25 de novembro de 2010

A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS

A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS


Texto áureo: “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (João 15.7)”.


Verdade prática: A bíblia nos garante que a oração realizada de acordo com a vontade de Deus será atendida.


Meditação: “Para descobrir a vontade do Senhor para nossas vidas, basta cultivarmos uma vida de íntima comunhão com o Pai, mediante a leitura da Palavra e a oração”.


Ø A VONTADE DE DEUS:


1. Sempre está em harmonia com as Sagradas Escrituras;

2. Pode ser conhecida por meio da oração;

3. Pode ser revelada pelas circusntâncias;

4. É testificada pelo Espírito santo no interior do crente;

5. Traz consigo paz ao coração do crente.


Vontade Divina: Do latin voluntade: Amorosa disposição que Deus, com base em seus decretos e desígnios, manifesta em relação ao ser humano.


I – A ORAÇÃO E A VONTADE DE DEUS


Muitos são aqueles que se dizem filhos de Deus, mas poucos realmente agem como tal. Se olharmos o correto, veremos que o filho tem que ter um amplo conhecimento do seu pai para que não venha fazer nada que o desagrade, já o pai por sua vez, tem o compromisso de ensinar seu filho o “caminho” que ele deve seguir.


Assim sendo, nós como filhos de Deus, através da adoção pelo Sangue de Jesus Cristo, devemos buscar aprender mais, muito mais, do nosso Pai Verdadeiro.

O Escritor ao Hebreus nos diz: “ Portanto, convém-nos atentar com mais diligência, para as coisas que temos ouvido, para que, em tempo algum, nos desviemos delas (Hb 2.1)”

Como é que um pai poderá cobrar de seu filho algo, se não foi ensinado, ou melhor, não lhe foi revelada qual era a sua vontade? Mas justamente isto não é o caso do nosso Deus, que muito pelo contrário se faz revelar para cada um que busca conhece-LO. Deus se faz revelar através de Sua Palavra, e através da nossa busca em oração e intima comunhão com ELE. Na verdade o “problema” está em nós, que não atentamos muito para o que temos ouvido Dele, precisaríamos antes de reclamar ou pedir, perguntar: - SENHOR QUAL É TUA VONTADE?


Sejamos realistas, quanto tempo gastamos em oração, leitura e meditação da Bíblia Sagrada? Bem pouco é verdade. Lembremos do que Jesus pediu em sua oração sacerdotal: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade (João 17.17)”. Sem a Palavra do Senhor, sem a presença do Espírito Santo nos ensinando e nos revelando os mistérios dos céus, através de nossas orações, JAMAIS saberemos plenamente qual é a vontade do Senhor, que é agradável, pacífica e pura para nossas vidas.(Romanos 12.2)


II – ORAÇÕES NÃO RESPONDIDAS E ORAÇÕES RESPONDIDAS


Tiago nos diz assim: “Eia, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos. Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco e depois se desvanece. Em lugar do que deveis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. Mas, agora, vos gloriais em vossas presunções; toda glória ta como esta é maligna. Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado (Tg 4. 13 ao 17)”.


Jesus disse que se pedirmos alguma coisa em Seu Nome, que Ele faria para a glória do Pai; e João completa dizendo que se pedimos segundo a Sua vontade que Ele nos ouve.

O segredo está ai. Porque muitas vezes não somos atendidos? Porque oramos errado, pedimos esgoistamente em nosso favor apenas, com hiprocisia, tentando até mesmo enganar a Deus que sabe e conhece nossos pensamentos e ações, pedindo somente coisas desta terra; bem verdade que Jesus pode nos conceder, desde que isto não tome o lugar de Deus em nossas vidas.


Porque Salomão foi atendido? Porque pediu sabedoria.

Porque Elias foi ouvido? Porque queria que Israel conhecesse verdadeiramente quem era Deus.

Porque Davi não foi rejeitado? Porque se humilhou na presença do Grande Deus.

Estes entre outros vários exemplos; que sirva de liçao para não fazermos igual ao fariseu que orava em pé se exaltando, mas façamos igual ao publicano que nem ousava levantar sua cabeça, clamando por misericórdia, que por fim saiu justificado.


Lembremos que Deus está pronto para nos ouvir e atender, mas os nossos pecados fazem divisão entre nós e nosso Deus (Isaías 59.1).

Não vamos endurecer nossos corações nem a nossa serviz, lembrando que o Espírito Santo ainda fala aos nossos ouvidos.


Minha oração neste momento é que Ele seja glorificado em nome de Jesus, que o amado irmão tenha muitas e lindas experiências com o Cristo de Deus, e todos nós andemos em um só propósito, que é o engrandecimento do Reino de Deus, e aguardarmos em comunhão uns com os outros, o Dia do aparecimento do Filho do Deus Bendito Eternamente.


Amém

Que Deus nos abençoe.

Diácono Thiago Rodrigues Teixeira

thrteixeira@hotmail.com