7 de janeiro de 2020

A CRIAÇÃO DE EVA A PRIMEIRA MULHER


A CRIAÇÃO DE EVA A PRIMEIRA MULHER
Texto Áureo:

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
Gênesis 2.23

Verdade Prática

Na criação divina, a mulher é tão importante quanto o homem: ambos se completam e são igualmente importantes ao Reino de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE -  Gênesis 2.18-2

A mulher não é e nunca foi espiritualmente inferior ao homem, aos olhos de várias religiões ao redor do mundo, a mulher é retratada como sendo um ser inferior ao homem, mas as palavras de Adão em Gênesis 2.23 nos mostram que a mulher foi criada para ser uma companheira, ajudadora e um apoio para o homem, quando o homem faz algum mal a mulher, ele está fazendo mal a si próprio.

“É impossível fazer mal a mulher ou ao “próximo” sem prejudicar a si próprio”
As palavras de Adão em Gênesis 2.23 também enfatizam a alegria que Adão sentiu ao se deparar com a sua companheira.

Ver a mulher foi sem dúvida uma experiência surpreendente e divertida para Adão, porquê ela era o par perfeito para ele, era como se Adão tivesse diante de sí um espelho, a mulher em certo sentido, era igual ao homem, mas ao mesmo tempo diferente.

1 – A Mulher no Plano de Deus

A criação da mulher não foi um ato improvisado de Deus para contornar a solidão do homem, a mulher sempre esteve nos planos divinos.
Deus formou o primeiro homem Adão do pó da terra.

E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2.7

Você já se perguntou…

Por que Deus formou o primeiro homem do pó da terra, mas não formou a primeira mulher do pó da terra?

Por que Deus decidiu formar a mulher a partir de uma das costelas de Adão?

Analisemos:

18.E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
19.Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
20.E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21.Então, o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22.E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
Gênesis 2.18-22

Quase todos os povos do antigo Oriente médio desenvolveram suas próprias histórias sobre a criação do homem, algumas baseadas em relatos bíblicos, outras baseadas em paganismo puro e outras eram uma mistura de relatos bíblicos com paganismo.

O relato de Gênesis 2.18-22 é o único relato completo sobre a criação da mulher em todo o antigo Oriente médio.

Deus formou o primeiro homem do pó da terra, mas o deixou só ( sem a mulher) por um certo espaço de tempo, e não podemos calcular de maneira precisa, quanto tempo Adão ficou só, talvez tenham sido meses ou até anos, em Gênesis 2.7 vemos que Deus formou o homem do pó da terra e deu-lhe “vida”, no vers. 8 vemos que Deus plantou um jardim no Éden e pôs ali o homem, o vers. 9 diz que Deus plantou ali árvores que serviriam de alimento para o homem, os vers. 19 e 20 dizem que Deus, depois de ter formado da terra todo animal do campo e toda a ave dos céus, trouxe todos esses animais a Adão para que Adão desse nomes a cada um desses animais.

Esse “trabalho” que Deus deu a Adão certamente não foi concluído por Adão no espaço de um dia, alguns historiadores bíblicos sugerem que os primeiros dias do planeta terra não duravam apenas 12 horas, porquê o sol e a lua ( usados para definir ou calcular as 12 horas do dia e as 12 horas da noite )foram criados apenas no 4º dia da criação ( Gênesis 1.14-19).

 A questão é que, não existe nenhum relato confiável que prove isso, só podemos conjecturar.

 Por isso a hipótese mais provável é a de que, Adão permaneceu sem a mulher por no mínimo alguns meses, ou até alguns anos, mas só podemos presumir isso, não podemos afirmar.

Deus permitiu que Adão permanecesse um “tempo” sem a mulher para lhe mostrar o quanto a mulher é importante para o homem ( e porquê não dizer, vice-versa).

O tempo que Adão passou sozinho serviu para que ele aprendesse sobre as dificuldades que o homem tem sem uma companheira ideial, serviu para que ele aprendesse a valorizar mais ainda a sua “companheira”.

A melhor maneira que o ser humano tem de aprender sobre “algo” é vivenciando as circunstâncias que envolvem esse “algo”. Por isso Deus deixou Adão sozinho por um tempo, para que Adão, por vivenciar a solidão, desse mais valor a companheira que Deus lhe deu.

Deus formou a mulher a partir de uma das costelas de Adão para que ambos soubessem que um completa a existência do outro, humanamente falando.

Adão expressou esse entendimento através de suas próprias palavras em Gênesis 2.23:


E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.
Gênesis 2.23

Se por um lado  a mulher proveio do homem ( da costela de Adão), por outro lado, todo homem ( exceto Adão), provém da mulher.

Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
1 Coríntios 11.12

Deus em sua infinita sabedoria planejou tudo, a primeira mulher surgiu a partir do homem, por assim dizer, mas com exceção de Adão, todo homem surge a partir da mulher ( ou seja, a mulher gera o homem em seu ventre), por assim dizer, para que nem o homem e nem a mulher possam se gloriar.

A mulher estava nos planos de Deus antes de Deus criar o homem, Deus planejou tudo de forma muito sábia.

Note uma coisa muito interessante com relação aos planos e o agir de Deus.

Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Jeremias 29.11

Deus nos diz através do profeta Jeremias que Ele sabe os pensamentos, os planos que tem a respeito do ser humano, ou seja, para nós seres humanos, o nosso futuro está adiante de nós, está na nossa frente, mas para Deus o nosso futuro está as costas de Deus, ou seja, Deus já planejou, já traçou planos para nós, já alinhou tudo, já planejou tudo, Deus já sabe o que vai fazer antes de percebermos uma necessidade.

Deus já tinha um plano para a mulher em sua criação antes mesmo de criar o universo, o planeta, os animais e o homem.

2 - A Criação da Mulher

A criação da mulher foi um ato mais complexo ( isso na visão humana é claro, pois para Deus não houve maior e nem menor dificuldade em criar a mulher), do que a criação do homem, a criação da mulher envolveu o primeiro procedimento cirúrgico da história, Deus fez cair um pesado sono sobre Adão e depois que Adão adormeceu Deus tomou uma de suas costelas e cerrou a carne em seu lugar ( Gênesis 2.21,22) e depois Deus formou a mulher e trouxe a Adão.

No decorrer da humanidade notamos que homem e mulher são a companhia ideal, um do outro, é claro que a companhia dos amigos, dos filhos, dos pais e etc., são muito benéficas ( salutares), ao ser humano, mas a companhia do casal um para com o outro é a companhia mais ideal para o ser humano. Pois a companhia existente no casamento determinará se ambos caminharão e se aproximarão mais de Deus ou não. Um homem que anda com Deus será sempre um esposo excelente para sua mulher, e a mulher que anda com Deus será sempre uma esposa excelente para seu homem.

Notamos em Gênesis 1.26 que o homem recebeu de Deus dominio sobre todas as criaturas, mas mesmo tendo dominio sobre todas as criaturas, o homem não era totalmente “realizado”, não era totalmente feliz, pois faltava-lhe uma companheira, uma ajudadora, conselheira e amiga.

O homem por mais bem sucedido que seja na vida, não será totalmente feliz e realizado se não tiver uma “Eva” em sua vida, se não tiver uma companheira ideal.
Na vida é preciso ter prudência e oração para escolher a companheira ideal.

Por que Deus formou a mulher da costela de Adão, e não do braço, do pé ou de qualquer outra parte do corpo do homem?

Não há uma resposta precisa para esta pergunta, mas podemos considerar algo interessante.

 Na visão dos primeiros povos do mundo, as costelas eram a parte do corpo mais próxima do coração, o coração para os primeiros povos do mundo era a parte do corpo onde se “ raciocinava, lembrava  e guardava os afetos”, ou seja, as pessoas mais importantes da sua “vida”. Como vimos na lição 1, a Bíblia, em especial o pentateuco foi escrito em uma linguagem que facilitava a compreenção dos primeiros povos do mundo.

No texto hebraico a palavra “formou” que aparece em Gênesis 2.22  significa “construir”.
Portanto, seguindo o entendimento que o texto hebraico transmite, Deus não formou a mulher assim como formou o homem, Deus, na verdade construiu a mulher a partir de uma parte do homem.

Existem tradições hebraicas, pergaminhos babilônicos e trechos de livros apócrifos ( nada confiáveis) que dizem que Eva não foi a primeira mulher que Deus criou, estes relatos históricos ( nada confiáveis) dizem que antes de Eva, existiu uma outra mulher chamada Lilith.

( Não vou me aprofundar falando sobre isso porquê como eu disse, esses relatos históricos não são nada confiáveis, vou apenas dar uma breve explicação sobre isto porquê infelizmente muitos se deixam levar por informações desencontradas na internet e ocupam suas mentes com histórias pascácias).

Esta história de “Lilith” ganhou adeptos porquê tal história é baseada no seguinte:

Em Gênesis 1.27 diz que Deus criou macho e fêmea ( homem e mulher), a partir do capítulo 2 Adão é mencionado nos versículos 7, 8, 15, 16, 19, 20 e 21 e a mulher só é mencionada no versículo 22.

Aí então os “teólogos de satanás” ou “teólogos atoas” por sim dizer, chegaram a brilhante conclusão ( pra não dizer tola conclusão), de que houve antes de Eva uma outra mulher que “desagradou a Deus e a Adão” e por isso essa mulher chamada Lilith ( assim chamada por causa de relatos históricos da demonologia antiga de cerca de 3 mil anos a.C.), foi rejeitada por Deus por não querer se sujeitar a “autoridade de Deus e de Adão” e por isso Lilith foi banida da história de Gênesis.

Basicamente foi a partir desta “tendenciosa” história que surgiu a tese de que antes de Eva existiu uma outra mulher chamada Lílith.

As pessoas que acreditam nesta história, tem um raso ou nenhum conhecimento bíblico e não se atém ao fato de que, o livro de Gênesis não está em ordem cronológica, o capítulo 1 de Gênesis  mostra o resultado final da criação de Deus e o capítulo 2 de Gênesis mostra os detalhes que fizeram com que o resultado final fosse alcançado.

3 – A Missão da Mulher

Em primeiro lugar, a grande missão da mulher é servir e louvar a Deus com sua vida, com sua existência, assim como a primeira grande missão do homem também é servir e louvar a Deus com sua vida, com sua existência, a mulher também tem como missão ajudar o esposo com seus conselhos sábios e oportunos, com suas orações e com seu trabalho no gerenciamento da casa.

Leia Provérbios 31, é interessante notar que Provérbios 31 está repleto de conselhos excelentes para os homens e estes conselhos foram dados por uma sábia mulher.

Notemos ainda que a mulher como ser humana, recebeu a mesma benção que o homem para sujeitar e dominar a terra ( Gênesis 1.26), pois a mulher não é espiritualmente inferior ao homem. Tanto a dona de casa quanto a mulher de negócios tem um papel extremamente importante aos olhos de Deus.

 O Novo Testamento nos faz compreender mais e melhor sobre a missão da mulher.
Notemos mais detalhes sobre a missão da mulher:

Da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
1 Timoteo 3.11

As mulheres de Deus ( assim como os homens de Deus), devem ser honestas, honestidade aqui é aquela qualidade de ( e também dever) de jamais fingir ser algo ou alguém que você não é, é também jamais enganar alguém em busca de um benefício para si ou de benefício para outrem.

As mulheres de Deus ( assim como os homens de Deus), não devem ser maldizentes, hoje vemos que a maledicência está presente dentro dos lares, dentro nas igrejas, nos ambientes de trabalho, na vizinhança, nos filmes e etc., a maledicência sempre demonstra ingratidão por tudo o que Deus já nos deu.

As mulheres de Deus ( assim como os homens de Deus), devem ser sábias, é impossivel uma pessoa ser sábia sem meditar na Palavra de Deus diariamente e sem ter vida de oração.
As mulheres de Deus ( assim como devem ser também os homens de Deus) devem ser fieis em toda a sua maneira de viver, fieis ao cônjuges, fieis, no trabalho, na escola na vizinhança e etc..

Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
1 Timoteo 2.9

Ao meditar neste versículo, as mulheres devem se perguntar; Será que eu estou me vestindo de forma que louve e agrade a Deus, será que minha forma de se vestir não tem servido de escândalo e tropeço para os mais fracos na fé?

E os homens que meditam neste versículo devem se perguntar; Será que estou ensinando e orintando minhas filhas e minha esposa com relação a forma como elas se vestem?

Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe.
Provérbios 1.8

Este provérbio nos mostra que, na criação dos filhos,  o homem e a mulher são igualmente importantes e necessários. O homem não é superior a mulher e a mulher não é superior ao homem.

Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos.
Provérbios 14.1
Neste provérbio vemos a gigantesca benção e responsabilidade que Deus deu a mulher, a mulher tem a capacidade de edificar ( fazer crescer, fortalecer) sua casa, sua família ou destruir, enfraquercer sua base familiar. Cabe a mulher buscar sabedoria em Deus para desempenhar bem esta tarefa.


A mulher aprazível guarda a honra, como os violentos guardam as riquezas.
Provérbios 11.16

Em outras palavras, a mulher de Deus, conquista e mantém o respeito, com sua forma de se vestir, de falar e de se comportar, e com suas atitudes a mulher de Deus se faz respeitar por sua conduta, e a mulher de Deus age com prudência da mesma forma que os que amam suas riquesas são prudentes para não perderem seus bens.


Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa.
Rute 3.11


Notemos que uma mulher virtuosa, nota-se de longe, ela é notada por sua forma de se vestir, de falar e de se comportar, e uma mulher só será verdadeiramente virtuosa se for uma serva de Deus.

A primeira grande missão da mulher é servir e louvar a Deus com sua vida.

Estes versículos citados aqui são apenas alguns de muitos outros versículos bíblicos que ensinam e mostram a missão da mulher diante de Deus, do homem e da vida.

Conclusão: Deus criou a mulher com a nobre missão de auxiliar e complementar o homem, juntos, formam a humanidade, a mulher nunca foi e jamais será espiritualmente inferior ao homem, ao longo da história da humanidade, inúmeras religiões colocam a mulher como sendo inferior ao homem, mas Deus nunca fez isto, Jesus nunca rebaixou a mulher.

Havia a séculos atrás uma velha prece judáica, influênciada pela filosofia grega e  também pela filosofia babilônica que dizia: Deus eu te agradeço porquê sou homem, porquê não sou um animal e porquê não sou mulher.

Esta antiga prece era baseada em achismos, paganismo e filosofia grega e babilônica, mas esse “pensamento” nunca foi aprovado por Deus, pois a mulher assim como o homem, também recebeu dominio sobre a terra. A mulher não é espiritualmente inferior ao homem.

Por: Prof. Jose Junior




Fontes:

Enciclopédia Bíblica R.N. Champlin,
Comentário Bíblico Matthew Henry,
Bíblia de Estudos Arqueológica,
Comentário Bíblico AT Earl D. Radmacher,
Comentário Bíblico Africano,
Comentário Bíblico Broadman,
Bíblia de Estudo Explicada, Bíblia de Estudo do Expositor,
Compreendendo o Judaísmo,
Apontamentos teológicos prof. José Junior



Se este material foi útil pra você, compartilhe.

de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8