13 de janeiro de 2021

O BATISMO NO ESPIRITO SANTO

 

Compreendendo muito bem o Batismo no ESPÍRITO SANTO

Embora a maioria dos cristãos não admita, a verdade é que, a maioria dos cristãos, sejam eles pentecostais ou não, não compreende bem o que realmente é o batismo no ESPÍRITO SANTO.

Esta falta da compreensão correta sobre o batismo no Espírito Santo acontece porque infelizmente, a maioria dos cristãos não pesquisa a Palavra de DEUS por si mesmos, preferem ouvir e repetir ensinamentos de

“mestres” que embora bem intencionados, aprenderam errado e vem ensinando errado a séculos.

Infelizmente, se um cristão “famoso” (entre aspas), tem uma compreensão errada sobre determinado ponto das Sagradas Escrituras, e assim ensina errado, a grande maioria dos cristãos irá acreditar no ensinamento errado, obedecer e ensinar errado, e, sem questionar.

Este tipo de coisa infelizmente é muito comum em nossos dias, porque a verdade é que, a maioria dos cristãos são preguiçosos para pesquisar a palavra de Deus a fundo. Para tais cristãos é muito mais fácil se valer do esforço daqueles que eles consideram “mestres da Palavra”, e assim, simplesmente não pesquisam a fundo sobre aquilo que estão aprendendo.

 Eu, Professor José Junior quero dar-lhe um sábio conselho. Todas as vezes que você leitor (a) pegar um estudo meu (ou seja de quem for) para ler, não apenas leia, mas também use sua Bíblia para acompanhar cada referência bíblica que você encontrar, ore a DEUS sobre o que você está vendo e aprendendo através dos meus estudos (ou seja de quem for), e analise cuidadosamente se tudo o que você tem aprendido através de minha vida (e de outros) tem base bíblica ou não. Se você não estiver disposto (a) a examinar e pôr a prova os meus estudos, faça um favor a você mesmo (a), pare de ler meus estudos agora mesmo.

 

Examinai tudo. Retende o bem (Retenha o que for bom).

1 Tessalonicenses 5.21

 

Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos (isto é, prove os ensinamentos que você lê, vê e ouve, para ver se) são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

1 João 4.1

 

Eu, professor José Junior quero deixar bem claro aos irmãos que sou pentecostal e não sou cessacionista*.

*Cessacionista é aquele que é adepto do Cessacionismo que é a visão cristã na qual se formula que parte dos chamados dons do Espírito Santo, apesar de terem sido de fundamental utilidade e importância nos primórdios da igreja cristã, cessaram de existir ainda no período da Igreja Primitiva. Os cessacionistas podem ser divididos em vários "níveis".

 

 

Eu, professor José Junior creio em todos os dons do ESPÍRITO SANTO e creio que todos eles estão disponíveis ainda nos dias atuais, mas, é preciso compreender muito bem a questão dos dons.

Eu oro a DEUS para que Ele me dê graça, sabedoria e conhecimento para que, através de minha humilde vida você possa, ao final desta lição, compreender um pouco mais sobre este tão importante assunto, o batismo no ESPÍRITO SANTO.

 (Atenção professor: Tenha em mente que, da mesma forma que existem cristãos fieis e cheios do Espírito Santo que creem nos dons de línguas para os dias atuais, também há cristãos fiéis e cheios do Espírito Santo que não creem que os dons de línguas são para os dias atuais, lembre-se de que, nestes casos, nenhum tem o direito de julgar o outro: Romanos 14.4 ; 2 Timóteo 2.24).

“Meu medo não é saber que heresias serão pregadas, meu medo é saber que a maioria nem se quer perceberá que heresias foram pregadas”

 

“Há pessoas que usam a experiência para julgar se um fato é Bíblico ou não, isto é um erro gravíssimo que acontece com muita frequência no meio pentecostal, o que devemos fazer é usar a Bíblia para julgar se a

experiência está ou não de acordo com a Bíblia”

 

“Muitos erros e confusões existem em nossos dias no tocante à personalidade, às operações e às manifestações do Espírito Santo. Eruditos conscientes, mas equivocados têm sustentado pontos de vista errôneos a respeito dessa doutrina. É vital para a fé de todo crente cristão, que o ensino Bíblico a respeito do Espírito santo seja visto em sua

verdadeira luz e mantido em suas corretas proporções”.

 

“A pessoa mais perigosa pra sua vida é aquela que abala a sua fé. Abalar a fé significa fazer você duvidar da Palavra de Deus ou fazer você distorcer a Palavra de Deus”

Texto Áureo

Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias (Estas palavras escritas por Lucas certamente apareciam em muitas das fontes informativas que Lucas teve para escrever o “Evangelho segundo Lucas”).

Atos 1.5

 O livro de Atos essencialmente falando, é uma descrição de como a promessa da vinda do ESPÍRITO SANTO teve cumprimento, e o que isso significa para os homens.

O ESPÍRITO SANTO veio a este mundo como agente transformador e fortalecedor, o batismo no ESPÍRITO SANTO capacita-nos a dar prosseguimento a obra de Cristo nos homens e entre os homens, a presença do ESPÍRITO SANTO no indivíduo visa também ser o “agente de transformação” fazendo os homens serem transformados na imagem moral e metafísica* de Cristo.

*Metafísico: Algo que transcende (isto é, vai além dos limites) a natureza física das coisas.

(Aprenderemos mais sobre isto no decorrer da lição).

 

Leitura Bíblica em Classe

 (Preste muita atenção a minuciosa explicação sobre a Leitura Bíblica em Classe, há detalhes muito importantes aqui que precisam ser muito bem compreendidos).

Há uma diferença entre Línguas Estrangeiras

e

Línguas Estranhas.

 

Vamos procurar compreender muito bem isso no decorrer da Lição, vamos entender primeiro sobre “Línguas Estrangeiras” e no tópico 3 falaremos sobre as “Línguas Estranhas”.

(Há base bíblica para estes dois tipos de manifestações, leia atentamente).

 

1.      Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; (A festa do Pentecostes* era comemorada 50 dias após a pascoa (por isso o nome “Pentecostes”), e era também chamada de “festa das colheitas”, era uma das 3 grandes comemorações anuais (Deuteronômio 16.16), uma festa de ações de graça pelas colheitas. JESUS foi crucificado no período da páscoa e ascendeu aos céus 40 dias após sua ressurreição. O ESPÍRITO SANTO veio 50 dias após a ressureição, 10 dias após a ascensão de JESUS.

 

Judeus de muitas nações se reuniam em Jerusalém por causa do pentecostes, deste modo, o discurso de Pedro (Atos 2.14-41) foi proferido para um público “internacional”, isto é, habitantes de várias nações, ouviram o discurso de Pedro e isto resultou em uma “colheita mundial” de novos cristãos.

 

*Pentecostes vem do grego “Penteekostos” e significa “Quinquagésimo”. Russel Norman Champlin observa que foram os judeus que falavam grego que

popularizaram o nome “Penteekostos”.

 

2.      e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados (A descrição deste versículo faz-nos relembrar o “clamor da trombeta” quando foi entregue a “Lei Mosaica” no monte Sinai (Êxodo 19.19; Hebreus 12.19) e faz também lembrar o forte vento que despedaçava as rochas em Horebe (1 Reis 19.11), há ainda estudiosos que veem aqui uma semelhança com Gênesis 1.2, com relação ao “pairar” do ESPÍRITO SANTO sobre a face das águas).

 

3.      E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles (Esses versos “2 e 3” nos mostram que essa ação do ESPÍRITO SANTO foi algo visível e audível, um som do céu e línguas parecidas com fogo pousando sobre cada um).

 

4.      E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (Perceba que foi uma ação do Espírito Santo na vida deles e através da vida deles, um verdadeiro milagre. E acho importante observar que, ao serem cheios do ESPÍRITO SANTO, ninguém caiu no chão e nem saiu girando ou sapateando sem controle, lembre-se de que um dos frutos do ESPÍRITO SANTO é a temperança, isto é, domínio próprio, Gálatas 5.22.

Há quem ensine que o termo grego usado para “outras” (línguas) é uma referência a outro tipo diferente de “Língua”, mas isso é “forçar a barra” para tentar dizer que as línguas manifestadas em Atos 2 eram “Línguas Estranhas”, mas o contexto do texto deixa claro que se tratava de “Línguas Estrangeiras”. As “Línguas Estrangeiras” são um dom sobrenatural dado pelo ESPÍRITO SANTO, trata-se da capacidade de falar em outros idiomas sem nunca ter aprendido tais idiomas, ainda hoje há informações de missionários cristãos que receberam o dom de “falar as Línguas ou idiomas” das nações estrangeiras em que residem, portanto, uma pesquisa mais minuciosa mostra que este dom ainda está em evidência” para a propagação do Evangelho, falaremos sobre as línguas Estranhas no tópico 3).

 

5.      E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu (Fica claro no verso 5 que o autor de Atos destacou bastante a presença de várias pessoas de diferentes lugares do mundo da época com suas diferentes línguas e possíveis dialetos, todos eram judeus ou prosélitos, que habitavam em outras nações, e não eram pagãos; mesmo assim, serviam de símbolo da necessidade que a humanidade tem de receber o Evangelho, e da consequente responsabilidade da “Igreja” para cumprir a sua missão).

 

6.      E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua (A multidão logo se aglomerou ainda mais nas proximidades do ocorrido, pois foi algo que chamou a atenção de todos, todos queriam saber como era possível ouvir os “batizados no ESPÍRITO SANTO” falarem diversos idiomas estrangeiros, Atos 2.7,8).

 

7.      E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? (A multidão que estava ali presente, que vinha de diversas nações e que presenciou o milagre ficou espantada, pois aqueles homens reconhecidamente judeus galileus, ou seja, pessoas de uma determinada região que tinha sua língua, sotaques e dialetos próprios, estavam falando palavras que a multidão conseguia entender sem a necessidade de qualquer intérprete, que era o modo natural de conversar com alguém que falava outro idioma).

 

8.      Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? (Perceba que no derramamento do ESPÍRITO SANTO em Atos 2 ninguém falou “Línguas Estranhas”, pois cada estrangeiro ali presente (e haviam vários estrangeiros, Atos 2.9-11), ouviu aqueles que foram batizados no ESPÍRITO SANTO falarem cada um no seu próprio idioma (Atos 2.11). Isto é algo que muitos cristãos não percebem, e há também aqueles que percebem, mas, por receio de perderem seu “status” ou “cargo”, ou ainda, medo de perderem suas

“agendas de pregação” preferem não ensinar estas verdades.

 

Pergunta:

Se no derramamento do ESPÍRITO SANTO em Atos 2 ninguém falou Línguas Estranhas, por quê é ensinado em nosso meio que é preciso falar Línguas Estranhas para comprovar que alguém foi batizado no ESPÍRITO SANTO?

R: É uma boa pergunta não é mesmo?

Se em Atos 2 os “batizados no ESPÍRITO SANTO” falaram Línguas Estrangeiras (e não Línguas Estranhas), por que acreditamos e ensinamos que é preciso “falar Línguas Estranhas” como evidência do batismo no ESPÍRITO SANTO? Não seria uma heresia acreditar e ensinar algo que o texto não diz? (Pense nisso).

 

9.      Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia

(Observe que nesta palavra “Ásia” não está aqui em vista nem o continente Asiático e nem a Ásia menor, mas sim o território que tinha várias cidades estrangeiras onde habitavam muitos judeus),

 

10. e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos) (Russel

 

Norman Champlin observa que estes versículos 9 e 10 parecem tratar os judeus e prosélitos (recém convertidos ao judaísmo) como sendo meros componentes de uma multidão muito numerosa ali presente),

11. e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus (Para que não ficasse qualquer dúvida de que as línguas ali faladas eram Línguas Estrangeiras conhecidas à época e não línguas estranhas ininteligíveis (que não se pode entender), o autor de Atos ainda destacou uma lista bastante extensa de povos de nacionalidades diferentes que foram identificados entre a multidão e que ouviu essa espécie de tradução que o ESPÍRITO SANTO realizou das palavras dos discípulos de Jesus para diversos idiomas, Atos 2.9-11, infelizmente são poucos os pastores e ensinadores em geral que ensinam esta verdade).

 

12. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? (Imagine você sendo brasileiro (a) estando em um lugar onde há japoneses, alemães, franceses, italianos, chineses e espanhóis ouvir que todos ali ouviram um pequeno grupo de cristãos que só sabe falar “português” pregando e louvando a Deus em todos estes idiomas citados sem nunca terem aprendido tal idioma? Foi o que ocorreu em Atos 2.1-11.

 

Observe que está claro no texto de Atos 2.4-11 que o ESPÍRITO SANTO concedeu aos crentes ali o “dom de falar Línguas Estrangeiras e não Línguas Estranhas, só não vê quem não quer. Falaremos sobre Línguas Estranhas no tópico 3. Ian Howard Marshall observa que, é quase certo que, a maioria dos que estavam na multidão deviam falar aramaico e grego, e é bem possível que, pelo menos alguns discípulos também falassem estes 2 idiomas, mas, toda a multidão ouviu os discípulos falarem em seus “idiomas ou língua” maternos, Atos 2.8,11, ou seja, os “batizados no ESPÍRITO SANTO, falaram nesta passagem, “Línguas Estrangeiras ou idiomáticas” e não “Línguas Estranhas”).

 

13. E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto (Este trecho poderia ter sido traduzido como “Estão bêbados”, sempre houve e sempre haverá aqueles que se irritam ou zombam daquilo que não compreendem).

Atos 2.1-13

 (Atenção professor: Atualmente há uma grande divergência a respeito do “Dom de Línguas, e infelizmente, há aqueles que estão literalmente dispostos a “brigar” para fazer valer seu ponto de vista, mesmo que tal ponto de vista não esteja de acordo com as Sagradas Escrituras, por isso lembre-se, que o professor deve manter a calma e agir rápido e com sabedoria para evitar possíveis discussões acaloradas).

1 – O Que Significa “Batismo no ESPÍRITO SANTO”?

1.     O Fenômeno do Pentecostes.

É JESUS quem batiza no ESPÍRITO SANTO. Veja:

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Mateus 3.11

 

Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.

Marcos 1.8

 

Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias; este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Lucas 3.16

 

E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.

João 1.33

 Somente Lucas se refere a história de como o ESPÍRITO veio sobre a “Igreja” pela primeira vez, mas está firmemente assegurada a historicidade do ocorrido. Lucas descreve como os discípulos foram batizados (isto é, receberam poder de DEUS) no ESPÍRITO SANTO, este evento cumpre as profecias de Isaías 32.15 e Joel 2.28-32* indicando assim que chegaram os últimos dias, por assim dizer.

*Pedro errou ao citar Joel? Veja Atos 2.16-21.

PROBLEMA: Em Atos 2, chega o Pentecostes, e os discípulos são cheios do Espírito Santo. Em resposta às críticas, Pedro diz que o que eles ouvem e veem o que foi dito por intermédio do profeta Joel" (cf. Joel 2:28-32). Contudo, na passagem que Pedro cita, há eventos que não aconteceram no dia de Pentecostes, como a conversão da lua em sangue. Será que Pedro errou nessa ocasião?

SOLUÇÃO: Em primeiro lugar, Pedro estava simplesmente mostrando que o Pentecostes envolvia um cumprimento parcial ou inicial de Joel 2:28-32.

Esse cumprimento parcial refere-se à habitação interior do Espírito Santo nos crentes. E foi precisamente isso que aconteceu no dia de Pentecostes. Em Joel, Deus diz: "derramarei o meu Espírito sobre toda a carne... derramarei o meu Espírito naqueles dias" (Joel 2:28-29). E de fato Deus derramou o seu Espírito naquele dia de Pentecostes.

Em segundo lugar, a referência de Pedro foi para indicar que os últimos dias tinham começado (cf. Hebreus 1:1-2; 2:4). As maravilhas lá no céu e os sinais em baixo na terra (Atos 19-21) deverão acontecer mais tarde na história deste mundo, no tempo da segunda vinda de Cristo. Observe que tais coisas acontecerão "antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor" (Atos 2.20), o que ainda está no futuro (cf. Mateus 24.1 a seguir).

O fenômeno do Pentecostes marca a vinda do consolador que Jesus prometeu que viria:

Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador (ou seja, o ESPÍRITO SANTO) não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei ( JESUS explica aos seus discípulos que, quando ele ascender aos céus o ESPÍRITO SANTO seria o “mestre ou guia” de seus discípulos, ou seja, eles não estariam sozinhos).

João 16.7

2.     Duas bençãos distintas.

A Bíblia ensina claramente que quem nasceu de novo tem o ESPÍRITO SANTO, e se alguém não tem o ESPÍRITO SANTO, este alguém não pertence a Cristo (João 3.5-8; 1 Coríntios 3.16; Romanos 8.9). Porém, como disse Hernandes Dias Lopes, “Há uma diferença entre ter o Espírito Santo presente e ter o Espírito Santo presidente”.

Observe que os discípulos de Cristo já haviam recebido o ESPÍRITO SANTO antes do dia de Pentecostes:

E (JESUS), havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.

João 20.22

(Champlin descreve este ato de JESUS como sendo uma doação preliminar ou garantia do que aconteceria em Atos 2. Observe que, ao receber o ESPÍRITO SANTO, ninguém caiu no chão ou saiu girando e sapateando sem controle).

 

Toda pessoa que passa a seguir a Cristo com sinceridade, passa a ter a presença do ESPÍRITO SANTO em sua vida (Romanos 8.9).

Mas, o batismo no ESPÍRITO SANTO é uma experiência mais profunda, por assim dizer, pois ao ser batizado no ESPÍRITO SANTO, o crente passa a ter o ESPÍRITO SANTO como sendo o “presidente de sua vida”, por assim dizer.

 

(Atenção professor: Matthew Henry observa que, A diferença de línguas que surgiu em Babel muito tem dificultado a difusão do conhecimento e do Evangelho. Os instrumentos que o Senhor empregou primeiramente para difundir o cristianismo, não poderiam ter progredido sem este dom de Línguas (“Estrangeiras” – grifo pessoal), o qual provou que a sua autoridade era de Deus).

 

3.     Conceito teológico.

Neste ponto o comentarista da lição foi certeiro ao dizer que o batismo no ESPÍRITO SANTO inicia o crente no serviço e não na salvação. Não há base bíblica para dizer que se um crente não é batizado no ESPÍRITO SANTO ele não tem a salvação, pois a Bíblia é clara ao dizer que se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele (Romanos 8.9).

 O cristão batizado no ESPÍRITO SANTO considerar que o não batizado no ESPÍRITO SANTO não tem a salvação se caracteriza em “orgulho

espiritual”, fazendo com que o cristão não seja diferente do fariseu descrito em Lucas 18.9-14.

 

(Atenção professor: Há pessoas que recebem o batismo no ESPÍRITO SANTO antes do batismo nas águas, este foi o caso de Cornélio e outros que estavam com ele, Atos 10.44-47).

 

2 – O propósito Batismo no ESPÍRITO SANTO

1.     Finalidade.

O batismo no ESPÍRITO SANTO tem a finalidade de capacitar o cristão com poder para que ele testemunhe de Cristo e sirva a “Igreja” para a

edificação do “corpo de Cristo”. Mas, não apenas isso, o batismo no ESPÍRITO SANTO também torna o crente “guiado pelo ESPÍRITO SANTO” no seguinte sentido, o cristão batizado no ESPÍRITO SANTO tem muito mais discernimento espiritual e força para lidar com as dificuldades da vida e com as artimanhas de satanás. O cristão que tem pouco “compromisso com DEUS” não pode ser “batizado no ESPÍRITO SANTO”.

 

 

O batismo no ESPÍRITO SANTO (isto é, o revestimento de poder, por assim dizer) é dado aqueles que tem “compromisso com DEUS”, ou seja, é dado aqueles que tem vida de oração fervorosa, amor por meditar nas Sagradas Escrituras e aprender mais sobre DEUS, fervor e alegria em obedecer a DEUS, respeito e amor pelos irmãos e pelo próximo.

São estes que recebem o “batismo no ESPÍRITO SANTO”, não é preciso ser um “super crente” para receber o batismo no ESPÍRITO SANTO”, basta ter “compromisso verdadeiro com DEUS”, são os verdadeiramente compromissados com DEUS que recebem o “revestimento de poder”, isto é, o batismo no ESPÍRITO SANTO.

Ninguém poderá ser batizado no ESPÍRITO SANTO orando 5 minutos por dia, lendo a Bíblia só nos dias em que vai ao culto, falando mal dos irmãos, desrespeitando o próximo, tendo o nome “sujo na praça”, ou dando vazão aos desejos da carne de um modo geral.

 

2.     A capacitação do ESPÍRITO.

O batismo no ESPÍRITO SANTO capacita o crente:

1-    Ao ministério evangelístico (Atos 1.8; 8.1-40).

2-    A falar em outras línguas (Atos 2.4; 10.45,46).

3-    A testemunhar com poder e ousadia (Atos 4.7-22,31). 4- A agir sobrenaturalmente (Atos 5.1-11; 13.8-12).

5-    A servir a igreja em suas necessidades sociais (Atos 6.1-7).

6-    A contribuir com o avanço do reino de Deus (Atos 5.14-16,42; 6.7; 8.25; 9.31; 19.20; 28.31).

7-    A glorificar e honrar a Deus (dentre outras coisas).

3.     Uma necessidade real.

Todo cristão é um “mensageiro de Cristo”, o verdadeiro cristão transmite a todos a sua volta uma mensagem sobre Cristo, tenha em mente que, o verdadeiro cristão prega até mesmo com a boca fechada.

O ESPÍRITO SANTO veio no dia de Pentecostes porque os discípulos

 precisavam que sua mensagem fosse revestida de “Poder”, a primeiro “dom” dado pelo ESPÍRITO SANTO aqueles que foram batizados no ESPÍRITO SANTO foi o dom de “Línguas Estrangeiras” porque havia pessoas de todas as regiões e nações (Atos 2.5) em Jerusalém (veja a Leitura Bíblica em Classe), e, na época aprender um novo idioma não era tão simples, porque era necessário ter boas condições financeiras para isso, imagine então aprender vários idiomas, naquela ocasião o ESPÍRITO deu este dom aos discípulos para que todos os cidadãos de várias nações ali presentes pudessem ver e entender (mesmo que depois do ocorrido) as manifestações do ESPÍRITO SANTO de DEUS.

 

(Eu fico impressionado com a falta de humildade que vejo na maioria dos pregadores e ensinadores em geral, que insistem em dizer que as “Línguas” faladas em Atos 2.4-11 eram “línguas Estranhas”, quando o texto e o contexto deixam tão claro que as “Línguas” faladas ali foram “Estrangeiras, idiomáticas” e, não “Línguas Estranhas”, mas isso acontece porque muitos tem medo de perder seu cargo, seu status e sua agenda de pregação, e, outros não admitem simplesmente por não querer aceitar isso, estes colocam a “religião” a frente do Evangelho, preferem usar a experiência para julgar se algo é bíblico ou não, quando na verdade, deveriam usar a Bíblia para julgar se a experiência e bíblica ou não).

 

3 – O Recebimento e a Evidência do Batismo no ESPÍRITO SANTO

 

1.     As “outras Línguas”

Neste subtópico 1, o comentarista da lição diz que as “outras Línguas” , a glossolalia (termo de origem grega: “Glossa”- língua , idioma + “Lalia”

– modo de falar), são ininteligíveis (ou seja, não podem ser compreendidas) o comentarista dá a entender que, no caso seriam “Línguas Estranhas”,

mas, analisando o texto de Atos 2.4-11 fica

claro que as línguas faladas ali foram “Línguas Estrangeiras ou Idiomáticas” e não “Línguas Estranhas”.

Não podemos deixar de observar que, nos tempos da “Igreja Primitiva” era de estrema importância o “falar em Línguas Estrangeiras”, isso facilitava muito a propagação do Evangelho no mundo antigo (já já a falaremos das

“Línguas Estranhas”).

 (Atenção professor: Você sabia que o dom de línguas é o dom mais falsificado de todos, é incontável o número de pessoas que “imita” o dom de “Línguas” na tentativa de

transmitir uma imagem de “pessoa cheia do Espírito Santo” ou de pessoa que está em “estreita comunhão com DEUS”.

 

Você sabia que quando o ESPÍRITO SANTO veio sobre JESUS ele não falou nem “Língua Estrangeira e nem Língua Estranha, veja Mateus 3.16.

Você sabia que João batista, o maior de todos os homens nascidos de mulher, segundo o próprio JESUS, foi cheio do ESPÍRITO SANTO desde o ventre de sua mãe, veja, Lucas 1.15, e você sabia que não há registros bíblicos de que João batista tenha falado

“Língua Estranha e nem Língua Estrangeira”. Por que não falaram?

Resposta: A resposta mais óbvia é porque não havia estrangeiros por perto, portanto não havia necessidade de falar “Língua Estrangeira”, já já a gente chega nas “Línguas Estranhas”).

2.     Função das Línguas.

Chegamos enfim ao dom de “Línguas Estranhas”. Preste muita atenção:

Nos versículos abaixo, assim como em outras passagens sobre o dom de “Línguas”, há os que dizem que Paulo falava de “Línguas Estranhas” (os que defendem esta posição são cerca de 80% dos cristãos), e, há os que dizem que Paulo falava sobre “Línguas Estrangeiras ou Idiomáticas”.

A função das línguas era e é, glorificar a Deus e propagar o Evangelho.

Mas é importante entender que, nunca foi dito ou escrito que todos os cristãos, sem exceção, devem falar em outras línguas, pelo contrário, a Bíblia deixa claro que o ESPÍRITO distribui os dons a cada um conforme ele quer (1 Coríntios 12.11), acreditar e ensinar que, é obrigatório falar em “Línguas Estranhas ou Idiomáticas” como prova do batismo no ESPÍRITO SANTO é algo que não passa pelo “crivo da EXEGESE BÍBLICA”, isto é fato, “doa a quem doar”.

 Observe a passagem bíblica abaixo:

 

13.   Pelo que, o que fala língua estranha, ore para que a possa interpretar.

14.     Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.

15.     Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.

(Sobre estes vers. 14 e 15, o apologista Lucas Banzoli observa que este é (segundo ele) o texto mais forte em favor do dom de ‘Línguas Estranhas”, pois Paulo diz que a pessoa que ora em línguas ora apenas em espírito, mas não com a mente. Em outras palavras, a pessoa não “racionaliza” o que vai falar; é o Espírito que ora através dela. Ela não está “usando” a mente.

Isso é exatamente o mesmo tipo de coisa que acontece entre os pentecostais, que não planejam as palavras que vão dizer, simplesmente vão deixando o Espírito orar dentro deles e falar através deles).

16.   outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto o Amém sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?

17.   Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.

18.   Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos (nestes versículos, há os que acreditam que Paulo falava de “Línguas Estranhas” e há os que acreditam que Paulo falava sobre “Línguas Estrangeiras”, não posso deixar de observar que Paulo era poliglota, isto é, falava vários idiomas estrangeiros, embora eu veja como bem pertinente os argumentos de Banzoli).

19.   Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.

20.   Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no entendimento.

21.   Está escrito na lei: Por gente doutras línguas e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.

22.   De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.

23.   Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem línguas estranhas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão, porventura, que estais loucos?

1 Coríntios 14.13-23

 

Há uma divergência muito grande sobre estes versículos, até mesmo entre os estudiosos mais aprofundados, há aqueles que dizem que está em pauta aqui o dom de “Línguas Estranhas” e outros dizem que o que está em pauta aqui é o dom de “Línguas Estrangeiras”.

E, há também aqueles estudiosos que ficam “em cima do muro”, por assim dizer, no que diz respeito a estes versículos, como Russel Norman Champlin, por exemplo.

Para ver o quanto esse assunto gera confusão, observe o parecer de alguns estudiosos bíblicos:

 

John Piper não crê que é necessário falar em “línguas” como evidência do batismo no ESPÍRITO SANTO, mas ele crê que existe o dom de “Línguas Estranhas” e encoraja aqueles que tem este dom a usar em particular, porque este dom só edificará a “Igreja” se houver interprete, mas segundo Piper, é bom usar este dom em pequenos grupos de cristãos para descobrir quem tem o dom de “interpretar línguas”.

(Eu professor José Junior concordo com Piper no seguinte ponto, não é necessário falar em “Línguas” como evidência do batismo no ESPÍRITO SANTO, porque o ESPÍRITO SANTO distribui os dons a cada um como ELE quer, 1 Coríntios 12.11, ou seja, se for da vontade do ESPÍRITO SANTO dar ao “batizado” outro dom diferente do dom de “Línguas”, assim ELE fará, e não se esqueça de que no Pentecostes, ninguém falou “Língua Estranha”, mas sim, “Línguas Estrangeiras”, e hoje em dia, aprendemos que se a pessoa não falar “Língua Estranha” então ela não é “batizada no ESPÍRITO SANTO”, estranho isso, não é mesmo? Pois exigimos dos outros algo que o “Texto e o Contexto de Atos 2 não ensinam. E, em 1 Coríntios 12.30 Paulo pergunta:

Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?

Ou seja, analisando as palavras de Paulo, fica evidente que, nem todos tinham o dom de “Falar em Línguas”, sejam elas “Estranhas ou Estrangeiras”).

 

 

Donald Carrel Stamps dá a entender que em 1 Coríntios 14.13-23 Paulo fala de “Línguas Estranhas” e não “Línguas Estrangeiras”. Stamps usa o

termo “Línguas dirigidas a Deus”, em outras palavras, Stamps crê que em 1 Coríntios 14.13-23 está em evidência o “falar Línguas Estranhas”.

O presbiteriano Hernandes Dias Lopes segue a mesma linha de Stamps,

Dias Lopes explica ainda que o dom de “Línguas” de Atos 2 não é o mesmo dom de “Línguas” de 1 Coríntios 14, já outro presbiteriano,

Augustus Nicodemos crê que esta passagem de 1 Coríntios 14.13-23, além de outras, faz referência ao dom de “Línguas Estrangeiras ou Idiomáticas”.

Paulo Junior é outro pregador que vai na mesma linha de Nicodemos, assim como Marcos Granconato.

John MacArthur, embora não diga claramente, dá a entender que não crê nas “Línguas Estranhas”.

Paulo Junior ainda observa algo digno de nota: “A árvore se conhece pelos frutos e não pelos dons”, ou seja, sabemos se alguém é batizado no ESPÍRITO SANTO observando os frutos, e não o dom, seja ele qual for.

(Amados irmãos, creio que nenhum de nós duvida que estes homens citados sejam homens de Deus, embora tenham opiniões diferentes sobre o dom de “Línguas”, entenda que, você pode concordar com uns e discordar de outros, e vice-versa, mas isso não lhe dá o direito de falar contra aqueles que pensam diferente de você, Romanos 14.4).

 

Observe algo interessante sobre a observação do pastor Paulo Junior:

(Paulo) disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.

Atos 19.2

Em outras palavras, o apóstolo Paulo perguntou se eles eram batizados no ESPÍRITO SANTO. Raciocine comigo, por quê o Apóstolo perguntou aqueles irmãos se eles eram batizados no ESPÍRITO SANTO?

A resposta é muito simples, Paulo fez esta pergunta porque não tem como saber se uma pessoa é batizada no ESPÍRITO SANTO apenas olhando pra esta pessoa. Nós, sabemos se uma pessoa é batizada no ESPÍRITO SANTO observando os “FRUTOS”, isto é, o comportamento, as obras da pessoa, e não o dom, seja ele qual for, pois os dons podem ser “fingidos”, mas os “frutos do ESPÍRITO não, só assim podemos saber se alguém é batizado no ESPÍRITO SANTO ou não.

Para saber se alguém é batizado no ESPÍRITO SANTO, observe os

“frutos” e não o dom, seja ele qual for, e não se esqueça que o dom de “Línguas” é o mais passível de ser falsificado.

 

 Quanto a 1 Coríntios 14 e Atos 2, além de outras passagens, eu (professor José Junior) sigo a mesma linha de pensamento de Ian Howard Marshall, embora saibamos que a maioria dos comentaristas acredita e ensina que 1 Coríntios capítulos 12 e 14 fala da capacidade de falar em “Línguas não humanas ou Línguas Estranhas”, é muito difícil pontuar “com detalhes” que tenha havido dois tipos de fenômenos (um de “Línguas Estranhas e

outro de Línguas Estrangeiras”), mas, também não dá pra deixar de lado a evidência de pessoas da atualidade que afirmam falar “Línguas Estranhas”, e há também pessoas que afirmam falar

“Línguas Estrangeiras ou Idiomáticas” inspiradas pelo ESPÍRITO SANTO.

 

O apologista Lucas Banzoli observa ainda que em 1 Coríntios 14.2 diz que o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus, segundo Banzoli, Paulo já liquida (aqui) completamente com a ideia de que as línguas (aqui) fossem idiomas terrenos. Primeiramente porque ele diz, expressamente, que quem fala em línguas não fala a homens, mas a Deus porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios.

“Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios”.

1 Coríntios 14.2

 (Faço aqui o que a grande maioria dos pregadores e ensinadores não tem coragem, dou minha opinião sincera sobre o assunto, mesmo analisando os dois pontos de vista, eu penso que o “dom de Línguas Estrangeiras ou Idiomáticas” se enquadra melhor na maioria dos contextos Bíblicos do que o dom de Línguas Estranhas (porém, há sim margem bíblica para defender o dom de “Línguas Estranhas”, como bem observou Banzoli), pois como disse certa vez o doutor David Martyn Lloyd-Jones, que além de teólogo, também era médico, “Devemos ser cuidadosos em tudo o que dizemos e devemos estar abertos sobre este assunto”, Também é importante ressaltar que para Lloyd Jones, não há evidência bíblica de que o batismo no ESPÍRITO SANTO deva ser obrigatoriamente acompanhado de falar em “Línguas”, sejam elas

“Estranhas ou Estrangeiras”).

 

Baseando-me nas palavras de Paulo de que, nem todos falam em “Línguas” (1 Coríntios 12.30), eu penso da mesma forma que Lloyd-Jones.

 

(Atenção professor: A questão do batismo no ESPÍRITO SANTO é um tema tão complexo que, por exemplo, David Martyn Lloyd-Jones e John Robert Walmsley Stott divergiam sobre o assunto, Jones acreditava que o batismo no ESPÍRITO SANTO era algo diferente da experiência de conversão (como eu também acredito), já Stott acreditava que o batismo no ESPÍRITO SANTO vinha automaticamente junto com a experiência da conversão, isto é, para Stott, não era necessário orar pedindo o batismo no ESPÍRITO SANTO, pois segundo Stott, o crente já recebia o batismo no ESPÍRITO SANTO junto com a conversão.

 

Perceba que estes dois sábios e respeitados mestres da Palavra divergiam entre si sobre este tão importante assunto, mas, mesmo assim, ninguém se atreverá a duvidar que ambos foram homens de DEUS).

3. A atualidade das línguas.

Neste subtópico 3, o comentarista diz que as “Línguas” (ou o falar em

“Línguas” são inseparáveis do batismo no ESPÍRITO SANTO, mas, ele não deixou explicado na lição que as “Línguas” em Atos 2 eram “Línguas Estrangeiras” e não “Línguas Estranhas”.

 

Ele não explicou que Paulo deixou claro que nem todos falam em “Línguas”, sejam elas estranhas ou estrangeiras (1 Coríntios 12.30).

 

Portanto, analisando as Sagradas Escrituras é possível observar que o batismo no ESPÍRITO SANTO é evidenciado por “qualquer um dos dons do ESPÍRITO SANTO”, e não apenas pelo dom de “Línguas”, sejam elas “Estranhas ou Estrangeiras”.

 

Conclusão:

Não há dúvidas de que o batismo no ESPÍRITO SANTO é uma experiência distinta da conversão, e tanto o dom de “Línguas Estranhas quanto o dom de Línguas Estrangeiras” tem base bíblica, por isso, os que julgam

existir ou não “Línguas Estranhas” e vice-versa, não tem o direito de pensar que sabem tudo sobre o assunto, atacando assim aqueles que pensam diferente.

Você tem em mãos um material de-ta-lha-do, sobre o assunto, tire suas próprias conclusões, e que DEUS o abençoe sempre e constantemente.

 

Fontes

 

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Bíblia de Estudo Arqueológica,

Bíblia de Estudo MacArthur,

Martin Lloyd-Jones,

John Stott e 1 Coríntios 12.13: O Debate Sobre o Batismo Com o Espírito Santo, O Batismo e os Dons do Espírito – Martin Lloyd-Jones,

Dons Espirituais e Ministeriais – Elinaldo Renovato,

Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Comentário Bíblico Broadman,

Fatos sobre o batismo no Espírito Santo que talvez você não saiba – Professor José Junior, Livro de Apoio: O Verdadeiro Pentecostalismo,

Revista Cristão Alerta 1º Trimestre de 2021,

Atos – Introdução e Comentário Ian Howard Marshall,

Comentário Bíblico Matthew Henry,

Manual Popular de Dúvidas,

Enigmas e Contradições da Bíblia – Norman Geisler – Thomas Howe, Comentário Bíblico Moody, Bíblia Para Pregadores e Líderes – Geziel Gomes, Apontamentos teológicos Professor José Junior.