As Cortinas do Tabernáculo
TEXTO ÁUREO
“Ora, tudo isso lhes sobreveio como
figuras, e estão escritas para aviso nosso, para quem já são chegados os fins
dos séculos.” (1 Co 10.11)
Verdade Prática
Comparando as coisas simples do
Tabernáculo com as celestiais, aprendemos as verdades que nos levam ao
crescimento espiritual.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Êx 36.8,14: Na obra de Deus,
devemos fazer o melhor
Terça - Rm 15.4: Aprendendo com toda a
Escritura
Quarta - Sl 32.1,2: A justificação do
pecador
Quinta - Rm 4.6-8: Justiça mediante a fé
Sexta - Êx 38.9-13: Uma obra executada
conforme o modelo divino
Sábado - Jo 1.14; 14.9,10: O visível
transparecendo o espiritual
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Êxodo 26.1-14
HINOS SUGERIDOS: 23, 69, 453 da Harpa Cristã
Objetivo
da lição.
O
aluno aprenderá que, assim como Deus Se preocupou em proteger os israelitas no
deserto através da cobertura e das 1ábuas do tabernáculo, hoje encontramos
calor humano e apoio por meio da comunhão com Jesus e com nossos irmãos na fé.
Introdução
Os
israelitas estavam no deserto por ocasião da construção do tabernáculo. Aquela
era uma região extremamente inóspita, difícil de ser habitada e só suportada
pela contínua proteção divina. Durante o dia a temperatura poderia chegar aos
50°(, a umidade relativa do ar não chegava a 5% e as noites eram impiedosamente
gélidas, marcando quase 10°C. Graças a Deus pela nuvem que amenizava o calor do
dia e a coluna de fogo que os aquecia à noite (Êx 13:21,22).
Devido
a essas condições adversas o tabernáculo precisaria de uma cobertura especial,
algo que protegesse, preservasse e mantivesse uma temperatura estável. Deus
mostrou a solução, não com uma, mas com quatro coberturas sobrepostas, a partir
das ofertas requeridas.
I - A COBERTURA DO TABERNÁCULO
1ª COBERTURA -
Pele de animais marinhos (Êx 35:23)
As
peles utilizadas eram muito usadas no Egito por sua qualidade térmica. Uma
tenda coberta com esse material era capaz de manter uma temperatura agradável e
constante. Além disso, a cor dessa cobertura assemelhava-se à tonalidade do
deserto, de maneira que servia como uma excelente camuflagem.
A
cerca externa no pátio tinha 2,20 metros de altura, enquanto as tábuas do
tabernáculo mediam 5 metros. A tenda, portanto, dificilmente poderia ser
disfarçada, com toda sua riqueza e glória, se não fosse pela cobertura, que a
camuflava muito bem.
Aplicação -
Isso nos faz pensar no nascimento de Jesus que, embora fosse Deus, com todo
esplendor e glória, veio ao mundo sem ostentação e atrativo algum (Is 53:2).
Ele nasceu em um lugar humilde; e poucos perceberam Sua magnífica glória. Seu
nascimento aconteceu discretamente.
•
Que possamos aprender a valorizar as pessoas, não pela aparência exterior ou
pelo status, mas pela beleza Interior, pelo caráter, pelo coração.
2ª
COBERTURA - Pele de carneiro, toda tingida de
vermelho (Êx 25:5; 26:14)
Abaixo
da cobertura externa, da qual falamos acima, havia uma segunda cobertura feita
com peles (couro) de carneiro tingidas de vermelho. Ela não seria vista por
olhares indiscretos ou impenitentes, mas estava ali para simbolizar que para
entrar no tabernáculo (presença de Deus) era preciso haver derramamento de sangue.
Aplicação - O
pecado impede que nos aproximemos de Deus e desfrutemos de Sua comunhão. O
único meio de nos livrarmos do pecado é a morte, pois "sem derramamento de
sangue não há remissão de pecados"(Hb 9:22). Jesus derramou Seu precioso
sangue na cruz (como Cordeiro de Deus), em nosso favor, a fim de tornar
possível nosso acesso à presença de Deus.
3ª COBERTURA -
pêlos de cabra· branca (Êx 36:14-18 - NTLH)
O
branco nas Escrituras nos fala de pureza, santidade, ausência de pecados. Com
os pêlos das cabras que foram ofertados teceram onze partes iguais de um tecido
medindo 1,80m de comprimento por 1,80m de largura, as quais foram costuradas
umas às outras formando duas lonas; uma com cinco tiras e outra com seis. A
peça maior cobriu ( lugar santo e a menor cobriu o lugar; santíssimo. As duas
partes foram unidas p 50 prendedores de bronze.
Aplicação - No
lugar santo, a vida de Cristo (Seu sangue) é oferecido em nosso lugar
(incensário). No lugar santíssimo, nossa vi com Cristo se torna propícia,
aceitável perante Deus (propiciatório). Este simbolismo fala da morte e
ressurreição de Jesus.
Quando
nos identificamos com Ele, renascemos e novidade de vida (Rm 6:4), purificados
d nossos pecados (branco) e aceitáveis n presença santa de Deus. Mas isso só é
possível quando nos identificamos com Cristo em Sue morte (morremos para o
pecado), em Se sepultamento (deixamos de fazer parte deste mundo) e em Sua
ressurreição (nos tornamos novas criaturas). '
4ª
COBERTURA - Quatro· core Intercaladas e querubins
bordados e ouro (Êx 26:31)
Esta
última cobertura deve ter sido, de fato, uma visão magnífica para o sacerdote
quando entrava na tenda para oficiar. Foram confeccionadas duas peças: uma lona
maior cobriu o Lugar Santo e outra menor cobriu o Lugar Santíssimo. Entre as
duas foram fixadas 50 argolas de ouro. As lonas foram teci das com as quatro
cores intercaladas (vermelho arroxeado, vermelho, azul e branco), e entre cada
cor havia um fio dourado. No lado de dentro, na parte que servia como teto da
tenda, foram bordadas figuras de querubins em fios de ouro (Êx 26:1,31;
36:8,35).
Aplicação -
O sacerdote só podia contemplar a glória de Deus se estivesse servindo. Não
podia entrar no tabernáculo só por curiosidade ou para passar o tempo" ...
somente a serviço. "Infelizmente, há muitos cristãos que nunca chegam a
conhecer a glória de Deus, porque nunca se dispõem a servir. São eternos
candidatos ao sacerdócio, mas nunca assumem" (Vassílios Constantinidis).
Mas é bom que nos lembremos que somos cristãos, "sacerdotes reais" (1
Pe 2:9). Quem foi resgatado pelo sangue do Cordeiro deve se colocar a serviço
de Deus.
Do
mesmo material e padrão desta quarta cobertura eram feitas também as cortinas
que serviam de porta, tanto na entrada do átrio como na entrada da tenda, com a
diferença que nelas não haviam "querubins bordados", como no teto do
tabernáculo. As quatro cores, como já vimos, representavam aspectos de Cristo e
as cortinas significavam ministérios de Cristo:
•
a cortina do átrio = salvação;
•
a cortina da tenda = ministração;
•
a cortina interna (véu) = mediação.
Leia
Êxodo 26:1,31; 36:8,35.
Qual
o significado dessas cortinas? Chame a atenção para o fato de que o tabernáculo
e suas peças nos remetem a Jesus e à cruz.
Como
já comentamos na segunda lição, quando falamos das ofertas, toda madeira
requerida para a construção do tabernáculo (acácia) foi extraída de inúmeros
oásis que circundavam a região do Sinal A madeira foi preparada e esculpida de
acordo com a finalidade a que se destinava. Sendo o tabernáculo um templo
desmontável, suas paredes eram de tábuas. Seguindo o relato de Êx 26:15-25,
vamos tentar fazer uma descrição aproximada de sua aparência e significado:
1. Cada tábua media aproximadamente
4,50m por 70 cm, e todas foram inteiramente revesti das
de ouro, ficando 20 tábuas de cada lado e oito delas ao fundo (vs.16,n,23). A
madeira nos faz lembrar da vida humana e o ouro aponta para a glória de Deus.
Para chegarmos à presença santa de Deus é preciso que o velho homem (deformado)
seja esculpido, transformado e revestido de uma nova natureza - a natureza
divina (CI 3:9,1O).
2. Duas bases de prata de igual
tamanho e peso sustentavam cada tábua (vs. 18,19). A
prata, como já vimos, simboliza "resgate" e o preço do nosso resgate
foi o precioso sangue de Cristo. Só podemos permanecer em pé, firmes e
inabaláveis se as nossas vidas estiverem firmadas naquele que nos remiu. Isso
também nos faz lembrar que só é possível manter comunhão com aqueles cujas
vidas estão firmadas na mesma base (2 Co 6:14).
3. Em cada tábua foram fixadas
quatro argolas de ouro, duas em cima e duas em baixo, para
que se passassem quatro varões folhados a ouro, os quais uniriam as tábuas uma
às outras (vs. 23-29).
As
tempestades no deserto eram intensas e sem aviso, de maneira que se as tábuas
não estivessem bem presas umas às outras cairiam com facilidade. Assim também
Deus planejou Sua Igreja: cada membro apoiando o outro nos momentos de crise.
Essas varas simbolizam comunhão e mutualidade.
4. Uma quinta vara, interna
(invisível), unia todas as tábuas (v.28). Esta vara dourada
passava por dentro das tábuas, de maneira que nem de dentro do tabernáculo nem
de fora ela podia ser vista. Ela unia uma à outra como se fossem uma só parede,
um só organismo, tal como faz o Espírito santo na vida daqueles que pertencem
ao Senhor. O Espírito nos torna um só Corpo (Ef 4:4-6).
O VÉU E AS COLUNAS
O
aluno compreenderá que o véu no tabernáculo se reveste de importante significado,
pois simboliza o novo e vivo caminho de acesso a Deus, que o Senhor Jesus
Cristo abriu através de Sua morte na cruz.
O
véu é a peça de tapeçaria do tabernáculo que mais conhecemos. Cantamos sobre
esse véu e louvamos a Deus porque Ele foi rasgado no dia da morte de Jesus. Mas
também foi uma das peças menos vistas pelo povo que adorava e servia a Deus
naquele tempo, pois ele ficava no santo lugar, ao qual somente os sumos
sacerdotes tinham acesso.
A
palavra hebraica para véu no original vem do verbo separar e traz a idéia de
separação ou vedação. O véu continuou a ser usado no templo e permaneceu em uso
até a destruição de Jerusalém no ano 70 d.C. Há comentaristas que dizem que alguns
sacerdotes costuraram o véu que foi rasgado no dia da morte de Cristo para
poder dar seguimento ao serviço no templo.
I - A LOCALIZAÇÃO DO VÉU
As
cortinas do tabernáculo serviam como uma espécie de porta ou barreira à grande
multidão que cercava aquele lugar de adoração, o acesso a pessoas autorizadas.
Havia uma cortina na porta do átrio que certamente bloqueava o acesso da grande
multidão que ficava fora do tabernáculo, uma outra na porta do Santo dos Santos
e o véu que separava o Lugar Santo do Santíssimo Lugar. Era plástico usar
cortinas como portas, uma vez que Israel era um povo nômade que desmontava seu
santuário quando mudava o acampamento para outro lugar.
II - A DESCRIÇÃO DO VÉU E DAS
COLUNAS
1. O véu era feito de linho fino
torcido branco, colorido com azul, vermelho arroxeado e vermelho, bordado com
querubins. Já estudamos o significado das cores, mas será bom fazer uma pequena
revisão:
a.
O linho retorcido branco (ausência total de cor) significa a pureza e a
perfeição, ensinando sobre o estado perfeito de Jesus quando Se fez carne (1 Jo
3:9).
b.
O azul, que também estava presente no véu, representa a origem de Jesus, ou
seja, o céu de onde Ele veio. Esta cor nos lembra do ato de amor de Jesus de
deixar o céu para vir morrer em nosso lugar.
c.
O vermelho arroxeado representa a realeza de Jesus, que veio falar do reino de Deus
e não de um reino político e humano como alguns pensaram.
d.
O escarlate revela a encarnação de Cristo, que foi o plano de Deus para redimir
o homem.
O que representa o vermelho, no
tabernáculo? O véu era pendurado com ganchos de ouro
que por sua vez eram pendurados em quatro colunas de madeira de acácia revestidas
de ouro. Essas colunas eram do mesmo tamanho e devem ter sido colocadas à mesma
distância uma das outras. Provavelmente eram ligadas pelo topo formando uma
estrutura que suportava o véu cada coluna tinha sua base de prata e media
aproximadamente 4,60m.
Qual
era a dimensão do véu? Se levarmos em conta que o Santo dos Santos tinha 15
metros, esse também deveria ser o tamanho do véu, uma vez que não havia nenhum
espaço vago na estrutura das colunas e do véu.
As
medidas variam entre os comentaristas porque a conversão dessas medidas para os
dias de hoje depende da base que o comentarista usa para o côvado hebreu.
2. As colunas de madeira de acácia,
recobertas com ouro e fixadas em suportes de prata, são a representação da
natureza da pessoa de Cristo Jesus, que era Deus e homem ao mesmo tempo, o Ser
divino que deixou de lado Seus direitos e poderes para morrer por nós e Se
tornar nosso exemplo (Fp2:5-11).
III - O SIGNIFICADO DO VÉU E DAS
COLUNAS
Em
Mt 27:51 lemos: "Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de
alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas". Veja o significado
do véu rasgado: o véu que separava o Lugar Santo do Santo dos Santos ficou
rasgado ao meio. Este era um símbolo de que através da oferta sacrificial do
Cordeiro de Deus o caminho ficou aberto para que cada pecador, arrependido e
crendo no sacrifício de Cristo, entrasse na comunhão íntima com um Deus santo,
sem a necessidade de mais ofertas pelo pecado. Foi um simbolismo apontando para
o fato de que o templo e todo o sistema cerimonial antigo não eram mais
necessários.
A
Velha Dispensação deu lugar à Nova Dispensação. Note que o texto nos diz que o
véu foi rasgado de cima para baixo. Isso nos mostra que a morte de Jesus foi
iniciativa de Deus e não de qualquer homem. Ainda que Jesus tenha sido
condenado por Pilatos e tenha sofrido conspiração da liderança judaica de seu
tempo, Ele morreu porque Deus planejara (]o 10:17,18). Pedro confirma essa
verdade em seu sermão em Jerusalém quando afirma que Jesus foi "entregue pelo
determinado desígnio e presciência de Deus ... " (At 2:23).
Outro ensinamento que
podemos ver na simbologia do véu é o ministério de mediação de Jesus. O véu era
a barreira visível para o acesso à presença de Deus. Um acesso limitado a
apenas um homem e em um único dia para uma tarefa muito específica. Qualquer
sacerdote que desobedecesse e entrasse no Santíssimo Lugar morreria. Foi o
sacrifício de Cristo na cruz que possibilitou que tivéssemos o acesso à
presença de Deus.
Por causa do pecado estávamos
separados de Deus, sem a mínima possibilidade de acesso. No entanto, hoje,
temos acesso irrestrito à presença do Pai. O autor de Hebreus nos encoraja a
dar atenção a esta verdade: 'Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no
Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos
consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a
casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé,
tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água
pura"(Hb 10:19-22).
CONCLUSÃO
Toda
essa glória, todo esse resplendor, toda essa riqueza de detalhes não passam de
"sombra" em relação a tudo aquilo que realmente Deus tem para nós, os
que somos da nova aliança. Hoje, podemos nos apresentar perante Ele sem rituais
ou mediadores humanos, porque a nós foi aberto um novo e vivo caminho à
presença de Deus, por intermédio de Jesus Cristo (nossa cobertura), e nos foi
dada uma nova natureza (tábuas de ouro) que nos torna aceitáveis perante Ele.
Cristo veio para
oferecer vida: só há vida, perdão, bênção na presença do Senhor. O véu separava
os sacerdotes do Santíssimo lugar, e era o sinal de que atrás dele havia a
presença do Deus Todo-Poderoso.
Jesus é o sinal de vida
verdadeira, hoje. Sem Jesus não há vida porque Ele é o nosso único acesso à
presença do Pai. Os sacerdotes olhavam para o véu e sabiam da presença de Deus.
Nós olhamos para Jesus e podemos participar da presença do Senhor.
Louve a Deus pelo livre
acesso que temos hoje à Sua presença. Reserve um momento para avaliar se você
tem realmente valorizado a maravilhosa obra de Jesus, dando a Ele de seu tempo,
atenção e adoração.
Por: Isaias Silva de
Jesus
Bibliografia
Livro O Tabernaculo
Cristo, e o Cristão