12 de maio de 2010

O CUIDADO COM AS OVELHAS ( 2 )

O CUIDADO COM AS OVELHAS ( 2 )

TEXTO AUREO:- “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá sua vida pelas ovelhas” João 10: 11

VERDADE PRATICA:- Senão cuidarmos das ovelhas de Cristo, de acordo com o que prescreve o Sumo Pastor, como haveremos de comparecer perante Ele?

INTRODUÇÃO

REFRIGÉRIO PARA A ALMA ou A CURA DA ALMA

O Salmo 23 é o cântico de uma pessoa que encontra em Deus a resposta às suas necessidades mais profundas na vida. Davi, autor do salmo, sendo pastor de ovelhas, faz um paralelo entre a vida da ovelha e seu pastor, e entre o homem e o bom pastor, que é Deus. Por isso, o Salmo 23 é uma ilustração do relacionamento que deve existir entre Jesus, o bom pastor e as pessoas, ovelhas.

1 - O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta. 2 Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas; 3 restaura-me o vigor.

Na caminhada da vida enfrentamos vários problemas que devemos superar. Muitos deles estão relacionados a doenças que afetam os nossos sentimentos, a nossa alma. É nesse contexto que o salmista pede que Deus venha restaurar-lhe as forças e o vigor. Não são poucas as pessoas que estão sofrendo, com suas emoções abaladas, com sentimentos confusos, sem esperança, com o coração amargurado, aflitos, com sentimentos de rejeição e baixa auto-estima.

Mas todo este sofrimento tem sua raiz no pecado. Quando Adão pecou, sua queda afetou todos os seus descendentes, gerados à sua imagem e semelhança, conforme Gênesis 5.3. Davi sabia dos sofrimentos que a alma humana enfrenta e, a partir da sua experiência pessoal com Deus, usando esta metáfora do pastor e as ovelhas, ensina que a restauração da alma é encontrada somente com a intervenção de Deus. Na experiência de Phllip Keller como pastor de ovelhas, ele aponta para um problema que afeta profundamente uma ovelha, podendo levá-la a adoecer e até morrer.

II - DIFICULDADES DE UMA OVELHA

As ovelhas passam por algumas dificuldades que, se não socorridas a tempo, podem levá-las a morte. O autor conta uma experiência comum que aconteceu a uma de suas ovelhas, denominada: “ovelha virada”. É comum a ovelha, vez por outra, deitar-se em um lugar de patas para cima, e não conseguir virar-se novamente. Neste caso, por estar pesada ela não consegue desvirar-se sozinha, ficando vulnerável a ataques de lobos e outros predadores. Além disso, com o passar do tempo, começa a formar na bolsa ruminante, gases que se expandem e prejudicam a circulação do sangue em seu corpo.

Dependendo da situação do tempo, ela pode vir a morrer em questão de horas, ou ficar agonizando por longos dias, se estiver longe do pastor. Enquanto a ovelha se debate, ela experimenta medo, angústia, pânico, e desamparo, não podendo fazer nada para se salvar, pois precisa de ajuda externa.

O pastor diligentemente fica atento e a procura de suas ovelhas para que possam ser salvas, e serem curadas dos traumas dessa experiência ruim.

Quando essa queda é mais comum à ovelha?

Quando procura um lugar confortável para deitar e descansar;

Quando está com a lã muito cheia, não tosquiada;

Quando a ovelha está bem alimentada e gorda.

Toda essa experiência negativa causa traumas, e leva tempo para a ovelha se recuperar. Keller conta que socorreu muitas vezes ovelhas nesta situação.

Esse paralelo é usado por Davi para fazer menção aos sofrimentos que passamos neste mundo, quando tropeçamos e ficamos prostrados diante de algumas situações. O que fazer para superarmos os traumas na alma?

Este salmo trás lições preciosas, alguns princípios que ensinam a não andarmos sem direção, a fim de sermos cuidados e sarados em nossas almas.

III - PARA EXPERIMENTAR O REFRIGÉRIO NA ALMA, VOCÊ PRECISA...

ACEITAR A DISCIPLINA QUE O LIVRA DA QUEDA (3a-4b).

“Restaura-me o vigor. (...) a tua vara e o teu cajado me protegem”.

A Bíblia diz: “Aquele, pois, que pensa estar em pé, veja que não caia”. (1 Co 10.12)

À semelhança da ovelha, o maior risco de se ficar prostrado é quando se procura o lugar mais fácil, a situação mais confortável para viver.

A autoconfiança, a sensação de auto-suficiência sinaliza e precede a queda.

Para isso, o pastor precisa impedir que a ovelha busque lugares para acomodar-se, e acabe ficando virada. É assim que o pastor a corrige com cajado e a vara. Ele utiliza a vara para corrigí-la quando está se comportando de forma preguiçosa e errada perante as demais, e o cajado para reconduzi-la de volta ao caminho.

Enquanto caminhamos neste mundo, Jesus o pastor impõe algumas disciplinas que visam manter-nos alertas e focados naquilo que é certo.

O objetivo da disciplina é nos curar da visão errada da vida, nos libertando da procrastinação. A disciplina é uma ferramenta terapêutica divina que nos livra da ociosidade, de uma vida sem frutos.

IV - SER CURADO DE UMA VIDA CENTRADA EM SI MESMO (v. 3-a).

“Restaura-me o vigor”.

A ovelha, por causa da lã muito grande, acaba por ficar “virada”, cheia de carrapichos e carrapatos, presa à lama e ao esterco, muitas vezes.

Isso ocorre porque a ovelha busca alívio fora do cuidado do pastor, evitando ser tosquiada. Quando se joga em algum lugar para descansar, longe do pastor, fica refém daquela situação que pode até matá-la. Nesta situação, suas forças vão embora.

Quando é tosquiada, cuidada pelo pastor, ela se vê livre daquele destino. Embora, não seja agradável a tosquia, ela produz bons resultados no final.

Segundo Keller, nas Escrituras, a lã representa a velha vida egoísta.

A lã grande simboliza a satisfação nas coisas materiais, acumulação de bens, o se deixar ser dirigido pelos valores desta geração sem Deus, o que acaba nos arrastando para a queda. De modo semelhante, o bom pastor Jesus, usa como um fio cortante a sua Palavra para nos “tosquiar”. Podemos lutar um pouco, mas apreciaremos o refrigério de sermos livres de nós mesmos.

Fomos criados por Deus para darmos frutos, e frutos em abundância.

V - ENTREGAR A DIREÇÃO DA VIDA NAS MÃOS DO BOM PASTOR (v. 3).

“Restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome”.

A ovelha precisa estar debaixo do cuidado pleno do pastor. O Salmo 23 é o reconhecimento do cuidado que abrange todas as dimensões da vida da ovelha.

A ovelha desgarrada fica a mercê do predador e dos perigos inerentes do caminho.

Quando a ovelha está gorda demais ela fica improdutiva, perde o seu vigor, e se perde no caminho com mais facilidade. É quando ela pode ficar virada e não conseguir levantar-se sozinha.

Para evitar isso, ele muda os seus hábitos alimentares, impõe uma dieta rigorosa, para que através da disciplina, elas voltem a ficar fortes, resistentes e cheias de energia. Elas são curadas para caminharem livres aos pastos verdejantes a que são conduzidas. Semelhantemente, o pastor de nossas almas quer curar nossos caminhos, para que sejamos sadios e produtivos como ovelhas do seu pastorado.

VI - COMO TER DEUS COMO O MEU PASTOR?

Deus não é Pastor de todas as pessoas. Ele é somente Pastor daqueles que lhe dão a oportunidade de Ele os pastorear. Por isso,

VII - VOCÊ DEVE RECEBER JESUS COMO SEU PASTOR.

“O SENHOR é o meu Pastor.” – O Senhor não pode ser o seu Pastor, enquanto o Pastor não for o seu Senhor. Os dois caminham juntos. Não se pode pedir que Ele seja Pastor sem permitir que Ele também seja Senhor. O que significa ser Senhor? Significa estar no controle. Senhor simplesmente significa aquele que está no comando. Jesus Cristo deve ser o Senhor da sua vida, sendo Ele é quem dá as ordens e mostra o caminho que você deve andar. O refrigério, o alivio ou cura para a nossa alma só se encontra quando entregamos a vida aos cuidados do Bom Pastor.

Ao contrario, ficamos refém das doenças em nossa alma e do predador da alma sem Cristo.

VIII - OVELHA SATISFEITA É A RECOMPENSA DO MINISTÉRIO PASTORAL

No conhecido salmo 23, lemos a seguinte afirmação: "Deitar-me faz em verdes pastos". Segundo a afirmação de muitos ovinocultores, que o fator mais estranho com relação as ovelhas que, por sua própria constituição, é quase impossível deitar-se, a menos que se satisfaçam quatro condições.

1) A OVELHA NÃO SE DEITA SE TIVER TEMORES:

Sabe-se que as ovelhas são animais medrosos e se assustam facilmente, pois até um coelho que salta de repente de trás de uma moita pode provocar uma correria no rebanho. Quando uma ovelha sai em disparada, dezenas de outras correrão com ela, numa debandada cega, sem procurar ver o que provocou o susto. Mesmo que seja uma leve sombra de suspeita que existe um perigo iminente, provenientes de cães, coiotes, onças, ursos ou qualquer outro tipo de animal, as ovelhas se levantam prontas para fugir. Elas possuem pouca ou nenhuma defesa e são totalmente desprovidas de resistências em si mesmas, tendo como único recurso o ato de fugir. E somente se sentem seguras e tranqüilas com a presença de seu pastor. Que gloriosa verdade para o Obreiro. Que exemplo para o homem de Deus! Ele deve sempre transmitir segurança e tranqüilidade ao seu rebanho, sempre defendendo-o das forças inimigas que rodeiam o redil.

2) A OVELHA NÃO SE DEITA SE FOR ATACADA POR INSETOS:

Principalmente no verão as ovelhas são afligidas por insetos, carrapatos e moscas de todas as espécies. Quando se sentem atormentadas por esses insetos é virtualmente impossível para elas aquietarem-se ou mesmo se deitarem. Ficam sempre em pé, sacudindo as pernas, abanando a cabeça, sempre querendo correr para o mato em busca de alívio. Somente o cuidado diligente do pastor evitará esse terrível distúrbio para o rebanho.Um bom pastor aplica vários tipos de repelentes de insetos no pelo das ovelhas.

Ele deve cuidar para que as mesmas sejam mergulhadas numa solução própria para matar carrapatos que se apegam à lã. E cuidará para que estejam sempre perto de arvoredo onde, por certo, poderão se refugiar a fim de se livrarem do tormento dos insetos.Lição maravilhosa para nós todos os ministros de Deus, em nossa senda cristã. Creio que Davi ao dizer no mesmo salmo 23 no versículo 5, tinha por intenção, não só as virtudes consoladoras de Deus, mas também da proteção do Senhor em sua vida.

Na vida espiritual muitas pessoas estão sendo verdadeiramente atormentadas por demônios, são os insetos, que não dão sossego às ovelhas. Para sanar tal problema, o Obreiro deve ministrar as ovelhas que estão sob o seu cuidado pastoral o verdadeiro bálsamo celestial, que é o Espírito Santo, através da Palavra, da doutrina e do poder.Assim fazendo guardará o rebanho em calma e proteção.

3) A OVELHA NÃO DEITA QUANDO ESTÁ EM ATRITO COM OUTRA OVELHA:

Isto também leva a ovelha à insatisfação e insegurança. Em todas as sociedades de animais existe uma ordem de dominação no seio do grupo. Em um galinheiro isto é chamado a "ordem da bicada", em uma boiada a "ordem da chifrada", entre as ovelhas a ordem da marrada". Quando as mais fortes e hostis prevalecem sobre as mais fracas. Em geral, uma ovelha mais velha, arrogante, ardilosa e dominadora se arvorará em líder de qualquer grupo de carneiros. Ela mantém sua posição e prestígio com marradas, expulsando as outras fêmeas e cordeiros das melhores partes dos pastos ou de um recanto predileto. Sucedendo-a numa ordem precisa, seguem-se os outros animais, todos estabelecendo e mantendo uma posição exata no rebanho pelo emprego da mesma tática das marradas e empurrões contra aqueles que se acham abaixo ou ao redor.Este fato é retratado de maneira clara em Ezequiel 34.15,16; 20-22.

Trata-se de um espantoso exemplo de perfeição científica das Escrituras ao descrever um fenômeno natural. Por causa de senso de rivalidade, tensão e competição pela posição melhor e alto-afirmação é que existe esse conflito no rebanho. No seio do rebanho espiritual, deve o pastor, com amor e sabedoria, promover a paz e a cordialidade, das ovelhas consigo mesmo e entre si. Lembre-se que todo bom pastor precisa reunir algumas características.

Ei-las:

a) O pastor deve ser um pacificador (Mt 5.9)

b) O pastor deve ser um homem que divulgue a paz (Rm 14.19; Hb 12.14)

c) O pastor deve sempre promover a paz (Pv 12.20)

4) A OVELHA NÃO SE DEITA SE ESTIVER COM FOME:

Esta afirmação está implícita no texto do salmo 23.2: "deitar-me faz em verdes pastos". O Obreiro é responsável pela alimentação da igreja. Como despenseiros dos mistérios de Deus tem a responsabilidade de conduzir o povo em direção às insondáveis riquezas do céu (1 Co 4.1,2).

"Dai-lhes vós de comer", Mt 14.16, é o imperativo divino a todos os obreiros. Vivemos tempos trabalhosos como igrejas e mais do que nunca urge o cumprimento da ordem que recebemos de alimentarmos as ovelhas de Deus.

É o tempo de se comer as gorduras e de beber as doçuras. Além disso, temos que enviar porções aos que não têm nada preparado para si, Ne 8.10.

É tempo também de ensinarmos que não é só de pão que viverá o homem, mas de toda a Palavra que sair da boca de Deus (Mt 4.4). Porque a Palavra é fonte de doçura e felicidade, é fonte de saúde e produz no crente gozo e alegria. Sejamos Obreiros pregando a Palavra, vivendo de acordo com a Palavra, e ensinando a Palavra poderosa e santa. Assim sendo, veremos as ovelhas satisfeitas e saudáveis no rebanho que pertence a Deus.

IX - A IGREJA E OS DIVERSOS TIPOS DE OVELHAS

No capítulo 34 do livro do profeta Ezequiel, o Senhor faz uma relação de tipos de ovelhas e acusa os pastores de Israel (os sacerdotes) de estarem negligenciando o devido cuidado que as ovelhas necessitavam: Assim se espalharam, por não haver pastor; e tornaram-se pasto a todas as feras do campo... (v. 6).

Após descrever o estado de abandono das ovelhas de Israel, Deus faz uma promessa: E suscitarei sobre elas um só pastor para as apascentar, o meu servo Davi... (v. 23). O Deus Eterno se referiu a Jesus, o Filho de Davi, o nosso pastor! Ele veio ao mundo para arrebanhar as ovelhas dispersas e para oferecer a elas um abrigo e o devido tratamento (Heb 13:20, I Pe 2:25, 5:4).

A Igreja, Corpo de Cristo, que tem Jesus como seu Sumo-Pastor, deve estar apta a líder com todos os tipos de ovelhas descritos em Ez 34:4 e 16 e em Is 40:10 e 11:

a) Ovelhas perdidas: São milhões e estão espalhadas pelo mundo. A Igreja tem que procurá-las, movida pela compaixão (leia Mt 9:36-38).

b) Ovelhas desgarradas: As que já foram do rebanho de Jesus, mas iludiram-se com o mundo, ou decepcionaram-se com o rebanho. A Igreja tem que procurar buscá-las (leia Lc 15:3 e 4).

c) Ovelhas fracas: São do rebanho mas não têm como prosseguir sem auxílio. As ovelhas fortes têm que suportar suas fraquezas e praticar tudo o que for bom para edificá-las (leia Rm 15:1 e 2).

d) Ovelhas doentes: A Igreja é um hospital que trata dos males que afligem a alma humana. A terapia ministrada resultará no desfrutar das bênçãos conquistadas para nós na cruz: vida em abundância (Jo 10:10), paz de Cristo (Jo 14:27 e 16:33) e alegria de Cristo (Jo 15:11 e 17:13).

e) Ovelhas quebradas: São irmãos que caíram em tentação e que precisam de tratamento para corrigir as fraturas (leia Gl 6:1 e 2).

f) Ovelhas gordas e fortes: Ez 34:18-21 contém reprimendas de Deus àquelas ovelhas egoístas, que maltratavam as fracas, impedindo-as de comerem e beberem. A Igreja é um lugar onde as ovelhas aprendem a amar como o Pastor!

g) Os cordeirinhos: Em Is 40:10, o Senhor afirma que “entre os seus braços os recolherá”. A Igreja deve dar às crianças o carinho, o cuidado, o valor que o próprio Jesus demonstrou (leia Mt 19:13-15).

h) Ovelhas procriadoras: O mesmo texto em Isaías descreve o cuidado do Sumo-Pastor pelas ovelhas que geram outras ovelhas: ele as guiará mansamente. A Igreja precisa despertar, incentivar e treinar as ovelhas a serem multiplicadoras (leia Jo 4:35-37).

X - JESUS SE DECLARA O BOM PASTOR (João 10:11 a 14)

Explique aos seus discípulos ( suas ovelhas ) que neste texto ocorre algo pouco comum em Jesus: a referência elogiosa a ele mesmo (vs. 11 e 14). A razão para que duas vezes o Senhor se referisse a Ele mesmo como o bom pastor é a necessidade de que nós o reconheçamos assim! Neste texto Jesus explica duas características que distinguem o Bom Pastor:

Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas (v. 11): Em contrapartida, o mercenário, que somente pensa nos benefícios pessoais, deixa as ovelhas à mercê do lobo (v. 12). Jesus não é como um pastor mercenário, que foge deixando as ovelhas em perigo (v. 13), mas verdadeiramente se importa com o bem estar de Suas ovelhas (veja o v. 10).

O Bom Pastor tem comunhão (intimidade) com as ovelhas (v. 14): Um bom pastor dos tempos do AT e do NT era aquele que se tornava íntimo do rebanho, a tal ponto de conhecer pessoalmente cada ovelha e de ser reconhecido por elas. Sua voz se tornava inconfundível para as ovelhas (vs. 3 e 4).

O Bom Pastor livra as ovelhas dos perigosos lobos e dos ladrões. Os versos 8 em diante contém referências a salteadores, mercenários e lobos. Jesus se referiu aos falsos profetas e ao próprio Satanás com estes termos. Pois o Senhor se apresentou como uma porta por onde as ovelhas podem entrar em encontrar refúgio seguro (leia de 7 a 9).

O Bom Pastor ensina o caminho seguro para suas ovelhas (vs. 27,28): Elas me seguem, diz o Senhor. E para as ovelhas que o seguem, o Senhor promete:elas jamais perecerão e ninguém poderá rouba-las de mim. Faça uma leitura do Salmo 23 com seus discípulos e destaque o cuidado pastoral que Deus exerce sobre seu povo: suprindo, conduzindo, protegendo, confortando...

CONCLUSÃO:

Em dias tão difíceis, você deve experimentar a cura para as emoções da alma.

Deus quer restaurar o seu vigor, sua força e alegria de viver. Isso é cura para a alma.

É possível ser cuidado por Deus e poder enfrentar com disposição e força através do cuidado divino.

Nenhuma religião pode curar as doenças da alma.

Você precisa de um relacionamento com Deus.

Você precisa de um Pastor – alguém que cure as doenças da sua alma.

Eu convido você a tomar o primeiro passo, abrindo a sua vida para Jesus Cristo, se você ainda não fez isso. Leve seus discípulos ( suas ovelhas ) a orarem com você e a pedirem ao Senhor: Jesus, seja o meu Pastor; eu quero entrar pela porta do Teu Aprisco! Jesus, abre os meus ouvidos para que eu possa ouvir a Tua voz. Livra-me dos lobos, dos mercenários e dos salteadores. Jesus, por favor, dirija a minha vida de acordo com Sua perfeita vontade. Este é o meu desejo: segui-lo para sempre!

Elaboração pelo:- Evangelista Isaias Silva de Jesus

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS

Bibliografia

www.marciodoni.multiply.com www.pregaapalavra.com.br www.pregaapalavra.com.br www.pibjacarei.com