JOSÉ A REALIDADE DE UM SONHO
Texto Áureo = “E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em
quem haja o Espírito de Deus?” (Gn 41:38)
Verdade Prática = Escravo, ou senhor, José sempre se destacou por uma
vida de excelência e fidelidade a Deus.
Leitura Bíblica = Gênesis
37.1-11 = Gênesis 45: 1-8
INTRODUÇÃO
JOSÉ UM HOMEM DESIGNADO POR
DEUS
A história de José ganha um
espaço especial no livro de Gênesis nos capítulos 37 a 50. O velho Jacó vivia
como estrangeiro na terra de Canaã, a qual Deus prometera como herança à
descendência de Abraão. Nos pianos divinos, fatos contundentes haveriam de
acontecer a partir de José, tomando-se o mesmo o personagem por excelência na
história do povo de Israel.
JOSÉ, AMADO E ODIADO POR SUA
FAMÍLIA
1. Amado de seu pai (vs.1-4). José era um adolescente, de 17 anos de idade, e Jacó o
amava muito, porque era o filho de sua velhice. Além disso, ele se destacava
dentre seus irmãos, porque era temente a Deus e não concordava com o mau
procedimento deles. Jacó demonstrava sua preferência paterna por José,
provocando, com esta atitude, a inveja e o ciúme de seus irmãos.
2. Odiado por seus irmãos (vs.4-1 1). Havia duas razões
principais para o ódio dos seus irmãos: era a denúncia que José trazia a Jacó,
das más ações cometidas por eles, fora das vistas do velho pai e quando,
ingenuamente, contava seus sonhos a eles e os interpretava. Os sonhos sempre o
colocavam como líder de seus irmãos, e isto era suficiente para eles o odiarem
e desejarem se livrar dele.
3. Maltratado e vendido como escravo (vs.12-36). Por ser o mais novo dos
filhos, José foi enviado por seu pai ao campo onde estavam seus irmãos,
cuidando dos rebanhos da família, em Siquém. Quando José chegou entre eles,
seus irmãos já haviam formulado uma trama para livrarem-se dele, pois o ódio
era patente em seus olhos e corações. Seus irmãos queriam matá-lo,mas Rúben
impediu que eles assassinassem o próprio irmão, pois isto muito entristeceria o
velho pai.
Resolveram então colocá-lo
dentro de uma cisterna, cavada naquela região. Antes, tiraram-lhe a túnica
talar, que o distinguia dos demais, e o venderam como escravo a uma caravana de
ismaelitas (Gn 37.25)
4. As conseqüências amargas da inveja e do ódio. A Bíblia diz que “os irmãos
de José eram movidos de inveja” (At 7.9). A inveja surge como um sentimento
negativo, de mesquinharia humana. causada pela queda ao pecado, desde nossos
primeiros pais, Adão e Eva. Geralmente, a inveja surge da tentativa de
compensar o fracasso em relação a outras pessoas. O invejoso não aceita o
sucesso de outrem.
JOSÉ É HUMILHADO E EXALTADO
NO EGITO
1. José é vendido na feira de escravos, no Egito (Gn 39.1). Longe da casa do pai, José
amargava a separação. Não entendia porque tanto ódio da parte de seus irmãos.
Passava pela feira de escravos um oficial da corte real de Faraó, por nome
Potifar e, ao ver o jovem escravo, percebeu que o mesmo tinha características
diferentes e superiores aos demais. Comprou-o dos ismaelitas e o levou para
servir em sua casa.
2. José prospera na casa de Potifar (Gn 39.1-6). José alcançou graça diante
de seu amo Potifar e foi designado para ser mordomo da sua casa. Todos os
negócios foram geridos por José, e a casa de Potifar prosperou grandemente.
Deus estava com José em tudo o que fazia.
3. José foi tentado pela mulher de Potifar (Gn 39.6-12). É difícil, às vezes,
entender os desígnios de Deus, mas a verdade deste incidente, na experiência de
José, estava no fato de que ele deveria ser provado, a fim de estar apto para
um propósito maior. Segundo a Bíblia, além das qualidades morais e espirituais,
José “era formoso de parecer e formoso à vista” (Gn 39.6). Fisicamente, ele era
bonito e desejável para os prazeres da carne. A mulher de Potifar colocou os
olhos em José e tramou situações pelas quais pudesse atrair o jovem mordomo.
Mas ele recusou os ímpetos insistentes daquela mulher, declarando a ela, que
não poderia trair a confiança de seu senhor (Gn 39.8).
Não podendo convencê-lo com
palavras e atitudes sensuais, aquela mulher o pegou pelo vestido, com força,
mas ele escapou assim mesmo, deixando suas vestes rasgadas nas mãos dela (Gn
39.12). A mulher de Potifar se fez de vítima e lançou sobre José a acusação de
tentativa de sedução (Gn 39.14-18). Ouvindo Potifar a acusação mentirosa de sua
mulher contra José, mandou-o para o cárcere dos presos do rei.
4. José é abençoado por Deus dentro da prisão (Gn 39.21-23; 40.6-8). Deus foi benigno com José,
isto é, em todo o tempo da sua humilhação, a presença benévola e complacente do
Senhor esteve com ele. Esse é o modo de Deus tratar com aqueles que sofrem e
padecem aflições (Rm 2.4; SI 36.7; 119.76). Naquela prisão, a benignidade do Senhor
sustentou e guardou José (Pv 20.28).
A graça divina quebrantou o
coração do carcereiro-mor e o fez ver qualidades morais e intelectuais de José.
Dentro daquela prisão, José dois chefes da cozinha da casa real: o chefe dos
copeiros e o dos padeiros da casa de Faraó. Ambos sonharam, e como os egípcios
que os sonhos representavam presságios bons ou ruins, contaram a José os seus
sonhos. José tinha a graça de Deus, para interpretar sonhos. Isto acontecia,
desde quando estava na casa de seu pai Jacó. Sem entrar nos detalhes, vemos que
José revelou os significados dos sonhos dois, e pediu ao copeiro que se
lembrasse dele perante Faraó, uma vez que ele era apenas uma vítima, e não
culpado de qualquer ato indigno (Gn 40.14,15).
JOSE E LEVADO A PRESENÇA DE
FARAÓ
1. José é lembrado perante Faraó (Gn 41.1-8). Faraó teve dois sonhos
seguidos que o deixaram perturbado pois não entendia o significado dos mesmos.
É aqui que Deus entra em ação, mais uma vez, para cumprir sua palavra,
anteriormente, revelada a José, ainda na casa de seu O tempo do cumprimento dos
sonhos de José chegava no momento certo (Gn 37.5-7). O copeiro-mor estava
servindo a Faraó, cerca de dois anos depois que saíra da prisão, quando viu o
rei perturbado. O Senhor fez lembrar-se de José e ele falou a Faraó sobre o que
acontecera e como se cumprira a interpretação de José. Faraó já havia convocado
todos os astrólogos e adivinhos do palácio, mas nenhum pudera interpretar os
seus sonhos (Gn 41 .8). O rei ficou pasmado com a exatidão do cumprimento dos sonhos
do copeiro e do padeiro e, por isso, ordenou que lhe trouxessem José a sua
presença.
2. José é conduzido ao Faraó (Gn 41.9-15). No tempo próprio, Deus fez
o copeiro-mor lembrar-se de José, o qual contou ao rei a experiência que
tivera, quando esteve preso com o jovem hebreu. O rei ficou impressionado com a
narrativa. Estava revoltado com os magos e ocultistas do palácio, que não
puderam interpretar os seus sonhos. Na presença de Faraó, José, com humildade,
declara que a interpretação dos sonhos do rei viria de Deus, o seu Senhor (Gn
41.16). O plano divino na vida de José começava a cumprir-se, literalmente.
3. José interpreta os sonhos de Farao (Gn 41. 16-32). O rei contou os sonhos e o
Espírito de Deus abriu o entendimento de José para dar a interpretação.
José interpretou os sonhos,
afirmando que os dois se resumiam num só, pois dentro de pouco tempo o Egito
passaria por uma grande escassez de alimentos e, para evitar esta crise, era
necessário que o rei se prouvesse de mantimentos.
O rei ficou estupefato por
tanta inteligência e visão administrativa do jovem hebreu. A verdade é que Deus
estava por detrás de tudo. José achou graça diante de Faraó (At 7.10). Esta
graça tinha a operação de Deus, pois é Ele quem dirige os destinos da nossa
vida, quando fazemos a sua vontade.
Ao ouvir a palavra de José,
em encontrar um homem que tivesse o espírito, de Deus para governar toda aquela
proposta, buscou entre seus homens, mas a ninguém encontrou. Estava diante dele
um estrangeiro, recém-saído da prisão (1 Co 1.26- 29).
4. José é nomeado governador do Egito (Gn 41.33-57). Indiscutivelmente, o
Espírito de Deus estava com José. Ao tomar-se governador do Egito, tornou-se,
também, a segunda pessoa mais importante do reino de Faraó. O rei viu em José
muito mais que um mero visionário. O rei viu nele alguém altamente capaz de
realizar um grande trabalho em favor do Egito. Às vezes, na vida cotidiana da
igreja, os que possuem algum dom espiritual de profecia ou revelação não sabem
separar as coisas espirituais das racionais. Espiritualizam demasiadamente os
fatos da vida eclesiástica e agem como se fossem anjos. José não perdeu os seus
dons espirituais, e soube administrar a sua vida espiritual de modo a ser uma
bênção nas responsabilidades materiais.
CONCLUSÃO
A história de José é longa e
contém muitas lições, mas destacaremos apenas alguns pontos, os quais se
constituem ricos e preciosos ensinos para a nossa vida cotidiana: No primeiro
tópico da lição, aprendemos sobre o perigo da discriminação que alguns pais fazem
com seus filhos. Isto gera ciúmes, invejas e rancores entre os demais irmãos.
Por causa da discriminação,
José quase foi assassinado por seus irmãos. Não aconteceu, porque Deus tinha um
plano determinado com todos eles, especialmente, José. Mesmo assim, foi vendido
como escravo, mas Deus esteve com ele o tempo todo. O esquecimento do copeiro-
mor parece ter sido de propósito, na presciência divina, pois, no tempo certo,
ele lembrou-se de José. Devemos aprender a esperar em Deus. Ele não se atrasa,
nem se adianta.
Evangelista Isaias Silva de
Jesus
Igreja Evangélica Assembléia
de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Lição Bíblicas 4º. Trimestre
1995 - CPAD
JOSÉ A REALIDADE DE UM SONHO
Texto Áureo = “E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em
quem haja o Espírito de Deus?” (Gn 41:38)
Verdade Prática = Escravo, ou senhor, José sempre se destacou por uma
vida de excelência e fidelidade a Deus.
Leitura Bíblica = Gênesis
37.1-11 = Gênesis 45: 1-8
IN TRODUÇÃO
É uma pena que este capítulo
é separado do anterior, e ler separadamente. No capítulo anterior, vimos a intercessão de Judá por Benjamin. José deixá-lo
falar sem interrompê-lo, e depois de
ouvir o que ele tinha a dizer, respondeu sozinho com estas três palavras:
" Eu sou José "(v.
3 ). Agora José, vendo seus irmãos, (a) humilhado por seus pecados, (b)
lembrando-lhe (para Judá o tinha
mencionado duas vezes no seu discurso), (c) o respeito por seu pai e (d) muito afetuoso com seu irmão Benjamin.
Tremenda foi a surpresa, misturado com terror, que os filhos de Jacó tinham ouvido dos lábios do
primeiro-ministro do Egito: Eu sou José.
Judá e seus irmãos estavam aguardando uma resposta de José.
Versículos 1-15
I. Ordenou que todos os
servidores de retirar (v. 1 ).
São sempre sincero e cheio de liberdade saudável sozinho conversas
entre amigos. Além disso, o Senhor manifesta Sua graça e misericórdia para com
o seu povo, de modo especial, longe da vista e do som deste mundo.
II. As lágrimas eram o
prólogo para as palavras de José (v. 2 ).
Eram lágrimas de grande ternura e afeto.
III. Sem mais delongas, que
diz.
Eu sou José, o conhecia apenas por seu
nome egípcio, Safnat-Paneach , tendo perdido e esquecido seu nome
hebraico no Egito; mas agora convida você para chamá-lo. Assim, Cristo, quando
ele tentou convencer Paulo, disse ele, eu sou Jesus, e quando ele
tentou incentivar seus discípulos e disse-lhes . Sou eu, não temais Então,
quando Cristo mostra seu encoraja-os a aproximar-se dele com um coração
sincero ( Heb. 10:22 ).
IV. Ela se esforça para mitigar sua dor pelos prejuízos que haviam
cometido contra ele, mostrando o quão bom Deus fez com que tudo isso:
Não chorem ou você me vendido aqui (v. 5 ). Os pecadores devem
lamentar por seus pecados; mas realmente as pessoas arrependidas seria
profundamente afetada por ver como Deus toma o bem do mal. Então José disse-lhes,
quanto tempo a fome ainda permanece: cinco anos (v. 6 ), e que
oportunidades fez isso para agradar seus familiares e amigos: Deus me
enviou adiante de vós (vv. 5 , 7 ).
1. O Israel de Deus é o objeto de um cuidado especial pela
providência de Deus.
2. Providência tem uma visão de longo prazo, e também tem um
braço muito longo. O salmista louva a Deus por isto: Mandou perante
eles um homem, José. Deus vê o seu próprio trabalho desde o início
até o fim, mas não o fazemos ( Ec. 3:11 ).
3. Muitas vezes, Deus trabalha de formas que parecem
contrário. Muitos dos mortos foram salvos pela morte de Cristo.
4. A Deus seja toda a glória: Você não acha que me
enviastes para cá, senão Deus (v. 8 ). Eles não devem estar orgulhosos
do que aconteceu, porque foi obra de Deus, não deles.
V. promete levar mais de seu pai e toda a família durante os anos
restantes de fome.
1. Seus irmãos deve se apressar para ir para Canaã e informar a Jacó
que seu filho José é governador de toda a terra do Egito (vv. 8 ,
9). Se alguma coisa pudesse rejuvenescer Jacó, seria este.
2. Mostre grande interesse em seu pai e sua família vêm com ele,
para o Egito: Vinde a mim, não pare (v. 9 ). O anfitrião acha que
há Goshen e fornecer para eles: Eu vou lá alimentar (v. 11 ). Novamente
este é um tipo de Cristo, que, tendo sido exaltado as mais altas honras e
poderes mais alto dos céus, quer todo o seu povo, onde quer que ele (é Jo.
17:24 ).
VI. Depois que seus irmãos
trocaram expressões de ternura.
Tudo começou com o mais novo, seu irmão Benjamin ainda era um menino
um pouco mais de um ano de idade, quando José foi vendido por seus
irmãos.Depois de abraçar Benjamin também beijou todos os seus irmãos e
chorou sobre eles (v. 15 );
e depois seus irmãos falaram com ele.
I. A bondade de Faraó a José
e seus irmãos para cuidar dele, já que os acolheu (v. 16 ), mas foi falta de
tempo e poderia parecer que você seria um fardo. Ele também instruído a
enviar José trazer seu pai para o Egito, prometendo para equipá-lo com todo o necessário
e conveniente, tanto para transferência de sua propriedade lá. Não precisa se
preocupar com seus pertences, pois a riqueza da terra do Egito estaria
disponível para eles (v.20 ). Comparado com o que na loja para eles no Egito,
todos eles tinham em Canaã era apenas pertences.
II. A generosidade tipo de
José para seu pai e irmãos. Faraó grande respeito Jose, grato pelas coisas boas que tinha
recebido por ele. Este mesmo respeito mostrou José, pelo sangue, para seu pai e
irmãos. Ele deu grande carregamento, com provisões abundantes para a rodada e
ao redor. Em cada um deles deu todas as mudas de roupa; mas a Benjamim deu
trezentas peças de prata, e cinco mudas de roupa (v. 22 ). Seu pai
enviou um grande presente para todas as especialidades do Egito (v. 23 ).
Então, ele negou-lhes com uma advertência sensata: Não briguem pelo
caminho (v. 24 ). Afinal perdoar José exige que eles já não repreender o
outro no último.O Senhor Jesus dá a mesma ordem, depois que foram misericordiosamente
poupados: Amai-vos ( João 23:34. ), porque:
1. Nós somos irmãos, pois temos o mesmo Pai.
2. Somos seus irmãos, e cobrir de vergonha a nossa relação
fraternal com você é a nossa paz ( Ef. 2:14 ), se mantivermos a
discórdia ou inimizade entre nós.
3. Somos culpados, muito culpado e, em vez de brigar um com o
outro, temos todas as razões para nos reunirmos.
A boa notícia são trazidos
para Jacó. No
início seu coração estava aflito, porque ele não acreditava (v. 26 ).
Para saber que José estava vivo era bom demais para ser notícia real.
Vacila, porque eles acreditam que, como acontece com nós: fraco não
acredito. Jacó tinha facilmente acreditou quando lhe disseram seus
filhos: José está morto, mas é difícil de acreditar agora que você
diz José está vivo. O medo exerce maior influência sobre você espera que
as pessoas mente fraca e sensível.
Eventualmente, Jacó está convencido da verdade da história,
especialmente quando ele vê os carros que José enviara para levá-lo (v. 27
). Não diz nada da glória de José, que tanto tê-lo tornado mais pesado, você só
sabe que José ainda está vivo (v. 28 ).
CONCLUSÃO
Este foi o grande segredo de José, desprezado e ridicularizado por
muitos hoje, dessa geração que, ao invés de clamar a Deus por graça diante da
tribulação, clama ao vento por vingança.
Mas, a lição é bem clara: o crescimento somente ocorre após o
esquecimento. Sabe o porquê dessa lei? Ao guardar raízes de amargura em seu
peito, o ser humano fica preso (enraizado, atolado, aprisionado) a um passado
de dor que lhe impede de vislumbrar um futuro melhor, desperdiçando seu
presente, o dia de Hoje, dado por Deus. É no hoje que plantamos as sementes do
sucesso de amanhã, mas se estas sementes estão maculadas pela amargura e
ressentimento, não brotarão adequadamente e, se brotarem, crescerão doentes,
sem poder atingir todo seu potencial de frutificação e crescimento.
Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados –
MS
Bibliografia
Apontamentos Adicionais
Comentário Bíblico de Matthew Henry Baseado na Obra Sem Abreviações
–Edição Atualizada Século XXI
JOSÉ
A REALIDADE DE UM SONHO
Texto Áureo = “E disse Faraó a seus servos: Acharíamos um varão como este, em
quem haja o Espírito de Deus?” (Gn 41:38)
Verdade Prática = Escravo, ou senhor, José sempre se destacou por uma
vida de excelência e fidelidade a Deus.
Leitura Bíblica = Gênesis
37.1-11 = Gênesis 45: 1-8
INTRODUÇÃO
Vim
a concluir, ainda adolescente, que romance algum é comparável à história de
José. O autor sagrado não precisou sequer de 13 capítulos para compendiar a
epopeia do jovem hebreu que, vendido como escravo pelos irmãos, veio a ocupar a
governança do Egito. Todas as vezes que me deparo com essa narrativa, louvo a
Deus, pois Ele continua a intervir na biografia de cada um de seus filhos.
Acompanhemos
a trajetória de José. Em sua carreira, não vemos apenas o sucesso tão comum aos
grandes homens. Testemunhamos, acima de tudo, a excelência que leva os heróis
da fé a fazerem diferença na crônica de seus povos e do próprio mundo.
1.
A HISTÓRIA DE JOSÉ
A
história de José mescla-se à de Jacó. Numa transição bela e sutil, Moisés
introduz o jovenzinho hebreu no cenário sagrado: “Esta é a história de Jacó.
Tendo José dezessete anos, apascentava os rebanhos com seus irmãos; sendo ainda
jovem, acompanhava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai;
e trazia más notícias deles a seu pai” (Gn 37.2).
Logo
de início, o autor de Gênesis faz questão de ressaltar a espiritualidade e a
ética do futuro governador do Egito. Qualidades estas, aliás, que lhe seriam
imprescindíveis no futuro.
1. Um patriarca sacerdotal e profético.
Dos patriarcas que deram origem às doze tribos, José foi o único a ser
agraciado com o dom profético que tão bem distinguira Abraão, Isaque e Jacó,
seu pai. José, porém, estava para receber, do Senhor, uma revelação ainda mais
refinada e teológica. Ele não apenas sonharia profeticamente, como
profeticamente interpretaria os sonhos que em breve ouviria. No epílogo de sua
vida, revelaria aos irmãos que os hebreus não haveriam de permanecer em soio
egípcio. Mas que, visitados pelo Senhor, subiriam à Terra Prometida. José
exerceu um ofício similar ao de Daniel. Sábios e entendidos em sonhos, foram
ambos santificados a estar junto aos poderosos, a fim de testemunhar do
Todo-Poderoso.
2. Um adolescente de elevada ética.
José nunca comungou com os desvios morais dos irmãos. Mesmo arriscando-se às
mais duras e inesperadas represálias, delatava-os ao seu velho pai. Em sua
delação, não havia prêmio algum; apenas dissabores havia.
Entretanto,
agindo de forma tão íntegra, adestrava-se a viver no palácio do Faraó, onde a
corrupção fazia parte dos protocolos, ritos e liturgias oficiais. A Bíblia não
detalha os malfeitos dos irmãos de José. Mas dá a entender que eram atos
condenáveis e repugnantes aos olhos de Jacó. Se o justo Deus os separara para ser a
comunidade ética por excelência, por que não andavam eles de acordo com a
justiça divina? A integridade deve ser cultivada na infância, para que floresça
na adolescência e frutifique na velhice. Que os nossos políticos aprendam essa
lição com o jovem hebreu.
II.
A FORMAÇÃO DE JOSÉ NA CASA PATERNA
Dos
17 aos 30 anos, José teria um longo aprendizado. Sua formação dá-se de forma
gradual, lenta e, muitas vezes, dolorosa, Na casa paterna, aprenderá, além da
teologia de Abraão, valiosos princípios de administração e economia com o velho
pai, Jacó. Em todas as matérias, mostra-se excelente aprendiz.
1. Formação teológica. A formação teológica
de José dá-se no cotidiano da casa paterna, no pastoreio do gado e no amanho do
solo. Afeito às narrativas e proposições de Jacó, sabia muito bem por que Deus
chamara Abraão àquelas terras. Portanto, havia um propósito supremo à sua
família: a constituição de um povo profético, sacerdotal e real. Um povo,
aliás, que mudaria a História Universal através do Messias.
Ele
conhecia as peregrinações do avô. E, dos lábios do pai, ouvira como Deus
comunga com os seus servos. Logo, ele não teria de subir ao Céu para conhecer o
Eterno, pois o Eterno já havia descido à Terra, para fazer-se conhecido pelos
que o amam. Experimentalmente, pois, vai o Senhor inserindo o jovenzinho na
comunidade profética do primitivo Israel. José é paciente e reflexivo. Não leva
em conta as maldades dos irmãos. Ele sabe que, num futuro não muito distante,
darão eles origem a um poderoso reino de profetas, sacerdotes e reis. Além do
mais, Deus está no controle de suas agruras, tribulações e provas. Por esse
motivo, tudo crê e tudo suporta; em seu coração, o amor é perfeito.
2. Formação administrativa.
Jacó não ignorava a complexa economia de Canaã e do Egito. Havendo-se com
eficácia na administração do patrimônio familiar, multiplicara-o sobremaneira,
escapando diversas vezes às garras de Labão. Tais lições, fez questão de
repassar a José. E, pelo contexto da História Sagrada, o filho fez-se tão
excelente quanto o pai. Deus o preparava, assim, a administrar a casa de
Potifar, o presídio de Faraó e, finalmente, o império todo do Egito.
Conhecendo
o Deus dos antigos e já dominando os fundamentos da economia e da
administração, o que mais falta a José? Agora, ele já pode sonhar. Sim, ele já
está preparado a receber os sonhos que, em breve, lhe dará o Senhor.
3. O primeiro sonho. Certa vez, José teve
um sonho. E, logo ao amanhecer, relatou-o aos irmãos: “Atávamos feixes no
campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o
rodeavam e se inclinavam perante o meu” (Gn 37.7). Tratava-se de um sonho
campesino e rural. Refletindo o dia a dia do sonhador e dos sonhados,
aparentemente nada tinha de especial. De certa forma, até refletia a faina
daquela gente obreira e madrugadora. Todos foram cientificados, porém, que se
tratava de um aviso divino.
Por
ocasião da ceifa, tanto José quanto seus irmãos colhiam o trigo, amarrando-o em
feixes, Então, por que só o molho de José pôs em pé? A resposta só pode ser
uma: o de José era recolhido com excelência e com excelência, amarrado. Quanto
aos outros, eram colhidos por obrigação e por mera obrigação, enfeixados.
Portanto,
o que busca a excelência em seu trabalho, jamais ficará prostrado. Ante o sonho
de José, a hermenêutica de seus irmãos logo se aguçou. Já tomados de inveja,
perguntaram-lhe: “Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás
realmente?” (Gn 37.8). E, com isso, o ódio pelo caçula fazia-se incontrolável.
4. O segundo sonho. Quem amarra bem os
seus feixes, sempre acaba por sonhar com algo mais elevado. Foi o que aconteceu
a José. Ouçamos-lhe o relato do segundo sonho: “Sonhei também que o sol, a lua
e onze estrelas se inclinavam perante mim” (Gn 37.9). Interessante, o primeiro
sonho era rural; o segundo, astronômico. De qualquer forma, como mais adiante
veremos, havia copiosas bênçãos tanto a José quanto à sua família. Mas, naquele
momento, todos se perturbam.
O
velho Jacó, colocando-se como o sol da família, intervém de pronto: “Que sonho
é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos
perante ti em terra?” (Gn 37.10), Não obstante, o pai guarda o relato no
coração. O que Deus reservava a José, em particular, e à família, como um todo?
Quanto aos irmãos, passaram a devotar-lhe um ódio ainda mais nocivo e mortal.
Por que o caçula e não o primogênito? Deixemos isso por conta da soberania
divina.
Se
a inveja não os tivesse cegado, haveriam de concluir que Deus não favorecia
apenas José. No primeiro sonho, ninguém ficava sem o seu feixe; todos eram
abençoados igualmente com o seu molho. Quanto ao segundo sonho, a bênção
coletiva era ainda maior. Ninguém perdia o seu brilho, O sol resplandecia com a
força de um rei. A lua com a grinalda duma rainha.
As
doze estrelas? Cada uma delas distinguia-se com uma glória particular. Judá
resplendia com o Cristo. Rubem, com a primogenitura. Levi, com o sacerdócio,
Enfim, ninguém deixava de brilhar. Então, por que tanto ódio contra José?
Eles
não souberam como avaliar o adolescente que Deus santificara para governar o
mais poderoso império daquele tempo. Através de José, todo o Israel seria
salvo.
III.
O PREÇO DE UM JOVEM
Como
destruir um sonho? Para os irmãos de José, só havia uma resposta plausível:
destruindo o sonhador. Foi o que intentaram ao jogá-lo num poço na erma e
abandonada Dotã.
1. A conspiração contra José. A
conspiração para matar José foi muito bem amarrada. Eles só não levaram o
intento adiante, porque Judá, o mais ajuizado deles, propôs-lhes: “De que nos
aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? Vinde, vendamo-lo aos
ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne” (Gn
37.26,27), Então, que o tal sonhoso seja vendido.
Todavia,
quanto vale José? Aos olhos de seus irmãos, meros 20 siclos de prata; menos de
um mês de trabalho. Foi o valor que receberam daqueles mercadores que, de
quando em quando, atravessavam a região. O negócio pareceu-lhes ótimo.
Além
de se livrarem dos sonhamentos e sonhanças do irmão, obteriam um lucro amaciado
e fácil. A fim de explicar o desaparecimento do irmão ao pai, mostraram-lhe a
túnica de José manchada com o sangue de um bode, Hipócritas e corruptos.
Além
de mentir, desfalcaram o rebanho de Jacó. Bem diria o Salmista que um abismo
sempre acaba por chamar outro abismo. Não bastasse tamanha presepada,
enlutam-se e põem-se a consolar o inconsolável patriarca.
2. Potifar compra José.
Já cativo dos ismaelitas, José é levado ao Egito. Jornada longa e árdua, O Sinai
não tem fim. São quase 300 quilômetros de andanças, canseiras, incertezas e
receios. O que o espera na terra do Faraó? Os mercadores
tratam-no
com rispidez e truculência, Para eles, o hebreu não passa de mero artigo.
Desalmados
caixeiros-viajantes.
No
Egito, os ismaelitas expõem o caçula de Jacó num amplo e concorrido mercado.
Ei-lo
ali em meio a outros cativos, animais e mercadorias, Os interessados passam, examinam-nos
e veem-lhe os dentes. Sim, na compra de
um escravo, a arcada dentária é reveladora. Se por um lado, denota saúde, por
outro, conota enfermidade. Por isso, cada escravo tem de ser examinado com
rigoroso cuidado,
Ao
ver o hebreu, Potifar agrada-se dele. Ali estava um jovem forte, saudável e que
soubera como resistir ao Sinai. Enfim, um servo perfeito às tarefas de casa e
às lides do campo, Não bastasse, era bonito e de bela aparência. Acertado o
valor, o oficial do Faraó conclui logo o negócio.
O
preço de José foi nada módico. Levemos em conta, ainda, as despesas que os
mercadores tiveram com o escravo na viagem entre Canaã e o Egito. Sabemos por
quanto ele fora vendido, mas ignoramos por quanto foi comprado. Nem sempre o
preço de um homem é revelado.
IV.
A FORMAÇÃO DE JOSÉ NA CASA DE POTIFAR
Na
casa paterna, José aprendera teologia, administração e economia. Agora, na casa
de Potifar, dará continuidade à sua formação espiritual, moral e cultural.
Informalmente, estudará a língua demótica, finanças egípcias e ética. O curso
não é à distância, mas doloroso, estressante e presencial.
1. A língua demótica. Para um falante do
hebraico, era nada fácil compreender a estrutura gramatical, morfológica e
fonética da antiga língua egípcia. Oriunda do ramo afro-asiático, possuía
idiotismos e locuções que nenhum sentido faziam aos semitas e indo-europeus.
Era como aprender o basco ou o chinês.
O
egípcio falado na casa de Potifar era o demótico: a língua do povo. Sua
escrita, contudo, estava longe de ser popular. Formada por ideogramas
complexamente arranjados, era difícil até aos falantes naturais. José, porém,
não se agasta com o novo idioma. Em pouco tempo, estava ele comunicando-se
perfeitamente com seus amos e conservos. Sua disciplina era louvável.
2. Finanças. José, agora, terá de por em
prática os princípios de economia que lhe ensinara o pai tanto na administração
da casa quanto na da fazenda de Potifar. O desafio é grande; espera-o uma nova
realidade financeira e fiscal.
Seu
aprendizado surpreende de tal forma o seu senhor, que o coloca à testa de todos
os seus negócios. Eis o testemunho que lhe dá o autor sagrado: “Potifar tudo o
que tinha confiou às mãos de José, de maneira que, tendo-o por mordomo, de nada
sabia, além do pão com que se alimentava. José era formoso de porte e de
aparência” (Gn 39.6).
3. Ética, a dolorosa lição. José era um
homem bonito; seu porte, belo e imperial. Em Canaã, perseguia-o a inveja. No
Egito, assedia-o a cobiça. Desta vez, terá de enfrentar as investidas da mulher
de Potifar. Mas, provado moralmente, eticamente censura o comportamento da
patroa: “Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (Gn
39.9).
José
era orientado por uma ética superior. Conquanto não houvesse mandamento algum
escrito, o piedoso hebreu já se resguardava ao Senhor. Ele sabia que, sem
integridade, jamais poderia cumprir a missão que lhe confiara o Deus de Jacó e
o Temor de Isaque.
O
final dessa história não poderia ser diferente. Caluniado por sua ama, é
lançado numa prisão, onde novos aprendizados o aguardam. Ele só não foi
condenado à morte, porque Potifar conhecia muito bem a índole e os caprichos da
esposa.
V.
A FORMAÇÃO DE JOSÉ NA PRISÃO
E
na prisão que José cursará a universidade, que o capacitará à governança do
Egito. Ali, aprenderá a língua hierática, as liturgias e maneiras da corte.
Conviverá com prisioneiros cultos e letrados, que sabiam como estar na presença
do rei. Na prática, inteirar-se-á do funcionamento do Estado egípcio.
1. A língua da corte. Na casa de Potifar,
aprendera o demótico: a língua popular do Egito. Já na prisão, um novo desafio
linguístico o aguarda: o hierático. Agora, terá de adaptar-se ao idioma dos
sacerdotes e nobres; restrito e sagrado. Pelo contexto da história, concluímos
que o seu aprendizado foi novamente coroado de êxitos.
A
formação de José lembra a de Daniel e seus companheiros (Dn 1.4,21).
2. O funcionamento da corte.
Na prisão, conhece os presos políticos de Faraó, entre os quais o copeiro e o
padeiro-mores. Eles lhe ensinarão como funciona a corte faraônica. Ali,
informalmente, recebe preciosas aulas sobre a teoria geral do Estado. Na
prisão, José é igualmente bem-sucedido. Levado como prisioneiro, faz-se
carcereiro, mestre e psicólogo.
3. O sonhador interpreta sonhos.
Certa manhã, José encontrou o copeiro e o padeiro-mores turbados e confusos.
Sempre gentil e solícito, buscou saber-lhes o motivo de tamanha prostração de
espírito. Eles relataram-lhe, prontamente, que assim estavam por causa dos
sonhos que haviam tido na noite anterior, O hebreu, então, iluminado pelo
Senhor, ouviu-os com paciência, dando, a cada um, a interpretação de seu sonho.
No
terceiro dia, em pleno aniversário do Faraó, cumprem-se as palavras de José.
Eis o que o rei “ao copeiro-chefe reintegrou no seu cargo, no qual dava o copo
na mão de Faraó; mas ao padeiro-chefe enforcou, como José havia interpretado”
(Gn 40,21,22).
Mesmo
antes de o sonho cumprir-se, rogara José ao copeiro-mor: “Porém lembra-te de
mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e
faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; porque, de fato, fui
roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta
masmorra” (Gn 40.14,15), O oficial de Faraó, porém, não se lembrou de José; deste
esqueceu-se, não porque o quisesse, mas porque o tempo do hebreu ainda não
havia chegado.
VI.
JOSÉ, PRIMEIRO-MINISTRO DO EGITO
Desde
os sonhos dos oficiais mores de Faraó, dois anos completos se haviam passado.
José parecia esquecido até mesmo por Deus. Entretanto, ele sabia que, para cada
coisa, há um tempo determinado. Enquanto ele cumpria suas tarefas na prisão, o
rei do Egito é turbado por dois sonhos que, em essência, constituíam um aviso
único e urgente do Senhor (Gn 41.1-7),
1. O sonho de Faraó. No primeiro sonho,
vira o rei sete vacas gordas e nédias que, emergindo do Nilo, pasciam às suas
margens. Mas eis que outras sete, magérrimas e feias, começaram a devorar as
primeiras. E, mesmo assim, continuavam esqueléticas. Tornando a dormir, viu o
soberano que, de uma única haste, brotavam sete espigas bem granuladas e
cheias. Em seguida, apareciam outras sete: amiudadas e crestadas pelo vento
oriental. Insurgindo-se estas, devoraram aquelas. E, nem por isso, fizeram-se
melhores.
2. José é lembrado. Na manhã seguinte,
Faraó convoca seus magos e sábios, mas nenhum deles soube como interpretar-lhe
os sonhos. Foi justamente aí que o copeiro-mor lembrou-se de José. E, falando
do hebreu ao rei, este o mandou chamar de imediato. Sendo convocado pelo monarca,
José barbeou-se e mudou de roupas. Afinal, estaria ele diante do rei.
3. A hermenêutica dos sonhos.
Ao ouvir os sonhos do Faraó, logo entendeu que uma grande fome estava por
vitimar o Egito e o mundo. Nem o Nilo com todas as suas benesses e mitologias
poderia salvar o país. Então o que haver? Como as sete vacas e espigas, tanto
as boas quanto as ruins, representavam sete anos bons e sete anos ruins,
respectivamente, que o rei armazenasse a fartura dos primeiros para minorar a
penúria dos segundos. E, para tanto, deveria o rei prover-se um homem ajuizado
e sábio para administrar a crise por vir.
4. Um hebreu como governador do Egito. O
parecer de José agradou a Faraó e aos seus ministros. Diante da emergência
anunciada, o rei dirige-se à corte: “Acharíamos, porventura, homem como este,
em quem há o Espírito de Deus?” (Gn 41.8). Volvendo-se ao hebreu, ordena: “Visto
que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu;
administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente
no trono eu serei maior do que tu” (Gn 41 .39,40). Em seguida, decreta: “Vês
que te faço autoridade sobre toda a terra do Egito” (Gn 41.41).
CONCLUSÃO
Já
investido de singular autoridade, José aplacou não somente a fome dos súditos
de Faraó, mas também a de seu velho pai e a dos irmãos que o haviam vendido
como escravo. Recebe-os com amor. E, amorosamente, dá-lhes o sustento
necessário.
Em
seu coração, nenhuma vingança. Como bom teólogo, compreende a razão de suas
agruras e provações. Aos irmãos amedrontados, dá-lhes uma palavra de doce
consolo: “Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra
e para vos preservar a vida por um grande livramento. Assim, não fostes vós que
me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda
a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito” (Gn 45.7,8).
Os
sonhos que nos dá o Senhor cumprem-se no tempo oportuno, para que todas as
coisas contribuam para o bem dos que, sinceramente, o amam.
Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de
Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Livro o Começo de Todas as Coisas =
CPAD = Claudionor de Andrade
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