10 de março de 2020

O HOMEM DO PECADO


O HOMEM DO PECADO
Texto Áureo
e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;
1 Tessalonicenses 2.8

O homem do pecado é revelado na bíblia como sendo alguém extremamente poderoso ( o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. 2 Tessalonicenses 2.4), o Senhor Jesus o destruirá apenas com o assopro de sua boca, satanás tem muito poder, mas Deus tem todo o poder, glória o nome santo do Senhor, não importa quão poderosos sejam o anticristo e seus aliados, eles não são mais que uma mera chama a ser apagada pelo sopro do Senhor.

1 – O Homem do Pecado
1.     Origem do homem do pecado.
Podemos dizer que Caim e Lameque foram sim prefigurações do anticristo, por sua rebeldia, mas eles não conseguiram unir tantos aliados para afrontar a Deus assim como Ninrode que foi aparentemente o grande articulador por traz da torre de Babel, e fundador de várias outras cidades ( Gênesis 10.8-12), por isso podemos dizer que a primeira grande prefiguração ( antecipação, antevisão) do anticristo foi Ninrode.

Todo aquele que se rebela contra Deus e sua Palavra acaba por se tornar um tipo de anticristo, Tais pessoas que se tornaram e/ou se tornam um tipo de anticristo, em geral, conheceram a Verdade de Deus, mas rejeitaram a Deus e a sua Palavra, o apóstolo João, falou sobre tais pessoas.

18.  Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.
19.  Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós.
1 João 2.18,19
Outros exemplos de anticristo são: o faraó do Êxodo, o perverso Amã e o sanguinário Herodes. Mas nesta lista podemos citar também, o imperador Nero, o ditador alemão Adolf Hitler, o político russo Vladimir Lenin, o líder soviético Josef Stalin, dentre outros.

2.     Títulos do homem do pecado.
O título principal deste “homem do pecado” é “Anticristo”, ele é assim chamado por que se levanta contra os ensinamentos de Cristo, combate os ensinamentos de Cristo com suas “ideias” e influência, por assim dizer.




Em 1 João 2.18, João foi capaz de perceber e desmascarar os antecessores do anticristo, que nos dias de João já eram muitos. E com certeza nos nossos dias, os anticristos são em número ainda maior do que nos dias de João, e nós, estamos preparados para, assim como João, perceber e desmascarar os anticristos da nossa época?

Você consegue citar nomes da nossa política, cinema e televisão que se tem feito anticristos, consegue citar líderes religiosos do nosso país que se tem feito anticristos? *

*Não citaremos nomes da política, cinema e televisão, e nem de líderes religiosos neste PDF para evitar represálias, mas, se você é uma pessoa de oração, jejum e meditação na Palavra, não será difícil para você chegar a certos nomes.

João alerta para o fato de que, muitos enganadores saíram pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Tais agem como enganadores e anticristos (2 João 1.7).

Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo
2 João 1.7

Neste versículo, João está falando sobre os gnósticos, adeptos do Gnosticismo, uma heresia que surgiu ainda no primeiro século, eles basicamente misturavam paganismo grego ao cristianismo, e com isso, causaram problemas terríveis para a “igreja primitiva”, eles ( os gnósticos) ensinavam que tinham um conhecimento secreto acerca de Deus e da Palavra de Deus, e com isso causaram problemas terríveis no meio da “igreja”, portanto o que João está dizendo, em outras palavras, é que, toda pessoa que distorce as verdades do Evangelho, é na verdade um tipo de anticristo.

3.     A natureza do homem do pecado.
O homem do pecado será tão ligado a satanás e de tal forma usado por ele que chegará a ser confundido com ele.
a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira,
2 Tessalonicenses 2.9

Repare que o anticristo tentará imitar Cristo, da mesma forma que Jesus veio com poder, sinais e prodígios, o anticristo também virá da mesma forma, mas, com mentiras.

Desta forma, o anticristo induzirá a humanidade (sem conhecimento verdadeiro sobre Deus e sua Palavra) a recepcioná-lo como se ele fosse o próprio Deus.

o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.
2 Tessalonicenses 2.4
2 - A Missão do Homem do Pecado

1.     Opor-se a Deus.
Satanás sabe que jamais poderá derrotar Deus, a bíblia mostra que Deus é o todo poderoso (Gênesis 17.1; 1 Crônicas 29.11; Lucas 1.37; 1 João 4.4), por esta razão satanás ( sabendo que não pode derrotar Deus), volta-se contra todas as obras divinas, ele tenta impedir de todas as formas possíveis a propagação do Evangelho de Cristo, na tentativa de impedir que o Evangelho alcance os perdidos. Satanás também tenta de todas as formas possíveis desviar dos caminhos de Deus aqueles que o servem, por isso Jesus nos advertiu:
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação...
Mateus 26.41

2.     Opor-se a Israel. Através de seus “anticristos” o diabo vem reunindo todos os esforços para destruir Israel, tanto física quanto espiritualmente (Êxodo 1.8-22; Apocalipse 2.14), durante a segunda guerra mundial Hitler, um dos vários anticristos ao longo da história humana, foi responsável pela morte de cerca de 6 milhões de judeus, antes da segunda guerra mundial, havia cerca de 17 milhões de judeus no mundo, Hitler um tipo de anticristo, exterminou quase 1 terço de todos os judeus.
Atualmente o número de judeus no mundo é de cerca de 14 milhões (em Israel a cerca de 7 milhões). Satanás opõe-se e se oporá a Israel até o final dos tempos, mas Deus jamais permitirá que satanás consiga destruir totalmente esta nação.

3.  Opor-se a Jesus Cristo.
Com relação ao Filho de Deus, a missão do “homem do pecado” é dupla: Opor-se a Cristo e colocar-se no lugar de Cristo. O anticristo sabe que não tem nenhuma chance de destruir Cristo, por isso ele tentará enganar os servos de Deus e o mundo, querendo parecer Deus, e tentará opor-se a Cristo, tentando desfazer as obras de Cristo, em outras palavras, ele ( o anticristo), tentará fazer com que todos se afastem de tudo o que ensina a Santa Palavra de Deus, esta terrível investida do anticristo já está em andamento, o grande objetivo do anticristo não é tirar a bíblia das nossas mãos ( apenas), o grande objetivo dele é tirar a bíblia ( a Palavra de Deus) dos nossos corações. E ele tem alcançado sucesso com o globalismo, as novelas, o reality shows, a cultura mundana e etc..

4.  Opor-se a igreja.

O homem do pecado opõe-se impiedosamente aos discípulos de Cristo.
18.  Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim.
19.  Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece.
João 15.18,19


Satanás e é claro, o homem do pecado, sabem como usar o sistema mundano contra a igreja, e a cultura mundana é grande arma nas mãos de satanás e seus asseclas, cuidado para não ser enganado pela cultura mundana, tenha em mente que, a sua forma de falar, andar e se vestir, falam muito mais alto que a sua pregação, falam muito mais alto que a “igreja” onde você congrega, pense nisso.

3 – A Destruição do Homem do Pecado.


1.     A ascensão de seu império.
Deus permitirá que satanás através de seus 2 escolhidos – a Besta e o Falso Profeta - reine em absoluto por um curto espaço de tempo, o primeiro será um agente político e o segundo um tipo de líder religioso que agradará e enganará a muitos, mas tudo isto será com a permissão de Deus, pois satanás não pode fazer absolutamente nada sem pedir permissão a Deus, ele precisou da permissão de Deus para tocar em Jó ( Jó 1,2), precisou da permissão de Deus para oprimir os discípulos ( Lucas 22.31), podemos perceber que nada, absolutamente nada, foge do controle de Deus.
Como disse certa vez Billy Graham; “Eu li a última página da Bíblia, tudo vai terminar bem”.

2.     O auge do império.
Quando estiver no auge de seu poder, o homem do pecado dominará tanto a economia quanto a religiosidade humana, através do globalismo ele conseguirá fundir os 4 grandes poderes que regem a humanidade (humanamente falando) ele conseguirá fundir, política, religião, ciência e economia.
Assim ele obterá sucesso em seu terrível plano de dominar a humanidade por um curto espaço de tempo.

3.     A ruína do seu império.
Depois de um curto espaço de tempo, o anticristo começará a experimentar a ira de Deus, a ruina do anticristo ocorrerá no auge de sua administração. Ele e todos que o seguirem, serão pegos de surpresa.
Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então, lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.
1 Tessalonicenses 5.3

Conclusão:

O homem do pecado será o ser (aparentemente humano) mais iniquo, mal e blasfemo de todos os tempos, será a personificação do pecado, por assim dizer, em termos de maldade, ele será superado apenas por satanás.

Por Prof. José Junior

Referências

Enciclopédia Bíblica Broadman,
Comentário Bíblico Beacon,
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,
Bíblia de Estudo do Expositor,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Comentário Bíblico F. B. Meyer,
Comentário Bíblico Matthew Henry,
Apontamentos teológicos prof: José Junior


Se este material foi útil pra você, compartilhe.
...de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8