6 de maio de 2019

As Cortinas do Tabernáculo


As Cortinas do Tabernáculo

TEXTO ÁUREO

“Ora, tudo isso lhes sobreveio como figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.” (1 Co 10.11)

Verdade Prática

Comparando as coisas simples do Tabernáculo com as celestiais, aprendemos as verdades que nos levam ao crescimento espiritual.

LEITURA DIÁRIA

Segunda - Êx 36.8,14: Na obra de Deus, devemos fazer o melhor

Terça - Rm 15.4: Aprendendo com toda a Escritura

Quarta - Sl 32.1,2: A justificação do pecador

Quinta - Rm 4.6-8: Justiça mediante a fé

Sexta - Êx 38.9-13: Uma obra executada conforme o modelo divino

Sábado - Jo 1.14; 14.9,10: O visível transparecendo o espiritual

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Êxodo 26.1-14

HINOS SUGERIDOS: 23, 69, 453 da Harpa Cristã

Objetivo da lição.

O aluno aprenderá que, assim como Deus Se preocupou em proteger os israelitas no deserto através da cobertura e das 1ábuas do tabernáculo, hoje encontramos calor humano e apoio por meio da comunhão com Jesus e com nossos irmãos na fé.

                                                        Introdução

Os israelitas estavam no deserto por ocasião da construção do tabernáculo. Aquela era uma região extremamente inóspita, difícil de ser habitada e só suportada pela contínua proteção divina. Durante o dia a temperatura poderia chegar aos 50°(, a umidade relativa do ar não chegava a 5% e as noites eram impiedosamente gélidas, marcando quase 10°C. Graças a Deus pela nuvem que amenizava o calor do dia e a coluna de fogo que os aquecia à noite (Êx 13:21,22).

Devido a essas condições adversas o tabernáculo precisaria de uma cobertura especial, algo que protegesse, preservasse e mantivesse uma temperatura estável. Deus mostrou a solução, não com uma, mas com quatro coberturas sobrepostas, a partir das ofertas requeridas. 

I - A COBERTURA DO TABERNÁCULO

1ª COBERTURA - Pele de animais marinhos (Êx 35:23)

As peles utilizadas eram muito usadas no Egito por sua qualidade térmica. Uma tenda coberta com esse material era capaz de manter uma temperatura agradável e constante. Além disso, a cor dessa cobertura assemelhava-se à tonalidade do deserto, de maneira que servia como uma excelente camuflagem.

A cerca externa no pátio tinha 2,20 metros de altura, enquanto as tábuas do tabernáculo mediam 5 metros. A tenda, portanto, dificilmente poderia ser disfarçada, com toda sua riqueza e glória, se não fosse pela cobertura, que a camuflava muito bem.

Aplicação - Isso nos faz pensar no nascimento de Jesus que, embora fosse Deus, com todo esplendor e glória, veio ao mundo sem ostentação e atrativo algum (Is 53:2). Ele nasceu em um lugar humilde; e poucos perceberam Sua magnífica glória. Seu nascimento aconteceu discretamente.

• Que possamos aprender a valorizar as pessoas, não pela aparência exterior ou pelo status, mas pela beleza Interior, pelo caráter, pelo coração.

  COBERTURA - Pele de carneiro, toda tingida de vermelho (Êx 25:5; 26:14)

Abaixo da cobertura externa, da qual falamos acima, havia uma segunda cobertura feita com peles (couro) de carneiro tingidas de vermelho. Ela não seria vista por olhares indiscretos ou impenitentes, mas estava ali para simbolizar que para entrar no tabernáculo (presença de Deus) era preciso haver derramamento de sangue.

Aplicação - O pecado impede que nos aproximemos de Deus e desfrutemos de Sua comunhão. O único meio de nos livrarmos do pecado é a morte, pois "sem derramamento de sangue não há remissão de pecados"(Hb 9:22). Jesus derramou Seu precioso sangue na cruz (como Cordeiro de Deus), em nosso favor, a fim de tornar possível nosso acesso à presença de Deus.

3ª COBERTURA - pêlos de cabra· branca (Êx 36:14-18 - NTLH)

O branco nas Escrituras nos fala de pureza, santidade, ausência de pecados. Com os pêlos das cabras que foram ofertados teceram onze partes iguais de um tecido medindo 1,80m de comprimento por 1,80m de largura, as quais foram costuradas umas às outras formando duas lonas; uma com cinco tiras e outra com seis. A peça maior cobriu ( lugar santo e a menor cobriu o lugar; santíssimo. As duas partes foram unidas p 50 prendedores de bronze.

Aplicação - No lugar santo, a vida de Cristo (Seu sangue) é oferecido em nosso lugar (incensário). No lugar santíssimo, nossa vi com Cristo se torna propícia, aceitável perante Deus (propiciatório). Este simbolismo fala da morte e ressurreição de Jesus.

Quando nos identificamos com Ele, renascemos e novidade de vida (Rm 6:4), purificados d nossos pecados (branco) e aceitáveis n presença santa de Deus. Mas isso só é possível quando nos identificamos com Cristo em Sue morte (morremos para o pecado), em Se sepultamento (deixamos de fazer parte deste mundo) e em Sua ressurreição (nos tornamos novas criaturas). '

  COBERTURA - Quatro· core Intercaladas e querubins bordados e ouro (Êx 26:31)

Esta última cobertura deve ter sido, de fato, uma visão magnífica para o sacerdote quando entrava na tenda para oficiar. Foram confeccionadas duas peças: uma lona maior cobriu o Lugar Santo e outra menor cobriu o Lugar Santíssimo. Entre as duas foram fixadas 50 argolas de ouro. As lonas foram teci das com as quatro cores intercaladas (vermelho arroxeado, vermelho, azul e branco), e entre cada cor havia um fio dourado. No lado de dentro, na parte que servia como teto da tenda, foram bordadas figuras de querubins em fios de ouro (Êx 26:1,31; 36:8,35).

Aplicação - O sacerdote só podia contemplar a glória de Deus se estivesse servindo. Não podia entrar no tabernáculo só por curiosidade ou para passar o tempo" ... somente a serviço. "Infelizmente, há muitos cristãos que nunca chegam a conhecer a glória de Deus, porque nunca se dispõem a servir. São eternos candidatos ao sacerdócio, mas nunca assumem" (Vassílios Constantinidis). Mas é bom que nos lembremos que somos cristãos, "sacerdotes reais" (1 Pe 2:9). Quem foi resgatado pelo sangue do Cordeiro deve se colocar a serviço de Deus.

Do mesmo material e padrão desta quarta cobertura eram feitas também as cortinas que serviam de porta, tanto na entrada do átrio como na entrada da tenda, com a diferença que nelas não haviam "querubins bordados", como no teto do tabernáculo. As quatro cores, como já vimos, representavam aspectos de Cristo e as cortinas significavam ministérios de Cristo:

• a cortina do átrio = salvação;

• a cortina da tenda = ministração;

• a cortina interna (véu) = mediação.

Leia Êxodo 26:1,31; 36:8,35.

Qual o significado dessas cortinas? Chame a atenção para o fato de que o tabernáculo e suas peças nos remetem a Jesus e à cruz.

Como já comentamos na segunda lição, quando falamos das ofertas, toda madeira requerida para a construção do tabernáculo (acácia) foi extraída de inúmeros oásis que circundavam a região do Sinal A madeira foi preparada e esculpida de acordo com a finalidade a que se destinava. Sendo o tabernáculo um templo desmontável, suas paredes eram de tábuas. Seguindo o relato de Êx 26:15-25, vamos tentar fazer uma descrição aproximada de sua aparência e significado:

1. Cada tábua media aproximadamente 4,50m por 70 cm, e todas foram inteiramente revesti das de ouro, ficando 20 tábuas de cada lado e oito delas ao fundo (vs.16,n,23). A madeira nos faz lembrar da vida humana e o ouro aponta para a glória de Deus. Para chegarmos à presença santa de Deus é preciso que o velho homem (deformado) seja esculpido, transformado e revestido de uma nova natureza - a natureza divina (CI 3:9,1O).

2. Duas bases de prata de igual tamanho e peso sustentavam cada tábua (vs. 18,19). A prata, como já vimos, simboliza "resgate" e o preço do nosso resgate foi o precioso sangue de Cristo. Só podemos permanecer em pé, firmes e inabaláveis se as nossas vidas estiverem firmadas naquele que nos remiu. Isso também nos faz lembrar que só é possível manter comunhão com aqueles cujas vidas estão firmadas na mesma base (2 Co 6:14).

3. Em cada tábua foram fixadas quatro argolas de ouro, duas em cima e duas em baixo, para que se passassem quatro varões folhados a ouro, os quais uniriam as tábuas uma às outras (vs. 23-29).

As tempestades no deserto eram intensas e sem aviso, de maneira que se as tábuas não estivessem bem presas umas às outras cairiam com facilidade. Assim também Deus planejou Sua Igreja: cada membro apoiando o outro nos momentos de crise. Essas varas simbolizam comunhão e mutualidade.

4. Uma quinta vara, interna (invisível), unia todas as tábuas (v.28). Esta vara dourada passava por dentro das tábuas, de maneira que nem de dentro do tabernáculo nem de fora ela podia ser vista. Ela unia uma à outra como se fossem uma só parede, um só organismo, tal como faz o Espírito santo na vida daqueles que pertencem ao Senhor. O Espírito nos torna um só Corpo (Ef 4:4-6).  

O VÉU E AS COLUNAS

O aluno compreenderá que o véu no tabernáculo se reveste de importante significado, pois simboliza o novo e vivo caminho de acesso a Deus, que o Senhor Jesus Cristo abriu através de Sua morte na cruz.

O véu é a peça de tapeçaria do tabernáculo que mais conhecemos. Cantamos sobre esse véu e louvamos a Deus porque Ele foi rasgado no dia da morte de Jesus. Mas também foi uma das peças menos vistas pelo povo que adorava e servia a Deus naquele tempo, pois ele ficava no santo lugar, ao qual somente os sumos sacerdotes tinham acesso.

A palavra hebraica para véu no original vem do verbo separar e traz a idéia de separação ou vedação. O véu continuou a ser usado no templo e permaneceu em uso até a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. Há comentaristas que dizem que alguns sacerdotes costuraram o véu que foi rasgado no dia da morte de Cristo para poder dar seguimento ao serviço no templo.


I - A LOCALIZAÇÃO DO VÉU

As cortinas do tabernáculo serviam como uma espécie de porta ou barreira à grande multidão que cercava aquele lugar de adoração, o acesso a pessoas autorizadas. Havia uma cortina na porta do átrio que certamente bloqueava o acesso da grande multidão que ficava fora do tabernáculo, uma outra na porta do Santo dos Santos e o véu que separava o Lugar Santo do Santíssimo Lugar. Era plástico usar cortinas como portas, uma vez que Israel era um povo nômade que desmontava seu santuário quando mudava o acampamento para outro lugar.

II - A DESCRIÇÃO DO VÉU E DAS COLUNAS

1. O véu era feito de linho fino torcido branco, colorido com azul, vermelho arroxeado e vermelho, bordado com querubins. Já estudamos o significado das cores, mas será bom fazer uma pequena revisão:

a. O linho retorcido branco (ausência total de cor) significa a pureza e a perfeição, ensinando sobre o estado perfeito de Jesus quando Se fez carne (1 Jo 3:9).

b. O azul, que também estava presente no véu, representa a origem de Jesus, ou seja, o céu de onde Ele veio. Esta cor nos lembra do ato de amor de Jesus de deixar o céu para vir morrer em nosso lugar.

c. O vermelho arroxeado representa a realeza de Jesus, que veio falar do reino de Deus e não de um reino político e humano como alguns pensaram.

d. O escarlate revela a encarnação de Cristo, que foi o plano de Deus para redimir o homem.

O que representa o vermelho, no tabernáculo? O véu era pendurado com ganchos de ouro que por sua vez eram pendurados em quatro colunas de madeira de acácia revestidas de ouro. Essas colunas eram do mesmo tamanho e devem ter sido colocadas à mesma distância uma das outras. Provavelmente eram ligadas pelo topo formando uma estrutura que suportava o véu cada coluna tinha sua base de prata e media aproximadamente 4,60m.

Qual era a dimensão do véu? Se levarmos em conta que o Santo dos Santos tinha 15 metros, esse também deveria ser o tamanho do véu, uma vez que não havia nenhum espaço vago na estrutura das colunas e do véu.

As medidas variam entre os comentaristas porque a conversão dessas medidas para os dias de hoje depende da base que o comentarista usa para o côvado hebreu.

2. As colunas de madeira de acácia, recobertas com ouro e fixadas em suportes de prata, são a representação da natureza da pessoa de Cristo Jesus, que era Deus e homem ao mesmo tempo, o Ser divino que deixou de lado Seus direitos e poderes para morrer por nós e Se tornar nosso exemplo (Fp2:5-11).

III - O SIGNIFICADO DO VÉU E DAS COLUNAS

Em Mt 27:51 lemos: "Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas". Veja o significado do véu rasgado: o véu que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos ficou rasgado ao meio. Este era um símbolo de que através da oferta sacrificial do Cordeiro de Deus o caminho ficou aberto para que cada pecador, arrependido e crendo no sacrifício de Cristo, entrasse na comunhão íntima com um Deus santo, sem a necessidade de mais ofertas pelo pecado. Foi um simbolismo apontando para o fato de que o templo e todo o sistema cerimonial antigo não eram mais necessários.

A Velha Dispensação deu lugar à Nova Dispensação. Note que o texto nos diz que o véu foi rasgado de cima para baixo. Isso nos mostra que a morte de Jesus foi iniciativa de Deus e não de qualquer homem. Ainda que Jesus tenha sido condenado por Pilatos e tenha sofrido conspiração da liderança judaica de seu tempo, Ele morreu porque Deus planejara (]o 10:17,18). Pedro confirma essa verdade em seu sermão em Jerusalém quando afirma que Jesus foi "entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus ... " (At 2:23).

Outro ensinamento que podemos ver na simbologia do véu é o ministério de mediação de Jesus. O véu era a barreira visível para o acesso à presença de Deus. Um acesso limitado a apenas um homem e em um único dia para uma tarefa muito específica. Qualquer sacerdote que desobedecesse e entrasse no Santíssimo Lugar morreria. Foi o sacrifício de Cristo na cruz que possibilitou que tivéssemos o acesso à presença de Deus.

Por causa do pecado estávamos separados de Deus, sem a mínima possibilidade de acesso. No entanto, hoje, temos acesso irrestrito à presença do Pai. O autor de Hebreus nos encoraja a dar atenção a esta verdade: 'Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura"(Hb 10:19-22).

CONCLUSÃO

Toda essa glória, todo esse resplendor, toda essa riqueza de detalhes não passam de "sombra" em relação a tudo aquilo que realmente Deus tem para nós, os que somos da nova aliança. Hoje, podemos nos apresentar perante Ele sem rituais ou mediadores humanos, porque a nós foi aberto um novo e vivo caminho à presença de Deus, por intermédio de Jesus Cristo (nossa cobertura), e nos foi dada uma nova natureza (tábuas de ouro) que nos torna aceitáveis perante Ele.

Cristo veio para oferecer vida: só há vida, perdão, bênção na presença do Senhor. O véu separava os sacerdotes do Santíssimo lugar, e era o sinal de que atrás dele havia a presença do Deus Todo-Poderoso.
Jesus é o sinal de vida verdadeira, hoje. Sem Jesus não há vida porque Ele é o nosso único acesso à presença do Pai. Os sacerdotes olhavam para o véu e sabiam da presença de Deus. Nós olhamos para Jesus e podemos participar da presença do Senhor.

Louve a Deus pelo livre acesso que temos hoje à Sua presença. Reserve um momento para avaliar se você tem realmente valorizado a maravilhosa obra de Jesus, dando a Ele de seu tempo, atenção e adoração.


Por: Isaias Silva de Jesus

Bibliografia

Livro O Tabernaculo Cristo, e o Cristão