2 de dezembro de 2019

O Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus


O Pecado do Homem Segundo o Coração de Deus

Texto Áureo:

E, passado o luto, enviou Davi e a recolheu em sua casa; e lhe foi por mulher e ela lhe deu um filho. Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR.
2 Samuel 11.27

Davi não perdeu tempo, provavelmente após os 7 dias de lamentação ele mandou buscar Bate-Seba para seu palácio, e então ela se tornou membro de seu harém. Certamente muitas pessoas devem ter suspeitado de alguma coisa e muitas imaginaram que o filho que ela teve era de Davi ( e não de Urias). Talvez alguns até pensassem; Ah, mas como é bom o nosso rei, um homem segundo o coração de Deus, tomou uma mulher que acabou de ficar viúva e mesmo ela estando grávida o rei vai cuidar dela e do filho do seu servo Urias, que homem bom é o nosso rei.

Mesmo com a confiança de alguns e  ( possivelmente) a desconfiança de muitos, Davi e Bate-Seba estavam felizes, pois Davi era o rei aclamado e mesmo que alguém desconfiasse ou desse com a língua nos dentes ( dentre os que sabiam a verdade), ele era o rei e na visão dele ( e dela) ninguém seria louco de se levantar contra o rei segundo o coração de Deus ( um homem acima de qualquer suspeita).

Humanamente falando estava tudo bem, Davi era rico, famoso e não havia juri que o pudesse condenar, ninguém acima dele. Em seu plano perfeito para ocultar seu pecado, Davi só se esqueceu de um detalhe: essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR.

 Hoje em dia muitos ( sem mencionar os políticos, mas apenas os que se dizem cristãos) agem da mesma forma que Davi, estão desviados dos caminhos do Senhor, fazendo coisas que dá vergonha de dizer, mas querem manter a aparência de homens e mulheres de Deus, se esquecendo do que diz a palavra do Senhor:

Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.
Lucas 12.2

Ele  ( Deus) revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz.
Daniel 2.22

Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister ( é necessário, inevitável) que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
Mateus 18.7

1- Mostrar que Davi era o homem segundo o coração de Deus

A expressão, “um homem segundo o coração de Deus” fala de alguém que procura agradar ao Senhor, a Bíblia declara que Davi era esse homem:

Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.
1 Samuel 13.14

Davi era um homem prudente ( 1 Samuel 18.14,15), sabia esperar, confiava em Deus, não frustrava os planos divinos, por assim dizer, era zeloso para com as coisas de Deus. Davi era um homem escolhido por Deus, mas infelizmente deu lugar ao diabo e não foi um  exemplo de líder perfeito, nem no sentido espiritual e nem como homem público.

Não existe super crente. Todo homem e mulher de Deus trava uma luta titânica ( muito grande, forte, gigantesca) contra o mundo ( sistema de coisas, hábitos, costumes a nossa volta), a carne ( o “EU”) e o diabo ( nosso adversário 1 Pedro 5.8).

O fato de uma pessoa ser escolhida por Deus não significa que, aconteça o que acontecer ela não vai errar, aconteça o que acontecer ela vai atingir o objetivo porque Deus é com ela. NÃO, NÃO É BEM ASSIM NÃO.

Mentirosa é a frase que diz: Quem tem promessa não morre.
Pois a Bíblia diz que muitos morreram sem alcançar a promessa.

Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas ( sem ter visto o resultado final das promessas, sem ter visto a chegada de Cristo e suas obras em Israel), mas, vendo-as de longe, e crendo nelas, e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
Hebreus 11.13

Se a Bíblia diz que homens como Enoque, Noé e Abraão morreram sem alcançar as promessas ( Hebreus 11.1-13), imagine nós. Vemos que em Gênesis 12.2 Deus disse a Abraão que faria dele uma grande nação, a nação de Israel surgiu a partir da descendência de Abraão e Abraão morreu sem ver o cumprimento desta promessa. Por isso vemos que o famoso jargão evangélico ( quem tem promessa não morre é mentiroso).

Vamos traçar um rápido “paralelo” entre Davi e Judas, para compreender melhor o fato de que, mesmo pecando feio Davi ainda poderia ser considerado um homem segundo o coração de Deus ( isso é claro, devido ao arrependimento sincero de Davi).

Jesus disse aos seus 12 apóstolos ( Judas estava incluído nesta promessa) que os seus 12 apóstolos ( na regeneração) se assentariam em 12 tronos para julgar as 12 tribos de Israel, mas sabemos que Judas traiu a Jesus e não poderá se assentar com Cristo para julgar as 12 tribos de Israel.
( Mateus 26.14-16 fala sobre a traição de Judas, portanto, ele ouviu a promessa de Jesus, mas foi infiel e a perdeu  a promessa por infidelidade). Veja:

E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do Homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
Mateus 19.28

Judas não demonstrou arrependimento ao ponto de pedir perdão a Deus e se humilhar na presença do Senhor. Judas não conhecia Deus ao ponto de acreditar que Deus o perdoaria, se ele buscasse o perdão.

No caso de Davi, ele se arrependeu de seus pecados, Davi conhecia a Deus, muito mais do que Judas ( falaremos sobre isto na lição 11).

Mesmo errando e errando feio, Davi apesar de seus erros se arrependeu e pediu perdão a Deus por seus terríveis pecados. Em sua oração no Salmo 51, ( o Salmo 51 é uma oração feita por Davi após o profeta Natã o repreeender) Davi disse:

Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Salmo 51.11

A preocupação de Davi não era “perder o reino”, diferente de Saul, a preocupação de Davi era “ não perder o Espírito Santo de Deus” pois Davi sabia que o Espírito Santo de Deus havia se retirado de Saul ( 1 Samuel 16.14), e depois disto infelizmente um espírito mau passou a atormentar Saul, Davi conhecia muito bem a história e ele sabia que se não se arrependesse de seus pecados, o seu final seria igual ao de Saul. Ele seria rei, porém, sem a presença de Deus e a sua destruição seria inevitável.

Mas Davi arrependeu-se, mostrando que a presença de Deus para ele, importava mais do que qualquer coisa, a atitude de arrependimento de Davi também serve para nos mostrar o por que ele foi chamado, “homem segundo o coração de Deus”.

Mas se Davi não tivesse demonstrado arrependimento, ele certamente teria sido substituído por Deus e hoje a Bíblia nos contaria outra história, de outro homem segundo o coração de Deus.

2 – O ambiente em que Davi pecou

A tentação pode vir tanto de fora ( do mundo e do diabo), quanto de dentro de nós.

Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.
Tiago 1.14

Em geral, quando uma pessoa começa a desejar o pecado, ela aprofunda esse desejo, fecha-se para as coisas de Deus, levando o Espírito Santo o retirar-se dela. Verdadeira é a frase que diz:

“Quando estiver sozinho, vigia teus pensamentos. Em família, sua tolerância. Em sociedade, tua língua”.

Analisemos o texto que descreve o ambiente em que Davi pecou.

1. E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem para a guerra, enviou Davi a Joabe, e a seus servos com ele, e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.
2. E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.
3. E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?
4. Então, enviou Davi mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela ( e já ela se tinha purificado da sua imundície ); então, voltou ela para sua casa.
5. E a mulher concebeu, e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou.
2 Samuel 11.1-5

É interessante notar que no capítulo 10 vemos Davi obter grandes vitórias ( sobre os amonitas e siros), e no capítulo 11 vemos ele sofrer uma terrível “queda”, por assim dizer.

Analisando isto, mais uma vez vemos ( porque não é novidade) que um sincero homem de Deus pode cair no pecado se não andar bem chegado a Deus e se der lugar aos desejos pecaminosos.
Ao mesmo tempo em que reprovamos o adultério de Davi, devemos nos lembrar que, quando Jesus se referiu ao mesmo tipo de pecado, chamou a atenção, não para a conduta, mas para o coração.

Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela.
Mateus 5.28

Muitos, não chegam a consumar o ato fisicamente, assim como fez Davi, mas o consumam no coração.

O vers. 1  nos mostra que na ocasião do pecado Davi cometeu um “descuido com o dever” , pois aquele era o tempo em que os reis saiam para a guerra, Davi deveria estar com o exército no campo de batalha, mas preferiu ficar na cama descansando ( vers.2). Precisamos entender que para nós cristãos, também há o tempo de “ir pra batalha”, ou seja,  há o tempo de orar, meditar na Palavra de Deus, jejuar, ir a “igreja”, se envolver com as coisas de Deus.

Mas se preferirmos ficar na cama, no leito do whatsapp, das redes sociais, no leito dos programas da TV, no leito da ociosidade, certamente cairemos feio, assim como Davi caiu.

O vers. 2 nos dá descrição do banho de Bate- Seba no vers. 2  há o emprego do verbo Rahas ( lavar), que empregado de forma isolada significa “lavar o corpo todo”, quando limitado a uma parte do corpo, esta parte é sempre especificada, portanto de acordo com a gramática, bem como pelo contexto, sabemos que Bate-Seba estava tomando banho. Quando um homem ou mulher de Deus deixa de cumprir seus deveres, sempre haverá uma porta aberta para  a carne, o mundo e satanás.

O vers. 3 nos mostra que Davi ao se deparar com aquela imagem, não fez como Jó ( Fiz concerto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem? Jó 31.1).
“O pecado não se enfrenta, foge-se dele”

Davi não fugiu do pecado, Davi ficou admirando o pecado, e a queda foi inevitável. Davi procurou informações sobre aquela mulher, soube que ela era casada com Urias o heteu, Bate-Seba era Israelita, mas estava casada com um homem heteu ( os heteus eram um dos povos cananeus),  talvez, na visão de Davi, um heteu até poderia fazer parte do exército do rei, mas ter uma mulher tão bela quanto Bate-Seba que era israelita, parecia ser demais.

O vers. 4  nos diz que Davi enviou mensageiros e mandou buscá-la, e Davi se deitou com ela, e depois ela voltou para casa. Davi satisfez seus desejos pecaminosos, a mulher voltou para sua casa e como dizem por aí; “Vida que segue”.

Tudo normal, como se nada tivesse acontecido. Bate-Seba também não era uma mulher inocente, ela sabia que ao se banhar onde se banhou, ela poderia ser vista do terraço da casa real. Talvez ela tenha premeditado isso. Aqui aprendemos que, homens de Deus devem tomar todo o cuidado para não se casarem com mulheres cujo coração não é firme com Deus.

Os relatos bíblicos nos fazem acreditar que Bate-seba não era uma mulher temente a Deus, o fato de ter casado  com uma mulher sem temor a Deus, custou a vida de Urias, pois se ela tivesse sido mais cuidadosa, tais relatos envolvendo ela, Urias e Davi não teriam acontecido. Diante das investidas de Davi, Bate-Seba também poderia ter gritado por socorro ( Deuteronômio 22.24), coisa que ela não fez, o que reforça a crença de que ela estava sim mal intencionada.

O vers. 5  diz que Bate-Seba engravidou e fez saber a Davi. O pecado sempre gera uma consequência terrivel. O pecado nunca sai de graça, sempre há um preço a pagar, e Davi sentiria o peso do pecado.

3- O adultério e o homicídio de Davi

Pecado gera pecado, um abismo chama outro abismo ( Salmo 42.7), a prática do pecado gera mais pecado, ao tomar ciência de que Bate-Seba estava grávida, Davi elabora um terrível plano.
Analisemos agora o texto que fala sobre o Adultério e o homicídio de Davi.

6. Então, enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias, o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.
7. Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo, e como ia a guerra.
8. Depois, disse Davi a Urias: Desce à tua casa e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei.
9. Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu à sua casa.
10. E o fizeram saber a Davi, dizendo: Urias não desceu à sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste à tua casa?
11. E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida e pela vida da tua alma, não farei tal coisa.


Analisando os versículos 6-11 notamos que Davi tentou insistentemente fazer com que Urias fosse para casa se deitar com Bate-Seba, pois se isso acontecesse, ( aos olhos  de Davi) ninguém desconfiaria que o filho que Bate-Seba esperava era de Davi e não de Urias. Quando uma pessoa peca, em geral ela faz o que puder para esconder seu pecado, mas essa é uma atitude tola ( O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. Provérbios 28.13).

Não podemos deixar de notar que Urias também errou ao dar mais honra ao rei do que a sua esposa, o fato de Urias não descer a sua própria casa depois de “tempos na batalha” mostra que ele honrava mais o rei do que a sua própria família.

 O homem de Deus deve honrar Deus acima de tudo e de todos, abaixo de Deus o homem de Deus deve honrar sua família.
Urias honrou mais ao rei Davi do que a sua família, ao se recusar em  ir para casa.

12. Então, disse Davi a Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13. E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e, à tarde, saiu a deitar-se na sua cama, como os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa.
14. E sucedeu que, pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e mandou-lha por mão de Urias.
15. Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra.
16. Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.
17. E, saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18. Então, enviou Joabe e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.
19. E deu ordem ao mensageiro, dizendo: Acabando tu de contar ao rei todo o sucesso desta peleja,
20.e, sucedendo que o rei se encolerize e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?
21. Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele, do muro, um pedaço de uma mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então, dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.
22. E foi o mensageiro, e entrou, e fez saber a Davi tudo para que Joabe o enviara.
23. E disse o mensageiro a Davi: Na verdade, que mais poderosos foram aqueles homens do que nós e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta.
24. Então, os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
25. E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isso mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade e a derrota; esforça-o tu assim.
26. Ouvindo, pois, a mulher de Urias que Urias, seu marido, era morto, lamentou a seu senhor.
27. E, passado o luto, enviou Davi e a recolheu em sua casa; e lhe foi por mulher e ela lhe deu um filho. Porém essa coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR.
1 Samuel 11.6-27

O pecado de Davi envolveu e vitimou outras pessoas além de Urias ( vers. 17), o pecado de um indivíduo sempre vitimará também sua família, seus companheiros mais chegados, as pessoas a sua volta de um modo geral. Aquele que tenta esconder seu pecado, gerará mais pecado. Foi o que aconteceu com Davi.

O registro do pecado de Davi mostra a perfeita justiça de Deus e de sua Palavra.
A Palavra de Deus não esconde os erros que os servos de Deus cometeram em sua jornada.
As escrituras mostram que a prática do pecado é sempre desastrosa.
Portanto evite o pecado, pois obter o perdão de Deus não nos isenta das consequências do pecado ( Falaremos mais sobre isso na próxima lição).

Por: Prof: José Junior


Fontes: Enciclopédia Bíblica Beacon,
Bíblia de Estudos Arqueológica,
Bíblia Explicada,
Enciclopédia Bíblica Broadman,
Comentário Bíblico Matthew Henry,
Personágens esquecidos da Bíblia,
Bíblia de Estudo do Expositor,
Apontamentos teológicos José Junior

Se este material for útil pra você, compartilhe.
...de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8

Confira nosso canal no Youtube, SUBSÍDIOS EBD ANDRADINA e baixe gratuitamente estudos de cada uma das lições através dos links na descrição dos vídeos.