu”. Isto acontece pelo
fato de muitos não entenderem o real significado da palavra “Santo” em nossas
versões bíblicas.
A palavra “Santo”
No Velho Testamento tinha o significado de sagrado, que vive na Lei Divina,
puro, separar das coisas profanas.
No Novo Testamento a palavra “Santo”
tem o significado de “Separado dos hábitos mundanos, das coisas profanas,
daquilo que Deus não se agrada”.
O cristão tem o dever de viver “separado” daquilo que Deus
não se agrada. O cristão escolhe tomar a posição de viver como santo e a
santificação é um processo, aqueles que são santos hoje, precisam ser mais
santos amanhã, ou seja, precisam estar a cada dia em nível mais profundo de
comunhão com Deus.
2. A
santificação como processo.
O novo homem em Cristo ainda que seja considerado santo, e
realmente o é, terá de se submeter a um longo e disciplinado processo de
santificação ( a santificação é um processo) e é preciso ter em mente que esse
processo de santificação pelo qual todo cristão verdadeiro passa, durará a vida
toda.
...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2.10
Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. 1 Coríntios 10.12
3. A
santificação é a vontade de Deus no novo homem.
Ser um novo homem torna-se impossível sem o processo de
santificação.
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o
Senhor. Hebreus 12.14
Obviamente pra seguir
alguém ou alguma coisa, ou algum objetivo é preciso estar atrás, buscando,
correndo atrás, sem desistir, com disciplina para alcançar o “alvo”. O que
podemos entender neste versículo é que, nunca podemos deixar de buscar viver de
maneira que Deus se agrada, precisamos tirar de nossas vidas tudo aquilo que
nos impede de viver separados para Deus. Separados de quê?
Separados do pecado, da sensualidade, da mentira, das
intrigas da inveja, do engano e de tudo aquilo que Deus não se agrada, devemos
nos aproximar cada vez mais de Deus evitando assim que as obras da carne
dominem nossas vidas.
(Gálatas 5.19-21).
Pois onde imperam as obras da carne é impossível haver
santificação.
Hoje em dia prega-se e ensina-se pouco sobre santificação,
hoje em dia vemos homens e mulheres que se dizem cristãos que não se importam
muito com sua forma de se vestir ( muitas vezes vemos a falta de modéstia,
santidade nas vestimentas de muitos que se dizem cristãos, até mesmo dentro da
“igreja”) , hoje em dia existem muitos que se dizem cristãos ( até mesmo pastores)
falando palavrões quando estão irados, falando com uso de gírias, linguagem de
cunho sexual, dentre outras coisas.
Muitos que se dizem cristãos acham que estas situações “não
tem nada a ver”, mas fato é que o povo de Deus precisa ser diferente. O
verdadeiro homem e mulher de Deus prega até mesmo sem abrir a boca, prega
apenas com seu modo de se vestir e se comportar, isto é ser “santo” no melhor
sentido da palavra.
Que a “igreja de Cristo” volte a pregar com mais urgência e
disciplina a doutrina da santificação.
Nenhum impuro ou profano entrará na Jerusalém celeste (Apocalipse 21.8).
Conclusão
Apenas aqueles que se tornaram filhos de Deus por Cristo
Jesus herdarão a vida eterna, segui a paz com todos e a santificação, sem a
qual ninguém verá o Senhor.
Para Refletir:
“Como seria a sua igreja se todos os cristãos fossem
exatamente com você é hoje?”
A resposta para esta pergunta te assusta ou te conforta?
Se este material foi útil pra você, compartilhe:
..de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8
Por = Prof. José Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário