4 de fevereiro de 2020

A SEXUALIDADE HUMANA


A SEXUALIDADE HUMANA

Texto Áureo:

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?
Mateus 19.4,5

Como o texto Áureo desta lição está incluído na Leitura Bíblica em Classe, vamos analisar cada versículo da Leitura Bíblica em Classe para facilitar a nossa compreensão.

1.E aconteceu que, concluindo Jesus esses discursos, saiu da Galiléia e dirigiu-se aos confins da Judéia, além do Jordão.
Jesus concluiu seu ministério na galiléia e foi para outras regiões completar a sua obra terrena.

2. E seguiram-no muitas gentes e curou-as ali.
É impossível seguir a Jesus de maneira verdadeira sem receber a cura em alguma área de sua vida. ( Quando seguimos a Jesus, somos curados da ignorância, da cegueira espiritual e muitas vezes, recebemos curas físicas).

3. Então, chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

Haviam 2 grandes escolas de rabinos (Rabino = líder religioso da comunidade judaica, profundo conhecedor da doutrina rabínica) nos tempos de Jesus, as escolas de Shammai e Hillel ( acredita-se que Gamaliel descrito em Atos 5.34 e Atos 22.3 era neto de Hillel*).

* Shammai e Hillel foram 2 grandes líderes religiosos que influenciaram muito os Judeus nos tempos de Jesus, embora não estivessem mais vivos quando a igreja primitiva foi fundada, seus ideais ainda influenciavam muitas pessoas, ambos eram muito respeitados, mas discordavam entre si a respeito da interpretação de Deuteronômio 24.1-4.

1.Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
2.Se ela, pois, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem,
3.e se este último homem a aborrecer, e lhe fizer escrito de repúdio, e lho der na sua mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer,
4.então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim não farás pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança.
Deuteronômio 24.1-4

Shammai defendia a idéia de que o homem só poderia se separar da esposa se houvesse infidelidade conjugal.

Já Hillel defendia a ideia de que o homem poderia se separar da esposa caso ela fizesse qualquer coisa que ele não gostasse, até se queimasse a comida enquanto cozinhava seria motivo ( aos olhos de Hillel) para que o homem se separasse da mulher.

Quando os fariseus chegaram até Jesus tentando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo? Estavam tentado colocar Jesus entre “a cruz e a espada” por assim dizer, pois se Jesus defendesse a ideia de Hillel os partidários de Shammai o perseguiriam e se Jesus defendesse a ideia de Shammai os partidários de Hillel o perseguiriam.

Todos sabiam que João Batista já havia sido morto por causa da questão do divórcio ( Mateus 14.1-12), por isso era um assunto muito perigoso para ser discutido.

Dentro do contexto do texto (vers.9), vemos que Jesus ficou do lado de Shammai, mas só depois de mostrar o ideal original de Deus para o casamento ( vers. 4 e 5).

Muitos Judeus seguiam a interpretação ( liberal) de Hillel quanto ao divórcio e repúdio, e isto causava problemas terríveis na época.

É bom lembrar que na Bíblia, o homem que abandonasse sua esposa, precisava lhe dar uma carta em mãos. Havia uma diferença entre divórcio( rompimento legal, com o aval de um juiz) e repúdio ( rejeição), e os judeus que indagaram Jesus sabiam muito bem disso.

Repúdio era quando o homem despedia ou largava a esposa por motivos banais, o homem mandava a mulher embora, mas sem lhe dar carta de divórcio, mas neste caso, a mulher ainda continuava ligada ao homem, mas sem a carta de divórcio, por isso não podia se casar novamente.
Na situação da repudiada, qualquer homem que se casasse com ela estaria em adultério ( assim como ela), quando a mulher era repudiada, ela muitas vezes passava necessidades básicas, pois a família, na maioria das vezes, não a aceitava de volta, e por isso, muitas mulheres nesta situação acabavam se prostituindo para não morrer de fome, Pois naquela época a mulher não podia ter uma profissão remunerada fora do lar.

Divórcio ( a carta de divórcio) diferente do ato de “repúdio” , foi estipulada ainda no antigo testamento  para que, principalmente a mulher, ficasse livre para se casar novamente e mais uma vez pudesse buscar a felicidade no matrimônio. A mulher só poderia se casar novamente com a carta de divórcio em mãos ( Deuteronômio 24.1,2).

4. Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea
O que Jesus queria dizer aqui era que a criação tanto do homem quanto da mulher não foi algo casual, e que, nem homem, nem mulher podem viver independentes um do outro. Foram criados para benefício um do outro, de modo compativel entre si. O modelo de família que Deus criou inclui macho e fêmia, Homem e mulher, a relação conjugal que não é constituída de um homem e uma mulher é abominação diante de Deus.

5.e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne?

O Vínculo matrimonial é tão forte que todas as outras relações humanas devem ser consideradas secundárias. As palavras aqui proferidas por Jesus desfaziam todos os “achismos” dos antigos judeus com relação ao casamento, pois eram as Palavras proferidas por Adão, quando este ainda era homem perfeito, sem pecado ( Gênesis 2.24), e eram palavras com o aval do próprio Deus e ao serem proferidas pelo Cristo, tais palavras ganharam ainda mais “peso” diante de todos os seres humanos.

6.Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.
É interessante notar que os fariseus consideravam Deuteronômio 24.1 como um documento ( ou brecha) a favor do divórcio,  Jesus porém se concentrou no casamento, e não no divórcio, o divórcio infelizmente se tornou uma pandemia * em todo o mundo, não há pessoas que não tenham pelo menos ouvido falar em divórcio ( separação), mas essa nunca foi a intenção de Deus para o casamento.

*Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta

7.Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio e repudiá-la?
Repare que os fariseus citaram Moisés, que para eles era o grande legislador, e sendo assim, os fariseus ( na visão deles) não poderiam ser contrariados ( a intenção era clara, por Jesus entre a cruz e a espada, por assim dizer).

8.Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza do vosso coração, vos permitiu repudiar vossa mulher; mas, ao princípio, não foi assim.
Jesus, muito sabiamente também citou Moisés. Moisés foi ( muito provavelmente) o escritor de Gênesis, Moisés não foi uma testemunha ocular dos relatos de Gênesis, mas recebeu inspiração divina para que pudesse relatar os fatos ocorridos em Gênesis.
Jesus citou o relato que Moisés escreveu, muito antes de Deuteronômio 24.1 ( Veja Gênesis 2.24). Assim, Jesus também não poderia ser contrariado, pois citou também o grande legislador Moisés.

Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.
2 Coríntios 13.8

9.Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

Jesus não media as palavras, nem por medo e nem para agradar aos homens, assim deve ser o homem e a mulher de Deus. Pregar a Palavra sem medo, doa a quem doer.

10.Disseram-lhe seus discípulos: Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar.

Ao ouvir a explicação de Jesus sobre a questão do casamento e divórcio os discípulos se queixaram dizendo, que não era bom para o homem se casar, mas eles estavam errados.
O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR.
Provérbios 18.22

( Podemos, sem dúvida, entender também que, a mulher que encontra um bom esposo, também alcançou o favor do Senhor).
Aqui vemos também que os discípulos preferiam o celibato ( estado da pessoa que opta por ser solteira), porquê simplesmente pensavam que, diante das possíveis  dificuldades do casamento e impossibilidade, ou grande dificuldade em “se livrar” do casamento o melhor era ficar solteiro.

11.Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido.

Em outras palavras, Jesus está dizendo que todos deveriam se casar, exceto aqueles que são chamados por Deus para realizar alguma obra específica, na qual o melhor é não se casar. No versículo 12 Jesus falou sobre isso.


12. Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe (acidente de nascimento sem desejo sexual qualquer) : e há eunucos que foram castrados pelos homens (castrados, a fim de servir a um rei ou algo do tipo, o que era um costume na época) ; e há eunucos que se fizeram eunucos por amor do Reino dos Céus (decisão pessoal, não foram castrados) . Quem pode  receber isso , que o receba (refere-se ao último grupo, e fala dos chamados do Senhor para tal tarefa, o que seria alguns) .

Mateus 19

1 – Deus Criou Apenas 2 Sexos
2 – Objetivos da sexualidade Humana

Deus criou apenas 2 sexos, o masculino e o feminino.

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
Gênesis 1.27

Sexo: Características biológicas que a pessoa tem ao nascer, conformação física, orgânica, celular, particularidade que permite dizer se a pessoa é homem ou mulher.

O ser humano é identificado por seu sexo logo ao nascer.

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.
Gênesis 4.1

O termo “conheceu” é geralmente usado na Bíblia para relatar a “relaxão sexual” do casal.

É interessante notar que, atualmente, já é possível saber o sexo da criança antes mesmo dela nascer.

Outro detalhe muito importante é que o sexo não foi uma consequência do pecado, como infelizmente alguns parecem pensar.

O sexo foi criado por Deus. Não é uma invenção humana e nem uma consequência do pecado.

O sexo é a forma que Deus preparou para o ser humano procriar, mas não é só isso, o sexo também é uma benção para o casal usufruir da companhia um do outro, é muito saudável.

Segundo a ciência o sexo melhora o aspécto da pele, alivia as cólicas da tpm, melhora o sono, diminui o  estresse, diminui os riscos de infarto, queima calorias, aumenta a imunidade do organismo pode fazer com que o ser humano viva mais.

“A única maneira aprovada por Deus que o ser humano tem para fazer sexo é através do casamento, qualquer outra forma de aliviar a tensão sexual fora do casamento é desaprovada por Deus.”

O sexo quando expressado autruísticamente* dentro do matrimônio é uma ótima coisa.

A intimidade sexual é um dos aspéctos mais saudáveis, belos e significativos do casamento. Se o sexo não for manifestado dentro de um “contexto amoroso”, sem dúvida causará mais malefício do que benefício.

*altruisticamente: Quando alguém faz alguma coisa com prazer.
Em uma relação saudável, o primeiro pilar sempre tem que ser o amor, se o amor não for o primeiro pilar de uma relação, tal relação não é saudável.

O amor não faz mal ao próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Romanos 13.10


Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estas três; mas a maior destas é o amor.
1 Corínitos 13.13

Quando o primeiro pilar de um casamento é o amor, Deus estará em primeiro lugar no coração do casal. E se Deus estiver em primeiro lugar, é impossível que tal relação seja destruída.

3 – Distorções da sexualidade

O sexo quando praticado antes ou fora do casamento gera iniquidades e abominações,  tais como: fornicação, adultério, homossexualismo e ideologias nocivas.

1- Fornicação: É o relacionamento sexual antes do casamento.

9.sabendo isto: que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados
( aqueles que persistem no erro), para os ímpios( dentro do contexto, são aqueles que conhecem a Palavra, mas não andam em obediência) e pecadores ( os que não conhecem a Palavra), para os profanos( os que não tem respeito pelas coisas sagradas) e irreligiosos ( os que negam a verdadeira religião cujas bases são o amor e a justiça), para os parricidas ( os assassinos de pais) e matricidas( os assassinos de mães), para os homicidas ( os que matam muitas pessoas),
10.para os fornicadores ( dentro do contexto, refere-se a todos que praticam relações sexuais ilícitas), para os sodomitas ( pessoas que praticam o sexo anal), para os roubadores de homens ( ou seja, os que fazem tráfico humano), para os mentirosos, para os perjuros ( aqueles que não cumprem o que dizem) e para o que for contrário à sã doutrina,

1 Timóteo 1.9,10

Quando um casal de namorados ou de noivos praticam sexo, tanto o rapaz quanto a moça pecam contra o Senhor.

Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus.
Efésios 5.5


2- Adultério: É quando um dos cônjuges trai o outro, infidelidade para com o (a) parceiro (a).

Em Êxodo 20. 14 Deus já havia decretado:
Não adulterarás.  Êxodo 20.14

Por quê Deus decretou isto?

Porquê certamente o povo de Deus estava cometendo adultério, caso contrário Deus não teria decretado isto.

Em Mateus 5.28 Jesus trouxe uma nova “interpretação” sobre isso:

Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher ( ou qualquer mulher que atentar num homem) para a ( o) cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela (e).
Mateus 5.28

3- Homossexualismo: É o relacionamento sexual entre pessoas do mesmo sexo.
Se toda a raça humana se entragasse ao homossexualismo, quanto tempo duraria a espécie humana?

Certamente não duraria nem 100 anos.

Como alguém disse certa vez:

“ A perda do foco é uma das principais causas que provocam a destruição do ser humano”

Em outras palavras, Deus através de sua Palavra, ensina ao ser humano em que o ser humano deve focar, como deve focar. Mas a grande maioria das pessoas não se importa em ter conhecimento sobre Deus e sua Palavra, e então automaticamente, focam naquilo que não deveriam, e esta atitude dá “lado para a carne e para satanás”.

4- Ideologia de gênero: É mais uma das invenções de satanás que muitos seres humanos “abraçam” justamente por estarem focando nas coisas erradas. Tal ideologia ensina que o ser humano pode escolher se quer ser homem ou mulher ou até mesmo, optar pelas duas naturezas, caso queira. Tal pensamento é terreno, animal e diabólico.


Conclusão:

O sexo foi criado por Deus, não foi uma consequência do pecado. Que jamais nos esqueçamos que nosso corpo é templo do Espírito Santo. Deus criou macho e fêmia. Qualquer pensamento contrário a este é terreno, animal e diabólico e deve ser rejeitado.

Por. Porf. Jose Junior

Fontes:

Bíblia do Expositor,
Bíblia de Estudos MacArthur,
Bíblia de Estudos Arqueológica,
Bíblia de Estudo Pentecostal,
Comentário Bíblico Matthew Henry,
Enciclopédia Bíblica R.N.Champlin,
Comentário Bíblico Beacon,
Comentário Bíblico CPAD, livro: O silêncio de Adão, Sexualidade e Medicina, Apontamentos teológicos prof: José Junior

Se este material foi útil pra você, compartilhe:

...de graça recebestes, de graça dai.
Mateus 10.8