17 de dezembro de 2019

A Rebelião de Absalão


A Rebelião de Absalão

TEXTO ÁUREO:

E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim, furtava Absalão o coração dos homens de Israel  = 2 Samuel 15.6

Segundo Russel Shedd e outros estudiosos ,esse ato de furtar o coração dos homens de Israel levou cerca de 4 anos. Absalão era um homem muito inteligente, eloquente e manipulador. No decorrer da história da humanidade houve homens como Adolf Hitler, Mao Tsé-Tung, Pol Pot , Josef Stalin dentre outros que causaram a morte de milhões de pessoas usando de  inteligência , eloquência e manipulações para atrair inúmeros aliados com o propósito de satisfazer seus próprios interesses egoístas.

Se Absalão tivesse obtido sucesso em seu plano de assumir o reino de maneira vitalícia, ele seria apenas mais um  cruel ditador responsável pela morte de milhões ao longo da história da humanidade.

O sucesso de Absalão em furtar o coração do povo revela que Davi por causa do seu pecado e sua frequênte incapacidade de administrar seu próprio lar perdeu muito do respeito do povo. Sua capacidade de liderar que antes se baseava na sua inabalável fidelidade a Deus agora sofrera uma erosão ( desgaste) por causa do seu pecado e da sua reputação gravemente maculada ( manchada).

1 – Descrever o homem Absalão

O nome Absalão significa: pai da paz.
Nos tempos de Davi existia uma “lei de primogenitura” ( Deuteronômio 21.15-17). Mas para Davi, essa lei era muito difícil de ser observada porque Davi teve muitas mulheres e muitos filhos.

O filho primogênito de Davi era Amnom ( 2 Samuel 3.2) que foi morto por Absalão ( 2 Samuel 13.28,29), o segundo filho de Davi era Quileabe ( 2 Samuel 3.3), que certos historiadores acreditam ser o mesmo Daniel descrito em 1 Crônicas 3.1, alguns historiadores acreditam que este segundo filho de Davi morreu ( isto é possível,embora não podemos ter certeza) pois não há mais referências bíblicas sobre ele. Se tais historiadores estiverem certos, isto tornou Absalão o próximo candidato ao trono, na visão dele mesmo e do povo.
Mas, não nos esqueçamos que Deus não vê como o homem vê ( 2 Samuel 16.7).

Absalão era o terceiro filho de Davi, o nome de sua mãe era Maaca filha de Talmai rei de Gesur ( 2 Samuel 3.3; 1 Crônicas 3.2), o nome “Gesur” tem um significado incerto, talvez signifique “Ponte”. Gesur era um pequeno reino a leste do rio Jordão e próximo do monte Sinai.

Absalão era considerado um homem notável por seus longos cabelos e por sua aparência sem nenhum defeito físico ( Haja visto que o seu caráter era bastante defeituoso).
Não havia, porém, em todo o Israel homem tão belo e tão aprazível ( Que tem aspecto agradável) como Absalão; desde a planta do pé até à cabeça, não havia nele defeito algum.
2 Samuel 14.25

Notemos uma certa semelhança entre Absalão e Saul:

Este tinha um filho, cujo nome era Saul, jovem e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo.
1 Samuel 9.2

Percebemos aqui que a beleza física sem um bom caráter pode ser simplesmente destrutiva. Vivemos em um tempo em que existem tantas pessoas com uma aparência física bonita, e tão poucas com uma aparência “interior” bonita.

Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher ( Não apenas a mulher, mas a pessoa ) que teme ao SENHOR, essa será louvada ( Respeitada pelo seu bom caráter e não pela aparência).
Provérbios 31.30

Os incautos respeitam muito mais a aparência, a fama, o dinheiro, o cargo de uma pessoa do que o seu “caráter”. Mas as pessoas verdadeiramente inteligentes, de bom caráter sabem valorizar não o “exterior” de uma pessoa mas sim o seu “caráter”.

Analisemos o homem Absalão:

1. E aconteceu, depois disso, que Absalão fez aparelhar carros, e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.
2.Também Absalão se levantou pela manhã e parava a uma banda do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si e lhe dizia: De que cidade és tu? E dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo;
3.então, Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei.
4.Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!
5.Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava.
6.E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim, furtava Absalão o coração dos homens de Israel.
2 Samuel 15.1-6

A essa altura da história Davi era possivelmente um homem idoso e certamente o povo começava a se perguntar quem iria substituí-lo, Absalão era um candidato de aparência atrativa ( enchia os olhos do povo por sua aparência 2 Samuel 14.25). A aparência física de Absalão e também sua inteligência, eloquência e sagacidade faziam com que o povo o visse como um candidato atrativo ao trono de Israel.

Absalão era tão ambicioso ( e porque não dizer, mau) que desejava possuir o reino mesmo com seu pai ainda vivo. Absalão era tão terrível que começou a comportar-se como rei, preparou carros e cavalos e uma tropa de 50 guarda-costas que corressem diante dele ( 2 Samuel 15.1).

2- Destacar a revolta de Absalão

O que vemos no capítulo 15 de 2 Samuel ainda é o resquício ( fragmento, resto) do pecado cometido por Davi. Como Natã havia lhe dito, sua vida seria marcada por inúmeros problemas.

Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.
2 Samuel 12.10
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
2 Samuel 12.12

Não nos esqueçamos que quando uma pessoa peca, mesmo se arrependendo e obtendo perdão de Deus, ela terá de arcar com as consequências do pecado.

Analisando 2 Samuel 15.2-4 percebemos que Davi não estava mais julgando as causas como deveria, Davi estava deixando de lado as suas responsabilidades como rei, já não era mais o homem responsável que transmitia confiança ao povo.

Quando uma pessoa peca, ela já não é mais vista como antes, mesmo que ela busque e obtenha o perdão de Deus, as pessoas a sua volta, já não a verão mais com a mesma confiança. Por causa do erro, a pessoa que pecou, por muitas vezes sentirá a lembrança da culpa e tentará reparar o erro cometido, isso talvez faça com que a pessoa não dê a devida atenção para todos os assuntos necessários. Pois se tal pessoa não tivesse errado feio, não precisaria ocupar sua mente tentando resolver as consequências do erro.

Vigiemos e oremos, pois pedir perdão é sempre constrangedor. Líderes que caem no pecado, nunca mais serão os mesmos e nunca mais serão tão bem vistos quanto eram antes do erro.

Analisemos como foi a rebelião de Absalão.
Mas perceba que a rebelião de Absalão começou não na narrativa do capítulo 15 de 2 Samuel,  quando ele começou a manipular o povo contra Davi, mas sim no coração de Absalão, as palavras de Absalão só revelavam que a atitude de rebelião já havia dominado o coração dele,  Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. Mateus 12.34.

7.E aconteceu, pois, ao cabo de quarenta anos, que Absalão disse ao rei: Deixa-me ir pagar em Hebrom o meu voto que votei ao SENHOR.
8.Porque morando eu em Gesur, na Síria, votou o teu servo um voto, dizendo: Se o SENHOR outra vez me fizer tornar a Jerusalém, servirei ao SENHOR.
9.Então, lhe disse o rei: Vai em paz. Levantou-se, pois, e foi para Hebrom.
10.E enviou Absalão espias por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão reina em Hebrom.
11.E de Jerusalém foram com Absalão duzentos homens convidados, porém iam na sua simplicidade, porque nada sabiam daquele negócio.
12.Também Absalão mandou vir Aitofel, o gilonita, do conselho de Davi, à sua cidade de Gilo, estando ele sacrificando os seus sacrifícios; e a conjuração se fortificava, e vinha o povo e se aumentava com Absalão.

2 Samuel 15. 7-12

Observe quão dispostos estão os pais amorosos a crer no melhor a respeito de seus filhos. Porém, como e fácil e perverso que os filhos se aproveitem de seus bons pais e os enganem, através de uma ostentação de aparente religiosidade!

Geralmente as pessoas piedosas alegram-se ao ver que os demais parecem ser religiosos, e isto da ocasião ao engano.

 Muitas pessoas se uniram a Absalão na sua simplicidade ( vers.11).
A politica dos homens maus e a sutileza de Satanás são exercidas para fazer com que as pessoas boas apoiem os seus maus desígnios ( propósitos).

Quando Davi tomou conhecimento da real intenção de Absalão, Davi decidiu fugir. Davi sabia que o que estava acontecendo era conequência da espada que viria sobre sua casa, como fora profetizado pelo profeta Natã.
13.Então, veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão.
14.Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada.
15.Então, os servos do rei disseram ao rei: Eis aqui os teus servos, para tudo quanto determinar o rei, nosso senhor.
2 Samuel 15.13-15

Davi decide partir de Jerusalém. Tomou esta decisão como um penitente que se submete a vara. Perante Absalão Davi  poderia justificar-se e resistir; porém, na presença do justo Deus, deveria condenar-se e render-se aos seus juizos. Deste modo aceita o castigo por seu pecado. Quando os homens bons sofrem, anelam que os demais não sejam levados a sofrer juntamente com eles. Davi não obrigou a um sequer; deixou que os que tivessem o seu coração posto em Absalão seguissem Absalão; e assim sofreu terrivelmente.
Só seguiram a Davi aqueles que o queriam seguir voluntariamente.
Notemos que  Cristo da mesma forma somente aceita os que o desejem seguir voluntariamente.

3 – A morte de Absalão

Davi teve que organizar o seu exército para lutar contra o seu próprio filho Absalão. Davi se propôs a ir para o combate, mas o povo não o permitiu. Devemos observar aqui 2 coisas muito importantes:

A primeira é o valor que o povo via em Davi, sendo ele um grande guerreiro, uma pessoa capaz ( ainda que estivesse pagando um alto preço) as pessoas reconheciam seu valor ( 2 Samuel 18.1-3).

A segunda é que o seu exército queria evitar que o pai tivesse de confrontar o próprio filho.
Todos viam e sabiam a terrível dor que Davi sentia ao organizar aquele exército para lutar contra o próprio filho.

Davi, como um pai amoroso, ainda pediu que seus capitães tratassem absalão com brandura apesar de todo o mal que Absalão estava causando ( 2 Samuel 18.5).

A batalha de Absalão pelo trono, ou seja, a sua rebeldia lhe custaria a própria vida.
20 mil homens de Absalão foram Abatidos ( 2 Samuel 18.7,8),  a bíblia ainda relata que, o bosque ( o bosque de Efraim, lugar onde se deu a batalha) consumiu o povo mais do que a espada.

Porque ali se estendeu a batalha sobre a face de toda aquela terra; e foram mais os do povo que consumiu o bosque do que os que a espada consumiu, naquele dia.
2 Samuel 18.8

Aqui percebemos que as lutas que uma pessoa enfrenta por estar em rebelião contra Deus e sua Palavra a levarão para lugares terríveis que a consumirão mais do que as armas nas guerras ao longo da história. Uma pessoa rebelde pode ser consumida pelo “bosque” das drogas, do suicídio, da depressão, da mentira, do engano, dos falsos líderes religiosos, etc..

Vendo que estava perdendo a batalha Absalão decidiu fugir, e acabou preso nos ramos de um grande carvalho, suspenso pelos cabelos entre o céu e a terra, Joabe tomou conhecimento disso e ( contrariando o pedido de Davi) tirou a vida de Absalão ( 2 Samuel 18.9-17).

Absalão acabou pagando o preço da rebeldia. Lembre-se do que diz a Palavra do Senhor a respeito dos rebeldes:

Na verdade, o rebelde não busca senão o mal, mas mensageiro cruel se enviará contra ele.
Provérbios 17.11

A rebelião aborrece a Deus, evitemos pois a rebeldia a qualquer preço, a rebeldia é desobediência, oposição, resistência a Deus e sua Palavra, foi o primeiro pecado cometido pelo ser humano, quando este contrariou as ordens de Deus dando ouvidos a serpente.

Por = Prof: José Junior


Fontes:

Bíblia de Estudos Pentecostal,
Bíblia de Estudos Shedd,
Comentário Bíblico R. N. Champlin,
Enciclopédia Bíblica Broadman,
Bíblia de Estudos Arqueológica,
Comentário Bíblico Matthew Henry,
Enciclopédia da Bíblia Merril C. Tenney,
Comentário Bíblico Africano,
Pequena Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer, 
Apontamentos teológicos José Junior.