22 de outubro de 2019

A Degeneração da Liderança Sacerdotal


Lições Bíblicas 4ºTrimestre de 2019 – Adultos

O Governo Divino em Mãos Humanas

Estudo das Lições

Lição 4 – A Degeneração da Liderança Sacerdotal

Texto Áureo: E disse-lhes: Por que fazeis tais coisas? Porque ouço de todo este povo os vossos malefícios. - 1 Samuel 2.23

Os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias são chamados de sacerdotes do Senhor em 1 Samuel 1.3, porém em 1 Samuel 2.12 vemos que os dois filhos de Eli são chamados de filhos de Belial e não conheciam ao Senhor ( atualmente não é diferente, muitos que são reconhecidos como sacerdotes, servos do Senhor, homens de Deus, na verdade não o são).

Para a “igreja” contemporânea o nome Belial é facilmente compreendido como sinônimo de satanás, mas os antigos hebreus compreendiam a palavra Belial como sendo um sinônimo de imprestável ou despresível ( Trazendo isso para os dias de hoje é como se alguém dissesse; “fulano é um filho da vergonha”).

Os dois filhos de Eli mesmo sendo chamados de sacerdotes do Senhor em 1 Samuel 1.3, não conheciam ao Senhor ( 1 Samuel 2.12). Hoje em dia, muitos dos que tem “status” de homem e mulher de Deus, na verdade não conhecem o Senhor, amam serem reconhecidos como sendo pessoas de Deus, amam terem cargos eclesiásticos, amam aparecerem diante da “igreja”, serem reconhecidos como sendo de Deus, mas na verdade, não conhecem ao Senhor.

Uma pessoa que não conhece Deus não quer servir, quer ser servido, não quer ser servo de Deus, quer ter servos, não quer dar glória para Deus, quer a glória para si, uma pessoa que não conhece Deus enxerga o Evangelho como um meio de ganhar dinheiro e fama, como uma forma de “subir na vida” por assim dizer.

1 - Destacar a degeneração dos filhos de Eli

Quando Deus escolhe alguém para executar uma missão este alguém deve observar rigorosamente a vontade divina. Eli não valorizou a missão e a posição que Deus lhe deu e seus dois filhos Hofni e Finéias também não valorizaram a posição que Deus permitiu que eles tivessem, degeneraram-se transformando a casa do Pai em lugar de imoralidades sexuais ( 1 Samuel 2.22). É interessante notar que não se tem menção de abusos cometidos pelo sacerdote Eli. O principal erro de Eli foi não corrigir os pecados de seus filhos, ele havia perdido a autoridade sobre eles. Eli pecou por omissão e complacência ( disposição de ser agradável), ao que parece, Eli amou mais a seus filhos do que a Deus e sua Palavra.

Os filhos de Eli trocaram o Senhor pelos prazeres da vida.
A Palavra de Deus traz várias referências sobre aqueles que trocam o chamado de Deus, a palavra de Deus e consequentemente o próprio Deus pelos “prazeres da vida”, o desejos pecaminosos.

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos ( o cristão se depara com pessoas assim todos os dias, é preciso vida de oração e meditação constante na Palavra de Deus para se portar sempre de maneira correta e honesta diante de tais pessoas para que Deus seja sempre glorificado através da conduta do cristão fiel), sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons ( ou seja, vêem aqueles que querem agir de maneira correta, e fazendo sempre o que é certo como se estes fossem “idiotas” por sempre quererem agir de forma corrreta e honesta), traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus ( estes não se importam com Deus e sua Palavra, trocam Deus por um prazer momentâneo, entre aqueles que tem dons ministeriais e cargos eclesiásticos existem muitos que vêem a obra de Deus como um meio de satisfazer seus próprios interesses, este era o caso de Hofni e Finéias, 1 Samuel 2.12-17), tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te ( ou seja, não queira ter intimidade com pessoas assim, não queira andar com eles, não queira tê-los como amigos próximos, pois as más companhias ( conversações) corrompem os bons costumes (1 Coríntios 15.33).

2 Timóteo 3.2-5

Quando o homem peca e cai nas mãos de satanás, por assim dizer, o homem pode se arrepender e pedir perdão a Deus, e Deus o livrará ( Romanos 10.13).

Mas, se o homem peca contra Deus, rejeitando o chamado de Deus, fazendo pouco caso do chamado e da obra de Deus, não se arrependendo, esse homem cai nas mãos do Senhor e não haverá quem o livre ( Hebreus 10.31).

Hofni e Finéias não se arrependeram de seus pecados, por isso o juízo divino era inevitável, a ira de Deus se acenderia contra eles.

Os que estão a frente do rebanho do Senhor devem ser exemplo em tudo, é preciso ser íntegro no ensino, incorruptível, reverente, digno, santo, ter vida de oração e ser conhecedor da palavra e é preciso viver a Palavra.

Deus não tolera o pecado, Deus é mais rígido com aqueles que ensinam e estão em posição de liderança.

Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Tiago 3.1

2 – Pontuar a sentença do juízo de Deus

Numa época em que era bem raro ouvir a voz de Deus, Samuel ouviou clara e
reverentemente o altíssimo.

Então, veio o SENHOR, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. 1 Samuel 3.10

Note que Deus não chamou o sacerdote Eli, este estava incapaz de ouvir a voz de Deus, pois sua conduta não era agradável aos olhos de Deus, Eli era omisso e aparentemente amava seus filhos mais do que o fazer a vontade de Deus. Em Lucas 2.8-20 notamos também que o anjo do Senhor apareceu aos pastores que estavam no campo para anunciar o nascimento de Jesus, mas não apareceu aos líderes religiosos de Israel.

Deus não vê como o homem vê ( 1 Samuel 16.7), aos olhos de Deus, cargos eclesiásticos, dons naturais ou ministeriais não fazem com que Deus mude sua forma de agir. Deus não confia seus planos, suas palavras aqueles que confiam em si mesmos e não demonstram temor ( respeito) para com sua Palavra.

... mas eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito ( aquele que não confia em si mesmo, mas em Deus, aquele que é dependente de Deus e não de si mesmo) e que treme diante da minha palavra ( Aquele que ouve a Deus e confia e obedece). Isaías 66.2

Em 1 Samuel 3.10-21, vemos que Samuel recebeu uma séria e urgente comunicação divina, uma mensagem contra a casa de Eli, seu “mestre” por assim dizer. Tal experiência mostra que Deus não faz acepção de pessoas, ou seja, não se importa com a idade de alguém quando a questão é fazer a vontade divina ( 1 Samuel 3.15-18).

Eli recebeu a sentença da parte de Deus por meio de um profeta desconhecido, Deus iria punir seus filhos ( 1 Samuel 2.31). Samuel não poderia mudar a mensagem pois a mensagem que Deus lhe havia entregue estava na mesma direção da mensagem do profeta desconhecido ( 1 Samuel 2.27-36). Isto também foi um teste para o jovem Samuel, falaria ele a verdade para seu “mestre” Eli, ou temeria mais o velho sacerdote Eli do que a Deus?

Samuel honrou mais a Deus do que a Eli, disse a verdade, mesmo temeroso, não mentiu e honrou a Deus, sendo sincero.

E Samuel ficou deitado até pela manhã e, então, abriu as portas da Casa do SENHOR; porém temia Samuel relatar esta visão a Eli.

Então, chamou Eli a Samuel e disse: Samuel, meu filho. E disse ele: Eis-me aqui.
E ele disse: Que palavra é a que ( Deus) te falou? Peço-te que ma não encubras; assim Deus te faça e outro tanto se me encobrires alguma palavra de todas as palavras que te falou.

Então, Samuel lhe contou todas aquelas palavras e nada lhe encobriu. E disse ele: É o SENHOR; faça o que bem parecer aos seus olhos.

1 Samuel 3.15-18

A sentença da parte de Deus seria executada por intermédio da invasão dos filisteus a terra do povo de Deus, os filhos de Eli foram mortos, e ao saber disso, principalmente de que a arca havia sido levada , Eli caiu e quebrou o pescoço, de imediato sua nora entrou em trabalho de parto, logo após, deu o nome a seu filho “Icabode” ( Icabô, dependendo da tradução Bíblica), a glória de israel se foi, a fim de marcar a tragédia que veio contra aquela casa, em seguida ela morreu ( 1 Samuel 4.10-22).

As predições do profeta desconhecido e de Samuel se cumpriram na totalidade. Isso nos mostra que o pecado contra Deus sempre tem a sua sentença e seu Juízo. O NT corrobora tal acertiva, veja o caso da igreja em Tiatira ( Apocalipse 2.23). A Bíblia revela que o salário do pecado é a morte ( Romanos 6.23).

3 – Mostrar as consequências do pecado

O pecado sempre traz consequências, a Bíblia revela vários exemplos sobre isso:

1- A expulsão de Adão e Eva do paraíso, a morte física e espiritual ( Gênesis 3.1-7,23; Romanos 5.12).

2- Acã e sua família perderam a vida ( Josué 7.24,25).

3- Ananias e Safira foram mortos ( Atos 5.1-11).

Estes dentre vários outros exemplos mostram que as consequências do pecado são sempre muito trágicas. Eli tinha conhecimento do pecado de seus filhos, mas sua covardia era visível, por causa da omissão de Eli e da irreverência de seus filhos, sua família foi tirada do sacerdócio, Eli não era somente pai, mas também sacerdote, por isso cabia-lhe a responsabilidade paternal e judicial, mas nisso ele falhou.

No NT as resposabilidades do Homem de Deus são ainda maiores ( 1 Timóteo 3.1-13). Eli deveria ter agido muito cedo ao perceber a conduta de seus filhos ( ou seja, ele deveria ter buscado a orientação de Deus para não permitir que a situação de sua família chegasse até onde chegou), a Palavra de Deus nos adverte:

Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra for pura e reta.
Provérbios 20.11

O cristão deve tomar muito cuidado porque se pecar contra Deus, mesmo que se arrependa e peça perdão, ainda terá que arcar com as consequências do pecado. Lembre-se de Davi ( falaremos mais detalhadamente sobre isto em outra lição), que mesmo tendo sido perdoado por Deus por ter mandado matar Urias para ficar com a mulher deste, teve que arcar com as consquências do pecado, mesmo após receber o perdão de Deus.

Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher. 2 Samuel 12.10
Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR traspassou o teu pecado; não morrerás.

Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá. 2 Samuel 12. 13,14

O pecado sempre tem o seu salário, sempre tem as suas consequências.
O pecado é como um cartão de crédito que o ser humano usa, usa e usa, mas um dia chega a fatura desse cartão ( as consequências do pecado), e o ser humano será obrigado a pagar.

Por isso devemos andar segundo a Palavra de Deus, sendo fiéis e assim Deus nos guardará e nos concederá a Vida Eterna.

Bilbliografia

Fontes: Enciclopédia Bíblica Broadmam, Comentário Bíblico Matthew Henry, Bíblia de

Estudo Pentecostal, Comentário Bíblico R. N. Champlin, Comentário Bíblico Pentecostal,

Comentário Bíblico Russell Shedd, Apontamentos teológicos prof. José Junior

Por - Prof. José Junior


Se este material foi útil pra você, abençoe alguém, compartilhe
….de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8