18 de janeiro de 2021

A ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS

 

Grande é o número de pessoas que buscam ser importantes na obra de DEUS.

Não busque ser importante, busque ser útil

para a obra de Deus”.

Texto Áureo:

Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

1 Coríntios 12.4

Todos os dons são conferidos pelo mesmo ESPÍRITO SANTO e visam o mesmo propósito (A edificação da “Igreja”, 1 Coríntios 14.12). Atualmente é muito grande o número de crentes que tentam usar os dons do ESPÍRITO em busca de interesses pessoais, isto acontece pelo fato de, (como vimos nas lições 1 e 3), haver “Muitos erros e confusões existentes em nossos dias no tocante à personalidade, às operações e às manifestações do Espírito Santo. Eruditos conscientes, mas equivocados têm sustentado pontos de vista errôneos a respeito dessa doutrina. É vital para a fé de todo crente cristão, que o ensino Bíblico a respeito do Espírito santo seja visto em sua verdadeira luz e mantido em suas corretas proporções”.

Os dons do ESPÍRITO SANTO são apenas algumas das maneiras do ESPÍRITO SANTO se manifestar no meio da, e através da “Igreja” de Cristo.

Há diversidade de dons, e certos dons podem operar num crente de modo regular, e um crente pode receber mais de um dom, para atendimento de necessidades específicas, e precisamos ter em mente também que, os dons do ESPÍRITO assim como as manifestações do ESPÍRITO SANTO de uma maneira geral, dão-se (isto é, acontecem) de acordo com a vontade do ESPÍRITO SANTO (1 Coríntios 12.11).

(Aprenderemos mais sobre isso no decorrer da lição).

 

(Atenção professor: É antibíblico e insensato pensar que quem tem um dom de operação exteriorizado, ou seja, um dom mais visível, seja mais espiritual do que quem tem um dom menos visível. Por exemplo: Alguém que tem um dom de “cura” pode ser facilmente mais reconhecido como sendo mais espiritual do que quem tem o dom da “Palavra de conhecimento”, que é (segundo Champlin) o dom principal de mestre, isto é, aquele que recebeu de DEUS maior dose de conhecimento (ou ciência) espiritual que o normal, para assim ensinar a “Igreja”, 1 Coríntios 12.8).

 

1 – A Necessidade dos Dons Espirituais Hoje

1.     Exortação a conhecer os dons.

Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

1 Coríntios 12.1

Hoje em dia a maioria dos cristãos não compreende bem assuntos como “os dons do ESPÍRITO SANTO e suas manifestações”, escatologia, estudo sobre o agir de satanás e seus demônios, dentre outros assuntos. E a culpa desta “falha da Igreja” em ensinar detalhadamente sobre estes e outros assuntos é minha e sua (é nossa). Observe que Paulo e os demais ensinadores da “Igreja” primitiva ensinavam a “Igreja” de maneira expositiva e detalhada sobre todos os assuntos referentes a “Igreja” e a Palavra de DEUS de um modo geral. E hoje em dia podemos dizer que muitos ensinadores da “Igreja” contemporânea sabem tão pouco e ensinam tão pouco (isso quando não ensinam errado), porque preferem seguir

muitas vezes o “tradicionalismo religioso” e não a Palavra de DEUS “pura e simples”.

Vemos em 1 Coríntios 12.1 a preocupação de Paulo para que os irmãos não ficassem sem compreender (corretamente e com detalhes) a atuação e os dons do ESPÍRITO SANTO. Paulo procurou fazer com que a “Igreja” entendesse com e em detalhes sobre os dons e a atuação do ESPÍRITO SANTO. E este deve ser o nosso objetivo, ensinar com detalhes e em detalhes sobre a Palavra de DEUS.

 

2.     Pneumatikós e Chárisma.

A palavra “dom” vem do vocábulo grego “Charisma”, e tem o significado de “DONATIVO DE CARÁTER IMATERIAL, DADO DE GRAÇA”. Há

vários tipos de dons disponíveis a “Igreja”, mas, como disse o comentarista da lição, o tempo e espaço não nos permite abordar detalhadamente cada um.

Russel Norman Champlin observa que em 1 Coríntios 12.1 é usada a palavra grega “PNEUMATIKON” que significa (coisas) espirituais (o contexto do texto mostra que Paulo falava dos dons espirituais). Champlin também observa que, na “Igreja” de Corinto muitos crentes estavam usando os dons para se auto promoverem, para sua própria exaltação, ao invés de o fazerem para a glória de Cristo.

Frederick William Grant observa que, havia na época da “Igreja” primitiva outras manifestações sobrenaturais que não eram do ESPÍRITO SANTO, e tais manifestações se davam até mesmo entre os cristãos, havia também manifestações sobrenaturais em cultos idólatras dos gentios (e é claro, tais manifestações eram causadas por espíritos enganadores).

 

Por isso, Paulo queria que os irmãos aprendessem bem a diferenciar entre manifestações de espíritos enganadores e manifestações do ESPÍRITO SANTO.

Era preciso atenção para não serem iludidos pelo poder do inimigo, pois onde DEUS opera, ali o inimigo tentará agir (talvez de modo semelhante).

3.     O que são os dons espirituais?

Os dons são “capacidades espirituais” concedidas pelo ESPÍRITO SANTO com o propósito de “edificar a Igreja”, através destes recursos DEUS revela o seu poder e sabedoria aos crentes que os recebem e bem os utilizam.

Quando nos referimos aos dons do ESPÍRITO SANTO, não nos referimos aos “talentos naturais” das pessoas (embora os talentos naturais sejam também dados por DEUS, obviamente), os dons do ESPÍRITO SANTO não podem ser confundidos com habilidades e competências que as pessoas tem ou por genética ou por aprendizado (por assim dizer). Também não podemos confundir os dons do ESPÍRITO SANTO com os frutos do ESPÍRITO (Gálatas 5.22), embora os frutos sejam a manifestação da obra do ESPÍRITO SANTO no crente.

O ESPÍRITO SANTO há de manifestar-se de alguma maneira no crente, mas, nem sempre da mesma maneira em todos. É possível perceber que, o ESPÍRITO SANTO as vezes dá dons a pessoas que não pediram, e outras vezes o ESPÍRITO dá dons aqueles que pedem (1 Coríntios 12.11, 30,31). Isto acontece porque o ESPÍRITO SANTO em sua infinita sabedoria age de maneira que não podemos compreender totalmente, e é importante observar também que, o fato de uma pessoa ter um ou mais dons do ESPÍRITO e outra não, não significa que a pessoa que tem o dom seja mais amada ou mais espiritual aos olhos de DEUS do que a que não tem.

 

2 – A Função dos Dons Espirituais

1.     As listas dos dons.

2.     Classificação teológica.

3.     Classificação bíblica.

4.     Para o que for útil.

Há quem acredite que exista apenas 9 dons espirituais, mas a Bíblia não limita o número de dons em parte alguma das Sagradas Escrituras.

 

Donald Carrel Stamps observa que a lista de dons em 1 Coríntios 12.8-10 não é completa.

Quando o apóstolo Paulo escreveu sobre os dons espirituais em 1 Coríntios 12.1-11, ele não tinha o objetivo de classificar os dons como se fossem apenas nove manifestações possíveis do ESPÍRITO SANTO em sua vida e na “Igreja”.

O apóstolo apenas citou as maravilhas que o ESPÍRITO distribuiu para cada pessoa que faz parte da “Igreja” de Cristo.

 

8.   Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

9.   e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

10.   e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

1 Coríntios 12.8-10

Vejamos detalhadamente os pormenores de cada dom descrito acima:

1-    Palavra de sabedoria: No grego traz o sentido de; transmissão de ideias, comunicar o poder conferido. É um dom que fala sobre compreensão e transmissão das coisas profundas de Deus, este dom pode se manifestar geralmente através de sonhos, visão, voz. Este dom tem a ver com desvendar os planos, os propósitos de DEUS para realizar alguma coisa que o glorifique e edifique a vida das pessoas. Também se relaciona a uma situação específica da vida de uma pessoa em que DEUS concede respostas ou conselhos pelos quais o raciocínio humano jamais chegaria (Atos 6.10;15.13-22).

 

2-    Palavra da ciência (conhecimento): Este dom fala sobre algo que já aconteceu ou está acontecendo, (falando de leitura bíblica) trata- se daquela capacidade de ler (estudar um assunto) e compreender perfeitamente o que aconteceu, sem ter visto ou sem ter estado lá. Aqueles que tem o sonho de interpretar bem a Bíblia devem pedir este dom a DEUS (isto é, devem pedir o dom de ciência ou conhecimento), um exemplo deste dom está em João 4.1-30 quando JESUS pede a mulher samaritana para chamar seu marido, ali JESUS sabia o que já havia acontecido, outro exemplo deste dom está em Atos 5.1-11, na história de Ananias e Safira, eles tentaram enganar os discípulos, mas Pedro (pelo dom do ESPÍRITO) já sabia o que havia acontecido e estava acontecendo.

3-    A Fé: Não se trata da "fé" que nos conduz à salvação, mas uma Fé sobrenatural e especial trazida pelo ESPÍRITO para capacitar o crente quanto a pregação do Evangelho. É uma inabalável certeza nos acontecimentos milagrosos proporcionados por Deus (Marcos 11.22-24; Lucas 17.6).

 

4-    Dons de curar: (Perceba que não existe um dom, mas sim, mais de um) São dons para curar todas as sortes de enfermidades das pessoas por meios divinos e sobrenaturais. São curas diferentes para diversos tipos de doenças que teimam em atingir a vida de pessoas que creem em JESUS, o Filho de DEUS. O Senhor nosso DEUS, através do  seu Filho JESUS Cristo, pode curar todas as enfermidades (Mateus 4.23-25 8;14-17: 1 Coríntios 12.11,30).

 

5-    Dom de milagres ou operação de maravilhas: Refere se a uma diversidade de manifestações sobrenaturais do ESPÍRITO de DEUS. Estas manifestações interferem nas leis da natureza são atos poderosos e divinos que revelam o Reino de DEUS e sua superioridade sobre os espíritos do mal (João 6.2).

 

6-    Profecia: Profetizar é "falar no lugar de DEUS" de maneira que todos entendam o desejo de DEUS para as suas vidas. O dom da manifestação momentânea do ESPÍRITO através da profecia pode converter o coração de um pecador quando lhe é revelado os segredos do coração. É uma capacitação especial, sob o impulso do ESPÍRITO SANTO, dada ao crente para transmitir aos outros o sentimento, o pensamento e o desejo de Deus a nosso respeito.

 

O dom da profecia é algo extremamente raro, porque a profecia não tem nenhum tipo de intuito a não ser por “inspiração divina”, exemplo: Você recebeu um sonho de que uma casa iria cair, isto é uma manifestação do dom de palavra de sabedoria, se você disser; amanhã essa casa vai cair (a assim acontecer) isto é o dom da profecia. Um exemplo de dom da profecia é quando JESUS disse; Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que se não deixará pedra sobre pedra que não seja derribada (Lucas 21.6).

 

7-    Dom de discernimento de espíritos: O dom da palavra de conhecimento pode se relacionar ao "discernimento de espírito" que consiste em reconhecer e interpretar aquilo que vem da parte de Deus, dos homens ou do Diabo (1 João 4.1). Julgar sabiamente as profecias, distinguindo se aquela mensagem vem da parte de DEUS ou não.

 

É também a habilidade de detectar em pessoas e em lares se há ou não algum espírito maligno ali, também é um dom que te dá uma “habilidade extra”, por assim dizer, para expulsar os demônios onde você estiver, quem tem esse dom consegue detectar mesmo através de uma simples conversa se há ou não um espírito maligno na vida da pessoa, ou até mesmo na casa da pessoa, um exemplo deste dom é quando JESUS expulsou o espírito mudo e surdo da vida de um menino (Marcos 9.25-27), Jesus sabia que o fato do menino estar mudo e surdo não era por “causas naturais”, mas pela atuação de um espírito maligno.

 

8-    Variedade de línguas: Refere-se a falar línguas idiomáticas (veja nosso estudo da lição 3) ou línguas estranhas (veja nosso estudo da lição 3). Estas línguas aqui não se referem ao método e capacitação humana usados para aprender “novos idiomas” (inglês, espanhol, francês e etc.), trata-se de uma manifestação sobrenatural dada pelo ESPÍRITO.

 

9-    Interpretação de línguas: Como o próprio nome já diz, é interpretar o que a outra pessoa está falando. O portador do dom, consegue interpretar e edificar a “Igreja” ou a outra pessoa, ou a si mesmo.

 

(Não farei aqui a classificação teológica e bíblica, como pontuou o comentarista da lição porque acredito ter pontuado o que é mais importante na referida lição, os detalhes dos 9 dons, isto é, dei uma explicação curta, mas exata de cada dom, pois acredito que muitos não sabem ainda o significado de cada dom, ou, para que serve cada dom).

 

 

Como já pontuei, os dons são para a edificação da “Igreja”, podemos dizer também como o apóstolo Paulo, os dons são para o que for útil (1 Coríntios 12.7).

 

3 – Os Dons Revelam a Unidade na Diversidade

1.     Diferentes dons.

2.     Unidade.

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

Romanos 12.6

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

 

Podemos observar que, além de haver vários dons (lembrando que não são apenas 9 dons, mas bem mais do que isso, abordaremos o número de dons em momento oportuno), a fonte de todos os dons é o ESPÍRITO SANTO de DEUS, e ELE, distribui os dons a cada um conforme ELE quer e não conforme queremos. Dwight Lyman Moody observa que o ESPÍRITO concede os dons aos crentes de maneira individual, ou seja, como é óbvio nas Escrituras, nem todos tem o mesmo dom, Donald Carrel Stamps lembra que a lista de dons em 1 Coríntios 12 deve ser observada como sendo um “exemplário” (coleção de exemplos) e não uma lista completa.

 

Conclusão

 

A manifestação dos dons espirituais vai permanecer durante todo o tempo em que a “Igreja” permanecer na terra, isto é, até a vinda de Cristo.  É muito importante saber o significado de cada dom (explicado com detalhes nesta lição) para que você saiba quais dons você ou os crentes próximos de você tem, e também para que você possa ensinar com excelência.

 

Fontes

 

Bíblia de Estudo Pentecostal,

Comentário Bíblico Moody,

Enciclopédia Bíblica Russel Norman Champlin,

Revista Alerta Cristão 1º Trimestre de 2021,

Livro de Apoio – O Verdadeiro Pentecostalismo 1º Trimestre de 2021,

Bíblia de Estudo Arqueológica,

Bíblia Estudo Explicada,

Bíblia de Estudo MacArthur,

Bíblia de Estudo Holman,

Apontamentos teológicos professor José Junior.