A Beleza e a Glória do Culto Levítico
TEXTO ÁUREO = "Então, entraram Moisés e Arão
na tenda da congregação; depois, saíram e abençoaram o povo; e a glória do
SENHOR apareceu a todo o povo." (Lv. 9.23)
VERDADE PRÁTICA = O verdadeiro culto divino não se impõe
pelo ritualismo nem por sua pompa, mas pelo quebrantamento de coração e pela
integridade de espírito. A glória de Deus não pode faltar.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = Levítico 9.15-24
HINOS SUGERIDOS: 10, 29, 292 da Harpa Cristã
INTRODUÇÃO
O culto é um dos mais belos e antigos serviços que os seres
humanos celebravam como formas de demonstrar ou expressar sua fé, devoção,
gratidão e adoração a Deus (1 Cr 16.29; Sl 34.1-3; 138.1-2; 146.1; 150.1-6).
Desde o princípio de sua história, o homem tem oferecido individualmente
ofertas e sacrifícios a Deus, como uma forma de culto (Gn 4.3-5; 8.20-22;
12.7-8; 26.24-25; 28.17-22; Jó 1.5).
Coletivamente, o culto cristão deve ser o mais sagrado e
solene de todas as reuniões que o povo de Deus realiza aqui na terra (Sl 56.7;
Sl 89.7; 93.5; Ec 5.1; Hc 2.20; Jo 2.14-17; 1 Co 11.22; 1 Tm 3.15), pois nela
não só reconhecemos a infinita bondade e misericórdia do Senhor, como também,
expressamos nossa gratidão por todos os benefícios que nos tem concedidos,
inclusive as bênçãos da Salvação (Sl 116.12-13; 103.2-11; 30.11-12; 33.1-3;
101.1).
O CULTO NO ANTIGO TESTAMENTO
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que
apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é
vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos
pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa,
agradável e perfeita vontade de Deus.”
Alvo da Lição: O aluno conhecerá os princípios do culto no
Antigo Testamento.
O mundo vive numa constante renovação. O indivíduo busca
novos padrões e entendimento para o que acontece ao seu redor; busca novas
formas de realizar obras e sonhos; obtém outros pontos de vista a respeito de
assuntos e temas já conhecidos. O nosso foco recai sobre a renovação teológica
e litúrgica.
Questionamos quanto das mudanças na teologia e na liturgia do
culto vêm das Escrituras e quanto vêm do desejo das pessoas. Há diversidade
quanto à compreensão de como deve ser o culto prestado a Deus.
A Bíblia, ao descrever o que denominamos de culto, não usou
termos similares aos que se referiam ao culto em outras religiões. Quer no
Antigo Testamento, quer no Novo Testamento, essencialmente, o culto é descrito
como serviço. Em qualquer língua, etimologicamente, liturgia significa “o
trabalho que pessoas realizam”, não pessoas se divertindo, alegrando-se,
fazendo o que acham ser bom. No Antigo Testamento, a adoração era prescrita e
controlada, era litúrgica.
Como posso adorar a Deus segundo os princípios do Antigo
Testamento? Será que o Antigo Testamento oferece direção para uma adoração no
culto contemporâneo?
Vamos estudar cinco épocas nas quais o culto era prestado a
Deus, no Antigo Testamento.
I. Da criação ao êxodo
A recusa do homem em obedecer a Deus incondicionalmente foi a
recusa a uma adoração ao Senhor com base em Sua verdade revelada (Gn 3.1-6).
Podemos entender, pelos textos bíblicos, que o culto ao Senhor era familiar,
centralizado no altar. Ali, Deus e a família se encontravam e havia:
1. sacrifícios de gratidão (Gn 4.1-6; 8.20);
2. sacrifícios de expiação de pecados ( Jó 1.5).
A fé possibilitou a Abel ter sua oferta aceita pelo Senhor
(Hb 11.4). Caim não obedeceu as instruções que estão subentendidas em Gênesis
4.7, daí ter tido sua oferta rejeitada por Deus.
Examinar as intenções e avaliar as ações devem ser exercícios
constantes na vida dos que cultuam a Deus (Sl 66.18 e 131.1-3). Deus só aprova
o culto sincero.
II. Do êxodo à
monarquia
Este foi o período do tabernáculo, a habitação simbólica de
Deus. Embora portátil, era um palácio.
Todo o tabernáculo e seus utensílios expressavam a pessoa de
Deus, Seus atributos, Sua presença, Seu relacionamento com o povo, e como o
povo respondia a Deus. As prescrições para aproximação e purificação eram
rigorosas e foram dadas pelo próprio Deus a Moisés. Podemos associar alguns
utensílios do tabernáculo com alguns elementos imprescindíveis do culto.
1. A arca e a mesa dos pães – retratam Deus como Rei, Senhor
e Provedor do Seu povo – a leitura bíblica (especialmente os Salmos), os hinos
e cânticos de louvor.
2. As lâmpadas – a direção de Deus – a pregação da Palavra.
3. O incenso – o local das intercessões pelo povo – as
orações.
4. O altar – o lugar do derramamento de sangue – a confissão
de pecados.
Notemos ainda a posição do tabernáculo no centro do
acampamento (Nm 1.52,53 e 2.1-2) como referência à centralidade do culto para a
nação. Notemos que cerca de 40 capítulos foram dedicados à descrição,
construção, dedicação e uso. Deus não somente quer nosso culto, mas Ele diz como
quer ser cultuado.
Nem toda adoração agrada a Deus. Há o perigo de trazermos
“fogo estranho” diante do altar e do trono do Senhor (Lv 10.1-2). Esse “fogo
estranho” consistia em contrariar os mandamentos divinos quanto à adoração. Não
apenas a adoração a falsos deuses é proibida nas Escrituras, mas também a
adoração ao verdadeiro Deus de maneira errada (Ml 1.7-10; Os 6.4-6; Am 5.21).
III. Da monarquia ao
exílio
Foi o período de maiores mudanças e de centralidade do culto.
O povo ia reunido para a adoração ao Senhor. A orientação para o serviço
sacerdotal permanecia válida. As prescrições foram dadas por Deus, por meio de
Davi, a respeito de grupos corais e grupos instrumentais.
O culto em Israel era participativo. Os dias de festa, as
procissões e os sacrifícios exigiam envolvimento do adorador. No AT era um
duplo serviço divino: um dirigido ao Seu povo e outro dirigido às outras nações
(Sl 67). Deus quer ser adorado pelos Seus no serviço que estes prestam ao
próximo.
Este foi o motivo pelo qual os profetas criticaram o culto da
antiga aliança (Is 1.11-15): o povo desejava comparecer diante de Deus, receber
Dele todos os benefícios do culto, mas não O servia fazendo o bem ao próximo.
Culto não é ato ritual, mas ato de vida. O ato de culto deve
expressar-se em gestos eficientes, concretos e claros em nossa relação com o
próximo. Este é o serviço do povo a Deus, que em nada precisa de nossos
serviços, mas que por misericordiosa graça nos chama para que sejamos
participantes de Sua obra neste mundo.
IV. No exílio
Desse período em diante as informações são mais escassas.
Todavia, sabemos que não havia templo, não havia sacrifício, não havia
sacerdócio. Em meio ao caos, à desesperança e ao temor, Deus enviou profetas
como Ezequiel para encorajar Seu povo a se voltar para Ele e cultuá-Lo, pois
era o Deus fiel à aliança.
O grupo de israelitas que se reunia no exílio começou o que
depois ficou conhecido como “sinagoga”.
V. A era pós-exílica
É o período de Esdras e Neemias. O povo de Israel voltou do
exílio babilônico. Houve um retorno à Lei de Deus (Torah), que começou a ser
lida perante o povo. O templo foi restaurado, os sacerdotes voltaram à
atividade, os sacrifícios e as ofertas tornaram a ser feitos.
Conforme o prof. Marcos Alexandre Faria (Faculdade Teológica
Batista de Brasília), estas são algumas influências do exílio babilônico:
1. a figura do rei desaparece;
2. o cativeiro se torna um meio de purificação e
ressurgimento da religião dos judeus;
3. as profecias de Jeremias tiveram grande influência;
4. finda a idolatria (estavam no meio de uma nação
extremamente idólatra);
5. acaba a monarquia (fica na esperança do Messias – o
descendente de Davi virá!);
6. o sumo sacerdote, auxiliado pelos escribas, assume a
liderança do povo;
7. Esdras, o sacerdote, convida o povo a voltar para a
Palavra (Ed 7.10);
8. o povo gira em torno da Lei: viver de acordo com a Lei
passa a ser um estilo de vida;
9. começa o que seria mais tarde a sinagoga – o que se tornou
modelo para as igrejas no NT.
É o início do chamado “Judaísmo”, ou seja, o ambiente social,
cultural, político e religioso do povo hebreu, formado a partir da volta do
exílio babilônico (538 a.C.), e no qual se formou o cristianismo (Dic.
Aurélio). Nesse período, três ênfases básicas são: o sábado, a circuncisão e as
leis alimentares.
VI. Resumo do culto do
AT
Encontramos três princípios nessas cinco épocas.
1. Adoração (Gn 8.20;
35.11, 14; Êx 3.18; 5.1; 2Cr 7.3; Ne 8.6)
O culto era centralizado em Deus, que reivindica e espera
isso de Seu povo. Honramos ao Senhor quando O adoramos pelo que Ele é. Deus não
está limitado a experiências humanas, as quais não podem determinar ou governar
o tipo de liturgia do culto prestado ao Senhor. O Salmo 93 diz que Ele está
revestido de majestade. Deus é glorioso, é sublime, é belo na Sua santidade.
Devemos adorá-Lo no Seu esplendor e na Sua beleza. É com essa concepção que
devemos adorar ao Senhor. O culto no AT é a resposta da criatura:
• à glória do Criador revelada (Sl 19).Deus é o Altíssimo (Sl
83.12), o Deus que vê (Gn 16.13), escudo (Sl 84.11);
• aos atos salvíficos de Deus (Êx15;Sl 105);
• à ação bondosa de seu Criador (Mq6.8;Is 1.13-17; Lv
10.1,2).
2. Oração e confissão
(Jó 1.5; Lv 16.15,16; 1Cr 16.39,40;2Cr 6.21-31; Ed 9.1-3)
O pecado tinha que ser coberto, a expiação, a propiciação foi
feita por Cristo, em nosso favor. Os sacrifícios do Antigo Testamento apontavam
para aquilo que Cristo iria fazer. No Antigo Testamento não havia culto nem
adoração sem sacrifícios; não havia culto sem altar. Para nós, não há culto sem
o significado da cruz, não há culto sem Jesus Cristo, o que foi imolado e que
agora reina. Além disso, a adoração devia também incluir ofertas, e os
sacrifícios deviam expressar gratidão, devoção, desejo de comunhão e meditação,
prontidão, e voluntariedade para compartilhar coisas materiais com os
sacerdotes, os levitas, os pobres e as viúvas. Não havia lugar para a
mesquinhez no culto.
3. Instrução (Gn 4.7;
Dt 31.9-13; 2Cr 34.30; Ne 8.8)
Este é o meio pelo
qual Deus revela Sua vontade. A pregação não pode ser relegada aos momentos
finais do culto. Ela não é matéria para ser apenas descrita ou comentada, mas
deve ser explicada (Ne 8.3, 7- 8, 12). Deus fala, o homem se cala, medita e
responde. Com a pregação fiel e revestida de autoridade da Palavra, Deus é
honrado e glorificado, os descrentes são desafiados, os crentes são edificados
e a igreja é fortalecida. A adoração genuína também deve ser fruto de um
correto entendimento da lei, justiça e misericórdia de Deus, reconhecendo-O
assim como Ele Se revela nas Escrituras. Sem a Palavra não há adoração e não
importa quão emocionantes sejam os demais atos do culto.
OS ELEMENTOS DO CULTO LEVITICO
1. Leitura e pregação da Palavra (Cl 3.16; 2Tm
4.2)
A mensagem deve expor e esclarecer um texto bíblico numa
linguagem contemporânea e para a realidade do mundo de hoje. Segundo Klaus
Douglass, a mensagem tem sete funções:
1 - explicar e esclarecer verdades profundas da fé;
2 - dar orientações sobre como devemos viver e agir como
cristãos;
3 - edificar a igreja;
4 - levar pessoas à
fé;
5 - fortalecer a fé;
6 - consolar e animar os que estão em dificuldades;
7 - tirar pessoas da sua inércia.
A esta suficiência das Escrituras no culto cristão os
reformadores chamaram de princípio regulador do culto, que não deve se
preocupar com coisas sem importância.
Na adoração coletiva, a pregação da Palavra é essencial. Em
nosso texto-base lemos que as atividades da igreja do Novo Testamento eram
centralizadas “na doutrina dos apóstolos, no partir do pão e nas orações”.
Em seu livro Entre dois mundos, John Stott afirmou: “A
Palavra e a adoração pertencem indissoluvelmente uma à outra. Toda a adoração é
uma resposta inteligente e amável à revelação de Deus, porque é a adoração do
seu nome. Portanto, a adoração aceitável é impossível sem a pregação. Pregar é
tornar conhecido o nome de Deus, e adorar é louvar o nome do Senhor sobre o
qual fomos informados. Ao invés de ser uma intrusão alienígena à adoração, o
ler e o pregar a Palavra são realmente indispensáveis à adoração.”
2. Oração (Ef 5.20; 1Tm
2.8; At 2.42)
As orações podem ser de adoração, invocação, confissão,
petição, agradecimento, intercessão, etc. e devem ser dirigidas a Deus.
3. Hinos e cânticos
espirituais (Cl 3.16; Hb 13.15)
A música pode, às vezes, nos comover pela beleza da melodia,
mas esse sentimento, por si só, não é adoração. A música deve ter verdades
bíblicas contidas em suas linhas para que seja um recurso legítimo e fomente a
verdadeira adoração. A música ou louvor:
1 - expressa nossa relação com Deus (Hb 13.15);
2 - deve caracterizar nossa comunhão com os irmãos e
contribuir como veículo de proclamação da verdade de Deus (Ef 5.19; Cl 3.16).
4. Serviço mútuo (At
2.45; Cl 3.16)
Essencialmente, na Bíblia, culto é serviço, algo que fazemos
para outros. Primeiramente, o culto cristão é um ato divino. Respondemos ao
favor de Deus concedido a nós, Seus filhos. Ele veio ao nosso encontro,
chamou-nos, aceitou-nos, deu-nos o Seu perdão e nos trouxe à Sua presença. À
medida que, corretamente motivados, servimos o nosso próximo, estamos servindo
a Deus.
FINALIDADE DO CULTO LEVITICO
ADORAR AO ÚNICO E
VERDADEIRO DEUS.
A Bíblia ensina que o homem deve amar a Deus de todo o
coração, de toda a alma de todas as forças e de todo o entendimento. O que deve
ser orar com o entendimento, cantar com o entendimento e falar à igreja com
entendimento, pronunciando palavras bem inteligíveis. Em suma, ele deve adorar
e louvar a Deus em sua plena consciência. Isto envolve o homem todo, suas
faculdades emocionais, espirituais, físicas e mentais. Lucas 10:27; I Coríntios
14:7, 9, 15, 19, 32; Efésios 1:17, 18.
REAFIRMAR AS ALIANCAS
ANTIGAS
No culto Levítico, os filhos de Israel professavam as
alianças que o Senhor firmara com Abraão, Isaque, Jacó e Davi (Lv 26.9,45). Já
em seus cânticos, reafirmavam a fé na presença de Deus em sua vida familiar e
comunal (SI 47.9), como mostra o Salmo 105.
PROFESSAR O CREDO
DIVINO
“Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de Mim não há
Deus;...para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora
de Mim não há outro; Eu sou o Senhor, e não há outro.” Isaías 45:5 e 6.
“E disse-Lhe o diabo:
Dar-Te-ei toda a autoridade e glória destes reinos; porque a mim me foi
entregue, e dou-a a quem quero; portanto, se Tu me adorares, tudo será Teu. E
Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Adorarás o
Senhor teu Deus, e só a Ele servirás.” Lucas 4:6-8.
Todas as evidências são claras. Tanto no Velho Testamento
como no Novo testamento, as orientações são de que devemos adorar o Deus único.
A certeza se cristaliza quando o próprio Senhor Jesus disse à Satanás:
“Adorarás o Senhor teu Deus, e só a Ele servirás.” O Senhor Jesus não
transmitiu a idéia de uma adoração a três deuses. Ele disse à Satanás que
deveria adorar unicamente a Deus (Pai), o Todo-Poderoso. “Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o
único Senhor.” Deuteronômio 6:4.
AGUARDAR O MESSIAS
No livro de Salmos, há uma elevada cristologia, que descreve
a paixão, a morte, a ressurreição e a glorificação do Senhor Jesus Cristo como
Rei dos reis (SI 22.1-19; 16.10; 110.1-4; 2.1-8). Um israelita crente, e
predisposto a servir a Deus, jamais seria surpreendido com a chegada do
Messias, pois o culto Levítico era essencial e tipo-logicamente cristológico
(Lc 2.25-35).
CONCLUSAO
Nesta nossa reflexão sobre adoração e culto cristão temos
procurado mostrar que o assunto é essencialmente espiritual e digno de nossa
atenção especial. Por sua natureza espiritual, a verdadeira adoração só é
possível quando impulsionada pela obra do Espírito Santo dentro de nós (Jo
4.23-24). Além do mais, os passos a serem tomados para uma redescoberta da
verdadeira adoração são exercícios altamente espirituais e contradizem
profundamente nossa natureza e impulsos carnais. Mas a verdadeira adoração
sempre exaltará Cristo (Ap 5.12), transformará o adorador (2 Co 3.18-19),
convencerá o incrédulo da presença do adorado entre os adoradores (1 Co
14.24-25) e invocará o "amém" de cada um dos servos de Deus.
Ainda, a verdadeira adoração nos capacita para o testemunho e
o serviço diário na seara do Mestre. Como diz Armstrong: "Não estamos no
negócio de construir mosteiros evangélicos, mas congregações que servirão o
verdadeiro Deus como resultado direto da adoração."
Finalmente, temos que admitir que, de
acordo com as Escrituras e a história cristã, adorar a Deus corretamente exige
tempo e humildade. Preparação é essencial. Examinar nossas intenções e avaliar
nossas ações devem ser exercícios constantes em nossa vida de adoradores (Sl
66.18 e 131). Além do mais, nosso coração deve ser continuamente guardado
contra o egocentrismo a fim de que possamos dizer: "Não a nós, Senhor, não
a nós, mas ao teu nome dá glória" (Sl 115.1). É somente adorando o Senhor
de modo verdadeiro que seremos encontrados por ele e, "Se é a Deus que
você está buscando em sua adoração, você não ficará satisfeito sem Deus."
Por:
Evangelista Isaias Silva de Jesus
Igreja
Evangélica Assembleia de Deus Ministério Belém Em Dourados – MS
Bibliografia
REVISTA BETEL DOMINICAL: Jovens e Adultos. Adoração &
Louvor – A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus.
Rio de Janeiro: Editora Betel – 4º Trimestre de 2016.