31 de março de 2021

E DEU DONS AOS HOMENS

 

E DEU DONS AOS HOMENS

Texto Áureo

Pelo que diz: (JESUS Cristo) Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens. (De onde Ele concedeu os dons ministeriais? Esses dons ministeriais procediam (e procedem) das mãos de JESUS, o qual está à destra de DEUS no céu (1 Pedro 3.21,22). Os “dons” do ESPÍRITO SANTO são concedidos pelo ESPÍRITO SANTO (1 Coríntios 12.4-11), e há também os “Dons” de DEUS (Romanos 3.24; 6.23), abordaremos esta “diferença” entre os “Dons” de DEUS, os “Dons” de JESUS e os “Dons” do ESPÍRITO SANTO no decorrer do trimestre.

Para qual propósito (objetivo) Ele deu à igreja esses dons do ministério?

R: Para o aperfeiçoamento dos santos (em outras palavras, da “Igreja”), veja Efésios 4.12. Efésios 4.8

 

O CONCEITO DE “DOM” (1 Coríntios 12.4; Efésios 4.8).

A palavra “dom” vem do vocábulo grego “Charisma”, e tem o significado de “DONATIVO DE CARÁTER IMATERIAL, DADO DE

GRAÇA”. vários tipos de dons disponíveis a “Igreja”, que abordaremos ao longo deste trimestre.

 

A palavra “charisma” (plural charismata) consta dezessete vezes no Novo Testamento; com exceção de 1 Pedro 4.10, todas as ocorrências estão nos escritos de Paulo (Romanos 1.11; 5.15,16 ;6.23; 11.29; 12.6; 1

Coríntios 1.7; 7.7; 12.4,9,28,30,31; 2 Coríntios 1.11; 1 Timóteo 4.14; 2

Timóteo 1.6).

 

1 Os Dons Na Bíblia

 

1.                  No Antigo Testamento.

 

A palavra “dom” tem vários significados no texto bíblico. No Antigo Testamento, escrito em hebraico, há várias palavras que traduzem o sentido de “dom”. Dentre elas, destacamos os termos “mattan”, com o sentido de alguma coisa oferecida gratuitamente, ou “um presente”, como em Provérbios 19.6; 21.14; ou como dote, dádiva (Gênesis 34.12).

 

 

Há o termo “maseth”, que também significa “presente”, “dádiva” (Ester 2.18; Jeremias 40.5); a mais usada, no entanto, é “minchach”, que ocorre duzentas e nove vezes, com o significado de “oferta”, “presente” (Salmo 45.12; 72.10). Em todas as ocorrências, o sentido é sempre o de algo que é dado ou oferecido gratuitamente. No Antigo Testamento, os dons eram concedidos a pessoas específicas, chamadas por Deus para cumprir determinadas missões. Os dons não estavam à disposição de todo o povo de Deus.

Apenas para uma melhor compreensão dos contextos bíblicos, vale ressaltar que:

Há uma diferença na ação do ESPÍRITO SANTO antes e depois do Pentecostes. O ESPÍRITO SANTO atua de várias formas desde o Velho Testamento. Muitas pessoas acreditam que no Velho Testamento o ESPÍRITO SANTO só “capacitava ou habitava” (ou dava “dons”) a reis, profetas e sacerdotes (esta crença é fruto dos inúmeros “achismos” que acompanham a “igreja contemporânea” a séculos”).

Fato é que o ESPÍRITO SANTO capacitava reis, profetas e sacerdotes (Números 12.6: 1 Samuel 16.13), mas não eram apenas os reis, profetas e sacerdotes que tinham o ESPÍRITO SANTO atuando em/e através de suas vidas.

O ESPÍRITO SANTO capacitava também juízes (Juízes 3.9,10; 6.34), construtores (Êxodo 31.1-3), líderes militares e políticos (Zacarias 4.6,7).

Todavia, os dons divinos não estavam acessíveis ao povo de Deus da Antiga Aliança como observamos no regime da Nova Aliança.

2.                  No Novo Testamento.

Ao longo do Novo Testamento a palavra "dom" aparece com diferentes significados, vejamos abaixo a exposição sobre a palavra “dom” no Novo Testamento elaborado por Russel Norman Champlin:

 

1: Dídomi, «dar», que aparece por quatrocentas e treze vezes no Novo Testamento, em todas as conexões imagináveis, algumas vezes com a ideia de dar um presente qualquer e outras vezes, sem esse sentido. Ver Mateus 4:9; 5:31; Marcos 2:26; Lucas 1:32: João 1:12; Romanos 4:20: 1 Coríntios

1:4; Efésios 1:17: Hebreus 2:13: Tiago 1:5; 1 João 3:23,24; Apocalipse 1:1;

2:7,10,17; 8:2; 9:1, etc.

2.   Anáthama, «algo devotado a Deus». Palavra grega usada por sete vezes: Lucas 21:5: Atos 23:14; Romanos 9:3; 1 Coríntios 12:3: 16:22; Gálatas 1:8,9.

 

 

3.   Doma, «presente», que indica algum presente sagrado ou profano. Vocábulo grego utiliza-o por cinco vezes: Mateus 7:11: Lucas 11:13; Efésios 4:8 (uma referência ao Salmo 68:18,19); Filipenses 4:17.

4.   Dósis, «dom», indicando os múltiplos dons de Deus, dados a todos, uma palavra grega usada por duas vezes: Filipenses 4:15 e Tiago 1:17.

5.   Dorea, que indica dons ou presentes de vários tipos, sagrados ou profanos. Palavra usada por onze vezes: João 4:10; Atos 2:38; 8:20; 10:45; Romanos 5:15,17; 2 Coríntios 9:15; Efésios 3:7; 4:7; Hebreus 6:4.

6.   Dorema, uma palavra geral para «dom", usada em Romanos 5:16 e Tiago 1:17.

7.   Merismós, «dom.., embora essa palavra derive-se da ideia de dividir. Usada por duas vezes: Hebreus 2:4 e 4:12.

8.             Cháris, palavra que também significa graça, mas que pode ter a ideia de

«dom gratuito". Usada por uma vez, em 2 Coríntios 8:4, para indicar ofertas enviadas para aliviar as necessidades dos santos.

9.   Charisma «, palavra para indicar os dons do Espírito, as suas graças gratuitamente conferidas para a obra do ministério (1 Cor. 12:4,9,28,30,31). Além disso, enfoca o dom da graça de Deus, que nos traz a salvação (Romanos 5:15,16). Essa palavra é usada por dezessete vezes no Novo Testamento, com certa variedade de aplicações. Ver também Romanos 1:11; 6:23; 11:29; 12:6; 1 Cor. 1:7; 7:7; 2 Coríntios 1:11: 1 Timóteo 4:14; 2 Timóteo 1:6; 1 Pedro 4:10. Essa palavra é usada principalmente para indicar alguma espécie de dom espiritual ou divino.

 

Na Nova Aliança, os dons de DEUS estão disponíveis para que a “Igreja”, em nome de JESUS, promova a libertação dos cativos, ministre a cura aos doentes e proclame a salvação do homem para a glória de DEUS. O Novo Testamento também deixa claro que todos os crentes têm acesso direto a DEUS através de Cristo JESUS e, por isso, podem receber os dons do ESPÍRITO.

 

3. Uma dádiva para a “Igreja”.

“O “dom” é um favor que alguém recebe sem qualquer mérito próprio. Os dons espirituais são poderes ou capacitações sobrenaturais dadas pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS às pessoas em sua “Igreja”.

 

“Os dons são a provisão de Cristo para a “Igreja” para construir, edificar, exortar e amadurecer os crentes”.

 

“Os dons são “ferramentas”, à disposição da “Igreja”, para que essa exerça sua missão profética, de proclamadora do evangelho de Cristo, de modo eficaz”.

 

Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles,

para a edificação da igreja.

1 Coríntios 14.12

 

2 – Os Dons De Serviço, Espirituais e Ministeriais

 

1. Dons relacionados ao serviço cristão.

O que é o serviço cristão? R:

É o trabalho amoroso e sacrifical que o cristão consagra ao SENHOR, tendo em vista à expansão do Reino de DEUS e à edificação do Corpo de Cristo.

 

3.   Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da que Deus repartiu a cada um.

4.   Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

5.   assim nós, que somos muitos, somos um corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

6.   De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

7.   se é ministério (Gr. diakonia=serviço) A palavra empregada aqui significa qualquer classe de serviço, e era usada de maneira geral para todo o serviço cristão (Romanos 11.13; 1 Coríntios 12.5; Efésios 4.12), ou especificamente para o ministério das necessidades temporais e da igreja (Atos 6.1-3; 1 Coríntios 16.15; 2 Coríntios 8.4)., seja em ministrar; se é ensinar ( Aquele que tem o “dom” de ensinar consegue explicar a Palavra de DEUS de forma tal como se tivesse estado nos tempos da “Igreja” primitiva, por assim dizer, e aplica-la a vida dos ouvintes), haja dedicação ao ensino;

 

 

8.   ou o que exorta ( Exortação é o “dom” de encorajar os crentes a renunciar todo o mal, e perseverar em santidade e serviço a Cristo, exortar do grego “ParaKlesis” é uma palavra que pode ter um significado bastante extenso, dependendo do contexto em que esta palavra for empregada)

use esse dom em exortar; o que reparte ( Este “dom” se refere ao ato de compartilhar os recursos pessoais para o bem de outra pessoa, quer comida, dinheiro ou possessões) , faça-o com liberalidade; o que preside ( Gr. “Proistemi” significa: estar à frente; ser um protetor ou guardião; dar ajuda; superintender; cuidar; dar atenção a. Quer seja na “Igreja”, ou em sua própria casa. Veja 1 Timóteo 3.4 5, onde a mesma palavra grega (“proistemi”, traduzida por “governar” ) aplica-se a ambos os casos), com cuidado; o que exercita misericórdia ( Exercer misericórdia* é a capacidade de pôr a empatia (colocar-se no lugar do outro) em ação concreta, a pessoa que exerce esse dom oferece misericórdia para os que estão em necessidade) , com alegria.

* Exemplos de misericórdia: cuidar dos doentes, ajudar os pobres ou atender os doentes incapacitados, veja o que disse JESUS sobre os misericordiosos em Mateus 5.7.

9.    O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

10.   Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo- vos em honra uns aos outros.

11.   Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

Romanos 12.3-8

 

Nos tempos da “Igreja” primitiva muitos tinham o pensamento de que, nas religiões de um modo geral, bastava fazer um “sacrifício” que estaria tudo resolvido aos olhos de “seus deuses”. Mas, no cristianismo não era (e não é assim), DEUS requer obediência e santidade e não simples sacrifícios.

Paulo em Romanos 12 alerta os crentes sobre o cuidado que devemos ter com o bem estar uns os dos outros, devemos demonstrar “amor não fingido”, aborrecer o mal, servir ao SENHOR (de modo correto). Paulo chama a atenção para o fato de que existem diferentes dons (a lista de “dons” apresentada em 1 Coríntios 12.8-10, 1 Coríntios 12.28, 1 Coríntios 12.29,30 não é uma lista exaustiva, completa.

Paulo exorta os cristãos a serem humildes e a usarem aquilo que Deus deu para o bem do corpo (isto é, da “Igreja”). Com base em Romanos 12.3;

 

1 Coríntios 12.8-10; Efésios 4.11; 1 Pedro 4.10. os cristãos recebem dons para usar em benefício dos outros.

Os dons espirituais e ministeriais são tão necessários hoje quanto nos primórdios da “Igreja” de Cristo. E, estão todos a disposição da “Igreja” hoje, isto é, eles não cessaram.

Tenha em mente que, os dons são manifestados pelo ESPÍRITO, mas a espiritualidade e o comportamento dentro e fora da igreja é responsabilidade de cada um.

 

2.                  Conhecendo os dons espirituais.

Acerca dos dons espirituais ( faltava aos crentes de Corinto conhecimento pormenorizado e detalhado sobre os “dons” espirituais e seu propósito, certamente falta o mesmo a maioria dos cristãos dos dias atuais), não quero, irmãos, que sejais ignorantes (As palavras de Paulo mostram que este é um assunto que requer toda a nossa atenção e cautela).

1 Coríntios 12.1

Russel Norman Champlin observa que em 1 Coríntios 12.1 é usada a palavra grega “PNEUMATIKON” que significa (coisas) espirituais (o contexto do texto mostra que Paulo falava dos dons espirituais). Champlin também observa que, na “Igreja” de Corinto muitos crentes estavam usando os dons para se auto promoverem, para sua própria exaltação, ao invés de o fazerem para a glória de Cristo.

Frederick William Grant observa que, havia na época da “Igreja” primitiva outras manifestações sobrenaturais que não eram do ESPÍRITO SANTO, e tais manifestações se davam até mesmo entre os cristãos, havia também manifestações sobrenaturais em cultos idólatras dos gentios (e é claro, tais manifestações eram causadas por espíritos enganadores). Por isso, Paulo queria que os irmãos aprendessem bem a diferenciar entre manifestações de espíritos enganadores e manifestações do ESPÍRITO SANTO.

Era preciso atenção para não serem iludidos pelo poder do inimigo, pois onde DEUS opera, ali o inimigo tentará agir (talvez de modo semelhante).

 

Hoje em dia a maioria dos cristãos não compreende bem assuntos como “os dons do ESPÍRITO SANTO e suas manifestações”, escatologia, estudo sobre o agir de satanás e seus demônios, dentre outros assuntos. E a culpa desta “falha da Igreja” em ensinar detalhadamente sobre estes e outros assuntos é minha e sua (é nossa).

 

Observe que Paulo e os demais ensinadores da “Igreja” primitiva ensinavam a “Igreja” de maneira expositiva e detalhada sobre todos os assuntos referentes a “Igreja” e a Palavra de DEUS de um modo geral. E hoje em dia podemos dizer que muitos ensinadores da “Igreja” contemporânea sabem tão pouco e ensinam tão pouco (isso quando não ensinam errado), porque preferem seguir muitas vezes o “tradicionalismo religioso” e não a Palavra de DEUS “pura e simples”.

 

Vemos em 1 Coríntios 12.1 a preocupação de Paulo para que os irmãos não ficassem sem compreender (corretamente e com detalhes) a atuação e os dons do ESPÍRITO SANTO. Paulo procurou fazer com que a “Igreja” entendesse com e em detalhes sobre os dons e a atuação do ESPÍRITO SANTO. E este deve ser o nosso objetivo, ensinar com detalhes e em detalhes sobre a Palavra de DEUS.

 

No decorrer do trimestre aprenderemos de maneira detalhada sobre cada dom e o propósito específico de cada um.

 

3.                  Acerca dos dons ministeriais.

ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Efésios 4.11

Como vimos na explicação do Texto Áureo existem os dons de DEUS (Romanos 3.24; 6.23), os dons do ESPÍRITO SANTO (1 Coríntios 12. 4- 11) e os dons de JESUS (Efésios 4.11).

(Abordaremos estas questões em detalhes no decorrer do Trimestre de 2021).

Na “Igreja” contemporânea (atual), muitas pessoas são “ungidas, separadas ou consagradas” a algum “dom ministerial” sem a ordem de JESUS, isto é, sem ter recebido de JESUS um “dom ministerial”, muitos são “ungidos, separados ou consagrados” por “tempo de “Igreja”, digamos assim, a liderança olha e diz: Ah! O irmão “fulano” está conosco a 15, 30, 50 anos, vamos consagra-lo a pastor, evangelista ou presbítero..

Este tipo de coisa, esta atitude de “consagrar, ungir ou separar” alguém para o ministério distribuindo cargos ministeriais como se cargos ministeriais fossem uma espécie de promoção, trazem consequências terríveis para a obra de DEUS.

 

Para saber se alguém está apto (confirmado por DEUS) a ocupar um “cargo ministerial” (por assim dizer) é preciso muita oração e atenção, para não “ungir, separar ou consagrar” alguém sem a ordem de Cristo.

Nos tempos da “Igreja” primitiva era impossível alguém ocupar o “cargo” de Bispo, Evangelista, Doutor da Palavra, sem ter um conhecimento bíblico aprofundadíssimo, já hoje em dia, vemos presbíteros, evangelistas, doutores da Palavra e até pastores com um conhecimento bem raso sobre as Sagradas Escrituras, isto é inadmissível, e a liderança responsável por esse tipo de situação terá sérios problemas no dia em que tiver de explicar a Cristo sobre o porque fizeram ou permitiram tais coisas, veja 2 Coríntios 5.10.

3 – Corinto: Uma Igreja Problemática Na Administração Dos Dons

 

1.                  Os dons são importantes.

 

Quando nos referimos aos “dons” de DEUS, JESUS e do ESPÍRITO SANTO , não nos referimos aos “talentos naturais” das pessoas (embora os talentos naturais sejam também dados por DEUS, obviamente), os dons de DEUS, JESUS e do ESPÍRITO SANTO não podem ser confundidos com habilidades e competências que as pessoas tem ou por genética ou por aprendizado (por assim dizer). Também não podemos confundir os dons do ESPÍRITO SANTO com os frutos do ESPÍRITO (Gálatas 5.22), embora os frutos sejam a manifestação da obra do ESPÍRITO SANTO no crente.

O ESPÍRITO SANTO há de manifestar-se de alguma maneira no crente, mas, nem sempre da mesma maneira em todos. É possível perceber que, o ESPÍRITO SANTO as vezes dá dons a pessoas que não pediram, e outras vezes o ESPÍRITO dá dons aqueles que pedem (1 Coríntios 12.11, 30,31). Isto acontece porque o ESPÍRITO SANTO em sua infinita sabedoria age de maneira que não podemos compreender totalmente, e é importante observar também que, o fato de uma pessoa ter um ou mais dons do ESPÍRITO e outra não, não significa que a pessoa que tem o dom seja mais amada ou mais espiritual aos olhos de DEUS do que a que não tem).

Aqueles que tem um ou mais “dons espirituais” não devem em hipótese alguma se considerar superiores aos que não tem, lembre-se que a quem mais é dado, mais será cobrado.

E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá. Lucas 12.48

 

 

2.                  Diversidade de dons.

É impossível dizer qual o número exato de “dons espirituais”, pois se compararmos a lista de 1 Coríntios com Romanos e também Efésios, veremos que outros dons são relacionados de acordo com as necessidades de cada igreja local.

Como disse o pastor Geziel Gomes: “Quando uma pessoa recebe a Cristo e torna-se parte de sua Igreja, abre-se para esta pessoa um leque de opções praticamente infinitas relacionados com o que DEUS oferece para sua Igreja”. Grifo pessoal.

 

3.                  Autossuficiência e humildade.

 

A “Igreja” de Corinto tinha todos os “dons” (1 Coríntios 1.7), mas enfrentaram muitos problemas na “administração” dos “dons”, isto se dava por não compreenderem seus dons de forma correta, o que eram, pra que eram e como usar os dons.

Eu já conheci pessoas que receberam um “dom espiritual” e não sabiam como “administrar” esse “dom”, já vi pessoas usando seu “dom espiritual” para ganhar dinheiro, já vi pessoas usando seu “dom espiritual” para humilhar os que não tem. Grande parte da culpa desses acontecimentos é nossa, pois nós como “Igreja” precisamos estar preparados para compreender e ensinar sobre os “dons espirituais”.

Use o dom que DEUS te deu com humildade, lembrando que esse dom é

para a edificação da “Igreja” e não para a sua auto edificação.

 

Conclusão:

É fundamental estudar sobre os dons para poder compreender e ensinar o povo de DEUS sobre este tão importante assunto, os dons são para os dias atuais, pois não há na Bíblia nada que nos impeça de crer na atualidade dos dons.

 

Fontes: Bíblia de Estudo Explicada, Bíblia de Estudo Arqueológica, Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin, Enciclopédia de Teologia e Filosofia Russel Norman Champlin, Dicionário Bíblico Tyndale, Dicionário Bíblico Wycliffe, Bíblia de Estudo pentecostal, Revista Cristão Alerta Trimestre de 2021, Livro de Apoio – Dons Espirituais e Ministeriais 2º Trimestre de 2021, Lição 4 – A Atualidade dos Dons Espirituais 1º Trimestre de 2021 – professor José Junior, Dons Espirituais – Sam Storns, Apontamentos teológicos professor José Junior.