24 de março de 2020

O NOVO HOMEM EM JESUS CRISTO


O NOVO HOMEM EM JESUS CRISTO

Texto Áureo

até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Efésios 4.13

Na época em que a carta aos Efésios foi escrita (cerca de 62 d. C), Paulo estava prisioneiro por amor a Cristo (Efésios 3.1, 4.1), provavelmente em Roma. E havia na cidade de Éfeso e arredores muitas doutrinas distorcidas e heresias capazes de desviar da fé os cristãos imaturos. Dentro do contexto do texto Paulo instrui os irmãos de Éfeso para que eles estejam cada vez mais firmes na presença de Deus. A unidade da fé aqui diz respeito ao ensinamento cristão, particularmente, todo o conteúdo do Evangelho.

Conhecimento do Filho de Deus aqui diz respeito não apenas ao conhecimento da salvação, mas a todo o conhecimento sobre Cristo que o cristão vem a ter por meio da oração e do Estudo constante da Palavra.

Caso o cristão não tenha vida de oração e um conhecimento aprofundado sobre a Palavra, cedo ou tarde ele acabará dando ouvidos a heresias e doutrinas distorcidas que o desviarão da fé.

1- O Nascimento do Novo Homem

1. Nascido não do sangue nem da carne. O novo homem em Cristo não pode ser gerado por métodos naturais de procriação, pode ser gerado apenas pelo “crer e obedecer” a Palavra de Deus, por assim dizer.

Em uma conversa com Nicodemos que era um muito bem conceituado mestre (professor, ensinador) da Lei, Jesus ensinou que o novo homem não é gerado nem da carne nem do sangue, mas de Deus, da água e do Espírito. É interessante notar que mesmo sendo um mestre em Israel, Nicodemos não compreendia os ensinamentos de Jesus (João 3.1-16) e é bom que nós (principalmente os professores da EBD) notemos as palavras de Jesus para Nicodemos em João 3.10:

 Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso? João 3.10

Jesus disse a Nicodemos (em outras palavras), “Nicodemos, você é mestre, é professor, é ensinador em Israel, e não compreende o que estou lhe dizendo, o que você anda ensinado aos seus alunos?”

E nós professores de EBD?

Será que se tivéssemos uma conversa com Jesus, assim como Nicodemos teve, ouviríamos elogios de Jesus, por aquilo que estamos ensinando, ou ouviríamos a mesma repreensão que Nicodemos ouviu.

“Você é mestre, é professor e não sabes isto?”

É claro que esta reflexão não é apenas para os professores de EBD, pois todos nós somos de certa forma professores, temos a obrigação de transmitir as pessoas a nossa volta todo o conhecimento que adquirimos sobre Deus e sua Palavra, mas, muitos dos que se dizem cristãos não se importam em “conhecer e prosseguir em conhecer ao Senhor”, estes tais podem perfeitamente ouvir mais cedo ou mais tarde o que Nicodemos ouviu de Jesus ( João 3.10).

2. Nascido de Deus.

O nascimento do novo homem é descrito pelo evangelista como o ato de nascer de Deus.

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, João 1.12

Nascer de Deus é tornar-se filho de Deus pela fé. Note que ser nascido de Deus é uma escolha que o ser humano pode ou não fazer.

Vamos entender o que diz 1 João 3.9, pois alguma pergunta sobre este versículo pode surgir na aula.

Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus. 1 João 3.9

 O significado deste versículo é que, aquele que é nova criatura de Deus (filho de Deus pela fé) não se dedica a prática do pecado, não vive para satisfazer seus próprios desejos. O verdadeiro cristão sente aversão ao pecado, não pode viver na prática do pecado, tal como fazia antes de ter firmado um compromisso com Deus.

3. Nascido da água.

A palavra “Batismo” em nossas Bíblias vem do grego Koiné (um dialeto que se diferenciava do grego clássico), e tem o significado de “imergir ou submergir” (cobrir-se de água, afundar, desaparecer dentro da água por alguns instantes)
O batismo só tem efeito salvador quando é recebido com fé. 

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16.16

O batismo simboliza a morte e ressurreição de Cristo, e também, o renascimento espiritual daquele que o recebe como salvador e Senhor (Romanos 6.1-12).

O batismo também é uma confissão pública em que a pessoa batizada faz notória (conhecida) por assim dizer, o seu compromisso de andar de acordo com os ensinamentos de Cristo.

4. Nascido do Espírito Santo.
A regeneração (o nascer de novo) só é possível através da atuação do Espírito Santo na vida do pecador arrependido.

7. Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador (Espírito Santo) não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.
8. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: João 16.7,8

Sem a atuação do Espírito Santo é impossível o pecador arrependido ter consciência de que está em pecado, de que a justiça de Deus pode livrar ou condenar, de que o juízo de Deus está por vir.
 Somente através da ação sobrenatural do Espírito Santo é que o ser humano pode se tornar nova criatura em Cristo Jesus.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 2.17

2- A Justificação do Novo Homem

1. A inutilidade da justiça Humana.

Deus não vê como o homem vê (1 Samuel 16.7), alguém que ganhou o prêmio Nobel da Paz será muito bem visto aos olhos de todo o mundo, mas talvez não seja tão bem visto aos olhos de Deus.

Ainda que nossas obras sejam boas e aparentemente meritórias, não nos salvam e nem nos justificam diante de Deus.

23. Porque todos pecaram (não há ninguém que possa salvar a humanidade e a si mesmo, apenas Cristo pode fazer isto) e destituídos estão da glória de Deus,
24. sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus (apenas a obra de Cristo é capaz de salvar a humanidade de seus pecados),
Romanos 3.23,24

2. A maravilhosa doutrina da justificação.

Para o pecador que pela fé recebe a Jesus, por assim dizer, Deus lhe concede o perdão, o status de justo e também o direito de ser chamado filho de Deus.

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, João 1.12

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5.1

E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. Atos 13.39

 E é evidente que, pela lei (dada por intermédio de Moisés), ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé. Gálatas 3.11

A obra redentora de Cristo serve para aproximar ou religar a humanidade perdida de volta a Deus, quando Adão pecou a humanidade perdeu a sua comunhão com Deus, se tornou espiritualmente afastada de Deus por causa do pecado original de Adão, mas graças a maravilhosa obra de Cristo, a humanidade ( isto é, aqueles que o recebem como Senhor e Salvador) são perdoados por seus pecados e religados de volta a Deus.

3. O novo homem é justo.

Aqueles que se arrependem de seus pecados e se convertem a Deus, ou seja, passam a andar em obediência a Palavra de Deus, são aos olhos de Deus justificados pelo Sangue de Cristo, aos olhos de Deus é como se os tais que aceitam a Cristo, jamais tivessem cometido qualquer injustiça.

Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ele é justo. 1 João 3.7

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo; Romanos 5.1

3- A Santificação do Novo Homem

1. A santificação como posicionamento.

No exato instante de sua conversão o pecador arrependido passa a ser visto não apenas como justo, mas também como santo por Deus e pela igreja.

15. mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver,
16. porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1.15

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, Hebreus 12.14

A “igreja primitiva” tinha o hábito de se referir aos irmãos como sendo “os santos” (Filipenses 4.21,22; Hebreus 13.24), atualmente é raro ver alguma igreja se referindo aos seus membros com sendo os “santos”, alguns irmãos chegam a dizer coisas do tipo: “Eu não sou santo não, por que santo está no céu”. Isto acontece pelo fato de muitos não entenderem o real significado da palavra “Santo” em nossas versões bíblicas.

A palavra “Santo” No Velho Testamento tinha o significado de sagrado, que vive na Lei Divina, puro, separar das coisas profanas.

No Novo Testamento a palavra “Santo” tem o significado de “Separado dos hábitos mundanos, das coisas profanas, daquilo que Deus não se agrada”.

O cristão tem o dever de viver “separado” daquilo que Deus não se agrada. O cristão escolhe tomar a posição de viver como santo e a santificação é um processo, aqueles que são santos hoje, precisam ser mais santos amanhã, ou seja, precisam estar a cada dia em nível mais profundo de comunhão com Deus.

2. A santificação como processo.

O novo homem em Cristo ainda que seja considerado santo, e realmente o é, terá de se submeter a um longo e disciplinado processo de santificação ( a santificação é um processo) e é preciso ter em mente que esse processo de santificação pelo qual todo cristão verdadeiro passa, durará a vida toda.

...Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Apocalipse 2.10

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. 1 Coríntios 10.12

3. A santificação é a vontade de Deus no novo homem.
Ser um novo homem torna-se impossível sem o processo de santificação.
Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.  Hebreus 12.14

Obviamente pra seguir alguém ou alguma coisa, ou algum objetivo é preciso estar atrás, buscando, correndo atrás, sem desistir, com disciplina para alcançar o “alvo”. O que podemos entender neste versículo é que, nunca podemos deixar de buscar viver de maneira que Deus se agrada, precisamos tirar de nossas vidas tudo aquilo que nos impede de viver separados para Deus. Separados de quê?

Separados do pecado, da sensualidade, da mentira, das intrigas da inveja, do engano e de tudo aquilo que Deus não se agrada, devemos nos aproximar cada vez mais de Deus evitando assim que as obras da carne dominem nossas vidas.
 (Gálatas 5.19-21).

Pois onde imperam as obras da carne é impossível haver santificação.
Hoje em dia prega-se e ensina-se pouco sobre santificação, hoje em dia vemos homens e mulheres que se dizem cristãos que não se importam muito com sua forma de se vestir ( muitas vezes vemos a falta de modéstia, santidade nas vestimentas de muitos que se dizem cristãos, até mesmo dentro da “igreja”) , hoje em dia existem muitos que se dizem cristãos ( até mesmo pastores) falando palavrões quando estão irados, falando com uso de gírias, linguagem de cunho sexual, dentre outras coisas.

Muitos que se dizem cristãos acham que estas situações “não tem nada a ver”, mas fato é que o povo de Deus precisa ser diferente. O verdadeiro homem e mulher de Deus prega até mesmo sem abrir a boca, prega apenas com seu modo de se vestir e se comportar, isto é ser “santo” no melhor sentido da palavra.

Que a “igreja de Cristo” volte a pregar com mais urgência e disciplina a doutrina da santificação.
Nenhum impuro ou profano entrará na Jerusalém celeste (Apocalipse 21.8).

Conclusão

Apenas aqueles que se tornaram filhos de Deus por Cristo Jesus herdarão a vida eterna, segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

 Para Refletir:

“Como seria a sua igreja se todos os cristãos fossem exatamente com você é hoje?”
A resposta para esta pergunta te assusta ou te conforta?
Se este material foi útil pra você, compartilhe:
..de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8

Por = Prof. José Junior