A construção do
templo enfrentou oposição
Texto
Áureo
Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade;
porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.
Neemias 4.6
Mesmo diante de grande oposição o trabalho da construção
progrediu bem, e pelo esforço do povo em fazer o que é certo e da maneira
certa, metade da altura das muralhas foi atingida. Todas as pessoas que
trabalharam na construção trabalharam ao mesmo tempo, com muita dedicação e
esforço.
Hernandes Dias Lopes observa que: “Era cada pessoa, no lugar
certo, sabendo o que fazer, como fazer e até onde fazer, havia trabalho para
todos que tinham o desejo de trabalhar por aquela obra”.
O comentarista bíblico Roy Gingrich chama a atenção para o
fato de que: “Quanto trabalho pode ser feito em favor da obra de Deus quando o
povo se inclina a trabalhar em favor da obra de Deus” – Deixando de lado o
desejo de “se aparecer”, as contendas e murmurações (grifo pessoal).
1 – Os Alicerces
do Templo São Lançados
1. O lançamento dos alicerces foi celebrado com uma
solenidade.
Solenidade: caráter ou condição do que é solene, público,
sério, de grande importância, chamativo.
Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do
SENHOR, então, apresentaram-se os sacerdotes, já paramentados e com trombetas,
e os levitas, filhos de Asafe, com saltérios, para louvarem ao SENHOR, conforme
a instituição de Davi, rei de Israel.
Esdras 3.10
Observe que, apesar das
semelhanças com a construção do primeiro templo, houve grande diferença na
construção do segundo, pois aqui a edificação não ficou sob a responsabilidade
do rei, mas de toda a comunidade. Davi e Salomão contribuíram substancialmente
para a construção do primeiro templo (l Crônicas 29:1-5; 2 Crônicas
2:8-9).
Mas agora, a
responsabilidade da construção do segundo templo estava a cargo do povo, por
assim dizer (embora tenham obtido ajuda por parte de Ciro, tiveram que se
esforçar muito para realizar a obra de construção do templo).
Muitas igrejas veem
seus projetos naufragarem por falta de assistência, seja porque os cristãos não
se identificam com os projetos, seja porque não foram bem informados sobre os
propósitos do empreendimento.
O envolvimento
demasiado de apenas um líder pode sufocar e desencorajar a participação da
comunidade. Para alcançar um ministério bem-sucedido, é preciso que toda a
comunidade se envolva.
2. A
reedificação do templo.
A reedificação do
templo foi resultado do despertamento que veio através de Ciro, rei da Pérsia (Esdras
1.1,2). Ciro foi apenas um instrumento nas mãos de Deus, Deus enviou o
despertamento para cumprir sua Palavra, se Ciro não tivesse “cooperado com
Deus” por assim dizer, Deus teria enviado o despertamento de outra forma, pois
Deus não fica refém da vontade do homem (para uma melhor compreensão sobre isto, leia o nosso micro e-book
FATOS SOBRE CIRO O GRANDE e também nosso estudo da lição 1 e 2 que você pode
baixar gratuitamente através da página SUBSÍDIOS EBD ANDRADINA no FACEBOOK ou
pelo Whatsapp: 18 9 9691-1591).
Considerando a atual
situação do mundo por conta da “pandemia” podemos dizer que muitos, ao invés de
se aproximar mais de Deus, estão se afastando lentamente dos caminhos de Deus.
Para muitos, é necessário urgentemente uma reedificação do templo de Deus, ou
seja, é necessário limpar o coração, (que é o templo espiritual de nosso Deus,
por assim dizer).
Para todos aqueles que
estão afastados ou se afastando de Deus é impossível agradar-lhe sem que haja
uma reedificação do templo (uma limpeza do coração, um arrependimento e
conversão sinceros) pois o verdadeiro arrependimento, faz com que a pessoa mude
seu comportamento.
E tal mudança só é possível com a ajuda do
Espírito Santo de Deus.
2 – Os Samaritanos Opõem-se a Construção do Templo
1.
Entre os moradores da terra estavam os samaritanos.
O primeiro uso bíblico
do termo “samaritanos” ocorre em 2 Reis 17.29.
Esta palavra
(“samaritanos) veio a indicar um povo misto, o qual em tempos posteriores
aderiam a sua própria versão do Velho Testamento.
Por meio do texto de 2 Reis
17.29 podemos aprender que os samaritanos eram, virtualmente, pagãos
puros.
De acordo com fontes
informativas judaicas, os “samaritanos” seriam descendentes de colonos que os
assírios implantaram em Israel e que se misturaram com os israelitas (formando
assim um povo misto). O resultado do surgimento desse povo misto foi uma
mistura de tradições religiosas e culturais estrangeiras com os costumes e a fé
dos hebreus (Hebreu – nome pelo qual as nações designavam os filhos de Israel,
o nome “Israel” era usado para enfatizar o aspecto religioso do povo).
Já nos tempos do Novo
Testamento muitos “samaritanos” tinham deixado seus modos pagãos e tinham
nutrido uma fé baseada exclusivamente no Pentateuco (Os cinco primeiros livros
da Bíblia).
Os “samaritanos”
baseavam sua religião somente no Pentateuco, rejeitando o resto do Antigo
Testamento.
2. Os samaritanos tentam frustrar a construção do templo (Esdras 4.4,5).
9. Então,
escreveu Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, e os outros da sua companhia:
dinaítas e afarsaquitas, tarpelitas, afarsitas, arquevitas, babilônios,
susanquitas, deavitas, elamitas
10. e outros
povos, que o grande e afamado Osnapar transportou e que fez habitar na cidade
de Samaria, e os outros dalém do rio e em tal tempo.
11. Este,
pois, é o teor da carta que ao rei Artaxerxes lhe mandaram: Teus servos, os
homens daquém do rio e em tal tempo.
12. Saiba o
rei que os judeus que subiram de ti vieram a nós a Jerusalém, e edificam aquela
rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os seus muros, e reparando os seus
fundamentos.
13. Agora,
saiba o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se restaurarem,
eles não pagarão os direitos, os tributos e as rendas; e assim se danificará a
fazenda dos reis.
Esdras 4.9-13
(Para
compreender bem melhor o texto e o contexto, leia
Esdras 4.1-24).
Para os oficiais do
império persa, a carta representou acusações muito sérias, pois duas coisas são
essenciais na manutenção de um império: impostos e estabilidade. Interromper o
pagamento de impostos
ameaça o funcionamento
da burocracia, ao passo que a separação de uma colônia poderia colocar em risco
a estabilidade do império.
Assuntos preocupantes
como esses provavelmente explicam a resposta imediata e meticulosa de
Artaxerxes que, após fornecer nome e endereço do destinatário, passa a tratar
de cada assunto mencionado na
carta acusativa.
As investigações do
departamento administrativo da Pérsia confirmaram as acusações de Reum, de modo
que o rei ordenou a interrupção das obras de reconstrução (Esdras
4:17-23). Ao ler a resposta, Reum e seus colegas saíram apressadamente a
Jerusalém, aos-judeus, e, os forçaram a parar com a obra (Esdras
4:23).
Esse capítulo mostra
claramente a seguinte conclusão: realizar a obra de Deus não é garantia de que
tudo correrá as mil maravilhas. O mesmo ocorreu durante o êxodo: após
demonstrar seu poder e libertar o povo do Egito, Deus permitiu que eles
passassem grandes dificuldades no deserto, bem como enfrentassem hostilidades
das nações que encontraram pelo caminho.
A dificuldade é parte
do método de ensino de Deus. A oposição que os israelitas enfrentaram ao
retomar do exílio contribuiu, sem dúvida, para fortalecer a fé, a confiança e a
dependência de Deus. Essa comunidade
recém-chegada precisava
aprender a confiar em Deus e a viver em constante comunhão com o Senhor.
3 – Como Se Explica a Falta de Resistência dos Judeus
1. Os
judeus deveriam ter ido ao rei da Pérsia para assegurar a construção.
É bem verdade que uma ordem dada por uma
autoridade superior não pode ser revogada por uma autoridade inferior, a ordem
dada para a construção do templo havia sido dada pelo Deus dos céus através de
Ciro, embora na visão de Ciro o deus criador dos céus e da terra era o deus
Marduk, sabemos que o Deus de Israel estava no negócio.
(Eu, professor José
Junior) penso que os judeus deveriam ter ido primeiro buscar a Deus sobre o
assunto e não ido ao rei da Pérsia, como pensava o comentarista da lição.
2. Os
judeus deveriam ter recorrido a Deus.
Penso que o subtópico 2
deveria estar em primeiro lugar no tópico 3, e não em segundo.
É exatamente isso, os
judeus deveriam ter recorrido a Deus de imediato diante do ato de proibição da
obra da “casa de Deus” (Esdras 4.24).
Warren Wendel Wiersbe
(autor do Comentário Bíblico Wiersbe) observa que:
Passam-se cerca de 15
anos entre os capítulos 4 e 5 de Esdras. A obra do templo não é
retomada antes dos profetas Ageu e Zacarias proclamarem a Palavra de Deus. A
Palavra do Senhor dera início à obra (Esdras 1:1) e,
agora, ela encoraja os trabalhadores e, por fim, conclui-se a obra (Esdras
6:14). Em cerca de 520 a 515 a.C, o povo trabalhou e terminou o templo.
Perceba
que, A pregação da Palavra do Senhor por seus servos é o segredo da vitória em
qualquer obra do Senhor.
A Palavra do Senhor
encorajou Zorobabel e Jesua (Josué), e os olhos dele estavam sobre eles (Esdras
5:5). Na lição 5 aprenderemos mais sobre isso.
3. O
motivo da falta de resistência dos judeus era de ordem espiritual:
ZOROBABEL, o chefe político do povo judeu,
até então, tinha confiado em sua própria força.
E respondeu e me falou,
dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem
por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
Zacarias
4.6
Zorobabel: (assim como
o povo de maneira geral) precisou entender que, não é pelo poder militar, nem
pelo poder político, nem por nenhuma força humana que conseguimos progredir na
obra de Deus, mas sim pelo Espírito de Deus, pelo poder de Deus, para a glória
de Deus.
Josué (ou Jesua): o
sumo sacerdote e líder religioso do povo, estava com suas vestes manchadas (Zacarias
3.3). Este fato tirou dele toda a autoridade espiritual.
Josué (o sumo
sacerdote) era o representante espiritual do povo, porém Josué, (assim como o
povo) não tinha “valor moral” para ser o representante espiritual do povo,
diante de Deus e dos inimigos do povo de Deus, por assim dizer.
Podemos por isso,
perceber claramente que a falta de resistência do povo diante dos inimigos era
de ordem espiritual, nenhum servo de Deus consegue resistir diante das lutas
sem ter preparo espiritual (vida de oração, meditação e vivência na Palavra, fé
verdadeira e auto disciplina para cumprir a Palavra do Senhor).
4 – A Reação dos Samaritanos Quando os Judeus Cessaram a Obra
1. A tristeza dos judeus.
2. A alegria dos samaritanos.
3. O
desanimo dos judeus.
Quando empenhamos nossas forças em prol da
obra de Deus é perfeitamente normal sentir muita tristeza diante de aparentes
derrotas. Mas a verdade é que pessoas que estão na direção de Deus, mesmo
quando aparentemente perdem saem ganhando.
E sabemos que todas as
coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que
são chamados por seu decreto
Romanos
8.28
Todas as coisas
cooperam para o bem daqueles que foram levantados por Deus para realizar alguma
obra, exemplos não faltam.
O próprio Jesus quando
morreu na cruz fez parecer aos olhos de muitos que ele não era o Cristo, mas
ele alcançou um nome que é sobre todo o nome.
E o que dizer do
apóstolo Paulo, o homem usado por Deus para escrever a maior parte dos livros
do Novo Testamento, ele orou ao Senhor por três vezes para que Deus o livrasse
de um espinho na carne e a resposta foi NÃO (2 Coríntios 12.7-9), e o
que dizer do jovem Davi que mesmo ameaçado por um gigante de cerca de 3 metros
de altura não se entregou ao medo, não recuou.
Pense na alegria do
gigante pensando que venceria fácil o jovem Davi, pense na alegria dos fariseus
pensando que Jesus estava morto e não precisariam mais se incomodar, pense na
alegria de satanás ao ver que Deus não livrou Paulo de seu “espinho na carne”.
Em Jó 20.5 temos
uma verdade bem clara sobre aqueles que tentam frustrar os planos de pessoas
que estão na direção de Deus. Todos nós sabemos a resposta da pergunta feita
por um dos amigos de Jó (Jó 20.5).
O júbilo
dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas, apenas de um momento? (embora
o amigo de Jó não tivesse tanto conhecimento sobre Deus e sua Palavra tal como
temos hoje, ele refletiu através de sua pergunta um pensamento profundo no
coração do servo fiel a Deus, o amigo de Jó possivelmente não compreendia muito
bem como deveria ser a resposta para sua pergunta, mas nós podemos compreender.
Jó 20.5
A alegria dos que estão
fora da direção de Deus pode durar algum tempo, mas a alegria do mal sempre tem
um triste e lamentável fim.
Conclusão
Quando Deus nos levanta para realizar uma
obra, sempre haverá oposição de homens e de satanás, mas o Deus que nos ordena
a realizar as obras, também nos capacita a vencer todos os obstáculos
levantados por satanás e pelos homens, glória ao nome santo do Senhor por esta
grandiosa verdade.
Fontes
Comentário
Bíblico Africano,
Bíblia do
Expositor,
Bíblia de
Estudo Pentecostal,
Comentário
Bíblico F. B. Meyer,
Comentário
Bíblico R. N. Champlin,
Bíblia de
Estudo Holman,
Bíblia de
Estudos Arqueológica,
Comentário
Bíblico F. Davidson, Comentário Bíblico Wiersbe,
Apontamentos
teológicos professor José Junior.