4 de maio de 2011

DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS


DONS QUE MANIFESTAM A SABEDORIA DE DEUS

TEXTO AUREO
Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja(I Co 14.12).


Introdução

            Nesta lição falaremos sobre os dons que manifestam a sabedoria de Deus. O estudo deste assunto é de singular importância, para compreensão do mover do Espírito Santo na vida da igreja. A epístola paulina escrita aos crentes em Corinto é tão atual como naqueles dias. A palavra de sabedoria, a palavra da ciência e o dom de discernir os espíritos, são ferramentas indispensáveis para crescimento espiritual da igreja. 


 I - Os Dons.

            A lição de hoje aborda um tema de substancial importância para o crescimento da igreja. Conhecer melhor as particularidades dos dons, e sua manifestação na igreja, possibilita que sejam desejados com maior fervor (I Co 12.31).
            O apostolo Paulo, usado pelo Espírito diz, “o Espírito usa a cada um para o que for útil” (I Co 12.7). Lembramos que a igreja em Corinto era composta por pessoas que possuíam isto é alguns crentes, algo sobrenatural da parte de Deus em suas vidas. Neste cenário, próprio de uma igreja iniciante, Paulo ensina que para eles terem uma postura de maturidade, era necessário que procurassem o crescimento espiritual desejável pelo Senhor (Cl 1.10).

            Dentre a lista de dons apresentada por Paulo no capítulo doze de sua carta a igreja em Corinto. Veremos a apresentação de três deles na lição de hoje. Podemos fazer uma pequena divisão dos dons para um melhor entendimento vejamos; 


Dons de revelação                Dons de revelação                Dons de inspiração
a) Palavra de sabedoria           d) Dons de curar                     e) Variedades de línguas
b)Palavra da ciência                c)Operação de maravilhas        f) Interpretação das línguas
c)Discernimento de espíritos    d) Fé                                       g) Profecias


 Segunda a ordem colocada pelo apóstolo, a Palavra de Sabedoria vem em primeiro lugar, seguidas pela palavra da ciência e discernimento de espíritos. 

II A Palavra de Sabedoria.


            A Palavra da Sabedoria, não pode ser confundida com a Palavra do conhecimento, esta última em algumas traduções encontramos como “Palavra da Ciência”. A sabedoria dada ao homem pode levá-lo a um entendimento completo e amplo da vontade divina. Mas, para isso ocorrer é necessário ao homem, que ele esteja voltado apenas para vontade divina (Tg 4.6). 
            Quando o SENHOR Jesus, ensinava o fariseu Nicodemos, verificamos que quanto mais Jesus falava das coisas espirituais mais o nobre fariseu entendia com a sua mente humana (Jo 3.4). Precisou o nosso SENHOR intervir contra o conhecimento humano (Jo 3.9-12). Como poderemos entender o que Deus quer fazer, se as nossas mentes querem entender o que é apenas terrestre? 

            Sabemos que o nosso Deus possui todo o poder e que tudo esta ao alcance (Sl 139.7). A Ele somente pertence toda a glória e poder e sabedoria (Ap 7.12). A mente humana é limitada pela sua falta de compreensão das coisas espirituais (I Co 2.14), precisamos estar cientes que todo a saberia provém do criador de todas as coisas.
            Enquanto a mente do homem pode apenas produzir sabedoria humana, a palavra da sabedoria, operada como um dos dons do Espírito Santo vai além do que é produzido pelo homem. Não é uma habilidade natural, e sim algo sobrenatural da vontade divina, (I Co 12.7). È a intervenção divina para se resolver questões de difíceis soluções. A palavra da sabedoria se faz necessária a todos os crentes, mais é imprescindível aos lideres, que são responsáveis pela obra do SENHOR.

            Na Bíblia sagrada, encontramos Salomão usado por Deus para resolver um caso aparentemente sem solução  (I Rs 3 16-28). Quando interrogado por duas mulheres sobre quem seria a mãe verdadeira de uma criança. O rei optou por usar a sabedoria dada por Deus para resolver aquela questão. Deus iluminou a mente de Salomão, que tomou a decisão correta (vers.28).   

            Como a palavra de sabedoria pode mudar uma situação, acreditamos que uma palavra vinda no momento certo pode transformar uma condenação em salvação. Outro exemplo de sabedoria divina foi aplicado por Jesus. No capítulo oito do evangelho de João, Jesus estava no Monte das Oliveiras, quando  trouxeram uma mulher pega em uma ato de adultério. Como o mestre conhecia o coração daqueles homens, não poderia dar uma resposta que poderia contradizer os seus próprios ensinos, ou ir contra os estatutos da lei. Jesus apela para algo que eles não imaginavam que poderiam os comprometer, as suas próprias consciências. A sabedoria de Jesus em usar a argumentação adequada para aquele momento trouxe salvação para aquela mulher (Jo 8.11). Somente o nosso mestre teve a capacidade de com apenas algumas palavras salvar uma alma.

            A sabedoria humana encontra-se cheia de falhas e possíveis questionamentos, pois diante de Deus a sabedoria deste mundo é loucura (I Co 3.19). Não podemos nos deixar dominar somente pelo estudo de boas literaturas ou simplesmente apoiar o nosso ministério em cima de curso de pós-graduação, mestrados ou doutorados. Precisamos estar mais atentos à voz do Espírito Santo de Deus.


A Palavra da Ciência.        

            A palavra da ciência, também apresentada pelo apóstolo Paulo em sua epístola aos Coríntios, nos relata o agir de Deus no sobrenatural. Aquilo que os olhos não viram e os ouvidos não perceberam, Deus pode revelar. Isso não deixa dúvida que a experiência espiritual do apóstolo marcou aquele período da igreja (II Pd 3.15,16).
            Paulo entendeu que somente pelo Espírito de Santo, é que o homem pode ser capacitado para a obra do SENHOR. Ver aquilo que ninguém pode ver e sentir, isso só pode ser alcançado pela palavra da ciência, pois o coração humano só pode ser desvendado por aquele que esquadrinha os pensamentos ( Sl 44.21).

            A palavra da ciência como já vimos, é direcionada por Deus para revelar aquilo que está oculto no coração do homem. No livro de Atos dos Apóstolos encontramos o apóstolo Pedro usado pelo Espírito Santo de Deus, para intervir em um assunto dentro da igreja. Por motivos de omissão, o casal Ananias e Safira, preferiram esconder da igreja o valor da venda de uma herdade que possuíam. Ao apresentar o dinheiro na igreja, como que querendo receber os méritos pelas suas obras, e nisto ocultando o verdadeiro valor da venda. Ananias naquele momento recebe a sentença de morte, pois pensava em seu coração ocultar algo de Deus ( At 5.4) . Vemos que somente o poder revelador de Deus é capaz de penetrar no coração do homem para trazer a tona os seus verdadeiros intentos. Nestes últimos dias da igreja aqui na terra, precisamos da manifestação gloriosa da presença do Espírito Santo em nosso meio, que os Ananias possam ser desembaraçados e que as Safiras descobertas.
     

O discernimento de espíritos.


            Discernir significar distinguir ou estabelecer diferenças. Muitos são os fatos ocorridos na igreja hodierna, que poderiam ser solucionados rapidamente se os lideres estivessem atentos ao ensino de Paulo (I Co 12.3). Existe toda uma carga de espiritualidade em nossos dias. Uma supervalorização dos “efeitos espirituais”, causados por muitos espíritos, que não provem de Deus.
            E como descobrir isso na igreja, no trabalho, na rua ou num hospital? Somente através do precioso Espírito Santo de Deus encontramos a resposta certa. Na realidade o mundo jaz no maligno ( I Jo 5.19), e não podemos “diabolizar”  tudo que existe. Por outro lado, não podemos aceitar que todas as manifestações procedem de Deus (I Jo 4.1). Um cuidado que o homem de Deus deve tomar, é estar o atento a estas aparições sobrenaturais que podem ocorrer.

            Paulo teve uma experiência quando ministrava em Filipos, uma das primeiras cidades da região da Macedônia (At 16.12). Havia naquela cidade uma moça que tinha um espírito de adivinhação (vers. 16). Observamos que o espírito que estava na vida daquela moça gerava lucros para os seus senhores. E a moça incomodou Paulo por muitos dias “Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo” (vers 17b).  Paulo pelo Espírito Santo de Deus, não hesitou to em expulsar aquele demônio que dominava aquela vida. O apóstolo sabia que aquele espírito que falava na boca daquela moça não era de Deus, mesmo reconhecendo a grandeza de Deus, não provinha de Dele.
            O mundo está contaminado por muitas falsificações, em todo lugar existem os falsificadores. Existem os que falsificam mensagens, outros línguas estranhas, outros curas divinas, outros profecias, e por ai vai. Vivem uma mentira, que para estes se tornam verdades plenas.

            Existe a necessidade de o Espírito Santo, estar mais presente nos nossas vidas. Tomando a direção de decisões importantes da igreja, levando pessoas ao arrependimento. Homens e mulheres cheios da graça e da unção. Somente assim a igreja poderá galgar um padrão de santidade e unidade cristã.

 Conclusão

            Os dons espirituais foram deixados para a igreja, e são ministrados na igreja através da pessoa bendita do Espírito Santo. Somente Ele tem o poder de decidir como, quando e o momento adequado para se manifestar a igreja. Por isso a preocupação de Paulo em normatizar o ensino dos dons. Que o Santo Espírito encontre em cada coração a liberdade necessária para se manifestar a igreja, trazendo a ela crescimento e fortalecimento espiritual.


Elçaboração:- Evang. Juarez Alves
Assembléia de Deus Ministério Belém em Dourados.
Congregação do Parque Nova Dourados.