23 de dezembro de 2019

A Velhice de Davi


A Velhice de Davi

Texto Áureo:

Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar. 2 Samuel 23.5

Como o texto áureo está incluído na Leitura Bíblica em classe, vamos fazer um apanhado geral da Leitura Bíblica em classe para compreender melhor o texto áureo.

1. E estas são as últimas palavras de Davi. Diz Davi, filho de Jessé, e diz o homem que foi levantado em altura, o ungido do Deus de Jacó, e o suave em salmos de Israel: ( O texto relata que estas são as últimas palavras de Davi, e mostra que Davi sabia e reconhecia que havia sido levantado por Deus).

2.O Espírito do SENHOR falou por mim, e a sua palavra esteve em minha boca. ( Davi admite a inspiração divina e que o Espírito Santo falou através dele, assim como muitos outros homens e mulheres inspirados por Deus falaram e escreveram por inspiração divina, com Davi não foi diferente).

3.Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Haverá um justo que domine sobre os homens, que domine no temor de Deus.

4.E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando, pelo seu resplendor e pela chuva, a erva brota da terra. ( Os versículos 3 e 4 falam sobre a vinda de Cristo, que se originou da descendência de Davi ( Mateus 1.1) ).

5.Ainda que a minha casa não seja tal para com Deus, contudo estabeleceu comigo um concerto eterno, que em tudo será ordenado e guardado. Pois toda a minha salvação e todo o meu prazer estão nele, apesar de que ainda não o faz brotar. ( Aqui o Espírito Santo fala através de Davi mostrando que mesmo apesar das falhas de Davi, foi do agrado de Deus , ainda assim cumprir o seu pacto com Davi, da raiz de Davi, por assim dizer, nasceria o Cristo).

6.Porém os filhos de Belial serão todos como os espinhos que se lançam fora, porque se lhes não pode pegar com a mão.

7.Mas qualquer que os tocar se armará de ferro e da haste de uma lança; e a fogo serão totalmente queimados no mesmo lugar. ( Os versículos 6 e 7 nos ensinam, em suma, que aqueles que se recusam a obedecer a Deus serão “lançados fora” em tempo oportuno, não pela capacidade humana, mas pela capacidade sobrenatural de Deus).
2 Samuel 23.1-7

1- Apresentar uma visão geral da velhice

Muitos estão acostumados a enxergar a velhice como sendo algo negativo, isso acontece porque as pessoas em geral, estão acostumadas a enxergar a velhice com os olhos da filosofia, da mídia e do mundo em geral. Isto é um erro gravíssimo, devemos enxergar a velhice com uma visão bíblica.

A velhice pode ser boa ou ruim, isso dependerá da forma como vivemos cada fase da nossa vida.

A 2.500 anos o filósofo egípcio Ptáh-Hotep descreveu a velhice como sendo o maior infortúneo que pode atingir o ser humano.

O poeta inglês William Shakespeare descreveu a velhice como sendo anos crepusculantes que trazem esquecimento.

Na era contemporânea muitos descrevem a velhice como sendo uma “desgraça”.

Naturalmente, pessoas que tem esse tipo de pensamento ,em geral, são pessoas que deixaram Deus “de fora” em alguma ou em várias áreas de suas vidas e hoje pagam um preço por isso.

A velhice vem para todos os mortais, mas o importante é ter Deus em sua vida, pois desta forma, a velhice poderá ser encarada com naturalidade, longe de qualquer esteriótipo ( conceito ou imagem pré concebido, padronizado, pela mídia e a sociedade mundana).

As pessoas tem o medo de ficarem velhas porque foi colocado na cabeça delas que a velhice é uma coisa ruim, que a velhice é algo que incapacita, que a velhice é algo a ser temido.

A velhice para muitas pessoas é uma imagem de “abandono”, mas não precisa ser assim.
Veja que “envelhecer” todos nós vamos, mas “ficar velhos” “nem todos vamos.

O grande segredo, por assim dizer, é você “envelhecer sem ficar velho”.

O seu metabolismo a partir dos 40 anos sofre uma redução, em relação a quando você era mais jovem, mas essa redução não significa deterioração.

A parte boa da velhice é que na velhice as pessoas ( nem todas, é verdade), tendem a ficarem mais sábias, mais ponderadas, mais amorosas, mais pacientes.

Note que algumas das coisas que mais envelhecem o ser humano são: refrigerantes, dormir fora de hora, consumo excessivo de lanches, consumo de álcool, cigarros e outras drogas, comer margarina, pois a margarina lentamente endurece as artérias do seu coração, fazendo com que você morra mais rápido, dentre outras coisas ( Pesquise na internet quais são os 15 alimentos mais cancerígenos do mundo, ou seja, os que mais contribuem para uma má “velhice”, por assim dizer, você irá se surpreender ao ver que destes 15, pelo menos metade estão em sua dispensa).

Milhões de pessoas tem medo da velhice.

Dicas de como envelhecer sem ficar velho?

Estas dicas não são regras ( porque regras tem exceções) , são princípios.

1- Ame, amar a Deus acima de tudo, amar seu próximo, sua família, seus amigos, amar também aqueles que não gostam de você ( e o amor não faz mal ao próximo), para envelhecer sem ficar velho, ame as pessoas, não as humilhe, não as rebaixe, não as ponha pra baixo, demonstre amor de todas as formas que você puder.

2- Perdoe, o perdão não é uma emoção, o perdão é uma decisão, você decide perdoar, ninguém pode decidir por você, existem pessoas que oram pedindo forças a Deus para perdoar, mas essa oração é tola, porque o perdão é uma decisão que só pertence a você, entenda que quando você perdoa, você liberta a você mesmo, você faz com que sua alma, respire aliviada.

3- Seja grato, gratidão é um estilo de vida que você decide ter, seja grato por seu emprego, sua casa, por seus animais de estimação, seja grato por estar vivo, existem pais e mães de família que quando chegam em casa, só o cachorro fica grato, feliz ( isso se tiver cachorro na casa, se não, ninguém fica grato), os outros estão ocupados demais com celular, televisão, redes sociais e etc., seja grato por chegar em casa, por não ter sido sequestrado ou por não ter sofrido nenhum acidente, seja grato por tudo.

4- Abençoe as pessoas a sua volta, ore por elas, elogie elas, orar pelas pessoas é uma grande forma de abençoa-las, tudo o que você faz pelos outros, Deus fara por você, tudo o que você desejar e pedir pelos outros, Deus fará por você.

5- Leia a Bíblia, medite nela, o hábito de ler, mantem seu cérebro 100 % ativo, pessoas que lêem mais, tem a mente mais produtiva e saudável.

6- Faça exercícios físicos, você nunca se arrependerá disso.

Essas são apenas algumas de inúmeras dicas existentes para envelhecer sem ficar velho.


2 - Problemas na velhice de Davi

A velhice não poupa ninguém, por isso não se esqueça que, o estilo de vida que uma pessoa leva hoje definirá em qual estado a pessoa chegará a velhice. Se chegará em boa velhice, como Moisés e Calebe ( Deuteronômio 34.7; Josué 14.10-14), ou se chegará em “má velhice” por assim dizer, ou seja, cheio de problemas decorrentes de uma vida desregrada.

Davi viveu de maneira desregrada em algumas áreas de sua vida, e na sua velhice, acabou pagando um preço por isso.

Veja:

1.Sendo, pois, o rei Davi já velho e entrado em dias, cobriam-no de vestes, porém não aquecia.

2.Então, disseram-lhe os seus servos: Busquem para o rei, nosso senhor, uma moça virgem, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele, e durma no seu seio, para que o rei, nosso senhor, aqueça.

3.E buscaram por todos os termos de Israel uma moça formosa; e acharam a Abisague,
sunamita, e a trouxeram ao rei.

4.E era a moça sobremaneira formosa, e tinha cuidado do rei, e o servia; porém o rei não a conheceu.
1 Reis 1.1-4

Acredita-se que nesta época Davi tinha cerca de 70 anos ( 2 Samuel 5.4), Davi era sim um homem velho, mas não tão velho assim, certos problemas de saúde que Davi enfrentava eram resultado de excessos que ele cometera quando jovem.

Por causa da sua baixa temperatura, Davi precisava ser “aquecido”, Davi sofria de um tipo de “hipotermia”, por causa de sua baixa temperatura ele precisava de alguém que o
aquecesse em seu leito, e ele, juntamente com seus servos, consideraram que nenhuma de suas várias esposas e concubinas era suficiente para aquecer o rei. Entendiam que era necessário uma mulher jovem, bela e virgem.

É claro que esta situação era exageradamente ridícula, mas o rei tinha suas regalias, mesmo que fossem ridículas.

Essa prática de usarem mulheres jovens para aquecerem homens velhos e enfermos se
originou ainda nos primórdios ( início) da humanidade e terminou apenas na idade média ( cerca de 600 anos d.C) por influência da igreja católica, que lutou contra este hábito imodesto.

O texto ainda diz que Davi não a conheceu ( não teve relações sexuais com a jovem),
certamente não foi por falta de vontade. Davi era velho, hipotérmico, cansado e impotente ( por isso não teve relações com a jovem), Davi no áuge de sua juventude havia abusado de seu vigor físico, tendo muitas mulheres e além disso caiu no “adultério e homicidio”.

Embora Davi nunca tivesse tido relações sexuais com Abisague, ela era considerada uma das esposas de Davi, caso contrário, Salomão não teria considerado o pedido de Adonías de ter Abisague como sua esposa depois da morte de Davi, como uma tentativa de ele ( Adonías chegar ao trono, 1 Reis 2.12-25). Na aquela época existia um costume ( pagão) , os reis herdavam as mulheres de seus antecessores .

Davi , embora velho, cansado e doente, teve de atuar com firmeza para constituir Salomão como rei.

3 – As palavras finais de Davi em sua velhice

Na explicação do texto áureo ( no começo deste pdf) você tem uma explicação detalhada sobre as palavras finais de Davi.

São palavras de gratidão e reconhecimento, Davi reconheceu que, sem Deus ele não teria chegado onde chegou, sem o amor e a misericórdia de Deus ele teria sido consumido por seus inimigos e por seus próprios pecados.

A Bíblia conta os atos heróicos de Davi, mas não esconde suas falhas,mas Davi depois de terríveis falhas, soube reconhecer os erros e retornar para os caminhos do Senhor.

Aqueles que estão no erro, nas falhas, também podem ouvir a voz do Senhor dizendo:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Mateus 11.28

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.

Provérbios 28.13

Por = Prof: José Junior

e-mail: subsidiosebdandradina@gmail.com

Fontes:

Bíblia de Estudo do Expositor,
Comentário Bíblico Broadman,
Enciclopédia
Bíblica R.N. Champlin,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Bíblia de Estudo Explicada,
Dicionário Bíblico Wycliffe,
Comentário Bíblico Africano,
Apontamentos teológicos José Junior.

Se este material foi útil pra você, compartilhe.
...de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8