6 de abril de 2020

A SUBLIMIDADE DAS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO


A SUBLIMIDADE DAS BÊNÇÃOS ESPIRITUAIS EM CRISTO

Texto Áureo

 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,
Efésios 1.3

Esta expressão também é usada em Romanos 15.6, 2 Coríntios 1.3e em 1 Pedro 1.3.
Bendito: Expressão rabínica* comum que indica “louvor a Deus” devido aos seus muitíssimos benefícios. Aqui neste versículo a ideia transmitida por esta expressão é a de que Deus seja louvado (exaltado) devido aquilo que Ele fez (faz e fará) em relação aos seres humanos por intermédio do Senhor Jesus Cristo. 

Rabínica: relativo a Rabino (Rabinos eram os mestres ou professores que ensinavam os judeus a interpretar os escritos sagrados)

Um dos nomes conferidos a Deus na cultura dos hebreus era “O Bendito”, por motivo de reverência ou talvez temor, visto que os israelitas temiam proferir os nomes santos e sagrados de Deus. Além disso, desse modo Deus era tratado como o benfeitor supremo da humanidade.

Abençoou: Nas palavras de Paulo, Deus é louvado e exaltado, mas os cristãos também são abençoados e beneficiados por serem recebedores da abundante graça de Deus.


Bençãos espirituais nos lugares celestiais: Tudo quanto somos e possuímos em Cristo nos torna cidadãos aptos para o mundo celestial, a palavra “bençãos” aqui se refere a vida eterna, salvação, transformação segundo a “imagem” de Cristo e muitos outros incontáveis benefícios que só aqueles que estão em Cristo tem e terão.

1-      A Nova Posição em Cristo
1.      A Doxologia.

Doxologia é uma palavra de origem grega que tem o sentido deglorificar, honrar, cantar hino de louvor.
"[Do gr. doxa, glória + logia, palavra] Manifestação delouvor e enaltecimento a Deus através de expressõesde exaltamento (ex: Deus seja louvado! Aleluia!) ehinos. A Doxologia não pode vir desassociadada verdadeira adoração. Ela exige adoração" (Dicionário de Teologia,
CPAD, p.152.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,Efésios 1.3

Antes de descrever a sublimidade (qualidade do que é perfeito, grandioso, excelente, imensurável) das dádivas de Deus, Paulo usa uma Doxologia, por assim dizer, com o objetivo de glorificar Deus.
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo”

Em Efésios a palavra “Bendito” (Eulogetos) é usada somente para se referir a Deus. O que Paulo queria dizer é que, só Ele (Deus) é digno de ser bendito. Os homens são benditos quando recebem as bençãos de Deus, Deus é bendito acima de tudo sempre e eternamente.

A ordem das palavras de Paulo é de extrema importância, porque o ser humano tende a se concentrar primeiro nas bençãos, nos benefícios, no lucro, por assim dizer.

Mas Paulo nos mostra que devemos nos concentrar primeiro em Deus, reconhecer Deus tal como Ele é (Ele é Deus, soberano, perfeito, imutável). Quantas e quantas pessoas que se dizem cristãs estão apenas atrás das bençãos, mas não do abençoador, querem as bençãos, mas não querem compromisso com o Deus das bençãos. As palavras de Paulo nos mostram que devemos estar concentrados e ligados em Deus, as bençãos são apenas uma consequência para aqueles que estão firmados em Deus.

Dos versículos 3 ao 14 de Efésios 1, Paulo cita as inigualáveis bençãos concedidas por Deus aos crentes.

2.      As bençãos espirituais.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiaisem Cristo,Efésios 1.3

Quando Paulo diz que Deus nos abençoou com todas as bençãos espirituais, obviamente não se refere a dádivas materiais mas sim imateriais, estas bençãos espirituais são; salvação, vida eterna, paz com Deus.

Dentre estas bençãos espirituais ainda podemos citar:
1-      Benção de união, Salmo 133.1
2-      Benção de proclamação, Marcos 16.15
3-      Benção de expansão, Atos 2.41,47
4-      Benção de comunhão, Atos 2.42,44
5-      Benção de glorificação, Romanos 8.17
Dentre muitas outras.

Quando Paulo diz lugares celestiais, está simplesmente dizendo que tais bençãos vem do reino espiritual, pois a salvação, a vida eterna, a paz com Deus só vem do reino espiritual (ou em outras palavras, só vem de Deus). 

A expressão lugares celestiais” também sugere que o cristão, não importa em qual parte do mundo esteja, já está neste momento, em um sentido espiritual, por assim dizer, assentado com Cristo nos céus. A expressão “lugares celestiais” é única nesta carta e se refere ao reino espiritual.

Efésios 1.3 é um texto muitas vezes mau interpretado, em especial por aqueles que são amantes do “evangelho triunfalista” e também por aqueles que não pesquisam a fundo o texto e o contexto.

Note que todas as benções que o cristão recebe provém de Deus.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação.
Tiago 1.17

Neste versículo está em foco o próprio ato de dar, coisas boas, benéficas, úteis, agradáveis, prazerosas no melhor sentido da palavra.

Um contraste com o pecado que só oferece prazer momentâneo, que no final se converte em tristeza, dor e por fim, morte.

Só Deus pode satisfazer verdadeiramente as necessidades do ser humano, Deus já preparou tudo para aqueles que o seguem e que desejarem segui-lo. Há incontáveis bençãos espirituais para todos os crentes verdadeiros, glória ao nome santo do Senhor.

3.      A nova condição.

A expressão “em Cristo significa que somos abençoados, reatados a Deus, por meio da pessoa de Cristo e obra realizada no calvário.

E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,Hebreus 5.9

nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
Hebreus 9.12

Em 2 Coríntios 13.14 Paulo fala sobre a graça do Senhor Jesus Cristo.

Esta colocação é feita por Paulo, por que a obra redentora de Cristo faz com que a bondade de Deus chegue até nos, por isso Paulo usa a expressão “Graça do Senhor Jesus Cristo”.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!2 Coríntios 13.14

O termo “graça” é usado doze vezes em Efésios e se refere à "bondade de Deus para com pessoas indignas". A graça e a fé aparecem juntas com frequência na Bíblia e, com certeza, devem atuar juntas na salvação, pois a única forma de experimentar a graça e a salvação é por meio da fé (Efésios 2.8,9).

Os servos de Deus de um modo geral, a partir do novo testamento estão em melhor condição espiritual, por assim dizer, do que os servos de Deus do antigo testamento.

2 – Uma Vida Cristocêntrica neste Mundo

1.      A revelação do mistério.

7. Em quem temos (Isto é, em Jesus Cristo) a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8. que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9. descobrindo-noso mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,Efésios 1.7-9

A frase “descobrindo-nos o mistério da sua vontade” (Efésios 1.9), mostra a revelação da verdade que estava oculta aos santos de Deus.

Veja o que diz Colossenses 1.26:
o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos;
Colossenses 1.26

Em Efésios 1.9 e Colossenses 1.26 o “mistério” diz respeito a Jesus Cristo e todas as revelações, interpretações e bençãos trazidas por Ele (Jesus Cristo).

A palavra “mistério” citada 6 vezes em Efésios e 4 em colossenses, era familiar entre os judeus e gnósticos de Éfeso e Colossos (A “igreja” de Colossos, foi fundada muito provavelmente como resultado do grande ministério de Paulo em Éfeso, é provável que Paulo nunca tenha visitado Colossos Pessoalmente (Colossenses 2.1), mas seu trabalho chegou longe, muito mais longe que ele poderia imaginar.

Paulo dá um significado especificamente “cristão” para a palavra “mistério”, mas na visão dos pagãos da época de Paulo a palavra “mistério” era uma reivindicação divina de qualquer religião da época, por isso Paulo usa a palavra “mistério” como uma referência a Cristo, como uma forma de combater as religiões falsas.

No antigo testamento a Lei dada por intermédio de Moisés era a “base” espiritual da vida dos servos de Deus, por assim dizer, mas a partir do novo testamento, Cristo é a “base” da vida dos servos de Deus, o modelo a ser seguido.
...porque sem mim nada podereis fazer.(Palavras de Jesus) João 15.5
Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo.1 Coríntios 11.1

2.      A plenitude dos tempos.

Paulo revela que o plano divino é fazer convergir em Cristo todas as coisas (a versão bíblica ARC 1995 traduz o versículo como tornar a congregar em Cristo todas as coisas.
de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;Efésios 1.10

Essas palavras expressam o máximo da vontade de Deus, todas as coisas encontram sua existência, significado e propósito em Cristo Jesus, e essa vontade de Deus mostra uma significação cósmica (interestelar, plena), e não meramente terrena.
Os antigos hebreus tinham um pensamento em comum, este pensamento era:
“Se algo, ou alguém não está cumprindo a vontade do Eterno criador, este algo ou alguém perde o direito de estar vivo”

Talvez isto tenha passado na mente de Paulo enquanto ele escrevia, chegará o dia em que tudo e todos estarão debaixo da vontade de Deus e de Cristo, todos aqueles que rejeitam Deus e sua Palavra, não estarão mais vivos, no devido tempo, Deus nos reunirá junto a si por toda a eternidade, no final tudo será como Deus planejou, sem maldade, sem rebeldia, e sem pecado.

3.      Louvor da sua glória.

O apóstoloenfatiza que as bênçãos são destinadasaos crentes judeus e gentios, ou seja, a “Igreja”.

A “Igreja” é o “corpo espiritual de Cristo” aqui na terra composta pelo coletivo de cristãos espalhados pelo mundo todo. A “Igreja” não é uma construção específica, não é um local. Embora o termo “Igreja” seja sinônimo de “denominações”, a verdadeira igreja somos nós. É claro que não devemos deixar de nos reunir nas denominações, desde que sejam estas, fundadas na Palavra, contrariando o pensamento dos chamados “desigrejados ou não denominacionados”.

Paulo muda do pronome “nós” (ele eos judeus) para o “também vós” (osgentios), indicando que em Cristo oscrentes de ambos os povos são herdeirosa promessa.
11. nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
12. com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;
13. em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
Efésios 1.11-13(versão ARC)

Tudo o que a “Igreja” faz e fizer deve ser visando a glória de Deus sempre.

3 – O Espírito Santo, Penhor da nossa Herança

1.      O selo do Espírito Santo.

Aqueles que ouvem a Palavra de Deus, o Evangelho da salvação, e por meio da fé, se rendem a Cristo, vivendo em obediência a Palavra, recebem o Espírito Santo no momento da conversão.

5. não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
6. que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador,
7. para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.
Tito 3.5-7

Vejamos o que diz Efésios 1.13:

13. em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
Efésios 1.13

É pelo Espírito Santo que Deus habita nos cristãos.

Entre os pagãos, os devotos de várias divindades recebiam um “selo” (ou marca) na pele, uma espécie de tatuagem que assinalava que eles pertenciam aquela divindade, isto era uma espécie de “selo” na época, este era o conceito que os povos da época da igreja primitiva tinham sobre “selo”, por assim dizer.

Muitos judeus consideravam a circuncisão como o “selo” do pacto abraâmico, e alguns cristãos da igreja primitiva pareciam considerar o batismo cristão como um “selo”, embora não haja aqui (em Efésios 1.13) nenhuma alusão ao batismo ( e também há intérpretes bíblicos que creem da mesma forma que esses cristãos criam), mas, nós não dispomos de meios para afirmar se o batismo deve ser considerado ou não como símbolo dessa selagem espiritual.

 (Eu, José Junior, particularmente creio que o batismo não deve ser visto como símbolo dessa selagem espiritual, mas apenas como uma confissão pública de que a pessoa recebeu Cristo como seu Senhor e salvador, pois o batismo por si mesmo, não salva, é apenas um ato de confissão pública de que a pessoa agora pertence a Cristo).

Na época da igreja primitiva havia outros “selos” que eram usados para assinalar documentos e inscrições, não muito diferentes dos carimbos da atualidade, em Efésios 1.13 a ideia transmitida por Paulo parece ser de “fazer uma marca”, a fim de identificar a posse, nós pertencemos a Cristo, por isso temos o seu “sinal ou selo” de identificação.

2.      O penhor da nossa herança.

o qual é o penhorda nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória. Efésios 1.14
Otermo grego “arrabon”pode ser traduzidocomo “depósito”“penhor”, “garantia” ouainda “primeira parcela”(Efésios1.14).

O termo “penhor da nossa herança” pode ser comparado com 2 Coríntios 1.22 onde há referência de “penhor” ao Espírito Santo.
o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações2 Coríntios 1.22
Penhor” aqui tem o significado de “garantia”, isto indica que fomos comprados para Deus (1 Coríntios 6.20; Apocalipse 5.9).

E aquilo que Deus tenciona dar-nos em Cristo já está garantido, assim sendo o Espírito Santo é tanto o “selo” quanto a primeira prestação de nossa herança final, por assim dizer.

É interessante mencionar que a palavra grega usada para “penhor” também pode ser usada para identificar um anel de noivado.
Como Cristo é o noivo e a “Igreja” é a noiva, o Espírito Santo é o sinal, o pagamento antecipado pelo casamento a muito esperado pelos dois (Apocalipse 19, 7,8).

Conclusão:

Nessa porção da Epístola aos Efésioso plano divino revelado resulta nareconciliação do ser humano com Deuspor meio de Cristo e na restauração detodas as coisas visíveis e invisíveis.Ambos os propósitos devem redundarem louvor e glória ao Deus Eterno. Naplenitude dos tempos todo o desígniodivino estará plenamente executado.

Por: Prof. Jose Junior

Referências:
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Comentário Bíblico Broadman,
E-BOOK subsídios EBD edição 20,
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal,
Livro de Apoio do 2º trimestre de 2020,
Bíblia para Pregadores e Líderes Geziel Gomes,
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Bíblia de Estudo MacArthur – Efésios,
Apontamentos teológicos prof: José Junior

Se este Material foi útil pra você, compartilhe.
...de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10.8