22 de julho de 2020

A construção do templo enfrentou oposição


A construção do templo enfrentou oposição

Texto Áureo

Assim, edificamos o muro, e todo o muro se cerrou até sua metade; porque o coração do povo se inclinava a trabalhar.
Neemias 4.6

Mesmo diante de grande oposição o trabalho da construção progrediu bem, e pelo esforço do povo em fazer o que é certo e da maneira certa, metade da altura das muralhas foi atingida. Todas as pessoas que trabalharam na construção trabalharam ao mesmo tempo, com muita dedicação e esforço.

Hernandes Dias Lopes observa que: “Era cada pessoa, no lugar certo, sabendo o que fazer, como fazer e até onde fazer, havia trabalho para todos que tinham o desejo de trabalhar por aquela obra”.

O comentarista bíblico Roy Gingrich chama a atenção para o fato de que: “Quanto trabalho pode ser feito em favor da obra de Deus quando o povo se inclina a trabalhar em favor da obra de Deus” – Deixando de lado o desejo de “se aparecer”, as contendas e murmurações (grifo pessoal).

1 – Os Alicerces do Templo São Lançados

1. O lançamento dos alicerces foi celebrado com uma solenidade.

Solenidade: caráter ou condição do que é solene, público, sério, de grande importância, chamativo.

Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do SENHOR, então, apresentaram-se os sacerdotes, já paramentados e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com saltérios, para louvarem ao SENHOR, conforme a instituição de Davi, rei de Israel.
Esdras 3.10

Observe que, apesar das semelhanças com a construção do primeiro templo, houve grande diferença na construção do segundo, pois aqui a edificação não ficou sob a responsabilidade do rei, mas de toda a comunidade. Davi e Salomão contribuíram substancialmente para a construção do primeiro templo (l Crônicas 29:1-5; 2 Crônicas 2:8-9).


Mas agora, a responsabilidade da construção do segundo templo estava a cargo do povo, por assim dizer (embora tenham obtido ajuda por parte de Ciro, tiveram que se esforçar muito para realizar a obra de construção do templo).

Muitas igrejas veem seus projetos naufragarem por falta de assistência, seja porque os cristãos não se identificam com os projetos, seja porque não foram bem informados sobre os propósitos do empreendimento.

O envolvimento demasiado de apenas um líder pode sufocar e desencorajar a participação da comunidade. Para alcançar um ministério bem-sucedido, é preciso que toda a comunidade se envolva.

2. A reedificação do templo.

A reedificação do templo foi resultado do despertamento que veio através de Ciro, rei da Pérsia (Esdras 1.1,2). Ciro foi apenas um instrumento nas mãos de Deus, Deus enviou o despertamento para cumprir sua Palavra, se Ciro não tivesse “cooperado com Deus” por assim dizer, Deus teria enviado o despertamento de outra forma, pois Deus não fica refém da vontade do homem (para uma melhor compreensão sobre isto, leia o nosso micro e-book FATOS SOBRE CIRO O GRANDE e também nosso estudo da lição 1 e 2 que você pode baixar gratuitamente através da página SUBSÍDIOS EBD ANDRADINA no FACEBOOK ou pelo Whatsapp: 18 9 9691-1591).

Considerando a atual situação do mundo por conta da “pandemia” podemos dizer que muitos, ao invés de se aproximar mais de Deus, estão se afastando lentamente dos caminhos de Deus. Para muitos, é necessário urgentemente uma reedificação do templo de Deus, ou seja, é necessário limpar o coração, (que é o templo espiritual de nosso Deus, por assim dizer).

Para todos aqueles que estão afastados ou se afastando de Deus é impossível agradar-lhe sem que haja uma reedificação do templo (uma limpeza do coração, um arrependimento e conversão sinceros) pois o verdadeiro arrependimento, faz com que a pessoa mude seu comportamento. 

E tal mudança só é possível com a ajuda do Espírito Santo de Deus.

2 – Os Samaritanos Opõem-se a Construção do Templo

1. Entre os moradores da terra estavam os samaritanos.

O primeiro uso bíblico do termo “samaritanos” ocorre em 2 Reis 17.29.
Esta palavra (“samaritanos) veio a indicar um povo misto, o qual em tempos posteriores aderiam a sua própria versão do Velho Testamento.
Por meio do texto de 2 Reis 17.29 podemos aprender que os samaritanos eram, virtualmente, pagãos puros.

De acordo com fontes informativas judaicas, os “samaritanos” seriam descendentes de colonos que os assírios implantaram em Israel e que se misturaram com os israelitas (formando assim um povo misto). O resultado do surgimento desse povo misto foi uma mistura de tradições religiosas e culturais estrangeiras com os costumes e a fé dos hebreus (Hebreu – nome pelo qual as nações designavam os filhos de Israel, o nome “Israel” era usado para enfatizar o aspecto religioso do povo).

Já nos tempos do Novo Testamento muitos “samaritanos” tinham deixado seus modos pagãos e tinham nutrido uma fé baseada exclusivamente no Pentateuco (Os cinco primeiros livros da Bíblia).
Os “samaritanos” baseavam sua religião somente no Pentateuco, rejeitando o resto do Antigo Testamento.

2. Os samaritanos tentam frustrar a construção do templo                                  (Esdras 4.4,5).

9. Então, escreveu Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, e os outros da sua companhia: dinaítas e afarsaquitas, tarpelitas, afarsitas, arquevitas, babilônios, susanquitas, deavitas, elamitas
10. e outros povos, que o grande e afamado Osnapar transportou e que fez habitar na cidade de Samaria, e os outros dalém do rio e em tal tempo.
11. Este, pois, é o teor da carta que ao rei Artaxerxes lhe mandaram: Teus servos, os homens daquém do rio e em tal tempo.
12. Saiba o rei que os judeus que subiram de ti vieram a nós a Jerusalém, e edificam aquela rebelde e malvada cidade, e vão restaurando os seus muros, e reparando os seus fundamentos.
13. Agora, saiba o rei que, se aquela cidade se reedificar, e os muros se restaurarem, eles não pagarão os direitos, os tributos e as rendas; e assim se danificará a fazenda dos reis.
Esdras 4.9-13

(Para compreender bem melhor o texto e o contexto, leia Esdras 4.1-24).
Para os oficiais do império persa, a carta representou acusações muito sérias, pois duas coisas são essenciais na manutenção de um império: impostos e estabilidade. Interromper o pagamento de impostos
ameaça o funcionamento da burocracia, ao passo que a separação de uma colônia poderia colocar em risco a estabilidade do império. 

Assuntos preocupantes como esses provavelmente explicam a resposta imediata e meticulosa de Artaxerxes que, após fornecer nome e endereço do destinatário, passa a tratar de cada assunto mencionado na
carta acusativa.

As investigações do departamento administrativo da Pérsia confirmaram as acusações de Reum, de modo que o rei ordenou a interrupção das obras de reconstrução (Esdras 4:17-23). Ao ler a resposta, Reum e seus colegas saíram apressadamente a Jerusalém, aos-judeus, e, os forçaram a parar com a obra (Esdras 4:23).

Esse capítulo mostra claramente a seguinte conclusão: realizar a obra de Deus não é garantia de que tudo correrá as mil maravilhas. O mesmo ocorreu durante o êxodo: após demonstrar seu poder e libertar o povo do Egito, Deus permitiu que eles passassem grandes dificuldades no deserto, bem como enfrentassem hostilidades das nações que encontraram pelo caminho.

A dificuldade é parte do método de ensino de Deus. A oposição que os israelitas enfrentaram ao retomar do exílio contribuiu, sem dúvida, para fortalecer a fé, a confiança e a dependência de Deus. Essa comunidade
recém-chegada precisava aprender a confiar em Deus e a viver em constante comunhão com o Senhor.

3 – Como Se Explica a Falta de Resistência dos Judeus

1. Os judeus deveriam ter ido ao rei da Pérsia para assegurar a construção.

É bem verdade que uma ordem dada por uma autoridade superior não pode ser revogada por uma autoridade inferior, a ordem dada para a construção do templo havia sido dada pelo Deus dos céus através de Ciro, embora na visão de Ciro o deus criador dos céus e da terra era o deus Marduk, sabemos que o Deus de Israel estava no negócio.
(Eu, professor José Junior) penso que os judeus deveriam ter ido primeiro buscar a Deus sobre o assunto e não ido ao rei da Pérsia, como pensava o comentarista da lição.

2. Os judeus deveriam ter recorrido a Deus.

Penso que o subtópico 2 deveria estar em primeiro lugar no tópico 3, e não em segundo. 

É exatamente isso, os judeus deveriam ter recorrido a Deus de imediato diante do ato de proibição da obra da “casa de Deus” (Esdras 4.24).
Warren Wendel Wiersbe (autor do Comentário Bíblico Wiersbe) observa que:

Passam-se cerca de 15 anos entre os capítulos 4 e 5 de Esdras. A obra do templo não é retomada antes dos profetas Ageu e Zacarias proclamarem a Palavra de Deus. A Palavra do Senhor dera início à obra (Esdras 1:1) e, agora, ela encoraja os trabalhadores e, por fim, conclui-se a obra (Esdras 6:14). Em cerca de 520 a 515 a.C, o povo trabalhou e terminou o templo.

Perceba que, A pregação da Palavra do Senhor por seus servos é o segredo da vitória em qualquer obra do Senhor.

A Palavra do Senhor encorajou Zorobabel e Jesua (Josué), e os olhos dele estavam sobre eles (Esdras 5:5). Na lição 5 aprenderemos mais sobre isso.

3. O motivo da falta de resistência dos judeus era de ordem espiritual:

ZOROBABEL, o chefe político do povo judeu, até então, tinha confiado em sua própria força.

E respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
Zacarias 4.6

Zorobabel: (assim como o povo de maneira geral) precisou entender que, não é pelo poder militar, nem pelo poder político, nem por nenhuma força humana que conseguimos progredir na obra de Deus, mas sim pelo Espírito de Deus, pelo poder de Deus, para a glória de Deus.

Josué (ou Jesua): o sumo sacerdote e líder religioso do povo, estava com suas vestes manchadas (Zacarias 3.3). Este fato tirou dele toda a autoridade espiritual.

Josué (o sumo sacerdote) era o representante espiritual do povo, porém Josué, (assim como o povo) não tinha “valor moral” para ser o representante espiritual do povo, diante de Deus e dos inimigos do povo de Deus, por assim dizer.


Podemos por isso, perceber claramente que a falta de resistência do povo diante dos inimigos era de ordem espiritual, nenhum servo de Deus consegue resistir diante das lutas sem ter preparo espiritual (vida de oração, meditação e vivência na Palavra, fé verdadeira e auto disciplina para cumprir a Palavra do Senhor).

4 – A Reação dos Samaritanos Quando os Judeus Cessaram a Obra

1. A tristeza dos judeus.
2. A alegria dos samaritanos.
3. O desanimo dos judeus.

Quando empenhamos nossas forças em prol da obra de Deus é perfeitamente normal sentir muita tristeza diante de aparentes derrotas. Mas a verdade é que pessoas que estão na direção de Deus, mesmo quando aparentemente perdem saem ganhando.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto
Romanos 8.28

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que foram levantados por Deus para realizar alguma obra, exemplos não faltam.

O próprio Jesus quando morreu na cruz fez parecer aos olhos de muitos que ele não era o Cristo, mas ele alcançou um nome que é sobre todo o nome.

E o que dizer do apóstolo Paulo, o homem usado por Deus para escrever a maior parte dos livros do Novo Testamento, ele orou ao Senhor por três vezes para que Deus o livrasse de um espinho na carne e a resposta foi NÃO (2 Coríntios 12.7-9), e o que dizer do jovem Davi que mesmo ameaçado por um gigante de cerca de 3 metros de altura não se entregou ao medo, não recuou.

Pense na alegria do gigante pensando que venceria fácil o jovem Davi, pense na alegria dos fariseus pensando que Jesus estava morto e não precisariam mais se incomodar, pense na alegria de satanás ao ver que Deus não livrou Paulo de seu “espinho na carne”.

Em Jó 20.5 temos uma verdade bem clara sobre aqueles que tentam frustrar os planos de pessoas que estão na direção de Deus. Todos nós sabemos a resposta da pergunta feita por um dos amigos de Jó (Jó 20.5).

O júbilo dos ímpios é breve, e a alegria dos hipócritas, apenas de um momento? (embora o amigo de Jó não tivesse tanto conhecimento sobre Deus e sua Palavra tal como temos hoje, ele refletiu através de sua pergunta um pensamento profundo no coração do servo fiel a Deus, o amigo de Jó possivelmente não compreendia muito bem como deveria ser a resposta para sua pergunta, mas nós podemos compreender.
Jó 20.5

A alegria dos que estão fora da direção de Deus pode durar algum tempo, mas a alegria do mal sempre tem um triste e lamentável fim.

Conclusão

Quando Deus nos levanta para realizar uma obra, sempre haverá oposição de homens e de satanás, mas o Deus que nos ordena a realizar as obras, também nos capacita a vencer todos os obstáculos levantados por satanás e pelos homens, glória ao nome santo do Senhor por esta grandiosa verdade.

Fontes
Comentário Bíblico Africano,
Bíblia do Expositor,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Comentário Bíblico F. B. Meyer,
Comentário Bíblico R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo Holman,
Bíblia de Estudos Arqueológica,
Comentário Bíblico F. Davidson, Comentário Bíblico Wiersbe,
Apontamentos teológicos professor José Junior.