12 de março de 2021

COMPROMISSADOS COM A EVANGELIZAÇÃO

 

COMPROMISSADOS COM A EVANGELIZAÇÃO

 

Texto Áureo

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.

Romanos 1.16

Muito embora o Evangelho fosse desprezado por aqueles que não criam; aqueles que o pregassem poderiam enfrentar humilhação e sofrimento.

Paulo não se intimidava pelo intelecto da Grécia nem pelo poder de Roma. Paulo não se envergonhava, pois ele sabia, através da experiência, que o Evangelho tem o poder de salvar todo aquele que crê e de transformar suas vidas. A palavra grega para poder (dunamis) é a fonte para as nossas palavras dinamite e dinâmica.

A dinamite não foi inventada por Alfred Nobel até 1867, assim, é óbvio que Paulo não tinha essa imagem específica em mente. Ao contrário, o inventor do explosivo tomou o seu nome do grego.

Mas o paralelismo é instrutivo. As boas novas, assim como o poder de DEUS, podem ser como uma dinamite espiritual. Sob certas circunstâncias, elas têm um efeito devastador e até destrutivo, demolindo visões e tradições do mundo - preparando o caminho para uma nova construção. Plantado dentro de um coração de pedra que é resistente a Deus, o Evangelho pode despedaçar as barreiras.

O poder de DEUS, contido no Evangelho, não é somente explosivo. Ele também derrota o mal. A única maneira de receber a salvação é crer em Cristo. Esta oferta está aberta a todas as pessoas. O Evangelho é poderoso porque o poder de DEUS reside nele por natureza. As boas novas são o poder inerente de DEUS, que dá a salvação a todos aqueles que a aceitam. A salvação só pode ocorrer quando uma pessoa crê.

1 A Evangelização Como Prioridade

 

Evangelização: significa expor o Evangelho (as boas novas, as boas notícias, as notícias alegres) de forma expositiva, minuciosa e correta para que as pessoas possam tomar a decisão consciente de aceitar ou rejeitar  a   Cristo.

 

1. O Evangelho.

A primeira vez que a palavra “Evangelho” aparece na Bíblia é em Mateus 4.23.

A palavra “Evangelho” vem da palavra grega “Euanggelion”, que significa “Boas Noticias”. No original a palavra “Euanggelion” tem a conotação (isto é, sugere) de “Vitória e Liberdade”.

O apóstolo Paulo usou as palavras descritas em Romanos 1.16 também para descrever o que JESUS conquistou na cruz para nós, apesar de nossos pecados e do juízo que nós merecemos, DEUS disponibilizou completo perdão, bençãos e salvação para nós. O próprio JESUS fez referência à esta palavra (Euanggelion) no começo de seu ministério para anunciar o seu propósito:

18.  O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar (termo usado para resumir a expressão “anunciar boas novas”) os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

19.  a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.

Lucas 4.18,19

 

Perceba que o Novo Testamento fala da proclamação das Boas Novas (isto é, do Evangelho, antes mesmo da “Era Cristã”:

 

Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti. (Gálatas 3.8)

2. Porque também a nós foram pregadas as boas-novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram.

6. Visto, pois, que resta que alguns entrem nele e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas-novas não entraram por causa da desobediência, (Hebreus 4.2,6)

Isto é extraordinário, pois vemos a presença do Evangelho (isto é, das boas novas, boas notícias ou notícias alegres) já no Velho Testamento. Observe que a palavra “Evangelho” é de origem grega, por isso nos causa a impressão de que o Evangelho surgiu apenas a partir do Novo Testamento, mas podemos observar que as Boas Novas (o Evangelho) já se fazia presente desde o Velho Testamento.

Claudionor de Andrade observa que a palavra “Euanggelion” formada por dois vocábulos gregos, “eu” (bom) e “aggélion” (anúncio) é uma expressão antiquíssima da língua grega. O poeta grego Homero ( considerado o maior e mais antigo dos poetas gregos) utilizou esta palavra no século oitavo a.C., os tradutores da Septuaginta também utilizaram esta palavra, contudo a palavra “Euanggelion” só veio a adquirir o significado que vimos acima (no começo do subtópico 1) após a vinda de Cristo.

 

2.     O único Salvador do Mundo.

JESUS Cristo, o nosso salvador, nos deu ordens para evangelizar. Isto mesmo, é uma ordem de Nosso Senhor JESUS Cristo (Mateus 28.19,20; Marcos 16.15; Lucas 24.46,47; Atos 1.8). Logo, não há o que se discutir: evangelizar não é uma obrigação apenas do pastor e dos obreiros; é um dever de todo aquele que se diz discípulo de Cristo.

Não meio de salvação fora de Cristo:

E em nenhum outro salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Atos 4.12

Como disse certa vez Charles Haddon Spurgeon (pregador batista):

 

“Todo cristão ou é um missionário (isto é, tem a missão de evangelizar, anunciar as boas novas) ou é um impostor”.

(Aprenderemos um pouco mais sobre missionários e missões no subtópico 2 do tópico 3).

 

Aquele (a) que ama a Cristo não pode deixar de falar do que tem visto e ouvido, assim agiam os crentes da “Igreja” primitiva. Mesmo diante de bastante oposição dos poderes religiosos, seculares (e do poder das trevas), os primeiros discípulos evangelizavam com ousadia e determinação.

Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.

Atos 4.20

 

3.     Uma agência legítima.

A “Igreja” (isto é, os cristãos verdadeiros) foi constituída por JESUS como única agência do reino de DEUS na terra encarregada de anunciar essas boas novas de salvação.

Pergunta.

A “Igreja” contemporânea está realmente interessada em anunciar ao mundo as Boas Novas?

R: É bem provável que a maioria de nós diga SIM, É CLARO!

Mas a verdade é que, uma “Igreja” verdadeiramente interessada em anunciar o Evangelho (ou seja, as Boas Novas ou Boas Notícias), se esforça ao máximo para ter um conhecimento aprofundado sobre o Evangelho, para ter a certeza de que está realmente anunciado o Evangelho de forma correta.

Já vimos o que é o Evangelho, agora vejamos o que não é Evangelho:

R: O Evangelho não é o que você fez por JESUS, não é o que você fez ou faz por DEUS ou pela obra de DEUS (por assim dizer). O Evangelho não é sobre o que você tem a oferecer a DEUS, o Evangelho é sobre o que DEUS (na pessoa de JESUS) tem a oferecer por você.

Nós, de alguma maneira temos a tendência de associar o Evangelho a algo que nós fazemos, de alguma forma, e isto acontece por dois motivos básicos:

1-     Isto acontece devido ao grande número de falsos profetas, falsos mestres e falsos cristãos entre nós (de uma maneira geral).

2-     Isto acontece porque infelizmente a maioria dos cristãos não se interessa em aprender mais sobre o Evangelho (sobre a Palavra de DEUS de um modo geral).

Observe que atualmente, os chamados cultos de milagres, cultos da benção, culto da prosperidade, cultos de jovens e outras coisas do tipo, chamam muito mais a atenção do povo do que cultos de oração e ensino. E, isto faz com que, a maioria das pessoas tenham um entendimento errado sobre o que realmente é o Evangelho.

 

2 JESUS Morreu Para Salvar Todos os Seres Humanos

 

1.     A nossa teologia.

O comentarista da lição obviamente fez questão de defender de forma especial a teologia pentecostal (isto é natural, haja visto que somos pentecostais), mas, precisamos ter em mente que os presbiterianos e os batistas fazem o mesmo (ou seja, defendem suas teologias de forma especial, isto é perfeitamente natural), citei os batistas e presbiterianos porque acho a teologia deles muito boa (de uma maneira geral), mas assim como não podemos dizer que a teologia batista ou presbiteriana são 100% perfeitas, é óbvio (por questão de bom senso) que também não podemos dizer que a teologia pentecostal é 100% perfeita.

Não há na face da terra nenhuma teologia 100% perfeita, pois nós como seres humanos imperfeitos não podemos alcançar uma teologia (isto é, um estudo perfeito sobre DEUS) pois somos imperfeitos.

 

É como alguém disse certa vez:

“Por melhor que seja a teologia, por melhor que sejam os teólogos, eles não conseguem explicar nem de longe a perfeita sabedoria e forma de agir de DEUS”

2.     Por quem JESUS morreu?

Jesus morreu por todos, sem exceção:

 

E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.

1 João 4.14

 

No dia seguinte, João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

João 1.29

 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3.16

 

O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

1 Timóteo 2.6

 

Agora observe o versículo abaixo, que muitas vezes é mau-compreendida:

Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e

para dar a sua vida em resgate de muitos.

Mateus 20.28

 

Muitos pensam que o versículo acima está ensinando que JESUS não morreu por todos, mas não é isso que o texto está dizendo.

Este versículo de Mateus 20.28 que diz: para dar a sua vida em resgate de muitos (e não de todos) é motivo de intensos debates já desde os tempos da “Igreja Primitiva” e inúmeras explicações tem surgido, uns dizem que é um erro de tradução, que o versículo deveria ser traduzido como “em resgate de todos” e não “em resgate muitos”, outros dizem que JESUS não morreu por todos, mas apenas por alguns “sortudos predestinados”, além de outras explicações mirabolantes.

Mas a explicação mais correta sobre este versículo é a seguinte:

Quando o texto diz que JESUS veio para dar a sua vida em resgate de muitos (e não de todos) está simplesmente dizendo (em outras palavras) que:

JESUS sabia que muitas pessoas rejeitariam seu sacrifício, ou seja, muitos rejeiraram e ainda rejeitam as verdades do Evangelho. JESUS sabendo disso, quis dizer que daria sua vida em resgate de muitos (estes muitos são todos aqueles que, utilizando de livre arbítrio, aceitaram e aceitam a obra redentora de Cristo).

JESUS não disse que daria sua vida em resgate de todos, porque sabia que, nem todos, receberiam (aceitariam seu Evangelho, sua obra redentora).

Mas o fato é que JESUS morreu sim por toda a humanidade, mas infelizmente, muitos já rejeitaram e muitos ainda irão rejeitar seu Evangelho.

 

(O que torna difícil a compreensão deste e de muitos outros versículos é o terrível hábito que muitos tem de fazer a famosa “salada de versos soltos”, ou seja, pegam um versículo isolado, sem analisar a bíblia de um modo geral pensam ter “descoberto a pólvora”, por assim dizer. Tenha em mente que, a bíblia não pode de forma alguma ser interpretada usando versículos isolados, pois fazer isso é a maneira mais fácil de criar terríveis heresias).

3-                                                        Evangelização Local e Transcultural

 

Evangelização transcultural é um movimento missionário que visa alcançar os povos além da sua fronteira linguística, geográfica e cultural. Na palavra o prefixo “Trans” significa, “Movimento para além de” e “Cultura” é o conjunto dos hábitos sociais e religiosos que caracteriza uma sociedade.

 

1.     Evangelização.

Como vimos no começo da lição:

Evangelização: significa expor o Evangelho (as boas novas, as boas notícias, as notícias alegres) de forma expositiva, minuciosa e correta para que as pessoas possam tomar a decisão consciente de aceitar ou rejeitar a Cristo.

 

2.     As Missões.

Fazer “Missões” é, fazer evangelização entre as pessoas de cultura diferente da nossa. É propagar as verdades do Evangelho para pessoas de outras regiões, estados e países diferentes do nosso. Como bem observou Charles H. Spurgeon, todo cristão é de certa forma um missionário, pois todo cristão tem a missão de propagar o Evangelho para todas as pessoas que DEUS colocar diante dele.

 

Mas no sentido mais estrito da palavra, o missionário é aquele que evangeliza pessoas de outras regiões, estados e países.

Há atualmente muitos ministérios que tem o hábito de “consagrar, ungir ou separar” missionários, mas tais pessoas, embora tenham sido “consagradas, ungidas ou separadas, como missionários, nunca fizeram missões nem mesmo na cidade vizinha. Tais pessoas não são missionários no sentido estrito da palavra, pois nunca estiveram de fato nos “campos de

Evangelismo”, são missionários no sentido geral da palavra, mas de forma alguma o são no sentido estrito da palavra.

3.     O desafio de hoje.

Claudionor de Andrade observa que o trabalho evangelístico requer um sólido alicerce bíblico teológico, e este é hoje, um dos maiores desafios na área da evangelização.

 

Muitos não estão bíblica e teologicamente preparados para esta que é a segunda maior obra que a “Igreja” deve realizar (a primeira é, ser verdadeiramente “Igreja” de DEUS). Infelizmente vemos hoje em dia que a grande maioria dos

membros da “Igreja” tem um conhecimento bíblico teológico “raso” e isto, é claro, prejudica o evangelismo de forma direta e indireta. A falta do devido conhecimento bíblico teológico (que ocorre muitas vezes por preguiça da maioria que prefere gastar boa parte de seu tempo com redes sociais, programação da TV, e outras coisas fúteis e inúteis) atrapalha a união do corpo de Cristo, bem como a falta de oração (ou pouca oração) são fatos que fazem com que a

“Igreja” contemporânea se atrase muito em realizar a importantíssima obra de evangelização.

A “Igreja” primitiva conseguiu evangelizar todo o mundo gentílico em cerca de 30 anos, e nós hoje em dia, mesmo com tanta tecnologia a nosso favor não conseguimos evangelizar o mundo todo.

A organização Alliance for the Unreached (Aliança para os Não Alcançados), calculou em 2018 que cerca de 40% da população mundial não tem a oportunidade de ouvir o Evangelho. Isto é um “tapa na cara” da “Igreja contemporânea”, pois isso acontece porque falta-nos compromisso para evangelizar.

Conclusão

A bíblia ensina que não existe salvação sem JESUS, por isso é de extrema importância evangelizar de maneira urgentíssima. Será que não existe alguém próximo de você, que necessite ser evangelizado?

Ex: Um parente, um amigo, um vizinho, um colega de trabalho?

 

Fontes:

 

Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Bíblia de Estudo Pentecostal,

 O Desafia da Evangelização – Claudionor de Andrade,

Revista Alerta Cristão 1º Trimestre de 2021,

Dicionário Bíblico Tyndale,

Universidade da Bíblia – Soteriologia,

Comentário Bíblico do Novo Testamento Aplicação Pessoal,

Universidade da Bíblia – Missões Urbanas,

Apontamentos teológicos, professor José Junior.