16 de maio de 2016

ISRAEL NO PLANO DA REDENÇÃO


ISRAEL NO PLANO DA REDENÇÃO
“Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” (Rom. 11; 36).
Introdução
Qual a sorte de Israel, no plano da salvação. Apesar da sua rejeição temporária, que proporcionou aos gentios a oportunidade salvífica, o seu futuro promete um plano especial que Deus tem para sua restauração.
 
I – A eleição de Israel dentro do Plano de Redenção.
Paulo se empenhou em mostrar aos judeus, em lembrar aos crentes romanos o privilégio que o povo de Israel teve, quando lhes foi entregue as tábuas da lei, o reconhecimento como nação, a partir dos patriarcas e até a vinda majestosa do Messias, e mesmo assim estavam endurecidos e arrogantes por serem detentores de tantas bênçãos. A fidelidade de Deus, para com esta nação, mesmo ela se mostrando tão obstinada e ingrata, é inabalável.
 
Deus é soberano e Justo                                                           
 
Quando Paulo cita Malaquias, em Romanos 9: 13 e 14 “Amei Jacó e aborreci Esaú. Que diremos pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma”.       Segundo Joseph A. Fitzmeyer a perspectiva de Paulo é coletiva, estava se referindo a povos, por eles formado. Deus em sua soberania, escolhera Jacó e rejeitara Esaú, isso ainda quando eram crianças, para que não prevalecesse a eleição pelas obras, mas pela graça. “Quem és tu que a Deus replica? Rom. 9: 20”.                     
 
Israel acusou a Deus de ter sido injusto, por estarem em situação difícil. Mas Paulo, enfaticamente mostrou-lhe o endurecimento do seu coração e a rejeição explicita da justificação, através de Cristo Jesus.
 
II – O Tropeço de Israel dentro do Plano da Redenção 


        Tropeçaram em Cristo.
 
Sim, não o receberam. O apóstolo Pedro mencionou em um dos seus discursos. “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça da esquina. Atos 4; 11”              
                                                           
Tropeçaram na lei  
                                                                     
Priorizando a justiça própria através da lei, rejeitaram a justiça de Deus que vem através de Jesus Cristo.               
 
Tropeçaram na Palavra                                                                         
 
Rejeitaram a palavra, o verbo de Deus (Jesus Cristo). Endureceram os seus corações. Em contra partida os gentios abriram os seus corações para a palavra de Cristo e, por isso foram aceitos. “...Fui achado pelos que me não buscavam, fui manifestado aos que por mim não perguntaram. Mas contra Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente. Rom. 10: 20 e 21”.
 
III – A Restauração de Israel dentro do Plano da Redenção.
 
Israel e o remanescente              
                                                
Deus sempre contou com um remanescente fiel a quem escolheu. Em Romanos 9: 11 a eleição se deu inteiramente pela graça e não pelas obras. A graça sempre tem suas reservas.                                                               
 
Israel e o enxerto gentílico                                                   
 
Deus abriu espaço para um número muito grande de gentios enxertados na Oliveira.  Mas a recomendação é: “e tu estás em pé pela fé; então não te ensoberbeças, mas teme. Rom. 11: 20”. Israel e a restauração futura. Acontecerá somente após haver se cumprido a plenitude dos gentios. “Até que haja entrado a plenitude dos gentios (Rom. 11: 25). Isto evidentemente ainda não aconteceu.                                                                                
 
“A graça que alcançou os gentios, a graça que alcançou os judeus messiânicos, é a mesma graça que reservou um futuro glorioso para Israel” (José Gonçalves)                         
“Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam” (Salmos 122: 6).                                                          
 
Conclusão (Revista EBD)                                                                  
O arrependimento e a fé são os caminhos que darão acesso ao portão da graça de Deus.  Amém!
 
Elaboração: Prof. da E.B.D. Elda do Prado
Igreja Ev. Assembléia de Deus Ministerio do Belem = Dourados ms