5 de março de 2009

AS CONQUISTAS QUE AINDA NOS RESTAM

AS CONQUISTAS QUE AINDA NOS RESTAM

TEXTO ÁUREO = “Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação. ainda que assim falamos” (Hb 6.9)
.
VERDADE PRÁTICA = A conquista de Canaã foi feita pela espada de Josué. A conquista das almas, porém, pelo poder do Evangelho.

TEXTO BÍBLICO BÃSICO = Josué 11: 18,23; = 13.1; = 23.1.11

INTRODUÇÃO


O objetivo de Deus era que, povo conquistasse toda a terra de Canaã = (Gn 13.15). Com efeito isso, não concretizou sucessivamente por causa da negligência do povo (Js 28.3), conquista por cada tribo foi se dando por muitos anos depois. Hoje, na presente dispensação da graça, acontece a mesma coisa. Muitos cristãos têm direito a “todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”, mas somente vão conquistando.. paulatinamente. (cf, Ef 1.3; = Hb 4.11).

1 - JOSUÉ CONQUISTA A TERRA QUE DEUS PROMETEU

1. A conquista de Canaã (v.23). A temi de Canaã foi moralmente conquistada de uma só vez, quando, Josué feriu os “trinta e u reis” que habitavam “nas montanhas, e nas planícies, e nas campinas, nas descidas das águas, e no deserto, e para o sul” ( Js 12.8). Então, “a terra repousou da guerra” (v.23b). Mas seu domínio físico foi se dando de etapa em etapa.

2. A conquista se deu em três etapas. A conquista, ou posse total da Terra l4ometicca, deu-se em três etapas diferentes, a saber:

• A conquista da Palestina oriental.
•A conquistada Palesti,ia onde tal
• A conquista da Palestina central.

• Nas conquistas suplementares, foram englobadas as regiões meridional setentrional. Entretanto sua consolidação, total, somente se deu quando Davi tomou a fortaleza de Sião do poder dos jebuseus. (2 Sm 5: 6-9).

À primeira conquista foi feita quando Israel atingiu a parte oriental da terra, antes mesmo de atravessar o Jordão (Nm 32). Esta porção foi dividida com a tribo de Rúben a de Gade e a meio tribo Manassés

A segunda conquista foi levada a efeito por Josué após ter atravessado o Jordão quando subjugou o poder dos cananeus e deu em herança suas terras “aos filhos de Israel, conforme as suas divisões”

A terceira conquista foi uma conquista suplementar, que é desenvolvida no livro de Juízes e outros seguintes do Antigo Testamento

II - AS TERRAS QUE AINDA NOS RESTAM

1. As terras estão prontas para a conquista (Jo 4.35). A vontade de Deus era que Israel conquistasse todo território em sua extensão, que Deus havia prometido a Abraão, quando lhe fez a promessa (Gn 13.15), À vontade de Cristo é que sua Igreja conquista o mundo em sua extensão completa pelo poder do Evangelho, A escala de Deus na evangelização do mundo impõe dominio total. Jesus disse: “Pregai O evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). O mundo, portanto encontra-se dividido no geral e no específico da seguinte forma:

• o mundo = (Mc 16.15; = Jo 3.16),
• as nações = (Lc 24.47),
• os povos =(SI 67.5),
• as tribos = (Mt 24.30),
• as famílias = (Gn 12.3),
• as pessoas = (At 27.30),
• as línguas = (Ap 7.9), etc.

2. “Até aos confins da terra” (At 1.8). O princípio de formação desta grande comissão dada pelo Senhor aos seus discípulos incluía todos os continentes do mundo; todos os países; todas as colônias; todas as províncias; todas as cidades e aldeias.
Finalmente, todo o “lugar” (At 17.30). O mundo muçulmano devia ser incluído também nesta lista do Senhor (As 2.1 1).

Serão os últimos povos a serem conquistados pelo Evangelho de Cristo, mas que não devem ficar de fora. A missão primordial de cada filho de Deus é pregar o Evangelho “Ai de mim (exclamou Paulo), se não anunciar o evangelho” (1 Co 9.16). As coisas de Deus devem ter seu começo e Evangelho teve seu “princípio” (Mc. 1.1); a pregação das boas novas da graça de Deus deveria começar por “Jerusalém como em toda a Judéia e Sumária, e até aos confins da terra”. Ninguém, portanto, deve ficar sem ouvir o Evangelho de Cristo, “pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê...” (Rm1.16).

III - A ESTRATÉGIA USADA NA CONQUISTA DO MUNDO PELO EVANGELHO

1. Sejamos estratégicos e habilidosos na conquista das almas. A estratégia é uma arte militar de mover tropas ou navios de modo que se imponha ao inimigo o local, o tempo e demais condições da batalha. Há também a estratégia política, comercial e coisa assim. No campo da evangelização esta arte deve também estar presente.

Alguns dos métodos são nossos, outros são de Deus. Em alguns povos, torna-se mais proveitoso começar a obra missionária de “fora para dentro” (enviando missionários); em outros, de “dentro para fora” (treinando obreiros nativos). “Masque importa? contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira’’ (cf. Fp 1.18).

A finalidade é colocar a mensagem do Evangelho em cada lar de um determinado país, assim atingindo cada família, e, finalmente, cada pessoa. Fazer isso de maneira sistemática é proveitoso, a fim de que ninguém seja negligenciado.

Na conquista da Terra Santa, a primeira estratégia usada por Israel foi tomar os lugares fortificados e as fontes das águas dos inimigos e, daí então, partirem para o assalto fatal. Na pregação da Palavra de Deus, devemos ocupar os lugares estratégicos, como fizeram os apóstolos em Jerusalém e Antioquia, etc.

2. A Década da Colheita. “As terras já estão brancas para a ceifa” (Jo 4.35b). A conquista de Canaã por Israel deu-se quando “a medida da injustiça dos amorreus estava cheia” (Gn 15.16). Então essa gente estava pronta para uma ceifa de destruição.

Na presente dispensação, porém, o sentido da conquista é outro: salvar as almas da destruição. Era este o objetivo dos cristãos primitivos: levar o Evangelho de “casa em casa” e “publicamente” (At 20.20). A vontade de Cristo é fazer de cada um de nós, um conquistador de almas. Cada israelita sob o comando de Josué era um guerreiro.
Cada crente sob o comando de Cristo - um ceifeiro. Somente assim, veremos diante do trono “todas as nações do mundo, e tribos, e povos e línguas clamando: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro” (Ap 7.9).

3. Nossa visão para o Brasil. Durante a Década da Colheita as Assembléias de Deus no Brasil estabeleceram estes alvos:

• Levantar um exército de três milhões de intercessores.
• Ganhar 50 milhões de almas para Cristo.
• Preparar 100 mil obreiros dispostos a trabalhar na Seara do Mestre.
• Estabelecer 50 mil novas igrejas em todo o Brasil.
• Enviar novos missionários para outras nações.

Dos filhos de Israel que saíram do Egito, contando mais de vinte anos de idade, somente três (Josué, Calebe e o Sumo Sacerdote Eleazar) entraram na Terra Prometida e participaram da conquista (Êx 6.23,25; = Js 24.33).

Na conquista do mundo, porém, o alvo de Deus é que cada criatura entre na cidade santa pelas portas. Isso somente será possível, se eu e você, todos nós, engajarmos nesta batalha para a última conquista do mundo pelo poder do Evangelho. Venha conosco!

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
1º- Trimestre 2009 – Lição 10 – Uma Herança Conquistada pela Fé
Lições Biblicas CPAD 1992