9 de janeiro de 2021

A ATUAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NO PLANO DA REDENÇÃO

 

O “Temor do SENHOR”

A professora Karla Damasceno (professora de hebraico) ensina que todas

as vezes que a palavra “temer” é usada para se referir ao SENHOR, trata-se da palavra “YRÊ”, e a raiz etimológica de “YRÊ” é “LIROT”, a palavra

“LIROT” que é a origem da palavra “YRÊ”, significa simplesmente

“VER”, isto é, olhar, observar, enxergar. Karla Damasceno explica ainda que “YRÊ” está no sentido futuro, ou seja, “LIROT” significa “VER”,

enquanto “YRÊ” significa “VERÁ”, isto é, ‘YRÊ” é a palavra “VER” no tempo futuro, e aí mora uma “chave” para compreender bem o que é

“temer ao SENHOR”.

Se “temer ao SENHOR”, no hebraico, traz o sentido de “VERÁ AO SENHOR” podemos entender que “temer ao SENHOR” significa “ESTAR ATENTO AO SENHOR E A SUA PALAVRA CONTINUAMENTE” ou seja “MANTER SEUS OLHOS CONTINUAMENTE NO SENHOR,

FIXOS NO SENHOR”, porque aquele que está com os olhos fixos no SENHOR levará uma vida de “retidão, respeito a DEUS e a sua Palavra”.

Temor ao SENHOR, no hebraico, tem o sentido de ‘VER, OLHAR O SENHOR” continuamente, assim você levará uma vida de “retidão e

respeito” para com o SENHOR, pois você estará olhando para o SENHOR continuamente, e assim, você verdadeiramente estará temendo ao SENHOR.

 

“Temer ao SENHOR”, nada mais é do que respeitar a DEUS e a sua Palavra (E PARA ISSO, NÃO PODEMOS DEIXAR DE VER O SENHOR

CONTINUAMENTE”, com orações, meditações na Palavra, jejuns, zelo para com a “obra de DEUS”, obediência). Vivemos em uma época em que, apenas uma minoria teme ao SENHOR da maneira correta.

Há um incontável número de pessoas que se dizem cristãos, mas que não teme ao SENHOR, e, o pior de tudo é que muitas destas pessoas (que dizem “temer ao SENHOR” estão ocupando os púlpitos das nossas

“Igrejas”).

É o temor do SENHOR que nos faz andar em santidade. Sem o “temor do SENHOR” você pode entrar dentro da “Igreja”, você pode sentar no púlpito, você pode pegar o microfone e pregar ou cantar, todos podem olhar para você e dizer; “Olha o professor da EBD, olha o pastor, olha o homem de DEUS, olha a mulher de DEUS”.. Mas, se você não tiver o “temor do SENHOR”, chegará o dia em que você ouvirá do SENHOR:

Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade

(Mateus 7.23b).

“O homem que não procura aprender, envelhece a maneira do boi, ganha peso, mas não sabedoria”

 

“Se o filho de Deus, o Cristo, necessitava ter vida de oração e conhecimento da Palavra de Deus para vencer as lutas da vida, o que faz você pensar que poderá vencer suas lutas sem ter conhecimento da Palavra e vida de oração?”

 

Texto Áureo

Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.

Atos 9.31

É interessante observar que Lucas enfatiza o “temer a DEUS” tanto no

“seu” Evangelho (Lucas 1.50; 18.2; 23.40) quanto em Atos. O “temor do SENHOR”, isto é, o respeitar a DEUS e a sua Palavra, produz confiança e faz com que o “verdadeiro” servo de DEUS afaste-se do mal (Jó 28.28; Salmo 111.10; Provérbios 1.7), isto por sua vez, resulta na “consolação do ESPÍRITO SANTO”.

 

Leitura Bíblica em Classe

7.  Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. (Os capítulos 14 e 16 do Evangelho segundo João apresentam importantes declarações de JESUS sobre o “Parákletos”, em latim “paracletus”, – vocábulo grego usado para traduzir a “Pessoa do ESPÍRITO SANTO” como sendo o Consolador, Ajudador, Advogado, Ajudador, Ajudante, etc., para uma melhor compreensão veja o nosso estudo sobre a lição 1).

 

8.   E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo: (Os versículos 8-11 relacionam a posição do ESPÍRITO SANTO com relação ao mundo, ao passo que os versículos 12-15 mostram as relações do ESPÍRITO SANTO para com os crentes).

 

9.   do pecado, porque não crêem em mim; (É o ESPÍRITO SANTO que convence o ser humano do pecado, da justiça e do juízo, o ESPÍRITO SANTO é a primeira pessoa da “Trindade” com quem o pecador tem

contato, veja nosso estudo da lição 1, pois se o pecador não tiver a noção de sua “culpa”, ele não perceberá que precisa ser perdoado e ter “um compromisso com DEUS”).


10.                             da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

(Certamente estas palavras de JESUS deixaram os discípulos temerosos, pois conceber a ideia de que JESUS não estaria mais presente “fisicamente” era algo assustador, mas eles continuaram confiando em JESUS mesmo após a “ausência física” de JESUS, este é o “grande segredo” para a vida cristã, continuar crendo em DEUS e em sua Palavra, mesmo sem “entender” os caminhos, isto é, as direções de DEUS).

 

11.   e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. (Em algum “momento remoto” da história satanás perdeu sua “posição” por causa de seu orgulho, satanás já foi julgado e em breve chegará o momento em que ele cumprirá sua sentença, em momento oportuno farei um estudo detalhado sobre satanás).


12.   Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. (Muitas coisas foram ensinadas por JESUS a seus discípulos durante a sua peregrinação na terra, e muitas coisas não foram ensinadas, mas isso seria feito pelo ESPÍRITO SANTO que os capacitaria para que pudessem fazer a “obra de DEUS”. Os discípulos não estavam prontos para compreender “certas coisas”, mas, com o tempo o ESPÍRITO SANTO os prepararia para que pudessem “aprender mais sobre DEUS, sua Palavra e “sua obra” e também os capacitaria com seus “DONS”).

13.   Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. (O ESPÍRITO SANTO foi enviado para estar ao lado dos discípulos, como sendo alguém que “pega pela mão e conduz pelo caminho”, para uma melhor compreensão sobre a maravilhosa obra do ESPÍRITO SANTO não deixe de ler o nosso estudo da lição 1).

João 16.7-13

(Atenção professor: Se você for aquele tipo de professor que deixa pra estudar a lição apenas no sábado a tarde, então você ainda não aprendeu o significado de “temer ao SENHOR”, seja um professor admirável, trabalhe para isso, não seja aquele professor descompromissado, e também não seja aquele tipo de professor que quer “ser visto” pelo superintendente ou pelo seu pastor, NÃO, NÃO e NÃO. Seja aquele professor que só quer ser visto e aprovado por DEUS sem se importar em ser visto pelos homens).


1 – O ESPÍRITO SANTO Como Promessa

1.     A promessa messiânica.

No Novo Testamento JESUS é tanto o “resgatador” quanto o “resgate”, os pecadores perdidos são os “resgatados”. Jesus declarou que veio para dar a sua vida em “resgate” de muitos (Mateus 20.28). E, tanto a vinda quanto a obra de JESUS são anunciadas no Velho Testamento (Isaías 7.14;11.1,2; 42.1-4; 53.5 ;61.1: Jeremias 23.5,6: Miquéias 5.2: Zacarias 9.9) – Estes são apenas alguns dos versículos do Velho Testamento que falam sobre a vinda de Cristo e sua obra.

E, podemos perceber que há a participação clara do ESPÍRITO SANTO de modo que a promessa messiânica é acompanhada da promessa do ESPÍRITO SANTO (Isaías 32.15; Isaías 61.1). A salvação e a plenitude do ESPÍRITO são anunciadas de antemão no Antigo Testamento (Isaías 44.3; Joel 2.28-32), porque o SENHOR não faz nada sem antes anunciar (ou ensinar) através de sua Palavra (Números 23.19: Josué 21.45: Amós 3.7: Hebreus 10.23: 2 Pedro 1.4). E as Palavras do SENHOR são confirmadas no Novo Testamento (Mateus 12.18: Lucas 4.18-21).

 

2.     Na antiga Aliança.

Há uma diferença na ação do ESPÍRITO SANTO antes e depois do Pentecostes. O ESPÍRITO SANTO atua de várias formas desde o Velho Testamento. Muitas pessoas acreditam que no Velho Testamento o ESPÍRITO SANTO só “capacitava ou habitava” em reis, profetas e

sacerdotes (esta crença é fruto dos inúmeros “achismos” que acompanham a “igreja contemporânea” a séculos”).

Fato é que o ESPÍRITO SANTO capacitava reis, profetas e sacerdotes (Números 12.6: 1 Samuel 16.13), mas não eram apenas os reis, profetas e sacerdotes que tinham o ESPÍRITO SANTO atuando em/e através de suas vidas.

O ESPÍRITO SANTO capacitava também juízes (Juízes 3.9,10; 6.34), construtores (Êxodo 31.3), líderes militares e políticos (Zacarias 4.6,7).

 

3.     A promessa do consolador.

Para que o Consolador viesse era necessário que JESUS cumprisse a sua

“Obra Redentora” e ascendesse aos céus. Como disse Frederick Brotherton Meyer, “A obra de Cristo precisava estar concluída para que o ESPÍRITO SANTO pudesse aplicá-la a humanidade”.

Lawrence O. Richards também faz uma declaração digna de nota sobre a promessa do ESPÍRITO SANTO (João 16.7):

“Enquanto JESUS esteve aqui na terra, Ele só podia estar na presença de alguns dos seus, sim, de alguns de cada vez”.

 

Mas, com a vinda do Consolador, Cristo está (por meio do ESPÍRITO SANTO), presente não apenas para alguns dos seus discípulos, mas presente em todos os seus servos sempre e constantemente. – Grifo pessoal

 

2 – O ESPÍRITO SANTO Consola e Ensina

1.     O consolador.

 

Do grego “Parákletos”, em latim “paracletus”, que significa, “alguém chamado para estar do lado de outra pessoa, mentor, para ajudar, confortar, reanimar, consolar, interceder, defender”). – Para saber mais sobre o ESPÍRITO SANTO não deixe de ler nosso estudo da lição 1, e, procure guardar estes estudos, pois estou certo de que, mais cedo ou mais tarde serão úteis para você.

2.     O ensinador.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar (Perceba que é impossível alguém se lembrar do que não viu, não leu e não aprendeu antes, por isso tenha em mente que, cabe a você buscar aprender sobre a palavra de DEUS, só assim o ESPÍRITO SANTO poderá te fazer “LEMBRAR” de tudo o que JESUS ensinou) de tudo quanto vos tenho dito.

João 14.26

( Isto é, o ajudador, que o PAI enviará em meu nome, vos ensinará, porque ELE é o mestre que vos ensinará sobre mim e sobre meu PAI, e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito, como um mestre sempre presente na vida do aluno aplicado, para que o aluno saiba sempre o que fazer e como agir em todas as situações da vida). – Veja nosso estudo da lição 1

Há uma frase atribuída a Martinho Lutero que diz, “O homem precisa ouvir o Evangelho todos os dias, porque todos os dias o homem se esquece do Evangelho”. O ESPÍRITO SANTO iria sempre “lembrar” os discípulos das palavras (dos ensinamentos) de JESUS, mas, era necessário aos discípulos de Cristo (e ainda é) perseverar na oração e no aprendizado e ensino da Palavra (Atos 6.4).

3.     O ajudador.

12.   Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

13.   Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. – Veja nosso estudo da lição 1 para aprender mais.

João 16.12,13

JESUS disse aos discípulos que tinha muito o que dizer (ou ensinar) mas, os discípulos ainda não podiam suportar. Os discípulos (naquele momento) não podiam suportar saber que seriam duramente perseguidos por causa do Evangelho, seriam quase todos mortos de maneira cruel e sangrenta por causa do Evangelho, eles ainda não podiam suportar “saber estas coisas”.

Mas, quando viesse o Consolador, Ensinador e Ajudador, eles seriam preparados para “suportar tudo o que fosse necessário por amor ao Evangelho.

E hoje em dia não é diferente, o cristão precisa estar totalmente entregue ao ESPÍRITO SANTO, caso contrário, não conseguirá suportar tudo o que for necessário por causa do Evangelho de Cristo.

 

3 – O ESPÍRITO SANTO Reprova e Convence o Mundo

1. O ESPÍRITO SANTO convence o mundo do pecado.

8.   E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:

9.  do pecado, porque não crêem em mim;

João 16.8,9

Este termo “Convencer” (do grego – “Elencho”), significa “Expor”, “Reprovar”, “Refutar” e “convencer alguém” sobre o seu “estado de pecado” ou “do pecado”.

 

(Atenção professor: Muitos pastores e ensinadores em geral ensinam que só existe um conceito de pecado, que é “ERRAR O ALVO”, mas os antigos hebreus entendiam que há dois conceitos para a palavra “PECADO”.

1-      Pecado contra DEUS, quando o homem pecava contra DEUS. Uma das palavras usadas para descrever tal pecado era “CHATÁ”, o antigo hebreu entendia que o pecado contra DEUS tinha os seguintes significados:

Errar o alvo, receber de DEUS menos do que você poderia receber, tornar-se culpado.

 

2-      O pecado contra o homem. A palavra geralmente usada para descrever tal pecado era “AVON”, isso mesmo, a palavra “AVON” que dá o nome a famosa marca de cosméticos trata-se de uma palavra hebraica, que era usada para descrever o pecado do homem contra o homem, é impossível dizer se o fundador da empresa AVON tinha ou não conhecimento sobre isso. O antigo hebreu entendia que o pecado do homem contra o homem tinha os seguintes significados: Vazio, tristeza, sofrimento, aflição).

 

2.     O ESPÍRITO SANTO convence o mundo da justiça. da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; João 16.10

 

Embora a palavra “Justiça” (de DEUS) tenha um significado bem abrangente (e seria necessário, cinco páginas, no mínimo, para compreender isso de maneira aprofundada), procurei resumir a explicação sobre a palavra “justiça”.

Todos estão sempre prontos a lembrar que DEUS é amor, mas DEUS também é “Justiça”, ou seja, DEUS é correto e faz com que a “lei” se cumpra (Jó 34.11; Romanos 2.6).

 

3.     O ESPÍRITO SANTO convence o mundo do juízo.


e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

João 16.11

O “Juízo” de DEUS (em resumo) é a “pena ou sentença” que os condenados (isto é, os que rejeitarem a Cristo) sofrerão. As palavras “Justiça e Juízo” vem da mesma “raiz hebraica”, (do hebraico “DIN”

– palavra que traz o sentido de; ser correto, julgar retamente, exercer justiça, fazer juízo, fazer cumprir a lei).

Conclusão:

O ESPÍRITO SANTO atua na “Igreja” para guiar o povo de Deus tanto de maneira coletiva quanto individual. Sem a ajudo do ESPÍRITO SANTO seria impossível ao ser humano permanecer firme neste mundo mergulhado no pecado.

 

Fontes

 

Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Bíblia de Estudo do Expositor,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,

Revista Cristão Alerta 1º Trimestre de 2021, Livro de Apoio – O Verdadeiro Pentecostalismo,

Comentário Bíblico F. B. Meyer,

Comentário Devocional da Bíblia – Lawrence O. Richards,

Comentário Bíblico Broadman,

Apontamentos teológicos professor José Junior.