1 de janeiro de 2024

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS PARA O SERVIÇO CRISTÃO.

 

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS PARA O SERVIÇO CRISTÃO.

INTRODUÇÃO

As empresas antes de recrutar pessoas, os gestores de gestão de recursos humanos usam  processos de seleção. São selecionados os melhores perfis aqueles que se enquadram na cultura da empresa, e seus valores e por fim são selecionados.

Conhecimento, habilidades, relacionamento interpessoal, visão de crescimento isto é: o desejo de crescer junto com a empresa são decisivos nas escolhas. No serviço Cristão não é diferente, o Reino de Deus, tem seus valores e sua cultura, temos que está alinhado com esses valores e cumprir as exigências do Senhor Deus. (Mt 5.1; 16 , 25.24, Rm 14.17)

DEUS SELECIONA DE ACORDO COM A CAPACIDADE DE CADA UM

Segundo o dicionário priberam capacidades significa aptidão, competência, talento, pessoas entendidas, faculdade que o torna apto.

Na parábola dos talentos registrado em Mt 25.14” Pois será como um homem que , ausentando -se do país ,chamou os seus servos, lhe confiou os seus bens, a um deu cinco talentos , a outro deu dois a outro deu um, de acordo com a capacidade de cada um deles” Capacidade no texto grego dunamis significa força, poder , habilidade.

  Não importa os nossos talentos, dons ou as oportunidades ministeriais que temos. Importa o que vamos fazer com isso. O que recebemos é um presente Divino . A diferença marcante não foi a quantidade de talentos, sim o investimento do que cada um recebeu.

DEUS SELECIONA PESSOAS ENSINÁVEL .

As empresas procuram pessoas proativas dinâmicas , que gostam de aprender coisas novas, que encaram novos desafios. No evangelho de Mateus capítulo 11.versiculo 29 PB JESUS disse “Aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração.”  Para trabalhar na obra de Deus devemos nos despir do espírito da prepotência, do orgulho, da soberba , e nos vestir da roupagem da humildade, da mansidão.

Se Deus te chamou através de uma liderança eclesiástica para exercer certas funções, serviços na igreja local procure ouvi sugestões das pessoas mais experientes, façam cursos, busquem trocar idéias com as pessoas,

Estudem sobre a função que exercem para melhor servir a obra de Deus e ao Deus da obra” Veja o que escreveu o apóstolo Paulo ao Romanos capítulo 12 ⁷ Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino.”

DEUS SELECIONA PESSOAS QUE TEM AMOR

Não dar pra servir a obra de Deus se não tiver amor. Fazer a obra requer sacrifícios, abnegação, renúncia, Nem sempre é fácil chegar cedo ao templo, para organizar as salas de aulas, aos porteiros ter que chegar os primeiros e sair o último, aos pastores, dirigentes que passam a semana estudando e preparando estudos bíblicos para ensinarem a igreja, aos professores ter que preparar planos de aulas durante a semana, as zeladoras ter que lavar o templo, as cadeiras, a secretária ter que fazer relatórios e outras funções, tudo isso requer amor” O apóstolo Paulo ao escrever a primeira  carta a igreja em Coríntios no capítulo 13 versículos 1 ao 4 diz: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 

“O amor é uma planta exótica, não florescerá naturalmente no coração humano. Tem de ser regada do céu.” (Charles Spurgeon )

DEUS SELECIONA PESSOAS PARA A SUA OBRA QUE GLORIFICA A DEUS.

Estamos vivendo no tempo pós moderno onde o homem é a medida de todas as coisas , essa ideia tem adentrado sorrateiramente na igreja de Cristo Jesus, essa filosofia luciferina visa glorificar o homem pelo seus feitos e desqualificar a Deus de sua glória e majestade.” O apóstolo João no capítulo 15 e versículo 5 de seu evangelho escreveu as palavras de Jesus que diz” Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

Portanto a obra de Deus só terá êxodo se Jesus pelo seu Espírito Santo fizer florescer, e multiplicar é Ele que trará resultados a sua obra. Somos apenas cooperadores , servente , auxiliar .”  Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho. (1 coríntios 3.6-8)

“ Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

(1 cor 10.31)

 

Elielson lima, bacharel em teologia, pós graduado em psicopedagogia, pós graduado em gestão de Recursos Humanos, pós graduado em direitos humanos, licenciado em História, licenciado em pedagogia, pós graduado em supervisão escolar e coordenação pedagógica, pós graduado em docência do ensino superior, pós graduando sexologia.