A SUBLIMIDADE DAS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS EM
CRISTO
Texto Áureo
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor
Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais
nos lugares celestiais em Cristo,
Efésios
1.3
Esta expressão também é usada em Romanos 15.6, 2
Coríntios 1.3e em 1 Pedro 1.3.
Bendito:
Expressão rabínica* comum que indica
“louvor a Deus” devido aos seus muitíssimos benefícios. Aqui neste versículo a
ideia transmitida por esta expressão é a de que Deus seja louvado (exaltado)
devido aquilo que Ele fez (faz e fará) em relação aos seres humanos por
intermédio do Senhor Jesus Cristo.
Rabínica:
relativo a Rabino (Rabinos eram os mestres ou professores que ensinavam os
judeus a interpretar os escritos sagrados)
Um dos nomes conferidos a Deus na
cultura dos hebreus era “O Bendito”, por motivo de reverência ou talvez temor,
visto que os israelitas temiam proferir os nomes santos e sagrados de Deus.
Além disso, desse modo Deus era tratado como o benfeitor supremo da humanidade.
Abençoou: Nas palavras de Paulo, Deus é louvado e
exaltado, mas os cristãos também são abençoados e beneficiados por serem
recebedores da abundante graça de Deus.
Bençãos
espirituais nos lugares celestiais: Tudo
quanto somos e possuímos em Cristo nos torna cidadãos aptos para o mundo
celestial, a palavra “bençãos” aqui se
refere a vida eterna, salvação, transformação segundo a “imagem” de Cristo e
muitos outros incontáveis benefícios que só aqueles que estão em Cristo tem e
terão.
1- A Nova Posição em Cristo
1.
A Doxologia.
Doxologia é uma palavra de origem grega que tem
o sentido deglorificar, honrar, cantar hino de louvor.
"[Do gr. doxa, glória + logia, palavra]
Manifestação delouvor e enaltecimento a Deus através de expressõesde
exaltamento (ex: Deus seja louvado! Aleluia!) ehinos. A Doxologia não pode vir
desassociadada verdadeira adoração. Ela exige adoração" (Dicionário de
Teologia,
CPAD, p.152.
Bendito o Deus e Pai de nosso
Senhor Jesus Cristo,
o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em
Cristo,Efésios 1.3
Antes de descrever a sublimidade (qualidade do
que é perfeito, grandioso, excelente, imensurável) das dádivas de Deus, Paulo
usa uma Doxologia, por assim dizer, com o objetivo de glorificar Deus.
“Bendito o Deus e Pai de nosso
Senhor Jesus Cristo”
Em Efésios a palavra “Bendito” (Eulogetos)
é usada somente para se referir a Deus. O que Paulo queria dizer é que, só Ele
(Deus) é digno de ser bendito. Os homens são benditos quando recebem as bençãos
de Deus, Deus é bendito acima de tudo sempre e eternamente.
A ordem das palavras de Paulo é de extrema
importância, porque o ser humano tende a se concentrar primeiro nas bençãos, nos
benefícios, no lucro, por assim dizer.
Mas Paulo nos mostra que devemos nos
concentrar primeiro em Deus, reconhecer Deus tal como Ele é (Ele é Deus,
soberano, perfeito, imutável). Quantas e quantas pessoas que se dizem cristãs
estão apenas atrás das bençãos, mas não do abençoador, querem as bençãos, mas
não querem compromisso com o Deus das bençãos. As palavras de Paulo nos mostram
que devemos estar concentrados e ligados em Deus, as bençãos são apenas uma
consequência para aqueles que estão firmados em Deus.
Dos versículos 3
ao 14 de Efésios 1,
Paulo cita as inigualáveis bençãos concedidas por Deus aos crentes.
2.
As bençãos
espirituais.
Bendito o Deus e Pai de nosso
Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos
lugares celestiaisem Cristo,Efésios
1.3
Quando Paulo diz que Deus nos abençoou com
todas as bençãos espirituais, obviamente não se refere a dádivas materiais mas
sim imateriais, estas bençãos espirituais são; salvação, vida eterna, paz com
Deus.
Dentre estas bençãos espirituais ainda podemos
citar:
1- Benção de união, Salmo 133.1
2- Benção de proclamação,
Marcos 16.15
3- Benção de expansão, Atos
2.41,47
4- Benção de comunhão, Atos
2.42,44
5- Benção de glorificação, Romanos 8.17
Dentre muitas
outras.
Quando Paulo diz lugares
celestiais, está simplesmente dizendo que tais bençãos vem do reino
espiritual, pois a salvação, a vida eterna, a paz com Deus só vem do reino
espiritual (ou em outras palavras, só vem de Deus).
A expressão “lugares
celestiais” também sugere que o cristão, não importa em qual parte
do mundo esteja, já está neste momento, em um sentido espiritual, por assim
dizer, assentado com Cristo nos céus. A expressão “lugares
celestiais” é única nesta carta e se refere ao reino espiritual.
Efésios 1.3 é um texto muitas vezes mau interpretado, em
especial por aqueles que são amantes do “evangelho triunfalista” e também por
aqueles que não pesquisam a fundo o texto e o contexto.
Note que todas as benções que o cristão recebe
provém de Deus.
Toda boa dádiva e todo dom
perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem
sombra de variação.
Tiago 1.17
Neste versículo está em foco o próprio ato de
dar, coisas boas, benéficas, úteis, agradáveis, prazerosas no melhor sentido da
palavra.
Um contraste com o pecado que só oferece
prazer momentâneo, que no final se converte em tristeza, dor e por fim, morte.
Só Deus pode satisfazer verdadeiramente as
necessidades do ser humano, Deus já preparou tudo para aqueles que o seguem e
que desejarem segui-lo. Há incontáveis bençãos espirituais para todos os
crentes verdadeiros, glória ao nome santo do Senhor.
3.
A nova
condição.
A expressão “em
Cristo” significa que somos abençoados, reatados a Deus, por
meio da pessoa de Cristo e obra realizada no calvário.
E, sendo ele consumado, veio a
ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,Hebreus 5.9
nem por sangue de bodes e
bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo
efetuado uma eterna redenção.
Hebreus 9.12
Em 2 Coríntios
13.14 Paulo fala sobre a graça do Senhor Jesus Cristo.
Esta colocação é feita por Paulo, por que a
obra redentora de Cristo faz com que a bondade de Deus chegue até nos, por isso
Paulo usa a expressão “Graça do Senhor Jesus Cristo”.
A graça do Senhor Jesus
Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós
todos. Amém!2 Coríntios 13.14
O termo “graça” é usado doze vezes em Efésios
e se refere à "bondade de Deus para com pessoas indignas". A graça e
a fé aparecem juntas com frequência na Bíblia e, com certeza, devem atuar
juntas na salvação, pois a única forma de experimentar a graça e a salvação é
por meio da fé (Efésios 2.8,9).
Os servos de Deus de um modo geral, a partir
do novo testamento estão em melhor condição espiritual, por assim dizer, do que
os servos de Deus do antigo testamento.
2 – Uma Vida Cristocêntrica neste
Mundo
1. A revelação do mistério.
7. Em
quem temos (Isto é, em Jesus Cristo) a redenção
pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8. que
Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9. descobrindo-noso
mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si
mesmo,Efésios 1.7-9
A frase “descobrindo-nos o mistério da
sua vontade” (Efésios 1.9), mostra a
revelação da verdade que estava oculta aos santos de Deus.
Veja o que diz Colossenses 1.26:
o mistério que
esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi
manifesto aos seus santos;
Colossenses 1.26
Em Efésios 1.9 e Colossenses 1.26 o “mistério”
diz respeito a Jesus Cristo e todas as revelações, interpretações e bençãos
trazidas por Ele (Jesus Cristo).
A palavra “mistério” citada 6
vezes em Efésios e 4 em colossenses, era familiar entre os judeus e gnósticos
de Éfeso e Colossos (A “igreja” de Colossos, foi fundada muito provavelmente
como resultado do grande ministério de Paulo em Éfeso, é provável que Paulo
nunca tenha visitado Colossos Pessoalmente (Colossenses
2.1), mas seu trabalho chegou longe, muito mais longe que ele poderia
imaginar.
Paulo dá um significado especificamente “cristão” para a palavra “mistério”, mas na visão dos pagãos da época de
Paulo a palavra “mistério” era uma
reivindicação divina de qualquer religião da época, por isso Paulo usa a
palavra “mistério” como uma referência a
Cristo, como uma forma de combater as religiões falsas.
No antigo testamento a Lei dada por intermédio de Moisés era a
“base” espiritual da vida dos servos de Deus, por assim dizer, mas a partir do
novo testamento, Cristo é a “base” da vida dos servos de Deus, o modelo a ser
seguido.
...porque sem mim
nada podereis fazer.(Palavras de Jesus) João 15.5
Sede meus
imitadores, como também eu, de Cristo.1 Coríntios 11.1
2. A plenitude
dos tempos.
Paulo revela
que o plano divino é fazer convergir em Cristo todas as coisas (a versão
bíblica ARC 1995 traduz o versículo como tornar a congregar em Cristo
todas as coisas.
de
tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as
que estão nos céus como as que estão na terra;Efésios 1.10
Essas
palavras expressam o máximo da vontade de Deus, todas as coisas encontram sua
existência, significado e propósito em Cristo Jesus, e essa vontade de Deus
mostra uma significação cósmica (interestelar, plena), e não meramente terrena.
Os antigos
hebreus tinham um pensamento em comum, este pensamento era:
“Se algo, ou
alguém não está cumprindo a vontade do Eterno criador, este algo ou alguém
perde o direito de estar vivo”
Talvez isto
tenha passado na mente de Paulo enquanto ele escrevia, chegará o dia em que
tudo e todos estarão debaixo da vontade de Deus e de Cristo, todos aqueles que
rejeitam Deus e sua Palavra, não estarão mais vivos, no devido tempo, Deus nos
reunirá junto a si por toda a eternidade, no final tudo será como Deus
planejou, sem maldade, sem rebeldia, e sem pecado.
3. Louvor da sua
glória.
O
apóstoloenfatiza que as bênçãos são destinadasaos crentes judeus e gentios, ou
seja, a “Igreja”.
A “Igreja” é
o “corpo espiritual de Cristo” aqui na terra composta pelo coletivo de cristãos
espalhados pelo mundo todo. A “Igreja” não é uma construção específica, não é
um local. Embora o termo “Igreja” seja sinônimo de “denominações”, a verdadeira
igreja somos nós. É claro que não devemos deixar de nos reunir nas
denominações, desde que sejam estas, fundadas na Palavra, contrariando o
pensamento dos chamados “desigrejados ou não denominacionados”.
Paulo muda do
pronome “nós” (ele eos judeus) para o “também vós” (osgentios), indicando que
em Cristo oscrentes de ambos os povos são herdeirosa promessa.
11. nele, digo, em quem
também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito
daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
12. com o fim de sermos
para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em
Cristo;
13. em quem também vós
estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa
salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da
promessa;
Efésios
1.11-13(versão ARC)
Tudo o que a
“Igreja” faz e fizer deve ser visando a glória de Deus sempre.
3
– O Espírito Santo, Penhor da nossa Herança
1.
O selo do Espírito Santo.
Aqueles que ouvem a Palavra de Deus, o Evangelho da salvação, e
por meio da fé, se rendem a Cristo, vivendo em obediência a Palavra, recebem o
Espírito Santo no momento da conversão.
5. não pelas obras de
justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela
lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
6. que abundantemente
ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador,
7. para que, sendo
justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da
vida eterna.
Tito 3.5-7
Vejamos o que
diz Efésios 1.13:
13. em
quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho
da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito
Santo da promessa;
Efésios
1.13
É pelo
Espírito Santo que Deus habita nos cristãos.
Entre os pagãos,
os devotos de várias divindades recebiam um “selo” (ou marca) na pele, uma
espécie de tatuagem que assinalava que eles pertenciam aquela divindade, isto
era uma espécie de “selo” na época, este era o conceito que os povos da época
da igreja primitiva tinham sobre “selo”, por assim dizer.
Muitos judeus
consideravam a circuncisão como o “selo” do pacto abraâmico, e alguns cristãos
da igreja primitiva pareciam considerar o batismo cristão como um “selo”,
embora não haja aqui (em Efésios 1.13)
nenhuma alusão ao batismo ( e também há intérpretes bíblicos que creem da mesma
forma que esses cristãos criam), mas, nós não dispomos de meios para afirmar se
o batismo deve ser considerado ou não como símbolo dessa selagem espiritual.
(Eu, José
Junior, particularmente creio que o batismo não deve ser visto como símbolo
dessa selagem espiritual, mas apenas como uma confissão pública de que a pessoa
recebeu Cristo como seu Senhor e salvador, pois o batismo por si mesmo, não
salva, é apenas um ato de confissão pública de que a pessoa agora pertence a
Cristo).
Na época da
igreja primitiva havia outros “selos” que eram usados para assinalar documentos
e inscrições, não muito diferentes dos carimbos da atualidade, em Efésios 1.13 a ideia transmitida por Paulo parece
ser de “fazer uma marca”, a fim de identificar a posse, nós pertencemos a
Cristo, por isso temos o seu “sinal ou selo” de identificação.
2. O penhor da
nossa herança.
o
qual é o penhorda nossa herança, para redenção da possessão de Deus,
para louvor da sua glória. Efésios 1.14
Otermo grego “arrabon”pode
ser traduzidocomo “depósito”“penhor”, “garantia” ouainda “primeira parcela”(Efésios1.14).
O termo
“penhor da nossa herança” pode ser comparado com 2
Coríntios 1.22 onde há referência de “penhor”
ao Espírito Santo.
o
qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações2
Coríntios 1.22
“Penhor” aqui tem o significado de “garantia”, isto
indica que fomos comprados para Deus (1 Coríntios
6.20; Apocalipse 5.9).
E aquilo que
Deus tenciona dar-nos em Cristo já está garantido, assim sendo o Espírito Santo
é tanto o “selo” quanto a primeira prestação de nossa herança final, por assim
dizer.
É
interessante mencionar que a palavra grega usada para “penhor” também pode ser
usada para identificar um anel de noivado.
Como Cristo é
o noivo e a “Igreja” é a noiva, o Espírito Santo é o sinal, o pagamento
antecipado pelo casamento a muito esperado pelos dois (Apocalipse
19, 7,8).
Conclusão:
Nessa porção da Epístola aos Efésioso plano divino revelado
resulta nareconciliação do ser humano com Deuspor meio de Cristo e na
restauração detodas as coisas visíveis e invisíveis.Ambos os propósitos devem
redundarem louvor e glória ao Deus Eterno. Naplenitude dos tempos todo o
desígniodivino estará plenamente executado.
Por: Prof. Jose Junior
Referências:
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Comentário Bíblico Broadman,
E-BOOK subsídios EBD edição 20,
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,
Livro de Apoio do 2º trimestre de 2020,
Bíblia para Pregadores e Líderes Geziel Gomes,
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo MacArthur – Efésios,
Apontamentos teológicos prof: José Junior
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de graça dai. Mateus 10.8