11 de agosto de 2018

FOGO ESTRANHO DIANTE DE DEUS


FOGO ESTRANHO DIANTE DE DEUS
 
TEXTO AUREO
 
“E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.”  (Lv 10.3)
 
VERDADE PRÁTICA
O Deus santo requer de seus obreiros uma postura igualmente santa, zelosa e de comprovada excelência; menos que isso é inaceitável.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Levítico 10.1-11
 
1 - E os filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e puseram incenso sobre ele, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara.
2 - Então, saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
3 - E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se.
4 - E Moisés chamou a Misael e a Elzafã, filhos de Uziel, tio de Arão, e disse-lhes: Chegai, tirai vossos irmãos de diante do santuário, para fora do arraial.
5 - Então, chegaram e levaram-nos nas suas túnicas para fora do arraial, como Moisés tinha dito.
6 - E Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: Não descobrireis as vossas cabeças, nem rasgareis vossas vestes, para que não morrais, nem venha grande indignação sobre toda a congregação; mas vossos irmãos, toda a casa de Israel, lamentem este incêndio que o SENHOR acendeu.
7 - Nem saireis da porta da tenda da congregação, para que não morrais; porque está sobre vós o azeite da unção do SENHOR. E fizeram conforme a palavra de Moisés.
8 - E falou o SENHOR a Arão, dizendo:
9 - Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações,
10 - para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo,
11 - e para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o SENHOR lhes tem falado pela mão de Moisés.
 
 
INTRODUÇÃO
 
A história de Nadabe e Abiú faz-nos uma séria advertência: Deus não se deixa escarnecer (Gl 6.7). Nesta lição, veremos que esses dois obreiros, apesar de todos os privilégios de que desfrutavam junto à congregação de Israel, não honraram o seu ministério. Antes, ignorando a recomendação de Moisés, ofereceram fogo estranho ao Senhor. E, no mesmo instante, foram exterminados pelo Deus que não se deixa zombar por homem algum.
 
Como temos nos apresentado diante do Senhor? Enquanto avançamos neste estudo, respondamos a esta pergunta com temor e tremor, pois Deus não mudou. Ele está a exigir santidade, pureza e reverência de cada um de seus filhos, principalmente dos que fazem parte do santo ministério da Palavra.
 
I - NADABE E ABIÚ
 
Nadabe e Abiú eram dois dos quatro filhos de Arão (Êxodo 6:23), que foram chamados por Deus para oficiarem como sacerdotes: “Fazei também vir para junto de ti Arão, teu irmão, e seus filhos com ele, dentre os filhos de Israel, para me oficiarem como sacerdotes, a saber, Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar” (Êxodo 28:1). A Bíblia narra que eles foram consagrados e instruídos sobre o trabalho que Deus deu a eles (Êxodo 30:30). Isso demonstra um tempo de preparação e instrução antes que começassem efetivamente seu trabalho como sacerdotes realizado ali no Tabernáculo.
 
Nadabe e Abiú tiveram problemas juntos. Embora pouco seja conhecido de sua mocidade, a Bíblia nos oferece abundante informação sobre o ambiente em que ambos cresceram . Nascidos no Egito, testemunharam os atos poderosos de Deus no êxodo. Viram seu pai, Arão; seu tio Moisés; e sua tia Miriã em ação muitas vezes. Tiveram a oportunidade que poucos teriam em primeira mão de conhecer a santidade de Deus, e, ao menos por algum tempo, eles seguiram a Deus fielmente (Lv 8.36). Mas, em algum momento crucial, Nadabe e Abiú escolheram tratar com indiferença as claras instruções de Deus, e a consequência deste pecado foi drástica, instantânea e algo que chocou a todos.
 
  • SEUS PRIVILÉGIOS
     
    Filhos de Arão
    Candidatos a serem sumo sacerdote após seu pai
    Envolvidos na consagração do Tabernáculo
    Elogiados por fazerem “todas as coisas boas que o SENHOR ordenara (Lv 8.36)
     
    Além de todas as orientações que encontramos na lei de Deus sobre como os sacerdotes deveriam se portar, temos também em especial uma lei que determinava o tipo de incenso que deveria ser usado no tabernáculo. Era uma receita especial que só podia ser usada ali: “Porém o incenso que fareis, segundo a composição deste, não o fareis para vós mesmos; santo será para o SENHOR” (Êxodo 30:37). Temos também uma indicação clara de que o fogo usado para acender esse incenso deveria vir do próprio altar do incenso, que ficava dentro do lugar santo: “Tomará também, de sobre o altar, o incensário cheio de brasas de fogo, diante do SENHOR, e dois punhados de incenso aromático bem moído e o trará para dentro do véu. Porá o incenso sobre o fogo, perante o SENHOR, para que a nuvem do incenso cubra o propiciatório, que está sobre o Testemunho, para que não morra” (Levítico 16:12-13).
     
     
    II – O FOGO ESTRANHO NO ALTAR
     
     
    O fogo no altar do holocausto jamais poderia se apagar (Lv 6.12,13), significando que era Santo. É possível que Nadabe e Abiú trouxessem para o altar brasas de outra fonte, profanando o sacrifício. O texto nos narra que Nadabe e Abiú tomaram seus incensários. Isso pode indicar que eles não usaram os incensários consagrados para o uso no tabernáculo. O fogo estranho mencionado pode nos indicar que eles podem não ter usado o incenso determinado pela lei e, além disso, terem usado um fogo que não havia sido tirado do altar, conforme explicamos ali no ponto dois. Isso mostra erros graves deles com relação às prescrições ordenadas por Deus. O trabalho parece ter sido feito de qualquer jeito, sem observar as ordens de Deus.
     
    Por que Nadabe e Abiú agiram tão erradamente se conheciam a severidade de Deus?
     
    A narrativa nos mostra um fato interessante: Logo após a morte de Nadabe e Abiú, Deus fala a Arão sobre mais uma regra para os sacerdotes: “Falou também o SENHOR a Arão, dizendo: Vinho ou bebida forte tu e teus filhos não bebereis quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações” (Levítico 10:8-9). Isso pode indicar que Nadabe e Abiú poderiam ter cometido todos aqueles erros na forma de culto a Deus porque estavam embriagados..Essa possibilidade é muito provável, e explica a atitude (quase que infantil) deles diante das coisas sagradas de Deus.
     
    Esses dois homens eram líderes do povo de Deus. Quando os ministros de Deus ostensivamente cometem pecado, isso atinge grandemente a excelsa dignidade de Deus e o seu prop´sito redentor na terra. Tais delitos profanam a Igreja e a totalidade do povo de Deus e desonram o nome do Senhor. Por essa razão, Bíblia ensina que somente aqueles que levam uma vida cristã de perseverança na fidelidade a Deus e à sua Palavra podem ser escolhidos como dirigentes do povo de Deus( 1Tm 3.1-7).
     
     
    III – LUTO NO SANTO MINISTÉRIO
     
    Por que Deus foi “tão” severo com Nadabe e Abiú?
     
    Esperava-se de Nadabe e Abiú que fossem vasos santos diante de Deus e das pessoas, às quais viam solenemente ensinar o caminho de Deus (vv 10,11).
     
    A violação deste preceito da abstinência era tão grave que acarretava a pena de morte. A lição é clara – Deus considerava qualquer quantidade de bebida embriagante incompatível com seus elevados padrões de piedade, e com sábio discernimento, e sensibilidade para liderança do Espírito santo (v 23.29-35); 1 Tm 3.3; Tt 2.2).
     
    A severidade de Deus pode ser compreendida pelo fato deles já terem sido orientados quanto a forma de cultuar ao Senhor no tabernáculo, por terem sido negligentes quanto ao uso da bebida alcoólica e, dessa forma, desonrarem as leis de Deus. Certamente eles também foram tomados como exemplo de que as coisas de Deus não devem ser feitas de qualquer forma. As exigências de Deus devem ser cumpridas. Além desses fatos, temos também a questão de que os líderes são mais cobrados, devido ao seu conhecimento sobre Deus e a missão que Deus deu a eles. Isso é algo claro.
     
    Os filhos de Arão foram negligentes quanto as leis para os sacrifícios. Em resposta, Deus os destruiu com fogo consumidor. Realizar os sacrifícios era um ato de obediência, e executá-los de forma correta demonstrava respeito a Deus. É fácil se tornar descuidado da obediência a Deus e viver ao próprio modo; sem considerar o de Deus. Mas se ambos os caminhos fossem bons, Deus não teria ordenado que seguíssemos a sua direção. Ele sempre possui boas razões ao dar suas ordens, e nos colocamos em perigo todas as vezes que lhe desobedecemos.
     
    CONCLUSÃO
     
    A Bíblia diz que o temor é o principio da ciência, cultuar a Deus deve ser de maneira santa e reverentemente para que Ele se agrade e receba o nosso sacrifício. Deus não se deixa escarnecer, se fizermos corretamente, as bençãos do Senhor nos alcançaram e pousaram sobre nossa vida, porém, se fizermos relaxadamente, consequências amargas virão e talvez não poderão ser desfeitas.
     
    Por: Mickel Souza Porto
     
    Referências
     
    Bíblia de Estudos Aplicação Pessoal – CPAD
    Bìblia de Estudo Pentecostal – CPAD