O
Sistema de Sacrifícios
TEXTO
ÁUREO
“Sendo justificados gratuitamente pela sua graça,
pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação pela
fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados
dantes cometidos, sob a paciência de Deus.” (Rm 3.25)
Verdade
Prática
Jesus Cristo executou, na cruz, o sacrifício
perfeito, obtendo, por meio de seu sangue, e de uma vez por todas, a redenção
eterna para todos os que creem nEle.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Lv 6.8-13; Hb 10.4-10: A oferta de
holocaustos
Terça - Lv 6.14-23: A oferta de manjares
Quarta - Lv 7.11-21: A oferta pacífica
Quinta - Lv 6.24-30: A oferta pela expiação do
pecado
Sexta - Lv 7.1-10: A oferta pela expiação da culpa
Sábado - Lv 16.1-23: O grande Dia da Expiação
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE = Levítico 1.1-3; 2.1-3; 3.1,2; 7.1,2; 1 João 2.1,2
HINOS
SUGERIDOS: 20, 287, 380 da Harpa Cristã
OBJETIVO
GERAL
Apresentar as diferentes ordens cerimoniais que
constituem o sistema de sacrifícios estabelecido em Israel.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar o que era oferta voluntária do Holocausto;
Ressaltar o que representava a oferta de manjares;
Conceituar
a oferta pacífica, a oferta pelo pecado e o Dia da Expiação
INTRODUÇÃO
Sabemos que o Sumo-Sacerdote da Antiga Aliança, era
uma figura, um tipo de Cristo o Grande Sacerdote instituído sobre a Casa de
Deus. Assim como o Sumo-Sacerdote era o representante, o mediador entre Deus e
os filhos de Israel, Jesus é o representante, o mediador da Nova Aliança em
favor daqueles que hão de herdar a vida eterna! Porém há uma grande diferença
entre o Sumo-Sacerdote no Antigo Testamento e Jesus. Enquanto que o
Sumo-Sacerdote precisava primeiramente oferecer sacrifício pelos seus próprios
pecados para depois oferecer sacrifícios pelos pecados do povo, Jesus não
precisou de quaisquer sacrifícios por si mesmo, uma vez que não tinha pecados, 1Pe
2.21-22,
Enquanto que o Sumo-Sacerdote oferecia sacrifícios
de animais para remissão de pecados, Jesus ofereceu-se a si mesmo pelos nossos
pecados, Hb 9.28, Por esta razão Jesus foi feito Sacerdote com um
ministério muito mais excelente! Hoje queremos descrever as ofertas do
Tabernáculo e ver os simbolismos que estavam por detrás delas.
AS OFERTAS E OS SACRIFÍCIOS
Em nossa apreciação sobre este tema,
estaremos fazendo alusão às principais ofertas e sacrifícios que eram
praticados diariamente no Tabernáculo. O povo comparecia perante seus
representantes – os sacerdotes, que eram os intermediários, os mediadores entre
Deus e eles. Se o israelita levava a oferta, ao sacerdote cabia oferecê-la ao
Senhor que a aceitava como "cheiro agradável" em sua presença. Esta
era a tônica dos rituais ofertórios.
"As Ofertas que Deus falou a Moisés a
respeito, eram um meio de adoração, e também um sacrifício para perdão e
restauração pessoal diante de Deus. Muitas das ofertas estavam relacionadas com
o Altar de Holocausto.
Os sacerdotes sacrificavam várias ofertas à Deus,
que eram oferecidas pelos seus próprios pecados e também pelos pecados do povo
(tanto pecados conhecidos como desconhecidos). Algumas ofertas eram oferecidas
regular e frequentemente, enquanto outras eram oferecidas apenas em certos
casos de necessidade.
Queremos destacar principalmente as cinco
principais ofertas e sacrifícios que são: A Oferta do Holocausto, A Oferta de
Manjares, A Oferta Pelo Pecado, A Oferta Pelo Sacrilégio, O Sacrifício da Paz.
I. A OFERTA DO HOLOCAUSTO = LV 1.3-17; 6.8-13
I.1 DESCRIÇÃO
1. Ao falarmos sobre a Oferta do
Holocausto, precisamos entender que este tipo de sacrifício corresponde a toda
carne queimada sobre o altar do holocausto. A palavra holocausto vem do termo hebraico
"hle" - `olah, e tem como significado "queimado que sobe".
No dizer de Shedd: O termo original ‘olah de
significado ‘aquilo que sobre’, tanto podia referir-se à oferta que subia ao
Senhor, como ao ‘cheiro suave’ (Lv 1.17), ou ainda ao animal inteiro, e não
apenas parte dele, que era oferecido, ou erguido sobre o altar. Embora não seja
o mais importante, é no entanto este sacrifício o que se menciona em primeiro
lugar, talvez por ser o mais grandioso"
2. Alguns detalhes importantes
relacionados aos holocaustos:
a) Os holocaustos deveriam ser
oferecidos a cada manhã e também ao cair da tarde. Nos dias comuns deveria ser
oferecido apenas um cordeiro com um ano de idade, sem defeito, mas aos sábados,
dois cordeiros deveriam ser oferecidos pela manhã e outros dois à tarde, Nm
28.9-10,
b) Em virtude da frequência e
regularidade em que ocorriam estes sacrifícios, eles eram também chamados de
"sacrifícios contínuos", Êx 29.42, Os israelitas podiam somar aos
holocaustos, ou sacrifícios contínuos as chamadas "ofertas
queimadas".
c) O ofertante colocava as mãos
sobre o animal destinado ao sacrifício, reconhecendo nele o seu substituto. Um detalhe importante é que o
próprio ofertante abatia o animal na presença dos sacerdotes, os quais
aspergiam o seu sangue sobre o altar, Lv 1.4-5.
O animal inteiro, com exceção do seu sangue era,
então, queimado e a fumaça subia representando a consagração do ofertante
diante de Deus. Não podemos nos esquecer que o holocausto seria sempre uma
"... oferta queimada, de aroma agradável ao SENHOR", Lv 1.9.
I. SIMBOLISMOS
a) No Holocausto, o animal
sacrificado deveria ser entregue sobre o altar para ser queimado. Isto era agradável a Deus,
"cheiro suave": Êx 29.18. Da mesma maneira, Cristo entregou-se
por nós em sacrifício a Deus, Ef 5.2.
A expressão "cheiro suave", vem dos
termos gregos: "osmh" (osme) – cheiro, aroma e "euwdia"
(euodia) – "cheiro doce", "fragrância", "perfume
agradável". O sacrifício de Cristo pelos nossos pecados subiu a Deus como
uma fragrância agradável a Deus. Falando sobre o sacrifício de Cristo.
"Jesus, nosso holocausto, foi entregue,
nada reservando de sua santa personalidade, Seu sangue, sua mente, sua vontade,
sua alma, Ele entregou ao fogo da vida e da cruz. Não será repetição dizer que
o sacrifício de Cristo no Calvário reuniu todos os antigos sacrifícios numa
forma perfeita e infinita,
Toda a vida de Jesus foi um holocausto, mas a morte
foi o seu clímax. É certo que ele não foi literalmente queimado, mas também
nada lhe faltou para que fosse consumido pelos sofrimentos da cruz. Ali, te se
deu todo inteiro em substituição, em obediência ao Pai. Nós, que agora vivemos
e levamos o resto das aflições de Cristo, também oferecemos diariamente o nosso
sacrifício. Nisso não fazemos mais que imitar o Senhor".
b) Assim como o animal era levado
ao sacrifício sem oferecer qualquer resistência, Cristo também, no dizer do
profeta Isaías foi conduzido ao "matadouro", não demonstrando
qualquer resistência aos seus opressores e algozes, Is 53.7,
Pelo contrário, as Escrituras nos dizem que Jesus
entregou-se a si mesmo para o sacrifício, Gl 2.20,
Esta entrega foi motivada pelo verdadeiro amor! No
dizer de Paulo: Rm 5.8.
c) Um ponto importante a
considerar é que nos sacrifícios, o animal era uma representação do pecador; o
sacerdote era representação da divindade. Homem e Deus estavam presentes ali! Em seu
sacrifício, Cristo cumpriu estas duas exigências legais.
Ele foi o "Cordeiro" oferecido em
holocausto – "... eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo",
Jo 1.29. Mas, foi também ao mesmo tempo o Sacerdote, que conduz o homem
à presença de Deus.
"O sacerdote tinha de ser da própria
natureza do pecador, para poder interceder por ele e sentir todas as suas
necessidades; tinha também de ser da natureza divina, para poder aproximar-se
dela. De sua identidade com a raça em geral e com o pecador em particular, nada
se pode dizer em contrário, porque ele era homem como os demais. Sua relação
com a divindade era obtida por meios cerimoniais, que por sua vez eram
prototípicos.
O sacerdote devia ser consagrado, conforme veremos
nos capítulos 8-10 de Levítico, e, por essa consagração, era inteiramente
separado, para fins religiosos, dos demais homens. Era uma pessoa que, não
obstante ser homem era olhada como vivendo acima dos homens, partilhando dos
privilégios da divindade mesmo.
Assim, de um lado, ele era aceitável ao pecador
como pertencente à mesma raça; por outro, era aceitável a Deus em virtude de
sua consagração. Era, pois, para todos os efeitos, o mediador entre o pecador e
Deus. A temporalidade deste ofício é inquestionável, considerando-se que ele
não podia simpatizar em toda a extensão com a raça, nem podia partilhar
perfeitamente da natureza divina. Sua obra era, pois, para o tempo somente, e
as lições dela, para a eternidade.
II. A OFERTA DE MANJARES = LV 2.1-16; 6.14-18
II.
DESCRIÇÃO
1. As ofertas de manjares (hxnm
Nbrq - qorban minchah), eram oferecimentos de cereais que os israelitas faziam
ao Senhor. Observe
o comentário de Shedd sobre os componentes e os detalhes deste tipo de oferta:
"... consistia na oferta dum cereal, em
que entrasse sobretudo a flor de farinha, geralmente misturada com azeite (Lv
7:10; 5:11), ou com azeite e incenso por cima (Lv 2.6). Cozida ou não, o
sacerdote tomaria um punhado dela e a colocaria sobre o altar, desde que
contivesse todo o incenso indispensável.
Tomava então e nome de memorial (Lv 2.2), talvez
por causa do incenso sagrado (Êx 30:84) que oferecia no altar de ouro duas
vezes por dia o sacerdote à hora da oração, servindo para obter a aprovação do
Senhor, ou antes para que o Senhor não se esquecesse do ofertante. Talvez esses
títulos dos Sl 88 e 70 indiquem que deviam ser recitados na ocasião da oferta
deste memorial".
2. Detalhes relacionados à oferta
de manjares:
a) Da mesma maneira que o
holocausto, a oferta de manjares precisava ser voluntária. A expressão "... Quando
alguma pessoa fizer oferta de manjares ao SENHOR" (Lv 2.1), implica
em disposição e voluntariedade por parte do ofertante.
b) Era o único sacrifício em que
as carnes não estavam envolvidas. Era oferecido apenas farinha de trigo crua, grãos
de cereais assados e bolos sem fermento. Todos os ingredientes eram oferecidos
sobre o fogo com sal, óleo e incenso. O que sobrava era dos sacerdotes.
c) Esta oferta era um tipo de
"oferta de gratidão", uma vez que lembrava aos israelitas de sua
passagem pelo deserto, onde houve grande escassez de alimentos, dos quais foram
eles supridos por Deus através do maná, o pão que caia do céu. Era uma forma de
gratidão a Deus.
II. SIMBOLISMOS
a) Inicialmente podemos dizer que
a Oferta de Manjares, simboliza o nosso sustento e provisão diária. Dependemos de Deus para ganhar o
nosso pão-de-cada-dia. Foi por esta razão que Jesus, na oração do Pai-Nosso,
nos orientou a orar pelo "pão": "... o pão nosso de cada dia nos
dá hoje", Mt 6.11.
Como filhos de Deus não precisamos conviver com a
ansiedade e preocupação características dos homens sem Deus. Como nos ensinou
Jesus: Mt 6.25.
Deus certamente suprirá cada uma de nossas
necessidades, incluindo a necessidade de pão, Fp 4.19,
"Antigamente, era o pão das Faces que
significava a presença de Deus na mesa e no sustento dos crentes. Era uma
mostra material, objetiva, de acordo com a capacidade dos crentes de antanho.
Agora, com um novo santuário não feito por mãos, com novos moldes religiosos,
novo sacerdócio, as antigas verdades se hão de crer e propagar de um modo
diverso. Assim é o fato em Cristo Jesus.
Por todos os ensinos do Novo Testamento se
encontram as promessas da presença real de Cristo em nós. Somos o seu templo, o
seu órgão de revelação aos perdidos, por meio do testemunho da vida, somos as
suas testemunhas.
Vivendo de tal modo identificados nele, vivemos a
vida dele. Paulo chega a afirmar em (Gl 2:20).
Deste modo, Cristo é a nossa diária oferta, é o
nosso pão, e as manifestações religiosas da vida são outras tantas mostras
dessa verdade. Não vamos mais levar um punhado de farinha ao templo, mas vamos
de outras maneiras públicas declarar que Me nos tem sustentado e sustenta. Se
um hebreu confiava na sua provisão diária, muito mais nós, que vivemos mais
diretamente ligados à divindade. Cristo é nossa provisão diária".
b) Considerando que as Ofertas de
Manjares não poderiam conter qualquer tipo de fermento, ou mel, isto porque estas
substâncias alteram as características do produto ofertado, devemos entender
que temos aqui um símbolo da vida cristã que deve ser autêntica, transparente,
sem qualquer hipocrisia.
Embora no Novo Testamento a figura do fermento foi
usada para explicar o crescimento do reino (Mt 13.33), ele também é usado para
ilustrar os efeitos devastadores do pecado que quando não tratado, se espalha
rapidamente e contamina com facilidade (1Co 5.6).
"No Novo Testamento (Mt 13:33) o reino dos
céus era assemelhado por Cristo ao fermento, presumidamente numa tentativa de
ilustrar os efeitos permeadores do evangelho enquanto operava na sociedade para
tomá-la cristã. Do outro lado, a natureza pervasiva do fermento era assemelhada
por Cristo ao caráter do ensino indesejável (Mt 16:6, 11-12; 12:1), e por Paulo
à propagação insidiosa do mal (1Co 5:6; Gl 5:9).
Estas referências tornam claro que o que há de
importante no fermento é seu efeito permeador. O próprio agente é moralmente
neutro, mas os resultados da sua atividade podem ser interpretados em termos de
simbolismo positivo ou negativo, dependendo das circunstâncias".
c) Outro detalhe importante a
lembrar é que as Ofertas de Manjares deveriam ser sempre temperadas com sal. Embora o sal seja muito usado na
antiguidade, seja para estabelecer alianças (Nm 18.19; 2 Cr 13.5), ou vínculos
de amizade, o seu maior uso sempre foi como condimento alimentar.
Note que são duas as suas principais
características: Alterar o sabor dos alimentos e impedir que se estraguem. É
dentro deste contexto que o Senhor Jesus disse que seus discípulos deveriam ser
o "sal da terra", Mt 5.13.
Como discípulos de Jesus precisamos
"salgar", este mundo dando-lhe o sabor do Evangelho e impedir a
corrupção do homem sem Deus. Devemos, no dizer de Paulo apresentar ao mundo uma
palavra "temperada com sal", Cl 4.6. "A vossa palavra
seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a
cada um". Se a Palavra de Deus estiver presente em nossos lábios, o mundo
à nossa volta certamente será atingido pelo poder de Deus!
III. A OFERTA PELO PECADO = 4.1-5.13; 6.24-30
III. DESCRIÇÃO
1. Pela sua própria natureza, o
homem é pecador, condição esta herdada de Adão – "Todos pecaram e estão
destituídos da glória de Deus", Rm 3.23, e ver.10.
Não há como livrar-se do pecado a não ser através
de uma intervenção divina, que tinha como seu representante o sacerdote, o
responsável para oferecer o animal em sacrifício, para remissão dos pecados do
ofertante. Este tipo de oferta, era oferta obrigatória ao Senhor,
diferentemente das ofertas voluntárias. Conforme nos diz Shedd:
"As ofertas pelas culpas próprias ou
alheias eram obrigatórias como expiação por certos pecados, que podiam ser
derivados à ignorância ou ao erro. Embora involuntariamente, cometia-se um
pecado, se se praticasse algo ‘do que não devia fazer" (vs. 2.13, 22, 27),
sem poder recorrer-se muitas vezes à desculpa da ignorância.
Assim sucedia com os pecados mencionado sem 5.1-4.
Tal como é descrito, por exemplo 11.24-28 e 17.15 e segs., afastava-se a
impureza por meio de meras lavagens e ausência do culto no Santuário até o pôr
do sol.
Mas se alguém contraísse tal impureza sem o saber
(ainda que lhe fosse oculto – (2) e, portanto cumprir com a lei da purificação
(11:27 e segs.), pecava e era culpado (2). Quando o souber depois (4), faria a
sua oferta pelo pecado.
Trata-se, evidentemente, do pecado por ignorância.
Mas por outro lado a falta de comparência para atestar um crime, quando eram
citadas as testemunhas, pode ser derivada a várias razões, como por exemplo no
caso do "juramento, proferido temerariamente" (4). “Estes, sim, são
pecados provenientes da fraqueza humana, exceto o pecado de teimosia (a
"alta mão"), para o qual não há remissão".
2. Veja a principais
particularidades da Oferta Pelo Pecado:
a) Era um tipo de oferta que era
indicada para a condição geral do pecador diante de Deus, já que todos os homens são
pecadores, pois possuem uma natureza pecaminosa; e também para os chamados
"pecados não intencionais", ou seja aqueles pecados feitos de maneira
involuntária.
b) Esta oferta deveria ser
oferecida pelo Sumo-Sacerdote (8.12), pelo monarca (8.22-26), pela congregação (8.13-21)
e enfim, por qualquer membro do povo (8.27-35). A culpa pelo pecado seria
condizente com a posição daquele que o havia cometido.
c) Observando o capítulo 5.1-6, temos uma lista de pecados que
careciam deste tipo de oferta: Recusar ser testemunha, o contato com animal
imundo, contato com imundícies humanas e o julgamento precipitado.
III. SIMBOLISMOS
a) Enquanto que o sacerdote oferecia
a Deus um sacrifício insatisfatório, insuficiente, uma vez que o sangue de animais
não podia remover definitivamente o pecado – Hb 10.4, Hb 9.11-12.
"Jesus, como sacerdote, segundo a ordem de
Melquisedeque, ofereceu um sacrifício pleno, cujo conteúdo tinha valor e mérito
suficientes para perdoar os pecados dos maiorais entre os povos e os maiorais
entre os pecadores.
Sabemos que o sumo sacerdote tinha de oferecer
primeiro sacrifícios por si mesmo, para depois aceitar o sacrifício do príncipe
ou do plebeu. Em Jesus, porém, não é necessária esta exigência, porque ele era
sacerdote sem defeito, sem pecado. Portanto, o seu sacrifício tinha poder
bastante para cobrir o maior pecado do maior pecador. Uma das graças da
religião cristã é sua gloriosa provisão para ricos e pobres. Não há distinção.
Um sacrifício só para todos".
b) Enquanto que no Tabernáculo, o
sangue do animal era trazido para o interior do Santuário, onde era espargido por sete
vezes na presença do véu, Cristo penetrou para dentro do véu e ali aspergiu o
seu próprio sangue, Hb 9.12, É através do sangue de Cristo que nos
tornamos vitoriosos contra o pecado, o mundo e satanás.
"... quando o sangue de Cristo vem ao
nosso coração, temos força sobre o pecado e toda a vida se renova e revigora pela
abolição do pecado em nós, pois que ele não mais tem domínio sobre o crente.
Ainda mais: o sangue de Jesus derramado no madeiro
da cruz é a realidade da sombra do derramamento junto ao altar. Todo o sangue
da vítima era ali derramado, assim como também todo o sangue de Jesus foi
derramado na cruz.
Se alguém quiser ver a Jesus no Velho Testamento,
basta abrir o livro de Levítico e ler estes maravilhosos capítulos. Não era uma
brincadeira, todo este ritual. Era para os tempos de antanho a coisa mais séria
que podia haver, e não poderia deixar de ser assim, porque a obra futura de
Jesus estava sendo profetizada ali.
c) Enquanto que a confissão no
Tabernáculo deveria ser realizada sobre a cabeça do animal, para assim o pecador ser aceito
diante de Deus, hoje devemos confessar nossos pecados diretamente a Jesus, se
quisermos receber o verdadeiro perdão, 1 Jo 1.9, No Tabernáculo o
sacerdote era o intermediário da confissão; em Jesus não temos quaisquer
intermediários, ou mediadores.
"Nós devemos, hoje, colocar nossa mão sobre a
cabeça do Cordeiro de Deus e confessar sobre ele os nossos pecados, para que
então sejamos aceitos, Que cerimônia tocante não seria aquela, quando um homem
chegasse à porta oriental do Tabernáculo e fosse ao encontro do sacerdote, levando
sua vítima substitucionária pela mão.
Ali, na presença do representante de Deus, ele
colocaria a mão direita com força sobre a cabeça da vítima e confessaria o
pecado que ele sabia tinha cometido, e, ato contínuo, mataria ele mesmo a
vítima como se fosse a si mesmo que se estivesse imolando por suas culpas,
apanhando então o sacerdote o sangue para ir fazer a expiação diante do véu.
Maior significação tem hoje o ato de um pecador
jogar-se aos pés de Jesus, confessar ali suas culpas e aceitar o sangue que foi
derramado uma só vez e ser incontinente perdoado. Que novas coisas surgem de
tão singela cerimônia! Uma vida em novidades, uma vida renascida!
d) O contato com coisas, animais
e pessoas imundas, era um tipo de transgressão que exigia a Oferta Pelo Pecado. Este tipo de pecado exigia do
ofertante uma purificação; caso não observada, o infrator poderia ser morto, Nm
19.20,
Não podemos nos esquecer de que o pecado nos torna
"imundos", "impuros", e precisamos ser purificados, lavados
não pela água, mas pelo "sangue de Cristo", Ap 22.14,
No dizer de João: "Se confessarmos os nossos
pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda
injustiça", 1 Jo 1.9. A palavra "purificar" neste texto,
vem do grego "kayarizw" – katharizo, e significa "limpar-se da
sujeira", "purificar-se". Em quase todas as purificações
judaicas usava-se a água.
Porém na Nova Aliança, não precisamos da água para
nossa purificação pessoal, e sim somos limpos através do sangue de Cristo e
pela Palavra de Deus, Jo 15.3, "Vós já estais limpos pela palavra
que vos tenho falado".
IV – A OFERTA PELA TRANSGRESSÃO = LV 5.14-6.7; 7.1-10
IV. DESCRIÇÃO
1. A Oferta Pela Transgressão, era um tipo de sacrifício
envolvendo certos pecados, onde ficava patente que o dano causado carecia de
uma retribuição. Ele é apresentado de duas maneiras:
1) A transgressão envolvendo uma
falta diante de Deus, na
omissão em dar as "coisas santas ao Senhor", aquilo que é do Senhor,
como por exemplo, os dízimos, as ofertas, as primeiras coisas da colheita.
Quando estas exigências não eram cumpridas pelos israelitas, exigia-se a
entrega ao sacerdote dos bens retidos, ou o resgate;
2) A transgressão de mandamentos
e princípios dados pelo Senhor. – Neste caso, a defraudação era contra o
semelhante. Antes do ofertante apresentar qualquer oferta ao Senhor, deveria
reparar o dano através de uma compensação do prejuízo.
"Este sacrifício refere-se ao pecado que
exige uma restituição, mesmo antes da oferta, e apresenta-se sob duas formas:
uma, pela transgressão de faltar em dar as ‘coisas sagradas do Senhor’ (5.15)
isto é. nos dízimos, nas ofertas, nas primícias, etc., como pertencendo a Deus,
e exigindo a entrega ao sacerdote ou o resgate: outra, pela transgressão
‘contra os mandamentos do Senhor’ (5.17).
Já que as mesmas palavras se encontram várias vezes
no cap. 4 (vs. 2, 13, 22 e 27), não há dúvida que o pecado em causa exigia uma
restituição".
2. Particularidades deste tipo de
oferta:
a) O produto do roubo ou
defraudação deveria ser compensado, antes mesmo do oferecimento de qualquer
oferta a Deus, Lv
6.4,
b) Se o prejuízo fosse ocasionado
por um juramento falso, além da restituição inteira do prejuízo, deveria ser acrescentada a
"quinta parte", que seria entregue àquele que sofreu o prejuízo, no
dia do oferecimento da oferta, Lv 6.5.
c) A oferta exigia um carneiro
"sem defeito", apresentado ao sacerdote que faria a expiação, Lv 6.6-7.
IV. SIMBOLISMOS
a) Um tipo de pecado dentre os
pecados de transgressão, era o juízo temerário, um tipo de pecado que atinge o
nosso semelhante, o próximo. Temos aqui em pauta o pecado da língua, um dos piores pecados.
Certamente, o mau uso da língua pode destruir uma vida! Harrison faz a seguinte
observação:
"O cristão é relembrado que a língua é
um instrumento poderoso (Tg 3.5-6), e é especificamente advertido no Sermão da
Montanha contra o fazer juramentos (Mt 5.34-36) e nas repreensões de Cristo
dirigidas aos escribas e fariseus (Mt 23.16-22). Os servos do Senhor devem ser
completamente fidedignos e confiáveis como testemunhas dEle"
b) Devemos lembrar aqui também
daqueles pecados que fazemos diretamente contra Deus: a defraudação nas ofertas, nos
dízimos, a entrega dos primogênitos, das primícias, etc.
Se defraudar o homem é pecado,
muito mais o será quando defraudamos a Deus, retendo o que é dEle. Muitos filhos de Deus não são
abençoados no mundo porque "seguram", para não dizer
"roubam" o que pertence ao Senhor. Basta lembrarmos que Malaquias
chama a retenção do dízimo de roubo, Ml 3.8,
"Não estamos, é certo, sujeitos às faltas a
que estava sujeito o crente judaico, não satisfazendo às exigências da entrega
dos primogênitos, das primícias, da assistência a certas festividades etc., e
por isso não estaremos expostos a tantas falhas, mas, assim mesmo, há umas
tantas coisas que sabemos serem exigidas e que devemos praticar, e, se as não
praticamos, incorremos nas penalidades impostas aos hebreus.
Digamos que o crente não foi à igreja, ainda que
nada o impedia disso; ficou preguiçosamente em casa. Transgrediu, roubando o
culto do Senhor. Deveria, neste caso, avaliar, se pudesse, o dano cometido, as
despesas que teria feito e não fez com o transporte e coletas e pagar tudo isto
com um quinto de multa.
Seria isto mesmo que Deus exigiria? O autor não
dogmatiza, mas não teme afirmar que, se transgredimos os preceitos da vida
cristã, seja em não cumprirmos nossos deveres, seja em não pagarmos nossos
dízimos, devíamos fazer restituição e pagar a multa. Os governos exigem pesadas
multas dos contribuintes que não pagam dentro do prazo legal; será que Deus nos
trata de modo diferente?
V. O SACRIFÍCIO DA PAZ, OU OFERTA PACÍFICA = LV 3.1-17. 7.11-34
V. DESCRIÇÃO
1. A oferta pacífica, ou
sacrifício da paz deveria acontecer de forma voluntária, quando o ofertante fosse movido
pelo desejo de agradecer a Deus por algum motivo especial. Um animal macho ou
fêmea deveria ser oferecido, mas sem qualquer mancha. Esta oferta era também
chamada de "oferta da comunhão", já que inspirava por parte do ofertante
um relacionamento de comunhão com o Senhor.
"O sangue da Oferta Pacífica era espargido
sobre o Altar de Holocausto, a gordura e as partes internas eram removidas e o
restante era assado. A gordura e as partes internas eram queimadas; para
satisfazer a Deus como cheiro suave. Por Deus havido mostrado claramente o que
lhe agradava, a pessoa que oferecia tal oferta estava fazendo exatamente aquilo
que agradava a Deus, e desta maneira tendo comunhão com Ele.
Havia também a ocasião em que a carne da oferta era
para o sacerdote e o oferente consumir, comerem juntos, com bolos ázimos
amassados com azeite, coscorões ázimos amassados com azeite de flor de farinha,
similar a Oferta de Alimentos.
A Oferta Pacífica era uma indicação de um bom,
saudável e amoroso relacionamento entre o oferente e Deus, e entre o oferente e
o sacerdote. Havia paz com Deus e paz entre as pessoas em geral".
2. Como nas outras ofertas temos
também algumas particularidades em relação às Ofertas Pacíficas:
a) Dentre as outras ofertas, a
Oferta Pacífica era a que expressava uma grande alegria e júbilo por parte do
ofertante, já que
ela era oferecida por aqueles que se julgavam estar em comunhão e paz com o
Senhor. A oferta se constituía, então, numa forma de gratidão a Deus.
b) Outro detalhe importante é que
esta oferta era aquela que era observada em último lugar, o que nos impulsiona a dizer que
a paz certamente nos vem quando, como filhos de Deus, praticamos a obediência
incondicional ao Senhor e procuramos andar em seus princípios.
c) Esta oferta poderia ser
oferecida publicamente ou privativamente. Um exemplo de Oferta Pacífica pública está
relacionado aos dois cordeiros que eram oferecidos por ocasião da Festa de
Pentecoste, a qual era considerada "santíssima". Normalmente estas
ofertas públicas ocorriam durante grandes manifestações nacionais, ou
solenidades coletivas, onde havia muita alegria e regozijo.
d) As ofertas privadas vinham de:
- ações de graças, como reconhecimento do alcance
de misericórdias, Lv 7.12, "Se fizer por ação de graças, com a
oferta de ação de graças trará bolos asmos amassados com azeite, obreias
asmas untadas com azeite e bolos de flor de farinha bem amassados com
azeite".
- provenientes de votos, Lv 7.16, "E,
se o sacrifício da sua oferta for voto ou oferta voluntária, no dia em
que oferecer o seu sacrifício, se comerá; e o que dele ficar também se comerá
no dia seguinte".
- Através de ofertas voluntárias, Lv 7.16,
"E, se o sacrifício da sua oferta for voto ou oferta voluntária, no
dia em que oferecer o seu sacrifício, se comerá; e o que dele ficar também se
comerá no dia seguinte".
e) As Ofertas Pacíficas
normalmente eram acompanhadas com uma libação e uma oferta de cereais, onde eram oferecidos um bolo
feito de cereais ralados e de farinha de trigo misturada com azeite, além de
bolos asmos, que eram preparados de três formas diferentes, com azeite, Lv
7.11-14,
f) Era exigido do ofertante que
colocasse suas mãos sobre o sacrifício, através de uma confissão de pecados e
ainda que fizesse ação de graças a Deus. Após o animal ser abatido pelo próprio ofertante,
o seu sangue era aspergido sobre o altar através do sacerdote; as entranhas e
as gorduras eram queimadas ao Senhor. Esta oferta culminava numa festa
grandiosa e jubilosa, onde a carne do animal, juntamente com os bolos asmos era
comida pelos participantes.
g) Outro detalhe significativo
desta oferta é que o ofertante, juntamente com seus amigos, os sacerdotes
reuniam-se num relacionamento de feliz comunhão com o Senhor, no átrio do
tabernáculo, Dt
12.17-18.
Essa refeição denotava a comunhão entre os
adoradores e Deus. E também simbolizava e prometia amizade e paz com Deus.
V. SIMBOLISMOS
a) Como o próprio nome nos diz, a
Oferta Pacífica, tem a
ver com "comunhão e paz", que somente pode vir através de um íntimo
relacionamento entre Deus e o ofertante. Através desta oferta, a comunhão entre
Deus e o pecador se tornava realidade.
Nenhum homem poderia chegar ao Altar para oferecer
a Oferta Pacífica, sem antes haver passado pela Oferta da Expiação, ou seja,
não poderia haver qualquer comunhão do pecador com Deus, sem que antes, uma
vítima substitutiva pelo pecado fosse oferecida.
Cumprindo esta exigência, o ofertante podia chegar
para oferecer a Oferta Pacífica, e gozar da paz oferecida pelo Senhor. Porém, a
paz com Deus nos dias do Velho Pacto não era absoluta, uma vez que havia
necessidade de se fazer constantes oferendas. Já, na Nova Aliança, a paz é
permanente e foi conquistada através do Senhor Jesus em nosso favor, Rm 5.1.
"Cristo ofereceu por nós o
sacrifício de paz. Ele não
nos salvou para ainda nos deixar no mesmo estado de ansiedade e dúvida ou
guerra com Deus. Certa vez Jesus disse que o Reino de Deus estava dentro de
nós, e o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas paz... Se há coisa que um
cristão deve gozar como resultado de sua salvação, é paz, e paz com Deus.
Não há dúvida de que ele terá muitas aflições, como
Jesus mesmo adverte, mas Ele também diz que venceu o mundo, e é certo que nos
conforta, para que vençamos também nossas lutas. A paz é o principal patrimônio
do crente em Jesus. De tudo ele poderá ter pouco. Poderá ter pouco talento para
umas tantas coisas; poderá ter pouco conhecimento das coisas desta vida; poderá
ter pouco de tudo que há em todo sentido, mas poderá ser enriquecido de paz.
É a única coisa em que todos podemos ser iguais e
viver por igual nesta vida — na paz conosco mesmos e com Deus. "Não se
turbe o vosso coração...". Se temos sido resgatados da maldição do pecado,
tenhamos paz com Deus e paz dentro de nós. Certo que corvejam sobre esta nossa
riqueza espiritual milhares de corvos. Sobre ela piam todas as corujas.
Todavia, urge que não deixemos arrebatar tão preciosa dádiva. Conservemos a paz.
b) Outro simbolismo envolvida na
Oferta pacífica é o fato de que podemos erguer nossa voz para dar ações de
graças a Deus. Devemos
ter em mente que inúmeros dos sacrifícios que compunham as Ofertas Pacíficas,
eram sacrifícios que deveriam expressar por parte do ofertante uma gratidão ao
Senhor, Lv 7.12.
Como filhos de Deus, temos muitos motivos para
agradecê-lo! Falando aos crentes de Corinto Paulo não somente reconhece que
devemos dar "graças a Deus", mas que esta prática seja também
abundante, 2Co 4.15,
Falando ainda aos efésios, afirma que devemos dar
graças continuamente, Ef 5.20,
c) Outro ponto importante de
simbolismo está em que a gratidão a Deus, sempre vem acompanhada com a alegria. Sabemos que a alegria é outro
fator que deve ocupar a vida do filho de Deus. Não se pode admitir crente
carrancudo, emburrado, mal humorado, pavio curto, etc.,
Em nós deve brilhar a alegria da salvação! Quando
Davi pecou, uma das coisas que ele lamenta ter perdido, foi o gozo da salvação.
Porém, Davi não deixou de reivindicar esta bênção, quando implorava pelo perdão
e restauração de seu pecado, Sl 51.12,
Como é bom servir a Deus e viver na alegria da
Palavra. Segundo Mesquita:
"Já se disse que a vida do cristão é de festa.
O que existe destoante deste postulado deve ser levado à conta de notas
desafinadas na sinfonia humana. Devemos viver em festa espiritual, e assim
vivem os que vivem verdadeiramente em Cristo. Há muitos cristãos tristes e
chorosos, como há muitos queixosos e descontentes, mas simplesmente porque não vivem
a verdadeira vida cristã.
Pelo menos três vezes no ano deviam os crentes
judeus comparecer a Jerusalém, a sede do culto, para oferecerem seus
sacrifícios e fazerem festa. A nação não podia deixar-se matar de desânimo. Nós
não podemos comparecer três vezes ao centro de nosso culto, porque comparecemos
todos os dias e todos os momentos, pois que já chegou o dia quando nem em
Jerusalém nem em Samaria se adora a Jeová, mas em qualquer parte da terra.
Portanto, desta comunhão deve resultar maior alegria.
Mesmo as melhores partes do culto de domingo são
estragadas pelo espírito de amargura e angústia. Quantos crentes deixam a casa
do Senhor em pior condição do que quando lá entraram! Há coisas que não estão
sendo feitas como desejamos? Lembremo-nos de que tampouco as faríamos a
contento de todos.
O pregador não pregou como gostaríamos?
Lembremo-nos de que não pregaríamos melhor do que ele. Há um mundo de coisas
defeituosas e que não correm a nosso jeito, mas também nós somos um amontoado
de defeitos e imperfeições e, todavia, nosso Pai nos aceita. Só há uma coisa
que deve entristecer-nos: se andamos em pecado. Nenhuma outra coisa deve
levar-nos a deixar de dar graças ao Senhor e vivermos alegres".(17)
Por Ev. Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério - Em
Dourados – MS
BIBLIOGRAFIA:
BARROW, Martyn. Artigo "O Altar
dos Holocaustos". http://www.domini.org/tabern. martyn@domini.org. Tradução: Pastor Eduardo Alves Cadete (05/01). Revisão: Joy Ellaina
Gardner (02/02). Calvin G. Gardner 03/02.
BÍBLIA ONLINE. Sociedade Bíblica do Brasil. Versão 2.01. 1999.
HARRISON, R. K., Ph. D., D. D., "Levítico, Introdução
e Comentário". Editora Mundo Cristão. São Paulo-sp, 1989.
LEA, LARRY. "Supremo Chamado", Editora Abba Press.
São Paulo.
SHEED, Russel, PhD. O Novo Comentário da Bíblia. Edições
Vida Nova. São Paulo. Vol. I, págs. 157-163.
MESQUITA, Antônio Neves de. Estudo do Livro de Levítico.
Juerp (Junta de Educação Religiosa e Publicações da Convenção Batista
Brasileira). Rio de Janeiro-RJ. 1971.