14 de outubro de 2021

A CONVERSÃO DE SAULO DE TARSO

 

A CONVERSÃO DE SAULO DE TARSO

 

Texto Áureo:

 

3.  E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4.  E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Atos 9.3,4

Muitos consideram que a conversão de Paulo foi a mais marcante da história devido a sua intensa pregação aos gentios (isto é, não judeus) . Talvez nenhum fato seja mais marcante na história da “Igreja” depois do Pentecostes. Nenhum homem exerceu tanta influência no cristianismo. Lucas ficou tão impressionado com a importância da conversão de Paulo, que a relata três vezes em Atos (capítulos 9.1-19; 22.5-16; 26.9- 18, também há um registro de sua conversão em Gálatas 1.12-17). Matthew Henry observa que a conversão de Paulo foi uma das maravilhas da “Igreja”.

 

1 A Conversão de Saulo: Um Ato da Graça de Deus

 

1.  A conversão de Saulo e sua experiência sobrenatural.

2.  A iniciativa de Jesus para transformar a mente de Saulo.

 

A maioria dos historiadores acredita que Paulo se converteu em cerca de 35 d.C. O encontro com Jesus causou uma mudança radical na vida de Paulo.Todas as suas convicções tiveram de ser repensadas, de perseguidor tornou-se seguidor, descobriu que Jesus estava vivo, e que ser cristão não é uma questão de doutrina, mas de ter um relacionamento pessoal contínuo com ele. Talvez a descrição mais clara do

 

pensamento de Paulo e sua perseguição aos cristãos feita por ele mesmo (Paulo) seja a encontrada em Atos 26.9-11:

9.  Bem tinha eu imaginado que contra o nome de Jesus, o Nazareno, devia eu praticar muitos atos,

10.  o que também fiz em Jerusalém. E, havendo recebido poder dos principais dos sacerdotes, encerrei muitos dos santos nas prisões; e, quando os matavam, eu dava o meu voto contra eles.

11.  E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, os obriguei a blasfemar. E, enfurecido demasiadamente contra eles, até nas cidades estranhas os persegui.

Atos 26.9-11

 

Mas a vida de Paulo mudou para sempre após seu encontro com Jesus;

3.  E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente (O Senhor não é mesmo assim? Nenhum aviso prévio. Nenhuma frase celestial escrita nos céus com a advertência: “Cuidado com o dia de amanhã, Saulo, Deus vai pegar você”. Deus permaneceu silencioso e reservado, enquanto Saulo prosseguia com seu plano assassino de invadir Damasco. Ele certamente discutiu os detalhes com seus companheiros. Deus não o interrompeu até que… na hora em que o impacto seria maior, Deus interferiu. Sem qualquer aviso, o curso da vida de Saulo mudou dramaticamente, e isso continua acontecendo ainda hoje. Sem qualquer aviso, a vida voltas súbitas. De repente, Deus entra em cena e chama a sua atenção.) o cercou um resplendor de luz do céu (Cerca de 1 ano se passara desde Atos 8.3, que diz: E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão.O Senhor não permitiu que o plano homicida simplesmente se desenrolasse. Quando Saulo (lembre- se que Paulo tinha 2 nomes, veja Atos 13.9) estava prestes a entrar em Damasco, uma luz do céu brilhou ao seu redor. Saulo não conseguiu suportar o resplendor e caiu por terra, prostrado ou em posição de adoração).

4.  E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? (Saulo era um perseguidor ferrenho da “Igreja”, a pergunta de Jesus para Paulo, “Saulo, Saulo, por que me persegues?” , é uma prova de, o quanto Cristo se identifica com o sofrimento de sua “Igreja”).

Atos 9.3,4

 

Aresposta que Paulo ouviu logo em seguido o deixou perplexo:

5.  E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues..

Atos 9.5

Em Atos 9.5 Paulo começa a entender o por que os cristãos lutam tanto para propagar o Evangelho de Cristo, ele percebeu que Jesus estava vivo, que Jesus o conhecia e estava atento a todos os seus movimentos. Assim é nos dias atuais, muitos que estão fora da direção de Deus, nem se lembram que Deus existe, que Deus está atento a tudo e a todos.

Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.

Provérbios 15.3

 

3.   A graça salvadora se manifestou a Saulo.

Paulo foi salvo unicamente pela “Graça” de Deus. Não foi por méritos próprios. Paulo usando seu “livre arbítrio” poderia perfeitamente ter rejeitado a Cristo, mas ele (Paulo) escolheu “tornar-se um servo de Cristo”.

Deus manifestou sua graça para com esse homem não porque ele era um eleito para tal e, inevitavelmente, seria salvo. A mesma graça é para todos os que aceitam a oferta salvadora de Cristo Jesus. Posteriormente, Paulo escreveu na carta aos Efésios 2.8, dizendo: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus”.

A Palavra de Deus também diz:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.16

4.  (Deus) quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.

5.  Porque um Deus e um mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,

6.  o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

1 Timóteo 2.4-6

Graça em resumo, pode ser definida da seguinte forma:

1-   Disposição divina para exercer boa vontade para com suas criaturas. (no sentido Deus e o homem).

2-  Amizade ou favor de um alguém poderoso (rico e cheio de recursos) que gera benefícios (no sentido humano).

A primeira vez em que vemos a Graça de Deus para com o ser humano após a queda está em Gênesis 3.8.

E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.

Gênesis 3.8

Isso mesmo, aqui no relato de Gênesis 3.8 é o exato momento em que vemos a graça de Deus para com o ser humano (pela primeira vez após a queda).

Deus sabia exatamente onde Adão e Eva estavam e o que haviam feito, mas Deus amorosamente foi até eles (mesmo eles fugindo, Deus foi atrás amorosamente), a pergunta de Deus (Gênesis 3.9) foi para dar a Adão a oportunidade de confessar o seu erro. Coisa que Adão não fez, antes culpou a sua mulher (vers. 12).

Ao dar a Adão a oportunidade de confessar seu pecado, vemos a graça de Deus pela primeira vez após a queda. A multiforme graça de Deus está presente na vida humana desde a fundação do mundo, Cristo é a personificação da multiforme “Graça” de Deus.

O Apóstolo Paulo foi maior teólogo que já existiu. Suas exposições sobre Deus, Jesus, o Espírito Santo e a Palavra de Deus de um modo geral fazem de Paulo o “teólogo referência” para qualquer estudioso da Palavra de Deus. Paulo foi o que melhor, falou, expôs e explicou sobre a “Graça” de Deus.

 

(Para aprender mais sobre o termo “Graça” e seu extenso significado bíblico solicite gratuitamente o nosso micro-ebook “Graça e o seu Extenso Significado Bíblico” através do número de whatsapp neste PDF).

2- Saulo e a Doutrina Bíblica da Conversão

 

1. A conversão começa no arrependimento.

Concordo com Russel Norman Champlin quando ele diz que; “Arrependimento é uma exigência Espiritual, essa é a principal exigência para que haja perdão de pecados. O arrependimento tem início na conversão, que é o primeiro passo da regeneração”.

Arrependimento é:

1.  Um ato divino que transforma o homem, mas que depende da reação positiva do homem, uma vez inspirado pela (Hebreus 11:1).

2.  É o começo do processo da santificação.

3.  Juntamente com a fé, perfaz (conclui) a conversão.

4 É mandamento de Deus (Atos 17:30) e é conferido por ele (2 Timóteo 2:25).

5.  Foi determinado por Cristo (Apocalipse 2:5,16 e 3.3).

6.  É uma operação do Espírito (Zacarias 12:10).

7.  A bondade de Deus nos leva ao arrependimento (Romanos 2:4).

8.  A tristeza segundo Deus fomenta o arrependimento (2 Coríntios 7:10).

9.  Conduz à vida eterna (Atos 11:18).

10.  É necessário para o perdão dos pecados (Atos 2:38; 3:19 e 8:22)

 

2.  A conversão de Saulo promoveu uma transformação pessoal.

3.  A conversão faz parte da doutrina bíblica da salvação.

Conversão: do latim (Com - “totalmente”) + (Vetere - “virar”), virar), portanto, fazer uma mudança radical, girar completamente. No hebraico temos “shuv”, que significa girar, reverter ou voltar, que é usado em ações físicas, morais e espirituais. No grego temos epistrepho” (que (no grego) é a palavra mais comum para definir conversão), que tem estes mesmos significados e usos.

Enquanto que epistrepho tem o sentido de “reverter”, “mudar de direção”, “dar a volta”, “mudar o caminho”, “mudar a rota”, “conversão”, a palavra (grega) metanóia” tem o sentido de “arrependimento”, “mudança de vontade em relação aos próprios desejos e interesses”.

Antes de epistrepho (“conversão”) acontece metanóia (“arrependimento”).

Paulo passou por uma metanóia (arrependimento) em sua vida interior e isto gerou uma verdadeira epistrepho (mudança de direção, conversão) que foi vista em sua vida exterior.

 

Como bem observou o comentarista Elienai Cabral “A verdadeira conversão é a que nasce da tristeza para com o pecado e o reconhecimento de que o homem precisa dar meia volta para Deus”. A “conversão” é a “porta para o reino de Deus”. Jesus disse;

Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus. Mateus 18.3

Pedro, inspirado pelo Espírito Santo disse;

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor. (Pedro endereçou esse sermão a um povo religioso, não a um povo pagão; a um público que acreditava na lei de Deus e observava atentamente seus rituais sagrados. Porém, a religiosidade deles não era suficiente para salvá-los. Era preciso que se arrependessem e se convertessem.

Quantos “religiosos” em nosso meio?

Quantas pessoas há em nosso meio que vão aos cultos uma ou duas vezes por semana, dão dízimos e ofertas, ajudam em algum departamento da “Igreja”, mas não passaram por uma epistrepho (mudança, conversão) que é resultado de uma metanóia (arrependimento que muda o interior)? (Pense nisso).

Atos 3.19

 

 

3 As Três Faculdades Interiores Transformadas na Conversão

1.  Faculdade intelectual.

2.  Faculdade das emoções.

3.  Faculdade da vontade.

 

 

Charles Haddon Spurgeon disse que; “É mais fácil convencer um leão a ser vegetariano do que converter alguém sem a ajuda do Espírito Santo”.

Certamente Spurgeon estava certo. Através da pregação ou exposição (ensino da Palavra de Deus) o Espírito Santo age na faculdade intelectual do indivíduo (permite ao ser humano raciocinar sobre sua condição miserável sem Deus).

A partir daí as emoções do indivíduo são afetadas (positivamente), o indivíduo lamenta-se de todo o mau que cometeu e se entristece por isso, sobre sua condição e a condição do “mundo afastado de Deus”.

Aí então o indivíduo pode exercer sua vontade para decidir “servir a Deus” ou “rejeitá-lo” através do “livre arbítrio”.

Perceba que a “batalha espiritual” sempre começa na mente do ser humano.

uma “guerra constante” em sua mente. A decisão entre o certo e o errado, entre a vontade de Deus e a vontade de satanás está sempre diante de nós.

Mas, nós temos o “livre arbítrio” para decidir a quem vamos ouvir, a quem vamos entregar o controle de nossas vidas. (Pense nisso).

Conclusão

A conversão é uma obra divina que o homem responde com arrependimento e fé. Ninguém se converterá a Deus contra a própria vontade. O ser humano decide se responderá ou não ao chamado de Deus;

(Deus) quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.1 Timóteo 2.4

 

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.Atos 3.19

 

Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas,...Deuteronômio 30.19

 

Fontes:

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Bíblia de Estudo Arqueológica,

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

de Estudo Holman,

Bíblia de Estudo MacArthur,

A Bíblia Interpretada Versículo por Versículo Russel Norman Champlin,

Comentário Devocional da Bíblia – Lawrence O. Richards,

Revista Cristão Aterta 4º Trimestre de 2021,

Comentário Bíblico Matthew Henry,

Comentário Bíblico Africano,

Comentário Expositivo Hagnos,

Dicionário Bíblico Champlin,

Variantes Textuais do Novo Testamento – Roger L. Omanson, Exposições do Pastor Paulo Junior,                                         Apontamentos teológicos professor José Junior