3 de setembro de 2020

PROVAI SE OS ESPÍRITOS SÃO DE DEUS


PROVAI SE OS ESPÍRITOS SÃO DE DEUS 

Texto Áureo

Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.

1 João 4.1



Comparemos o texto áureo com 1 João 3.24: E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós: pelo Espírito que nos tem dado.
A necessidade de “testar os espíritos”, por assim dizer decorre do fato de que; já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Este texto está intimamente ligado ao que se passa no mundo antes e depois da vinda de Cristo ao mundo. Paulo em sua carta aos Efésios falou muito sobre a obra de Cristo e batalha espiritual (a armadura de Deus, a salvação pela graça, a obra de Cristo de uma forma geral e etc.)
A história nos diz que no mundo antigo, o “mundo espiritual” era muito
“familiar” por assim dizer, livros de magia e encantamentos, manifestações espirituais, entrar em transe falando a língua de falsos deuses era algo muito comum nos tempos de Paulo, Pedro e João.
E, muitos acreditavam que algumas destas manifestações eram por parte do Espírito Santo de Deus quando na verdade não eram, por isso João advertiu os irmãos; Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus. E, para provar se “os espíritos” (ou seja, as manifestações eram de Deus ou não) é preciso ter em si mesmo o Espírito Santo de Deus (1 João 3.24), era preciso (em outras palavras) ter intimidade com Deus.

1 – Cuidado Com os Falsos Profetas



1.                     Os samaritanos observavam que os judeus davam muito valor a palavra dos profetas.

2.                     Neemias tinha o dever de examinar a profecia recebida.

 


Certamente (os samaritanos) lembravam-se dos profetas Ageu e Zacarias que profetizavam com tanta graça de Deus que a construção do templo que havia estado parada por cerca de 15 anos recomeçou imediatamente e continuou até a inauguração da casa de Deus.

Os samaritanos prepararam então um plano para tentar fazer parar o povo de Deus, subornaram alguns profetas para tentar intimidar Neemias e o povo, vejamos:

10.                              E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel ( que estava encerrado ), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.

(Um falso profeta sempre põe Deus no meio, para tentar enganar o homem de Deus).


11.                              Porém eu disse: Um homem, como eu, fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo e viva? De maneira nenhuma entrarei.
(O povo teria perdido a confiança num governador que fugisse).

12.                              E conheci que eis que não era Deus quem o enviara; mas essa profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.
(Reconheceu Neemias que a mensagem de Semaías o levaria a praticar atos de covardia e irresponsabilidade, de abandonar seu posto e dar mostra pública de falta de fé; percebeu que a mensagem não poderia ter vindo de Deus. Não pode haver inspiração divina numa profecia que nos convida a ser fracos na fé. O subornaram.

Homens perversos fingem falar de Deus para alcançar seus propósitos. Falsos profetas aparecem frequentemente na história da verdadeira revelação).

13.                              Para isso o subornaram, para me atemorizar, e para que eu assim fizesse e pecasse, para que tivessem alguma causa a fim de me infamarem e assim me vituperarem.


(Além do motivo dado a Semaías, Neemias apresentou outro: a lei mosaica proibia a entrada de leigos, como ele o era, no interior do
templo. Se tivesse procurado esconderijo no templo, teria perdido seu lugar de autoridade sob a aquiescência (aprovação) de Deus).

14.                              Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.
(Neemias por ter uma vida de oração e conhecimento aprofundado da Palavra de Deus conseguiu perceber a armadilha ao seu redor). Neemias 6.10-14

A “visão espiritual” de Neemias o livrou das armadilhas de seus adversários, e esta visão espiritual só era profunda e ampla devido a vida de oração e conhecimento aprofundado que Neemias tinha sobre Deus e sua Palavra. No livro de Neemias encontramos Neemias várias vezes buscando Deus em oração (Neemias 4.4,5,9; 5.19; 6.9,14; 13.14,22,29,31) e vemos o conhecimento aprofundado de Neemias sobre a Lei dado por intermédio de Moisés (Neemias 6.10- 14).

Por causa de sua vida de oração e conhecimento aprofundado da Palavra de Deus Neemias pôde conhecer que a profecia não era de Deus.
E conheci que eis que não era Deus quem o enviara; mas essa profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.
Neemias 6.12

Você homem e mulher de Deus, tem conhecimento aprofundado da Palavra de Deus e vida de oração suficientes para reconhecer falsas profecias?

2 – A Bíblia Revela a Existência dos Falsos Profetas

1.                            No Antigo Testamento.


1.                                          Tinha, pois, Josafá riquezas e glória em abundância e aparentou-se com Acabe.
2.                                          E, ao cabo de alguns anos, foi ter com Acabe, a Samaria; e Acabe matou ovelhas e bois em abundância, para ele e para o povo que vinha com ele, e o persuadiu a subir com ele a Ramote- Gileade.
3.                                          Porque Acabe, rei de Israel, disse a Josafá, rei de Judá: Irás tu comigo a Ramote-Gileade? E ele lhe disse: Como tu és, serei eu; e o meu povo, como o teu povo; seremos contigo nesta guerra.
4.                                          Disse mais Josafá ao rei de Israel: Consulta, hoje, peço-te, a palavra do SENHOR.
5.                                          Então, o rei de Israel ajuntou os profetas, quatrocentos homens, e disse-lhes: Iremos à guerra contra Ramote-Gileade ou deixá-lo-ei? E eles disseram: Sobe, porque Deus a dará nas mãos do rei.
6.                                          Disse, porém, Josafá: Não há ainda aqui profeta algum do SENHOR, para que o consultemos?
7.                                          Então, o rei de Israel disse a Josafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar o SENHOR; porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim bem, senão sempre mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Josafá: Não fale o rei assim.
8.                                          Então, chamou o rei de Israel a um eunuco e disse-lhe: Traze aqui depressa a Micaías, filho de Inlá.
9.                                          E o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos com as suas vestiduras, e estavam assentados na praça à entrada da porta de Samaria, e todos os profetas profetizavam na sua presença.

10.                                          E Zedequias, filho de Quenaana, fez para si uns chifres de ferro e disse: Assim diz o SENHOR: Com estes, ferirás aos siros, até de todo os consumires.

11.                                          E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote-Gileade e prosperarás, porque o SENHOR a dará nas mãos do rei.
12.                                          E o mensageiro que foi chamar a Micaías lhe falou, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma boca, são boas para com
o rei; seja, pois, também a tua palavra como a de um deles, e fala
o que é bom.

13.                                          Porém Micaías disse: Vive o SENHOR, que o que meu Deus me disser, isso falarei.

14.                                          Vindo, pois, ao rei, o rei lhe disse: Micaías, iremos a Ramote- Gileade à guerra ou deixá-lo-ei? E ele disse: Subi e prosperareis; e serão dados nas vossas mãos.
15.                                          E o rei lhe disse: Até quantas vezes te conjurarei, para que me não fales senão a verdade no nome do SENHOR?

16.                                          Então, disse ele: Vi todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não têm pastor; e disse o SENHOR: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para casa.

17.                                          Então, o rei de Israel disse a Josafá: Não te disse eu que este não profetizaria de mim bem, porém mal?
18.                                          Disse mais: Pois ouvi a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado no seu trono, e a todo o exército celestial em pé, à sua mão direita e à sua esquerda.
19.                                          E disse o SENHOR: Quem persuadirá a Acabe, rei de Israel, a que suba e caia em Ramote-Gileade? Disse mais: Um diz desta maneira, e outro diz de outra.

20.                                          Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o persuadirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?

21.                                          E ele disse: Eu sairei e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E disse o Senhor: Tu o persuadirás e também prevalecerás; sai e faze-o assim.
22.                                          Agora, pois, eis que o SENHOR pôs um espírito de mentira na boca destes teus profetas e o SENHOR falou o mal a teu respeito.
23.                                          Então, Zedequias, filho de Quenaana, se chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti?
24.                                          E disse Micaías: Eis que o verás naquele dia, quando andares de câmara em câmara, para te esconderes.
25.                                          Então, disse o rei de Israel: Tomai a Micaías e tornai a levá- lo a Amom, o governador da cidade, e a Joás, filho do rei.
26.                                          E direis: Assim diz o rei: Metei este homem na casa do cárcere e sustentai-o com pão de angústia e com água de angústia até que eu volte em paz.

27.                                          E disse Micaías: Se é que tornares em paz, o SENHOR não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi, povos todos!

28.                                          Subiram, pois, o rei de Israel e Josafá, rei de Judá, a Ramote- Gileade.
29.                                          E disse o rei de Israel a Josafá: Disfarçando-me eu, então, entrarei na peleja; tu, porém, veste as tuas vestiduras. Disfarçou- se, pois, o rei de Israel, e entraram na peleja.
30.                                          Deu ordem, porém, o rei da Síria aos capitães dos carros que tinha, dizendo: Não pelejareis nem contra pequeno, nem contra grande, senão contra o rei de Israel.
31.                                          Sucedeu, pois, que, vendo os capitães dos carros a Josafá, disseram: Este é o rei de Israel, e o cercaram para pelejarem; porém Josafá clamou, e o SENHOR o ajudou. E Deus os desviou dele.
32.                                          Porque sucedeu que, vendo os capitães dos carros que não era o rei de Israel, deixaram de segui-lo.
33.                                          Então, um homem, na sua simplicidade, armou o arco, e feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça. Então, disse ao carreteiro: Vira a mão e tira-me do exército, porque estou mui ferido.
34.                                          E, naquele dia, cresceu a peleja, mas o rei de Israel susteve- se em pé no carro defronte dos siros até à tarde; e morreu ao tempo do pôr-do-sol.

2 Crônicas 18


Podemos citar vários exemplos de falsos profetas e suas falsas profecias no Antigo Testamento, mas escolhi usar nesta lição a passagem que fala do profeta Micaías, enquanto 400 profetas profetizavam que Acabe voltaria vencedor da guerra, Micaías profetizou a verdade, mas ele não foi ouvido, porque a visão espiritual de Acabe, Josafá e os 400 profetas estava obstruída pelo pecado. Mas, ao final trágico daquela batalha o rei Acabe perdeu sua vida por não conseguir enxergar a mensagem de Deus, na boca de um único profeta, vemos que a maioria dos profetas não tinham comunhão com o verdadeiro Deus.

Precisamos ter em mente que é perfeitamente possível ocupar um “alto cargo e alta posição religiosa” e ainda assim estar perdido, Nicodemos é um claro exemplo disto (João 3.10).

Devemos nos lembrar também das palavras de Jesus em Mateus 7.21:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Mateus 7.21


2.                                 No Novo Testamento.
Podemos citar também no Novo Testamento vários exemplos de falsos profetas e falsas profecias, mas (nesta lição) vamos ficar apenas com as palavras de Jesus.
11. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
24.      porque surgirão falsos cristos e falsos profetas e farão tão grandes sinais e prodígios, que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
25.      Eis que eu vo-lo tenho predito.

Mateus 24.11,24,25



Vemos na Bíblia que, desde os tempos do Antigo Testamento existiram e existem muitos falsos profetas no Mundo. As palavras de Jesus são ainda mais verdadeiras nos dias de hoje do que nos dias em que ele as citou para seus discípulos. Se você for uma pessoa de oração e conhecimento aprofundado na Palavra de Deus, certamente você poderá facilmente resgatar em sua memória o nome de alguém que pode ser considerado um “falso profeta”, e poderá se lembrar também de alguma falsa profecia que você já presenciou.

3 – Devemos Julgar as Profecias


1.                     Deus quer a sua igreja revestida com todos os dons do Espírito Santo.

A “igreja” de Corinto tinha suas falhas, como por exemplo, contendas (1 Coríntios 1.10-17), imoralidades (1 Coríntios 5.1-13), problemas na realização da ceia do Senhor (1 Coríntios 11.17-34) dentre outras coisas.
Mas, ainda assim tinha todos os dons (1 Coríntios 1.7).
Apesar dos vários problemas na “igreja” de Corinto é inegável o fato de que eles receberam o Evangelho de Cristo de forma genuína, isto é
confirmado pelos dons espirituais presentes naquela “igreja” (De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo – 1 Coríntios 1.7).
Mas, devemos entender que em 1 Coríntios 1.7 as palavras de Paulo não se limitam apenas aos 9 dons do Espírito Santo, mas também a cada coisa dada pelo Senhor, ou seja, diz respeito a todas as benções que Jesus conquistou através de sua obra redentora.
O conselho bíblico para todos os cristãos é:
.. procurai com zelo os dons espirituais..

1 Coríntios 14.1



2.                     O despertamento renova os dons.
A mensagem que podemos tirar a partir deste subtópico é que, para usar com responsabilidade os dons e não permitir que o “orgulho” domine o possuidor dos dons é preciso estar bem doutrinado na Palavra do Senhor.
Eu tenho por certo de que na “igreja” contemporânea falta “mestres da Palavra”, e a culpa não é de Deus, é nossa, pregadores existem muitos, mas mestres da Palavra existem poucos. Porque para ser um mestre da Palavra é preciso (além é claro de vida de oração) estudar profundamente os textos e contextos bíblicos, ou seja, quem escreveu, para quem foi escrito, em que época foi escrito, quais os costumes da época, qual o contexto histórico e cultural da época, e isto é claro leva tempo e requer muita dedicação e estudo. Existe o dons ministerial de mestre da Palavra (Efésios 4.11), mas qualquer um que quiser se dedicar para isso, pode se tornar um mestre da Palavra, e a “igreja” de Deus precisa urgentemente de mais mestres da Palavra, ou seja, pessoas que se preparem (pela graça e misericórdia de Deus) para ensinar o povo de Deus sobre a santa Palavra de Deus.

4 – Por Que Devemos Julgar as Profecias?

1.                                 Porque a Palavra de Deus nos manda julgá-las.


19.      Não extingais o Espírito.
20.      Não desprezeis as profecias.
21.      Examinai tudo. Retende o bem.

1 Tessalonicenses 5.19-21



E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

1 Coríntios 14.29



Quando se trata de profecias, devemos usar o senso crítico sem moderação, para ver se a profecia está ou não de acordo com a Palavra de Deus. E, um detalhe muito importante, o fato de a profecia se cumprir não deve ser fator predominante para dizer que a profecia é de Deus, pois, se a profecia se cumprir, mas estiver em desacordo com a Palavra de Deus, ela deve ser rejeitada, mesmo que “faça chover milagres”.
Por exemplo, imagine que:
Um certo profeta profetize que dentro de alguns anos você conhecerá outra pessoa e irá se separar de seu cônjuge, terá um filho e este filho será um
“grande pregador” porque Deus abençoará esta sua nova união. O tempo passa, você se separa de seu cônjuge (por algum motivo banal), casa-se de novo, tem um filho e com o passar dos anos este filho se torna um pregador “famoso”, como foi profetizado.


Um homem ou mulher de Deus sabe que esta profecia, mesmo tendo se cumprido está em desacordo com a Palavra de Deus, porque Deus não age desta forma, destruindo uma família para construir outra.
Entendeu?


Mesmo que uma profecia se cumpra, é preciso ver se ela está de cordo com a Palavra de Deus ou não?
Se não estiver de acordo com a santa Palavra de Deus, obviamente não é de Deus.

2.                                 Porque os que profetizam são sujeitos a falhas.

Geralmente aqueles que tem dons do Espírito Santo são facilmente
“endeusados” por muitos cristãos (e também falsos cristãos), simplesmente por terem dons. Mas é preciso ter em mente que os dons são um “presente de Deus”, não são dados por merecimento do cristão. E, os dons são para a edificação da “igreja” e não para a edificação do possuidor dos dons.
Aqueles que tem dons são seres humanos falhos como qualquer outro ser humano, não podemos nos esquecer disto.

3.                                 Porque pode haver conhecimento prévio dos fatos.

Hoje em dia é preciso estar muito atento para não cair em falsas profecias, atualmente, por causa das redes sociais fica muito fácil saber detalhes particulares da vida de muitas pessoas, e os falsos profetas muitas vezes usam das redes sociais para enganar a muitos desapercebidos.

4.                                 Existe a possibilidade de que o “profeta” ao anunciar a “mensagem profética” esteja sendo influenciado por um espírito maligno disseminador de mentiras.

As falsas profecias podem ser fruto do engano do coração do próprio falso profeta ou pode até mesmo ser fruto do engano de um espírito maligno usando o falso profeta.
7. Disse, porém, Josafá: Não há aqui ainda algum profeta do SENHOR, ao qual possamos consultar?
11. E Zedequias, filho de Quenaana, fez para si uns chifres de ferro e disse: Assim diz o SENHOR: Com estes ferirás aos siros até de todo os consumir.

19.      Então, disse ele: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi o SENHOR assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
20.      E disse o SENHOR: Quem induzirá Acabe, a que suba e caia em Ramote-Gileade? E um dizia desta maneira, e outro, de outra.
21.      Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o induzirei. E o SENHOR lhe disse: Com quê?
22.      E disse ele: Eu sairei e serei um espírito da mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
23.      Agora, pois, eis que o SENHOR pôs o espírito da mentira na boca de todos estes teus profetas, e o SENHOR falou mal contra ti.

1 Reis 22.7,11,19,21-23

5 – Como Devemos Julgar as Profecias?

1.             Examinando as Escrituras.
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Gálatas 1.8


Observe as palavras de Paulo aos gálatas. Não importa quem seja, pode ser um pregador famoso, doutor em teologia, pode ser até mesmo um anjo do céu, se a mensagem não estiver de acordo com a Palavra de Deus, deve ser rejeitada, mesmo que faça chover milagres.

2.             Através do dom de discernimento de espíritos.


3.             A profecia se conhece pelo seu “sabor”.
Todo cristão tem discernimento espiritual, uns mais, outros menos, alguém que não tem o mínimo de discernimento espiritual, não pode ser considerado cristão, a medida deste discernimento depende da vida de oração e busca de cada cristão.
E há também o dom de discernir espíritos, nem todo cristão tem o dom de discernir espíritos, porque o Espírito Santo distribui os dons a cada um conforme ele quer (1 Coríntios 12.11).
Tenha em mente que os falsos profetas procuram agradar a maioria, ou então procuram agradar aquele que tem mais “poder e autoridade” humanas, por assim dizer.
Os falsos profetas oferecem “liberdade humana” ou “liberdade para pecar” de alguma forma.
Um profeta de Deus (e uma profecia de Deus) não dão liberdade para pecar e nem procuram agradar a todos e nem procuram agradar aqueles que tem a “autoridade e poder humanos (Por seus frutos os conhecereis- Mateus 7.16).


Os falsos profetas parecem ser “enviados de Deus”, mas sua conduta, forma e falar e se expressar os denunciam.
15.      Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
16.      Por seus frutos os conhecereis.

Mateus 7.15.16

6 – Conclusão

1.      Quando as profecias são provadas, o conceito e a consideração dos dons espirituais são conservados.
Deste modo, a sã doutrina é preservada de qualquer influência e erros humanos, e o Espírito Santo tem liberdade de usar os seus servos, conforme a sua soberana vontade.


2.      Quando provamos as profecias, estamos em condições de corrigir e doutrinar a pessoa que usou erradamente o dom de profecias.

Assim, doutra vez, ele dará lugar ao Espirito Santo e irá usar o dom profético de modo correto.


3.      Quando provamos as profecias recebemos as bênçãos que Deus, por meio delas, quer nos dar.

Ficamos com o bom e rejeitamos o que não veio de Deus (1 Tessalonicenses 5.21).

Fontes

Bíblia de Estudo Pentecostal,
Bíblia de Estudo Holman,
Bíblia de Estudo Arqueológica,
Comentário Bíblico Espano,
Comentário Bíblico Russel Shedd,
Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,
Apontamentos teológicos professor José Junior.




PROVAI SE OS ESPÍRITOS SÃO DE DEUS

TEXTO ÁUREO = “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os esp fritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 Jo4.1).

VERDADE PRÁTICA = Através dos dons espirituais, a Igreja discerne os esp fritos enganadores.

TEXTO BÍBLICO BÁSICO = Ne 6.10-14; 1 Ts 5.20,21; 1 Co 14.29

INTRODUÇÃO

Na lição passada estudamos as diferentes formas de ataque que o inimigo da obra de Deus usa para lutar contra os servos de Deus. Vamos dedicar esta lição ao estudo de como o inimigo ataca por meio dos falsos profetas.

1. CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS!

1. Os samaritanos observaram que os judeus davam muito valor à palavra dos profetas. Lembravam-se dos profetas Ageu e Zacarias, os quais profetizavam com tanta graça que a construção do templo, que havia estado parada por quinze anos, recomeçou imediatamente, e continuou até a inauguração da casa de Deus. Por ocasião da construção do muro, a comunicação entre judeus e samaritanos estava interrompida. Os judeus recusavam as propostas de cooperação dos samaritanos e não aceitavam as visitas deles.

Em vista das constantes recusas das suas ofertas de amizade, os samaritanos procuraram então influenciá-los por meio de profecias. Tobias e Sambalate conseguiram subornar alguns profetas, entre eles a profetisa Noadias, a fim de atemorizar Neemias, dizendo que ele estava em perigo de morte, e deveria fugir para dentro do templo, para assim salvar a sua vida (Ne 6.10-14). O exemplo deixado por Balaão prova que qualquer profeta que aceita suborno, ou recebe dinheiro para profetizar, é um falso profeta. Devemos ter cuidado, a fim de que os falsos profetas não encontrem guarida em nossas igrejas.

2. Neemias tinha o dever de examinar a profecia recebida. E ele o fazia! Em primeiro lugar, estranhou a ordem para fugir: “Um homem como eu fugiria?” Além disso, ele observou que não tinha o direito de entrar no templo, uma vez que não era sacerdote. Compreendeu facilmente que tudo não passava de um ardil de Tobias e Sambalate, para atemorizá-lo e seduzi-lo a pecar. Assim, concluído o exame da profecia, Neemias pôde dizer: “Conheci que não era de Deus” (Ne 6.12).



II. A BÍBLIA REVELA A EXISTÊNCIA DOS FALSOS PROFETAS

1. No Antigo Testamento:

a. O trágico exemplo relatado em 1 Rs 13. Um fervoroso homem de Deus, procedente de Judá, profetizou com muita coragem advertindo o ímpio rei de Israel, que estava junto do altar queimando incenso. Ele disse: “Altar, altar, assim diz o Senhor, Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti” (v.2). E deu um sinal de que aquela palavra era do Senhor: “Eis que o altar se fenderá e a cinza se derramará” (1 Rs
13.3).
Ouvindo orei aquela palavra, estendeu a sua mão sobre o altar ordenando que prendessem o homem de Deus. Todavia a mão que ele estendeu contra o profeta secou-se, e não a podia tornar a trazer a si. O altar se fendeu, e a cinza se derramou, como o profeta havia dito. A pedido do rei, o profeta orou a Deus e a mão lhe foi restituída sã.

A ordem de Deus para o profeta era que não comesse pão e nem bebesse água naquele lugar, e que não voltasse pelo mesmo caminho (1 Rs 13.9). Havia, porém, naquele lugar um velho profeta, cujo filho lhe contou o que fizera o profeta vindo de Judá. O velho profeta foi ao encontro do homem de Deus, e convidou-o para comer pão. Ante a recusa do homem de Deus, o velho profeta argumentou que um anjo lhe havia falado; ordenando que convidasse o profeta de Judá a voltar, para comer pão em sua casa (1 Rs 13.11-15).

O homem de Deus não discerniu a mentira e aceitou o convite do velho profeta. E sucedeu que quando ele estava comendo pão, Deus tomou o velho profeta em profecia e disse: “Porquanto foste rebelde à palavra do Senhor, antes voltaste e comeste pão,o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais” (1 Rs 13.21,22). Depois de ter comido pão, voltou, e no caminho um leão o matou, deixando-o prostrado na estrada (1 Rs 13.23,24). O velho profeta o recolheu, e sepultou-o no seu sepulcro, chorando lágrimas, certamente de fingimento (1 Rs 13.26-28).

b. Nos dias de Jeremias havia falsos profetas, os quais com suas profecias combatiam a palavra que Deus havia enviado a Israel, por meio de Jeremias
(Jr 29.21-23).

c. Quando o rei Josafá, de Judá, visitou orei Acabe, de Israel, este tinha um grande número de profetas que profetizavam segundo a vontade de Acabe. Então o rei Josafá perguntou: “Não há aqui algum PROFETA DO SENHOR? E o rei Acabe respondeu que havia o profeta Micaías. Os que foram buscá-lo disseram-lhe: “Todos os profetas profetizam coisas boas ao rei! Seja a tua palavra como as de um deles”. Então disse Micaías: “O que o Senhor disser isto falarei”. Como Micaías profetizou, assim aconteceu: Acabe morreu na batalha (1 Rs 22.5-28,35-37).
d. Ainda nos dias de Jeremias,falsos profetas conseguiram influenciar alguns dos sacerdotes e enganar o povo, por meio deles (Ir 5.31). Dessa maneira, o povo desviava-se dos caminhos de Deus, e recusava-se a ouvir as verdadeiras profecias anunciadas por Jeremias. Moisés, Jeremias, e Ezequiel combateram tenazmente os falsos profetas e seus ensinos heréticos (Dt 13.1-18; 18.20-22; Ir 23.11-32; 28.6-17; Ez 13.1-18).

2. No Novo Testamento:

a. Jerabel. Jesus advertiu o anjo da igreja em Tiatira, por este ter permitido que uma mulher, por nome Jezabel, falsa profetisa, ensinasse e enganasse os membros daquela igreja, prostituindo os (Ap 2.20-23).

b. A Bíblia adverte que nos últimos tempos aparecerão falsos profetas (Mt 24.11,24). O espírito do Anticristo estará então operando grandemente(1 lo 2.18; 4.2,3), e fará esses falsos profetas operarem sinais e prodígios de mentira, com todo engano e injustiça (2 Ts 2.9,10).

III. DEVEMOS JULGAR AS PROFECIAS

1. Deus quer a sua Igreja revestida com todos os dons do Espírito Santo.
A igreja de Corinto deve ser o nosso exemplo neste sentido: Paulo dirigiu-se a esta igreja dizendo que nenhum dom lhe faltava (1 Co 1.7). O conselho da
Bíblia para todos nós é: “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, e principalmente o dom de profetizar” (1 Co 14.1).

2.0 despertamento renova os dons. Quando Deus renova o dom de profecia e os dons de variedade de línguas e interpretação, por meio dum despertamento espiritual, então se toma necessário que a igreja esteja bem doutrina da para saber como usar os dons espirituais, e também como se deve julgar as profecias, conforme a Palavra de Deus nos orienta! (1 Ts 5.19). Nenhuma mensagem tida como profética está isenta de exame por parte da igreja. Conforme o ensino do apóstolo Paulo, na referência supracitada, temos o direito e o dever de julgar as profecias, para ver se elas estão de acordo com as Escrituras. Se não estiverem são consideradas anátema, pois têm o objetivo de conduzirem o povo de Deus ao erro. Fujamos das falsas profecias e dos falsos profetas.

IV. POR QUE DEVEMOS JULGAR AS PROFECIAS?

1. Porque a Palavra de Deus nos manda julgá-las (1 Ts 5.19-21; 1 Co 14.29).

2. Porque os que profetizam são sujeitos a falhas. Mesmo que a mensagem venha de Deus, pode acontecer que o instrumento esteja sem o fruto do Espírito na sua vida, e a transmissão da mensagem seja prejudicada por esta causa (1 Co 13.1-3).
3. Porque pode haver conhecimento prévio dos fatos. Quando o que profetiza conhece os problemas da pessoa para quem está profetizando, pode haver o perigo de que a sua opinião pessoal venha a influenciar o conteúdo da mensagem. A Bíblia diz: “Que tem a palha com o trigo?” (Jr 23.28). A mensagem pode ser um produto da opinião daquele que profetiza. Temos na Bíblia um exemplo, quando o profeta Natã entregou, por conta própria, uma “mensagem profetica” ao rei Davi (2 Sm 7.2), porém Deus mandou que ele corrigisse a palavra dada (2 Sm 7.4-6).

4. Existe a possibilidade de que o “profeta”, ao enunciar a “mensagem profética”, esteja sendo influenciado por um espírito malígno, disseminador de mentiras. Lemos sobre isto em 1 Rs 22.7, 11,19, 21-23.

V. COMO DEVEMOS JULGAR AS PROFECIAS?

1. Examinando as Escrituras. Uma profecia jamais pode estar em conflito com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus é o PRUMO (Am7.7,8). A Palavra de Deus é perfeita (Si 19.7). Uma mensagem que estiver em desacordo com a Palavra de Deus, seja ela transmitida por quem for, até por um anjo do céu, está reprovada e deve ser rejeitada, pois é anátema (Gl 1.8).

2. Através do dom de discernimento de espíritos. A Bíblia diz que “O que é espiritual discerne bem tudo”. Devemos buscar, incansavelmente, receber de Deus este dom (1 Co 2.15; lo 7.17; Fp 1.10; Lc 12.57).
Quando uma profecia é inspirada por Deus, aquele que tem discernimento logo a reconhece (1 lo 1.5). Todo aquele que “anda na luz, como Ele na luz está” conhece e pratica a Sua Palavra, e tem comunhão uns com os outros (1 lo 1.7). Desse modo, o espírito de mentira não o engana com suas falsas profecias. O crente, que é uma ovelha do Senhor, conhece Sempre a voz do seu pastor (lo 10.4). A noiva conhece a voz do seu amado (Ct 2.8, 5.2).

3. A profecia se conhece pelo seu “sabor” (ló 6.6,7: 12.11). Também o “sotaque” de quem fala, faz com que “o filho da terra” conheça quando um “estrangeiro” fala. Compare “sibolet” e “chibolet” (Jz 12.6).

Finalmente, os que são perfeitos têm, em razão de costume, os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal (Hb 5.14).

VI. CONCLUSÃO

1. Quando as profecias são provadas, o conceito e a consideração dos dons espirituais são conservados. Deste modo, a sã doutrina é preservada de qualquer influência e erros humanos, e o Espírito Santo tem liberdade de usar os seus servos, conforme a sua soberana vontade.

2. Quando provamos as profecias, estamos em condições de corrigir e doutrinar a pessoa que usou errada- mente o dom de profecias. Assim, doutra vez, ele dará lugar ao Espírito Santo e irá usar o dom profético de modo correto.

3. Quando provamos as profecias recebemos as bênçãos que Deus, por meio delas, quer nos dar. Ficamos com o bom e rejeitamos o que não veio de Deus (1 Ts 5.21).


Lições bíblicas CPAD 1993