Uma Salvação
Grandiosa
TEXTO ÁUREO
= "Como
escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual,
começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a
ouviram." (Hb 2.3)
VERDADE
PRÁTICA = A
salvação não é algo dado ao crente compulsoriamente. O cristão é exortado a ser
vigilante e não negligente em relação a essa dádiva recebida.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda
– Jo 10.9: Jesus deu testemunho de uma tão grande salvação
Terça
– Hb 2.3: A Igreja Primitiva deu testemunho da salvação
Quarta
– Hb 2.7,9: A salvação do homem tornou necessária a humanização do Redentor
Quinta
– Hb 2.14: A eficácia da salvação é demonstrada na vitória sobre o Diabo
Sexta
– Hb 2.15: A eficácia da salvação é demonstrada no triunfo sobre a morte
Sábado
– Hb 2.18: A eficácia da salvação é demonstrada na vitória sobre as tentações
LEITURA
BIBLICA EM CLASSE = Hebreus 2. 1-18
1
PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos
ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
2
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão
e desobediência recebeu a justa retribuição,
3
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual,
começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a
ouviram;
4
Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas
e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
5
Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.
6
Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te
lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?
7
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, De glória e de honra o coroaste, E
o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
8
Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou
todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não
vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
9
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco
menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de
Deus, provasse a morte por todos.
10
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo
existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe
da salvação deles.
11
Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um;
por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos,
12
Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da
congregação.
13
E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e
aos filhos que Deus me deu.
14
E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou
das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da
morte, isto é, o diabo;
15
E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à
servidão.
16
Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão.
17
Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser
misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os
pecados do povo.
18
Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são
tentados.
HINOS
SUGERIDOS: 35,156, 542 da Harpa Cristã
INTRODUÇÃO
Portanto, uma salvação superior (2.1-4). A verdadeira preocupação da
epístola agora está clara: visto que o Salvador é mais do que um anjo — o Filho
— é duplamente imperativo atentar, com mais diligência, para as coisas que já
temos ouvido. Podemos até estar desatentos à conversa de um vizinho, mas
certamente prestaríamos muita atenção se estivéssemos diante de um importante
governante. Assim, se valorizamos a nossa alma, somos constrangidos a atentar
cuidadosamente para o evangelho que enaltece a majestade e importância da
Pessoa que apresenta.
O tempo
presente do verbo atentar sugere a necessidade de cuidado continuado e
vigilante. Caso contrário, estamos correndo o risco de passar despercebidos por
essas verdades do evangelho. Para que, em tempo algum, nos desviemos delas.
Afigura é de um barqueiro descuidado e preguiçoso correndo o risco de passar
pelo porto seguro e ser levado pela correnteza. A frase em tempo algum é melhor
traduzida por “jamais” (NVI) ou “de maneira alguma” (NT Amplificado). Há muitas
maneiras de os cristãos correrem o risco de ser levados pela correnteza.
A exortação
está baseada em uma lógica simples: se a palavra dos anjos era firme (2; com
autoridade e unida) e colocava seus destinatários debaixo de uma punição justa
(apropriada) pela desobediência, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão
grande salvação? Desprezar a lei mediada
pelos anjos era uma coisa grave, mas desprezar (por negligência) a salvação
mediada pelo Filho, que foi entregue aos homens por meio de acontecimentos e
evidências comprovados, era muito mais grave ainda.
Estas
evidências eram tão válidas quanto aquelas que confirmavam a entrega da lei no
monte Sinai (cf. 12.18-29). Esta salvação, começando a ser anunciada pelo
Senhor, foi depois, confirmada pelos apóstolos e outros discípulos; e seu
testemunho foi apoiado pelo testemunho do próprio Deus, por sinais, e milagres,
e várias maravilhas, e dons do Espírito Santo — “e com vários poderes e
distribuições do Espírito Santo” (Mueller) — por sua vontade.
Os
versículos 1-4 podem servir como texto-base para uma pregação. Este texto pode
ser aplicado aos não-salvos, mas sua relevância primária é para os cristãos e
sua aplicação é poderosa. Acompanhe o desenvolvimento abaixo.
“A Grandeza da Salvação”. Tão grande sugere a magnitude
inexprimível (cf. 2 Co 1.10; Ap 1.18). Sua grandeza é vista:
1) No Senhor
que a deu (v. 3b) — sua pessoa, seu poder e sua paixão.
2) Nos
acontecimentos sobrenaturais que lhe serviram de berço (v. 4).
3). Na
gravidade excessiva do perigo do qual ela nos liberta — do pecado com sua
culpa, poder, contaminação e punição eterna (7.27).
No “Perigo da Negligência” vemos que: 1) Os cristãos estão em perigo
de negligenciar esta tão grande salvação a) porque ela ainda é, em grande
parte, invisível e espiritual,
a) por causa das influências perversas do
mundo ao nosso redor, a) por
causa da tendência incrédula da mente carnal dentro do homem. 2) Os cristãos
estão correndo o risco de negligenciar a salvação ao a) ignorar os recursos da
graça, b) falhar em compartilhar o evangelho, c) negligenciar em obter a
completa salvação do pecado interior.
“A Impossibilidade do Escape” sugere: 1) O perigo de atrofia
espiritual que a negligência traz. 2) A ira divina em consequência da
negligência (veja contexto; também 6.4- 6; 10.23-31; 12.12-29).
1. O Destino do Homem (2.5-8)
Começando
com o versículo 5, observamos uma transição na exposição acerca da pessoa e
propósito de Jesus, com uma ênfase agora não na sua filiação herdada, mas no
significado e propósito da encarnação. Jesus não deve ser identificado com os
anjos ou como um anjo. Ele deve ser identificado com os homens.
a) O mundo futuro (2.5). A cláusula de que falamos
claramente liga a “grande salvação” (v. 3) e a presença de Jesus “à destra” do
Pai com a futura “habitação terrena” (Mueller). Ela também sugere um escopo
atemporal do tema e da abordagem de toda a epístola. O evangelho de Jesus
Cristo não é apenas relevante para a era presente, mas é a chave para as eras
vindouras, incluindo os novos céus e a nova terra. Este mundo-terra purificado
e emancipado, que é o alvo de toda a história, Deus não sujeitou aos anjos.
b) O seu Governante apontado (2.6-8b). A citação de Salmos 8.4-6 revela
o lugar do homem no plano de Deus. Fisicamente, em relação ao universo, ele é
insignificante; então, por que Deus deveria se lembrar dele? (v. 6). Tanto em
posição quanto em poder ele é inferior aos anjos, mas somente temporariamente
(o gr. do versículo 7 indica “por um breve tempo” — Mueller).
Apesar de
sua pequenez física e sua posição inferior, Deus o coroou de glória e de honra e
todas as coisas lhe sujeitou debaixo dos pés (8a). A extensão do domínio
predestinado do homem abrange tudo: nada deixou que lhe não esteja sujeito
(8b).
A comissão
do homem de sujeitar e governar esta terra como representante de Deus foi
concomitante com a criação (Gn 1.26-29).
Sua
tentativa de conquistar a ordem da natureza, consequentemente, não desagrada a
Deus, porque faz parte da sua atribuição inicial. Mas essa atribuição era tanto
espiritual quanto material, e, portanto, ir em busca do material em detrimento,
ou mesmo rejeição, ao espiritual, é pecado. Além disso, de acordo com muitos
teólogos, a atribuição do homem era conquistar o reino de Satanás. O homem foi
criado para neutralizar o Diabo, diz Oswald Chambers.15 Fica claro em Hebreus
que a comissão do homem era, e é, de magnitude cósmica e eterna.
c) Sua impotência atual (2.8c). Mas o domínio do homem fracassou
até aqui, porque ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
Algumas coisas o homem tem dominado muito bem, mas no reino espiritual ele tem
falhado tristemente. Seu fracasso não foi em decorrência da imaturidade ou
tempo insuficiente, mas devido a uma catástrofe interferente. Os que foram
projetados para ser dominadores de Satanás se tornaram seus cativos.
2. Cumprido em Jesus (2.8c-9)
Há uma nota tranquilizadora
de esperança na frase ainda não. A tarefa não foi cancelada; ela ainda será
cumprida. Mas não por meio dos recursos do primeiro Adão, porque estes estão
falidos. Podemos não ver o homem como conquistador agora, mas vemos [...] Jesus,
o segundo Adão, por meio de quem uma raça redimida terá não somente uma segunda
chance mas um sucesso completo. Esta declaração tão clara é o primeiro uso do
nome Jesus.
Até este
ponto a referência, embora inequívoca, tinha sido encoberta; agora toda alusão
indireta é deixada de lado e o nome sacro anunciado. Pilatos colocou uma coroa
de espinhos e um manto de púrpura em Jesus, e disse: “Eis aqui o homem” (Jo
19.5). Mas nem Pilatos nem a multidão realmente o viram. Eles olhavam com olhos
que não podiam ver. Agora o autor de Hebreus dirige o olhar deles para Jesus de
uma maneira similar e com um intenso desejo de que vejam com uma visão mais
clara do que Pilatos ou os judeus em Jerusalém.
O que
Pilatos proclamou sem compreender, esta epístola grifa com ênfase: Eis aqui o
Homem! Aquele que era co-igual com o Pai antes da criação do mundo, fora feito
um pouco menor (por um breve período) do que os anjos.
A honra que
o homem perdeu cumpre-se abundantemente neste Homem, porque Ele é agora coroado
de glória e de honra, à destra do Pai, diante dos anjos e nos corações dos seus
discípulos. Mas a coroação foi por causa (dia com acusativo) da paixão da
morte.
A morte
vergonhosa de Jesus tornou-se um embaraço para os Hebreus; mas eles precisam
entender que este ato foi, na verdade, a glória dele e a esperança deles. Sua
morte não foi um erro trágico, mas originada na graça de Deus, em sua
determinação compassiva de prover redenção. Seus benefícios são por todos
(“para cada indivíduo” — NT Ampl.).
Isto
certamente exclui uma expiação limitada ou qualquer sistema que busca separar o
mérito da sua morte em graça comum e graça salvadora; por todos implica uma
igualdade universal. Além disso, para que não se faça nenhuma tentativa de
desvalorizar a experiência da morte do nosso Senhor ao interpretar erroneamente
a palavra provasse, deve-se salientar que esta mesma palavra é usada em Mateus
16.18, Marcos 9.1, Lucas 9.27 e João 8.52, em que a força plena da morte
humana, inteiramente experimentada, é inferida. Dods diz: “...de fato
experimentando a amargura da morte”.
No entanto,
embora a morte seja real, ela não é um substituto legal exato, em que se obtém
a redenção absoluta de todos os homens; sua morte foi por (“em favor de”, hyper
com ablativo), i.e., Ele morreu para tornar possível a salvação de todos, ou
seja, um substitutivo em um sentido ético em vez de legal.
3. O Propósito da Encarnação (2.10-18)
A nítida
declaração do propósito de Deus é dada no versículo 9, mas agora o autor
expande sua tese. A explanação é dupla e é encontrada na repetição de hina
(“para que”) no texto grego, traduzido da seguinte forma: a) para que, pela
morte, aniquilasse Satanás e libertasse seus subordinados e b) para ser
misericordioso e fiel sumo sacerdote. Mas o autor primeiro estabelece a
argumentação a favor da encarnação como uma base necessária para o cumprimento
destes dois objetivos.
a) O tipo de Salvador necessário (2.10-14a). Atarefa é trazer muitos filhos à
glória, i.e., à plena semelhança de Cristo e à plena consumação da redenção
deles no céu. Mas para que isto pudesse ocorrer, o Príncipe da salvação deles
precisava ser aperfeiçoado, pelas aflições. Isto não se refere ao
aperfeiçoamento da santidade pessoal do nosso Senhor, mas às suas qualificações
como Príncipe e primeiro da fila (cf. 12.2, em que a mesma palavra é traduzida
por “autor”). Ele é tanto Salvador quanto Exemplo.
Ele vai
adiante de nós, não somente mostrando o caminho para a glória, mas limpando e
construindo o caminho. Obviamente ao fazê-lo Ele precisa passar pela severidade
e por privações. Em sua própria pessoa Ele precisa enfrentar o inimigo e
conquistá-lo. Somente assim pode ser feito um caminho seguro para aqueles que
seguem. Este não é um Príncipe que lidera da retaguarda e permite que seus
homens lutem e morram.
Ele é Alguém
que vai adiante e luta e morre ele mesmo, para que seus seguidores possam viver
e estar assegurados da vitória. Esta imposição de sofrimento não é cruel ou
irracional, indigno de um grande Deus; em vez disso, convinha que aquele, para
quem são todas as coisas e mediante quem tudo existe, fizesse assim. O plano da
salvação é para a glória do próprio Deus, cuja sabedoria e graça eterna o
planejou.
O termo
aflições (no plural) sugere que o Calvário não se refere apenas ao único ato da
crucificação mas às muitas formas de sofrimento que pertencem ao homem como
homem, e às inúmeras aflições que nosso Senhor conheceu desde a manjedoura até
a cruz.
Sua realeza conosco é dupla:
a) Somos
santificados por Ele e, desta forma, feitos à sua semelhança, e conduzidos a
uma unidade e comunhão maravilhosa baseadas na semelhança moral,
b) Porque,
assim o que santifica como os que são santificados, são todos de um; i.e., eles
têm um Pai. Jesus, o Deus-homem, pela encarnação, agora compartilha com o homem
a paternidade de Deus como Criador; ao santificar seus próprios discípulos, Ele
compartilha com eles a santidade do Pai. Uma semelhança familiar é, por meio
disso, estabelecida. Esta semelhança com Deus por intermédio da santificação é
o significado mais profundo da filiação no NT.
Por causa
desta semelhança familiar estabelecida a) pela sua própria participação na
natureza humana e b) pelo seu partilhar da natureza santa, Ele não se
envergonha de lhes chamar irmãos.
Para provar
esta afirmação, o autor cita Salmos 22.22 e retira duas breves frases de Isaías
8.17-18.20 Então segue a conclusão: Visto que os “filhos” e os “irmãos”
participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas.
A palavra
participam (perfeito de koinoneo, “ter em comum”) é clara e forte, significando
que os irmãos são participantes mútuos e companheiros no sofrimento de sua
situação humana; seria, portanto, inconcebível para o seu Príncipe ser uma
criatura sobre-humana e distante, desligada da estrutura humana e não envolvido
na agonia da vida.
b) O propósito da sua morte (2.14b,15). O Logos tornou-se homem para que
pudesse morrer; Ele morreu para que pudesse aniquilar o que tinha o império da
morte, isto é, o diabo. Foi por meio da sua morte (dia com o genitivo) que
Jesus foi habilitado a destruir o Diabo. Sua morte não foi casual, mas
indispensável e dinâmica. As duas perguntas surgem ao mesmo tempo.
Em que sentido Satanás detinha o império da
morte? Hebreus
deixa claro que a morte de Jesus não tinha que ver somente com o homem e seu
pecado mas com Satanás e seu poder.
Satanás não era para ser visto como um símbolo mitológico do mal, mas
como uma pessoa com poder e autoridade, cujo reino das trevas competitivo
estava profundamente envolvido no caos primitivo, na situação desagradável do
homem, e, portanto, no propósito da encarnação e crucificação.
E difícil
determinar até que ponto Satanás detinha poder sobre a morte. Isso deve ter
incluído a morte do homem (v. 15) e está claro que este poder tem um final
terrível e inescapável à parte da morte conquistadora de Cristo. A
identificação cuidadosa desta pessoa como diabolos, o Acusador, pode sugerir
que, como promotor, ele tinha o direito legal de exigir a morte como castigo
pelo pecado do homem. Devemos lembrar que Deus e Satanás são governantes oponentes
na luta pela vida e morte, e que o pecado do homem deu a Satanás uma vantagem
real.
Esta
vantagem pode ter sido uma exigência para que o castigo pelo pecado divinamente
ameaçador fosse exigido por completo. Mas exigi-lo por completo seria um fracasso
ignominioso com a raça humana; ao passo que falhar em exigir o castigo da morte
por completo seria uma rendição da integridade santa de Deus em virtude de uma
palavra quebrada (1 Co 15.56).
O pecado do
homem colocava seu Criador numa situação embaraçosa e dava a Satanás uma base
legal para pressionar o direito do fracasso, ou em relação ao homem ou em
relação à integridade de Deus. Satanás não percebe uma terceira alternativa,
mas exulta porque qualquer uma das duas situações embaraçosas vai trazer
desonra para Deus diante dos anjos e demônios.
Outros vêem
o poder da morte de Satanás não como o poder de um promotor que acredita que
defende uma causa imbatível, mas como o poder legal de um executor; i.e.,
Satanás obteve de maneira legal o direito de matar. Eric Sauer vê a queda de
Satanás como a origem da morte e a explicação da introdução da morte na ordem
natural do mundo, muito antes da criação do homem. Neste ponto de vista, o
pecado do homem trouxe a raça humana para debaixo do poder da morte de Satanás.
Guerras, fome e pragas poderiam estar entre os artifícios de Satanás para
destruir.
Em que
sentido o Acusador foi “destruído” por meio da morte de Jesus? A palavra vem de
katargeo, “anular, libertar”. Satanás não foi aniquilado, mas seu poder foi
quebrado e cancelado legalmente, de uma maneira completa e final (aoristo do
subjuntivo). Havia uma terceira alternativa para esta situação embaraçosa que
Satanás não conseguiu prever. A encarnação seduziu Satanás a derrotar-se com a
sua própria arma. Ao matar Jesus, ele perdeu seus direitos legais, porque matou
Aquele que não havia pecado! E por meio da ressurreição, o poder da morte foi
terminantemente quebrado. Se Adão deu a Satanás a vantagem na batalha cósmica,
Cristo desfez esta vantagem, e a vantagem voltou de uma vez por todas para
Deus. Se Adão vendeu a raça humana como escrava a Satanás, Cristo a comprou.
Reconhecidamente, isto tem que ver com a teoria da redenção, descartada há
muito tempo pela Igreja como fantasiosa e primitiva.
Mas algumas dessas
idéias aparecem de maneira inequívoca nesta passagem das Escrituras — e em
diversos textos em todo o NT.
Mas no
versículo 15 encontramos a segunda metade da cláusula hina (com medo da morte).
Cristo morreu não só para que o Diabo fosse destruído, mas para que livrasse
todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão.
Gramaticalmente, estes dois propósitos estão coordenados, mas na experiência
humana o medo da morte do homem deve ser relacionado com o império da morte de
Satanás; portanto, a destruição do poder de Satanás seria em si mesmo o motivo
— ou pelo menos um motivo parcial — para a libertação das vítimas de Satanás. E
uma libertação completa da servidão que era resultado do seu vitalício medo da
morte. Este é um tipo de escravidão deplorável, um terrível medo de morrer, que
algema toda a raça humana.
A servidão é
quebrada pela libertação do medo. Os crentes em Jesus sabem que a morte foi
conquistada pela própria morte e ressurreição de Cristo. Por isto, a) “o aguilhão
da morte”, que é o “pecado” (1 Co 15.56), foi removido pela expiação; portanto,
a base da acusação de Satanás foi cancelada (Ap 12.10-11), e o julgamento após
a morte não precisa ser temido, b) A ressurreição de Cristo garante a
ressurreição dos crentes em Cristo; conseqüentemente, uma esperança confiante e
alegre desaloja o presságio tenebroso do domínio de Satanás. Portanto, eles não
precisam mais viver com medo de Satanás, c) O poder da morte foi tirado de
Satanás para que não pudesse matá-los antes da sua hora. Hoje, os crentes em
Cristo vivem na certeza de que suas vidas estão nas mãos de Deus.
c) Um sacerdócio pleno (2. 16-18). A Encarnação foi necessária, não
só para que Jesus fosse aperfeiçoado pelo sofrimento e morte como Salvador, mas
para que também fosse aperfeiçoado como Sumo Sacerdote. Como Salvador, Ele
liberta do poder de Satanás; como Sumo Sacerdote, ele liberta da justa
condenação de Deus. Os mesmos passos na argumentação usada nos versículos 9-15
são agora retomados, mas de forma resumida. Primeiro, sua humanidade é
reafirmada, desta vez especificamente como israelita. Ele não tomou os anjos,
mas tomou a descendência de Abraão.
Se Ele
tivesse sido um anjo não poderia ter realizado o tipo de ministério sacerdotal
descrito em Hebreus. A humanidade universal sozinha também não teria sido
suficiente; Ele precisava ser hebreu. Jesus era alguém da sua própria raça.
Pelo que, i.e., por essa razão, era apropriado que fosse semelhante aos irmãos
em todas as coisas. Teria sido incongruente para Ele ter descido do céu como o
Leão da tribo de Judá, em pleno esplendor messiânico, como alguns judeus
imaginavam. Este tipo de pessoa estaria afastado demais dos israelitas e seus
pecados e necessidades para poder ajudá-los de forma sacerdotal. Somente alguém
semelhante a eles, que compartilhasse plenamente dos seus sofrimentos, poderia
tornar-se um misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus.
Há dois
aspectos do ministério sacerdotal de Cristo: o divino e o humano, o
propiciatório e o pastoral.
(1) O propiciatório (2.17c).
Uma das
tarefas principais do sumo sacerdote é propiciar o santo Deus ao lidar honesta
e adequadamente com o problema do pecado. Nenhuma adoração que ignora o pecado
é aceitável. A mancha da alta traição deve ser removida antes que a comunhão e
a fraternidade possam ser estabelecidas entre o Soberano e seus subordinados.
Este é o ofício do Mediador — representar Deus diante do traidor que está
voltando e o traidor diante de Deus, e executar as condições de perdão
especificadas pelo Soberano. Este certamente era um conceito familiar para os
Hebreus, embora continue sendo um conceito de difícil compreensão para as
mentes ocidentais. Este Mediador entre Deus e o homem é Jesus. Seu primeiro
ofício como um Sacerdote misericordioso e fiel é expiar os pecados do povo. A
palavra expiar (“reconciliação” na KJV), hilaskesthai, neste caso significa
satisfazer pessoalmente as exigências justas em favor de outra pessoa.
Deus é
propiciado (satisfeito) por esta expiação; portanto uma reconciliação pode
estar baseada nela. Não é uma expiação das pessoas mas dos pecados das pessoas.
E, portanto, uma anulação ou perdão dos pecados, e os pecadores são
conseqüentemente libertos da culpa e da condenação. Esta é uma referência clara
à função justificadora do sacerdote e não ao ministério de santificação. O povo
forma o grupo de adoradores, não os descrentes ou os impenitentes; pecados são
todas as violações, conhecidas ou desconhecidas.
(2) O pastoral (2.18). A conjunção coordenativa Porque
igar) volta ao aspecto da semelhança do nosso Senhor com os seus irmãos (v.
17). Pois Ele não é apenas apto como Sumo Sacerdote para expiar pecados, mas
para socorrer aos que são tentados, pois Ele mesmo padeceu, sendo tentado. O
autor continua vindicando o plano divino que requer um Messias sofredor. Jesus
sofreu, como homem, todas as vicissitudes da vida. Ele não só sofreu a terrível
experiência da morte, mas também a luta de um ser moral. Ele enfrentou a
tentação e suas lutas ferozes bem como os contratempos da vida e a dor da
morte. Ele lutou na arena moral da humanidade.
E suas
batalhas não foram falsas. Ele não estava lutando com um pugilista contratado
para treinar. Sendo tentado, padeceu. E isto fazia parte do seu aperfeiçoamento
como Príncipe e Sacerdote — porque como poderia um Sacerdote realmente
compartilhar dos sentimentos do seres humanos se não tivesse passado pelas
mesmas coisas que eles passaram? Mas visto que entende por ter passado pela
experiência, Ele pode socorrer — i.e., ajudar aqueles que clamam por socorro
(cf. 13.6; também Mt 15.25; Mc 9.22, 24; At 16.9; 21.28; 2 Co 6.2; Ap 12.16).
Por:
Evangelista Isaias Silva de Jesus (auxiliar)
Igreja
Evangélica Assembléia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Bibigrafia
Ø Comentario
Bíblico Beacon CPAD - Hebreus a Apocalipse
Uma Salvação
Grandiosa
TEXTO ÁUREO
= "Como
escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual,
começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos, depois, confirmada pelos que a
ouviram." (Hb 2.3)
VERDADE
PRÁTICA = A
salvação não é algo dado ao crente compulsoriamente. O cristão é exortado a ser
vigilante e não negligente em relação a essa dádiva recebida.
LEITURA
BIBLICA EM CLASSE = Hebreus 2. 1-18
INTRODUÇÃO
2.1
— O autor emite a primeira de cinco exortações (Hb 2.1-4; 3.1—4-16; 5.11—6.20;
10.19-39; 12.1-29). Nós, cristãos, temos ouvido o Senhor Deus, porque ouvimos a
mensagem do evangelho. A majestade de Deus requer que ouçamos com toda a
atenção o que Ele nos diz. Desviar. O público destinatário da epístola era
certamente marcado, em grande parte, por imaturidade e negligência espiritual
(Hb 5.11,12).
O
autor alerta seus leitores para que não sejam levados pela opinião popular dos
que os rodeiam; deveriam, pelo contrário, apegar-se às palavras de Cristo, por
serem as palavras de Deus. E fácil se deixar levar pela corrente. Lembre-se de
como foi fácil para o justo Ló se afastar de Abraão e dirigir seus olhos para
Sodoma. Estamos todos expostos continuamente às correntes de opinião,
aparentemente razoáveis e confortáveis, se comparadas à tarefa de lutar contra
a correnteza, tendo os olhos voltados para o nosso Comandante (Rm 12.12).
2.2
— A palavra falada pelos anjos. Deus entregou a Lei a Moisés por intermédio de
Seus anjos (Dt 33.2; At 7.38,53; G1 3.19). A desobediência ou obediência à Lei
era punida ou recompensada. Em Hebreus 12.5-11, tal disciplina é discutida
detalhadamente (Dt 28—30). Se a pessoa transgredisse a Lei, sua punição não era
a perda da justificação ou regeneração, mas sim das bênçãos temporais e ela era
disciplinada. Compare Deuteronômio 28—30 com Hebreus 12.5-11.
2.3
— Como escaparemos. Se o povo que ouviu a mensagem entregue pelos anjos era
justamente punido quando desobedecia à Lei, como acham os cristãos que podem
escapar da punição se negligenciarem a mensagem, maior ainda, entregue pelo
mais importante Mensageiro, o Filho? O pronome nós é referido cinco vezes nos
versículos 1 a 3. O autor adverte a nós, cristãos, incluindo a si mesmo, sobre
o erro de descuidarmos da salvação e perdermos a oportunidade de reinar com
Cristo.
A
grande salvação (Fp 2.12,13) não se refere, aqui, propriamente, à justificação,
já que, no caso, a salvação começou a ser anunciada pelo Senhor. A justificação
é apresentada desde o Antigo Testamento (Gn 15.6), mas é o Senhor Jesus quem
primeiro fala a respeito de Seus seguidores herdarem o Seu Reino e reinarem com
Ele (Hb 2.10; Lc 12.31,32; 22.29,30).
Pelos
que a ouviram. O autor inclui a si mesmo entre aqueles que não ouviram do
Senhor pessoalmente a respeito da salvação. O fato de a terceira geração ter
tido a mensagem confirmada pela segunda geração, a qual, por sua vez, ao que
parece, realizou milagres, indica que muitos milagres podem ter cessado na
terceira geração. O tempo verbal de confirmada, no passado, pode levar a essa
suposição. Os primeiros leitores podem até ter presenciado milagres, mas não os
ter realizado.
2.4
— Sinais e maravilhas se referem aos milagres realizados pelo Espírito Santo
por intermédio do Senhor e de Seus apóstolos, em cumprimento das antigas
promessas relativas à vinda do Messias (At 2.22,43; 4-30; 5.12; 6.8; 14.3;
15.12; 2 Co 12.12).
2.5
— O autor retorna ao tema do capítulo 1: o Filho é superior aos anjos. De que
conecta esta passagem com Hebreus 1.4-14, como indicam a menção dos anjos e a
alusão ao Salmo 110 (v. 8), neste versículo. O mundo futuro é o Reino futuro do
Filho e de Seus companheiros (Hb 1.9) na terra.
2.6-8
— Como se a humanidade do Filho pudesse representar um aparente empecilho para
a declaração de Sua superioridade, o autor de Hebreus cita o Salmo 8, uma
reflexão lírica sobre Gênesis 1, para provar que Deus colocou a humanidade
acima de toda a criação, o que inclui o mundo angelical.
2.8
— Mas agora. O domínio dos seres humanos sobre a criação de Deus foi adiado por
causa do pecado (v. 15). A conivência da humanidade com Satanás levou-a a
entrar em conflito com Deus. Ainda não indica que essa demora, porém, é apenas
temporária.
2.9
— Os seres humanos dominarão a criação, mas mediante Jesus Cristo. Vemos, porém
[...] aquele Jesus. O autor usa o nome humano de Cristo, Jesus, pela primeira
vez nesta carta. Citando passagens do Salmo 8, chama a atenção para o fato de
que Cristo, por Sua humilhação e exaltação, recuperou o que Adão havia perdido
— o chamado original para que os seres humanos reinem sobre a criação de Deus
(Fp 2.6-11; Ap 5.1-14).
2.10
— Trazendo muitos filhos à glória não é propriamente uma referência a conduzir
os cristãos ao céu, mas sim a levar os companheiros sofredores à glória futura
(2 Co 4-17). Ao sofrerem, os cristãos se tornam filhos, no sentido de que se
identificam com Cristo. Jesus usou também a palavra filhos nesse sentido (Mt
5.44,45). A palavra grega aqui para príncipe significa, na verdade, capitão,
comandante, chefe, criador ou autor. Descreve um pioneiro ou desbravador. A
aceitação de Jesus das aflições na terra faz dele nosso líder. Ele experimentou
os sofrimentos a que estamos sujeitos a passar. E não somente os suportou, como
também, por intermédio deles, triunfou sobre o pecado, a morte e Satanás. Sua
vida sem pecado marcou o caminho até Deus, caminho que devemos seguir.
Jesus
é o nosso modelo, nosso líder, nosso Comandante. Entende nossa dor porque Ele
mesmo a sentiu e vivenciou. Salvação, aqui, se refere à nossa salvação futura,
à nossa glorificação no Reino vindouro de Cristo.
2.11-13
— Com uma declaração seguida de três citações de apoio do Antigo Testamento, o
escritor demonstra a unidade entre o Filho e os muitos filhos de Deus.
2.11
— Todos de um. Esta expressão se refere à humanidade que Jesus compartilha com
todos os cristãos, ou ao fato de Jesus e os cristãos pertencerem todos a Deus.
Por serem os filhos de um mesmo Pai (Jo 20.17), Jesus pode chamar todos os
cristãos de Seus irmãos.
2.12
— O Salmo 22, aqui citado, descreve a agonia de um justo sofredor. O salmo, em
última análise, é messiânico. Descreve os sofrimentos de Cristo. Jesus cita o
Salmo 22.1 na cruz (Mt 27.46). Nele, o salmista, como o próprio Messias, se
refere a meus irmãos, identificando-se com todos aqueles que depositam sua fé
em Deus.
2.13
— As citações aqui são de Isaías 8.17,18 e dizem respeito a um profeta, que,
tal como Jesus, é perseguido e rejeitado, mas se torna uma referência para o
fiel.
2.14-16
— Tendo estabelecido a unidade entre o Filho e os cristãos, o autor conclui que
existem dois propósitos nessa identificação. O Filho se tornou humano para que,
por Sua morte, pudesse destruir o diabo (v. 14) e libertar todos os que estavam
presos ao pecado (v. 15).
2.14
— Participou das mesmas coisas. Jesus Cristo compartilhou de nossa humanidade,
humilhando-se para tornar-se igual a nós (Fp 2.5-11). Império da morte. O diabo
tenta as pessoas ao pecado e depois as acusa de rebelião contra Deus (Gn 3; Jó
1). Ao induzi-las ao pecado, Satanás entrega as pessoas à morte, pena devida
pelos seus pecados (Rm 5.12). O diabo está ativo ainda hoje (1 Pe 5.8), mas seu
poder sobre a morte lhe foi tirado. A morte de Cristo pagou por nós a
penalidade do pecado. Podemos, assim, ao depositarmos nossa confiança em
Cristo, ficar livres do perverso domínio de Satanás (Lc 10.18; 2 Tm 1.10; Ap
1.18). O julgamento de Satanás foi feito na cruz, mas sua execução será no
futuro (1 Co 15.54-57; Ap 20.10).
2.15
— O diabo usa o medo da morte para nos escravizar. O Filho de Deus, porém,
mediante Sua morte na cruz (v. 14), eliminou o medo e quebrou nossa servidão ao
pecado e à morte.
2.16
— A descendência de Abraão se refere tanto aos descendentes humanos do
patriarca quanto a seus filhos espirituais — aqueles que, como Abraão,
depositam sua fé em Deus (G1 3.7,29). O autor pode ter usado essa expressão por
serem os destinatários dessa carta principalmente judeus cristãos. O autor
ressalta que Cristo veio para ajudar os filhos de Abraão, e não os exércitos
angelicais.
2.17
— Em tudo inclui a humanidade de Jesus (v. 14) e Seu sofrimento (v. 18). Jesus
partilhou de nossa natureza e nossos sofrimentos para que pudesse ser um
Mediador compassivo entre Deus e a humanidade. Ele entende nossa fraqueza e
intercede por nós na presença de Deus Pai. É, assim, um misericordioso
[compassivo] e fiel [confiável] sumo sacerdote. Esta é a primeira vez em que o
título de sumo sacerdote aparece em Hebreus e a primeira vez em que é aplicado
a Jesus Cristo na Bíblia.
Expiar,
ou seja, fazer expiação, significa satisfazer as exigências de um Deus santo e
justo contra os pecadores que violaram Sua lei. Cristo aplacou a justa ira de
Deus ao morrer na cruz em nosso lugar (Rm 3.21-26).
Embora
inteiramente perfeito e sem pecado, Ele voluntariamente se submeteu à
penalidade do pecado, ao experimentar a agonizante morte na cruz. Esse
sacrifício voluntário do próprio Filho em nosso favor satisfez a justiça e
santidade de Deus. E os benefícios de Seu sacrifício são para todos aqueles que
nele depositarem sua fé.
2.18
— Sendo tentado. O sofrimento de Cristo incluiu a tentação. Ele experimentou a
sedução do pecado, mas jamais se rendeu a ele. Cristo conhece o que é ser
tentado; sabe, então, como ajudar aqueles que caem em tentação.
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