12 de agosto de 2021

O MINISTÉRIO DE ELISEU

 

O MINISTÉRIO DE ELISEU

Texto Áureo

E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias.

2 Reis 3.11

 

Mais uma vez, Josafá recomendou a um rei de Israel que se buscasse a orientação do Senhor (veja 1 Reis 22.5). Então, surgiram dois fatos surpreendentes.

O primeiro era que Eliseu, o homem de Deus. estava lá. Como é imprescindível que uma pessoa de Deus esteja sempre preparada para ser usada por Deus, pois muitos servos de Deus não se encontram preparados para serem “usados por Deus”, e você, está preparado (a) para ser usado (a) por Deus? Está preparado (a) para orar, para ajudar na obra de Deus de alguma forma? (pense nisso).

 

De maneira providencial, Deus operou para tornar disponíveis aos exércitos os milagres de Eliseu.

            Entretanto, o segundo fato é ainda mais surpreendente.

 

A familiaridade entre Eliseu e a casa do rei é ainda mais surpreendente. Isso se assemelha à surpresa que se tem quando se descobre que um dos discípulo de Jesus era conhecido da família de um sumo sacerdote hostil (João 18.12-16). Com isso aprendemos que, ás vezes, Deus “ordena” relacionamentos surpreendentes para avançar os seus propósitos.

 

1 Eliseu Salva 3 Reis e Seus Exércitos

1.  Reis bons e maus.

 

Como bem observou o comentarista da lição, no período do reino dividido houve alternância de reis bons e maus.

 

Na “Igreja contemporânea” vemos um certo paralelo com relação a isso. Há na “Igreja de Deus” obreiros bons e obreiros maus, servos bons e servos maus.

 

 

 

Os bons obreiros não tem de que se envergonhar (ou seja, sabem de suas responsabilidades, procuram conhecer bem a Palavra de Deus e estão sempre fazendo algo em prol do reino de Deus, buscando glória para Deus e não para si mesmos, veja 2 Timóteo 2.15).

Os bons servos procuram fazer mais do que lhes é requerido, veja Lucas 17.10. (Reflita sobre como tem sido a sua conduta como servo, como obreiro).

 

2.  Três reis vão a guerra contra os moabitas.

 

5.  Sucedeu, porém, que, morrendo Acabe, se revoltou o rei dos moabitas contra o rei de Israel (O rei de Moabe, chamado Mesa, veja 2 Reis 3.4 era um criador de ovelhas que estava sob o dominio de Israel. Para o rei de Moabe a morte de Acabe era uma oportunidade para se rebelar, pois Mesa considerava que com a morte de Acabe o reino de Israel estava enfraquecido. Uma descoberta feita em Dhiban, na Jordânia, em 1868, descreve a revolta de Mesa pela perspectiva moabita. Esse documento, chamado tanto "inscrição de Mesa" quanto "pedra Moabita", usa uma linguagem bem semelhante à do AT. Yahweh, o Deus de Israel, é apresentado na inscrição e também Camos, o deus nacional de Moabe. Mesa descreve a opressão de Israel sobre Moabe e atribui o sofrimento de Moabe aparentemente, ao fato de Camos não estar satisfeito com os moabitas. Ele dizia ter sido inspirado por Camos para se erguer e libertar Moabe. Com este relato histórico podemos constatar que, aqueles que não servem a Deus são sempre enganados pelas falsas religiões e não podem ver a verdade por não darem ouvidos a Deus).

 

 

6.  Por isso, Jorão (Jorão era filho de Acabe e passou a reinar após a morte de seu irmão Acazias, veja 2 Reis 1.17 e 2 Reis 3.1), ao mesmo tempo, saiu de Samaria e fez revista de todo o Israel.

(Esta revista de todo o Israel era um “alistamento militar”, por assim dizer. Jorão precisava saber de quanta força militar potencial dispunha. Ele estava sendo forçado a guerrear. Poderia ele abafar a revolta de Moabe? Ele deve ter decidido que não seria capaz de fazê-lo sozinho, pelo que imediatamente começou a formar alianças).

7.  E foi e enviou a Josafá, rei de Judá, dizendo: O rei dos moabitas se revoltou contra mim; irás tu comigo à guerra contra os moabitas? E disse ele: Subirei e eu serei como tu, o meu povo, como o teu povo, e os meus cavalos, como os teus cavalos (Russel Norman Champlin observa que, o reino de Judá, nesta ocasião, não era muito

mais do que um reino vassalo (belicamente inferior) do reino do norte, Israel. Acabe tinha pedido a ajuda de Josafá, e ele tivera de cooperar.

 

Ver 1 Reis 22 ss. Foi nessa batalha que Acabe perdera a vida. Agora, seu filho Jorão voltou-se novamente para o seu “antigo aliado”, Josafá, que tinha conseguido sobreviver em sua guerra contra os sírios. E, uma vez mais, Josafá veio correndo, talvez porque tinha sido forçado a fazê- lo, ou, talvez, porque quisesse fazê-lo. Judá também teria de acalmar os moabitas, que poderiam lançar algum ataque contra o reino de Judá. De qualquer forma o rei de Judá fez mau ao aliar-se com o rei de Israel que foi descrito como um rei que fez o que era mau aos olhos do Senhor, veja 2 Reis 3.2, pois mesmo que o rei Jorão tivesse forçado Josafá, humanamente falando, Josafá poderia ter se recusado e buscado a ajuda de Deus antes de se aliar a Jorão, Josafá temeu ou respeitou mais o rei de Israel do que o seu Deus, e, assim fazem muitos hoje em dia, temem ou respeitam mais as autoridades humanas do que a autoridade divina).

 

 

8.  E ele disse: Por que caminho subiremos? Então disse ele: Pelo caminho do deserto de Edom (A investida militar também contou com a cooperação do rei de Edom, país por onde planejavam atacar.Os Edomitas eram descendentes de Esaú. Nesta época em questão, o reino de Edom era submisso ao reino de Judá, o reino de Edom poderia ter aproveitado a ocasião para se unir a Moabe na luta contra Israel e Judá, mas, Edom optou por ficar do lado de Israel e Judá, esta situação sugere dois pontos de vista, ou Edom considerou suas origens e optou por ficar do lado de seus co-irmãos Israel e Judá ou Edom e Moabe já eram inimigos antes deste ocorrido, é difícil dizer qual ponto de vista é o mais acertado).

 

 

9.  E partiu o rei de Israel, e o rei de Judá, e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e o exército e o gado que os seguia não tinham água (Podemos dizer que os três reis até eram bons estrategistas, pois o caminho pelo deserto de Edom faria com que a investida tivesse mais chances de ser bem sucedida, pois Moabe considerava improvável que seus inimigos tivessem coragem para atacar per este difícil caminho,mas, os três reis não consultaram a Deus antes da investida militar. Há muitas situações na vida em que, mesmo sendo humanamente muito capacitado, o ser humano precisa da ajuda de Deus, sem esta ajuda a derrota será inevitável).

2 Reis 3.5-9

3. A predição de Eliseu se cumpriu.

 

10.  Então, disse o rei de Israel: Ah! Que o SENHOR chamou a estes três reis, para os entregar nas mãos dos moabitas.

 

11. E disse Josafá: Não há aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Então, respondeu um dos servos do rei de Israel e disse: Aqui está Eliseu, filho de Safate, que deitava água sobre as mãos de Elias.

 

12.  E disse Josafá: Está com ele a palavra do SENHOR. Então, o rei de Israel, e Josafá, e o rei de Edom desceram a ele.

 

13.  Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua mãe. Porém o rei de Israel lhe disse: Não, porque o SENHOR chamou estes três reis para os entregar nas mãos dos moabitas.

(Para Jorão, a escassez de água era uma forma de Deus entregá-los nas mãos de Moabe (3.10), muitas pessoas agem da mesma forma que Jorão, estão sempre prontas a culpar a Deus ou outra pessoa por seus problemas. Você já conheceu alguém assim?

 

Josafá sugeriu que consultassem o Senhor (3.11). Não restou outra opção a Jorão senão concordar, especialmente quando se mencionou que Eliseu, servo de Elias, estava nos arredores. Josafá recebeu a notícia com entusiasmo: Está com ele a Palavra do Senhor (3.12) . Ele sabia que o profeta lhes revelaria a verdadeira Palavra de Deus.

 

14.  E disse Eliseu: Vive o SENHOR dos Exércitos, em cuja presença estou, que, se eu não respeitasse a presença de Josafá, rei de Judá, não olharia para ti nem te veria. (Eliseu não escondeu sua antipatia por Jorão, ou seja, Eliseu não se importou se estava na presença do rei de Israel ou não, o fato de Jorão fazer o que era mau aos olhos do Senhor era motivo mais que suficiente para Eliseu não querer estar perto de Jorão. Isto me lembra as palavras do evangelista britânico Leonard Ravenhill que dizia; “Um pregador não pode ser politicamente correto”. Ou seja, o pregador da Palavra, o homem de Deus nunca deve respeitar mais o status, o diploma, o cargo que alguém ocupa do que a Deus e sua Palavra).

 

15.  Ora, pois, trazei-me um tangedor. E sucedeu que, tangendo o tangedor, veio sobre ele a mão do SENHOR.

 

16.  E disse: Assim diz o SENHOR: Fazei neste vale muitas covas.

 

17.  Porque assim diz o SENHOR: Não vereis vento e não vereis chuva; todavia, este vale se encherá de tanta água, que bebereis vós e o vosso gado e os vossos animais.

 

18.  E ainda isto é pouco aos olhos do SENHOR; também entregará ele os moabitas nas vossas mãos.

 

19.  E ferireis todas as cidades fortes, e todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e tapareis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos.

 

 

Eliseu predisse a vitória, e assim aconteceu conforme a palavra do homem de Deus. É importantíssimo observar a forma como Josafá fez referência a Eliseu; Está com ele a palavra do SENHOR,... 2 Reis 3.12.

 

(Atualmente, muitos obreiros quando tem a oportunidade de trazer uma palavra de Deus, mostram- se despreparados, quando um obreiro tem a oportunidade de trazer uma Palavra de Deus e começa a contar a trajetoria de sua vida, e não aprofunda a Palavra de Deus, tal obreiro mostra que não mereceu a oportunidade recebida, mostra-se despreparado, infelizmente vejo este tipo de situação com certa frequência, em muitos ministérios).

 

É fundamental ter por perto em todos os momentos da vida pessoas que tenham a Palavra do Senhor, pessoas que são verdadeiramente servos de Deus.

Faça uma rápida reflexão sobre suas amizades e veja, quantos por cento dessas amizades você pode dizer que tem a Palavra do Senhor.

De todas as pessoas que ocupam seu tempo, suas amizades, seu dia, quantas destas pessos você pode dizer que tem a Palavra do Senhor.

Reflita sobre isso.

 

2 Eliseu Aumenta o Azeite da Viúva

1.  A situação das viúvas em Israel.

2.  Uma única botija de azeite foi suficiente para Deus operar o milagre.

3.  Fé, obediência e família unida.

 

1.  E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos (Esta mulher era conhecedora da Palavra por seu marido ser dos filhos dos profetas, esta colocação pode indicar que o marido dela fora um dos profetas de Deus ou que era um discípulo dos profetas, embora não haja unanimidade quanto a isto entre os eruditos mais aprofundados.

 

O texto de Levítico 25.39,40 determina que se o devedor não pudesse pagar sua dívida, deveria servir ao credor até o ano do jubileu, uma celebração que ocorria cerca de 50 em 50 anos, veja Levítico 25.8.

 

Champlin diz que, essa mulher era a esposa de um dos discípulos dos profetas. Segundo Champlin, o homem tinha sido servo de Eliseu, ou seja, era alguém que estava debaixo de suas instruções, visto ser ele o cabeça das escolas dos profetas da época. À pobre viúva sobraram dívidas assumidas por seu marido, e os credores estavam à sua caça. O caso era tão sério que um credor tinha ameaçado vender os dois filhos da mulher à servidão, para que a dívida fosse saldada. Isso ele acabaria fazendo, sem dúvida. A viúva então apelou para Eliseu intervir no caso.

 

O Targum ( traduções, comentários em aramaico da Bíblia hebraica escritas e compiladas em Israel e Babilônia, da época do Segundo Templo até o início da Idade Média, utilizadas para facilitar o entendimento aos judeus que não falavam o hebraico como língua mãe, e sim o aramaico) identifica o profeta em questão (marido da viúva) como sendo Obadias, que havia ocultado cem homens, profetas em cavernas, para que escapassem da ira de Jezabel, veja 1 Reis 18.3,4.

 

Eo historiador Flávio Josefo acreditava que essa crença éra autêntica. É muito difícil dizer se o Targum e Josefo estão certos ou não quanto a isso. Na época de Eliseu uma mulher viúva e sem filhos em idade de trabalhar se via em situação de grande necessidade, pois o marido era o provedor da casa, a morte do marido ou abandono por parte deste fazia com que as mulheres sem parentes próximos andassem em estado de mendicância e muitas destas mulheres acabavam se tornando prostitutas).

 

2.  E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite (A viúva tinha pouca coisa em casa, mas não precisou de mais nada para resolver seu problema, quando Deus opera o improvável acontece).

 

3.  Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos (Eliseu ordenou que ela e os filhos tomassem emprestado dos vizinhos o maior número possível de recipientes vazios. Em seguida, deviam entrar em casa, fechar a porta e encher todos os recipientes até que não restasse nenhum).

4.  Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio.

5.  Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia (Como a necessidade da viúva era particular, a provisão de

Deus também seria feita de modo provado. Passamos por muitos problemas na vida, e pouquíssimas pessoas estão prontas a ajudar, por isso, quando Deus nos dá vitória é preciso entender que, nem todos precisam saber o que Deus está fazendo na nossa vida e através dela, considere isso).

 

6.  E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou (Se tivesse mais vazos, Deus teria mandado mais azeite. Este trecho me faz lembrar de Filipenses 4.19: O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus).

 

(Nós como servos de Deus somos comparados a “vasos”, veja Jeremias 18.1-6;Atos 9.15; 2 Coríntios 4.7; 2 Timóteo 2.20,21, atualmente muitos “vasos” vazios na presença do Senhor, muitos “vasos” cheios de si mesmos, muitos “vasos” rachados, sem o azeite que representa a presença de Deus. Que tipo de “vaso” você tem sido na presença do Senhor?).

 

7.  Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto (Daquele dia em diante, a mulher poderia vender o azeite para pagar a dívida e sustentar a si mesma e a seus filhos com o dinheiro que restasse. Ela buscou o homem de Deus para lhe dar uma direção, não

buscou deuses pagãos e nem buscou sacerdotes pagãos).

2 Reis 4.1-7

 

3 A Morte Que Havia na Panela

 

1.  A escola de profetas.

 

Nos dias de Eliseu havia o que podemos chamar de “escola dos profetas”, como podemos concluir das passagens em 2 Reis 2.3,5,7,15; 4.1,38; 9.1,2. O nome usado nas Escrituras é “filhos dos profetas” (isto significa que eram discípulos ou alunos dos profetas e não necessáriamente filhos dos mesmos). Esse fato mostra a necessidade de uma formação teológica para os chamados, ainda que nem todos os profetas tenham passado por esse ensino como, por exemplo, Amós ou Elias. Deus os usou mesmo assim, dando- lhes as habilitações necessárias.

 

O mesmo tem acontecido em todos os tempos. A necessidade de obreiros sempre esteve presente, não só nos dias de Eliseu ou de Jesus, mas também nos dias de hoje. Jesus disse que “A seara é grande, mas, os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara” Mateus 9.37,38. A necessidade de um preparo teológico aumenta sempre, pois a idolatria e apostasia, de um modo geral, crescem a cada dia. O Deus que chama os obreiros cuida deles.

A “escola de profetas” não tinha por objetivo ensinar a profetizar, pois isto é obra do Espírito Santo, mas tinha por objetivo ensinar os discípulos (popularmente chamados nas escrituras de “Filhos dos profetas”) a ser mais aprofundados na Palavra e na obra de Deus.

 

2.  A morte na panela.

 

38. E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.

 

39. Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas (a coloquintida ou colocíntidas, cujas folhas são muito parecidas com as de uma vinha, de gosto extremamente amargo, era um purgativo muito violento, que, se não fosse neutralizado, produziria ulcerações nos intestinos e provocaria a morte); e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam.

 

40. Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer.(Eles pensaram que aquele alimento não tinha nenhum problema, só perceberam o perigo depois que começaram a comer, com isso aprendendemos que, é muito fácil ser enganados pela aparência, todo cuidado é pouco. Quanto alimento, isto é, quantas coisas são ofercidas por aí, parecendo ser aprovadas por Deus, parecendo fazer bem, e na verdade não são de Deus, não fazem bem, pense nisso).

 

41. Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela.

2 Reis 4.38-41

Vemos em 2 Reis 8.1 que uma fome de sete anos havia sido predita, sendo presumível que essa fome tivesse começado. As questões agora haviam-se complicado por uma panela envenenada, o único alimento que os profetas tinham.A seca levou os filhos dos profetas de Gilgal a cozinhar ervas que normalmente não eram usadas como alimento. Quando começaram a tomar a sopa, perceberam que alguma coisa estava errada e disseram a Eliseu: morte na panela. Novamente o poder de Deus se manifestou através do profeta ao colocar farinha dentro dela, e assim aquela comida deixou de oferecer perigo.

Conclusão

Aqueles que andam na presença de Deus sempre tem o cuidado, os milagres de Deus presentes em suas vidas. Muitas vezes nos deparamos com situações aparentemente impossíveis de se resolver, mas Deus entra em ação nos fazendo avançar, glória ao nome Santo do Senhor.

 

Fontes:

 

Bílbia de Estudo Pentecostal,

Bíblia de Estudo Holman,

Bíblia de Estudo Arqueológica,

Bílbia para Pregadores e Líderes Geziel Gomes,

A Escola de Profetas - kris vallotton,

Comentário Bíblico Africano,

Comentário Bíblico Beacon,

O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo – Russel Norman Champlin,

Bíblia de Estudo MacArthur,

Bíblia de Estudo Explicada,

Revista Cristão Alerta 3º Trimestre de 2021,

Novo Comentário Bíblico Sáo Jerônimo VT,

Apontamentos teológicos professor José Junior.