A ARCA DA ALIANÇA
TEXTO ÁUREO
“Pendurarás o véu debaixo dos colchetes
e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará
separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.” (Êx 26.33 - ARA)
Verdade Prática
Por meio de Cristo Jesus, podemos
encontrar-nos com o Deus santo e misericordioso.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Êx 37.1-5: A construção da
Arca da Aliança
Terça - Dt 10.1-5: A Arca da Aliança
guardava a Lei de Deus
Quarta - Dt 10.8: A tribo de Levi é
vocacionada para conduzir a Arca
Quinta - Hb 6.18-20: Jesus, o nosso Sumo
Sacerdote
Sexta - Hb 9.15-20: A obra perfeita de
Cristo
Sábado - Nm 7.89: A voz de Deus vinha de
cima do propiciatório da Arca
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = Êxodo 25.10-22
HINOS
SUGERIDOS: 252, 267, 293 da Harpa Cristã
Introdução
Não
pretendo espiritualizar arca da Aliança", mas não posso descartar o seu
simbolismo com a humanização de Deus na pessoa de Jesus. A Arca era o ponto
central e o foco principal para todo o Israel. Dentro do tabernáculo, ela
ficara no Santo dos Santos, onde apenas o sumo sacerdote poderia entrar uma vez
por ano, no Dia da Expiação, para aspergir o sangue do sacrifício sobre o
propiciatório.
A
Arca era uma caixa de madeira de acácia, toda forrada de ouro por dentro e por
fora, com uma bordadura em volta também de ouro. A arca tinha quatro argolas e
dois varais que não poderiam ser retirados do lugar. Tudo revestido de ouro. Os
tipologistas bíblicos costumam dizer que a madeira da Arca simboliza a
humanidade de Cristo e o seu ouro simboliza a divindade de Cristo. Paulo
interpretou as coisas da antiga aliança como sombra das coisas que haviam de
acontecer: " ... porque tudo isso tem sido sombra das cousas que haviam de
vir; porém o corpo é de Cristo" (CI 2: 17). Quero sugerir que estudemos
este assunto dando ênfase ao:
•
simbolismo da Arca
•
conteúdo da Arca
•
propiciatório da Arca
Este
tema, a ARCA DA ALIANÇA, é sempre muito interessante. Talvez você possa
pesquisar' um pouco sobre a idéia que seus alunos têm sobre a arca. Faça
perguntas assim.
a.
O que significa a arca?
b.
Por que havia tantos cuidados para transportar e guardar a arca?
c.
A arca possuía algum poder?
I - O SIMBOLISMO DA ARCA
Peregrinação
no deserto: " Partiram, pois, do monte do Senhor caminho de três dias; a
arca da Aliança do Senhor ia adiante deles caminho de três dias, para lhes
deparar lugar de descanso. A nuvem do Senhor pairava sobre eles de dia, quando
partiam do arraial. Partindo a arca, Moisés dizia: Levanta-te, Senhor, e
dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam".
(Nm 10:33-35).
1. A Arca simboliza a DIREÇÃO de
Deus na vida do povo (Nm 10:33-35)
Há
várias passagens bíblicas que indicam a Arca como símbolo da presença de Deus.
O povo de Israel tinha a Arca como referencial da direção de Deus em sua vida.
Era assim que se comportavam os hebreus na
Fale
sobre o primeiro significado da arca - a presença de Deus no meio do povo,
chamando a atenção para o fato de que, nas caminhadas, a arca seguia sempre na
frente do povo. Após estas considerações, pergunte a seus alunos.
a.
O que simboliza a presença de Deus no meio de Sua Igreja, hoje?
b.
Qual a posição de Deus na vida de Sua Igreja? Está adiante ou segue na retaguarda?
2. A Arca simboliza o PODER de Deus
no meio do povo Os 3:6 e 15-16a)
Olhando
para a experiência de Josué às margens do Rio Jordão podemos observar que a
Arca era, também, um referencial do poder de Deus no meio do Seu povo. As algumas
do Jordão transbordaram sobre suas ribanceiras quando ordenou Josué: " ...
Levantai a arca da Aliança e passai adiante do povo. Levantaram, pois: a arca
da Aliança e foram andando adiante do povo ... e, quando os que levavam a arca
chegaram até o Jordão, e os seus pés se molharam na borda das algumas pararam
se as águas, que vinham de cima " Os 3:6 e 15-16a).
Aborde
o segundo item, falando do simbolismo do poder de Deus. Depois, pergunte.
a.
O que acontece com o crente em relação às dificuldades da vida: busca o poder
de Deus?
b.
Que posição Deus deve ter em nossa vida, quando confiamos e cremos no Seu
poder?
3. A Arca simboliza a PUREZA e
SANTIDADE de Deus entre o povo (1 Sm 7:1-4) Finalmente, a
Arca era para a casa de Israel um referencial de pureza e santidade. No tempo
de Samuel a Arca ficou em Quiriate-jearim vinte anos. Foram vinte longos anos
de profundas lutas espirituais para o povo, até que falou Samuel a toda a casa
de Israel:
"Então
vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do Senhor à casa de Abinadabe,
no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que [1uardasse a arca do Senhor....
Se é de todo o vosso coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses
estranhos e os Astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele
só, e ele vos liv;ará da mão dos filisteus" (1 Sm 7:1,3).
II - O CONTEÚDO DA ARCA
Para
que servia a Arca, além do seu simbolismo? A Arca era usada como depositário de
três coisas importantíssimas na história de Israel. Eram elementos que fizeram
parte da história desse povo.
1. As tábuas da Lei (Êx 25:16 e 21;
40:20; Dt 10:1-5).
Essas
tábuas foram escritas por Deus no monte Sinai, na presença de Moisés, e elas
deveriam acompanhar os filhos de Israel pelos séculos dos séculos. Diz o
profeta Amós: "Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome
sobre a terra, não de pão, nem sede de á[1ua, mas de ouvir as palavras do
Senhor"(Am8:11).
Ao
apresentar o primeiro elemento, chame a atenção dos alunos para as diversas
maneiras em que a Palavra de Deus foi expressa para o Seu povo, a começar pelas
tábuas da lei.
Esse
maná, guardado no interior da Arca, trazia à memória do povo a provisão de Deus
em tempos de angústia. Sugiro uma leitura do capitulo 6 do Evangelho de João.
Observe a ênfase que Jesus dá ao pão da vida simbolizado no maná do deserto:
" ... não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é
meu Pai quem vos dá". (Jo 6:32).
3. A vara de Arão
(Hb 9:4-5; Nm 17:1-10). Dentro da Arca estava o símbolo da ressurreição e da vida.
Era a vara de Arão, que depois de morta veio a florescer: "No dia
seguinte, Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que a vara de Arão, pela
casa de Levi, brotara, e, tendo inchado os gomos, produzira flores, e dava
amêndoas" (Nm 17:8). Disse Jesus: "Eu sou a ressurreição e a
vida" (Jo 11 :25).
III - O PROPICIATÓRIO DA ARCA
A
tampa da Arca era o propiciatório ( Êx 25:17-22). Um revestimento de ouro,
formando uma só peça, cobria tampa, e dela se elevavam dois querubins de ouro
maciço, estendendo cada um uma das asas sobre o propiciatório e olhando para
dentro dele.
O
propiciatório era o lugar da morada literal de Jeová entre o povo. Era sobre o
propiciatório que era feita expiação da nação por meio do sangue aspergido pelo
sacerdote.
Entre
as tábuas da lei, no interior da Arca, e o pecador ficava o propiciatório, um
tipo perfeito da pessoa de Jesus Cristo, que é o mediador entre Deus e os
homens. Paulo coloca de modo claro esta tipologia quando diz: "Porquanto
há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus,
homem". (1Tm 2:5). A Arca sem o propiciatório estava incompleta. O propiciatório
era, sem dúvida alguma, uma peça messiânica, apontando para o " ...
Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Jo 1 :29).
Fale
sobre o simbolismo da tampa da arca, o propiciatório, destacando que:
•
era necessária a expiação porque o derramamento de sangue era necessário para
remissão de pecados;
•
o propiciatório apontava para Jesus.
CONCLUSÃO
"Todos
quantos, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está
escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as cousas escritas no
livro da lei, para praticá-las". (GI3:1O). Como é bom saber que entre nós
e a Lei que condena está o propiciatório com o sangue da expiação! Jesus disse:
"Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar,
vim para cumprir" (Mt 5:17).
Ele
tornou-se o propiciatório que protege o pecador para que ele não venha a ser
condenado. A teologia da Arca pode ser resumida em uma só palavra, que é
EMANUEL, que quer dizer: "Deus conosco". (Is 7:14 e Mt 1 :23). Termino
esta lição com o texto de Jo 1 :14: "f o verbo se fez carne e habitou
entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do
unigênito do Pai".
Por Ev. Isaias Silva de Jesus
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Ministério - Em
Dourados – MS
Bibliografia
Livro
O Tabernáculo, Cristo e o Cristão