17 de novembro de 2016

RUTE, DEUS TRBALHA PELA FAMÍLIA


RUTE, DEUS TRBALHA PELA FAMÍLIA

 

Texto Áureo

 

Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel Rt 4.14.

 

Verdade Prática

 

Deus abençoa o trabalho, a fé e a persistência da família que o serve.

 

Introdução

 

Nesta lição, estudaremos a história de uma familia que enfrentou a crise da fome, do luto e da desesperança. Veremos que a fé ligado a lealdade e a persistência levou duas mulheres Noemi e Rute a vencerem as dificuldades provando assim a provisão e o resgate de Deus em suas vidas.

 

I – A CRISE ECONÔMICA

 

“E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra [...]” (Rt 1.1-a). Assim se inicia o livro de Rute, relatando uma grande crise econômica que afetou a cidade de Belém antigamente chamada de Efrata (Gn 35.19; 48.7; Rt 4.11). Tal situação se instaurou não somente por causas naturais, mas porque nesse período dos juízes o povo de Israel diversas naufragou na fé dando as costas para Deus adorando aos ídolos e vivendo de forma desregrada (Jz 2.11; 3.7,12; 4.1; 6.1; 10.6; 13.1; 17.6). Deus puniu o seu povo como havia prometido (Dt 28.15-68).

 

·         Breve relato sobre Rute

A história de Rute desenrolasse durante o período dos juízes. Ela revela que durante a deplorável apostasia moral e espiritual daqueles dias (Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos Jz 17.6), havia um remanescente fiel que continuava a amar e obedecer a Deus.

O período dos juízes vai da 1375 a 1050 a.C., aproximadamente. Nesse tempo, Israel era uma confederação de tribos. Historicamente, Juízes fornece o relato principal da história de Israel na terra prometida, da morte de José aos tempos de Samuel. Teologicamente, revela o declínio espiritual e moral das tribos, após se estabeleceram na terra prometida.

 

O versículo chave de Rute diz: “O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar Rt 2.12”. Esse versículo mostra-nos que em meio à grande apostasia durante o período dos juízes, Deus estava atento àqueles que o buscavam com sinceridade e fè firme ( Sl 17.8; 36.7; 63.7).

A história de Rute diz respeito à providência de Deus na vida dos que nEle confiam e andam nos seus caminhos. Assim como Abraão correspondeu com fé ao chamado do Senhor, assim também a confiança que Rute teve no Senhor levou-a a deixar sua pátria e arentela para cumprir sua parte no divino roósito redentor ( Gn 12. 1-4).


·         A família de Elimeque (Rt 1.1,2).

Entre os belemitas destaca-se nesse período a família de Elimeleque cujo nome significa: “Deus é rei”. Esse homem era casado com uma mulher chamada Noemi que significa: “agradável”. Com ela teve dois filhos, a saber: Malom que quer dizer: “doentio” e Quiliom “definhante”. Os nomes dos filhos podem revelar que ambos tinham a saúde debilitada.

 

Quando Elimeleque, o pai de família, viu a crise econômica chegar em Belém, se viu na responsabilidade de como mantenedor da família tomar uma decisão que viesse resolver este problema. A Bíblia diz que ele resolveu fugir da crise indo para a terra de Moabe. Segundo Lopes (2012, p. 24),“quando falta pão na Casa do Pão, a solução não é abandonar Belém, mas esperar a intervenção de Deus”. Moabe ficava num planalto a leste do mar Morto, a uns oitenta quilômetros de Belém. O motivo da atitude de Elimeleque era nobre, proporcionar sustento a sua família, todavia a atitude de fuga da adversidade e o lugar para onde este patriarca se dirigiu nos mostram quão grande erro cometeu.Por exemplo:

 

(a) a Bíblia nos informa que Moabe foi um filho de Ló, o fruto de um relacionamento incestuoso de Ló com uma de suas filhas (Gn. 19.36,37);

 

(b) os moabitas pagaram a Balaão para amaldiçoar Israel, durante a peregrinação de Israel a Canaã (Nm. 22.1-8);

 

(c) sob circunstâncias normais os moabitas eram excluídos da participação da vida nacional e cooperativa de Israel (Dt 23.3-6).

 

(d)na batalha contra Josafá os moabitas se aliaram com os amonitas e os edomitas para virem contra Judá (II Cr 20.1). É sempre muito perigoso para o crente “peregrinar” por qualquer lugar sem a orientação divina, ainda mais sabendo de antemão que determinado lugar é hostil a fé que professamos. A voz da necessidade não pode ser mais forte que a voz de Deus para nos dirigir.

 

Elimeque saiu de Belém para resolver uma dificuldade e acabou contraindo mais problemas. Saiu para peregrinar em Moabe, no entanto, passou ali quase “dez anos” (Rt 1.4). Nesse período ele veio a falecer (Rt 3.1); seus filhos casaram-se com mulheres que não eram de Israel (Rt 1.4); depois, seus filhos também morreram (Rt 1.5-a).

“O Talmude considera isto punição por terem deixado Judá” “(CUNDALL apud BATHRA, 1986, p. 235). O texto bíblico narra a situação que ficou Noemi “ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido” (Rt 1.5-b). Nenhuma família se prepara para a morte de um dos membros. Tal situação desestabiliza o homem física, emocional, financeira e algumas vezes espiritualmente. Precisamos estar prontos para enfrentar estas dificuldades contando sempre com a graça de Deus (II Co 12.9).

 

II – SUPERANDO AS CRISES

 

Noemi, embora fosse uma fiel seguidora do Senhor, experimentou grande adversidade

 

·         Crise na vida Noemi

Ela e a sua família sofreram os efeitos da fome, e tiveram que abandonar sua própria casa. Além disso, ela perdeu seu marido e seus filhos. Parecia que o Senhor a abandonara e até mesmo se voltara contra ela.

Deus continuava cuidando dela, inclusive agindo através de terceiros, para socorrê-la em suas necessidades. Como no caso de Noemi, o crente fiel e leal a Cristo pode experimentar grandes adversidades na sua vida. Tal fato não significa que Deus os abandonou ou que está castigando.

 

·         Crise na vida do Crente

“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?Como está escrito:Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;somos reputados como ovelhas para o matadouroRm 8.35,36”.

 

As adversidades alistadas pelo apóstolo nos versículos citado acima, têm sido experimentadas pelo povo de Deus através dos tempos (At 14.22; 2 Co 11.23 – 29; Hb 11.35 – 38). Nenhum crente deve estranhar o fato de experimentar adversidades, perseguição, fome, pobreza ou perigo. Aflições e calamidades não significam decerto, que Deus nos abandonou, nem que Ele deixou de nos amar. Pelo contrario, nosso sofrimento como crentes, abrir-nos-á o caminho pelo qual experimentaremos mais do amor e consolo de Deus (2 Co 1.4,5). Paulo nos garante que venceremos em todas essas adversidades e que seremos mais que vencedores po amor de Cristo (Rm8.37-39; Mt 5.10-12; Fp 1.29).

 

·         Todas as coisas contribuem

 

As Escrituras frisam, repetidas vezes, que Deus continua, com todo o amor, a fazer todas as coisas cooperarem para o nosso bem em tempos de aflição.

(1)   Deus fará o bem surgir de todas as aflições, provações, perseguições e sofrimentos. O bem que Deus leva a efeito é conformar-nos à imagem de Cristo e, finalmente, levar a efeito a nossa glorificação.

(2)   Essa promessa é limitada aos que amam a Deus e lhe são submissos mediante a fé em Cristo.

(3)   “Todas as coisas” não incluem os nossos pecados e negligencia( Rm 6.13; 6.16,21,23; Gl 6.8); isso quer dizer que ninguém pode alegar motivo para pecar, justificando que Deus fará resultar isso em bem.

 

III - FÉ E TRABALHO

 

·         Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;Rt 1.16

 

Retornar a Belém: uma atitude certa (Rt 1.6).

Noemi, resolveu retornar de Moabe para Belém ao saber das boas notícias da provisão de Deus para o seu povo. Para isto, propôs em seu coração despedir-se das suas duas noras, Rute e Orfa. A princípio ambas resistiram deixá-la, no entanto, Orfa atendeu a voz de Noemi, porém, Rute apegou-se a sua sogra demonstrando que não somente estava disposta a estar junto dela, no lugar que esta quisesse, como também até de aceitar a fé no Deus que Noemi servia (Rt 1.16,17). Como podemos ver, enquanto estivermos com vida, haverá oportunidade de regressarmos do caminho errado para o caminho certo (Jr 4.1; 15.19; Lc 15.17-20).Noemi, certamente, conduziu Rute a fé no Senhor Deus, mediante seu exemplo e ensino (Dt 11.18,19). A fé que Rute tinha em Deus levou-a a permanecer fiel no seu amor a Noemi. Rute ilustra o princípio divino que “quem perder a sua vida por amos de mim acha-la-á (Mt 10.39; Rt 4.13-17).

 

·         Breve nota sobre o cuidado de Deus em Prover

 

Deus tem várias maneiras de prover na vida daqueles que estão em crise. Grande é o zelo pelos pobres, necessitados e afligidos por algum tipo de adversidade, “o Senhor Deus é seu defensor”. Ele mesmo revela ser o refúgio (Sl 14.6; Is 25.4), socorro (Sl 40.17; 70.5; Is 41.14), o libertador (1 Sm 2.8; Sl 12.5; 34.6; 113.7) 35.10), e provedor (Sl 10.14; 68.10; 132.15). ao revelar sua Lei aos israelitas, mostrou-lhes também várias maneiras de se eliminar a pobreza do meio do povo (Dt 15.7-11). No livro de Rute também vemos um dos princípios aplicado no tempo da colheita onde os grãos que caíssem deviam ser deixados no chão para que os pobres os recolhessem (Lv 19.10; Dt 24.19-21); e mais: os cantos das searas especificamente, deviam ser deixados aos pobres (Lv19.9).

 

Embora o livro de Rute nos mostre diversos sofrimentos que sobrevieram ao povo de Judá e especificamente a família de Elimeleque, ele também nos mostra que mesmo ao mais intenso sofrimento, o nosso Deus pode se revelar de forma gloriosa. Vejamos como Deus se revelou:

 

·         O Deus da provisão (Rt 1.6; 2.3; 14-17).

 

Segundo Aurélio provisão é: “ato ou efeito de prover; fornecimento, abastecimento” (2004, p. 1650). Sendo assim, podemos definir a provisão divina como a atividade do Deus Soberano, em provê as necessidades da sua criação, intervindo para sua preservação (CAMPOS, 2001, p. 8). No caso dessa história no livro de Rute, vemos Deus agindo da seguinte maneira:

 

(a) providenciando Rute para estar com ela, lhe fazendo companhia;

 

(b) conduzindo de forma invisível os caminhos de Rute para trabalhar numa eira que pertencia a Boaz parente de Elimeleque, o falecido esposo de Noemi;

 

(c) fazendo Rute alcançar graça aos olhos de Boaz sendo beneficiada na colheita; e,

 

(d) permitindo o casamento de Boaz com Rute, suscitando descendência a Noemi (Rt 4.13-15).

 

·         O Deus da compaixão (Rt 2.20).

 

A palavra “compaixão” segundo o Aurélio quer dizer: “pesar que em nós desperta ante a infelicidade, a dor, o mal de outrem” (2004, p. 507). Segundo Soares (2008, p. 76), “misericórdia é o termo teológico para compaixão; trata-se da disposição de Deus para socorrer os oprimidos e perdoar os culpados”. A Bíblia nos mostra que Deus cheio de compaixão e misericórdia (Nm 14.18; I Cr 21.13; Ne 9.31; Sl 86.15; Jn 4.11).

 

No período dos juízes, especificamente, vemos que sempre que Israel pecava contra Deus, ele recebia severas punições (Jz 1.4; 2.14; 13.1). Todavia, quando este povo arrependido se voltava para Deus, ele os perdoava e abençoava (Jz 2.16; 3.9,15). De igual forma, apesar dos erros cometidos por Elimeque, Deus resolveu usar de misericórdia em relação a sua esposa (Rt 1.6). Na oração de Habacuque, vemos o profeta pedindo: “[...] na tua ira lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2).

 

·         O Deus que muda a história (Rt 4.14-22).

 

Diante das vicissitudes da vida, Noemi cujo nome significa “agradável” desejou que a chamassem de Mara que significa: “amarga”. Na sua precipitação, atribuiu sua amargura a Deus, entendo que Ele a puniu junto com a sua família (Rt 1.20-b). Todavia, apesar de tal cosmovisão errada a respeito de Deus, Noemi ao retornar para Belém, viu o Senhor reconstruir sua vida e mudar a sua história. Rute, casou-se com Boaz. Este homem é apresentado em Rute 2.1 como “homem poderoso e rico”, parente do marido falecido de Noemi. Ele era dono das terras nas quais Rute foi respigar, quando buscava um campo onde recolher algumas espigas (Rt 2.3).

Sua chegada no campo deu a Boaz a oportunidade inicial de tornar-se seu benfeitor e abriu o caminho para que se casasse com ela no sistema do levirato (Dt 25.5,6; Rt 3 e 4). Sua união foi abençoada com um filho que recebeu o nome de Obede que significa: “servo”. Através deste, o nome do seu marido poderia ser levado adiante por meio dos seus descendentes. Obede foi o pai de Jessé, avo de Davi, e ancestral do Senhor Jesus (Rt 4.17,21,22; 1 Cr 2.12; Mt 1.5; Lc 3.32). O resgate das terras de Elimeleque por Boaz; seu casamento com Rute; e, este filho nascido dessa união trouxe tanta alegria a Noemi que as mulheres lhe diziam: “[...] Bendito seja o SENHOR, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice [...]” (Rt 4.14,15). Deus reverteu todos os infortúnios vividos por Noemi, restaurando-lhe a sorte em todas as áreas da sua vida.

 

CONCLUSÃO

 

Embora Noemi tivesse passado por grande tristeza e adversidade na vida, manteve sua fé em Deus. Por causa de sua fé perseverante, Deus ordenou os eventos de tal maneira que no final ela teve uma vida agradável e abençoada. Ela podia testificar, no fim da vida, que “o Senhor é muito misericordioso e piedoso (Tg 5.11).

 

Elaboração pelo Pb. Mickel de Souza

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

 

Referências

 

·         ANDRADE, Claudionor Correa de. Dicionário Teológico. CPAD.

·         CAMPOS, Heber. A Provisão e a sua realização histórica. CULTURA CRISTÃ.

·         CHAMPLIN, Norman R. N. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. HAGNOS.

·         STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

·         Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco - Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais