22 de janeiro de 2024

A Igreja e o Reino de Deus

 

A Igreja e o Reino de Deus

TEXTO ÁUREO

“[…] O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1.15)

Entenda o Texto Áureo

 

O tempo está cumprido. Não o tempo no sentido cronológico, mas o tempo da ação decisiva por parte de Deus. Com a chegada do rei, chegou um novo momento na maneira de Deus lidar com os homens. o reino de Deus. O soberano governo de Deus sobre a esfera da salvação; no presente, no coração de seu povo (Lc 17.21) e, no futuro, num reino literal e terreno (Ap 20.4-6). está próximo. Porque o Rei estava presente.

 

Arrependei-vos e crede. Arrependimento e fé são as respostas exigidas do homem à graciosa oferta divina de salvação (At 20.21).

 

VERDADE PRÁTICA

 

Pregar a mensagem do Reino de Deus é uma importante missão da Igreja.

Entenda a Verdade Prática

 

A igreja é uma criação de Deus (At 20.28; 1Co 3.9, 17; 15.9), fundada e possuída por Jesus Cristo - “Eu edificarei a minha igreja” (Mt 16.18) - e dirigida e fortificada pelo Espírito Santo (1Co 10.17; 12.5-27; Rm 12.4-5).

 

Portanto, é a alegria da igreja recorrer a Deus para explicar Seu desígnio para a igreja e Sua missão para ela. A missão de Deus para a igreja prova ter várias partes:

 

1. A missão da igreja é fazer discípulos (Mt 28.19–20);

 

2. A missão da igreja é glorificar a Cristo (2Co 6.14-7.1; Ef 5.23-32; Cl 1.13, 18; 1Tm 3.15);

 

3. A missão da igreja é edificar os santos (Mc 3.35 e Jo 13.35).

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE = Marcos 1.14-17

Entenda a Leitura Bíblica em Classe

 

1.14 - Depois de João ter sido preso. Ele foi encarcerado por ter repreendido Herodes Antipas por seu casamento incestuoso com sua sobrinha, Herodias. foi Jesus para a Galileia. A partir da Judeia (Mt 4.12; Lc 4.13; Jo 4.3). Juntamente com Mateus e Lucas, Marcos passa diretamente da tentação para o início do ministério galileu, pulando o ministério na Judeia (Jo 2.13—4.4). A Galileia era a região mais ao norte da Palestina e a mais densa mente povoada; o evangelho de Deus. As boas novas de salvação tanto sobre Deus quanto sobre o próprio Jesus (Rm 1.1; 15.16; 1Ts2.2,8-9; ITm 1.11; 1Pe 4.17).

 

1.14 - O tempo está cumprido – Ou seja, o tempo para a aparição do Messias, o tempo há tanto predito, chegou. “O reino de Deus está próximo”. Arrependei-vos – exerce tristeza pelos pecados e se afasta deles. E creia no evangelho – literalmente, confie no evangelho ou acredite nas boas novas – a saber, respeitando a salvação.

 

1.16 - mar da Galileia. Também conhecido com o mar de Quinerete                   (Nm 34.11), lago de Genesaré (Lc 5.1) e mar de Tiberíades (Jo 6 .1). Um grande lago de água doce com cerca de 20 km de extensão e 11 km de largura, situado cerca de 200 m abaixo do nível do mar (o que faz dele a mais baixa massa de água doce da terra), o mar da Galileia era o centro de uma próspera indústria de pesca. Simão e André, o primeiro dos dois conjuntos de irmãos que Jesus chamou para segui-lo. Tal com o Tiago e João, eles eram pescadores. Uma vez que André fora seguidor de João Batista (Jo 1.40), é possível que Pedro também o tenha sido. Está claro que eles haviam voltado para o ofício de pesca depois da prisão de João. Eles já haviam se encontrado e passado algum tempo com Jesus (Mt 4.18), mas foram chamados aqui para segui-lo de maneira permanente; rede. Uma corda que formava um círculo de quase 3 m de diâmetro com uma rede presa a ela. Podia ser jogada na água â mão e depois puxada no comprimento pela pesada corda à qual estava ligada.

 

1.17 - Vinde após mim. Expressão usada com frequência nos Evangelhos em referência ao discipulado (Mc 2.14; 8.34; 10.21; Mt 4.19; 8.22; 9.9; 10.38; 16.24; 19.21; L c 9.23,59,61; 18.22; Jo 1.43; 10.27; 12.26).

 

Pescadores de homens. O evangelismo era o propósito fundamental para o qual Jesus chamou os apóstolos, e continua sendo a missão central do seu povo (Mt 28.19-20; At 1.8).

 

INTRODUÇÃO

 

A ideia de Reino de Deus está presente em toda a Bíblia, embora não de maneira explícita, como nos evangelhos. Este Reino não se restringe apenas a Israel, mas a toda a terra. Os profetas predisseram que todas as nações reconheceriam a soberania de Deus (Sl 145.130). A terminologia “Reino de Deus” não aparece no Antigo Testamento. Contudo, a ideia de “Reino de Deus” aparece em todo o seu conteúdo até desembocar objetivamente no Novo Testamento. O equivalente a “Reino de Deus”, no Antigo Testamento, é “Reino de YHWH” (1Cr 28.5; 2Cr 13.8 – “meu reino”, “vosso reino” = “de Deus”, em 1Cr 17.14, 1Cr 29.23, 2Cr 9.8). Em Jesus, aprendemos que o Reino é totalmente dependente da vontade de Deus; é um dom de Deus. Não se confunde com nenhuma instituição humana nem sua mensagem com nenhum sistema político-ideológico ou com algum lugar deste mundo. Logo, “não vem o Reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o Reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.2–21).

 

I. A NATUREZA DO REINO DE DEUS

 

1. O Reino de Deus é universal. Deus é soberano. Isso é uma verdade absoluta da Palavra de Deus. Jesus é descrito em Apocalipse como o Soberano dos reis da terra: (…) e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra      (Ap 1.5)

 

Na primeira carta de Timóteo, está revelado que Deus é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores: “Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores” (1Tm 6.13-15).

 

Afirmar a soberania de Deus é prática recorrente entre os cristãos, especialmente os reformados.

Cantamos hinos e cânticos que enaltecem a soberania de Deus. Mas o que é soberania? O que isso significa? Segundo o pastor John Piper, significa que: “Deus tem a autoridade, a liberdade, a sabedoria e o poder legítimos para cumprir tudo o que ele pretende que aconteça. E, portanto, tudo o que ele pretende que aconteça, acontece. O que significa: Deus planeja e governa todas as coisas”

 

O Salmo 115 diz que Deus está no céu e faz tudo o que lhe agrada: “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada” (Sl 115.3)

 

A soberania de Deus expressa o modo como Ele age no universo para que tudo e todos cumpram o seu plano divino. Deus é soberano sobre a natureza (Mc 4.39; Mt 10.29). Deus é soberano sobre cada detalhe da nossa vida (Mt 10.30); Deus é soberano sobre o destino das nações (Dn 2.21, 4.17); Deus é soberano sobre os nossos planos (Tg 4.13-15; Pv 16.1).

 

Muitos cristãos têm sincera dificuldade de entender e aceitar a doutrina da soberania de Deus, embora esse ensinamento seja bíblico e verdadeiro. Para alguns, inclusive, é motivo de espanto e perplexidade o fato de que a bíblia afirma que Deus está no controle de todas as coisas. Se Deus é Soberano, por que as pessoas sofrem? Por que tragédias acontecem? Por que pessoas se perdem? Por que a injustiça persiste no mundo? Essas são algumas das perguntas que ecoam através dos séculos. Talvez você já tenha feito alguma dessas perguntas. Ou talvez esteja fazendo nesse exato momento. Devemos considerar que:

 

• A soberania de Deus não anula a responsabilidade do ser humano. O fato de Deus ter o controle não nos exime da nossa responsabilidade por nossos atos. As duas coisas caminham juntas.

 

• Os pensamentos de Deus são maiores que os nossos pensamentos (Isaías 55. 8-9) Jamais conseguiremos entender plenamente o agir e os desígnios de Deus. Somos limitados. Nossa ética é limitada. Nosso senso de justiça é limitado. Não queira julgar o agir de Deus de acordo com o seu próprio conceito de justiça. Deus não é injusto.

 

• Vivemos em mundo caído e corrompido pelo pecado. Estamos sujeitos ao sofrimento. O próprio Cristo disse que passaríamos por aflições neste mundo. Mas temos a vitória garantida. (Jo 16.33)

• A mesma bíblia que garante a soberania e o controle de Deus, garante também que Ele é BOM! Deus é Bom! No sofrimento e na alegria Ele é bom. Na tempestade e na bonança Ele é bom! Na escassez e na fartura Ele é bom! (Sl 100.5)

 

• Por fim, considere que o Deus Soberano age de modo que todas as coisas, todos os atos de sua soberania cooperem para o bem daqueles que o amam (Rm 8.28)

 

2. A soberania divina e os acontecimentos do mundo. De eternidade; a eternidade, o Senhor tem sempre governado sobre todas as coisas (Sl 11.4; 47.1-9; 148.8-13). Esse reinado universal deve ser diferenciado do reinado mediador de Deus na terra. A supremacia de Deus sobre os trabalhos de Suas mãos é vividamente demonstrada nas Escrituras. Matéria inanimada, criaturas irracionais, todos executaram as ordens do seu Criador. Ao seu prazer o Mar Vermelho se dividiu e suas águas permaneceram como paredes (Ex 14); e a terra abriu sua boca e os rebeldes culpados caíram vivos no buraco (Nm 14). Quando Ele assim ordenou, o sol parou (Js 10); e em outra ocasião ele voltou para trás 10 graus no relógio de Acaz (Is 38.8). Para exemplificar Sua supremacia, Ele fez os corvos levarem alimento para Elias (1Rs 17), ferro boiar na superfície das águas (2Rs 6.5), leões ficarem mansos quando Daniel foi lançado na cova deles, o fogo não queimar os três Hebreus arremessados em suas chamas. Portanto “Tudo o que o SENHOR quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos” (Sl 135.6).

 

3. O Reino de Deus, a nação de Israel e a Igreja. Enquanto os israelitas andavam ao redor do Monte do Sinai, Deus lhes mostrou o propósito previsto para eles em Seu plano: "Vocês serão um reino de sacerdotes e nação santa". Essa promessa foi revelada num período em que o povo de Israel não sabia muito a respeito do Senhor nem vivia de um modo que agradava a Deus. Deus escolheu essa nação através do Seu poder soberano e lhe deu Sua Lei como um manual de sacerdócio. É atribuição do próprio Deus levar a nação de Israel a cumprir com a Sua vontade. Através da história, o povo escolhido não seguiu a Deus e até mesmo rejeitou o seu Messias prometido. Paulo discute em Romanos 11 o destino futuro dessa nação, como o povo de Israel alcançará seu objetivo no plano perfeito de Deus. Não é a glória de Israel que está em jogo, mas a glória de Deus. (Ez 36.22).

A destruição de Israel no exílio não poderia ser o fim da história. Porque o Senhor havia atrelado o seu nome a Israel, a nação haveria de ser restaurada a fim de que o seu nome santo não fosse profanado entre as nações (Ez 20.14). As promessas feitas no Monte Sinai tinham de ser cumpridas (Jr 33.20-21), de modo que as duas nações de Israel e Judá seriam restauradas pelo Senhor em um corpo único, reunido, composto de todas as famílias de Israel (Jr 31.1) sob um único rei (Ez 37.16-22).

 

II. A IGREJA E AS DIMENSÕES DO REINO DE DEUS

 

1. O Reino de Deus como realidade presente. Mt 12.28 é chegado o reino de Deus, isso era a mais precisa verdade. O Rei estava no meio deles, mostrando o seu poder soberano. Mostrou-o ao demonstrar sua habilidade de prender Satanás e demônios (Mt 12.29). “Aplicando a mensagem do Reino de Deus à vida que levamos neste mundo, esse Reino é passado, presente e futuro. Não podemos negar que ele já veio (nos atos de Jesus); um evento que está vindo através do ministério do Espírito Santo na vida da igreja, manifesto em eventos extraordinários que nem sempre sabemos interpretar: o fenômeno do Pentecostes; a Reforma Religiosa do século XVI; avivamentos especiais na vida da igreja no mundo; reconciliação dos crentes; conversão de pecadores; conversão e santificação do povo de Deus; pesquisas e descobertas científicas que têm abençoado a humanidade, entre outros.

 

Mas, certamente esse Reino virá plenamente quando:

 

• os sofrimentos desaparecerem (Mt 11.5);

• não houver mais luto (Mt 2.29);

• a morte for vencida (Lc 20.36);

 

• os mortos ressuscitarem (Lc 11.5);

• os últimos se tornarem os primeiros (Mc 10.31);

• os pequenos se tornarem grandes (Mt 18.4);

 

• os humildes se tornarem os mestres (Mt 5.5);

• os oprimidos forem libertos (Lc 4.18);

• os eleitos dispersos forem reunidos (Lc 13.27);

• e os filhos de Deus se encontrarem na Casa do Pai (Lc.15-19).

 

Sirva para nossa reflexão, de maneira permanente, a certeza de que o Reino de Deus é sempre algo a construir-se, a ser semeado e a crescer, conforme nos ensinam as parábolas do Reino (Mt 13), como um evento que se realiza no tempo de Deus e nem sempre no tempo dos seres humanos. Um Reino peregrino em marcha difícil para a sua plenitude, quando ele se manifestará em todo o seu esplendor, consumando-se no grande banquete escatológico dos filhos de Deus!” https://ipib.org/index.php/2023/02/13/o-reino-de-deus-quando-e-como-vira/.

 

2. Onde está o Reino de Deus? Uma ilustração que os intérpretes modernos da Bíblia usam para descrever a natureza misteriosa do Reino de Deus é o: “Já e o Ainda não”. O evangelista Marcos quis resumir a forma como Jesus começou seu ministério terreno. Ele usou estas palavras: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus chegou; arrependa-se e acredite nas boas novas” (Mc 1.14–15).

 

O reino de Deus significa libertação para Israel. Deus tomando Sua coroa significa o início de uma nova era de libertação, não de dominação. Quando Jesus quer apontar Seus ouvintes para os sinais reveladores da realeza de Deus que entram em cena. Onde você vê pessoas sendo libertadas da opressão, em outras palavras, lá se vê o reino de Deus em ação. Jesus transformou Seus seguidores em emissários do governo salvador de Deus. “Ele os enviou para proclamar o reino de Deus e curar” (Lc 9.2).

 

Onde você vê a cura e a restauração do que o pecado e a morte desfiguraram, lá você vê a realeza de Deus exibida. Jesus também ensina Seus seguidores a orar “Venha o seu reino”, que significa: “Pai, faça com que o Seu reino de cura seja cada vez mais tangível e visível em nosso mundo. Deixe o seu governo se afirmar cada vez mais concretamente nos lugares onde a doença e o mal ainda parecem ter vantagem.

 

O governo de Deus ainda não é visível da maneira que esperamos que seja. O governo de Deus está invadindo o mundo no ministério de Jesus – mas não de maneira que possa ser facilmente identificado a olho humano sem ajuda. Podemos discernir isso pela fé, mas ainda não o vemos da maneira que um dia iremos. “O reino dos céus é como fermento que uma mulher tomou e misturou com três medidas de farinha até que tudo fosse levedado” (Mt 13.33).

De uma maneira muito real, a conquista de Deus de Seu mundo rebelde foi alcançada quando Seu Filho deixou Seu túmulo para trás, na manhã de Páscoa. No entanto, continuamos desejando um fim que ainda não é público e universal. Enquanto aguardamos a vinda de Cristo em glória, nós que captamos a visão de como a guerra terminará, nós “que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente enquanto aguardamos a adoção, a redenção. de nossos corpos”(Romanos 8:23).

 

Deus um dia fará por nós e por toda a sua criação o que Ele fez por Jesus ao ressuscitar dentre os mortos. Mas por enquanto, esperamos! E é por isso que continuamos a orar: “Venha o seu reino”. Com informações de Christianity Today

 

3. O Reino de Deus como realidade futura. Jesus nos ensina que o reino de Deus não vem de maneira aparente (Lc 17.20); e essa é a natureza do reino quanto a dispensação que estamos vivendo. Hoje não podemos vê-lo de maneira visível, pois ele está escondido na vida de cada um dos membros do Corpo de Cristo.

 

A primeira característica do reino de Deus é que em primeira instância é espiritual. Na explicação do Senhor sobre a natureza do Seu reino, Ele diz que o “reino de Deus não vem com visível aparência”.

 

As Três Esferas Sobre o Reino de Deus no Novo Testamento:

 

- 1ª Esfera – Presente: Para compreendermos melhor essa esfera, devemos ler alguns textos:

 

“Se, porém, eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente, é chegado o reino de Deus sobre vós” (Lc 11.20).

 

“Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.20).

Estes dois textos definem para nós as características do reino de Deus em sua esfera presente.

 

- 2ª Esfera – o Tempo da manifestação do Reino em Sua plenitude. Isso se dará após a vinda do Senhor Jesus. Veja o que João escreve em Apocalipse 20.6:

“Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”. (Ap 20.6)

 

Essa dispensação é conhecida como “milênio” ou a “era do reino”. Nesse tempo, os santos em Cristo receberão a autoridade sobre as nações conforme lemos em Apocalipse 2.26,27. “Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá…”. Nestes textos podemos contemplar aquele tempo, em que iremos reinar com nosso Senhor Jesus, quando Ele vier e estabelecer Seu reino aqui nessa terra por um período de mil anos.

 

3ª Esfera – Na Eternidade: A esfera eterna do reino se dará após a insurreição global que ocorrerá no final do milênio. Isto está registrado em Apocalipse 20.7-10: “Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir [Gr. planao = “fazer com que alguém se desvie, desviar do caminho reto”; “desencaminhar da verdade”] as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja.

 

O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento [Gr. parembole = “fortaleza”, “exército”] dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”.

 

Leia também Ap 21.24. Todos estes textos acima citados descrevem um acontecimento que se dará ao final do milênio, quando Deus, eu Seu grande poder e sabedoria, e por causa do Seu eterno propósito, libertará Satanás da prisão, e ele irá desencaminhar as nações que sobreviveram a juízo das nações, que foi executado pelas Sete Trombetas. Agora, segundo o texto, elas serão desencaminhadas, e envolvidas numa grande sedução, e assim, mais uma vez, ele tentará usurpar a glória do Filho de Deus, como fez antes, na eternidade passada, como está registrado em Isaias 14.14-19 e Ezequiel 28.14-19. Porém, agora ele será condenado e exterminado eternamente.

 

III. A IGREJA NO CONTEXTO DO REINO DE DEUS

 

1. A distinção entre Igreja e Reino de Deus. Deve ser destacado que a Igreja faz parte do Reino de Deus. Contudo, ela não é o Reino de Deus em toda a sua expressão. O Reino de Deus é mais amplo e envolve todo o povo de Deus na Antiga bem como na Nova Aliança. A Igreja, mesmo inserida no contexto do reino, não existia no Antigo Testamento, todavia, o Reino de Deus já existia no Antigo Pacto. Assim como debaixo do Antigo Pacto, em que Israel era a comunidade do reino (Êx 19.5,6), a Igreja é a comunidade do reino no Novo Pacto (1 Pe 2.9).

 

O reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus é eterno                 (Dn 2.37-44). É também o domínio de Deus no coração dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela fé, recebendo-o como Senhor e Rei. A consumação do reino ocorrerá com a vinda de Jesus Cristo em data que só Deus conhece quando o mal será completamente vencido e surgirão o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos remidos com Deus (Mt 25.31-46), Ap 11.15).

 

O que é Igreja? Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. É nesse sentido que a palavra igreja é empregada no maior número de vezes nos livros do novo Testamento como, por exemplo, em Mateus 18.17 e 1Coríntios 4.17. Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestar culto a Deus, observar as ordenanças de Jesus, meditar nos ensinamentos da Bíblia para edificação mútua e para a propagação do evangelho (At 2.41-42). As igrejas neo-testamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pelas palavras de Deus, sob a orientação do Espírito Santo (Mt 18.15-17). Há, em Atos 2.42-47, quatro marcas da igreja:

 

1)uma igreja que aprende – a fidelidade ao ensino dos apóstolos é a primeira marca de uma igreja autêntica e viva;

 

2)uma igreja que cuida – a generosidade sempre foi uma característica do povo de Deus; somos filhos do Deus generoso (At 2.44,45);

 

3)uma igreja que adora – a adoração da igreja era tanto alegre como reverente (At 2.46);

4)uma igreja que evangeliza – que proclama o evangelho utilizando as Escrituras como ferramenta e sendo um exemplo de vida (At 2.47).

 

2. A Igreja expressa o Reino de Deus. O reino é o domínio de Deus no coração do homem. A igreja é a assembleia dos santos. Todos os membros da igreja de Cristo estão debaixo da autoridade do Rei. A igreja é um organismo e uma organização. O reino de Deus é a soberania de Deus no coração do homem. O reino compreende a igreja e demais organizações cristãs prestam serviço à igreja e às comunidades seculares.

 

3. A Igreja e a mensagem do Reino de Deus. Pregar o Reino de Deus é a importante missão da Igreja (At 19.8). Falando aos presbíteros de Éfeso, Paulo recordou que pregou a eles o Reino de Deus (At 20.25). Quando já prisioneiro em Roma, vemos Paulo “pregando o Reino de Deus”                              (At 28.31). Os novos na fé eram conscientizados da realidade do Reino de Deus (At 14.22). O Reino de Deus é a mensagem de esperança feita àqueles que o amam (Tg 2.5). Portanto, pregar a mensagem do reino é a missão da Igreja. Essa missão só é executada quando a igreja local possui uma visão de reino. Isso significa que a igreja sabe o que o Reino de Deus é e que importância ele tem. Quando esse entendimento não é claro, então, a igreja local acaba saindo da sua rota e envereda por outros caminhos que a distanciam da sua missão, que é pregar a mensagem do Reino de Deus. A esse respeito, Jesus foi bem claro em dizer que o seu “Reino não é deste mundo” (Jo 18.36).

 

A igreja tem uma tarefa suprema sobre a terra: proclamar as Boas Novas do Reino a todos os povos. Em Mateus 28 encontramos o “Ide” de Jesus como um imperativo bíblico que nos incumbe dessa grande responsabilidade cristã. A pregação do Evangelho em todos os lugares, alcançando todos os povos ou etnias concomitantemente, deve ser uma realidade para o crente, caso contrário, há uma deficiência na prática ou um desvio conceitual sobre a nossa missão na terra. A igreja deve executar a missão de pregar (proclamar) o Reino do Senhor Jesus Cristo de forma incondicional, pois pesa sobre nós esta obrigação como discípulos. O Dr. Russell P. Shedd disse: “Cristo trouxe Deus para o mundo de um modo que podia efetuar a reconciliação do mundo. Deus, a única fonte de vida, que não pode morrer, morreu em Cristo, o Deus encarnado” (Missões: vale a pena investir? Shedd, 2001, p. 58).

Deus fez a parte dele para nos reconciliar através da morte de Jesus na cruz. A igreja, na execução de seu papel missionário, não pode eximir-se do compromisso de embaixadora de Deus. A razão principal da existência da Igreja é a proclamação do seu Reino ao mundo perdido e parar isso precisamos ter consciência de que somos instrumentos no mistério da graça celestial para levar outros a conhecer a suprema verdade: Jesus.

 

CONCLUSÃO

 

Concluímos afirmando que a igreja precisa entender com urgência o seu papel no mundo, empenhando todas as suas forças para cumprir a sua missão: fazer missões “enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (Jo 4.34) como disse o Senhor Jesus. Que Deus, em sua infinita graça, ajude-nos a cumprir com alegria e seriedade o ministério que recebemos do Senhor e não sejamos achados em falta no último dia.

Pb Francisco Barbosa