30 de maio de 2019

A ARCA DA ALIANÇA


A ARCA DA ALIANÇA

TEXTO ÁUREO

“Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.” (Êx 26.33 - ARA)

Verdade Prática

Por meio de Cristo Jesus, podemos encontrar-nos com o Deus santo e misericordioso.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Êx 37.1-5: A construção da Arca da Aliança
Terça - Dt 10.1-5: A Arca da Aliança guardava a Lei de Deus
Quarta - Dt 10.8: A tribo de Levi é vocacionada para conduzir a Arca
Quinta - Hb 6.18-20: Jesus, o nosso Sumo Sacerdote
Sexta - Hb 9.15-20: A obra perfeita de Cristo
Sábado - Nm 7.89: A voz de Deus vinha de cima do propiciatório da Arca
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = Êxodo 25.10-22

HINOS SUGERIDOS: 252, 267, 293 da Harpa Cristã
                                                            Introdução

Não pretendo espiritualizar arca da Aliança", mas não posso descartar o seu simbolismo com a humanização de Deus na pessoa de Jesus. A Arca era o ponto central e o foco principal para todo o Israel. Dentro do tabernáculo, ela ficara no Santo dos Santos, onde apenas o sumo sacerdote poderia entrar uma vez por ano, no Dia da Expiação, para aspergir o sangue do sacrifício sobre o propiciatório.

A Arca era uma caixa de madeira de acácia, toda forrada de ouro por dentro e por fora, com uma bordadura em volta também de ouro. A arca tinha quatro argolas e dois varais que não poderiam ser retirados do lugar. Tudo revestido de ouro. Os tipologistas bíblicos costumam dizer que a madeira da Arca simboliza a humanidade de Cristo e o seu ouro simboliza a divindade de Cristo. Paulo interpretou as coisas da antiga aliança como sombra das coisas que haviam de acontecer: " ... porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo" (CI 2: 17). Quero sugerir que estudemos este assunto dando ênfase ao:

• simbolismo da Arca
• conteúdo da Arca
• propiciatório da Arca

Este tema, a ARCA DA ALIANÇA, é sempre muito interessante. Talvez você possa pesquisar' um pouco sobre a idéia que seus alunos têm sobre a arca. Faça perguntas assim.
a. O que significa a arca?

b. Por que havia tantos cuidados para transportar e guardar a arca?

c. A arca possuía algum poder?

I - O SIMBOLISMO DA ARCA

Peregrinação no deserto: " Partiram, pois, do monte do Senhor caminho de três dias; a arca da Aliança do Senhor ia adiante deles caminho de três dias, para lhes deparar lugar de descanso. A nuvem do Senhor pairava sobre eles de dia, quando partiam do arraial. Partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam". (Nm 10:33-35).

1. A Arca simboliza a DIREÇÃO de Deus na vida do povo (Nm 10:33-35)

Há várias passagens bíblicas que indicam a Arca como símbolo da presença de Deus. O povo de Israel tinha a Arca como referencial da direção de Deus em sua vida. Era assim que se comportavam os hebreus na

Fale sobre o primeiro significado da arca - a presença de Deus no meio do povo, chamando a atenção para o fato de que, nas caminhadas, a arca seguia sempre na frente do povo. Após estas considerações, pergunte a seus alunos.

a. O que simboliza a presença de Deus no meio de Sua Igreja, hoje?

b. Qual a posição de Deus na vida de Sua Igreja? Está adiante ou segue na retaguarda?

2. A Arca simboliza o PODER de Deus no meio do povo Os 3:6 e 15-16a)

Olhando para a experiência de Josué às margens do Rio Jordão podemos observar que a Arca era, também, um referencial do poder de Deus no meio do Seu povo. As algumas do Jordão transbordaram sobre suas ribanceiras quando ordenou Josué: " ... Levantai a arca da Aliança e passai adiante do povo. Levantaram, pois: a arca da Aliança e foram andando adiante do povo ... e, quando os que levavam a arca chegaram até o Jordão, e os seus pés se molharam na borda das algumas pararam se as águas, que vinham de cima " Os 3:6 e 15-16a).

Aborde o segundo item, falando do simbolismo do poder de Deus. Depois, pergunte.

a. O que acontece com o crente em relação às dificuldades da vida: busca o poder de Deus?

b. Que posição Deus deve ter em nossa vida, quando confiamos e cremos no Seu poder?

3. A Arca simboliza a PUREZA e SANTIDADE de Deus entre o povo (1 Sm 7:1-4) Finalmente, a Arca era para a casa de Israel um referencial de pureza e santidade. No tempo de Samuel a Arca ficou em Quiriate-jearim vinte anos. Foram vinte longos anos de profundas lutas espirituais para o povo, até que falou Samuel a toda a casa de Israel:

"Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do Senhor à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que [1uardasse a arca do Senhor.... Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os Astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e ele vos liv;ará da mão dos filisteus" (1 Sm 7:1,3).

II - O CONTEÚDO DA ARCA

Para que servia a Arca, além do seu simbolismo? A Arca era usada como depositário de três coisas importantíssimas na história de Israel. Eram elementos que fizeram parte da história desse povo.

1. As tábuas da Lei (Êx 25:16 e 21; 40:20; Dt 10:1-5).

Essas tábuas foram escritas por Deus no monte Sinai, na presença de Moisés, e elas deveriam acompanhar os filhos de Israel pelos séculos dos séculos. Diz o profeta Amós: "Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de á[1ua, mas de ouvir as palavras do Senhor"(Am8:11).

Ao apresentar o primeiro elemento, chame a atenção dos alunos para as diversas maneiras em que a Palavra de Deus foi expressa para o Seu povo, a começar pelas tábuas da lei.

Esse maná, guardado no interior da Arca, trazia à memória do povo a provisão de Deus em tempos de angústia. Sugiro uma leitura do capitulo 6 do Evangelho de João. Observe a ênfase que Jesus dá ao pão da vida simbolizado no maná do deserto: " ... não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá". (Jo 6:32).

3. A vara de Arão (Hb 9:4-5; Nm 17:1-10). Dentro da Arca estava o símbolo da ressurreição e da vida. Era a vara de Arão, que depois de morta veio a florescer: "No dia seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, brotara, e, tendo inchado os gomos, produzira flores, e dava amêndoas" (Nm 17:8). Disse Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida" (Jo 11 :25).

III - O PROPICIATÓRIO DA ARCA

A tampa da Arca era o propiciatório ( Êx 25:17-22). Um revestimento de ouro, formando uma só peça, cobria tampa, e dela se elevavam dois querubins de ouro maciço, estendendo cada um uma das asas sobre o propiciatório e olhando para dentro dele.
O propiciatório era o lugar da morada literal de Jeová entre o povo. Era sobre o propiciatório que era feita expiação da nação por meio do sangue aspergido pelo sacerdote.

Entre as tábuas da lei, no interior da Arca, e o pecador ficava o propiciatório, um tipo perfeito da pessoa de Jesus Cristo, que é o mediador entre Deus e os homens. Paulo coloca de modo claro esta tipologia quando diz: "Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". (1Tm 2:5). A Arca sem o propiciatório estava incompleta. O propiciatório era, sem dúvida alguma, uma peça messiânica, apontando para o " ... Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1 :29).

Fale sobre o simbolismo da tampa da arca, o propiciatório, destacando que:

• era necessária a expiação porque o derramamento de sangue era necessário para remissão de pecados;

• o propiciatório apontava para Jesus.

CONCLUSÃO

"Todos quantos, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as cousas escritas no livro da lei, para praticá-las". (GI3:1O). Como é bom saber que entre nós e a Lei que condena está o propiciatório com o sangue da expiação! Jesus disse: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir" (Mt 5:17).

Ele tornou-se o propiciatório que protege o pecador para que ele não venha a ser condenado. A teologia da Arca pode ser resumida em uma só palavra, que é EMANUEL, que quer dizer: "Deus conosco". (Is 7:14 e Mt 1 :23). Termino esta lição com o texto de Jo 1 :14: "f o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai".


Por Ev. Isaias Silva de Jesus 

Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério - Em Dourados – MS

Bibliografia

Livro O Tabernáculo, Cristo e o Cristão