29 de julho de 2020

ZOROBABEL RECOMEÇA A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO



ZOROBABEL RECOMEÇA A CONSTRUÇÃO DO TEMPLO

Texto Áureo

10. Ao vigésimo quarto dia do mês nono, no segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR pelo ministério do profeta Ageu, dizendo:
18. Ponde, pois, eu vos rogo, desde este dia em diante, desde o vigésimo quarto dia do mês nono, desde o dia em que se fundou o templo do SENHOR, ponde o vosso coração nestas coisas.
Ageu 2.10,18

Esta mensagem de Ageu ao povo foi entregue em dezembro de 520 a.C. O contexto do texto de Ageu 2.10-19 mostra que, por meio de duas perguntas dirigidas aos sacerdotes e das duas respostas recebidas, Deus ensina que o pecado, e não a santidade é difusivo e contagioso (Ageu 2.11-14), o povo precisava entender que, enquanto a casa de Deus continua incompleta e o culto desanimado, tudo é contaminado e imundo, eles estavam espiritualmente afastados de Deus e pareciam não perceber a gravidade disso (Ageu 2.14-17), os versículos 18 e 19 trazem uma grandiosa promessa de benção para ser dada desde este dia. Ou seja, Deus prometeu encorajá-los e fazê-los prosperar assim que começaram a obedecer-lhe, mas precisavam entender que, as atividades do templo não limpariam seus pecados, somente o arrependimento e a obediência poderiam fazê-lo.

Podemos entender e aplicar nas nossas vidas o fato de que, se insistirmos e abrigar pecados e atitudes erradas em nossas vidas, ou mantermos um estreito relacionamento com pessoas que não temem a Deus, seremos contaminados (1 Coríntios 15.33), é somente com a ajuda do Espírito Santo que podemos ter uma vida santificada, e, para isso, precisamos andar em obediência a Palavra de Deus.

1 – Deus Suscita os Profetas Ageu e Zacarias

1. Deus levantou dois profetas. Primeiro veio Ageu (Ageu 1.1) e depois Zacarias (Zacarias 4.1,6).

Observe que, é impossível fazer a obra de Deus, de maneira que agrade a Deus, sem seguir à risca a Palavra de Deus. Todas as pessoas que fazem algo para Deus (seja algo grande ou pequeno), precisam fazer da maneira que Deus quer (e ensina através de sua Palavra).

Deus, através de seus profetas tinha uma palavra para o líder político Zorobabel (Zacarias 4.6,7,9).
Deus tinha uma palavra para o sumo sacerdote Josué (Zacarias 3.4,5).

E Deus tinha uma palavra para o povo (Ageu 1.4,6,8,9).

Podemos entender que, em uma comunidade “cristã” Deus tem uma palavra específica para o pastor, uma palavra específica para obreiros líderes, uma palavra específica para os demais obreiros, uma palavra específica para os músicos, uma palavra específica para o povo, e, enfim, Deus tem uma palavra específica para cada membro de sua “igreja”.

E, para ouvir a palavra específica de Deus pra você, é preciso estar sensível a voz do Espírito Santo, vivendo em obediência a Santa Palavra de Deus.

2. O resultado da mensagem dos profetas.

A mensagem dos profetas deu ao povo ânimo e coragem para recomeçarem a obra de construção do templo de Deus, pois, como alguém disse certa vez:

A Palavra de Deus impulsiona, impressiona, direciona, educa, ensina, fascina, conserva, preserva, santifica, purifica, edifica, qualifica, robustece, enriquece, faz acontecer, envolve, resolve, move, comove, converte, manda, fala, quebranta, levanta, vê, faz ver, prevê, provê, regenera, supera, impera, governa, forma, transforma, reforma, é luz, conduz, introduz, reluz, é viva, é santa, é pura, é sabedoria, é revelação, é riqueza, é alimento, é credencial, sara, cura, perdoa, liberta.

A palavra de Deus é tudo isso, faz tudo isso e muito mais, e todos os servos de Deus ao longo da história provaram e viram que a Palavra de Deus é e faz tudo isso e muito mais.
Após receber a mensagem de Deus por intermédio dos profetas, Zorobabel e o povo se levantaram e recomeçaram a obra da casa de Deus. SUBSÍDIOS

Então, se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesua, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a Casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.
Esdras 5.2

A piedosa liderança destes homens levou a efeito a reconstrução do templo de Deus, porém, é impossível deixar de salientar que o ministério dos profetas Ageu e Zacarias contribuiu em muito para a realização das obras, apesar de inúmeros obstáculos. É impossível realizar a obra de Deus da maneira correta sem a devida observação de sua Palavra.

Em Esdras 5.3 quando os judeus foram perguntados sobre, quem lhes deu ordem para recomeçar a obra, percebemos que o povo estava confiante em Deus e na mensagem dos profetas de Deus, e Deus estava cuidando de tudo (Esdras 5.5) por isso os inimigos não puderam impedir o povo que estava com fé em Deus e em seus profetas.

Perceba que, sempre que houver um progresso espiritual no meio do povo de Deus, sempre se levantarão inimigos, mas, isto nos faz lembrar das palavras de Deus ao profeta Jeremias:

E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.
Jeremias 1.19

3. O impulso espiritual dado pelos profetas continuou dominando os construtores até a conclusão da construção.

14. E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu e de Zacarias, filho de Ido; e edificaram a casa e a aperfeiçoaram conforme o mandado do Deus de Israel, e conforme o mandado de Ciro, e de Dario, e de Artaxerxes (A menção de Artaxerxes aqui é estranha, porque ele reinou cerca de 50 anos após os acontecimentos deste versículo, talvez ele tenha sido mencionado por permitir a Esdras devolver ao templo alguns utensílios sagrados, Esdras 7.1-26, mas abordaremos isto em outro estudo, em momento oportuno), rei da Pérsia.

15. E acabou-se esta casa no dia terceiro do mês de Adar, que era o sexto ano do reinado do rei Dario.
Esdras 6.14,15

Agora que todos os obstáculos haviam sido removidos a restauração do templo foi concluída em cerca de 5 anos, o que pode ser considerado um curto espaço de tempo, quando se leva em consideração o tamanho da construção. O mês de Adar (Esdras 6.15) seria fevereiro/março. Ageu e Zacarias estão associados com os estágios finais da construção do templo. Muitos historiadores acreditam que, é possível que Ageu e Zacarias permaneceram ativos em Jerusalém (talvez mais alguns anos após a reconstrução do templo), outros acreditam que Zorobabel já não estava mais presente ativamente em Jerusalém, talvez fisicamente incapacitado pelas lutas da vida e pela idade. A restauração do templo foi concluída no ano de 516 a.C.

Por causa da sua associação com a reconstrução do templo em Jerusalém, Zorobabel recebeu um lugar de grande honra na tradição judaica.
O segundo templo, embora não fosse tão grandioso quanto o primeiro, levou mais tempo para ser construído. A planta geral do segundo templo era semelhante à do templo de Salomão, mas o Lugar Santíssimo foi deixado vazio, porque a arca da aliança se havia perdido durante o julgo babilônico.

2 – O Ministério Profético, Uma Prova da Manifestação de Deus

1. Manifestações sobrenaturais no Antigo Testamento.

A inúmeras manifestações sobrenaturais de Deus no Antigo testamento, vamos citar 2 manifestações diferentes (das que estão na revista) para expandir o conhecimento dos alunos:

1 - O relato de Davi e Golias (1 Samuel 17.48-51). A batalha entre Davi, que na época tinha entre 14 e 16 anos e media cerca de 1.62 cm e cerca de 60 kg, contra Golias que tinha cerca de 40 anos, cerca de 3 metros de altura e possivelmente mais de 200 kg.

Mesmo diante de tamanha discrepância (desigualdade) Davi venceu o gigante, é certo que Davi venceu devido a manifestação sobrenatural de Deus na vida de Davi.

2 – O relato em que o anjo do Senhor matou 185 mil soldados inimigos em uma única noite e livrou a Israel (2 Reis 19.35), Deus através de uma manifestação sobrenatural livrou o seu povo da derrota certa.

2. Manifestações sobrenaturais no Novo Testamento.

Podemos dizer que as manifestações sobrenaturais no Novo Testamento são ainda mais intensas do que no Velho Testamento por causa da ação do Espírito Santo na vida dos crentes.

Veja alguns exemplos sobre as grandes manifestações sobrenaturais de Deus na vida dos crentes:

Deus, por intermédio do apóstolo Paulo disse a Timóteo:

Despertes o dom de Deus, que existe em ti (2 Timóteo 1.6), esta palavra é para todos aqueles que servem a Deus, se somos servos de Deus não podemos temer diante das lutas e dificuldades da vida.
Deus por intermédio do apóstolo Pedro diz-nos:

3. Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude,

4. pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo,
2 Pedro 1.3,4

Deus, por intermédio dos Espírito Santo nos capacitou com tudo o que precisamos para viver e servir a Deus (isto é apenas um dos muitos exemplos de manifestações sobrenaturais de Deus na vida do seu povo).

Cabe a nós andarmos em obediência a Deus e a sua Palavra sabendo que, não importa o tamanho das dificuldades que se levantem, Deus é conosco, glória ao nome Santo do Senhor.

3 – O Ministério de Profeta a Luz da Bíblia

1. O profeta na dispensação do Antigo Testamento:

O ministério profético do Antigo Testamento ajuda-nos a compreender o Novo Testamento, a missão principal dos profetas do AT era transmitir a mensagem divina através do Espírito Santo, para encorajar o povo de Deus a permanecer fiel, conforme os preceitos da antiga aliança. As vezes eles também prediziam o futuro, conforme o Espírito lhes revelava.

O profeta do Antigo Testamento era alguém que tinham um estreito relacionamento com Deus, e se tornava confidente do Senhor (Amós 3.7).

O profeta via o mundo e o povo sob a perspectiva divina e não segundo o ponto de vista humano. A semelhança de Deus, o profeta amava profundamente o povo, compreendia melhor que qualquer outra pessoa o propósito, vontade e desejos de Deus. O profeta era em geral, um homem solitário e triste (Jeremias 14.17,18; 20.14-18). Mas ao mesmo tempo, o profeta era conhecido como um homem de Deus, não havendo como ignorar seu caráter e mensagem

2. O profeta na dispensação do Novo Testamento.

No NT, assim como no VT a função do profeta é desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus.

A mensagem do profeta atual não deve ser considerada “inquestionável ou infalível”, ela está sujeita a “julgamento da igreja”, de outros profetas e da Palavra de Deus.

Quando a Bíblia diz que a lei e os profetas duraram até João Batista (Lucas 16.16), está dizendo, em outras palavras que, os profetas e a lei apontavam para Cristo, após a vinda de Cristo não era mais necessário a existência de profetas e da Lei para anunciar a Cristo.

Efésios 4.11 mostra que, pela lista feita por Paulo, o profeta está apenas abaixo do apóstolo.

Não há razão para crer que não existam profetas hoje, embora é importante notar que o único mediador entre Deus e os homens a partir do NT é Cristo e não os profetas.

A congregação tem o dever de discernir e julgar o conteúdo da mensagem profética, pra ver se ela é de Deus ou não (1 Coríntios 14.29-33; 1 João 4.1).

Conclusão

Sem dar ouvidos a Palavra de Deus é impossível haver força para suportar as lutas que se levantam. Dar ouvidos a Palavra de Deus torna a vitória possível em qualquer situação.

Fontes

Bíblia de Estudo Pentecostal,
Comentário Bíblico Beacon,
Comentário Bíblico Broadman,
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo Holman,
Bíblia de Estudo Explicada,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Dicionário Bíblico Tyndale,
Dicionário Bíblico Wycliffe,
Comentário Devocional da Bíblia - Lawrence O. Richards -CPAD,
Apontamentos teológicos Professor José Junior