16 de fevereiro de 2022

A LEI E OS EVANGELHOS REVELAM JESUS

 

A LEI E OS EVANGELHOS REVELAM JESUS

Texto Áureo:

 

Ouve ( do hebraico “Shemá”) , Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR.

Deuteronômio 6.4

Peter Campbell Craigie (estudioso britânico das Sagradas Escrituras) diz que; “O contexto desse versículo indica sua fonte como revelação direta provinda diretamente de Deus (Deuteronômio 6.1). (Este versículo) expressa não apenas a singularidade, mas também a unidade de Deus. Sendo um Deus (ou o “Único”), quando ele falava, não havia outro deus que o contradissesse; quando prometia, não havia outro que revogasse a promessa; quando advertia, não havia outro em quem achar refúgio. Ele não era apenas o primeiro entre os deuses, como Baal no panteão cananita, Amon- Rá no Egito ou Marduk na Babilônia; ele era o um e único Deus, e, como tal, onipotente. Foi esse Deus único, Todo-poderoso, que impôs a Israel a obrigação de amá-lo, revelando, assim, mais um aspecto do seu caráter”.

John A. Thompson (PhD em teologia) diz que; “Israel é convidado a responder a Javé com a mesma plenitude de amor demonstrada por Javé em favor de Seu povo.

Mesmo que alguém em Israel admitisse a existência de outros deuses, a afirmação de que somente Javé era Soberano (isto é, o único Senhor) e único objeto da obediência de Israel fazia soar o toque fúnebre para quaisquer posições inferiores ao monoteísmo (culto e adoração a um único Deus)”.

Karla Damasceno (professora de hebraico) diz que; “Deuteronômio 6.4-9, é conhecida como “SHEMÁ Israel”, é uma oração milenar que se ora em Israel desde que foi determinada esta oração em Deuteronômio 6.4-9. - Grifo pessoal.

 

1 – O Pentateuco: A Lei de Deus

 

1.  Os cinco livros da Lei.

Lamartine Posella (pastor, teólogo, escritor e conferencista) observa que; Na Bíblia Hebraica os cinco primeiros livros do Velho Testamento são chamados de “Torá”. Já o nome “Pentateuco” é de origem grega, também usado( na Bíblia grega) para se referir aos cinco primeiros livros do Velho Testamento. Ou seja, “Pentateuco” é o nome grego para “Torá”

Na Bíblia Sagrada os cinco primeiros livros são popularmente mencionados como Lei (“Então, disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinares”. Êxodo 24.12;

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir” Mateus 5.17).

 

Veja também, Josué 8.31,32; Neemias 8.8; 10.29; Lucas 2.22,23; Atos 13.39;

Romanos 7;22.

 

2.  A grandeza da Lei.

A Torá (do hebraico ּתוָֹרה) significa instrução, apontamento, lei. Além de nortear o seu relacionamento com Deus (vida espiritual), ela revela informações detalhadas

que, quando seguidas pelos israelitas, contribuiam para:

a)  melhorar sua saúde física e psicológica;

b)  construir uma relação familiar mais sólida;

c)   estruturar sua condição material e financeira;

d)  terem uma longa vida.

 

A Lei tinha 3 aspéctos: Morais, Cerimoniais e civís.

O aspécto Moral da “Lei” possui validade para todos os povos.

 

A Lei que Deus entregou à nação de Israel continha preceitos morais para uma vida santa e piedosa em relação a Deus e ao próximo. Tais preceitos estão sintetizados no Decálogo, os Dez Mandamentos proferidos pelo Senhor no Sinai (Êxodo 20.1-17) que também foram escritos em duas tábuas de pedra (Êxodo 31.18; 34.28). Na Lei, o Decálogo, ou os Dez Mandamentos, apresenta as orientações básicas para o modo de viver dos israelitas (Êxodo 20.1-17) Esses princípios também são aplicados nos Evangelhos (Marcos 10.19) exceto a guarda do sábado.

Como eu sei que não devo guardar o sábado?

R: NO NOVO CONCERTO, SOB O QUAL ESTAMOS, NÃO EXISTE MANDAMENTO PARA GUARDAR O SÁBADO, EMBORA ENCONTREMOS TODOS OS OUTROS DO DECÁLOGO.

Mandamento: Êxodo 20:2,3 - I Coríntios 8:4-6; Atos 17:23-31;

Mandamento: Êxodo 20:5,6 - I João 5:21;

Mandamento: Êxodo 20:7 - Tiago 5:12;

4º Mandamento: Êxodo 20:8-11 -

5º Mandamento: Êxodo 20:12 - Efésios 6:1-3;

Mandamento: Êxodo 20:13 - Romanos 13.9

7º Mandamento: Êxodo 20:14 - I Coríntios 6:9,10;

Mandamento: Êxodo 20:15 - Efésios 4:28;

Mandamento: Êxodo 20:16 - Colossenses 3:9; Tiago 4:11;

10º Mandamento: Êxodo 20:17 - Efésios 5:3.

3.  A Lei e a cristã.

A lei mosaica funcionava como um “aio” (tutor) temporário até que Cristo viesse (Gálatas 3.22-26). Assim, ao se entregar em sacrifício como o cordeiro imaculado e incontaminado (1 Pedro 1.19) Jesus deu a Lei por concluída, pois era a sombra dos bens futuros (Hebreus 10.1). No Novo Concerto (Aliança por meio do sangue de Jesus na cruz), os salvos em Cristo não estão mais debaixo da Lei assim como estava o povo de Israel, tendo em vista que, mudando se o sacerdócio, necessariamente se faz também a mudança da Lei (Hebreus7.12).

 

Lembre-se de que a “Lei” (de certa forma) ainda tem valor para os cristãos, pois ainda se encontra em vigor os preceitos morais da “Lei”:

Pois quê? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum!

Romanos 6.15

 

2 Os Evangelhos: A Mensagem de Cristo

 

 

1.  O conceito de “Evangelho”.

A primeira vez que a palavra “Evangelho aparece na Bíblia é em Mateus 4.23.

A palavra “Evangelho” vem da palavra grega “Euanggelion”, que significa Boas Noticias”. No original a palavra “Euanggelion” tem a conotação (isto é, sugere) de “Vitória e Liberdade”.

Claudionor de Andrade (Consultor Teológico da CPAD, teólogo, conferencista, Comentarista das Revistas Lições Bíblicas da CPAD) observa que a palavra “Euanggelion” formada por dois vocábulos gregos, “eu” (bom) e “aggélion” (anúncio) é uma expressão antiquíssima da língua grega. O poeta grego Homero ( considerado o maior e mais antigo dos poetas gregos) utilizou esta palavra no século oitavo a.C., os tradutores da Septuaginta também utilizaram esta palavra, contudo a palavra “Euanggelion” só veio a adquirir o significado “cristão” (ou seja, de “Boas Novas, ou Boas Notícias”, tal como entendemos) após a vinda de Cristo.

 

2.  A mensagem do reino de Deus


Etimologicamente, a palavra Reino (do grego “basileia”) significa domínio ou governo. Em sentido amplo, portanto, o Reino de Deus pode ser definido como o domínio eterno (Salmo 45.6) do Criador em todas as épocas (Salmo 10.16) e sobre a totalidade da criação, intervindo e predominando na história humana através de seus atributos supremos. Além desse aspecto abrangente, o Senhor Jesus Cristo referiu se ao Reino de Deus de maneira bem mais específica, enfatizando tanto o seu aspecto presente quanto futuro.

Aspécto presente: Jesus realçou em seu ministério a chegada do Reino (Mateus 4.17;12.28) dando a entender que Ele próprio estava realizando a sua implantação aqui na terra entre os homens (Marcos 1.15; Lucas18.16,17). Este é o Reino inaugurado. Não se trata, contudo, de um reinado institucional ou político, e, sim, espiritual, pelo qual Deus passa a atuar eficazmente no coração daqueles que se tornam súditos desse Reino, submetendo se consequentemente à vontade do Altíssimo (1 Coríntios 4.20).

Aspécto futuro: Refere se ao aspecto escatológico do Reino consumado.

"A manifestação futura da glória de Deus e do seu poder e reino ocorrerá quando Jesus voltar para julgar o mundo (Mateus 24.30; Lucas 21.27; Apocalipse 19.11-20; 20.1-6).

 

3.  A mensagem da salvação.

Vale ressaltar que existe um Evangelho ( o termo “Evangelhos” tornou-se popular para fazer referência aos escritos de Mateus, Marcos, Lucas e João) mas estes escritores sagrados não escreveram cada um sobre um Evangelho diferente, eles escreveram sobre um mesmo Evangelho, o Evangelho de Jesus Cristo (Marcos 1.1; Romanos 1.17; 2 Coríntios 4.3,5; Gálatas 1.11,12; Efésios 1.13,14; 1 Tessalonicenses 1.4,5). Jesus e seus apóstolos pregaram um Evangelho.

Paulo disse aos irmãos da Galácia que (embora exista muitos falsos evangelhos, como vemos nos dias atuais) existe “UM EVANGELHO VERDADEIRO” ;

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1.8

O Evangelho traz uma mensagem de Salvação a todos os seres humanos, no Evangelho é dito aos seres humanos a condição em que estão (a condição de que estão afastados de Deus) e o que e como fazer para ser salvos (o evangelho mostra que é preciso conhecer e aceitar a Cristo como o Senhor e Salvador).

 

3 Uma Mensagem Transformadora

 

1.  A transformação do caráter.

2.  A restauração da família.

3.  A regeneração da sociedade.

A mensagem do Evangelho de Cristo produz uma substancial mudança no caráter daquele que recebe a Cristo.

O Evangelho transforma as nossas vidas, as nossas famílias, as nossas casas, a nossa sociedade. Ele tem o fator transformador e renovador que as pessoas tanto necessitam. Se olharmos para a história, o veremos (e ainda vemos) que o Evangelho transformou homens e mulheres ao longo desses mais de dois mil anos. No meio de nós, nos dias de hoje, encontramos pessoas que são para nós testemunhas vivas de que o Evangelho faz milagres em nossas vidas. Aqueles que tiveram suas vidas mudadas pelo poder do Evangelho testemunham isso para o mundo.

Porém, se não nos convertemos, se apenas observamos o Evangelho, se apenas o achamos bonito e maravilhoso, isso não é suficiente para nos converter e transformar. Há muitas pessoas dentro das ‘igrejas” que apenas acham a mensagem do Evangelho bonita, mas não estão dispostas a se “deixar mudar pelo poder do evangelho” (pense nisso).

 

Abraão de Almeida (teólogo, pastor e escritor) diz que; Analisando a situação mundial à luz da Bíblia, percebe-se que os ensinos desta, se adotados pelas nações, resolveriam os seus principais problemas. Eis alguns exemplos:

Provérbios 22.6 — ordena aos pais que instruam os filhos no caminho reto. Romanos 13.6,7 ensina aos industriais e comerciantes a pagarem devidamente as taxas impostas pela lei.

1 Timóteo 6.1 ordena que os empregados trabalhem honestamente.

 

Romanos 13.1-5 ordena ao povo em geral que ore pelos governantes e obedeça às autoridades.

1 Timóteo 2.1-3 — ensina que todos devemos colaborar com o Governo, orando por ele, para que Deus lhe uma administração sábia e segura. Tanto este texto como o de Romanos 13.1-5 partem do princípio de que as autoridades, como ministros de Deus, devem ser justas, que castigam os maus e louvam os bons.

Estas passagens da Bíblia, se postas em prática, modificariam completamente a situação do mundo, eliminando a corrupção e as injustiças sociais.

Conclusão:

A Lei servia como um “tutor” para o povo de Deus, mas a Lei em si não podia salvar ninguém, mas a Graça de Deus por meio da fé em Jesus Cristo é oferecida a todos os seres humanos (João 1.12).

 

 

Fontes:

 

A Bíblia Interpretada Versículo por Versículo – Russel Norman Champlin,

Bíblia de Estudo Pentecostal, Introdução a Teologia Bíblica – Graeme Goldsworthy,

Revista Cristão Alerta 1º Trimestre de 2022,

Comentário Bíblico Expositivo – Warren W. Wiersbe,

A Torá Com Notas e Ilustrações – Chris Allmeida,

História de Israel e dos povos vizinhos – Herbert Donner,

Dicionário Bíblico Tyndale,

Série Cultura Bíblica ,

201 Respostas para o seu enriquecimento espiritual e cultural – Abraão de Almeida, Apontamentos teológicos professor José Junior.