2 de dezembro de 2020

A ÚLTIMA DEFESA DE JÓ


A ÚLTIMA DEFESA DE JÓ

Texto Áureo

Ou não vê ele os meus caminhos e não conta todos os meus passos?

Jó 31.4

Deus sabia como Jó tratava as pessoas a sua volta, e, Jó sabia que Deus observava tudo (Jó 31.1-40), vemos em todo o capítulo 31 de uma continuação de seu lamento (o que era natural para um homem que tanto padecia sem saber o real motivo).

Salomão escreveu um provérbio que retrata de maneira simplificada boa parte das palavras de Jó em Jó 31:

 

 

Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR,..

Provérbios 5.21

 

(Nesta lição 10, eu farei uma exegese de alguns textos e algumas aplicações sobre a lição para as nossas vidas, mas de forma breve e reduzida, semelhante ao que fiz na lição 5, porque esta lição 10 mostra, a meu ver, uma continuação do lamento de Jó, e eu professor José Junior não acho que seja de grande valia esmiuçar o lamento de Jó, como eu expliquei na lição 5, mas isto é apenas uma opinião minha e você não precisa concordar comigo)

 

1 – Jó Relembra seu Passado de Glória

 

1.     Prosperidade material e espiritual.

2.     Reconhecimento social.

3.     Uma ponderação importante.

 

Jó, ainda no meio dos seus sofrimentos físicos passa em revista seu passado feliz (cap. 29), analisa seu presente farto de sofrimentos (cap. 30), e evidencia como sua consciência esclarecida não o deixou pecar (cap. 31).

Jó esboça uma recapitulação da sua vida, um exame dos seus passados dias ideais, antes de perder tudo. Não acha que aquela fora uma vida que merecesse as acusações dos seus amigos, do tipo das enumeradas por Elifaz no cap. 22, nem os sofrimentos que passa, então, a descrever no cap. 30.

Para Jó, o pior de tudo era que Deus não dava nenhum sinal visível para ele.

É interessante notar que Jó se sentia cuidado e protegido por Deus (Jó 29.2- 5), porém diante das lutas, ele achava que Deus não mais cuidava e protegia-o. Mas, a verdade é que Deus continuava cuidando e protegendo Jó, caso contrário, satanás sem dúvida o teria matado, isto nos faz refletir sobre o fato de que, mesmo em meio as terríveis lutas, tribulações e provações da vida o cristão verdadeiro continua tendo a proteção e o cuidado de Deus, mesmo que o cristão não se de conta disso.

É interessante notar também o fato de que Jó era muito bem reconhecido diante da sociedade de sua época, as pessoas mais importantes e as autoridades da cidade paravam para lhe ouvir com muita atenção, Jó era elogiado e as pessoas falavam bem de sua vida (Jó 29.7-10). Jó tratava a todos com igualdade, justiça e honestidade (Jó 29.14-16). E Jó era também um excelente conselheiro para as pessoas (Jó 29.21,23,25).

Jó era um modelo de “justiça social”, por assim dizer, mas era muito diferente dos socialistas modernos que não colocam Deus em primeiro lugar (e sim os próprios interesses).

Justiça social significado: Construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva........................ igualdade equitativa de oportunidades; trabalhar para que haja

igualdade de bens e direitos para toda a sociedade.

 

2 – Jó Lamenta seu Estado Presente

 

1.     Desprezo por parte dos jovens e das classes menos favorecidas.

O respeito que Jó antes recebia (Jó 29.8-10), é transformado agora em desprezo, e isto partindo de pessoas que são a escória da raça humana, rejeitadas pela sociedade, descritas em Jó 30.2-8. É perfeitamente possível o crente verdadeiro cair em dias difíceis (com a permissão de Deus), e sofrer a perda de seus “bens”, por assim dizer. As pessoas descritas em Jó 30.2-8 eram (segundo Champlin) uma espécie de nômades selvagens que se escondiam em cavernas e produziam sons como se fossem animais, eram insensatos que se aproveitavam da miséria de Jó para o molestar. Jó lamenta pelo fato de ter chegado nesta terrível condição, pois até mesmo aqueles que eram considerados a escória da humanidade tornaram-se seus críticos e inimigos.

 

2.     Abatimento físico e emocional.

Em Jó 30.19, Jó culpa a Deus por seu sofrimento, em outras palavras, Jó não entendia o motivo de seu sofrimento, mas na visão dele, era Deus quem estava fazendo-o sofrer daquela maneira, e Jó não entendia o por que disso, mas, mesmo assim Jó embora enxergasse Deus como o causador de seu sofrimento, não ousou “desrespeitar o nome do Senhor”.

Jó lamenta com Deus (Clamo a ti, mas tu não me respondes; estou em pé, mas para mim não atentas. Tornaste-te cruel contra mim;.. Jó 30.20,21).

Jó não vê outra saída, exceto a morte (Jó 30.23).

A dor física e emocional de Jó era muito grande, mas, a maior de suas dores era acreditar que Deus estava sendo cruel contra ele (Jó 30.21).

 

3.     Deus teria abandonado Jó?

 

Naquele momento Jó sentia-se abandonado por Deus (Jó 30.16-23), e pelos homens (Jó 30.24-31), Jó havia ajudado muita gente, no entanto quando mais precisou, era desprezado por todos (Jó 30.25,26), as lutas de Jó eram tantas, e ele enxergava tanta ingratidão das pessoas que ele havia ajudado, que ele veio a pensar que até Deus o havia abandonado, que grande engano.

Muitas vezes, as lutas são tantas na vida do cristão que ele pode ser levado a se sentir como Jó, enxergando ingratidão e pensando que Deus o havia abandonado, quando passar este tipo de pensamento em nossos corações, que venhamos a lembrar de Jó, e ter a certeza de que Deus não abandona os seus:

 

porque ele (Deus) disse: Não te deixarei, nem te desampararei.

Hebreus 13.5

3 – O Futuro em Aberto de Jó

 

1. Jó em defesa de sua ética sexual.

1.  Fiz concerto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?

2.   Porque qual seria a parte de Deus vinda de cima, ou a herança do Todo- poderoso desde as alturas?

3.   Porventura, não é a perdição para o perverso, e o desastre, para os que praticam iniqüidade?

4.  Ou não vê ele os meus caminhos e não conta todos os meus passos?

Jó 31.1-4

 

É importante observar que (dentre outros costumes sexualmente absurdos, que não abordaremos nesta lição) na época em que Jó viveu era comum os homens terem duas ou mais esposas (desde que tivessem condições de suprir as


necessidades das mesmas era possível, naquela época ter duas ou mais esposas), mas Deus nunca aprovou tal prática. Jó mostra em suas palavras que nunca teve um desvio de conduta em sua forma de viver, pois ele sabia que Deus não se agradava do comportamento comum na época (sobre o homem ter mais do que uma esposa, desrespeitando assim a Deus e ao próximo).

O que Jó estava dizendo (em outras palavras era), será que Deus não vê que eu nunca me comportei de maneira desonrosa? Pois Deus tudo vê e tudo sabe.

 

2.     Jó em defesa de sua ética social.

Em Jó 31.16-23 Jó Justifica-se perante Deus e seus amigos, apegando-se ao fato de que (na visão dele) ele nunca fez nenhuma mal contra seus semelhantes, e não merecia passar pelo que estava passando.

3.     Jó busca a resposta de Deus.

35.   Ah! Quem me dera um que me ouvisse! Eis que o meu intento é que o Todo-poderoso me responda e que o meu adversário escreva um livro.

36.   Por certo que o levaria sobre o meu ombro, sobre mim o ataria como coroa.

37.   O número dos meus passos lhe mostraria; como príncipe me chegaria a ele.

Jó 31.35-37

Em outras palavras, Jó desafia (por assim dizer) Deus (ou qualquer um de seus acusadores) a lhe mostrar provas de que ele (Jó) havia pecado de modo que merecesse passar pelas lutas que passava.

 

Jó tinha essa “confiança” por causa de sua forma “espiritual de viver”, uma “confiança de quem andava nos caminhos de Deus”.

Quantos de nós poderiam se expressar com a mesma confiança que Jó demonstrou diante das lutas que passava?

Conclusão

Nesta lição vimos que Jó recapitulou seu passado, sua vida. Podemos entender que é muito importante para o cristão recapitular seu passado para ver onde tem errado, e onde precisa se concertar. Embora não tivesse pecado para merecer tanto sofrimento, Jó obviamente precisava aprender certas lições em sua caminhada com Deus (mas isto já é assunto para as próximas aulas).

 

 

Fontes

 

Comentário Bíblico Africano,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Bíblia de Estudo do Expositor,

Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,

Bíblia de Estudo MacArthur,

Revista Cristão Alerta 4º Trimestre de 2020,

Livro de Apoio – A Fragilidade Humana e a Soberania Divina,

Jó Série Heróis da Fé – Charles Swindoll,

Apontamentos teológicos professor José Junior.