14 de janeiro de 2020

A NATUREZA DO SER HUMANO


A NATUREZA DO SER HUMANO

Texto Áureo:
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Tessalonicenses 5.23

Vamos analisar o texto minuciosamente:

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo (isso é "santificação progressiva", que só pode ser provocada pelo Espírito Santo, que faz, de acordo com a nossa fé firmemente ancorada na cruz, o processo de santificação envolve o homem inteiro); e todo o vosso espírito, e alma, e corpo( Essa colocação de Paulo referindo-se ao espírito alma e corpo mostra que nosso espírito, mente e corpo devem estar de acordo com o que ensina a Palavra de Deus, ou seja, devemos andar em espírito, na direção de Deus, com a mente cheia da Palavra de Deus e cuidando do nosso corpo como sendo o templo do Espírito Santo) sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo( Esta parte final do versículo diz respeito a volta de Cristo e a prestação de contas que todo ser humano deverá dar a Deus).

Nesta Lição veremos que o nosso “SER” em virtude das partes que o compõem, é de tal forma maravilhoso que chega a ser “INEXPLICÁVEL.


Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
Salmo 139.14

além da substância física ( o corpo), possuímos também uma substância imaterial ( o espírito e a alma).
Deus nos habilitou a se relacionar tanto com o mundo físico quanto com o mundo espiritual.

A natureza do ser humano é um assunto que já causou e ainda causa muita polêmica entre o povo de Deus e também entre os pagãos.
Os antigos hebreus eram tricotomistas ( ou seja, criam na tricotomia), embora desconhecessem esta palavra e seu significado, eles criam que a natureza do ser humano é composta de CORPO, ALMA e ESPÍRITO.



Porém os antigos hebreus criam na tricotomia de forma diferente em relação a forma como crêem a maioria dos cristãos ( veremos isso mais a diante).

Nesta Lição 3, você aprenderá de forma bem detalhada sobre o assunto A NATUREZA DO SER HUMANO.

Esta lição é um tanto polêmica, por isso é preciso conhecer o assunto de forma mais detalhada.
Para compreender melhor o assunto é preciso saber que existem 3 teorias explicativas sobre a natureza humana, são elas:

Unitarismo ou Monismo: Concepção de que o homem é composto de um único elemento e de que seu corpo é a própria pessoa. Pouquíssimos cristãos aceitam a teoria do monismo, porque o monismo é uma teoria que não surgiu de dentro do cristianismo.

Dicotomia: Concepção de que o homem é composto de duas partes, corpo e alma/espírito, uns entendem que alma e espírito são sinônimos, outros entendem que espírito é simplesmente o “folego de vida” dado por Deus. Um número consideravelmente grande de cristão aceita a teoria da Dicotomia como sendo a forma correta de compreender a natureza humana.

Tricotomia: Concepção de que o homem é constituído de três partes: corpo, alma e espírito ( o espírito aqui não se refere ao Espírito Santo). A grande maioria dos cristãos entende Tricotomia como sendo a forma correta de compreender a natureza humana.

Como existem três teorias explicativas sobre a natureza humana, lembre-se dos habitantes de Beréia que foram chamados de nobres por examinarem nas Escrituras se o que Paulo e Silas ensinavam estava ou não de acordo com as Escrituras:

10.      E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
11.      Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
Atos 17.10,11

“Lembre-se dos habitantes de Beréia porque na EBD descobrimos o sincretismo, os achismos e as superstições de muitos irmãos e é necessário um bom conhecimento bíblico e vida de oração para, pelo poder da Palavra de Deus, desfazer todo o engano.”


O objetivo desta lição não é apenas explorar a natureza humana, mas levar você a consagrar inteiramente o seu “SER” ao criador e mantenedor de todas as coisas.

1- A Complexidade do Ser Humano

A natureza do ser humano é diferente tanto em relação a Deus quanto em relação aos anjos. Vejamos por quê?

Ao contrário do ser humano Deus possui uma única natureza, em outras palavras, Deus não possui um corpo e uma alma, assim como o ser humano. Para existir, Deus não precisa de uma natureza composta de corpo, alma e espírito. Deus define a si mesmo como sendo simplesmente o “EU SOU”.

E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Êxodo 3.14

O ser humano precisa se desenvolver, passa pela fase de criança, de adolescente e pela fase adulta, para se desenvolver. Deus, porém, não passou pela fase de criança, nem pela fase de adolescente e nem pela fase adulta para se desenvolver, Deus simplesmente existe, de eternidade em eternidade. E nós seres humanos simplesmente não conseguimos compreender isso, está além de nossa capacidade de compreenção.

Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus
Salmo 90.2

Deus também é onipotente ( Deus pode tudo), onipresente ( Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo) e Deus também é onisciente ( Deus sabe de tudo o que vai acontecer, antes mesmo que aconteça).
O ser humano não tem essas características, apenas Deus é onipotente, onipresente e onisciente.

Os anjos também possuem uma natureza, eles são criados como espírito ( Hebreus 1.14) e diferente de nós, não se reproduzem através do sexo ( Lucas 20.34-36), o corpo dos anjos é espiritual ( 1 Coríntios 15.44; Hebreus 1.14).

Os anjos, não são onipotentes, oniscientes e onipresentes. E ao que parece, eles também não precisam se desenvolver.

Já o ser humano possui uma natureza que pode ser descrita como dupla.
Uma física ( o corpo) e uma espiritual ( a alma e o espírito- 1 Tessalonicenses 5.23).

Para vivermos neste mundo precisamos de nossa natureza completa. Se uma apartar-se da outra, morremos.

Para entender melhor isso, analisemos o relato bíblico de 1 Reis 17.21,22.

21.     Então, se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele.
22.     E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
1      Reis 17

2 – As Características do Corpo Humano
No hebraico a palavra usada para definir CORPO é “BASAR” e no grego a palavra é “SOMA”.

O corpo humano tem as seguintes caracteísticas:
Materialidade, Visibilidade, Mortalidade.

Pormenorizando um pouco mais, podemos dizer que o corpo humano tem células, ( célula de acordo com a biologia é, unidade microscópica estrutural e funcional dos seres vivos, constituída fundamentalmente de material genético).


O corpo humano também tem vários órgãos ( todos fundamentais para a sobrevivência do corpo), também tem ossos ( o tecido rígido do nosso corpo), o conjunto de todas essas partes ( ou sistemas) em funcionamento constituem o organismo, que em conjunto mantém a sobrevivênvia do corpo ( ou indivíduo), ( juntamente com a alma e o espírito é claro).
Veja algumas curiosidades sobre o Corpo Humano, que demonstram a sabedoria e a excelência de Deus ao criar o ser humano ( se for possível fale sobre isso na aula, se não for possível, resuma esta parte para seus (as) alunos (as).

1- As crianças têm mais ossos em seu corpo do que os adultos
Você sabia que um bebê nasce com cerca de 300 ossos em seu corpo? Segundo a Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, muitos ossos se fundem ao longo do processo de crescimento, e como resultado, o esqueleto de um ser humano adulto tem 206 ossos com variados formatos e tamanhos. Essas estruturas são formadas por células vivas e ativas, o que significa que elas estão sempre crescendo, se regenerando e também se relacionando com outras partes do organismo. Outra curiosidade é que se você colocar todos os ossos do seu corpo em uma balança, a massa total será correspondente a 15% do seu peso corporal.



2      - Há mais bactérias na sua boca do que seres humanos no planeta
Os cientistas da Faculdade de Medicina Dentária de Harvard já encontraram mais de 615 espécies de bactérias diferentes na boca humana, e eles acreditam que ainda é possível encontrar mais. Os profissionais da instituição também afirmam que o número total de micro-organismos nessa região do corpo pode exceder o número de seres humanos na Terra. Impressionante, não é mesmo?
Dessa forma, a boca humana é considerada uma pequena selva de bactérias. A umidade da saliva e a presença de açúcares e carboidratos na alimentação fazem deste espaço um ótimo ambiente para a proliferação dos micro-organismos. Além disso, os especialistas acreditam que a variação no número de determinadas espécies pode ser a chave para determinar a saúde bucal dos pacientes e auxiliar o diagnóstico precoce do câncer de boca.

3      - Os seres humanos têm dez vezes mais bactérias do que células
De acordo com a Sociedade Norte-americana de Microbiologia, existem dez bactérias no organismo humano para cada célula. Em outras palavras, isso significa que 90% do seu corpo é formado por bactérias! Impressionante, né? Curiosamente, esses micro-organismos não são ruins para a saúde. Muitos deles têm papéis significativos para o correto funcionamento das funções corporais e mantêm o organismo saudável. Alterações nessas comunidades microbianas podem causar doenças de pele, distúrbios digestivos e doenças nas gengivas, por exemplo.

4      - O coração humano bate 100.000 vezes por dia
Ao longo de um dia, o seu coração bate em média 100.000 vezes! Em um ano, o órgão bate 35 milhões de vezes, o que soma a média de 3 bilhões de batimentos ao longo da vida. Segundo o Arkansas Heart Hospital, o coração é capaz de bombear 5 litros de sangue por todo o corpo a cada 20 segundos; logo, o coração faz o sangue presente no organismo circular pelo corpo cerca de três vezes por minuto.
5      - Os vasos sanguíneos de um adulto têm mais de 160 mil quilômetros de comprimento
A extensão do sistema vascular também é impressionante. The Franklin Institute, na Pensilvânia, afirma que juntos, as artérias, as arteríolas, as vênulas, as veias e os capilares de um organismo adulto têm mais de 160 mil quilômetros. Já no caso das crianças, os vasos sanguíneos podem chegar a quase 100 mil quilômetros.
A aorta é considerada a maior artéria do corpo e tem diâmetro semelhante ao de uma mangueira de jardim. Por outro lado, os capilares são extremamente pequenos e têm cerca de 5 micrômetros - os fios de cabelo, por exemplo, são estruturas com diâmetro de 17 micrômetros.

6      - Os folículos do seu cabelo estão vivos (mas o seu cabelo, não!)
A Associação Americana de Dermatologia explica que o cabelo cresce a partir da raiz de pequenas bolsas, chamadas de folículos. Cada fio é feito de proteínas e alimentado pelos vasos sanguíneos presentes no couro cabeludo. Aos poucos, os fios são empurrados para cima até tornarem-se compridos o suficiente para alcançar a pele. Quando isso acontece, o cabelo morre, mas continua crescendo. Por isso, nós não sentimos dor ao cortá-lo.

O mesmo processo acontece com todos os outros pelos do corpo humano. A pele é completamente coberta por pelos, e as exceções são a área dos lábios, as palmas das mãos e as solas dos pés. Os pelos são muito importantes para o nosso organismo, ajudam a manter o corpo protegido e auxiliam na manutenção da temperatura.
7      - Nós temos dois metros quadrados de pele
A pele é considerada o maior órgão do corpo humano. Segundo a National Geographic, um ser humano adulto carrega cerca de 3,6 quilos de pele, e nessa fase o órgão tem extensão aproximada de dois metros quadrados. Essa estrutura é muito importante para a nossa saúde por inúmeros motivos: protege o nosso organismo do calor excessivo, dos danos da luz solar e de agentes químicos. Ainda, ela atua como um sensor muito grande, capaz de fazer o nosso cérebro dialogar e compreender os estímulos do meio externo.
O primeiro corpo humano ( de homem) foi formado do pó da terra ( Gênesis 2.7), o primeiro corpo humano (de mulher) foi construído ( como vimos na lição 2) a partir de uma das costelas de Adão ( Gênesis 2.21,22).
Depois disso todos os corpos humanos foram e são costruídos ( por assim dizer) através do relacionamento “físico ( sexual) de um casal” macho e fêmia.
Notamos a impressionante sabedoria de Deus ao criar o corpo humano.

Envolto num corpo físico o ser humano pode ser visto e tocado, notemos que a visibilidade e a tangibilidade ( aquilo que se pode tocar) foram as 2 provas apresentadas pelo Senhor Jesus a Tomé como evidências de sua ressurreição física.
Depois, disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente.
João 20.27

O corpo humano também é mortal, ou seja, morre.

Curiosidade:
Muitos pensam que, antes da queda, Adão e Eva eram imortais, mas não, eles não eram imortais.
Veja:
22.     Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente,
23.     o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado.
Gênesis 3.22,23


Depois da queda Deus disse, ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente,por estas palavras do próprio Deus, vemos que o homem e a mulher nunca foram imortais. É claro que não era a intenção de Deus que o homem morresse, mas, era a intenção de Deus que o homem permanecesse fiel ( mostrasse fidelidade diante da ordem de Deus em Gênesis 2.17) e depois de um tempo, Deus “daria” a vida eterna ao ser humano. Mas o primeiro casal pecou, perdendo assim o direito de viver eternamente.

3 – Alma, o Nosso Elo Com o Mundo Exterior

4- O Espírito e Nosso contato com Deus

( Vamos abordar estes 2 tópicos juntos para tentar facilitar nossa compreensão)

A palavra usada para definir ALMA no hebraico é “NÉFESH”. No grego a palavra é “PSICHÉ”.

A palavra usada para definir espírito no hebraico é “RUACH”, no grego a palavra é “PNEUMA”.

A alma e o espírito são inseparáveis, em nosso ser alma e espírito acham-se tão unidos que somente a Palavra de Deus pode alcançar-lhes a junção:

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4.12
A alma e o espírito formam a substância imaterial do ser humano e cada um deles tem uma função específica em nosso ser.
Segundo o comentarista da lição, através da alma o ser humano se expressa e tem acesso ao mundo que o cerca.
Em geral, a maioria dos cristãos acredita que:
O ser humano é um espírito ( o seu verdadeiro “eu”) que possui uma alma ( a mente ou intelecto) e habita num corpo ( a embalagem, por assim dizer).

Mas os antigos hebreus acreditavam de forma diferente, eles criam na tricotomia, assim como a maioria dos cristãos, mas criam de forma diferente.

Os antigos hebreus criam que o ser humano é uma alma, que possui um espírito e habita num corpo.

Há uma inversão na forma de entender a tricotomia ( O objetivo deste PDF não é ensinar você o que pensar sobre o assunto, mas, ensinar você como pensar sobre o assunto).

O problema com o sistema de ensino da igreja moderna é que muitas vezes, queremos ensinar o povo o que pensar e não como pensar e isto é um erro, porquê a maioria dos ensinadores cristãos não pesquisam por conta os assuntos da lição,


Mas preferem apenas “copiar” os ensinamentos daqueles que consideram “grandes ensinadores” e o problema com isso é que, se os “grandes ensinadores” estiverem equivocados em seus ensinamentos a grande maioria nem vai perceber, por isso, sempre tenha o hábito de pesquisar a fundo tudo o que você escutar, ler e aprender.

Analisemos algumas referências bíblicas para entender o porquê o hebreu entendia que o ser humano é uma alma que possui um espírito e habita num corpo.

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2.7

Esta é a primeira referência bíblica que mostra a natureza humana dentro do conceito tricotômico, corpo, alma e espírito.

Repare que nesta referência bíblica diz que Deus formou o homem do pó da terra ( o corpo), e soprou em seus narizes o fôlego da vida ( o espírito) e o homem foi feito alma vivente ( o homem não ganhou uma alma, ele se tornou alma vivente), ou seja, através da união entre o corpo e o fôlego de vida ( espírito), o ser humano tornou-se alma vivente. Veja outra referência bíblica: ( Embora este vale de ossos secos represente o estado espiritual de Israel naquele momento ( vers.11) podemos entender algumas coisas sobre o conceito de tricotomia bíblica)

Ezequiel 37
7.      Então, profetizei como se me deu ordem; e houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um reboliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso.
8.      E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

Perceba que Ezequiel profetizou como Deus ordenou, os ossos se juntaram cada osso no seu osso, e vieram nervos e cresceu a carne e estendeu-se a pele sobre eles ( ou seja, eram corpos, porém o versículo 8 diz que não havia neles espírito ou seja, não havia neles o fôlego de vida).

Agora observe os versículos 9 e 10.


9.      E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Vem dos quatro ventos, ó espírito ( repare que Deus não disse, espíritos, mas sim, espírito, que é o “fôlego de vida”), e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10.      E profetizei como ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles ( ou seja, o fôlego de vida entrou neles), e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
( Existem traduções que usam a palavra “vento” ao invés da palavra “espírito”).

Ezequiel profetizou a mando de Deus que o espírito viesse sobre aqueles corpos mortos, e Ezequiel profetizou e no versículo 10 diz que o espírito ( ou seja, o fôlego de vida) entrou neles e se puseram de pé ( o que faltava para aquele exército se tornar almas viventes era o espírito, o fôlego de vida).
Veja ainda:

Ezequiel 18.4

Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.

Perceba que aqui Deus diz que a alma que pecar, essa morrerá. Deus não diz que o espírito que pecar, esse morrerá, sabe porquê?
Porque o espírito é simplesmente o fôlego de vida que volta pra Deus quando o ser humano morre ( Eclesiastes 12.7), o espírito não morre, volta pra Deus quando o ser humano morre.

Veja ainda: ( embora a linguagem de Apocalipse seja cerca de 80% simbólica, também podemos entender aqui algo mais sobre o contexto da tricotomia bíblica)

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
Apocalipse 6.9

( neste PDF eu não abordarei a questão de “se a alma é ou não imortal”, esta questão vai ficar para outro PDF, o objetivo deste é apenas conceituar a natureza humana de modo bíblico).

Veja que neste texto de Apocalipse, João diz que viu as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus, ele não disse que viu os espíritos daqueles que foram mortos, mas ele diz que viu as almas.

Porquê a alma se refere ao ser da pessoa, e o espírito é o fôlego de vida que volta pra Deus quando o ser humano morre ( Eclesiastes 12.7).

Mas lembre-se que, dependendo do contexto do texto, a palavra “espírito” pode se referir, não ao ser da pessoa, mas sim ao seu estado de ânimo ( Salmo 142.3; Salmo 77.3; Daniel
7.15 e outras referências).

Outro fato que devemos observar é que na visão do antigo hebreu as pessoas pensavam com o coração e os rins eram o centro das emoções mais profundas. Eles associavam as emoções ao coração sim, assim como nós, mas acreditavam que, além disso, o ser humano pensava com o coração.

Hoje com a ajuda da ciência humana sabemos que pensamos com nosso cérebro, e associamos as nossas emoções ao nosso coração.

Veja que há uma mudança na forma de pensar e compreender entre nós e os antigos hebreus. Mas note que para nós cristãos a ciência é válida para nos ajudar a compreender a Palavra de Deus quando é posta a luz da bíblia. A ciência deve ser posta a luz da bíblia sempre e nunca devemos tentar por a bíblia a luz da ciência.

Porque a mesma ciência que nos ajuda a compreender melhor a bíblia também é a mesma ciência que diz que o homem se originou do macaco e que o universo foi criado a partir do “Big-Bang”, portanto, cuidado.

Outro fato digno de nota é que a palavra “Kelayôth” (rins no hebraico) é quase sempre traduzida nas nossas versões bíblicas em português pelas palavras: alma, mente, pensamentos, interior.

E isto dificulta um pouco a compreensão de certos contextos bíblicos.

Conclusão sobre a análise das principais teorias explicativas sobre a natureza humana:
Concluímos que biblicamente, a natureza humana é tricotômica ( a tricotomia define bem a natureza humana).

Conclusão da lição 3:

O ser humano é um ser tanto físico quanto espiritual, por esta razão Deus requer nossa completa santificação ( 1 Tessalonicences 5.23), a Bíblia da mais ênfase ao lado espiritual do homem porque o seu lado material é temporário e para Deus o que importa é que o homem alcance a vida eterna ( João 3.16; 6.39,40).



Volto a dizer, o objetivo deste PDF não é ensinar você o que pensar, mas sim, como pensar, analise e tire suas próprias conclusões e decida se os antigos hebreus estavam certos em sua forma de definir alma e espírito ou se a maioria dos cristãos da igreja contemporânea é que está certa em sua forma de definir alma e espírito.
Por: prof: José Junior

Fontes:

Bíblia de Estudos Arqueológica,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Comentário Bíblico Beacon,
Dicionário Bíblico R.N. Champlin,
Enciclopédia da Bíblia Merril C. Tenney,
Bíblia de Estudo do Expositor,
Bíblia de Estudo MacArthur,
Comentário Expositivo de Gálatas Hernandes Dias Lopes,
Apontamentos teológicos prof: José Junior

Se este material foi útil pra você, compartilhe:
...de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8