22 de setembro de 2020

A VIGILÂNCIA CONSERVA PURA A IGREJA

 

A VIGILÂNCIA CONSERVA PURA A IGREJA

 

Texto Áureo

E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai.

Marcos 13.37

 

 

Estas palavras de Jesus foram ditas aos discípulos, á Israel e também á “igreja”. Em Marcos 13 Jesus fala sobre a sua vinda, ele advertiu que

muitos viriam em seu nome e enganariam a muitos (Marcos 13.5,6), Jesus disse que haveria guerras e rumores de guerras, terremotos fomes, dentre vários outros “sinais” que apontariam para a sua vinda. Jesus não disse quando seria (ou seja, qual o dia de sua vinda), mas ele disse que haveria sinais que apontariam para a sua vinda.

 

Mesmo os cristãos de pouco conhecimento bíblico percebem rapidamente sinais tais como, guerras e rumores de guerras, fomes, doenças, o assustador avanço da tecnologia dentre outras coisas, mesmo os de conhecimento bíblico raso sabem que tais acontecimentos são sinais da volta de Cristo, mas, poucos são os cristãos que se atentam as palavras de Cristo em Marcos 13.5,6:

5.   E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane,

6.   porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

Marcos 13.5,6

Atualmente (e também no decorrer da história) muitas pessoas tem se apresentado em nome de Deus e do seu Cristo cometendo inúmeras barbaridades, vemos que ao longo da história a chamada santa inquisição que teve início no século 12 até meados do século dezenove, cometeu inúmeros crimes e abusos terríveis ao longo da história, mas muitos não percebem que a santa inquisição ainda continua nos dias atuais sobre outras “facetas”, pois os crimes e abusos em nome de Deus ainda continuam nos dias atuais.

Todas as pessoas que pregam e ensinam coisas que Jesus e os apóstolos nunca pregaram ou ensinaram continuam cometendo crimes e barbaridades em nome de Deus (mas a maioria das pessoas não percebe), poderíamos

citar neste estudo o nome de vários e famosos “falsos homens de Deus”, que andam por aí ensinando coisas que Jesus e os apóstolos nunca ensinaram, mas a maioria das pessoas não percebe, por não analisarem bem as palavras de Jesus, . porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo (ou, eu sou enviado de Deus); e enganarão a muitos.

 

1 – Meia Noite: O Dia Que Já Passou

 

Façamos um breve estudo sobre a parábola das dez virgens que é a base desta lição 13. Há algumas diferenças entre a forma como os pais da igreja entenderam esta parábola e a forma como geralmente se entende hoje em dia, mas neste estudo, vamos ficar apenas com o que nos interessa na lição e em momento oportuno estudaremos este texto de maneira mais exegética.

 

Jesus contou esta parábola de uma forma que facilitava a compreensão daqueles que viveram em sua época, para nós hoje em dia é preciso compreender bem alguns pontos para não ter um entendimento equivocado sobre a parábola. Uma festa de casamento era um dos grandes acontecimentos sociais nas vilas da Palestina. Ir a um casamento era considerado um dever e um privilégio muito importantes, causar algum tipo de escândalo em uma festa de casamento era algo inconcebível para a sociedade judaica da época.

 

1.     Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

Era um costume da época a noiva ser acompanhada por suas amigas até ser entregue aos cuidados do noivo.

Podemos entender que a vinda de Cristo pegará despreparada a maior parte da humanidade, e é certo que pegará despreparados a maior parte dos que se dizem cristãos.

2.     E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.

Os discípulos de Jesus devem estar prontos para a vinda de Cristo sendo fiéis e sábios nas sagradas escrituras. Na vinda de Cristo, muitas pessoas descobrirão tarde demais, assim como as 5 virgens loucas, que não estarão aptos estar com o esposo, isto é, para entrarem no reino dos céus.

3.     As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

Podemos entender que, assim como “as loucas”, em meio aos cristãos vigilantes, fieis e sinceros, há sempre aqueles que não tem um compromisso verdadeiro com Deus, mas querem de alguma forma se valer do compromisso que outros cristãos tem com Deus, ou seja, trazendo para os dias atuais, há sempre aqueles que vivem pedindo oração aos outros, mas eles mesmos não oram, há sempre aqueles que querem parecer pessoas entendidas e aprofundadas na Palavra de Deus, mas na verdade estão apenas reproduzindo pregações de pregadores famosos, sem estudar a Palavra a fundo e por si mesmos. As loucas não levaram azeite, ou seja, confiaram que a prudência das prudentes era suficiente para garantir sua aceitação perante os olhos do esposo, foi um grave erro, hoje não é diferente, muitos querem usar o “azeite dos outros”, por assim dizer, não oram, não meditam na Palavra de Deus, não jejuam, pensando que basta o cônjuge ou os membros da família buscarem a Deus que está bom assim, isto é um erro gravíssimo, pois a salvação é individual.

 

 

4.     Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

O azeite citado aqui era um tipo de óleo (ou combustível) usado para manter as lâmpadas acesas. Nos cortejos de casamento da época eram costumeiramente levadas 10 tochas acesas e o azeite em questão era o único ingrediente necessário para manter as tochas acesas, ter esse azeite de sobra em uma cerimônia de casamento era sinal de respeito e vigilância, mas a falta desse azeite era uma enorme falta de respeito para com os noivos e convidados em geral.

Embora existam várias interpretações de grandes mestres da Palavra para explicar o significado das lâmpadas e do azeite, podemos dizer que, o azeite em si significa o preparo necessário para ser recebido por Deus e por Cristo, e, a falta do azeite representa a falta de preparo, de vigilância de cuidado na vida cristã.

 

 

5.     E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.

Não sabemos quanto tempo se prolongará a volta de Cristo, mas sabemos que neste intervalo (ou seja, entre as palavras de Cristo e a sua vinda) muitos deixariam de lado suas obrigações como cristãos e serão achados sem o azeite (ou seja sem o preparo necessário para serem aceitos pelo esposo), perceba que o texto não diz que 5 adormeceram, mas que todas “adormeceram”, ou seja, é um representação de que, Cristo virá sem que ninguém saiba o dia e nem a hora.

 

 

6.     Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!

A meia noite aqui não se refere ao tempo de dormir fisicamente, mas tem o sentido de que, Cristo voltará em uma época de densas trevas, quando muitos tiverem se desviado da fé acreditando que o Cristo não voltará naquele momento, a meia noite para o cristão representará a vida, e o fim para aqueles que não tem compromisso com Deus.

 Representará o nascer de um novo dia glorioso para aqueles que aguardam fielmente a volta de Cristo.

7.     Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.

Quando o esposo voltar, apenas os que estiverem com suas lâmpadas preparadas, ou seja, sóbrios, vigilantes e fieis serão aceitos pelo esposo (o Cristo).

8.     E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

As loucas também tinham lâmpadas (símbolo da profissão religiosa, ou seja, representa aqueles que dizem servir a Deus, mas não servem, para elas faltava o azeite, ou seja, faltava a real presença do Espírito Santo, que é fruto do preparo espiritual, orações, jejuns, meditações constantes na Palavra, obediência e vigilância). Na vinda de Cristo aqueles que estiverem despreparados espiritualmente não poderão pedir a ajuda de seus cônjuges, parentes, amigos e pastores para serem aceitos por Cristo. Assim como as loucas não puderam contar com a ajuda das prudentes diante da vinda do esposo, aqueles que não tem compromisso com Deus não poderão contar com a ajuda de ninguém para serem aceitos pelo esposo.

 

9.     Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.

Percebemos aqui que cada um deve produzir sua própria prudência por assim dizer, é impossível alguém ser salvo sem ter compromisso com Deus, querendo depender do preparo espiritual de outros.

 

 

 

10. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

As loucas seguiram o conselho das prudentes, mas já era tarde, todos devem ter em mente que a porta da salvação ainda está aberta, mas chegará um tempo em que a porta da salvação se fechará, e, chegará o tempo em que não haverá mais tempo, após a morte não haverá mais chance de salvação para aqueles que não aproveitam a oportunidade de salvação agora.

 

 

11. E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta!

Quão terrível será a dor daqueles que ouviram sobre o Cristo, aprenderam sobre ele, mas, por não terem vigiado, ficarão de fora do “Reino de Deus”.

 

 

12. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

Este versículo lembra as palavras de Cristo em Mateus 7.21-23:

21.  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22.  Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?

23.  E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

 

13.Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.

A parábola inteira tem este ponto (a vigilância) como lição central. Um cristão que não vigia não pode ser chamado de cristão.

Pense comigo.

Porque Adão e Eva deram ouvidos a serpente? Porque Davi cometeu um assassinato e um adultério? Porque Sansão perdeu a presença de Deus?

Porque Judas traiu Jesus? Porque Pedro negou a Jesus?

Porque tantos valentes de Deus caíram ao longo da história? R: Por que em todos estes casos faltou a vigilância.

Mateus 25.1-13

 

Nesta parábola, a meia noite (quando ninguém esperava) chegou o Noivo (ou esposo) e então, não houve mais tempo para as loucas se consertarem (por assim dizer), aqueles que não estão preparados para vinda de Cristo devem urgentemente se consertar antes da meia noite (isto é) antes da volta de Cristo, para que não seja tarde demais.

 

2 – Meia Noite: O Início de Um Novo Dia

 

1.     Amanhã começará.

Para aqueles que estão vigilantes e firmes na presença de Deus a meia noite representará o inicio de um “novo dia”, por assim dizer, o dia da eternidade.

Estes (os vigilantes e fieis cristãos) serão chamados a presença de Cristo:

E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

Apocalipse 19.9

Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.

Mateus 13.43

 

2.     A noite vem.

Quando Jesus voltar, começará também o "dia da ira do Cordeiro", para o mundo que rejeitou a Jesus.

16.   e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei- nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro,

17.   porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá subsistir?

Apocalipse 6

 

Quando Jesus vier, será o dia para aqueles que o servem de verdade, mas será uma noite de densas trevas (por assim dizer) para aqueles que o rejeitaram.

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

Romanos 12.19

 

 

(Deus) recompensará cada um segundo as suas obras,

Romanos 2.6

 

 

3 – Meia Noite: A Hora de Trevas

1. A natureza sente as trevas.

Trevas são privação ou ausência de luz, escuridão. No sentido espiritual significa ausência de luz espiritual, estupidez, ignorância, não se importar em conhecer e obedecer a Deus, buscar os próprios interesses. Desde que Adão pecou a natureza começou logo a sentir a manifestação das trevas:

 

 

17.    E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.

18.    Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. Gênesis 3.17-18

2.     Os homens sentem as trevas.

Os homens também sentem a manifestação das trevas desde a queda de Adão:

No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás.

Gênesis 3.19

O distanciamento espiritual de Deus e a morte são a maior e mais terrível consequência das trevas que cobriram o mundo por causa do pecado.

 

3.     As nações estão em trevas.

Percebemos claramente na Bíblia a manifestação das trevas em todas as nações desde a queda do homem até os dias atuais.

6.   E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.

 

7.   Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.

 

8.  Mas todas essas coisas são o princípio das dores.

Mateus 24.6-8

 

 

8.   Disse, então, ele: Vede que não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo; não vades, portanto, após eles.

9.   E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isso aconteça primeiro, mas o fim não será logo.

10.   Então, lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino, contra reino;

11.   e haverá, em vários lugares, grandes terremotos, e fomes, e pestilências; haverá também coisas espantosas e grandes sinais do céu.

Lucas 21.8-11

 

 

Estas palavras de Jesus sobre lutas e perseguições se cumpriram nos dias dos apóstolos, mas também se cumprem nos nossos dias e assim será até a volta de Jesus, se o cristão não tiver uma base espiritual sólida (através do jejum, da oração e da meditação diária na Palavra de Deus), acabará se cumprindo em sua vida as palavras de Jesus:

Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.

Mateus 24.10

 

4 – O Clamor da Meia Noite, Um Brado de Alerta

 

Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! Mateus 25.6

1.     O sono espiritual é um sinal dos últimos tempos

2.     Seremos guardados vigilantes, se usarmos os meios que Deus põe a nossa disposição.

 

Podemos dizer que este é o clamor (Mateus 25.6) que ouvimos em nossos dias. As guerras e rumores de guerras, as doenças, as mortes, a falta de discernimento espiritual, muitos pregadores famosos pregando e ensinando coisas que Jesus e os apóstolos nunca pregaram ou ensinaram, pessoas que se dizem cristãos fazendo e ensinando coisas que um cristão verdadeiro jamais faria. Tudo isso são sinais evidentes de que a vinda de Cristo está cada dia mais próxima. Mas a maioria das pessoas dorme espiritualmente e não percebe que tem pouco tempo, alguns até dizem; Eu sou muito jovem, vou viver a vida um pouco, ainda não é a hora de “ser crente”.

Pessoas que pensam assim, não percebem que, mesmo que Jesus volte daqui a 2, 10 ou 100 anos, elas podem morrer a qualquer momento e não terão mais tempo para buscar sua salvação.

Deus nos oferece gratuitamente a sua Palavra, que é a nossa bússola neste mundo, o nosso guia em um mundo mergulhado em trevas.

 

Conclusão:

Quando o clamor da meia-noite for ouvido, diz a Bíblia que o seu sentido é o seguinte: SAÍ-LHE AO ENCONTRO! É precisamente isto que o Espírito Santo quer dizer atualmente: "Prepara-te para te encontrares com o teu Deus" (Amós 4.12). E nós devemos estar prontos a responder: "Já a sua Noiva se aprontou" (Apocalipse 19.7,8). Lemos em Mateus 25.7 que, ao ouvir o clamor da meia-noite, as virgens começaram a preparar as suas lâmpadas. Meu irmão, a tua lâmpada está preparada hoje? Que Deus permita que nas nossas lâmpadas, nas nossas vidas, se cumpram as palavras de Lucas 12.35,36: “Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias.

E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier e bater, LOGO possam abrir-lhe" (Grifo nosso). 0 Espírito Santo nos está despertando hoje para que estejamos nesta condição. Estejamos atentos e sensíveis a sua voz. Amém.

 

Fontes

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Bíblia de Estudo Arqueológica,

 Bíblia de Estudo Explicada,

Enciclopédia Bíblica R. N. Champlin,

Bíblia de Estudo MacArthur,

Pequena Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer,

Apontamentos teológicos professor José Junior.

 

 

 

A VIGILÂNCIA CONSERVA PURA A IGREJA

 

TEXTO ÁUREO = “E as coisas que vos digo digo-as a todos: Vigiai” (Mc 13.37).

 

VERDADE PRÁTICA = Através da vigilância, a Igreja se manterá pura e não se afastará do modelo traçado por Cristo, rejeitando assim as inovações e o mundanismo dos nossos dias.

 

TEXTO BÍBLICO BÁSICO = Mt 25.1-13

 

INTRODUÇÃO

 

Chegamos à última lição deste trimestre. Mais uma vez o Espírito Santo quer nos despertar dizendo que o tempo se abrevia (1 Co 7.29). Meditemos hoje na parábola de Jesus, escrita em Mt 25.1-11, onde encontramos 10 virgens que ouviram o clamor da meia-noite (v.6) mas apenas cinco delas estavam preparadas para ele. (SB) Deus nos abra os corações para compreendermos a Sua Palavra, pois temos a necessidade de estar devidamente preparados! Amém.

 

1. MEIA-NOITE: O DIA QUE JÁ PASSOU

 

À meia-noite (exatamente às 24:00 horas), o dia terminou definitivamente. Tudo o que nele aconteceu pertence ao passados ao dia de ontem. Este é o sentido da expressão à “meia-noite”. Ela nos fala de um dia, de um período de tempo que terminou. Do ponto de vista bíblico, o período de tempo (“o dia”) que está para terminar é a dispensação da Igreja (Rm 11.25; Lc 21.24), e no momento em que Jesus arrebatar a Sua Igreja fiel, este período haverá terminado definitivamente. Vivemos, portanto, os últimos momentos da Igreja aqui na terra. A Bíblia diz que somos o sustentáculo da verdade (1 Tm 3.15). Que grande é a nossa responsabilidade! Por isso Jesus mandou que trabalhemos enquanto é dia (Jo9.4),pois a NOITE há devir, e então não será possível fazer mais nada!

II. MEIA-NOITE: INÍCIO DE UM NOVO DIA

 

Este fato diz respeito ao mundo inteiro. Aproxima-se o momento exato a meia-noite, quando uru novo dia vai raiar. Que dia será esse? O atalaia responde: - “Vem a manhã e vem também a noite” (Is 21.11,12).

 

1. A manhã começará. Um novo dia, o dia da eternidade, cujo início se dará quando Jesus chamar para Si aqueles que lavaram suas vestiduras em Seu precioso sangue. Esse é o dia de Jesus Cristo (1 Co 1.8; 2 Co 1.14; Fp 1.6,10; 2.16). Naquele momento, melhor do que nunca, Jesus verá o fruto do seu trabalho e de seu sofrimento (Is 53.11).

 

Os que são do Senhor ressuscitarão e serão transformados os vivos (1 Co 15.23), e Jesus levará a sua Noiva para a sala das bodas, onde a Igreja e o Cordeiro se unirão para todo o sempre (2 Co 11.2; Ap 19.9; 21.9). Desde já oremos e digamos: “Amém. Ora vem, Senhor Jesus” (Ap 22.20).

 

2. A noite vem. Quando Jesus levar a Noiva, começará também o “dia da ira do Cordeiro”, para o mundo que rejeitou a Jesus (Ap 6.16,17). O grande lagar da ira de Deus será pisado sem misericórdia (Ap 14.9; 15.7; 16.19; 19.15). As trevas dominarão a terra (Is 8.21,22). Para os homens que não houverem dado crédito às palavras de Deus começará o dia da vingança, a ira de Deus será executada repentinamente, assim como foi nos dias de Noé (Gn 7.11,12; Mt 24.39).

 

III. MEIA-NOITE, A HORA DE TREVAS

 

Para o povo de Deus, familiarizado com as Escrituras, nada parece estranho nem admirável,quando vemos trevas, angústias e dificuldades, pois sabemos pela Bíblia que estas coisas anunciam a vinda iminente de Jesus. O “lugar escuro” em que vivemos (2 Pe 1.18), parece iluminado pelas promessas gloriosas da Palavra de Deus. As nossas almas se consolam com as profecias, pois quanto mais escura a noite, mais perto estamos da vinda de Jesus.

 

1. A natureza sente as trevas. Quando Jesus morreu, o Sol deixou de brilhar, e houve trevas na terra (Mt 27.45).

Hoje, toda a natureza geme, pelas coisas que hão de sobrevir à terra (Rm 8.22,23). Por isso há terremotos, peste, fome, catástrofes de toda a ordem: A Bíblia jápreviu tudo isto (Lc 21.11,25).

 

2. Os homens sentem as trevas. A Bíblia fala de tempos difíceis, quando o homem, em particular, será atormentado por tentações de toda espécie (1 Tm 4.1; 2Tm 3.1-4). As perseguições àlgreja, o ódio aos crentes e a corrupção moral, provam que já anoiteceu há muito tempo

(Lc 17.28; 21.12,16,17).

 

3. As nações estão em trevas. Há guerras e rumores de guerras (Lc 21.9; Mt 24.6). O perigo de guerras nucleares, biológicas e químicas constituem uma sombra ameaçadora, que paira sobre todo o mundo (Lc 21.25,26). O mundo já se preparou para maior catástrofe de todos os tempos, a Grande Tribulação (Mt 24.2 1), e não há lugar para recuo. As trevas da meia-noite já chegaram.

 

IV. MEIA-NOITE: A VINDA DO NOIVO!

 

Durante milênios, os salvos cantaram e falaram da segunda vinda de Jesus. Muitos crentes, que esperavam aquele grande dia, dormiram no Senhor, guardando a fé; e os que hoje vivem, esperam ansiosos a segunda vinda de Jesus! Mas, a partir da “meia-noite”, ninguém mais dirá que “Jesus virá”.

 

Pelo contrário: à meia-noite ouvir-se-á o clamor de júbilo incontido que encherá a terra e o céu: será a Noiva exclamando: “CHEGOUONOIVO”U! Em Mateus 25.10 está escrito: “Chegou o esposo”. Naquele glorioso momento, o poder do Espírito Santo operará milagres (Rm 8.11; Fp 3.2 1),pois os que morreram em Cristo ressuscitarão com corpos gloriosos, e os que estiverem vivos serão transformados, e todos juntos serão arrebatados ao encontro com o Senhor nos ares (1 Ts 4.11-18; 1 Co 15.51-54). Seremos arrebatados ao céu, para não sofrermos a dor e a desgraça que atingirá o mundo todo. Iremos entrar nas moradas  que Jesus foi nos preparar, e para as quais fomos comprados com o Seu precioso sangue (Ap 7.14).

 

V. O CLAMOR DA MEIA-NOITE, UM BRADO DE ALERTA

 

“Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo”! (Mt25.6). E este o clamor que ouvimos em nossos dias. Meu irmão, você está ouvindo já este clamor? Está escutando como o Espírito Santo diz ao mundo e aos salvos

que Jesus vem breve? Está atento aos sinais dos tempos? Está atento ao cumprimento das profecias? (Lc 2 1.28,29; 1 Pe 1.19). Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz à Igreja (Ap 2.7). Mas aqueles que já ouviram a voz do Espírito Santo devem divulgar as palavras eternas do evangelho, enquanto houver tempo! Pomos chamados por Deus para sermos atalaias, e nossa função é despertar o povo! (Ez3.17-21;Hc2.1- 3). Temos que anunciar aos homens que Jesus vem breve. Obreiros e crentes em geral: não nos cansemos de anunciar a volta de Jesus!

 

Não é bastante que uma vez tenhamos sido feitos filhos da luz, e vestidos de vestes nupciais. Precisamos vigiar e permanecer prontos para a vinda do Senhor. Por isso djz a Bíblia: “Guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3.11). Os membros da igreja de Filadélfia eram agradáveis a Deus, mas precisavam “guardar” o que haviam recebido do Senhor, para não serem roubados. É isso que a Palavra de Deus nos ensina, com a ordem “Vigiai” (Mc 13.36,37).

 

1. O sono espiritual é um sinal dos últimos tempos. O sono pode ser causado, primeiramente, pela desobediência como aconteceu a Jonas (Jn 1.6). Quando obedecemos a Deus, somos revestidos do poder do Espírito Santo (At 5.32), para não adormecermos. Também a preguiça causa sono (Pv 24.30-33). Quando Davi ficou em casa, desocupado, enquanto o seu exército combatia, caiu em tentação (2 Sm 11.1,2). Por isso é uma bênção para o crente estar muito ocupado na Igreja do Senhor, servindoO ali! Esgotamento espiritual, por falta de renovação, também pode causar sono. Está escrito que Abraão teve que lutar contra o sono ao pé do altar (Gn 15.12). Precisamos do poder de Deus, para ficarmos fortes e resistir a tudo, inclusive ao sono.

 

 

2. Seremos guardados vigilantes, se usarmos os meios que Deus põe à nossa disposição. Ele nos desperta pela Sua Palavra. Jesus despertou seus discípulos, falando-lhes (Mt 26.45,46). Como é preciosa a Palavra de Deus! Quem a estuda com atenção, encontra sempre incentivo e despertamento. Aleluia! O Espírito Santo nos conserva vigilantes e acordados. Ele é como o óleo na lâmpada (Mt 25.1-8). Vive, pois, uma vida, onde há inteira liberdade para o Espírito de Deus operar (2 Co 3.17), e isto o conservará preparado para o encontro com o Senhor. A oração é outro fator de importância, para o qual Jesus chama a nossa atenção. Disse Ele: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação” (Mt 26.41; Mc 13.33). E acrescentou: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca”, significando que, se os discípulos orassem, o Espírito prevaleceria sobre a carne. Por que a oração é um recurso tão importante para nos manter vigilantes? Sim,porque pela oração vivemos em comunhão com Deus.

 

Então ficamos fortes e felizes! Sim,porque pela oração vivemos em comunhão com Deus. O rosto de Moisés resplandecia qpando tinha estado com Deus, no monte (Ex 34.29) Semelhantemente, também, Estêvão (At 6.15). A oração éuma arma eficaz contra Satanás (Ef 6.18) Quando combatemos e prevalecemos contra o nosso inimigo, permanecemos vigilantes. A oração é, finalmente, o meio pelo qual recebemos as bênçãos de Deus. A oração nos enche de Sua graça, e nos faz prontos para o grande culto nas nuvens. Que Deus nos guarde, a todos, vigilantes, a fim de podermos ver um dia a glória de Deus! Estejamos atentos à nossa conduta, sempre buscando a santificação e purificação, para que não apareça alguma mancha em nossos vestidos, porque “qualquer que nEle tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, como também Ele é puro” (1 Jo 3.3). Assim estaremos sempre preparados, e um dia O veremos tal como Ele é (1 Jo 3.2).

 

Lições bíblicas CPAD 1993